Jornalismo

Jihadistas executam 500 no norte do Iraque. E enterram outros vivos

O grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) matou pelo menos 500 membros da minoria yazidi no Iraque em sua ofensiva contra o norte do país, informou neste domingo à agência Reuters o ministro iraquiano de Direitos Humanos, Mohammed Shia al-Sudan. Segundo ele, os terroristas sunitas também enterraram vivas algumas de suas vítimas, incluindo mulheres e crianças. Cerca de 300 mulheres foram sequestradas como escravas, completou ele.

“Temos evidências notáveis obtidas juntos aos yazidis e também imagens da cena do crime, que mostram que as gangues do Estado Islâmico executaram ao menos 500 yazidis após tomarem Sinjar”, disse Sudani em entrevista por telefone, em sua primeira declaração à imprensa sobre a questão. Sinjar é a antiga casa dos yazidis, uma das cidades capturadas pelos jihadistas que consideram a comunidade “adoradores do diabo” e dizem que eles devem se converter ao Islã ou enfrentar a morte.

Acabou ao meio-dia de domingo um prazo para que 300 famílias yazidi se convertam ao Islã ou enfrentem a morte nas mãos dos militantes. Não ficou imediatamente claro se o ministro iraquiano estava falando sobre o destino dessas famílias ou sobre outros no conflito. “Algumas das vítimas, incluindo mulheres e crianças, foram enterradas vivas em sepulturas comuns espalhadas em e ao redor de Sinjar”, disse Sudani.

Os militantes extremistas do EIIL consideram todos os não muçulmanos e islâmicos xiitas infiéis, e em muitas cidades capturadas o grupo impôs regra severa: converter-se, pagar por proteção, fugir ou morrer. O surpreendente avanço dos jihadistas sunitas, a partir de junho, criou a maior onda de instabilidade no país desde a retirada das tropas estrangeiras do território, em 2011. Em pouco tempo, os terroristas capturaram a segunda maior cidade do país, Mosul, e outros locais importantes, como o município de Tikrit e a região de Ambar, no oeste iraquiano.

Os Estados Unidos realizaram neste sábado outra série de bombardeios seletivos contra alvos do grupo jihadista. O primeiro dos ataques foi feito por aviões de combate e drones (aeronaves não tripuladas), segundo o Comando Central dos Estados Unidos, encarregado do Oriente Médio. O bombardeio teve como objetivo destruir dois veículos blindados que estavam disparando contra os yazidis perto do monte Sinjar. Alguns minutos depois, durante outro ataque, um avião americano bombardeou e destruiu outros dois veículos blindados e um caminhão armado. O terceiro ataque deste sábado aconteceu quando uma aeronave americana destruiu um veículo blindado na mesma região.

Os EUA realizaram também duas séries de lançamentos de alimento e água para as dezenas de milhares de refugiados isolados no monte Sinjar, uma ajuda humanitária apoiada pelos governos da França e Grã-Bretanha.

Veja

“Em algumas das imagens que obtivemos existem filas de yazidis mortos com tiros na cabeça, enquanto os combatentes do Estado Islâmico comemoram e balançam suas armas sobre os corpos”, disse Sudani. “Essa é uma atrocidade cruel.” O Estado Islâmico, que declarou um califado em partes do Iraque e da Síria, levou milhares de yazidis e cristãos a fugirem para salvar suas vidas durante seu avanço para perto da capital regional curda Arbil. Os yazidis, seguidores de uma religião antiga derivada do zoroastrismo, estão espalhados ao longo do norte do Iraque e fazem parte da minoria curda do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Caravana da Liberdade segue roteiro no Seridó

Depois de passar pelas regiões do Mato Grande, Potengi, região Salineira, Metropolitana, Médio e Alto Oeste, a Caravana da Liberdade segue roteiro pelas cidades do Seridó com participação de Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (PCdoB) e candidatos da coligação Liderados pelo Povo.

Neste domingo (10) serão visitas as cidades de Jardim de Piranhas, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Ipueira, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Equador e Parelhas.

Amanhã a Caravana da Liberdade segue para Carnaúba dos Dantas, Acari, São Vicente, Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá, Campo Redondo e chega ao Trairi, na cidade de Santa Cruz.

A Caravana da Liberdade segue com programação até a terça-feira, 12 de Agosto com caminhadas, comícios, reuniões políticas, visitas a feiras e cotidiano das cidades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendão

FOTO: tartaruga gigante é encontrada morta na praia de Muriú

tartaruga

 

 

Uma tartaruga gigante foi encontrada morta na tarde de hoje na praia de Muriú, litoral Norte do Rio Grande do Norte.

 

FOTO: @eugeniont

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

FOTO: Campanha de Henrique usa calçadão para expor placas publicitárias

Os políticos precisam ter cuidado e ter limites, a denuncia da leitora Cynira Alana é mais que pertinente, usarem mais da metade do calçadão da Roberto Freire para expor placas com material político é demais.

Henrique

Opinião dos leitores

  1. Acho uma bola fora dos candidatos. O calçadão é um dos poucos locais que se tem em Natal para a prática de atividades físicas ao ar livre.

  2. Tremendo desrespeito aos pedestres e a mobilidade urbana, além do mais uma grande falta de bom senso.

  3. Espero que esse lixo tenha sido tirado do calçadão, que é um bem de uso comum do povo e não pode ser obstruído pela vontade de um candidato ao governo do RN.

  4. Túlio Lemos, em sua coluna matinal no Jornal de Hoje, nos diz com sabedoria: Eleitor, "antes de ser idiota e sair por aí brigando pelos políticos, saiba que eles não estão nem um pouco preocupados com as brigas dos eleitores. Depois da eleição, você que arranjou inimizades por conta de discussão política, vai ter que assistir uma rearrumação do quadro e novamente novos discursos. Os que hoje criticam, passarão a elogiar; os que elogiam, passarão a criticar."
    NADA VAI MUDAR!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ex-vascaíno faz gol salvador no fim e dá vitória ao Flamengo sobre o Sport

Em situação desesperadora no Campeonato Brasileiro, coube a um ex-vascaíno, que é croata naturalizado brasileiro, sair do banco de reservas para, aos 39 minutos do segundo tempo, fazer seu primeiro gol pelo clube e dar a sonhada vitória ao Flamengo sobre o Sport neste domingo.

Eduardo da Silva, que já declarou que torcia para o rival do Rubro-Negro carioca na infância, mostrou ter pé quente, já que balançou as redes apenas em seu segundo jogo pela equipe da Gávea.

Fases do jogo: O primeiro tempo começou  com muitas disputas de bola no meio de campo e poucas oportunidades de gol. O Flamengo tinha dificuldade na criação das jogadas e o Sport explorava os contra-ataques. Desta maneira, os pernambucanos acabaram criando as melhores chances.

Na etapa final, o jogo dava toda pinta de que terminaria num insosso 0 a 0 mas, aos 39 minutos do segundo tempo, o lateral esquerdo João Paulo fez um excelente cruzamento e Eduardo da Silva, de cabeça, fez os mais de 35 mil torcedores explodirem de felicidade no Maracanã.

O melhor – Eduardo da Silva: Mostrou ter estrela. Entrou no segundo tempo e fez o salvador gol da vitória.

O pior – Alecsandro: Isolado na frente, pouco acrescentou ao jogo. Nas vezes em que a bola chegou até ele, se atrapalhou e matou jogadas.

Chave do jogo: A substituição feita por Vanderlei Luxemburgo, tirando Alecsandro e colocando Eduardo da Silva.

Para lembrar: A torcida do Sport, que compareceu em bom número ao Maracanã, não perdeu a oportunidade de provocar os flamenguistas, lembrando o polêmico título brasileiro de 87, motivo de muitas brigas judiciais entre os clubes e que, atualmente, é considerado pelas autoridades como do Rubro-Negro pernambucano.

UOL

FLAMENGO 1 x 0 SPORT

Data: 10/08/2014 (domingo)
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: PFC
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Janette Mara Arcanjo (MG)
Renda e público: R$ 1.151.285,00 / 35583 pagantes e 42.071 presentes
Cartões amarelos: Wallace (FLA); Patric (SPO)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Eduardo da Silva, aos 39 minutos do segundo tempo (FLA)

FLAMENGO
Paulo Victor; Leo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros, Luiz Antonio (Mugni) e Everton; Paulinho (Eduardo da Silva) e Alecsandro (Arthur)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SPORT
Magrão; Patric, Oswaldo, Ewerton Páscoa (Ferron) e Renê; Ronaldo, Augusto César (Zé Mário), Rithely, Wendel (Danilo) e Felipe Azevedo; Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

Opinião dos leitores

  1. A situação não é desesperadora não….é realmente desconfortável, mas desesperadora não……a um ponto pra sair da zona…!!!! a dois do 13°……!!!!!!!!!!!!! E agora que ta no MEIO do campeonato..!!!!!! Sei que é desejo de 1/3 do Brasil que o MENGÃO caia, mas acho que os 2/3 que torcem não acreditam nesta queda….. Mais fácil o Vasco não subir e o ABC ser campeão da série B…(Hipótese IMPOSSIVEL)!!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Palestinos e Israel aceitam oferta egípcia de nova trégua em Gaza

Palestinos aceitaram, neste domingo, oferta egípcia para uma nova trégua de 72h em Gaza. Mais tarde, autoridades israelenses também confirmaram o cessar-fogo, segundo Reuters e AP, e Israel enviará negociados ao Cairo nesta segunda-feira se a trégua for mantida.

O Egito fez o pedido de cessar-fogo neste domingo, que estaria vigente por três dias. A trégua anterior expirou na sexta-feira, e os combates, que se prolongaram durante um mês, recomeçaram.

“Enquanto a escalada continua na Faixa de Gaza, e dada a necessidade de poupar o sangue de inocentes, o Egito convida a ambas as partes, israelenses e palestinos, a se comprometer com um cessar-fogo 72 horas a efetivar na segunda-feiram 00h01 hora Cairo (21h01 GMT de domingo, 18h de Brasília) e a trabalhar durante este tempo em um cessar-fogo permanente”, afirmou o Ministério egípcio das Relações Exteriores em um comunicado.

Ataques aéreos israelenses e bombardeios mataram três palestinos em Gaza apenas neste domingo, incluindo um adolescentes de 14 anos e uma mulher, afirmaram médicos. Este é o terceiro dia de combates, que colocam em risco os esforços internacionais para acabar com o conflito de mais de um mês, contabilizando mais de dois mil palestinos e 67 soldados israelenses mortos. Além disso, dez mil palestinos ficaram feridos, e milhares de casas, destruídas.

No início da manhã, entretanto, os ânimos pareciam voltar para outro lado. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tinha dito que não negociaria enquanto o Hamas continuasse disparando foguetes contra seu território.

— Israel não negocia sob disparos — afirmou durante a reunião semanal de seu governo.

E os palestinos ameaçaram se retirar das negociaçoes se Israel não voltasse à mesa. Os israelenses se retiraram no fim de semana, logo depois que os ataques com foguetes voltaram a ser disparados.

As negociações mediadas pelo Egito têm como objetivo conseguir uma trégua de longo prazo entre Israel e Hamas, que vivem o enfrentamento mais cruel desde que o grupo miliciano de apoderou de Gaza em 2007.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Filho de Aécio deixa hospital após 65 dias internado

O filho do senador e candidato à Prêsidência pelo PSDB, Aécio Neves, teve alta da Clínica Perinatal, no Rio de Janeiro, neste domingo. Nascido prematuramente em 8 de junho deste ano, Bernardo, 2 meses, passará o dia em casa com a família, segundo a assessoria do candidato.

“65 dias [de internação]. Uma luta enorme, acho que os pais que tiveram filhos lutando pela vida sabem o que estou sentindo agora. Tenho que agradecer muito a Deus, tenho que agradecer muita à equipe médica extraordinária que cuidou dele até aqui, médicos, enfermeiros, técnicos, a todos que oraram e torceram por nós”, comentou o candidato tucano na saída do hospital.

Aécio teve os filhos gêmeos em junho. A irmã de Bernardo, Júlia, teve alta mês passado, após 42 dias internada.

Na data do nascimento, o candidato à Presidência do PSDB declarou que os filhos “chegaram antes da hora esperada, antecipando a alegria”. Ao lado da mulher Letícia Weber, ele anunciou que os filhos ficariam na UTI “por algum tempo”.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

DIA DOS PAIS: Pai de detento é preso com 3kg de maconha no presídio de Parnamirim

Um homem foi preso quando tentava entrar com cerca de três quilos de maconha na penitenciária estadual de Parnamirim, na manhã de hoje. Segundo a direção da unidade, a droga estava escondida dentro de uma vasilha cheia de arroz que seria usada no almoço do Dia dos Pais.
Segundo o diretor da unidade prisional, Durval Franco, o homem que estava com a droga tem 59 anos e estava visitando o filho, que está preso na unidade. Ele teria tentado se aproveitar do maior movimento no presídio no Dia dos Pais. A droga foi encontrada por um agente quando ele vistoriou a comida que seria levada para o preso.
O foi encaminhado para Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de Candelária, em Natal. Ele foi autuado por tráfico de drogas e admitiu que queria levar o material para o seu filho detento.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dona da Friboi serve carne com larvas a trabalhadores e é condenada

A JBS, dona da marca Friboi, foi condenada por, dentre outras irregularidades, servir carne com larvas de moscas a funcionários de um frigorífico em Juruena (MT), onde trabalhavam cerca de 200 pessoas. A empresa, porém, conseguiu reduzir a multa para R$ 300 mil – o equivalente a 0,03% de seu lucro líquido ajustado em 2013, de R$ 1,2 bilhão.

Segundo um relatório do Serviço de Inspeção Federal (SIF), os trabalhadores afirmaram que “muitas das vezes encontraram insetos” na comida que lhes era servida.

“Ontem os funcionários da expedição entre outros que foram jantar encontraram larvas
de varejeira na carne”, diz trecho do documento reproduzido em ddecisão judicial. “Alguns funcionários desistiram de comer e outros comeram por não ter opção.”

O refeitório, de acordo com a denúncia do MPT-MT, ficava próximo a um lixão, mas não contava com telas ou cortinas de ar que impedissem a entrada dos insetos. O local, que estava com as paredes emboloradas e panelas e equipamentos sujos, também não tinha equipe de limpeza: a própria auxiliar de cozinha era encarregada de limpar, inclusive as áreas externas.

Em setembro de 2013, a JBS foi condenada a pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo pela juíza Mônida do Rêgo Barros Cardoso, da Vara do Trabalho de Juína, que comparou o caso a uma cena de cinema.

“(…) é tão repugnante que faz lembrar a cena clássica de ‘O encouraçado Potemkin’ (filme de 1925 de Sergei Eisenstein), em que uma carne repleta de larvas de insetos é servida aos marinheiros de um navio, provocando a revolta desses trabalhadores”, escreveu a juíza.

Em junho deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (Mato Grosso) reduziu a multa para R$ 300 mil. Segundo o desembargador Osmair Couto, responsável pelo caso, a nova quantia está mais em linha com o que os magistrados decidiram em processos semelhantes.

No processo, a JBS afirmou que o frigorífico de Juína foi desativado em janeiro de 2013 por tempo indeterminado. Procurada, a empresa informou que não comenta casos em andamento.

IG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

'Não se faz guerra em nome de Deus', diz Papa Francisco

O papa Francisco manifestou indignação com a violência contra minorias religiosas no Iraque durante a oração do Ângelus do meio-dia que ele celebrou da janela de seu apartamento com vista para a Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo.

Em uma mensagem com palavras fortes durante sua tradicional bênção de domingo, Francisco disse que a notícia do Iraque “nos deixa em descrença”. Ele citou “as milhares de pessoas, incluindo os cristãos, que foram brutalmente forçadas a deixarem suas casas, as crianças que morreram de sede durante a fuga e mulheres que foram apreendidas”.

Em relação à postura da comunidade internacional, o papa quer que se encontre uma solução política “para acabar com estes crimes”.

– Não se pode praticar o ódio em nome de Deus. Não se faz guerra em nome de Deus – acrescentou o papa argentino.

O cardeal Fernando Filoni, embaixador do Vaticano em Bagdá durante a guerra do Iraque, vai viajar nesta segunda-feira para o Iraque “para expressar sua proximidade e solidariedade para as vítimas dos crimes”.

Francisco agradeceu, ainda, “aqueles que estão corajosamente transportando suprimentos de ajuda a estes irmãos e irmãs.”

Os Estados Unidos enviaram aviões jogando alimentos, remédios, água e outros suprimentos do ar para 50 mil yazidis ameaçados de morte por fanáticos sunitas do califado islâmico que, assim como os cristãos, são considerados hereges.

Embora repetidamente reiterou que “a violência não para a violência”, Papa Francisco não criticiou os bombardeios contra as tropas do califado, por que sabe que não há neste momento outra maneira de detê-los.

Francisco também disse que em Gaza “crianças estão morrendo” e afirmou que romper a trégua “e retomar a guerra só serve para piorar as relações entre Israel ea Palestina.”

“Rezemos juntos”, e pediu à multidão na Praça de São Pedro um silêncio impressionante que durou mais de um minuto.

Por fim, ele lembrou das vítimas da epidemia do vírus Ebola, que pune a África, e agradeceu a “todos aqueles que se esforçam para pará-lo.”

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Pesquisa mostra qual dia da semana a passagem aérea está mais barata; veja

Quem vai viajar de avião sempre procura as passagens mais baratas. Agora, uma pesquisa mostra que o preço também muda de acordo com o dia do embarque. Segundo a agência de viagens online ViajaNet, o custo da viagem pode variar em mais de 30% a depender do dias escolhido para voar.

A segunda-feira tem o bilhete mais caro, enquanto que o sábado possui o tíquete mais barato. Em números, a média geral de preços indica que a passagem aérea para embarque de sábado é cerca de 25% mais barata em relação ao resto da semana. Por outro lado, a segunda-feira tem um custo 30% maior sobre os outros dias.

O levantamento também mostra quais são os dias mais procurados. O gerente de marketing da ViajaNet, Gustavo Mariotto, afirma que a sexta-feira é o dia mais buscado pelos brasileiros, enquanto que o domingo tem a menor procura.

— Por essas razões, é fundamental que o consumidor pesquise muito antes de comprar uma passagem aérea.

Destinos

O trecho do Rio de Janeiro a João Pessoa, um dos mais caros do País, custa cerca de R$ 1.800 para uma viagem na segunda-feira em agosto. Se a viagem for feita no sábado, o mesmo percurso sai 60% mais barato, cerca de R$ 730.

A pesquisa revela ainda que um dos trechos mais baratos é a ponte área do Rio de Janeiro para São Paulo, comprada hoje para embarque de sábado em novembro, com o valor de cerca de R$ 50.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Sob olhar de Anderson Silva, Sonnen é finalizado por brasileiro

Chael Sonnen foi suspenso do MMA por doping, ameaçado de uma multa de US$ 250 mil se participasse de eventos, mas mesmo assim voltou a lutar neste sábado. E ficou com mais uma derrota em seu currículo. O norte-americano participou do Metamoris, show de grappling (luta agarrada), e foi finalizado por André Galvão com um mata-leão. Anderson Silva foi a presença marcante entre o público, vendo mais uma revés de seu antigo rival do UFC.

Durante a luta, Galvão dominou as ações na maior parte do tempo. O combate foi interrompido por conta de um corte no supercílio de Sonnen. O brasileiro conseguiu pegar as costas do norte-americano e se ajustou até conseguir o mata-leão que lhe deu a vitória – mais uma conquista que se soma a seus múltiplos títulos, como o heptacampeonato no mundial de jiu-jítsu.

O falastrão tinha sua participação em questão, já que foi suspenso por dois anos do MMA por dois testes antidoping positivos. Ele chegou a ser demitido do papel de comentarista do UFC e anunciou sua aposentadoria. Ao anunciar que lutaria no evento de grappling, a comissão atlética de Nevada protestou e afirmou que ele terá de pagar multa por ignorar o gancho imposto pela entidade. Ainda assim, Sonnen não ligou para a ameaça.

Além de Anderson Silva, outros astros estiveram na plateia do Metamoris, como Rorion Gracie, criador do UFC.

Grappling é o termo usado para “lutas corpo a corpo”, em que as quedas e imobilizações são os métodos que se busca – usando principalmente técnicas de modalidades como o jiu-jítsu, wrestling e sambo, entre outras. Não são permitidos socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO (IMAGENS FORTES): Piloto sofre acidente, desce do carro e morre atropelado em corrida nos EUA

Uma tragédia chocou o mundo do automobilismo neste sábado, nos Estados Unidos. Durante uma corrida de “Sprint Cars” em Nova York, Tony Stewart, piloto que já competiu na Fórmula Indy e é tricampeão da categoria americana Nascar, envolveu-se em um acidente impressionante e atropelou Kevin Ward Jr em pista. O jovem de 20 anos não resistiu aos ferimentos e morreu na sequência.

O acidente aconteceu de forma chcocante. Ao fazer uma curva de alta velocidade, Ward tocou em um adversário e se chocou com o muro. Até aí, nada de grave havia acontecido. Entretanto, em vez de permanecer no carro para esperar a paralisação da corrida, ele saiu do veículo e passou a caminhar pela pista, protestando pelo acidente.

Pelo menos cinco carros passaram rente ao piloto, externando o perigo do que estava acontecendo. No sexto, não teve jeito. Tony Stewart, a bordo do veículo 14, não conseguiu desviar de Ward e acabou o atropelando. O choque foi tão forte que o piloto foi lançado cerca de 15 metros para frente. Então, um carro de resgate entrou na pista, e os médicos tentaram o socorrer – sem sucesso.

De acordo com o chefe policial Philip Povero, Tony Stewart teve “total cooperação” no resgate de Ward e se mostrou “extremamente chateado” com o que tinha acontecido. Ele participará normalmente da etapa de Watkins Glen da Nascar neste domingo. O acidente, por sua vez, será investigado – não será uma investigação penal -, mas especula-se que, por ter usado um macacão preto e a pista estar mal iluminada, Ward ficou “camuflado” na pista.

Veja o vídeo aqui

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Caics do RN precisam de R$ 30 milhões para reconstrução

Após anos de abandono e com estrutura deteriorada, os Centros de Atenção Integrada à Criança (Caics) de Macaíba e Ceará-Mirim, administrados pelo Governo do Estado, aguardam aprovação e liberação de recursos pelo governo federal para dar início às obras de recuperação das estruturas. Apesar de esses dois aguardarem verba, outras oito unidades estaduais esperam a elaboração de projetos e planilhas para pleitear suas reformas.

O custo aproximado dos serviços em cada Caic está orçado em R$ 3 milhões e, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), os serviços já foram executados em três unidade e está em andamento em outra. Para reformar os dez com estruturas precárias, é necessário investimento de aproximadamente R$ 30 milhões.

Enquanto aguarda aprovação dos recursos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) do governo federal, o Caic de Macaíba segue deteriorado. Dos três blocos com salas de aula, laboratórios, refeitório, espaços para prática de esportes, ginásio, quadra e campo gramado, quase todos os espaços estão inutilizados. Das 20 salas de aula existentes, menos da metade é ocupada pelos 380 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Estadual Jessé Pinto Freire Filho, que funciona no local.

O Caic atende crianças e adolescentes de comunidades carentes próximas, mas devido ao abandono a maioria das salas estão cheias de poeira, ao invés de janelas há grandes buracos nas paredes, laboratórios desativados e banheiros quebrados.

No Caic de Parnamirim, onde funciona a Escola Estadual Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, a situação começa a mudar. As obras estruturais e nas redes hidráulica e elétrica, que começaram em abril de 2012, foram suspensas em março de 2013 e retomadas no mês passado. O local chegou a ser interditado em 2011 por problemas estruturais. Durante o ano de 2012 a escola funcionou onde hoje é a E. E. Santos Dumont, próximo à Base Aérea de Natal, para dar andamento aos serviços.

A obra foi concluída no primeiro bloco, onde estão 12 salas de aula. No segundo prédio, cinco salas estão funcionando e o restante está interditado para obras. O ginásio, que também será reformado, é atualmente utilizado como depósito, assim como parte do terceiro prédio, onde o cenário de salas abandonadas ainda está presente.

A caixa d’água do Caic, que precisa de reparos estruturais e hidráulicos, e o ginásio devem começar a ser reparados nesta semana. Devido às obras, uma sala para o turno da noite foi improvisada no refeitório.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Brasil perde 500 mil orelhões e os que restam fazem apenas duas ligações por dia

A popularização dos telefones celulares fez com que os brasileiros usassem menos os telefones públicos. Em 13 anos, o Brasil perdeu quase 500 mil orelhões. E os que existem são pouco utilizados.

Atualmente, o País tem 845.117 mil telefones públicos, gerenciados por cinco diferentes operadoras de telefonia. Em 2001, eram 1,3 milhão de orelhões no Brasil.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), cerca de 62% dos orelhões processam, em média, até duas chamadas por dia, considerando as ligações recebidas e realizadas.

Se levado em conta os 190,7 milhões de brasileiros, número indicado pelo último censo demográfico, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, há um orelhão para cada grupo de 225 habitantes do País.

Para o presidente da Teleco, Eduardo Tude, a queda evidente no número de utilização dos aparelhos pode ser atribuída ao custo das ligações realizadas pelos celulares.

— Antigamente ligar do celular era mais caro. Então, o pessoal recebia a chamada no celular e quando ia ligar usava muito o telefone publico. De uns anos pra cá, o celular começou a ficar muito barato para as chamadas “on net” [para a mesma operadora] e isso derrubou o uso do telefone público.

Segundo a Oi, companhia com 74% dos aparelhos do Brasil, a migração do consumo em aparelhos fixos ou telefones públicos para os celulares faz parte da evolução da telefonia em todo o mundo, o que diminuiu significativamente a receita da empresa com os orelhões.

— Entre 2007 e 2013, a Oi registrou queda de aproximadamente 41% ao ano no consumo de créditos em seus orelhões, o que representa uma redução de 96% nesses seis últimos anos.

Tude concorda que diminuição no uso dos aparelhos acontece em âmbito mundial e cita que o seu uso só acontece em casos de emergência, como falta de crédito e término da bateria do celular. Ele ressalta ainda que o orelhão “certamente vai virar peça de museu”, porque até mesmo em Londres, onde a cabine telefônica é tida como referência, o número de ligações é baixo.

— Aquela cabine de telefonia pública é um símbolo daquele país. Hoje, ele tem a mesma falta de uso que os aparelhos do Brasil.

Gerenciamento

De acordo com dados da Anatel, a Oi detém a maior fatia do mercado de telefones púbicos no Brasil (74,6%), com 657 mil aparelhos instalados em todo o território nacional, com exceção do Estado de São Paulo e alguns municípios de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Em seguida aparecem Telefônica, Algar Telecom e Sercomtel, com 23%, 1,7% e 0,4% dos aparelhos, respectivamente. A Embratel, por sua vez, possui 1.355 aparelhos (0,16%) em localidades remotas com população entre cem e 300 habitantes.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Globo joga em casa defendendo a liderança

O Globo entra em campo hoje às 16h, no estádio Barrettão para defender a liderança do seu grupo pela Série D do Campeonato Brasileiro.

O adversário será o Confiança/SE. A expectativa é de casa cheia. Além da promoção de ingressos, a Águia não cobrará ingressos das mulheres e premiará os “papais” com entradas para esposas e filhos.

O técnico Higor César preferiu não definiu o time titular. O volante Jozicley – que ainda se recupera de um entorse no joelho -, o goleiro Rafael e o meia Miller foram poupados de alguns treinamentos e fizeram tratamento no departamento médico do clube durante toda a semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *