Política

‘Se eu for eleito, o Brasil sai da ONU’, diz Bolsonaro após apoio a Lula

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), declarou neste sábado, 18, que o Brasil deixará a Organização das Nações Unidas (ONU) caso seja eleito presidente da República.

A afirmação foi feita em resposta à pergunta sobre como avaliava a recomendação do Conselho de Direitos Humanos da ONU de que o país permita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputar a eleição presidencial.

“Se eu for presidente eu saio da ONU. Não serve pra nada essa instituição”, afirmou Bolsonaro à imprensa, após cerimônia de formatura de cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em Resende, no sul fluminense.

“Sim, saio fora, não serve pra nada a ONU. É um local de reunião de comunistas e gente que não tem qualquer compromisso com a América do Sul pelo menos”, completou o candidato.

Veja

Opinião dos leitores

  1. muito bem meu presidente tem que tirar mesmo a ONU e um monte direitos humanos, e melhor jair se acostumando bolsonaro 2018

    1. Dequina, tu és um besta e ignorante. É engraçado pobre aplaudiam BolsoLIXO, vão se lascar mais. Kkkk

  2. É isso aí BOLSOMITO! Bota pra fuder no cú do abc. kkkkkkkkkk. Brasil precisa de um doido, os normais não prestaram.

  3. MEU DEUS…QUANTA IGNORÂNCIA ….ESSE LOUCO….DEBI LOIDE….TORTURADOR….PRECONCEITUOSO…MENTIROSO…SUGADOR DE DINHEIRO PÚBLICO…UM TREMENDO ZE NINGUÉM…TEU CAMINHO CADEIA OU HOSPÍCIO

    1. Louco ????? O que a ONU fez pelo Brasil????!
      A nao ser querer bagunçar e dinheiro

  4. Isso é alguma piada?
    Ou é teste pra comediante?
    Seria cômico se não fosse trágico.
    O despreparo desse cidadão só não é maior do que a cegueira dos que o seguem fanaticamente.

  5. E ainda tem idiota que acredita nesse imbecil como sendo a solução prá esse país…
    Um lunático, que nunca foi NADA na vida política nem tampouco social e quer ser presidente do Brasil.
    Será apenas um voto protesto, tal qual foi o Tiririca, com todo respeito ao comediante cearense tem mais cérebro que esse demente.

    1. Então eu sou um idiota
      BOLSONARO presidente
      E a Venezuela está de portas abertas esperando Jacil o Matheus Roberto Lúcio Medeiros o Junior e outros que a esquerda da sanduíche de mortadela e suco

    2. Waldemir, você é um ignorante e liso, tenho pena de seus situação, que já não é boa, se esse lixo ganhar. Mas entendo, você também é um ignorante e idiota. Abraço.

    3. Então é pra votar em quem se não Bolsonaro?
      * Marina cria do PT?
      *Ciro que anda mentindo com lorota de SPC. Tá com uma dor de cotovelo grande, o partido dos trambiqueiros não o apoia nesse primeiro turno.
      * O invasor de residência Bobolus?
      *Meirelles condidato de Temer?
      * O presidiário Lula da Silva?
      *Alkmin que fez acórdão com o centrão de eduardo Cunha?
      Quem?quem? é melhor que Bolsonaro?
      Me diga um que esteja pontuando nas pesquisas. Bora diga! Para de serem fãs de bandidos e aprendam a votar em prol do país. Ninguém é insubstituível, sempre vai haver um que faça melhor, isso vale pra tudo na vida, não só na política, o que precisa é de chances e mais nada.

  6. Acho que o Mito vai efetivar a URSAL do jeito dele hehehehe pois só a Coréia do Norte não faz parte da ONU, vamos nos coligar com eles hehehehe

  7. A ONU é a vulgo SUDENE nos tempos áureos, cabide de emprego, que só tem lugar quem tem viés ideológico, pagando em média 11 mil dólares de salário e que não fazem P nenhuma, e que se o Estado Islâmico durasse mais uns 2 anos virava membro permanente!

  8. Parabéns, isso mesmo , tudo que vc não concordar vc acaba, xinga,vende , destrói ,manda exterminar , dialogar pra que né ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Temer se irrita com Meirelles por não defendê-lo

Foto: Marcos Corrêa/PR

Michel Temer está irritado com Henrique Meirelles, o presidenciável do MDB. Alheio à sua própria radioatividade, Temer se queixa de que seu ex-ministro da Fazenda não o defende dos ataques dos outros candidatos ao Planalto. Reprovado por oito em cada dez brasileiros, o presidente cobra “lealdade” de Meirelles.

O mais provável é que a irritação de Temer aumente, pois Meirelles não parece entusiasmado com a ideia de encostar sua candidatura na impopularidade de Temer. Segundo o Datafolha, 92% do eleitorado declara que jamais votaria num candidato apoiado pelo atual inquilino do Planalto.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

HADDAD: O novo “poste” de Lula não terá vida fácil


POR RICARDO NOBLAT

Pesquisas telefônicas semanais funcionam como termômetro da receptividade dos candidatos pela fatia do eleitorado que começou a definir seu voto.

É o que registra a 12ª sondagem presidencial divulgada no final da semana pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) que ouviu mil pessoas em todo o país.

A seis semanas da eleição, confirma-se que de cada dez eleitores, seis continuam relutantes em sair de casa para votar ou dispostos a negar seu voto (anulando ou deixando-o em branco).

Por ora, eles dizem não se identificar com nenhum dos candidatos que estão por aí, ou seja, que representam o tipo de liderança que não desejariam mais ver na política.

Quatro em cada dez eleitores se dispuseram a indicar candidatos de sua preferência. Na resposta espontânea, Bolsonaro e Lula empatam, pouco abaixo da margem de 20%.

Os outros candidatos não chegam a cinco pontos percentuais das intenções de voto. Isso ocorre, vale lembrar, em um quinto do eleitorado, pois a ampla maioria afirma o desejo de não sair de casa, votar nulo ou em branco.

Quando estimulados a escolher um nome, em cenário sem Lula, obtém-se uma foto mais nítida das intenções eleitorais. Bolsonaro lidera isolado, com o dobro de possíveis votos de Marina e Alckmin, e Ciro – mais distante que os outros dois.

Para entender melhor, é preciso olhar o histórico dessa pesquisa em 12 semanas, a partir de maio.

Nele, Bolsonaro teve seu melhor momento em maio (25%), caiu e desde então se mantém estável abaixo dessa marca, dentro da margem de erro. O mesmo ocorre com Marina (12%). Alckmin avança, logo atrás, para o patamar de dois dígitos, e Ciro que alcançara esse nível, agora declina.

Fernando Haddad aparece muito distante, abaixo de Álvaro Dias e junto a Manuela D’Ávila e Henrique Meireles, o que apenas confirma o fato de que não é conhecido pelo eleitorado.

Isso porque, ao ser identificado como candidato de Lula, suas chances se multiplicam por quatro, e ele passa a ocupar a segunda posição no ranking, bem abaixo de Bolsonaro (que se mantém com o dobro), e com ligeira vantagem numérica em relação a Marina e Geraldo Alckmin.

Esse fragmento da pesquisa do Ipespe, certamente, diz mais sobre Lula do que sobre seu “poste”. Porque indica as limitações da capacidade de Lula em transferir votos. Na mitologia petista, ele seria capaz de repetir a eleição de um “poste”, como fez com Dilma em 2010 e 2014.

A sondagem do Ipespe sugere que não é bem assim: da cadeia em Curitiba, Lula consegue transferir cerca de 40% das suas intenções de voto para Haddad.

Já seria um grande feito político, mas, segundo a pesquisa, na ausência de Lula, a maior parte dos seus possíveis votos (60%) seria distribuída entre os demais candidatos. Os mais beneficiados: Ciro, Marina e – acreditem – Bolsonaro.

Outra sondagem eleitoral, essa para consumo interno da campanha de Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco e candidato à reeleição, reforça a ideia de que não será tão fácil assim para Lula transferir para Haddad a maioria dos seus votos.

Pernambuco é o Estado mais lulista do país. Ali, segundo a sondagem feita para Câmara e concluída na última quarta-feira, 81% dos eleitores ouvidos (sim, você leu certo: 81%) responderam quer votarão em Lula.

Quando informados que o candidato de Lula será Haddad, apenas 14% dos 81% disseram que votariam em Haddad. O resto informou que irá pensar a respeito ou que votará em outros nomes.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Tava pensando em votar no CIRO GOMES, mas depois que vi a possibilidade de HADDAD entrar na campanha posso considerar meu voto. Ele tem um currículo muito bom com gestor.

  2. O poste, o laranja, foi prefeito de São paulo e não se reelegeu, perdeu logo no primeiro turno, é muito fraquinho.

  3. Jabuticaba só existe no brasil.
    No Japão, corrupto se mata, na China é executado, na Alemanha é preso, e no Brasil, nosso grande Brasil, ele se candidata a presidente da republiqueta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

MEGA-SENA: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 27,5 milhões


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.070 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (18) no município de Coribe, na Bahia. O prêmio acumulou e deve pagar até R$ 27,5 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 05 – 26 – 27 – 34 – 42 – 48.

A quina teve 84 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 25.629,96. A quadra teve 5.654 apostas vencedoras; cada uma ganhará R$ 543,96.

Excepcionalmente, foram três concursos nesta semana, como parte da “Mega Semana dos Pais”: o primeiro foi na terça (14); o último foi no sábado (18).

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tião Couto percorre ruas e conversa com eleitores de Mossoró

O sábado foi de programação intensa e de interação com os eleitores para os integrantes da coligação Trabalho e Superação em Mossoró. Candidato a vice-governador na chapa majoritária ao lado de Robinson Faria (PSD) e Geraldo Melo (PSDB), Tião Couto (PR) e Jorge do Rosário (PR), que pleiteia uma vaga na Assembleia Legislativa, fizeram uma caminhada de duas horas, na manhã deste sábado (18), pelas ruas do Centro de Mossoró.

Por onde passaram, os dois candidatos receberam a aprovação do povo. Tião e Jorge percorreram as praças dos Correios, da Catedral, do Pax, Mercado Central e só encerrou na Praça dos Ônibus. Eles ouviram as opiniões dos eleitores, conversaram com comerciantes do bairro e receberam apoio da população. Muitos na rua acenaram, deixaram as atividades de lado e pararam veículos para cumprimentar o futuro vice-governador do RN.

Durante a caminhada, Tião Couto destacou a importância de ter no Rio Grande do Norte um governante que seja atuante, que consiga atrair investimentos para o estado, e que consiga dar atenção merecida a Mossoró. A proposta de Tião Couto, junto com Robinson, é criar uma vice-governadoria na região Oeste para atender os pleitos da cidade e municípios próximos.

O ápice da programação do sábado é a carreata da ‘Onda Azul’, que deve começar logo mais às 17h e só terminar depois das 19h. A carreata vai percorrer dois dos maiores bairros de Mossoró, Barrocas e Santo Antônio, que juntos somam quase 40 mil habitantes. A expectativa é reunir cerca de 200 veículos na carreata, apresentando as propostas dos dois candidatos para melhorar o Rio Grande do Norte.

Jorge do Rosário e Tião Couto integram a coligação Trabalho e Superação, que tem Robinson Faria como governador na chapa majoritária e Geraldo Melo (PSDB) como candidato a senador. A coligação é formada pela união das seguintes legendas: Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido da República (PR), Avante, Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Popular Socialista (PPS), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Brasileiros queimam acampamentos e agridem venezuelanos em Roraima

Refugiados venezuelanos foram agredidos na manhã deste sábado (18) por moradores da cidade de Pacaraima, em Roraima. Os brasileiros expulsaram pessoas que estavam acampadas e queimaram tendas e pertences usados pelos venezuelanos. O município está localizado na fronteira entre os dois países.

As autoridades locais informaram que o tumulto está relacionado a um assalto que teria sido conduzido por dois venezuelanos. Na noite de sexta-feira, o comerciante Raimundo Nonato de Oliveira, morador de Pacaraima, foi espancado durante um roubo. Ele foi transferido para um hospital em Boa Vista e está com quadro de saúde estável.

Brasileiros organizaram uma manifestação contra a entrada de venezuelanos no país, mas o protesto resultou em atos de violência contra os refugiados. Agressões físicas foram registradas e as tendas onde os estrangeiros estavam abrigados foram destruídas.

Veja

Opinião dos leitores

  1. E eu que pensava que o povo brasileiro era Cristão, pacífico e receptivo.
    Quem é intolerante?

    1. Assim foi um dia, hoje o brasileiro quer porte de arma, pena de morte é uma sociedade conservadora para criar uma nova raça ariana kkkkkk Eis que pode surgir a URSAL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Termo Ursal foi criado como brincadeira e agora alimenta teorias conspiratórias

O plano de unificar toda a América Latina sob um único estado socialista, a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina), não existe. Existem muitas iniciativas para a integração econômica da região, como a Alca e a Unasul, mas nenhuma delas implica que países integrantes tenham de abrir mão de suas soberanias ou aderir ao socialismo.

A sigla foi inventada pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa — no artigo “Os Companheiros”, publicado no site do filósofo Olavo de Carvalho, no dia 9 de dezembro em 2001 – como uma ironia para criticar um encontro do Foro de São Paulo, realizado à época em Havana.

O termo apareceu, novamente, no site do filósofo: era a reprodução de uma coluna do autor publicada no jornal Diário do Comércio, em 1º de maio de 2006.

Em seguida, surgiu o site “Dossiê Ursal”. De acordo com o Whois, a página foi criada em 9 de abril de 2015. Usa o provedor Dreamhost.com, que permite a ocultação do real proprietário do site nas consultas públicas. O Comprova entrou em contato com um homem que se apresenta em vídeos no Facebook como o criador do site e pediu, por mensagem, informações sobre o site e sobre a primeira menção à Ursal descoberta por ele. O internauta, porém, disse não conceder entrevistas sobre o assunto.

Menções à sigla se tornaram virais em 2018 após o primeiro debate com os candidatos à Presidência da República, transmitido pela TV Bandeirantes no dia 9 de agosto. Na ocasião, o Cabo Daciolo (Patriota) pediu para Ciro Gomes (PDT) falar sobre o Foro de São Paulo e sobre o “plano Ursal”. Ciro disse desconhecer este termo.

A socióloga relatou ter ficado perplexa ao ouvir a menção à Ursal no debate. “A Ursal foi uma brincadeira que virou uma teoria conspiratória”, disse, em entrevista por telefone ao Comprova. Ela confirmou que em 2001 usou o termo em um artigo sobre o Foro de São Paulo, uma entidade formada por partidos e movimentos de esquerda criada em 1990, e que reúne 113 membros de 26 países.

No texto, ela criticava a postura de Luiz Inácio Lula da Silva ao falar sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), proposta dos Estados Unidos para integrar as Américas em um bloco econômico, que não saiu do papel. “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (Ursal)?”, escreveu na época.

Maria Lúcia conta ter feito uma associação com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) para inventar a sigla, que já tem o tom de deboche no “republiquetas”. “Subliminarmente tinha uma ressonância com URSS. Eu inventei essa sigla como uma crítica paralela à União Soviética”, disse em entrevista. Ela conta que, após a publicação do artigo, chegou a receber e-mails que mencionavam a Ursal, mas que sempre tratou de explicar que ela havia inventado o termo e que essa associação não existia.

A professora nem acredita na possibilidade de haver um plano drástico de integração na América Latina. “Não há viabilidade de fazer isso, é uma utopia”, diz.

Para um razoável volume de usuários das redes sociais, a Ursal existe ou está em vias de sair do papel, graças a uma conspiração da esquerda. Vários formadores de opinião da direita — que acreditam na existência de um plano da esquerda de integração dos países da América Latina — divulgaram que a sigla Ursal pode ter sido inventada, mas que a ideia é real.

Um deles foi o próprio Olavo de Carvalho, que hospedou o artigo original de Maria Lúcia Victor Barbosa, e se manifestou no Facebook, pouco antes de ter sua conta temporariamente suspensa pela rede social. Nesta oportunidade, escreveu sobre a Ursal que o “termo é genérico”. Assim que voltou a postar, publicou novo texto afirmando a existência de um esquema comunista de integração continental. O youtuber Nando Moura, famoso por opiniões políticas, também se manifestou sobre o caso e recomendou que seguidores procurem ver um “fundo de verdade” nos alertas de Cabo Daciolo. O vídeo já foi visto mais de 620 mil vezes.

Governos de direita e de esquerda buscam integração há muito tempo na América Latina. As iniciativas que saíram do papel não passam nem perto de uma grande transição ao socialismo. Têm se resumido a parcerias econômicas, mercadológicas, para circulação de pessoas e mesmo para reafirmação de valores democráticos. As principais são o Mercado Comum do Sul (Mercosul), de 1991, o Protocolo de Ushuaia, de 1998, e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Já a Pátria Grande, mencionada por Cabo Daciolo no debate da Band, é um conceito que apareceu pela primeira vez no livro “La Patria Grande” (1922), do escritor e político argentino Manuel Ugarte, que reunia discursos favoráveis à unificação feitos em países americanos.

Projeto Comprova

A checagem foi publicada pelo Projeto Comprova. A verificação foi realizada por uma equipe de jornalistas do Gazeta Online, SBT, Gazeta do Povo E Jornal do Commercio. Outras três redações concordaram com a checagem, no processo conhecido como “crosscheck”: Estado, O Povo, Poder360 e UOL.

O Projeto Comprova é uma coalização de 24 veículos de mídia com o objetivo de combater a desinformação durante o período eleitoral. Você pode sugerir checagens por meio do número de WhatsApp (11) 97795-0022.

Opinião dos leitores

  1. O nome da tal organização pode até ser fake. Mas a estratégia de esquerdização coordenada da América Latina é algo confessado e documentado.

  2. Não se enganem, embora alguns países da América Latina ter perdido o domínio a ideia de ter uma "UNIDADE COMINISTA UM DOMÍNIO TOTAL DAS AMÉRICAS POR FORÇAS COMUNISTAS SEMPRE VAI EXIXSTIR". Não nos enganemos. ACORDA BRASIL!

  3. Faltou você encontrar uma materia afirmando que o Foro de Sao Paulo tambem é uma brincadeira. (Ironizando).
    O assunto não tem nada a ver com fake news se é esse o objetivo da materia.
    O Socialismo também foi uma invenção de brincadeira, ai teve gente que levou a serio colocou em pratica viu que não da certo e ainda tenta.

  4. algo me diz que de brincadeira isso não tem nada.
    o Foro de São paulo é brincadeira também?
    Pq na internet tem vários vídeos, inclusive com lula falando
    em reuniões.
    A esquerda está desesperada pq o plano deles está sendo divulgado.
    Só sendo muito trouxa pra votar na esquerda depois do que aconteceu na Venezuela.

  5. O brasileiro é um povo bem informado mesmo kkkkkkk. Em época de fake news o MBL e seus adeptos piram com tantas opções de informações desinformadas para iludir os adeptos, bolsominions e esquerdopatas também se iludem. Viva ao povo brasileiro!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice de Alckmin elogia Marina em debate e sugere tom coloquial a tucano

Vice na chapa do candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB), a senadora Ana Amélia (PP-RS) rasgou elogios à maneira como a candidata Marina Silva (Rede) atacou o candidato Jair Bolsonaro (PSL) no debate da RedeTV na noite desta sexta-feira, 17, em relação à diferença salarial entre homens e mulheres. “Foi o ponto alto do debate”, afirmou.

“Ela foi muito corajosa e fez na hora certa. Soube aproveitar, não buscou um subterfúgio e foi em cima do ponto, na questão de a mulher ter hoje uma inferioridade salarial em relação ao homem. Ela foi feliz na forma como fez e de maneira respeitosa”, disse a jornalistas a candidata a vice, depois de ter participado, com Alckmin, de ato de apoio realizado em São Paulo pelo PHN (Partido Humanitário Nacional).

Para Ana Amélia, a resposta de Marina mostrou que ela teve senso de oportunidade. “Na política, é preciso ter senso de oportunidade. A eficácia de dizer algo tem resultado melhor se for feito na hora certa. E ela fez com uma argumentação irrefutável, preciosa, indiscutível. Ela foi na lei e foi na bíblia”, afirmou. “Perturbou o Bolsonaro.”

Questionada sobre o que faltou a Alckmin para ser o destaque do debate, Ana Amélia disse que o tucano, se usasse um tom mais coloquial em suas falas, poderia ter um ganho em sua participação. “Mas ele trata as coisas com uma formalidade que, na visão dele, é o comportamento dele. Ele tem a preocupação de continuar sendo isso e não adianta querer mudar o jeito de ser de uma pessoa.”

Na visão da senadora, quem participa de um debate presidencial precisa se preocupar em traduzir assuntos áridos para a população, evitando termos abstratos. “Crise fiscal, por exemplo. Todos falaram disso ontem. Você acha que uma pessoa de um bairro mais afastado da cidade sabe o que é isso? Não sabe. Mas se o candidato diz: ‘Olha, você está gastando mais do que recebe de salário’, isso é crise fiscal”, disse.

Ana Amélia também deu o exemplo do IVA (Imposto de Valor Agregado), uma das propostas de Alckmin para simplificar a cobrança de tributos no País. “Falar de IVA é falar grego, até para quem é de classe média ou classe média alta.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. É melhor Jair se acostumando d. Ana, lá no seu Estado Rio grande do Sul estamos ganhando. Quem mandou entra numa barca furada?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após embate, Bolsonaro tenta minimizar ataque de Marina Silva

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, minimizou o embate que teve com a candidata Marina Silva (Rede) no debate desta sexta-feira, 17, na RedeTV. Ele negou que tenha sido grosseiro com a ex-senadora, que, insatisfeita com uma resposta de Bolsonaro sobre mulheres, criticou o posicionamento do deputado acerca da desigualdade salarial entre homens e mulheres.

“Eu acho que fui duro o suficiente, porque estava discutindo ali a questão do aborto e legalização da maconha. Ela não gostou porque perdeu praticamente o apoio de certos setores da sociedade que ela tinha e não tem mais”, disse Bolsonaro após cerimônia de formatura de cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em Resende, no sul fluminense. “Ela gritou comigo, me interrompeu, e eu a tratei com a maior cordialidade possível.”

No Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do candidato, reforçou o discurso de que o pai estaria no papel de vítima diante da concorrente. “Marina Silva deu passos nas direção (sic) de Bolsonaro com a intenção de intimidá-lo. Imagina se fosse o contrário?”, escreveu.

Questionado se havia preocupação de impopularidade entre o eleitorado feminino, Bolsonaro afirmou que há uma tentativa de rotulá-lo como contrário aos direitos das mulheres. “Estão tentando me jogar contra as mulheres, contra os negros, contra os gays. É essa tentativa o tempo todo de me rotular. Eu defendo a mulher para valer”, disse o candidato do PSL. Segundo a última pesquisa Ibope, 55% do eleitorado indeciso é feminino – e, dentro do eleitorado de Bolsonaro, há uma discrepância entre homens e mulheres.

O presidenciável argumentou que sempre há mulheres nos palanques de seus comícios e que defende a lei do feminicídio aliada à posse de armas de fogo para que elas possam se defender. Bolsonaro acrescentou ainda que “adora as mulheres” e, para exemplificar, citou sua paternidade. “Você duvida? Tenho cinco filhos”, brincou o candidato.

Após o debate desta sexta-feira, Marina disse que os concorrentes eleitorais costumam subestimar as mulheres e que é preciso se preocupar com a desigualdade salarial entre elas e os homens. “Há um desrespeito com a democracia, com a verdade ao dizer que não se precisa se preocupar porque já está resolvido na CLT. Não está resolvido.”

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Estadão, Folha de São Paulo, Veja, Yahoo, Uol, Globo, etc. Todos contra Bolsonaro porque ele vai quebrar o sistema podre, a mamata da impr NSA esquerdinhas caviar vai acabar!
    #émelhorajairseacostumando

  2. Bolsonaro presidente! Aceitem que dói menos… Podem querer derruba-lo, mas não irão conseguir. Fora esquerda lixo, monstros.

  3. Bolsonaro ficou completamente desorientado com a resposta da Marina. Ele é totalmente despreparado para um debate. Não sabe nada de economia, de direitos, D da Bíblia. Senti vergonha (alheia). Imagina esse coitado em um eventual segundo turno? Já se sabe que não adianta levar cola na mão. Tem que ser um ponto no ouvido. Por isso, acho que ele não fica entre os três primeiros colocados.

  4. A imprensa ama o Bolsonaro !!!
    Se continuarem insistindo que ele é desonesto, os petistas vão terminar votando nele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prende dois homens com skunk, LSD e ectasy

A Polícia Federal prendeu no início da tarde de hoje, 18/08, em Ponta Negra, Zona Sul da capital potiguar, dois homens acusados de tráfico de drogas. Com eles foram encontrados cerca de dois quilos e meio de skunk, 20 micropontos de LSD e 10 comprimidos de ecstasy.

A ação da PF teve início durante uma fiscalização de rotina realizada ainda no período da manhã no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. Os policiais inspecionavam os passageiros de um voo que teve origem em Manaus/AM e desconfiaram de um homem que desembarcou sem bagagem e apresentava comportamento suspeito. Sem saber que estava sendo observado, ele solicitou uma condução através de um aplicativo e, no momento em que deixou o aeroporto, passou a ser seguido.

Ao chegar nas imediações de um shopping em Ponta Negra, um outro homem já o aguardava estacionado em um carro branco. No momento em que eles se encontraram e a corrida estava sendo paga, os policiais fizeram a abordagem e, após uma rápida busca, encontraram sob as vestes do passageiro que havia desembarcado no aeroporto, uma cinta de esparadrapo na altura do estômago camuflando a droga, enquanto que no carro do homem que o esperava foi achada uma pistola Cal. 380 e munição, sem a devida documentação legal. Ele também estava de posse da droga sintética apreendida e de R$ 40 mil em espécie que foram encontrados na sua residência. No mesmo local a PF apreendeu ainda uma motocicleta e um veículo.

Os homens receberam voz de prisão e foram conduzidos para autuação da sede da Polícia Federal em Lagoa Nova, onde a droga foi retirada da cinta que a prendia ao corpo de um dos acusados e submetida aos exames periciais preliminares.

Indiciados nos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, os suspeitos permanecem custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça.

Esta foi a primeira apreensão de skunk que a Polícia Federal realizou este ano e que chegou via aeroporto Aluízio Alves.

Opinião dos leitores

  1. Muito duvidosa essa matéria!
    Não existe RX no setor d desembarque? Se passa um com a sinta cheia d entorpecente pode passar um caminhão carregado d droga

  2. Prender pra que????? Depois de alguns dias ou meses estão na rua novamente uma piada essa polícia de mentira !!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Decreto proíbe cobrança por cadeira de roda em viagem rodoviária

As cadeiras de rodas e outras formas de auxílio à mobilidade, como bengalas e muletas, estão livres dos limites de peso e tamanho em viagens rodoviárias interestaduais e internacionais.

Decreto assinado pelo presidente Michel Temer e publicado ontem (17) no Diário Oficial da União impede que esse tipo de equipamento seja alvo de cobranças adicionais ou restrições para serem levados no bagageiro de ônibus de viagem e similares. A nova regulamentação altera o Decreto 2.521 de 1998.

Segundo ressaltou o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegri, o texto parte do pressuposto que os equipamentos de mobilidade devem ser entendidos como parte integrante do corpo das pessoas com deficiência. “O cidadão tem que viajar sempre acompanhado daquilo que garante sua mobilidade, autonomia e independência, sem nenhum ônus”, ressaltou.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Centenas de pessoas são atendidas pelo Check-up Vascular em Natal

O sábado foi pra cuidar da saúde, pelo menos para aqueles que antes mesmo das 7h da manhã estavam na fila para o Check-up Vascular, promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular em parceria com a Farmoquímica – FQM, no shopping Via Direta, na zona Sul de Natal.

O serviço gratuito à população, por meio do atendimento individual, com informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento, atendeu mais de 750 pessoas. Centenas delas receberam orientação e encaminhamento para exames, para combater doenças vasculares. A procura foi grande e o atendimento ultrapassou às 16h, três horas a mais do que o previsto pela organização, que deu início ao atendimento às 8h e previa encerrar às 13h.

Para Maria Aparecida Santos, 61 anos, que mora na Zona Oeste da capital, o Check-up Vascular foi muito bom para orientá-la sobre dores que sente nas pernas. Atendida pela presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular no RN, Dra. Liana Berúcia, ela ficou sabendo que seu problema de circulação pode ser melhorado através de exames e medicamentos, e o melhor, não era nada grave.

O Check-up Vascular ofereceu uma estrutura montada na lateral do shopping, com atendimentos, onde os médicos fizeram uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas, além de orientarem o público através de palestras quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas.

O evento contou com a contribuição de cirurgiões vasculares, residentes da especialidade, acadêmicos e alunos ligados à SBACV-RN.

Opinião dos leitores

  1. ERRO DIGITE NOVAMENTE, TRÊS VEZES E NADA …………………………… VERGONHA É MEU COMENTÁRIO DUVIDO SAIR

  2. ESSE BLOG NÃO FUNCIONA A CAIXA DOS COMENTÁRIO JÁ FIZ PELA SEGUNDA VEZ , ATÉ NISSO NÓS VELHOS SOMOS ENGANADOS

  3. Bem que desejava ser avaliado, estou passando por problemas nas duas perdes, com exames de imagem em mãos e não consigo ser atendido pelos especialistas do SUS, isso também é VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS, se eu fosse ao menos vereador estava sendo atendido, isso é uma VERGONHA, estou em pleno gozo de votar e já seio como dar a resposta.

  4. Lamento não ter participado pois estou com problemas nas duas perdas, com exames nas mãos e não consigo ser atendido pela especialistas.
    Isso também é violência contra os idosos pois já estou nos meus 82 anos., bem quisera ser atendido

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Samu passa por renovação de frota e terá 32 novas ambulâncias

Foto: Demis Roussos

O SAMU 192 RN está passando por uma renovação da sua frota, o que dará mais qualidade ao Atendimento Móvel de Urgência no Rio Grande do Norte. Até o final do mês de agosto, 32 ambulâncias novas estarão atuando nos atendimentos.

São 14 viaturas locadas pela Sesap e 18 doadas pelo Ministério da Saúde (12 já no RN em atividade e seis que chegarão até o final do mês), que servirão a 24 municípios de várias regiões do estado, como Alto Oeste, Vale do Assu, Seridó, Agreste, Trairi e Mato Grande.

Neste sábado (18), as 14 novas unidades locadas pela Secretaria foram colocadas em plena atividade. Desse total, oito são de formato UTI e as demais com características de unidade básica.

Atualmente, a frota do SAMU possui um total de 39 ambulâncias, número que atende às exigências do Ministério da Saúde. As novas unidades deverão substituir as que apresentam maiores desgastes, uniformizando a frota.

O SAMU 192 está presente no Rio Grande do Norte através de suas bases descentralizadas, abrangendo uma cobertura populacional de cerca de 2,5 milhões de habitantes.

Foto: Demis Roussos

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Uber perdeu mais de US$ 890 milhões em apenas três meses

A Uber continua a ser um buraco negro de dinheiro. A empresa continua acumulando prejuízos gigantescos com o intuito de expandir suas atividades, e, no segundo trimestre de 2018, as perdas ficaram na casa dos US$ 891 milhões, como informa a Bloomberg.

Perdas assim tem se tornado rotina nos últimos anos para a empresa. No ano passado inteiro, a companhia reportou um prejuízo na faixa de US$ 4,5 bilhões, com uma perda acumulada de US$ 11 bilhões, desde sua abertura em 2009.

Apesar do número alto, existem algumas boas notícias. Uma delas é que o ritmo das perdas diminuiu um pouco: no mesmo período de 2007, o prejuízo registrado foi de US$ 1,1 bilhão, então a companhia está perdendo menos dinheiro por trimestre. Além disso, a empresa ainda tem bastante dinheiro para “queimar” para se expandir, com US$ 7,3 bilhões em caixa para gastar.

Como a empresa consegue perder tanto dinheiro e continuar crescendo? Isso se deve ao fato de a empresa receber muitos investimentos externos pesados em troca de participação na companhia. Esses investidores podem recuperar seu capital quando a Uber decidir realizar seu IPO e começar a ter suas ações negociadas na bolsa de valores. Com US$ 7,3 bilhões em mãos, no entanto, talvez a abertura de capital possa demorar um pouco mais.

Olhar Digital

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Aumento dos casos de raiva no RN deixa produtores rurais em alerta no interior

Foto: Josemário Alves/Divulg

Produtores rurais estão em alerta sobre os cuidados que devem ter para evitar a transmissão do vírus da raiva para os seus rebanhos no interior do Rio Grande do Norte. A preocupação é devido ao grande aumento no número de casos de raiva registrados em animais em 2018. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) no início desse mês.

De acordo com o relatório da Secretaria, de janeiro a agosto foram notificados 21 casos de raiva no RN, sendo 17 somente em morcegos. A SESAP também identificou o vírus em três raposas e um carneiro nas cidades de São Bento do Trairi, Caicó e Governador Dix-sept Rosado.

Segundo o veterinário Pollastry Diógenes, que atua em Apodi há quase 10 anos, os números mostram uma situação que precisa de atenção, uma vez que o morcego é um grande agente transmissor e possui facilidade para infectar outros animais.

“A raiva pode ser transmitida por vários animais, basta ele estar infectado e morder alguém ou outro animal. Mas a questão do morcego é porque não tem como o produtor impedir que ele morda os animais de uma fazenda, por isso é preciso estar atento e, principalmente, com o rebanho protegido”, destaca Pollastry.

A vacina anual antirrábica é o principal método de prevenção da raiva. Cães e gatos recebem a imunização gratuitamente todos os anos através de campanhas públicas, mas os animais de fazenda como bovinos, caprinos e ovinos acabam ficando desprotegidos se o proprietário não comprar a vacina e mandar aplicar.

“Esses animais de fazenda também devem ser vacinados, mas dificilmente os produtores fazem isso. Agora, com esse aumento no número de casos, muitos estão com medo de perder algum animal para esta doença”, explicou o veterinário.

Nos últimos 13 anos, foram confirmados mais de 350 casos de raiva no RN, inclusive em seres humanos. A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso central, que mata em 99,9% dos casos quando não se busca assistência médica no tempo correto. Ela é causada por um vírus e somente os mamíferos a transmitem.

Opinião dos leitores

    1. Parabéns amigo
      Perfeito seu comentário em um tema tão sério como uma zoonose

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

O que muda com a lei de proteção de dados brasileira aprovada por Temer

Foi aprovada por Michel Temer, nesta terça-feira, o PLC 53/2018 que estabelece a lei geral de proteção de dados (LGPD) brasileira. Com a assinatura do presidente, as empresas que processam dados no Brasil terão 18 meses para se adaptar à lei. Mas você sabe o que muda com ela?

De forma resumida, a legislação nacional vai exigir que as companhias mudem a forma como lidam com as informações de seus usuários. “A LGPD estabelece três figuras principais durante o tratamento de dados: o titular, o controlar e o operador”, explicou Vanessa Lerner, advogado especialista em direito digital da Dias Carneiro Advogados. “Em sua essência, a lei não é nada mais do que um conjunto de direitos e obrigações dessas três partes em diferentes momentos, que gera uma rede capaz de proteger a privacidade e a autodeterminação dos titulares de dados pessoas no Brasil.”

Patrícia Peck, também advogada especialista em direito digital, resumiu as mudanças: as companhias precisarão de consentimento das pessoas antes de poderem mexer com seus dados, terão que fazer de forma transparente e serão obrigadas a garantir a segurança de tudo que armazenam e processam.

Detalhamento

Definição de dados pessoais: O texto define como dado pessoal “qualquer informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável”. Sobre dados sensíveis, no entanto, a lei é bem mais específica, e inclui na conta origem racial ou étnica, convicções religiosas, opiniões políticas, informações genéticas ou biométricas, entre outros pontos.

Consentimento dos usuários: A legislação também é precisa aqui. Consentimento é a “manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada”. As empresas também precisam deixar clara a finalidade (“realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados”) do uso dos dados e limitar o uso das informações a esse fim.

Transparência: O consentimento citado acima deverá vir por meio daqueles já conhecidos termos de uso, é claro. Mas a lei obriga que as empresas sejam claras em seus textos e específicas na hora de definir a finalidade do uso. “O consentimento deverá referir-se a finalidades determinadas e serão nulas as autorizações genéricas para o tratamento de dados pessoais”, diz a legislação.

O texto também visa garantir que o titular dos dados possa acessar facilmente as informações que as empresas têm sobre ele — e que possa revogar sem dificuldades o consentimento sobre o uso das informações. A medida pode afetar bastante empresas que lidam com muitos dados, como as de big data. Samanta Oliveira, Legal Counsel da Neoway, disse ao Olhar Digital que, em situações assim, os pedidos deverão analisados “caso a caso” pelas companhias.

Responsabilidade sobre os dados: O “titular” dos dados mencionado acima é a pessoa a que os dados se referem, como especifica a legislação. Já os responsáveis são, como explica Peck, “a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privada que realizada decisões sobre o tratamento de dados” — basicamente, as empresas. Mas há uma divisão: o “responsável” propriamente dito decide como vai ser feito o tratamento, enquanto o “operador” realiza o tratamento dos dados. Ambos, no entanto, são responsáveis pela segurança das informações.

Segurança: Falando no tema, o artigo 46 da lei é categórico (e um pouco longo): “os agentes de tratamento devem adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado”. É algo que muitas das marcas que lidam com dados já precisam fazer graças à implantação do GDPR europeu — caso da Neoway mencionada acima, do Google e do Facebook, por exemplo.

Ainda assim, isso vale para qualquer empresas que entrar no meio do tratamento e também obriga as companhias a informar abertamente (e rápido) quando houver um problema. É algo que muitas já precisam fazer pelo bem dos consumidores, mas que nem todas fazem direito. Com a lei de proteção de dados, isso deverá ser mais facilmente punível.

Alteração e exclusão: Além do cenário mencionado no tópico “Transparência” acima, o PLC também destaca que os usuários têm todo o direito de alterar e excluir os dados que as empresas têm sobre eles. Quer dizer, exceto em casos, como destaca Peck, como quando as informações têm fins fiscais ou é usada por estudos de órgãos de pesquisa (desde que seja garantida a anonimização, claro). O tratamento de dados pessoas também será terminado caso a finalidade seja alcançada, o período de tratamento chegue ao fim, as informações deixem ser necessárias ou o órgão regulador solicite.

Sanções: Quatro artigos definem as punições às empresas que descumprirem as regras, que vão de um advertência a multas diárias de até 2% do faturamento da companhia (com limite de 50 milhões de reais no total por infração).

Olhar Digital

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *