Saúde

Imunidade ao coronavírus pode ser maior na população do que dizem os testes, indica estudo

FOTO: SCIENCE PHOTO LIBRARY

Pessoas que apresentam resultados negativos em testes de anticorpos contra o coronavírus podem, ainda assim, ter alguma imunidade ao vírus, indica um estudo do Instituto Karolinksa, na Suécia.

Na pesquisa, feita com 200 pessoas, os cientistas verificaram que para cada pessoa que teve resultado positivo em testes para anticorpos contra o Sars-Cov-2 (vírus que causa a covid-19), duas tinham células T específicas capazes de identificar e destruir células infectadas.

As células T são um tipo de linfócito, células de defesa do sistema imunológico presentes no sangue.

Essa presença das células T capazes de identificar e destruir células infectadas com o coronavírus mesmo em pessoas que não têm anticorpos específicos para o vírus foi observada também em pessoas que tiveram casos leves ou sem sintomas de covid-19.

Mas ainda não está claro se isso apenas protege esse indivíduo ou se também pode impedi-lo de transmitir a infecção a outras pessoas.

A pesquisa já foi submetida para uma publicação científica, mas ainda não foi publicada nem passou oficialmente por peer review (avaliação de outros cientistas).

Mas o imunologista Danny Altmann, professor do Imperial College de Londres, disse que o estudo é “robusto, impressionante e completo” e que ele acrescenta dados a um crescente corpo de evidências de que “o teste de anticorpos subestima a imunidade”.

Entre as pessoas que participaram do estudo, algumas eram doadoras de sangue e outras foram rastreadas no grupo de primeiras pessoas infectadas na Suécia — que tinham voltado ao país vindo principalmente de áreas afetadas anteriormente, como o norte da Itália.

Isso pode significar que um grupo mais amplo de pessoas tenha algum nível de imunidade à covid-19 do que indicam os testes para anticorpos.

É provável que, em algum momento, o corpo dessas pessoas tenha dado uma resposta à contaminação pelo vírus com a produção de anticorpos, mas essa reação tenha, depois, desaparecido — ou não seja detectável pelos testes atuais.

Em tese, essas pessoas devem estar protegidas se forem expostas ao vírus pela segunda vez.

Imunidade de rebanho

Apesar de os cientistas estarem encontrando mais evidências de que pode haver mais imunidade na população do que retratam os testes de anticorpos, isso não necessariamente nos aproxima da chamada “imunidade de rebanho”, de acordo com o médico Marcus Buggert, um dos autores do estudo.

É necessário fazer mais análises para entender se essas células T fornecem “imunidade esterilizante” (quando elas bloqueiam completamente o vírus) ou se podem proteger um indivíduo de ficar doente, mas não impedem que ele carregue o vírus e o transmita.

Grande parte da discussão sobre a imunidade à covid-19 se concentrou em anticorpos — proteínas em forma de Y que são específicas para cada patógeno e agem como “mísseis atingindo um alvo”, explica Buggert.

Os anticorpos se ligam ao vírus antes que ele possa entrar nas células e o neutralizam. Se os anticorpos falharem em neutralizar o vírus, ele pode entrar nas células do corpo e transformá-las em “fábricas” que produzem mais vírus.

As células T, por outro lado, têm como alvo células já infectadas e as destroem completamente, impedindo que os vírus se espalhem para outras células saudáveis. Ou seja, enquanto os anticorpos destroem os vírus, as células T destroem as células do corpo que se tornaram “fábricas de vírus”.

Assim como os anticorpos, as células T fazem parte da parte do sistema imunológico que tem uma espécie de memória. Uma vez que elas reconhecem um vírus específico, podem atingir rapidamente as células infectadas com ele e matá-las.

Pesquisadores no Reino Unido estão testando um medicamento chamado interleucina 7, conhecido por aumentar a produção de células T, para averiguar se pode ajudar na recuperação dos pacientes com covid-19.

Mais estudos são necessários

Pesquisadores do Instituto Francis Crick, do King’s College London, notaram que um grupo de 60 pacientes gravemente doentes pareceu sofrer uma queda no número de células T.

Isso não foi observado no estudo do Instituto Karolinska, que descobriu que quanto mais doente o paciente, maior o nível de anticorpos e células T que eles pareciam produzir.

A equipe da Suécia disse que são necessárias mais pesquisas para confirmar as descobertas. Embora o estudo deles seja a maior pesquisa com células T e coronavírus realizada até agora, ela ainda envolveu um grupo relativamente pequeno de pacientes.

As células T são muito complexas e muito mais difíceis de identificar do que os anticorpos, exigindo laboratórios especializados e pequenos lotes de amostras sendo testados manualmente ao longo de dias.

Isso significa que a testagem em massa de células T capazes de combater a infecção por coronavírus não é uma perspectiva muito provável no momento.

BBC

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil bate recorde de feminicídios pelo 4° ano seguido, diz Anuário da Segurança Pública; país registrou 1.571 vítimas em 2025

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Brasil registrou 1.571 vítimas de feminicídio em 2025, o maior número da série histórica, segundo o 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (23). O total representa aumento de 4% em relação a 2024 e uma taxa de 1,4 feminicídio por 100 mil mulheres, configurando o quarto recorde consecutivo do indicador.

O avanço ocorreu mesmo com a queda dos demais indicadores de violência letal. Em 2025, o país registrou 40.775 Mortes Violentas Intencionais, redução de 8,2% em relação ao ano anterior e a menor taxa da série histórica: 19,1 mortes por 100 mil habitantes. O Brasil também antecipou em dois anos a meta nacional de redução de homicídios prevista para 2027. Ainda assim, os feminicídios e as mortes decorrentes de intervenção policial foram as únicas modalidades que cresceram.

Em 2025, 44,4% de todas as mulheres assassinadas no país morreram por razões de gênero, o maior percentual desde 2015, quando o feminicídio passou a integrar o Código Penal. O ano foi o primeiro de vigência integral da Lei nº 14.994/2024, que transformou o feminicídio em crime autônomo.

Tentativas de feminicídio

O número de tentativas também aumentou. Em 2025, 4.189 mulheres sobreviveram a tentativas de assassinato, alta de 5,9%. Segundo o Anuário, para cada feminicídio consumado houve 2,7 tentativas, indicando que milhares de mulheres permaneceram em situação de risco.

Estados com maiores taxas

As maiores taxas de feminicídio em 2025 foram registradas em Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As regiões Norte e Centro-Oeste também concentraram os maiores índices quando considerados os feminicídios consumados e tentados.

Perfil das vítimas e dos agressores

Os dados mostram que o feminicídio atinge principalmente mulheres negras e em idade economicamente ativa:

  • 65,1% das vítimas eram negras;

  • 56,5% tinham entre 25 e 44 anos;

  • 62,5% foram mortas dentro da própria residência.

Quando a autoria foi identificada, 96,4% dos feminicídios foram cometidos por homens. Em 60,9% dos casos, o autor era o parceiro íntimo da vítima; em 18,9%, um ex-parceiro; e em 12,1%, um familiar.

Violências anteriores

O Anuário aponta que o feminicídio costuma ser precedido por uma sequência de agressões. Para cada caso registrado em 2025, houve, em média:

  • 502 registros de ameaça;

  • 182 registros de lesão corporal dolosa em contexto de violência doméstica;

  • 84 registros de descumprimento de medida protetiva de urgência;

  • 79 registros de perseguição (stalking);

  • 39 registros de violência psicológica contra mulheres.

Medidas protetivas

Entre as unidades da federação que informaram os dados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 70 mulheres foram assassinadas mesmo tendo medida protetiva de urgência ativa, o equivalente a uma em cada nove vítimas.

No mesmo período, o país registrou 132.025 casos de descumprimento de medidas protetivas, aumento de 16,7% em relação ao ano anterior.

Para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os dados indicam que as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher precisam atuar não apenas na redução das mortes, mas também na prevenção, proteção e acompanhamento das vítimas em situação de risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de São Gonçalo investe em novos equipamentos para modernizar o atendimento odontológico

A Prefeitura de São Gonçalo segue realizando novos investimentos para os cuidados com a atenção bucal no município. Novos equipamentos foram recebidos pela Secretaria Municipal de Saúde e serão destinados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e às Unidades Básicas (UBSs).

Desde a entrega do novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o município passou a contar com uma estrutura mais moderna para os atendimentos especializados. A unidade recebeu novos recursos que vão reforçar os serviços oferecidos à população.

A iniciativa vai ampliar os atendimentos odontológicos, desde consultas de rotina até procedimentos especializados, como tratamento de canal, confecção de próteses e exames por imagem.

Entre as aquisições está o scanner intraoral, tecnologia que substitui a moldagem convencional feita com massa. O aparelho realiza o escaneamento da boca e gera uma imagem digital em três dimensões, tornando a confecção de próteses mais precisa e confortável para o paciente.

As aquisições incluem ainda cadeiras odontológicas, aparelhos de ultrassom, equipamentos para radiografia digital, autoclaves para esterilização de instrumentos, compressores, aparelhos de laser, notebooks e outros itens que dão suporte aos atendimentos realizados na rede municipal.

A coordenadora de Saúde Bucal, Ana Patrícia, destacou que “São Gonçalo vive um novo tempo de investimentos que vão contribuir para um melhor atendimento à população”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereadores de Macau Érika Nobre e Givagno Patrese declaram apoio à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do RN

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu mais um importante reforço à sua pré-candidatura. Desta vez, o apoio veio do município de Macau, fortalecendo sua base política na região da Costa Branca e ampliando a articulação com lideranças municipais.

Passam a integrar o projeto liderado por Álvaro Dias a vereadora Érika Nobre e o vereador Givagno Patrese, que oficializaram apoio à pré-candidatura durante encontro realizado nesta quarta-feira. A articulação política para a adesão do grupo contou com a participação do deputado estadual Tomba Farias (PL) e do pré-candidato a vice-governador Babá Pereira.

A chegada das duas lideranças reforça o crescimento do projeto político de Álvaro Dias no interior do estado, ampliando o apoio à pré-candidatura em mais uma importante região do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após grande procura, Pôr do Samba libera novo lote de ingressos gratuitos nesta quinta-feira (23)

Nova remessa foi aberta após sucessivos pedidos do público e é limitada; evento acontece no dia 1º de agosto, na Prainha Via Costeira, com show inédito do Caju Pra Baixo em Natal

Atendendo aos inúmeros pedidos do público, a organização do Pôr do Samba liberou, nesta quinta-feira (23), um novo lote de ingressos gratuitos para o evento, que acontece no próximo dia 1º de agosto, na Prainha Via Costeira. A nova remessa já está disponível e poderá se esgotar a qualquer momento, devido à quantidade limitada.

A procura pelo evento vem superando as expectativas desde a abertura das inscrições. Após o rápido esgotamento dos lotes anteriores, a organização decidiu disponibilizar uma nova oportunidade para quem ainda não havia conseguido garantir presença.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Outgo, por meio do link: https://outgo.com.br/por-do-samba2026. A recomendação é que o público realize a retirada o quanto antes, já que a disponibilidade é limitada e a expectativa é de que o novo lote também seja rapidamente esgotado.

O Pôr do Samba será realizado no dia 1º de agosto e promete reunir música, gastronomia, serviços e uma estrutura preparada para proporcionar uma experiência única à beira-mar durante o pôr do sol. A programação será comandada pelo grupo Caju Pra Baixo, que fará sua primeira apresentação em Natal, além dos shows de Mesa Doze, Além do Normal, Pagode do Coxa e Davizão, reunindo artistas nacionais e potiguares em uma tarde de muito samba e pagode.

Mais do que um festival de música, o Pôr do Samba foi pensado para proporcionar uma experiência completa em um dos cenários mais bonitos da capital potiguar, unindo entretenimento, gastronomia e lazer em um ambiente preparado para receber toda a família.

A organização reforça que os ingressos gratuitos terão validade somente até as 18h do dia 1º de agosto. Após esse horário, a entrada com esse tipo de ingresso não será permitida, mesmo para quem tenha realizado a retirada antecipadamente.

O Pôr do Samba é realizado por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O evento também conta com incentivo da Prefeitura do Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão, e produção da FF Entretenimento. Os patrocinadores desta edição são Tanlux, Coca-Cola e Unimed Natal.

Serviço

Pôr do Samba
Data: 1º de agosto de 2026
Local: Prainha Via Costeira – Natal/RN
Atrações: Caju Pra Baixo, Mesa Doze, Além do Normal, Pagode do Coxa e Davizão
Novo lote de ingressos gratuitos: disponível enquanto durar o estoque em https://outgo.com.br/por-do-samba2026
Informações: @pordosambanatal
Realização: Programa Cultural Câmara Cascudo, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Prefeitura do Natal e Programa Djalma Maranhão
Produção: FF Entretenimento
Patrocinadores: Tanlux, Coca-Cola e Unimed Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DARK HORSE: Mendonça autoriza inquérito sobre repasses de Vorcaro para cinebiografia de Jair Bolsonaro

Foto: Instagram/Jim Caviezel

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (23) a abertura de um inquérito para investigar repasses de Daniel Vorcaro para a produção do filme “Dark Horse”, uma cinebiografia sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão de Mendonça atende a um pedido da Polícia Federal, que teve manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República para abertura do inquérito. O próprio ministro do STF pediu à PGR uma manifestação sobre o caso.

Investigadores da PF avaliavam a possibilidade da abertura de apurações em três frentes:

  • os repasses de R$ 61 milhões feitos por Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
  • a eventual destinação de parte desse recurso para bancar o ex-deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos;
  • e a indicação de emendas parlamentares para entidades ligadas à produtora do filme.

Repasses milionários

O valor de R$ 61 milhões foi divulgado em maio pelo site The Intercept Brasil, que obteve trocas de mensagens entre o senador e o ex-banqueiro. A PF quer confirmar a quantia.

O dinheiro chegou a um fundo responsável pelo financiamento do filme “Dark Horse”, nos EUA, por meio de uma empresa que já era suspeita de integrar o ecossistema de fraudes do Master, a Entre Investimentos e Participações.

Um dos objetivos da PF será saber se o dinheiro foi repassado em troca de algum favor prestado pelo senador ou por seu grupo político.

Flávio, que é pré-candidato à Presidência, nega qualquer irregularidade no episódio e afirma que apenas pediu um financiamento privado para o filme de seu pai.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

RN registra maior alta de mortes violentas do Brasil em 2025, aponta Anuário de Segurança Pública

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte registrou, em 2025, a maior alta nas Mortes Violentas Intencionais (MVI) do Brasil, segundo o 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Enquanto o país reduziu em 8,2% esse indicador em relação ao ano anterior, o estado teve aumento de 19,6.

O levantamento mostra que o RN foi uma das sete unidades da federação que apresentaram aumento nas mortes violentas em 2025. Os homicídios dolosos passaram de 655 casos em 2024 para 843 no ano passado, o que fez a taxa subir de 24,4 para 29,1 mortes por 100 mil habitantes.

Apesar da piora em relação ao ano anterior, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública ressalta que o indicador registrado em 2025 ainda permanece abaixo das taxas verificadas no estado entre 2013 e 2023.

Além do aumento das mortes violentas, o anuário aponta outros indicadores que chamam atenção no Rio Grande do Norte, como o crescimento da letalidade policial, dos estupros e das mortes violentas de crianças e adolescentes, além da redução dos investimentos em segurança pública.

Em nota, a Secretaria Esatdual de Segurança Pública (Sesed) ressaltou que “os indicadores criminais são dinâmicos e refletem diferentes fatores, entre eles a atuação de organizações criminosas e os conflitos entre facções, fenômeno observado em diversas unidades da Federação”.

A nota diz ainda que “o Governo do Estado e a Sesed permanecem atuando de forma integrada, com investimentos em efetivo, tecnologia, inteligência, infraestrutura e operações permanentes, intensificando o enfrentamento às organizações criminosas e reforçando as ações de prevenção e repressão qualificada para preservar vidas e garantir a segurança da população potiguar”.

RN na contramão do país
Em todo o Brasil, foram registradas 40.775 Mortes Violentas Intencionais em 2025, o equivalente a uma taxa de 19,1 mortes por 100 mil habitantes — a menor da série histórica iniciada em 2012.

Segundo o Fórum, o Brasil antecipou em dois anos a meta nacional de redução de homicídios prevista para 2027. O Rio Grande do Norte, porém, seguiu caminho oposto.

Ao analisar os dados estaduais, o relatório destaca que a alta potiguar ocorreu em razão do crescimento dos homicídios dolosos.

Diferentemente do que ocorreu em estados como Rio de Janeiro e Rondônia, onde o aumento das Mortes Violentas Intencionais foi influenciado pela letalidade policial, no RN o principal fator foi o avanço dos assassinatos.

Mortes violentas de crianças e adolescentes crescem
Um dos dados que mais chamam atenção no levantamento envolve crianças e adolescentes (0 a 17 anos). Segundo o anuário, as Mortes Violentas Intencionais desse grupo cresceram 153,9% no Rio Grande do Norte em 2025. As mortes nesse grupo saltaram de 24 em 2024 para 60 no ano passado.

O relatório associa esse aumento ao recrudescimento dos conflitos entre facções criminosas que atuam no estado, citando disputas envolvendo o Comando Vermelho (CV), o Sindicato do Crime (SDC) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), especialmente na região Oeste potiguar.

Violência contra mulher
Na violência contra mulheres, o relatório mostra que os homicídios de mulheres cresceram 61,8% no Rio Grande do Norte em 2025, atingindo taxa de 4,1 mortes por 100 mil mulheres.

Em números absolutos, os homicídios de mulheres (feminicídios inclusos) saíram de 45 em 2024 para 73 no ano de 2025. O anuário destaca que nem toda morte violenta de mulher é classificada como feminicídio.

Para que um caso seja enquadrado nesse crime, a investigação precisa concluir que o assassinato ocorreu em razão da condição de sexo feminino, como nos casos de violência doméstica e familiar ou de menosprezo e discriminação contra a mulher.

No Rio Grande do Norte, somente 26% das mortes violentas de mulheres receberam essa classificação pelas forças de segurança, o segundo menor percentual do país.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o dado pode indicar subnotificação institucional dos feminicídios.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF deflagra operação contra desvio de R$ 980 mil em obra de mirante no município de Patu

Foto: Ilustrativa

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23/7), a Operação Vista Encoberta, com o objetivo de combater crimes de desvio de recursos públicos federais, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro no município de Patu, no Rio Grande do Norte.

São cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em três endereços na cidade de Patu.

As investigações apontam indícios de irregularidades na execução de contrato de repasse no valor de R$ 980 mil, destinado à construção de um mirante no município. Embora o prazo inicial previsse a conclusão da obra em poucos meses, o empreendimento permanece inacabado.

Indícios colhidos durante a investigação revelam que empresa contratada não possuía estrutura operacional compatível com o porte do ajuste.

A análise financeira realizada no curso do inquérito identificou movimentação atípica, com indícios de fracionamento de saques e de operações destinadas a ocultar a origem e a destinação dos valores públicos desviados.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Professora é afastada após fala considerada racista durante aula em escola estadual do RN

Uma professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte foi afastada das atividades após uma fala considerada racista durante uma aula na Escola Estadual Gilberto Rola, no Assentamento Maísa, zona rural de Mossoró. O caso ocorreu na noite da terça-feira (21), durante uma aula de Educação Física.

O diálogo foi gravado por um aluno e publicado nas redes sociais. No vídeo, a professora relata uma conversa que teria tido com o marido sobre a possibilidade de adoção de uma criança negra. A publicação já acumula mais de 860 mil visualizações no perfil do estudante até a manhã desta quinta-feira (23).

Na gravação, a docente afirma que o marido teria dito que só adotaria “se for um pretinho, bem pretinho”. Em seguida, ela diz que respondeu: “Você não vai não. Se você chegar eu boto na vizinha”.

Após a fala, uma aluna comenta que a professora tinha “cara de racista”. O estudante que gravava o vídeo questiona a docente: “Professora, aí o que é que muda? Só a cor da pele?”. A professora responde: “É algo de mim, e eu assumo isso”.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) informou que adotou as medidas administrativas cabíveis assim que tomou conhecimento da denúncia de racismo envolvendo a professora.

A pasta afirmou que vai instaurar processo de sindicância para investigar o caso. Como medida administrativa, a servidora será afastada das atividades enquanto as circunstâncias da ocorrência são apuradas.

A SEEC também declarou que não compactua com qualquer forma de discriminação ou racismo e que acompanhará o caso, adotando as providências cabíveis conforme o resultado da apuração.

Confira a nota completa da SEEC:

“A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) informa que, tão logo tomou conhecimento da denúncia de racismo envolvendo uma professora da rede estadual em Mossoró, adotou as medidas administrativas cabíveis para a apuração dos fatos.

A pasta instaurará processo de sindicância para investigar o caso. Como medida administrativa, a professora será afastada de suas atividades enquanto as circunstâncias da ocorrência são apuradas.

A SEEC reafirma que não compactua com qualquer forma de discriminação ou racismo e acompanhará o caso com o rigor necessário, adotando as providências cabíveis conforme o resultado da apuração.”

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Larissa Rosado dispara contra Allyson Bezerra: “Fez uma gestão de TikTok e deixou uma Mossoró maquiada”

Vídeo: Reprodução

A ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB), anunciada na semana passada como vice de Cadu Xavier (PT), disparou contra o pré-candidato a governador Allyson Bezerra (União Brasil), nesta quinta-feira (23), em entrevista ao programa “Contraponto”, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas na 96 FM. Ela afirmou que o ex-prefeito de Mossoró fez uma gestão de “maquiagem” e apontou problemas na saúde, infraestrutura e o endividamento da previdência municipal, que comprometerá futuras administrações.

Larissa disse que, além de ser “parceira de Cadu”, seu papel na campanha será “mostrar ao Rio Grande do Norte a Mossoró real”. “O que nós vemos aí é uma Mossoró do TikTok, uma Mossoró da internet, maquiada”, afirmou.

Ela prosseguiu afirmando que, quem visitar Mossoró, observará que a gestão de sucesso que é vendida nas redes sociais não corresponde à realidade, lembrando que os próximos prefeitos herdarão “dívida de Allyson Bezerra”.

“Recentemente, lá em Mossoró, passou na Câmara Municipal de maneira ‘vapt vupt’ a aprovação de uma lei para financiar por 25 anos para frente um débito com a Previ. Os próximos 5 prefeitos de Mossoró já vão herdar dívida de Allyson Bezerra. Quando Allyson quando chegou à Prefeitura quis fazer estardalhaço, falando em contas, mas ele pegou uma Prefeitura equilibrada, saneada e não está deixando. Eles também omitem os números da Prefeitura de Mossoró”, disse.

Opinião dos leitores

  1. O prefeito de Currais Novos do PT é a mesma coisa, Prefeito Tik Tok.
    A cidade ganha com a iniciativa privada, mas a pública é uma porcaria.
    Fraca pífia apesar dos royalts da mina de ouro.
    A prefeitura está nadando a braçadas largas no dinheiro, mas o gestor não sabe o que fazer.
    É Igual a os outros da região, calça ruas com dinheiro de emendas parlamentares e mais nada.

  2. O prefeito de Currais Novos do PT é a mesma coisa, Prefeito Tik Tok.
    A cidade ganha com a iniciativa privada, mas a pública é uma porcaria.
    Fraca pífia apesar dos royalts da mina de ouro.
    A prefeitura está nadando a braçadas largas no dinheiro, mas o gestor não sabe o que fazer.
    Igual a os outros da região, calça ruas com dinheiro de emendas parlamentares e mais nada.

  3. Dona Larissa rosado só uma pergunta, porque a senhora por quem eu tenho muito respeito não fez essa denúncia lá atrás antes da senhora ser escolhida como candidata a vice governadora do candidato Cadú Xavier, porque? O que a senhora tá fazendo é muito feio, faça isso não, os seus próprios eleitores/seguidores percebem que a senhora está agindo errado, independente de eleição a senhora tem um nome a zelar, um forte abraço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

RN tem Natal e mais 60 municípios sob alerta de chuvas nesta quinta-feira, aponta Inmet

Screenshot

Foto: Reprodução 

Natal e mais 60 municípios do Rio Grande do Norte estão sob alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi iniciado às 00h desta quinta-feira (23) e é válido até às 23h59 com grau de severidade de perigo potencial, o menor da escala.

De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. O alerta também prevê ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Ainda segundo o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Entre os municípios incluídos no aviso estão Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Tibau do Sul, Touros, Santa Cruz, João Câmara e Nova Cruz.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O instituto também recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *