Saúde

Ministério da Saúde altera critérios de confirmação de mortes por covid e faz registro nas últimas 24 horas diminuir; veja mudanças


Foto: Arte/G1

Nesta terça-feira (23), dia em que o Brasil bateu novamente o recorde de mortes por Covid-19 confirmadas em 24 horas, o Ministério da Saúde alterou a ficha dos pacientes no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

A informação é de técnicos responsáveis por preencher diariamente as atualizações sobre novos óbitos causados pela doença. Segundo esses técnicos, os dois principais impactos da nova ficha foram:

a falta de aviso prévio por parte do Ministério da Saúde às secretarias – ao contrário do que ocorreu em julho de 2020, quando havia ocorrido a última mudança;

e a exigência de preenchimento obrigatório de novos campos (veja, abaixo, quais são) – para os técnicos, isso pode aumentar o atraso entre a ocorrência das mortes e o registro delas no sistema, para que constem do balanço oficial diário.

O Sivep-Gripe é o sistema oficial onde todas as novas hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) devem ser compulsoriamente notificadas desde 2009 (leia mais a final da reportagem). Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, ele passou a ser usado também como a fonte oficial das mortes confirmadas por Covid-19.

A TV Globo procurou o Ministério da Saúde para confirmar se a mudança foi combinada com as secretarias estaduais e municipais, mas não havia recebido retorno até a última atualização desta reportagem.

Em nota enviada à TV Globo, a secretaria-executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) afirmou que os novos campos já estavam sendo discutidos anteriormente, mas ocorreu “falta de comunicação adequada” no momento em que a mudança foi oficialmente instituída.

“Por este motivo, solicitamos a retirada desses campos como obrigatórios por enquanto”, diz o conselho.

Saiba quais são as mudanças

A nova ficha distribuída às vigilâncias de saúde municipais e estaduais trouxe uma série de mudanças. Foi incluído, por exemplo, um campo para informar se o paciente pertence a uma comunidade tradicional. Outros campos, por outro lado, foram excluídos – caso do histórico de viagem internacional.

Outras alterações, no entanto, devem afetar mais diretamente o trabalho de preenchimento do sistema, como a obrigatoriedade de informar:

o número do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);

se o paciente é brasileiro ou estrangeiro;

e se já foi vacinado contra a Covid-19.

Todos esses campos inexistiam na versão anterior da ficha, em utilização desde julho de 2020.

Além disso, o campo do número do CPF, que antes era considerado “essencial”, passa a ser obrigatório. Caso o paciente não tenha o CPF em mãos, é obrigatório preencher o Cartão Nacional do SUS. A única exceção para essa obrigatoriedade refere-se aos pacientes declarados indígenas na ficha.

Instabilidade na terça-feira

Nesta quarta-feira (24), pelo menos dois governos estaduais e um municipal relataram que houve queda na notificação de novas mortes devido às mudanças no sistema.

Em São Paulo, o governo afirmou que “a medida pegou os municípios de surpresa, fazendo com que muitas cidades não conseguissem registrar todos os óbitos no sistema nacional oficial”.

“Além disso, muitas cidades reportaram à Secretaria de Estado da Saúde instabilidade do sistema desde a tarde de ontem [terça], também dificultando a inserção de dados.”

Na terça, São Paulo confirmou 1.021 óbitos, principalmente por causa do represamento no fim de semana, que é mais alto do que nos dias úteis.

Nesta quarta, porém, foram 281 óbitos confirmados em 24 horas, número mais baixo para este dia da semana desde 17 de fevereiro – e bem inferior à média móvel registrada nesta terça, de 532 mortes diárias. Com a queda na produtividade, a média também caiu para 484.

Em Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que as 20 novas mortes confirmadas em 24 horas não representam a “realidade”.

“Nós estamos tendo muito mais óbitos que esses anunciados hoje. Mas é porque o sistema, chamado Sivep, está com oscilação, está dificultando a inserção de dados, e certamente amanhã nós vamos ter um número elástico de óbitos, já que a nossa média móvel já ultrapassou a 30 óbitos por dia”, afirmou o secretário de Saúde de MS, Geraldo Resende.

“E a gente sabe que esse número de hoje está a menor do que o que aconteceu nos últimos dias por essa oscilação do sistema do Ministério da Saúde.”

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre também confirmou em nota “que enfrenta problemas para inserir dados sobre o coronavírus no sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde” e que a situação ocorre desde terça-feira.

Segundo a prefeitura da capital gaúcha, “a instabilidade possivelmente tem causado represamento nos dados”, já que hospitais da cidade também submetem dados ao sistema.

A prefeitura diz que “apura mais informações sobre o atraso” e que o “Ministério da Saúde informou ao município que ‘estão tentando localizar o problema e resolver o quanto antes'”.

Impacto na contagem de mortes

A ficha do Sivep-Gripe é válida para todos os hospitais e vigilâncias municipais do país. A ficha do paciente vai sendo preenchida conforme o ele evolui e novas informações são obtidas – como o resultado de exames, a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de ventilação mecânica, além da data da alta ou do óbito.

Segundo técnicos que são usuários do Sivep, em mudanças anteriores da ficha, não houve necessidade de preenchimento retroativo de novos campos para pacientes que já constavam do sistema.

Coordenador do InfoGripe – plataforma da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que desde antes da pandemia já usava o Sivep-Gripe para rastrear os casos de SRAG no Brasil –, Marcelo Gomes explica que a mudança vai afetar no atraso de notificação de casos e de óbitos.

Segundo ele, “é uma mudança que facilita a limpeza de duplicidades e identificação de casos suspeitos de reinfecção, mas o impacto na ponta é muito grande por conta da falta de acesso fácil ao CPF e CNS de todos os pacientes internados”.

Ele explica que “diversos pacientes buscam atendimento apenas com RG, tornando a ausência de acesso ao CPF importante. Nesses casos, torna-se necessário o agente de saúde pesquisar o CNS do paciente, caso já tenha sido cadastrado ou efetuar o cadastro do CNS caso contrário”.

Para Gomes, a mudança “tende a atrasar ainda mais o registro, aumenta a carga de trabalho, por ter que buscar o CNS do paciente que não apresentar CPF, e corre-se o risco de perda de registros por conta disso”.

G1

Opinião dos leitores

  1. A ditadura queria esconder ao surto de meningite e o Bozo quer agora reeditar essa "façanha" com a Covid-19. Não cola!!!
    #ForaBolsonaro

  2. Maus fácil seria fazer como a Correia dó Norte. Não tem covid-19 e pronto. Se não tem não tem mortes. 🤔🤔

    1. Se tiver um GENOCIDA nessa pandemia é sua Governadora, que recebeu muito dinheiro do Governo Federal e não providenciou UTI suficiente para a população, ainda fechou as que abriu. Mais de 500 morreram sem acesso a uma UTI, isso é que poderia ser chamado de Genocídio.

  3. Muito bom, tem gente morrendo de diversas doenças e infectados com a covid. Tem que separar morte por covid e morte com covid.

    1. Incluir CPF como obrigatório é querer esconder os fatos? Entendi. Obrigado por nos iluminar com sua sabedoria e inteligência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Só por teimosia, Padilha vai ficar muito tempo’, diz Lula após Arthur Lira chamar ministro de ‘incompetente’

Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (12) que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, permanecerá no cargo “só por teimosia”.

A fala do presidente acontece após críticas feitas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que chamou Padilha de “incompetente”.

A declaração de Lula foi dada durante a inauguração de sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfevea), em São Paulo.

Ao introduzir a fala, o presidente comparou o cargo ocupado por Padilha com um casamento.

“O Padilha está no cargo que parece ser o melhor do mundo nos primeiros seis meses. E depois começa a ser um cargo muito difícil. Porque nos primeiros seis meses, é como um casamento, nos primeiros seis meses de casamento é tudo maravilhoso. (…) Então, o que acontece é que chega um momento que começa a cobrar”, afirmou o presidente.

“E o Padilha está na fase da cobrança. (…) Mas só de teimosia, o Padilha vai ficar muito tempo nesse ministério, porque não tem ninguém melhor preparado para lidar com a diversidade dentro do Congresso Nacional que o companheiro Padilha”, completou Lula.

Mais cedo, o próprio Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota em defesa de Padilha. No comunicado que divulgou, o PT manifestou “irrestrita solidariedade” a Padilha e disse que é “inegável” a “competência” do ministro de Lula.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Frio, condomínio de charme e turismo de experiência na serra, em Lagoa Nova/RN

Talvez você não tenha percebido, mas todos nós precisamos estar em um refúgio, um lugar de contemplação, que possamos “chamar de nosso”.

O município de Lagoa Nova encanta pelo frio, pelo paladar, pela beleza natural impressionante. E agora, os potiguares podem investir em casas sofisticadas e viver a experiência de frio no primeiro Condomínio de Charme da Serra de Santana, Seridó.
O refúgio que tanto você precisa.

O Alta Vista Condomínio Serrano conta com apenas 48 casas sofisticadas e exclusivas, todas com lareira, em plantas de 1, 2 ou 3 suítes, construídas em amplos lotes. O estilo é serrano, com arquitetura assinada pelo renomado escritório Gabriela Guth.

A área de lazer é diferenciada, mais que completa, com fire place (lareira externa), quadra poliesportiva, quadra de beach tennis, academia e piscinas aquecida e com borda infinita, com vista permanente para as várias serras da região Seridó.

O condomínio está localizado na Serra de Santana, num dos pontos mais elevados do RN, a mais de 700m acima do nível do mar e com mínimas na casa dos 17º. A região vive um boom turístico, com potencial crescente, pousadas sofisticadas, restaurantes de culinária internacional e regional. Investir no Alta Vista é investir em você e num dos locais que mais se valoriza no RN.

Agende uma visita e conheça a casa modelo, que está pronta.

Ligue agora (84) 99831-0000 ou clique no link abaixo e saiba tudo sobre seu novo refúgio, na serra.

https://bit.ly/WPAltavistapost

Alta Vista Condomínio Serrano. Você no frio e seu coração no calor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: Carreta tomba na BR-406 e fica atravessada na pista; Acidente ocorreu próximo a Jandaíra

Uma carreta tomou na BR-406 e ficou atravessada na pista. O acidente ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (12).

O veículo transportava garrafas de vidro vazias. Motoristas que passavam pelo local após o acidente eram obrigados a desviar pelo acostamento. O acidente causou congestionamento nos dois sentidos da via.

O motorista da carreta foi socorrido ao hospital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEOS] DENÚNCIA: Radar na Av. Coronel Estevam multa condutores que passam no sinal verde

O BLOGDOBG recebeu imagens de um radar instalado a poucos metros de um semáforo na Av. Coronel Estevam, antiga Avenida 9, em Natal, quase na lateral da Igreja São Pedro.

Segundo as pessoas que registraram as imagens, o equipamento estaria funcionando de forma indevida, multando sem parar condutores que passam no sinal verde.

O radar ‘pisca’ várias vezes, enquanto motoristas e motociclistas passam pelo local, mesmo quando a via está liberada pelo sinal verde do semáforo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Açude Trairi, em Tangará, alcança capacidade máxima e sangra pela primeira vez em 13 anos


Imagens: Igarn

O açude Trairi, localizado em Tangará, sangrou pela primeira vez depois de 13 anos. O reservatório chegou à sua capacidade máxima nesta quinta-feira (11). De acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte, o manancial possui capacidade para armazenar 35.230.000 m³ de água. A última sangria no açude havia ocorrido em janeiro de 2011.

Segundo o Igarn, as reservas hídricas superficiais totais do Rio Grande do Norte somam 2.999.415.425 m³, equivalentes a 67,57% da sua capacidade total, que é de 4.438.663.499 m³. O volume geral acumulado também é o maior desde 2012. os dados foram atualizados nessa quinta-feira.

Atualmente, 16 reservatórios monitorados pelo Igarn estão com 100% da sua capacidade, sendo 12 destes com capacidades superiores a 05 milhões de metros cúbicos, são eles: o açude público de Encanto; Mendubim, em Assú; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; o açude público de Riacho da Cruz; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Apanha Peixe, em Caraúbas; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.

Os açudes monitorados pelo Igarn, que possuem capacidades inferiores a 5 milhões de metros cúbicos e estão com 100% da sua capacidade são: Novo Angicos, em Angicos; Riachão, em Rodolfo Fernandes; Curraes, em Itaú; Pinga, em Cerro Corá; Tesoura, Francisco Dantas; o açude Currais Novos, em Currais Novos; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; e Francisco Cardoso (Mulungu), localizado em Currais Novos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Transmissão de valores entre gerações vai nortear ações da Maple Bear Natal este ano

Foto: Cedida

Sabedoria, Resiliência, Integridade, Gratidão, Humildade. Essas são palavras que caracterizam alguns valores humanos, que são repassados de geração para geração. Falar sobre isso dentro do ambiente escolar é uma maneira de desenvolver alunos engajados, criativos e conscientes em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado. “Toda geração tem a chance de inspirar o mundo” (Every generation get the chance to inspire the world) foi o tema escolhido pela Maple Bear Natal para nortear as ações da escola durante este ano.

“Como a metodologia canadense visa, dentre muitos aspectos, desenvolver o aluno na sua integralidade, consideramos esse tema para este ano por pensarmos que os valores e tradições que são transmitidos de geração em geração influenciam no aluno que queremos entregar para o futuro”, disse a diretora da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas.

A temática será trabalhada de diversas maneiras e em diferentes eixos. As ações envolvem, além das atividades que serão desenvolvidas em sala, atividades extracurriculares, como palestras e os eventos que a escola já tem em seu calendário, sempre estabelecendo uma relação com o tema.

Foto: Cedida

A primeira ação aconteceu nesta sexta-feira (12), com o 1º Assembly, uma espécie de assembleia estudantil, voltada apenas para os alunos, para discutir temas importantes. O momento teve apresentações musicais da banda de alunos, declamação de poesias e a presença da família de 4 estudantes, de cada segmento de ensino, que participaram de uma conversa. A família Freitas, formada pela bisavó Eliete, a vovó Valda, o pai Fernando e a Mãe Paula, da estudante Helena Freitas, de 3 anos, foi uma das convidadas.

“Queremos passar honestidade por meio das palavras e dos exemplos. Quem tem honestidade, tem também outros valores”, disse a bisa Eliete.

“Recebi muita sabedoria do meu avô e agora que Helena tem uma irmã, ela também precisa receber pra conviver com ela, saber qual o seu papel dentro da família e da sociedade, saber se relacionar com os outros e ter uma vida feliz”, observou o pai.

“Acreditamos firmemente que, independentemente da época em que nascemos ou das experiências vividas, cada um de nós carrega em si a inspiração capaz de iluminar caminhos e moldar futuros. Por isso, ter esse tema como base dos nossos projetos e eventos enriquece não só a nossa prática educacional, mas também fortalece os laços entre as famílias e a Maple Bear Natal”, finalizou Mona Lisa.

Foto: Cedida

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO: cartão de confirmação será liberado em 25 de abril

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O cartão de confirmação para os mais de dois milhões de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado será divulgado no dia 25 de abril. Com o cartão em mãos, o candidato tem informações, como: o local e a sala onde irá realizar as provas; e o horário de abertura e fechamento dos portões.

Além dessas orientações gerais, o documento traz dados sobre a solicitação de tratamento diferenciado para a realização das provas de mais de 54 mil candidatos. Esse grupo é composto por pessoas com deficiência, autistas, gestantes e lactantes. Além de outros candidatos que informaram limitações funcionais e a necessidade de adaptações.

As solicitações incluem a colocação do candidato em salas de fácil acesso, o fornecimento de mesa e cadeiras separadas, a leitura labial, a mesa para cadeiras de rodas, o apoio para perna e pé; e o tempo adicional para a conclusão das provas.

O concurso reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 228 municípios espalhados em todos os estados, mais o Distrito Federal. Nos períodos da manhã e da tarde.

Durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pelo Canal Gov, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação, Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reforçou que, de posse do cartão de confirmação, o candidato já pense nas estratégias para não se atrasar.

“É super importante que as pessoas não deixem para a última hora para ver isso, para que elas possam ver aonde elas vão fazer a prova. Se elas não conhecem o local, a gente recomenda que ela vá antes para conhecer, ver como é que chega, o tempo que demora de casa”.

É importante lembrar que o cartão de confirmação não será enviado para a casa dos candidatos; e também não solicitada nenhuma confirmação de dados. A única forma de acesso ao documento é por meio da página do candidato.

Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, a Fundação Cesgranrio, que é a banca responsável pela organização do concurso, estará a disposição dos candidatos. Aquele que não conseguirem acessar o cartão de confirmação de inscrição, a orientação é que entrem em contato com a Fundação Cesgranrio, por e-mail [email protected] ou pelo telefone de suporte das 9h às 17h: 0800 701 2028.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantora Iza faz live para fãs e exibe barriga de grávida pela primeira vez

 

Foto: Reprodução

Momentos depois de confirmar sua primeira gravidez, IZA surpreendeu ao marcar uma live no Instagram para a tarde desta sexta-feira (12). A maioria dos fãs acreditou que ela viria a público para contar detalhes da gestação, no entanto, ela preparou um show especial e sensível para compartilhar oficialmente a novidade. Muito emocionada, ela revelou o ultrassom do “mini talismã”, mas disse que ainda não sabe o sexo.

Pontualmente às 15h da tarde, IZA surgiu radiante em um estúdio que evoca a atmosfera do “AFRODHIT”, o álbum mais recente de sua discografia, de agosto do ano passado. Acompanhada de banda e com a barriga à mostra, a cantora abriu a live com “Nunca Mais”, faixa do disco em questão.

https://x.com/BlogdoBG/status/1778888943099912466

Após a primeira música, foi exibido um trecho de um dos visuais do segundo álbum de estúdio de IZA, em que ela aparece dentro de uma ‘bolsa’ de gestação. Logo assim que a gravidez veio à tona nas redes sociais, os fãs resgataram as imagens captadas para a divulgação do disco e levantaram questionamentos sobre a artista ter planejado a gravidez desde àquela época.

Na sequência, já de volta à live, IZA fez um discurso emocionante sobre a chegada de seu primeiro bebê. Ela, inclusive, falou sobre a coincidência do material de divulgação do “AFRODHIT” com a gravidez. Sensível, a cantora anunciou que havia preparado um repertório especial com músicas autorais e de outros artistas que tinham a ver com esse momento.

Fonte: PopLine

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tebet defende salário mínimo acima da inflação e “picanha mais barata”

Foto: Agência Brasil

Em evento relativo ao agronegócio em Campo Grande (MS), com a presença do presidente da República, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que Lula (PT) determinou à equipe econômica que o salário mínimo siga valorizado, acima da inflação, e que a picanha fique mais barata para o consumidor brasileiro.

“A determinação do presidente Lula é: ‘Eu quero o trabalhador com carteira de trabalho assinada, mas eu quero o trabalhador ganhando bem, tendo renda’. É isso que ele determinou, que o salário mínimo sempre venha com aumento acima da inflação”, disse Tebet em discurso proferido antes do presidente.

Em seguida, afirmou que outro pedido que ela e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão) e Rui Costa (Casa Civil) seguram “de todo jeito” é o controle da inflação.

“Com a inflação controlada como está, não só os preços dos alimentos caíram – temporariamente o feijão e o arroz subiram, mas vão cair –, mas eu quero dizer para vocês que nós estamos determinados a cumprir a determinação do presidente Lula. Carne, carne vermelha na mesa de todos os brasileiros. Picanha mais barata, presidente? Essa é a determinação de vossa excelência, essa é a nossa missão”, completou Tebet.

O governo vai apresentar o salário mínimo válido para o ano que vem na próxima segunda-feira (15/4), quando enviará o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025 ao Congresso Nacional.

Ato em Mato Grosso do Sul

As declarações foram dadas durante ato para comemorar a habilitação de 38 frigoríficos, que armazenarão carnes a serem exportadas para a China. Essa é primeira visita do chefe do Executivo a Mato Grosso do Sul neste terceiro mandato.

Além de Tebet, Lula está acompanhado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro.

O evento ocorreu em uma fábrica da JBS, grande empresa do setor e administrada pelos irmãos Batista. A JBS foi um dos alvos da Operação Lava Jato, após o então presidente da empresa, Joesley Batista, aparecer em uma gravação com Michel Temer (MDB), na qual falavam sobre pagamentos. Joesley chegou a ficar preso em 2018.

Outros assuntos abordados por Tebet

Tebet ainda citou números “que o presidente adora”, sobre os 13 milhões de brasileiros que saíram do Mapa da Fome e a inserção de 2 milhões de pessoas no mercado de trabalho de 2023 para cá.

Por fim, a ministra explicou os planos para a nova rota de integração do país, que busca estabelecer saídas para a exportação de produtos brasileiros pelo Oceano Pacífico.

“Todos esses produtos não precisam mais ir ao Porto do Sul ou ao Porto de Santos, eles poderão chegar a uma distância menor de até (dependendo de onde estiverem) 10 mil quilômetros para chegar à China. Estamos falando em diminuir a rota em até 21 dias”, explicou ela.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Os ministros de Lula sempre pensando no povo. A carne já está com um preço bem acessível para todos nós e a ministra quer baixar ainda mais. Isso sim que é uma admistracao de verdade e não em outros tempos (2019 – 2022) quando o povo não conseguia comer nem ovo de tao caro que estava.

    1. Só pra sua informação, o Brasil atingiu o menor nível de desemprego em 8 anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Dia D de Vacinação em Extremoz irá imunizar população contra gripe e dengue

Foto: Cedida

Sábado, 13 de abril, é o Dia D de Vacinação contra a Influenza em Extremoz. Na ocasião, será possível fazer a atualização vacinal com todas as vacinas, inclusive a da dengue, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A Secretaria de Saúde de Extremoz mobilizou suas equipes e irá abrir todas as UBS, das 8h às 13h. O público-alvo para a vacinação contra a influenza é: crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, pessoas em situação de rua, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e demais doenças clínicas especiais de qualquer idade.

A documentação a ser apresentada no momento da vacinação é: documento com foto, cartão SUS e carteira de vacinação. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e a dengue, evitando a contaminação ou o agravamento da doença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *