Economia

Comissão na AL rejeita devolução das sobras dos Poderes e fundações

Ao sofrer revés na Comissão de Fiscalização e Finanças (CFF), o Governo do Estado vai tentar reverter hoje, em plenário, a derrota. Ontem, a CFF retirou do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 162/2019) a previsão de devolução das chamadas sobras orçamentárias dos Poderes e dos órgãos autônomos. No texto original do governo, havia a determinação para que esses saldos fossem revertidas à conta única do  Tesouro do Estado.

Por maioria de votos, os sete deputados que participaram da reunião da CFF, na manhã de ontem, acompanharam o relatório do deputado estadual José Dias (PSDB), que apresentou 21 emendas e manteve, praticamente, o texto original do Poder Executivo, mas encartando duas emendas supressivas à proposta governamental para LDO, relacionadas à exclusão dos  parágrafos 7º e 8º do artigo 64, objeto da emenda 18, que tratam da devolução de recursos à conta única do Governo.

“Cumprimos o que a Lei determina. Não tomamos iniciativa que viesse prejudicar o Governo. O Governo é que queria atropelar tudo querendo a devolução das sobras orçamentárias. A União faz isso, mas não está na LDO e seguimos isso. Cumpro o que é legalmente correto”, afirmou o relator José Dias.

Além da argumentação de que a questão das devoluções orçamentárias está sub-júdice e no aguardo de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado José Dias explicou que sua posição “é a mesma da Assembleia em exercícios anteriores”.

Para José Dias, “há um agravante “nisso, porque mesmo com a devolução de duodécimos, o Executivo não se satisfaz, quer levar os outros Poderes a mesma situação que está o Executivo”.

José Dias afirmou, ainda, que “não via amparo político e nem legal, pois o mais conveniente é o que se fez no ano passado”. O relator da matéria confirmou que, politicamente essa é uma questão fechada dos Poderes, que “também não tem a confiança de que os duodécimos serão liberados e os saldos financeiros são mínimos”.

Para ler a matéria completa só clicar aqui: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/comissa-o-rejeita-devolua-a-o-das-sobras-dos-poderes-e-fundaa-a-es/453601

TRIBUNA DO NORTE

Opinião dos leitores

  1. É de revoltar o cidadão trabalhador essa distribuição de orçamento. O judiciário e ministério público pinta e borda com varias mamatas vendem ferias de 60 dias (pq são melhores que os outros ai tem ferias em dobro, mas isso tem que acabar), tem mais 20 dias se recesso e vendem mais 90 dias de folga de licença prêmio, UM VERDADEIRO ABSURDO!
    Todo fim de ano esses sujeitos embolsam de uma vez uma media de 200mi reais, enquanto tem funcionários que sequer recebem seus salários em dia.
    A sociedade tem que cobrar o fim das regalias desse trem da alegria de juizes e promotores, tudo tem limite. Ja ganham salários de 39mil fora as gratificações e outros negócios que criam administrativamente pra driblar o teto e nao chamar atenção da sociedade.
    Basta ver o portal da transparência para ter o choque!

  2. Sobrou tanto que fizeram média com o dinheiro dos contribuintes que ali estavam que compraram ambulâncias pros municípios, e ainda falam que foi doação atirar com a balas dos outros é muito bom e o mais recente pegaram mais dinheiro pra pagarem as férias dos meninos que tiram férias quantas mesmo por ano?

  3. Estes senhores esquecem que, independente do que eles pensem, o dinheiro é do povo que delega ao poder executivo a escolha de onde e como aplicar. quero lembra, a esses ¨senhores¨ e principalmente ao José Dias, que falou não existir sobras nos poderes, que se não existem, as tais sobras, qual o problemas em devolve-las? Acreditar em duende não é para as crianças dos dias atuais.

    1. Os políticos , no mínimo , não tem coerência. Vejam declarações do mesmo Deputado José Dias e de outros Deputados e Deputadas durante o governo de Robinson Farias. É impressionante como esse povo muda de opinião ao sabor do vento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo do Estado se reúne com fornecedores e vai detalhar dividas do estado e revogar resolução do “calote”

Governo e fornecedores se reuniram nesta quarta-feira (10) pela primeira vez dentro do Comitê de Relacionamento com Fornecedores (Coref). Na ocasião, o Governo do Estado se comprometeu a revogar a Resolução nº 02/2019 do Comitê de Gestão e Eficiência, mantendo, entretanto, a orientação de quebra de ordem cronológica dos pagamentos até posterior deliberação do comitê. Além disso, também será traçado um perfil detalhado da dívida do Estado com seus fornecedores de bens e serviços para apresentar na próxima reunião.

         Criado pelo Governo do Estado, o objetivo do Comitê é discutir políticas públicas que visem garantir a valorização das empresas e gerenciar as relações contratuais com fornecedores. O comitê tem função que vai além da discussão das dívidas com fornecedores, mas de todas as questões que envolvem o relacionamento Governo-Fornecedor.

         Na reunião, a governadora Fátima Bezerra reforçou seu compromisso de honrar o pagamento com servidores e fornecedores ressaltando a necessidade de manutenção do diálogo e construção de consensos com todos os setores da sociedade.

         Participaram da primeira reunião, a governadora Fátima Bezerra, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, os secretário Aldemir Freire (Planejamento), Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Pedro Lopes (Controladoria), Virgínia Ferreira (Administração) e o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, representantes da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Agricultura (Faern), Federação das Associações Comerciais do RN (Facern) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

Opinião dos leitores

  1. Ai sim……..
    É GOPI, É GOPI, É GOPIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após ameaça de Covas, aliados de Aécio falam em tribunal de exceção no PSDB

Depois de o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), ameaçar deixar o PSDB caso o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) não seja expulso, aliados do parlamentar mineiro dizem que a ala paulista da sigla tenta instalar o que chamam “tribunal de exceção”.

Os tucanos mais próximos a Aécio defendem que o partido respeite o “direito de defesa” do deputado no conselho de ética da sigla e pregam o que chamam de “enfrentamento e resistência” do mineiro.

A coluna Mônica Bergamo revelou nesta quarta (10) que Bruno Covas passou a defender a expulsão de Aécio por causa das acusações de corrupção que pesam contra ele. O prefeito chegou a dizer que o PSDB terá que optar: “Ou eu ou ele”.

“Espero que o bom senso prevaleça e que todo e qualquer membro do partido que porventura venha a ser objeto de questionamento ético tenha respeitado seu direito de defesa no conselho de ética do partido”, disse à Folha o deputado Paulo Abi-Ackel, que preside o diretório estadual do PSDB em Minas Gerais.

“A presunção de inocência é uma conquista do Estado democrático de Direito e no PSDB essa regra não será diferente”, afirmou Abi-Ackel.

Procurado, Aécio não quis comentar as declarações do correligionário nem o pedido de expulsão.

Em maio, em sua convenção nacional, o PSDB aprovou um novo código de ética e disciplina para os filiados. De acordo com o texto, um integrante só pode ser expulso depois de encerrado todo o rito no conselho de ética.

No último dia 4, o diretório municipal do PSDB de São Paulo elaborou uma moção pedindo a expulsão do deputado do partido.

Após a declaração de Covas, aliados de Aécio procuraram o presidente nacional do partido, Bruno Araújo (PE). De acordo com os relatos feitos à Folha, o dirigente tucano indicou que seguirá o regimento interno e estaria trabalhando para tentar conter a rebelião da ala paulista.

Em nota divulgada no Twitter do PSDB, Araújo repetiu o que disse aos correligionários.

“Eventuais representações contra quaisquer filiados do PSDB seguirão a tramitação prevista no código de ética recentemente aprovado por unanimidade em convenção partidária. Sempre obedecendo todas as garantias processuais, respeitando o devido contraditório, e ao princípio da ampla defesa”, afirmou.

Os integrantes do conselho de ética tucano foram eleitos em maio, mas, por questões burocráticas, o colegiado ainda não foi instalado. Ele será comandado pelo ex-vice-governador do Espírito Santo Cesar Colnago, que tem demonstrado disposição de seguir todos os passos do processo interno.

Em São Paulo, a declaração do prefeito Covas deu gás a um movimento dos tucanos paulistas contra Aécio.

“Ou ele ou nós. Não podemos abrir mão da bandeira da moralização sempre defendida pelo PSDB”, disse à Folha Geraldo Malta, coordenador do grupo evangélico do partido.

Preocupados com a eleição para a prefeitura da capital paulista no ano que vem, aliados de Covas —que tentará a recondução ao cargo— estão articulando atos contra o mineiro em São Paulo para reafirmar o discurso de que, se Aécio não sair, haverá uma debandada no partido.

A afirmação de Covas foi feita na manhã desta quarta, quando o prefeito acompanhava o governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia (DEM), em uma entrega de trens da CPTM no Brás, no centro da capital. O governador João Doria (PSDB) está em viagem a Londres.

No meio da cerimônia, os jornalistas questionaram Covas sobre o fato de o diretório do PSDB em Belo Horizonte defender a permanência de Aécio, em resposta ao fato de o paulistano sugerir sua expulsão.

“Já [me] manifestei diversas vezes no sentido da expulsão do deputado Aécio Neves do partido”, afirmou Covas. “Recentemente, o diretório municipal aqui da capital [São Paulo] também enviou ofício à direção nacional do partido, solicitando que fosse aberto um processo dentro do conselho de ética do PSDB. E, se o diretório do PSDB de Belo Horizonte quer a minha expulsão, essa é uma boa decisão, então, que fica agora para o PSDB nacional: ou eu ou Aécio Neves no partido”, seguiu o prefeito.

“É um ou outro?”, perguntaram os jornalistas. “É um ou outro. É incompatível”, finalizou Covas.​

FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aprovação da Reforma da Previdência foi 7 a 1 na esquerda

Não foi uma vitória política do governo, que pode vir a se beneficiar dessa e doutras mudanças que devem ocorrer na economia, caso Jair Bolsonaro não desarranje o país com seus desvarios.

Foi uma imensa derrota da oposição de esquerda, isolada não apenas no plenário da Câmara, de resto quase inteiramente favorável à reforma da Previdência, uma avalanche de 379 votos a 131; 510 dos 513 deputados votaram.

A oposição não teve voz na rua ou na política partidária. Não teve voz na reforma, pois se retirou para trincheiras perdidas nas montanhas do atraso. Não se prepara para outras avalanches de mudanças que devem revirar a ordem socioeconômica do país. Não faz mais do que esperar talvez uma revolta espontânea da população, pois, até ou quando funcionar o programa de reformas liberais, o país atravessará ainda um deserto de crescimento e precariedade.

Foi uma imensa vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara e líder do coletivo do miolão do Câmara que aprovou a reforma. Esse líder da direita moderada, de um partido quase extinto no final dos anos petistas, acabou por ocupar quase todo o espaço político-parlamentar que não foi calcinado pela extrema direita.

Maia e o coletivo de líderes do miolão do Congresso acabaram por criar um arranjo talvez provisório, este semestre de “parlamentarismo branco” que aprovou a reforma previdenciária e conteve avanços piores do bolsonarismo. Em discurso no encerramento da votação da reforma, reafirmou seu programa, por assim dizer.

Criticou privilégios do serviço público e as centenas de bilhões de reais de renúncia fiscal que abatem impostos do setor privado.

Criticou quem acha possível, agora, reduzir a carga tributária. Disse que o programa da Câmara do “parlamentarismo branco” é aprovar a reforma das despesas com servidores e das carreiras de Estado, além da reforma tributária.

Disse ainda que o “protagonismo” do Congresso, avariado nos últimos 30 anos (segundo o deputado), vai continuar, “sem tirar prerrogativas” do presidente, um outro modo de dizer que sim, o presidente será podado, nos limites legais.

No meio do discurso, Maia falou algumas vezes de “desigualdade” e “pobreza”, assuntos de que o governo de Jair Bolsonaro não se ocupa nem por homenagem à hipocrisia. Obviamente, Maia não será o líder da reforma social, mas quem se ocupa de política deveria notar o contraponto. É neste universo, entre o miolão do Congresso e Bolsonaro, entre direita e extrema direita, que se joga o jogo da política brasileira.

Quase não houve rua; não havia ninguém no entorno do Congresso. Não houve movimento considerável de oposição de esquerda, mesmo que 44% dos eleitores ainda resistissem à reforma, segundo o Datafolha. A esquerda, por falta de força, meios, competência, ideias e imaginação retrancou-se no conservantismo, a tentativa obtusa de preservar uma situação falida também do ponto de vista de interesses populares.

esquerda não tem um programa de reformas progressistas. Pior ainda, mal entende a crise econômica estrutural do Brasil ou é capaz de ter o que dizer aos que vão caindo pelo caminho ou vão sofrer na transição.

As reformas econômicas vão passando e outras mudanças de fundo na economia estão acontecendo. É provável que tenham efeito positivo no crescimento daqui a dois anos. Talvez então seja tarde demais para a esquerda acordar, mesmo da perspectiva do mais mesquinho pragmatismo político.

Vinicius Torres Freire / FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

  1. Foi uma vitoria do governo, sim! Foi uma vitoria do povo que foi as ruas. Foi uma vitória da democracia. Foi uma Vitória do novo Brasil que se inicia. Foi uma Vitória de todos que estão a favor do Brasil. Rodrigo Maia entendeu que o povo está de olho nos políticos que legislam em causa própria ou a favor do povo. Rodrigo Maia está de olho na presidência da República por isso resolveu abraçar a causa e se apropriar de sua paternidade.

  2. É verdade foi de goleada e olha que foi só com os reservas, imaginem quando jogarem com todos os titulares. Brasil de Bolso, Moro, Generais, Ministros 7 x 1 brasil da corrupção, do desvio, da facilidade, das invasões, de tudo quanto não presta, de lulalá, alibabá e sua turma.
    O próximo encontro vai ser de goleada.

  3. Pronto… A Reforma virou sinônimo de jogo futebolístico, reduzindo a lógica real por trás dessa Emenda a um mero conflito ideológico, tolo, que beneficia politicagem de baixo calão e mau caráter.

  4. Essa maldita reforma é igual a reforma trabalhista, cadê os milhões de empregos, eu estou vendo é quinze milhões de desempregados, esses babacas que comemoram hoje amanhã vai está chorando.

    1. Desde o advento da reforma, o saldo é positivo. Só que essa reforma é UM dos fatores para destravar a economia.

  5. Não a vitória não foi do presidente nem do Paulo Guedes. Criem vergonha na cara. Dizer que a reforma foi vitória do Rodrigo Maia.
    A vitória foi de Bolsonaro apoiado pelo povo nas ruas.

  6. Uma pergunta só . Sou a favor a necessidade da reforma .agora só um ponto questiono . Um trabalhador que hoje tem 54 anos lá na frente perde o trabalho com 60 vai arrumar outro ??

  7. "Aprovação da Reforma da Previdência foi 7 a 1 na esquerda". Isso é que é manchete de alguém que faz imprensa (ou, melhor, pensa que faz) de forma imparcial? Mostrou sua verdadeira face. Vergonhoso…

  8. Antes de comemorar a reforma da previdência, verifique como vai ficar a sua situação talvez ao invés de rir você chore .

  9. O Brasil foi o grande Vitorioso! Verdadeiramente, a grande maioria da Câmara dos Deputados demonstrou no voto e na prática: BRASIL ACIMA DE TUDO!

  10. Pela primeira vez pensaram no país, apesar do toma lá dá cá. Pois se sentiram acuados pela população, apesar de amarga, esta reforma era mais que necessária, pois daqui a 3 a 5 anos, os atuais aposentados ficariam sem salários. É a bosta dessa oposição mostrou mais do que nunca, que querem que o país se exploda! Ou seja, apostam no quanto pior melhor, é os comedores de capim continuam cegos…

  11. Vitória de um congresso responsável e honesto, se recusasse as liberações das emendas, assim, só fortalece a teoria de Bolsonaro, que são uns canalhas, só funciona no toma lá dá cá. Portanto, temos que extinguir esse canalhas, membros do congresso, não vote nos congressistas que estão aí.

    1. Congresso "Responsável e honesto"?! Kkkkkkkkkkk Rindo até 2022…

    2. Foi a DERROTA do trabalhador como um todo e a VITÓRIA dos bancos e das grandes empresas que continuarão com seus lucros aviltantes e o sacrifício da conta pesando, como sempre, nas costas de NÓS meros pagadores de impostos. E a distribuição de emendas parlamentares e outros agrados aos deputados mostra claramente que NÃO foi dessa vez que a MAMATA acabou! E se você, pobre como eu, está comemorando essa reforma ,PARABÉNS, você é um TROUXA mesmo. Adeus a aposentadoria integral…..VIVA AOS BANCOS!

    3. "Vitória de um congresso responsável e honesto…….". Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Os "privilégios" de muita gente continuam , firmes e fortes.

    4. Bora lembrar que a liberação das emendas passou a ser impositiva. O Executivo, dentro de um mesmo exercício fiscal, não tem muito o que fazer. No máximo adiantar em alguns meses algo que tem que sair no ano. Não foi essa a derrota que impuseram a Bolsonaro, dizendo que ele não tem articulação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Antes da votação, bolsa renovou recorde e dólar caiu a R$ 3,75

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta quarta-feira (10), renovando pontuação recorde de fechamento, com as atenções voltadas para o plenário da Câmara dos Deputados e a aposta de aprovação do texto-base da reforma da Previdência, que se consolidou por 371 votos favoráveis.

O Ibovespa subiu 1,23%, aos 105.817 pontos. Na máxima do dia, chegou a 106.650 pontos – novo recorde histórico intradia. Veja mais cotações.

O dólar fechou em queda, no patamar de R$ 3,75, também à espera da aprovação da reforma da Previdência. Os índices de ações nos EUA bateram recordes, também repercutindo as expectativas por cortes de juros pelo Fed.

G1

Opinião dos leitores

  1. Um dos problemas do Brasileiro é esse fica se comparando com País de 1° mundo…
    Essa comparação não casa, O que eu mais ouço é o empresariado falando que ser empregado é melhor do que ser empregador, isso é conversa! Não conheço um empresario que quer virar empregado / assalariado.

    1. Depende do salário, né? Há empresas e empresas, empregados e empregados. Agora se for para entregar todo o lucro para impostos e ssslários, é melhor fechar as portas, trabalhar sem empregados,, trabalhar para alguém ou estudar para virar burocrata.

  2. Quem gera emprego é a empresa e não o contrário. Um corpo funcional competente, dedicado, engrandece todos: patrão e empregado.

  3. Definição boa.
    "Você não Morrerá aposentado.
    Você morrerá desempregado.
    Porque ninguém contrata idoso."

  4. Mercado financeiro está em festa com alta atrás de alta na bolsa, por certo morrendo preocupação com quem ganha pouco.

  5. Por que Será que os empresários estao fazendo isso?
    Será porque estão lutando pra melhorar a vida dos trabalhadores?

    1. A Bolsa sobe quando antevê que as empresas quotadas vão vender mais. Significa que o padrão de consumo. das pessoas aponta para uma melhora. O dólar tende a cair se houver sinais que vai entrar um maior volume da divisa. E ele entra aqui tanto para investimento em empreendimento, como para comprar ações, títulos públicos, futuros… Algo extremamente salutar.

    2. Empresas não precisam priorizam os seus emptegados. Precisam priorizam os seus consumidores.. Mas todo o mundo têm mais vendedores de produtos e serviços do que de patroes…. Entendeu?

    3. O país precisa ter um mercado forte, com empresas atuando a todo vapor, só assim se gera emprego e forma empresário fortes, quem é inteligente, preparado e engajado, ganha os melhores salários; quem adicionar o fator arriscar e foco, torna-se empresário; o importante é dá condições pras empresas se sustentarem, daí, além de empregos e empresários, geram impostos, que se bem administrado e gerido, sem corrupção, reverterá em excelentes serviços públicos. Não existe outro caminho pra o sucesso do país. Exemplos dos EUA, china, Canadá, Europa, ou seguimos o exemplo de Cuba, Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Coreia do norte, ditaduras africanas…dirigidos pela visão dos cumpanêros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aprovação da reforma sacramenta consecutivas derrotas da agenda política da esquerda

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Se vários atores da centro-direita poderão reivindicar os louros pela aprovação de forma esmagadora em primeiro turno da reforma da Previdência, Jair Bolsonaro (PSL) e Rodrigo Maia (DEM) à frente, caberá à esquerda o papel de principal derrotada no conflituoso processo.

É claro que o texto ainda pode ser bastante mexido, com propostas inclusive do conflituoso partido do presidente, e o parlamentarismo branco que se insinua mais forte é um problema sério para Bolsonaro. Mas, ao fim do dia, ele estava no campo dos vitoriosos.

A aprovação é uma espécie de terceiro turno perdido para o campo liderado pelo PT. Como nas ocasiões anteriores, o fracasso poderia ensejar reflexões e modulações de discurso; até aqui, o que houve foi a repetição de padrões que não mais funcionam.

Recapitulando, o ocaso da esquerda brasileira teve pelo menos dois episódios centrais anteriores. O impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, após a debacle econômica promovida pela presidente e a saraivada da Lava Jato sobre o que sobrou do edifício ético petista, foi essencialmente desestabilizador.

Na sequência, o impacto eleitoral: em 2016, com a perda de bastiões importantes como a cidade de São Paulo no pleito municipal, e em 2018, com a ascensão de Bolsonaro (PSL) à Presidência. Tudo temperado pela prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, líder petista que arrastou toda a estratégia da esquerda para dentro de sua cela a partir do ano passado.

A agenda sempre foi regressiva. “Fora Temer”, “Eleição sem Lula é fraude”, “Ele não”, “Ele nunca”. Nada exatamente propositivo, o que se refletiu na derrota seguinte.

Uma vez instalado Bolsonaro e sua balbúrida governamental em janeiro deste ano, o Planalto viveu de uma única agenda estruturada: aprovar a reforma. A esquerda, entre perplexa e raivosa, não conseguiu fazer muito mais do que reagir com o fígado a cada agenda comportamental proposta pelo bolsonarismo.

Ao longo dos anos, e estavam aí os remendos aprovados por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula para provar, a Previdência era uma bem-sucedida cláusula pétrea no discurso esquerdista. Até hoje, mesmo quando economistas insuspeitos como Nelson Barbosa defendem a necessidade de abordar a questão, o tom geral é o do obscurantismo: “Não há rombo!”, “Taxem as heranças!” etc.

Algo sucedeu no debate público que a esquerda não percebeu, e não foi só a eleição de Bolsonaro. A percepção do problema previdenciário mudou. Em abril de 2017, quando estava para ser avaliada a bem mais dura socialmente reforma proposta por Michel Temer (MDB), 71% dos brasileiros eram contra a ideia, segundo o Datafolha.

O projeto agora é outro, mais diluído, mas parece bastante improvável que o brasileiro saiba isso em minúcias a ponto de mudar de opinião. Ainda assim, em abril deste ano a taxa dos contrários era de 51%. Três meses depois, agora, 44%, empatada tecnicamente com a aprovação agora de 47%.

A área de comunicação do governo dirá que foram eles que explicaram as vantagens do projeto atual. Os bolsonaristas dirão que foram as redes sociais e seu poder de convencimento. A esquerda, que foi um conluio da grande mídia.

Seja lá quem tiver a razão, o fato é que essa conscientização do abismo fiscal à frente em termos simples (vai faltar gaze no hospital etc.) parece ter colado e, assim, desanuviou o clima entre congressistas. Como se sabe, deputado morre de medo de matéria impopular, ainda mais com eleições municipais no ano que vem. Desta vez, e por enquanto, algo mudou. E a esquerda perdeu mais essa bandeira.

Com efeito, o real risco à aprovação não veio dela, que era voto minoritário contado. Veio do centrão, da massa amorfa de deputados que aproveitaram para tirar a casquinha de sempre. Não foi nada casual a liberação de oportunidade de verbas para emendas parlamentares antes do voto.

Bolsonaro pode lembrar que orçamento é impositivo, mas o ritmo de liberação é dele e foi usado com propósito claro, como candidamente admitiu seu ministro da Saúde.

Naturalmente, a esquerda pode sempre contar com um fenômeno análogo ao ocorrido na Rússia em 2018. Lá, o governo Vladimir Putin também alterou a idade mínima das aposentadorias, meio que na surdina, no começo da Copa do Mundo. Como Parlamento lá serve é um cartório do Kremlin, a lei passou sem grandes discussões.

Começaram os protestos, e a popularidade enorme de Putin, na casa dos 80%, caiu para grandes, mas desconfortáveis para padrões locais, 60%. Até hoje o presidente não se recuperou do tombo, ainda que tenha atenuado aspectos da reforma. Mas a comparação para por aqui, por questões históricas óbvias, contextos econômicos distintos e pelo grau de transparência do debate público.

Também é possível para PT e aliados torcerem por um engasgo maior na economia ou crises de outras naturezas, mas aí a matéria-prima é o imponderável.

À esquerda local restará juntar os cacos retóricos e tentar descobrir o que vender para o eleitor em 2020, que está na esquina. A acusação de que direitos foram usurpados, que pode até ter alguma ressonância apesar da ausência de contraponto propositivo, tende a cair na vala comum do “Foi golpe!”, “Lula livre!” e outras bandeiras desgastadas fora deste nicho específico.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkk, quem.perde é o povo abestalhado que votou no.ladrao.miliciano corrupto BANDIDO BOSTANARO, QUEM FOR VIVO VERA…O GOLPE CONTRA A POPULACAO ESTA SACRAMENTADO, POBRE, POBRE E FUDIDO ….RICO CADA VEXZ MAIS RICO…CORTA A CABECA DO LOUCO…E JOGA NO MAR

    1. Se tens "nojo de bosta", para de votar no MOLUSCO.
      Faz-me rir.

    2. Esse comentário é típico de quem é dependente das "maravilhas" do pt e corja esquerdista, aliás pela votação o "banho" mostrou, e eles tiveram que colocar o rabo entre as pernas, e lembrem´-se o mito já matou um de raiva outros seguirão o caminho.

  2. A Reforma é tão boa que todo mundo está lutando pra ficar fora: os militares, as polícias, o legislativo, o judiciário e o ministério público.
    Estranho esse povo dizer que essa reforma é boa e lutar pra não entrar nela.
    E os empresários comemorando?
    Será porque vai melhorar a vida dos trabalhadores?

    1. Deixa de mimimi senhora ou jovem. Tú deve ser funcionária pública com elevado salário e agora a conversa é outra.
      Sou Aposentado como médico do Rn e lambendo uma rapadura para pagar 14% para o Governo de FB.

    2. Isso devia ser fácil de perceber, mas a má fé prevalece. Se vir alguém defendendo muito pode ir atrás que a pessoa ganha algo com a desgraça alheia. Sou contra reforma? Não, mas essa aí quem teve força ficou de fora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Plenário analisa pedido de exclusão de professores da reforma da Previdência

O Plenário da Câmara dos Deputados começa a analisar os destaques apresentados à proposta da reforma da Previdência (PEC 6/19).

O primeiro deles, do PL, pede a aprovação de emenda do deputado Wellington Roberto (PL-PB) que exclui os professores das mudanças da reforma, mantendo as regras atuais para esses profissionais de educação infantil e ensino médio, no setor público ou privado.

Os destaques podem ser de emenda ou de texto. Para aprovar uma emenda, seus apoiadores precisam de 308 votos favoráveis. No caso do texto separado para votação à parte, aqueles que pretendem incluí-lo novamente na redação final da PEC é que precisam garantir esse quórum favorável ao trecho destacado.

Agência Câmara

Opinião dos leitores

  1. Viva a República Surrealista dos Trópicos! Aqui temos mais caciques do que índios, mais doutores do que técnicos, mais professores do que alunos! E nossos indicadores internacionais em educação, ó…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro: “O Brasil está cada vez mais próximo de entrar no caminho do emprego e da prosperidade”

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto-base da proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Jair Bolsonaro e o presidente aproveitou as redes sociais para parabenizar o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia.

Opinião dos leitores

    1. Se não quiser o caminho da prosperidade, junte uma caravana e se mudem pra Venezuela

    2. A Venezuela esta de portas abertas amigo pra você, um forte abraço

  1. Presidente, olhe para o Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural e da Cidadania do município de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Maioria da bancada potiguar vota favorável; Natália e Rafael votam contra

Foto: Andrea Marques/Câmara dos Deputados

A maioria da bancada potiguar na Câmara dos Deputados votou favorável à Reforma da Previdência nesta quarta-feira (10), votaram contra apenas os parlamentares que fazem oposição ao Governo Federal.

Votaram sim os deputados Benes Leocádio, Beto Rosado, Fábio Faria, João Maia e Walter Alves. Votaram contra apenas os deputados Rafael Motta e Natália Bonavides.

O deputado federal General Girão não participou da sessão porque se encontra hospitalizado, se recuperando de um procedimento cirúrgico, mas também seria um voto favorável à matéria.

Opinião dos leitores

  1. É uma pena que o Brasil e principalmente nosso RN ainda tenha politicos no nível e mentalidade de Natalie Benevides e Rafael Motta.

  2. o que esperar dessas figuras que votam contra, por ordem superior de seus partidos . simplesmente não pensam no Brasil e sim num bandido livre. até quando essa esquerda vai acordar e vê que o bandido Lula está preso por ter sido condenado em dois processos e ainda vem mais condenações nos outros sete processos. essa bonavides é invasora de terra e o maior feito conhecido dela foi agredir um homem herói e reconhecido no nosso Estado como o Xerife. por ter sempre atuado a favor da sociedade e da Lei, vamos um dia mostrar a sociedade de bem que essa Bonavides é.

  3. A gente vê um cenário curioso nos comentários desse blog "imparcial" ;pagadores de boleto aplaudindo sem conhecimento algum a reforma da previdência do Paulo guedes, em parte, simplesmente porque acham que ela representa a derrota da esquerda. IDIOTAS,os deputados da esquerda não serão afetados por ela, mas NÓS sim não teremos mais como nos aposentar e essa falácia de que a aprovação da reforma vai gerar empregos e crescimento é a mesma alardeada em 2016 com a famigerada flexibilização da CLT que criou absurdos como o trabalho intermitente e aumentou a terceirização de serviços que só ajudou a engordar os bolsos de gente do ramo, como o atual secretário da reforma da previdência do Paulo Guedes e antigo fantasma da assembléia legislativa e beneficiário da mafa do saco preto, um tal de Rogério….PARABÉNS mais uma vez, aos que comemoram sem saber o que os espera…….ah, os deputados federais do RN sempre votam contra o trabalhador, felizmente tivemos dois do nosso lado. Valeu Natália e Motta!??????

  4. Se fosse o mesmo tema, só que pelo PT, com certeza Bonavides teria votado a favor. Dá para entender?

  5. Natalia é café com leite. Mas extremamente lamentável a posição de Rafael Motta. Este voto será sempre uma mancha negra no seu mandato. Votou a favor da quebra e falência do país… Lastimável!

  6. Triste constatar que dois jovens adotem postura tão antidesenvolvimentista. Quanto a representante do petralhismo nada poderia se esperar; mas do deputado Rafael Motta é decepcionante sua postura. Faz oposição por oposição, sem considerar os interesses maiores do Brasil.

  7. Desde 2016 com o impeachment da Anta Dilma, à esquerda só desce a ladeira, só na chibata! Esses dois deputados representam à minoria, ou não?

  8. Esse boy não sabe oque é trabalhar e a BENEVIDES É TRABALHADORA SEM NUNCA TER TRABALHADO ?

  9. Triste com Rafael Mota um cara novo tendo um futuro grande na política ter esse tipo de posição num tema tão importante para o país e as futuras gerações.

    1. Voltam sim, pois o Brasil vai crescer, Beto tirou Mineiro e Rogerio Marinho vai tirar Bonavides. Brasil acima de tudo , Deus acima de tudo.

    2. Como podemos ser contra o nosso pais? Isso não é normal!

    3. Chora não bebe.seu ladrao preferido está na cadeia

    4. O que é bom para o PT é ruim para o Brasil. Sigam essa regra e o Brasil sairá dessa.
      Rafael traiu seus eleitores.
      Benavides vai ter procurar outro emprego.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reforma da Previdência é aprovada em 1º turno na Câmara com 379 votos; votação é maior que a esperada

O texto-base da reforma da Previdência é aprovada em 1º turno na Câmara com 379 favoráveis e 131 contrários. O placar superou com folga o mínimo exigido e até a expecativa do governo.

Para que a reforma da Previdência fosse aprovada, seriam necessários pelo menos 308 votos, ou 60% do total. Até o início da sessão de hoje, o Governo contabilizava cerca de 330 votos. O resultado superou com folga as expectativas.

O texto passará agora por uma por nova análise da Casa em segundo turno, o que pode acontecer ainda nesta semana. Após isso, segue para o Senado, que deve se debruçar sobre o tema a partir de agosto, na volta do recesso, com novas discussões nas comissões e novas votações em dois turnos pelo Plenário.

Opinião dos leitores

  1. quale a tua marcos não fode saco não fodeeeeee!!!! um lenço não uma penhaaaaaaa bem grossaaaaaa!!!!!! na tua boca seu viadoooooooo!!!!!!

  2. Estes senhores tão entusiasmados com a aprovação devem ser empresários muito ricos ou ruralista que vão dar um calote oficial e regulamentado nas dívidas do contrário poderíamos pensar que são retardados mentais, alienados ou mal amados visto que se já estiverem aposentados devem ter filhos, netos ou não e vivem em uma bolha.

    1. Agora estou tranquilo sei que meus filhos vao se aposentar
      A mamata acabou petralha

    2. Por que será que quem mais comemora a aprovação dessa perversa reforma são os empresários e o mercado? Por que será que a mídia, de modo geral, embarcou nos argumentos falsos do governo e defende com unhas e dentes a reforma? Há quem ache que é porque os capitalistas e empresários pensam no bem do povo. Com a aprovação da reforma a bolsa bateu recorde e o dólar teve queda significativa. Isso deve ser muito bom pra
      vida do pobre assalariado endividado que aplica fortunas na bolsa e sempre estar viajando ao exterior pra passear
      e fazer compras.

  3. Antes de comemorar a Reforma da Previdência, verifique como vai ficar tua situação. Talvez ao invés de rir, você chore.

    1. Chorando já estamos! Salários atrasados, um rombo absurdo no IPERN … E a governadora Bokus GD querendo fazer mágica no RN.

    2. Rapaz… O estado está devendo dois salários aos seus funcionários, do ano passado ainda.

    3. Esse é o mal da maioria dos brasileiros! So pensa em seu proprio beneficio!

  4. Bozo é o seu pastor e a aposentadoria nos faltará. Ele guiará a todos pelo vale das sombras e seus sequazes viverão em anos de abundância e $$$

    1. Vc eh muito inteligente mesmo viu! Talvez só precise estudar um pouco mais de matemática e contabilidade pública! Mas fique tranquilo, os estados estão de fora da reforma da previdência e o estado do RN nem atrasa salário devido ao déficit previdenciário né?! Veremos até que mês o governo de Fátima do PT, que eh contra a reforma da previdência, segura a folha salarial em dia…

    2. Quem é contra a previdência ou torce contra o Brasil ou espera algum cargo, torcendo pela volta da orcrim petista ao governo federal. A terceira opção, que é comer capim, eu nem vou mencionar…

    3. Torço pelo Brasil e pelos que labutam diariamente e que não tem presidência especial.

  5. Amanhã a bolsa pipoca e o dolar cai ainda mais. Chorem petralhas !!!
    O choro é livre, Lulla não!!!

    1. Você só tem esse vocabulário? Pense no melhor para o Brasil, não se prenda somente ao seu limitado vocabulário. Um dicionário vai lhe cair bem.

    2. O RN é um exemplo prático do caos previdenciário. Pior cego é aquele que não quer ver. A nossa gestora só sabe dizer Lula Livre. Acorda Marcos !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Porta-voz: Liberação de emendas é natural por conta do orçamento impositivo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, voltou a defender a liberação de mais de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares na semana de votação da reforma da Previdência na Câmara. Para o porta-voz, “a liberação de emendas é uma prática prevista, transparente e corriqueira na relação entre o Legislativo e o Executivo”.

Segundo Rêgo Barros, o presidente Jair Bolsonaro reiterou que a “liberação (de emendas) é natural por conta do orçamento impositivo”. O porta-voz também alegou que Bolsonaro defende uma gestão descentralizada e que a liberação de emendas é uma ferramenta orçamentária para ajudar as comunidades mais necessitadas.

Com a proximidade da votação da reforma no plenário da Câmara, o governo abriu mais uma vez os cofres e liberou R$ 171,916 milhões em emendas parlamentares para a saúde. A liberação foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira, 10.

Com isso, subiu para R$ 1,34 bilhão o montante autorizado pelo governo para gastos com recursos de emendas parlamentares desde o início desta semana, em que o governo trabalha para garantir os votos para a aprovação da reforma previdenciária. O valor corresponde a 1,03% do total do orçamento da saúde para o ano, de R$ 130 bilhões.

Ontem, Jair Bolsonaro disse que a liberação de emendas tem sido feita “à luz da Legislação”. “Tenho 28 anos de Parlamento, tudo o que é liberado está no orçamento. Então, eu gostaria de liberar tudo o que está no orçamento. E quando acontece uma situação com essa é normal, no meu entender. Nada foi inventado, não tem mala, não tem conversa escondidinha em lugar nenhum, é tudo à luz da legislação. É isso que deve estar acontecendo”, afirmou.

Questionado se a prática poderia ser uma reprodução da chamada “velha política”, Bolsonaro negou. “Velha política é dar aquilo que vocês sabem que se dava no passado. Não quero falar em velha política, temos uma política no momento, que o Parlamento entende também como sendo a mais justa. Estamos no mesmo barco. Nós e o Legislativo queremos o bem do Brasil”, declarou.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Gol e Latam arrematam direitos de voo da Avianca em leilão; 2 lotes ficam encalhados

O leilão de ativos da Avianca terminou com três lotes arrematados pela Gol, dois pela Latam e outros dois encalhados. A venda dos ativos somou R$ 174 milhões.

Em recuperação judicial, a Avianca colocou os ativos sob disputa nesta quarta-feira (10), incluindo os direitos de pousos e decolagens (“slots”), mesmo após a Justiça ter autorizado a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a redistribuí-los entre outras companhias aéreas.

O certame era considerado essencial para que a companhia levantasse os recursos necessários para evitar a falência. O resultado, porém, pode vir a ser contestado no futuro porque existem questionamentos judiciais sobre a legalidade de a empresa incluir os slots entre os ativos leiloados ainda em andamento. O pagamento das ofertas realizadas está condicionado ao reconhecimento do leilão pela Justiça.

Apenas Gol e Latam participaram do leilão. A Azul também estava habilitada, mas não compareceu “por não acreditar na legitimidade do processo”, disse em nota. A companhia também afirmou que a disputa por ativos não estimulou a participação de concorrentes e disse ter “confiança de que os órgãos reguladores brasileiros trarão uma solução que estimule a maior competitividade no setor.”

O que não foi vendido terá de ser discutido novamente entre credores e a empresa.

A companhia diluiu seu patrimônio entre 7 Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), que foram leiloados em lotes. Veja quem arrematou o que:

Lote 1

Ativos: UPI A (20 slots em GRU, 12 em SDU e 18 em CGH)
Lance mínimo: US$ 70 milhões
Vencedor: Gol
Valor de arremate: US$ 70 milhões

Lote 2

Ativos: UPI B (26 slots em GRU, 8 em SDU e 13 em CGH)
Lance mínimo: US$ 70 milhões
Vencedor: Latam
Valor de arremate: US$ 70 milhões

Lote 3

Ativos: UPIs C (6 slots em GRU, 6 em SDU e 8 em CGH), D (6 slots em GRU, 4 em SDU e 4 e CGH) e E (6 slots em GRU, 4 em SDU e 9 em CGH).
Lance mínimo: US$ 70 milhões
Não teve interessados e foi desmembrado

Lote 4

Ativos: UPI C (6 slots em GRU, 6 em SDU e 8 em CGH)
Lance mínimo: US$ 10 mil
Vencedor: Latam (na repescagem)
Valor de arremate: US$ 10 mil

Lote 5

Ativos: UPI D (6 slots em GRU, 4 em SDU e 4 e CGH)
Lance mínimo: US$ 10 mil
Vencedor: Gol
Valor de arremate: US$ 10 mil

Lote 6

Ativos: UPI E (6 slots em GRU, 4 em SDU e 9 em CGH)
Lance mínimo: US$ 10 mil
Vencedor: Gol
Valor de arremate: US$ 7,30 milhões

Lote 7

Ativos: UPI F (23 slots em CGH)
Lance mínimo: US$ 10 mil
Valor de arremate: não teve interessados

Lote 8

Ativos: UPI programa de fidelidade Amigo
Lance mínimo: US$ 10 mil
Vencedor: não teve interessados

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Parcerias com banco chinês são discutidas pelo Governo

Foto: Sandro Menezes

Dando continuidade aos encontros com a missão chinesa, o Governo do Estado iniciou o processo de negociação com o Banco de Desenvolvimento da China (China Development Bank, CDB) para investimentos e parcerias no Rio Grande do Norte, com foco nas áreas de abastecimento de água e infraestrutura tecnológica.

A equipe do Governo, chefiada pela governadora Fátima Bezerra, e os executivos que trabalham no escritório do banco estatal chinês no Rio de Janeiro-RJ alinharam os primeiros passos para o trabalho em conjunto. “Estamos inaugurando uma nova história de cooperação com a China, envolvendo não só o Rio Grande do Norte, mas também o Nordeste”, destacou a governadora.

A reunião serviu para complementar o encontro realizado durante a manhã, onde o Governo apresentou as potencialidades econômicas a empresários e diplomatas chineses, pois o banco público trabalha com linhas de financiamento para investimentos que contem com a participação de empresas de seu país.

“Trabalhamos de forma similar ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e somos o maior banco de financiamento para o desenvolvimento no mundo, com foco na infraestrutura”, explicou Zhao Hao, gerente de projetos e negócios do CDB no Brasil, que esteve acompanhado dos executivos Chen Xi e Wa Guaiting.

Combinando os interesses demonstrados pelos investidores chineses na reunião anterior, as linhas de crédito do banco e as políticas de Estado, o Governo elencou como prioridade para parcerias a universalização do abastecimento de água, que custaria R$ 800 milhões, e a ampliação da Infovia Potiguar, levando acesso à internet de alta velocidade para o interior do estado.

A multinacional chinesa de telecomunicações Huawei, uma das maiores do mundo na sua área, esteve no encontro realizado na manhã de quarta-feira e demonstrou interesse em investir na Infovia. “A prioridade para nós hoje são esses projetos na área de água e de tecnologia, que já estão em curso. São áreas que nos interessam muito, inclusive por meio de parcerias público-privadas”, completou Fátima Bezerra.

De acordo com os representantes do CDB, o investimento na ampliação do sistema de abastecimento de água poderia ser feito diretamente com financiamento para a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), o que será discutido diretamente entre a diretoria da companhia na manhã desta quinta-feira (11), os executivos do banco e o grupo chinês CGD.

O Governo ainda firmou o compromisso de apresentar, em breve, ao banco chinês um portfólio de projetos em áreas como mineração, energias renováveis, transporte urbano, ferrovias e infraestrutura portuária, com objetivo de atrair investimentos do país asiático. O banco abriu a possibilidade de parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN) para a captação de informações sobre os projetos.

Plano Mansueto

Os representantes do CDB pretendem abrir linhas de crédito diretamente para os entes públicos. Assim, o Governo do Estado e o banco chinês iniciaram também as conversas para eventuais empréstimos seguindo o modelo que será oficializado pelo Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF) – o Plano Mansueto.

O plano proposto pelo Governo Federal e que está em discussão no Congresso Nacional dará garantias de financiamento para os estados que resolverem tomar as medidas para o equilíbrio fiscal.

A equipe econômica do Governo já iniciou os estudos e levantou parte da documentação para a pré-adesão ao plano federal, além de ter encaminhado para a Assembleia Legislativa o projeto de criação do teto de gastos públicos, que é uma das exigências do Plano Mansueto.

Toda a ação da gestão estadual nesta área, além de uma apresentação explicativa sobre o Plano Mansueto, será encaminhada para o escritório do CDB no Rio de Janeiro junto com a lista de projetos potenciais, para subsidiar as negociações subseqüentes.

CDB

O Banco de Desenvolvimento da China foi criado pelo governo chinês em 1994 e atua de forma similar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Atualmente, a instituição chinesa tem uma linha de crédito de 50 bilhões de dólares aberta no Brasil, com projetos na área de petróleo e gás, mineração, energia, agricultura e comunicação.

O CDB está sob a responsabilidade do Conselho de Estado da República Popular da China e seu presidente tem status de ministro de Estado.

Na última década o banco financiou mais de 4 mil projetos envolvendo infraestrutura (estradas, ferrovias, energia), comunicações, indústria primária e desenvolvimento urbano e regional. O banco tem apenas dez escritórios no exterior, sendo um deles no Rio de Janeiro-RJ.

Opinião dos leitores

  1. Como que um POVO SÉRIO E MILENAR como os CHINESES estão dando assunto para uma MUIE DO GOPI que só fala em ladrao Lula livre???? será que esses chineses estão de olhos fechados!?? essa é a trabalhadora que NUNCA TRABALHOU e professora que NUNCA LESIONOU ?

    1. Tai o fruto que causou. A professora nunca LECIONOU gerando analfabetos como você. LESIONOU vem de LESÃO. Entendeu Lesado?

    2. Calote à vista, esses Chineses que tenham muito cuidado com essa gente especializada em mentiras e dissimulação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

José Serra sobre portaria de Paulo Guedes: “Mal feita, entreguista e vagabunda”

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

“Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, parlamentares criticaram uma portaria do Ministério da Economia que estabelece regras para redução temporária da alíquota do imposto de importação para bens de capital e de informática, derrubando de 14% para 0%. Na sessão, foram ouvidos representantes do setor brasileiro da indústria.

O CAE irá apresentar um projeto de decreto legislativo para derrubar a portaria que reduz o imposto de importação.  “Nunca vi uma medida tão mal feita, entreguista e vagabunda”, disse o senador José Serra (PSDB-SP), primeiro a assinar o projeto, segundo publicação da Agência Senado. A meta é unir a proposta com uma semelhante da Câmara que a votação ocorra antes do recesso parlamentar de 18 de julho.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) engrossaram o coro. “Como um burocrata escreve uma portaria dessas sem conversar com os que estão produzindo?”, disse Orivisto.”

Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Nova campanha educativa de trânsito do Governo do RN é lançada e já é destaque em portais internacionais

A nova campanha educativa no trânsito do Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Detran-RN (Departamento de Trânsito), já está em diversas mídias do Rio Grande do Norte. O conceito “Não deixe o trânsito lhe transformar”, foi pensado, principalmente, para evidenciar que muitas infrações cometidas no trânsito não são realizadas por pessoas que têm por hábito fazê-las. Mas, sim, por pessoas que possuem responsabilidade em outras áreas de suas vidas.

A campanha foi apresentada à governadora Fátima Bezerra, o Diretor Geral do Detran, Octavio Santiago Filho, a secretária de Comunicação do Governo do RN, Maria da Guia Dantas, a promotora de justiça, Danielle Veras, a fundadora do Probec (Programa Brasileiro de Educação Cidadã),Lígia Limeira, pelos diretores da Executiva comunicação, Odemar Neto e Erick Gurgel.

A campanha já é destaque nos portais norte americanos Adeevee e Ads Of The Word ao divulgarem as peças. São veículos dos mais respeitadores veículos de comunicação e propaganda do mundo enfatizaram esta semana o diferencial da campanha criada pela agência de publicidade licitada do órgão, a Executiva comunicação, lançada em junho reforçando o objetivo de salvar vidas.
Para o Diretor Geral do Detran, Octavio Santiago Filho, a campanha tem importante papel social para reduzir cada vez mais os acidentes. “A publicidade das campanhas educativas reforça como é importante dirigir com prudência, evitando até penalizar vítimas dos condutores que respeitam às leis de trânsito. Nosso papel é envolver a sociedade para mostar como juntos podemos fazer a difrença por um trânsito melhor”, comenta.

“Foi criada uma nova marca que vai sintetizar – de forma positiva e agregadora – o quanto é importante respeitar as nossas Leis de Trânsito.Para o bem das nossas próprias vidas. Pela paz no trânsito.Seja nas peças eletrônicas, gráficas e digitais, vamos ter um forte conceito para amarrar toda a nossa campanha “guarda – chuva” 2019”, disse o diretor da Executiva , o publicitário Odemar Neto.

A nova marca foi criada para estampar e ganhar vida nas assinaturas dos comerciais de televisão e de rádio; nas peças gráficas e digitais como outdoors e banners para blogs; e até mesmo em adesivos que vão ser distribuídos aos condutores e motociclistas em todo o Rio Grande do Norte.
A promotora de justiça Danielle Veras, do Ministério Público do RN, aprovou a campanha. “A busca incessante de salvar vidas passa, com certeza, pela educação e conscientização da população quanto à obediência das regras de trânsito. Para tanto se faz necessário campanhas que trabalhem esse tema. A nova campanha do Detran, com o apoio do Projeto Vida no Trânsito, vem a transmitir essa mensagem, de Paz no trânsito, de forma bastante exitosa e impactante”, afirma.

A secretária de Comunicação do Estado, Maria Guia Dantas, reforça a importância. “Com ‘Não deixe o trânsito lhe transformar’ o Governo do Estado passa a mensagem de que, assim como na vida cotidiana, as pessoas precisam de mais tolerância e tranquilidade na direção, sob pena de se depararem com fatalidades, muitas delas evitáveis. Nós da Assecom sabemos do papel da comunicação neste contexto, sobretudo no sentido do esclarecimento e das sensibilização das pessoas em situações que podem custar vidas. Se a comunicação acertar podemos salvar essas vidas; se falhar, não existir ou for incorreta os danos materiais e pessoais podem ser incalculáveis”, disse.

Para os fundadores do Probec (Programa Brasileiro de Educação Cidadã), os juízes Lígia Limeira e Jarbas Bezerra, a campanha chegou em boa hora.

“No ano em que a Executiva comemora 16 anos de vitoriosa trajetória e, na condição de ente parceiro do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, vimos parabenizar pela brilhante campanha criada para o Detran/RN, intitulada ‘Não Deixe o Trânsito Mudar Você’. As peças publicitárias lançadas retratam a preocupante crise que vivenciamos nas relações pessoais, com grande repercussão no trânsito – vez que seus principais atores estão na condução de veículos -, valendo-se de elemento metafórico que demonstra a metamorfose entre o homem e a fera. Para além das palavras, pretendemos contribuir fortemente com o Governo no trabalho de educação no trânsito, com foco no combate aos acidentes, que ceifam vidas e futuros, traduzindo-se na maior causa mortis de jovens no país. Aliás, é esta a grande missão do Probec: fomentar a cidadania, único meio de resgatarmos o equilíbrio das relações humanas e, por via reflexa, consolidarmos a democracia brasileira”, contam.

No Hospital Walfredo Gurgel, por exemplo, há registro de uma redução de 12% no número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte em 2016 em relação ao ano de 2015. Em recente pesquisa, 93% da população do Estado aprova as campanhas e concorda que vem sendo determinante para redução de acidentes no trânsito.

Opinião dos leitores

  1. Ta mais com cara de campanha para pedestre, pois quem anda é o mesmo! Quem está de carro ou moto esta dirigindo ou pilotando!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide cobra do governo medida provisória para evitar fechamento de 43 núcleos de defensorias públicas no país

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (10), a senadora Zenaide Maia cobrou do governo uma solução para garantir a continuidade de 43 núcleos da Defensoria Pública da União, que correm o risco de serem fechadas em todo o país, deixando sem atendimento milhares de cidadãos que não têm dinheiro para pagar um advogado particular.

No mês passado, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória 872/2019, que ampliou o prazo para o pagamento de gratificações a servidores e empregados cedidos à Advocacia-Geral da União (AGU), garantindo, assim o funcionamento do órgão, que também sofre com a carência de servidores. Na ocasião, diversos senadores tentaram incluir no texto a solução para o problema da Defensoria Pública da União que, por não contar ainda com quadro ou carreira de servidores de apoio, funciona com grande parte de seu pessoal requisitado de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

Acontece que, pela legislação vigente, mais de 800 servidores – ou 63% dos funcionários cedidos – serão devolvidos aos órgãos de origem se nenhuma providência idêntica for adotada até o próximo dia 26.

Zenaide lembrou que, na época da aprovação da MP 872, a deputada governista Bia Kicis garantiu, em nome do governo, que seria apresentada, nos próximos dias, uma outra medida provisória, com o mesmo teor, para os defensores públicos da União. No entanto, até hoje essa medida provisória não foi editada pelo governo.

“Se nada fizermos, das 74 unidades da federação distribuídas por todo o país, 43, localizadas no interior, serão fechadas imediatamente, deixando sem atendimento milhares de cidadãos que dependem de defensores públicos para defenderem seus direitos judicialmente. Uma dessas unidades está localizada, inclusive, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde temos uma grande unidade prisional”, enfatizou a parlamentar.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso a população morrendo sem atendimento nos hospitais , falta de segurança …… Só Deus pra nós proteger e nos dar livramento. Enquanto isso preocupação com a bandidagem .

  2. Os defensores ficaram com a grana todinha e não sobrou nada p pagar funcionário. Aqui no RN vai acontecer a mesma coisa, pois os defensores estão comendo geral e não sobra nada para o restante dos barnabés.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *