Polícia

Polícia Militar é morto com um tiro de 12 na cabeça após tentativa de assalto a ônibus na RN 117 em Caraúbas

O policial militar, Ildonio Jose, de 43 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (16), após ser baleado na cabeça em uma tentativa de assalto ao ônibus dos estudantes de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte.

O crime aconteceu na RN 117, nas proximidades do Livramento, no Olho D´água da Onça, na zona rural de Caraúbas. De acordo com informações da polícia, quatro elementos fortemente armados tentaram assaltar o ônibus dos estudantes de Caraúbas que vai para Mossoró. Os assaltante atiraram no ônibus para parar, neste momento o soldado Ildonio Jose, pediu para todos se deitar e, ele se levantou, mas quando ele viu que era muitos assaltantes, voltou corrento para o fundo do veículo.

Os assaltantes subiram e fora direto para o PM, arrastaram ele para fora, espancaram e depois executaram com um tiro de espingarda calibre 12 na cabeça.

Ildonio Jose, de 43 anos, era lotado na 3ª Companhia de Polícia Militar de Caraúbas.

Diversas guarnições da polícia Militar da região se encontram no local do crime e realiza diligencias em busca dos criminosos.

Icém Caraubas

Opinião dos leitores

  1. Daqui a pouco aparece aí os Direitos Humanos pra defender os infratores vítimas da sociedade…Brasil sendo Brasil.

  2. A população gosta disso, policiais que não reagem,e viva a bandidagem…Afinal quem deve atirar e matar a população são os transgressores da lei…

  3. Esse governador era para ser responsabilizado e preso com essa carnificina q tá acontecendo no RN.
    O homi é incompetente demais.

  4. Onde estão os direitos humanos do policial assassinado? Parabéns Governo do RN, todos estão pagando pela absurda incompetência dos três poderes!

  5. Se o PM tivesse reagido com a troca de tiros entre o PM e os vagabundos, provavelmente os alunos seriam alvos de tiros, mais o policial nao reagiu, foi levado para fora do onibus e assassinado, esse PM deveria receber uma medalha, mesmo que seja postuma.

  6. Calma que daqui a pouco vem outro defensor postar: "vamos dividir da responsabilidade junto com o infrator", "o que você também tem feito pra mudar a criminalidade do país? ", "menos cercas elétricas e mais amor".

  7. Governo fraco e inerte diante da criminalidade. Ainda tem a desfaçatez de tentar a reeleição.
    Por outro lado, o bandido quando descobre o policial, este é morto, deixando o vazio na família; já o policial quando se depara com o bandido é obrigado a seguir procedimentos, arriscando-se diante do criminoso.

    1. Realmente morreu! Este Governo , foi uns dos piores até hoje ; primeiro em empobreceu o funcionalismo que chegou no fundo do poço, INSEGURANÇA PERSISTE NA SUA GESTÃO, a saúde continua na UTI, educação ñ cumpre seus compromissos, ESTRADAS há malha viária é um das piores do NORDESTE outro registro importante, este governo que fazer o POVO de otário e partir para uma reeleição quando está todo intoxicado com a JUSTIÇA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE rejeita pedido de Lula e diz que participação em debate cabe à Justiça Comum

O ministro substituto Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do debate presidencial da Rede TV marcado para a próxima sexta-feira (16/8). Segundo o magistrado, essa discussão deve acontecer na Justiça Comum, que expediu seu mandado de prisão, e a Justiça Eleitoral não tem poder para tomar qualquer decisão que interfira no direito à liberdade do petista.

“Ainda que se aleguem desdobramentos em matéria eleitoral, especificamente no campo do debate em meio de comunicação social, anota-se haver premissa insuperável a obstar o exame vertical das teses suscitadas, qual seja, a incompetência deste Tribunal (e, de resto, da Justiça Eleitoral) para deliberar, mesmo em perpasse a latere, sobre o direito de ir e vir do requerente”, escreveu.

O mesmo argumento serve para o pedido da defesa para que, em não sendo possível o comparecimento de Lula, fosse autorizada sua participação por meio de videoconferência ou com vídeos previamente gravados.

Banhos sustentou que o TSE não tem competência para intervir no ambiente carcerário, além de a intenção do ex-presidente não ser factível. “Aliás, no que toca à gravação de vídeos, o modelo seria incompatível até mesmo com a já conhecida dinâmica desses debates”, disse.

Assim, conclui, as medidas pedidas “denotariam, sob qualquer viés, indevida interferência da Justiça Eleitoral na esfera de competência do juiz da execução da pena”. O caso suscita premissas insuperáveis que impedem o exame vertical das teses apresentadas, segundo Banhos, que não conheceu da petição.

Na peça, os advogados haviam argumentado que Lula está em pleno gozo de seus direitos políticos, uma vez que só estariam cassados com sentença transitada em julgada, o que não é o caso, pois ele cumpre pena por ter sido condenado em segunda instância.

“Figurando como candidato ao cargo de presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula goza de todos os direitos inerentes aos candidatos ao cargo de Presidente da República, não podendo ser prejudicado no exercício de tais direitos, em razão da execução antecipada da pena, situação excepcional, e que tolhe sua liberdade de ir e vir”, diz o pedido.

Jota Info

Opinião dos leitores

    1. Esses advogados nunca ouviram falar na lei de execução penal não?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sábado é Dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo em Natal

A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, no horário das 8h às 16h, para crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Aquelas que já foram imunizadas nos últimos 30 dias, não necessita de nova dose.

Em Natal, a abertura será às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) de Felipe Camarão II, zona Oeste, que fica situada na Rua Santa Cristina, s/n.

Para o Dia D da campanha, as unidades de saúde estarão com as 64 salas de vacinação abertas, distribuídas nos cinco Distritos Sanitários, além dos postos extras de vacinação nos shoppings, Midway Mall, Partage Norte, Cidade Jardim e Praia Shopping.

A Campanha que iniciou no dia 6 deste mês, seguindo até 31 de agosto, nas unidades de saúde do município. A população a ser vacinada é de 43.475 crianças em Natal, com a expectativa de imunizar 95% desse público.

A SMS solicita aos pais ou responsáveis para levarem às crianças, na faixa etária recomendada, a uma unidade de saúde ou posto de vacinação, mais próximo de sua residência.

Entenda a vacinação

Sarampo: crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses tomou durante a vida.

Poliomielite: crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses já tomaram durante a vida. Caso ainda não tenha sido vacinada, será realizada a vacina inativada de poliomielite. Já se a criança tiver sido vacinada uma ou mais vezes, será feita a vacina oral.

Opinião dos leitores

  1. Engraçada esta campanha, diante da inércia da Prefeitura do Natal.
    A pessoa chega no posto de vacinação municipal de Cid. Satélite: Vacinação entre 11h e meio dia. Retorna lá neste horário. Chegando lá, "só amanhã".
    Sugerem o posto de vacinação municipal de Nova Descoberta: chegando lá, o segurança avisa que vacinação é entre 16h e 18h.
    Ou seja, para quê gastar tanto com publicidade se não disponibilizam gente para vacinar?!
    Para quê tanta insistência, se não tem um gestor que estabeleça os horários de vacinação?
    Dia 13, no de Nova Descoberta, não houve vacinação, pois "a técnica estava de atestado", dizia o bilhete afixado.
    HERANÇA DOS ALVES.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Banda escocesa Franz Ferdinand será atração do festival Mada em Natal, destaca UOL

Imagem: José Manuel Ribeiro/AFP Photo

A banda Franz Ferdinand, que na última semana anunciou dois shows no Brasil, fará uma terceira apresentação no país. O encontro acontece no dia 13 de outubro em Natal (RN), no festival Mada, que será realizado na Arena das Dunas.

Os ingressos para o evento, que este ano comemora 20 anos, custam de R$ 50 a R$ 220 reais. Pitty, Nação Zumbi, BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ, Rincon Sapiência e a cantora uruguaia Alfonsina também estão entre as atrações confirmadas.

Os dois outros shows do Franz Ferdinand no Brasil acontecem nos dias 11 de outubro, em Curitiba (Ópera do Arame), e 12 de outubro, em São Paulo (Tom Brasil), como parte festival Popload Gig.

É a oitava passagem da banda escocesa pelo país, que desta vez divulga o álbum “Always Ascending”, lançado em fevereiro. Um dos principais expoentes do rock anos 2000, o Franz Ferdinand tem cinco discos de estúdio e emplacou hits “Take me Out”, “Do You Want to” e “No You Girls”.

*Ingresso Social: quem não é estudante ou não está em nenhum grupo com direito a meia-entrada e está longe dos 60 anos, terão um desconto também para participarem do Mada2018, basta levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. As doações serão direcionadas a instituições da cidade de Natal, que atendem crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais.

Para comprar on-line, clique aqui ou aqui

Permitido a partir de 16 anos

UOL

Opinião dos leitores

    1. Elogie não que quem vai pagar essa despesa depois somos nós!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

WhatsApp muda e vai te dar espaço ‘infinito’ para guardar arquivos

Um novo acordo entre o WhatsApp e o Google tornará ilimitado o espaço para backup do mensageiro para Android no Google Drive. A partir de 12 de novembro, o arquivo de dados do aplicativo de mensagens não ocupará mais armazenamento na nuvem, independentemente do tamanho do conjunto de fotos, vídeos e documentos incluídos.

A mudança foi informada a alguns usuários e ao TechTudo por e-mail. Na mensagem, o Google alerta que apenas backups realizados há menos de um ano serão contabilizados na cota infinita de armazenamento. Qualquer arquivo do WhatsApp salvo antes desse prazo será removido automaticamente do Drive, impossibilitando a recuperação de conversas. A medida, vale lembrar, não envolve usuários de iPhone (iOS), que permanecem com backup via iCloud.

O backup do WhatsApp funciona como um meio de recuperar conversas e arquivos compartilhados ao instalar o aplicativo em um novo celular. Para ativar o backup, o usuário deve acessar as configurações do app no Android e acessar o menu “Conversas > Backup de conversas”. Ao ativar a função, o app usa sua conta do Google já cadastrada no smartphone para salvar os dados na nuvem – desde que haja espaço disponível no Drive.

Se o Drive estiver lotado, o WhatsApp não pode ter um backup ativo. Nesse caso, uma nova instalação do aplicativo recupera apenas a inscrição nos grupos, eliminando completamente o histórico de mensagens.

Ao tornar o espaço no Drive ilimitado, portanto, o WhatsApp deixa de lado a preocupação com o tamanho do backup. Para demais arquivos, é importante lembrar, o serviço do Google oferece o máximo de 15 GB de armazenamento gratuito com planos pagos de até 30 TB.

Mensagem do Google informa sobre novo backup ilimitado para WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como fazer a migração

A migração para o armazenamento ilimitado será automática para usuários que realizam backups constantes. A dica é verificar a data de realização do último backup do WhatsApp no Android. Acesse o menu “Configurações > Conversas > Backup de conversas” e cheque a data e hora ao lado de “Google Drive”. A partir daí há dois cenários:

Verifique se o último backup foi realizado há menos de um ano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se o último backup foi realizado há menos de um ano: não é preciso fazer nada para garantir a migração. No entanto, usuários têm opção de fazer novos backups antes de 12 de novembro para transferir a versão mais recente possível para o armazenamento ilimitado.

Se o backup foi realizado há mais de um ano: toque em “Fazer backup” para gerar um novo arquivo de recuperação. A partir daí, novas cópias de segurança podem ser realizadas até um dia antes da migração.

Embora a data oficial de ativação do backup sem limites seja 12 de novembro, o Google avisa que alguns usuários podem obter a novidade antes.

Techtudo, via WhatsApp

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Veja patrimônio declarado de candidatos ao governo do RN

Com prazo finalizado nessa quarta-feira(15), os oito candidatos ao governo do Rio Grande do Norte declararam à Justiça Eleitoral seus patrimônios. Entre os números que chegam a R$ 10,5 milhões, vale destacar o do representante do PRTB, Heró Bezerra, com R$ 0,00. Confira abaixo:

Brenno Queiroga (Solidariedade): R$ 975.000,00

Carlos Alberto (PSOL): R$ 4.922.716,02

Carlos Eduardo (PDT): R$ 3.522.502,02

Dário Barbosa (PSTU): R$ 215.000,00

Fátima Bezerra (PT): R$ 807.668,42

Freitas Júnior (Rede): R$ 1.103,20

Heró Bezerra (PRTB): R$ 0,00

Robinson Faria (PSD): R$ 10.586.005,00

Opinião dos leitores

  1. Sei nem quem é, mas já decidi, vou votar nesse sr. Heró Bezerra, se nao for o mais mentiroso certamente é o mais honesto!!!! esse é o candidato!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ecologistas denunciam que marcas de cereais contêm pesticida cancerígeno

Cereais: organização ambientalista analisou 45 produtos feitos de aveia e determinou que todos, a não ser dois, continham rastros de glifosato (Stock.Xchange/iStockphoto)

Dezenas de marcas conhecidas de cereais contêm um tipo de pesticida que é considerado cancerígeno, denunciou o Grupo de Trabalho Ambiental (EGW, por sua sigla em inglês) em um estudo publicado nesta quarta-feira.

Esta organização ambientalista analisou 45 produtos feitos de aveia e determinou que todos, a não ser dois, continham rastros de glifosato, um herbicida que pode causar câncer em animais e “provavelmente” em humanos, de acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer.

Desses, 31 tinham níveis acima do que os cientistas da EWG consideram seguros para as crianças, que é de 0,01 miligramas por dia.

Entre os produtos que tinham rastros de glifosato estão os das marcas Cheerios, Quaker Old Fashioned Oats, Quaker Dinosaur Egg Instant Oats e Back to Nature Classic Granola, informou o canal de televisão “CBS News”, com base nos resultados do relatório.

Em comunicado, o presidente da EWG, Ken Cook, lamentou os fatos. “Cresci comendo Cheerios e Quaker Oats muito antes de serem contaminados com glifosato. Ninguém quer comer um herbicida para o café da manhã”, afirmou.

Em 10 de agosto, um júri da Califórnia condenou a multinacional Monsanto a indenizar com US$ 289 milhões um homem que assegurava que seu câncer terminal foi causado pela exposição a um produto com glifosato.

A Monsanto defendeu o produto e afirmou que o glifosato “é seguro para o uso humano”.

Após a decisão, um dos vice-presidentes da Monsanto, Scott Partridge, anunciou que apelarão da decisão judicial e disse que “mais de 800 estudos e revisões – e conclusões da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA e autoridades reguladoras no mundo todo – apoiam o fato de que o glifosato não causa câncer”.

O glifosato gerou uma grande controvérsia no mundo todo pelos supostos efeitos prejudiciais tanto para a saúde das pessoas como para as terras borrifadas com produtos que o contêm.

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Artesanato de São Gonçalo recebe quiosque no Aeroporto Internacional Aluízio Alves

Com uma produção de mais de 60 mil peças por ano, o artesanato de São Gonçalo é um dos mais diversificados do estado. São produtos de fibra, cerâmica e MDF que fazem os artigos produzidos ganharem cada vez mais espaço em feiras regionais e até nacionais. Cerca de vinte artesãos credenciados no Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe produzem as peças com matéria-prima oriunda do próprio município.

Ainda neste mês de agosto, o artesanato são-gonçalense ganha um novo local de exposição e venda das peças. O quiosque que abrigará artefatos de artesãos de todo o município fica na porta de entrada do estado: o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo. O espaço fica em uma área nobre do aeroporto, logo em frente ao ponto de embarque.

Jeane Ferreira da Silva, coordenadora do mercado, fala sobre o crescimento do artesanato na cidade. “Nosso trabalho possui uma história que perpassa gerações e também soma como fonte de renda para muitas famílias. Sabemos que os artesãos precisam de qualificação e espaço para se adaptar ao mercado e estamos atentos a esta realidade para manter e resgatar a produção dessas peças que tanto enriquecem nossa região”.

A Prefeitura de São Gonçalo por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDET) e da Fundação Cultural Dona Militana, firmaram parceria com o SEBRAE, para realização de cursos com o objetivo de agregar valor às peças que são produzidas na cidade. Há, ainda, a possibilidade de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o intuito de verificar possíveis avarias no material. Além disso, a Prefeitura ainda auxilia os artesãos para favorecer sua participação em feiras estaduais e nacionais.

Os artesãos do mercado são de várias localidades de São Gonçalo. Muitos deles produzem suas peças, sobretudo as cerâmicas, no próprio espaço do mercado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FHC não descarta aliança entre PT e PSDB contra Bolsonaro no segundo turno

Foto: Jovem Pan

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 87, disse em entrevista ao repórter Matheus Meirelles da Jovem Pan que nunca fechou portas para nenhum tipo de relacionamento com partidos e que um apoio mútuo entre PSDB e PT pode ocorrer caso Bolsonaro passe para segundo turno. “Espero que o PSDB vá para o segundo turno e acho que o PT espera a mesma coisa, mas dependendo das circunstâncias, eu não teria nenhuma objeção a isso”.

Fernando Henrique disse também que a polarização entre os dois partidos é um caso antigo, mas que não a vê com bons olhos: “Eu acho bom mesmo é ter mais abertura, discutir, variar. Democracia é assim, eu não sou favorável a um estado de beligerância permanente”.

Sobre o registro da candidatura do ex-presidente Lula, Fernando Henrique foi enfático ao dizer que ele está inelegível pela lei e que o PT sabe disso, ele lembrou também que a lei da Ficha Limpa, “feita no governo Lula”, diz claramente que todo condenado em segunda instância não pode se eleger.

Para o ex-presidente, o partido dos trabalhadores está “fazendo um esforço de divulgação da proposta do partido e do próprio ex-presidente Lula”, mas que o PT sabe “que o resultado vai ser o que a lei manda. É inelegível, não tem jeito”. Encerra o ex-presidente.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. Guga, burro na verdade, é o sujeito q acredita q um facista como Bolsonaro é a saída pra crise estabelecida no país. Escolha um político democrata pra votar, rapaz, seja inteligente, deixa de ser burro. Aonde um facista como Bolsonaro vai resolver nossos problemas?

    1. Souavião, tú é um voador, num viaja na maionese Zé Mané. Não sabe concluir um raciocínio lógico, vai te catar.!

  2. A última esperança para o Brasil retornar ao caminho da ordem e do progresso. Praticamente, são TODOS contra o Bolsonaro, o que prova que ele é realmente diferente dos demais.

  3. Olha e desespero da esquerda bandida. Quando se diz que PT é PSDB são a mesma quadrilha, tem burro que não acredita. Sempre encenaram uma falsa dicotomia. Mas ambos são signatários do Foro de São Paulo.

    1. Guga, burro nesmo é o otário explorado q defende outro otário, Bolsonaro, um facista ultradireita, pensando q defende um democrata.

  4. Uma declaração dessas de FHC diz tudo, que país ele quer pro futuro. Ou seja, o poder pelo poder. Então PSDB, MDB e PT, tanto faz seis como meia dúzia. Tudo pilantras. O diferente só Jair Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Operação Candeeiro: Justiça leiloará imóveis com perda decretada e avaliados em mais de R$ 7 milhões

Investigação do MPRN apurou desvios na ordem de R$ 19 milhões do Idema nos anos de 2013 e 2014

O processo judicial que trata do esquema de desvio de recursos públicos no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), descortinado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por meio da Operação Candeeiro, terá mais um desdobramento no próximo dia 24 de agosto. Nessa data, ocorrerá o leilão judicial de 16 imóveis com perda decretada judicialmente e que foram avaliados em R$ 7,73 milhões.

O leilão é mais um desdobramento da operação do MPRN que apurou desvios na ordem de R$ 19 milhões do Idema nos anos de 2013 e 2014, em que uma refinada associação criminosa instalada na Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade do órgão, por meio de seu diretor administrativo e com auxílio de pessoas de fora do Instituto, utilizava-se de ofícios autorizadores de pagamento como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros.

A abertura dos lances será realizada no dia 24 de agosto, às 9h, no auditório do subsolo do Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova, Natal. Não havendo licitante ou lance superior à avaliação, ocorrerá na mesma data e no mesmo local, a partir das 11h, a realização do leilão de forma presencial e eletrônica, para venda a quem mais der e maiores vantagens oferecer, com lance mínimo de 50% do valor da avaliação.

O interessado em adquirir os bens em prestações poderá apresentar proposta por escrito até o início do leilão. O preço da arrematação dos bens, taxas ou impostos para transmissão dos mesmos, bem como a remuneração do leiloeiro ficarão a cargo do arrematante, que deverá garantir o lance no ato, via Depósito Judicial.

Para ler o Edital de Leilão Judicial e conferir as informações sobre os 16 imóveis, clique aqui.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Centro de Controle de Zoonoses discute situação epidemiológica de Natal; até o momento, 9.648 casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

O Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise e Monitoramento às Arboviroses do município de Natal, que acompanha a situação epidemiológica e entomológica na capital potiguar há mais de dois anos, realizou mais uma reunião nessa quarta-feira (15). Semanalmente, o Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses, além de profissionais dos cinco distritos sanitários, reúnem-se para acompanhar a situação epidemiológica do município, e discutir os mecanismos de aperfeiçoamento dos processos de trabalho de notificação para controle e combate da epidemia, bem como as ações de combate e controle do Aedes aegypti. Na reunião desta semana participaram da reunião representantes do Ministério Público e da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

A reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise aconteceu no Centro de Controle de Zoonoses, onde foi apresentada a situação epidemiológica e entomológica de Natal até a 32ª semana do ano. Até o momento, Natal tem o total de 9.648 casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Do total, 9.157 foram notificados como dengue, 274 de chikungunya e 217 de zika. Os casos estão concentrados principalmente nas zona Norte e Oeste da capital. Os bairros de Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Pajuçara, Planalto e Felipe camarão apresentam o maior número de casos de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de vigilância ativa, de controle e combate ao Aedes aegypti, realizando um mapeamento dos pontos com índice epidêmico, visitas porta a porta nos bairros semanalmente para orientar os moradores e inspecionar as residências. Os borrifamentos de inseticidas (UBV pesado ou carro fumacê) estão acontecendo nas áreas estratégicas, no início da manhã e no fim da tarde.

Durante a reunião, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, chamou atenção para a necessidade da conscientização e de mobilização da população e da intensificação das atividades de educação em saúde para controle e combate ao Aedes. “Precisamos intensificar as ações da mobilização da população, pois elas são de fundamental importância nesse processo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro diz que corre ‘nivel máximo’ de morte e que vai polir palavras

(Foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A. Press)

Na véspera do início da campanha eleitoral oficial, o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que anda com escolta de policiais federais até para ir na padaria por correr risco de morte no “nível máximo”.

Mesmo assim, em meio ao relato da possível ameaça, demonstrou bom humor depois de participar de um encontro com pastores evangélicos em um hotel de Belo Horizonte, que foi fechado para a imprensa. Autor de diversas polêmicas por causa das palavras, o presidenciável afirmou que vai dar uma “seguradinha” no período em que tenta chegar ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro disse que o carro que o conduziu ao local é da Polícia Federal e que está usando porque é lei. “Determinaram e eu, como bom capitão do Exército, cumpro. Vou na padaria com eles, porque, segundo um estudo que fizeram de um possível risco de morte aqui, o nível máximo sou eu”, afirmou.

O candidato afirmou não precisar de palanque para fazer campanha, por ser ‘notícia’, e brincou com os 15 segundos que terá no horário eleitoral de rádio e televisão. Tinha 8 segundos e passei a ter 15, era meio Enéias e passei a ser um. Já dá para dar um recado legal”.

Seguradinha

O candidato, que tem passado as últimas semanas dizendo que frases polêmicas pelas quais foi acusado de racismo e incitação ao estupro eram brincadeira, admitiu que vai mudar o tom dos discursos. Bolsonaro disse que vai dar uma ‘seguradinha’, mas que não vai “perder a alegria de contar piada”.

Questionado se adotaria o estilo paz e amor, usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira eleição em que o petista chegou ao Planalto, Bolsonaro negou. “Não é paz e amor, vou continuar fazendo a mesma coisa, talvez polindo um pouco mais uma palavra ou outra.”
Ainda sobre a campanha, Bolsonaro afirmou que o ex-presidente Lula, que está em primeiro lugar nas pesquisas, e não é capaz de transferir tantos votos quanto pensa. Os petistas esperam que ele possa transferir o potencial para o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddaad (PT), que vai assumir seu lugar se ele for impedido de concorrer.

Emprego para Walderice

“Voto não é propriedade de ninguém, é uma questão de consciência. Com Lula fora de combate muitos vão olhar para mim”, disse. O presidenciável acredita que a preferência pelo petista se diluirá.

Bolsonaro falou mais uma vez sobre a demissão da funcionária Walderice Santos da Conceição, que se desligou de sua equipe sob acusação de ser fantasma e vender açaí em Angra dos Reis enquanto deveria estar prestando serviços ao deputado como contratada da Câmara.

“Ela pediu demissão chorando e foi muito chato isso aí, mas podem ter certeza que vou arranjar algo não só para ela sendo presidente, vou arranjar para milhões de brasileiros”, disse. Bolsonaro voltou a negar que a funcionária fosse fantasma e se referiu ao episódio como um “tremendo furo” que descobriram dele.

Bolsonaro também comentou alguns pontos do programa de governo que entregou ao Tribunal Superior Eleitoral. O candidato disse que vai desborucratizar o país e desregulamentar muita coisa. “Abrir uma empresa leva 90 dias. No meu entender não tem que levar mais do que 10, que é a média mundial”.

Ele também reafirmou que vai manter o Bolsa Família, mas tirando a maioria dos atendidos que, para ele, estão no programa por fraude.

Polícia Federal

Questionada sobre o risco de morte do candidato Jair Bolsonaro, a Superintendência de Polícia Federal respondeu apenas que “conforme previsão legal, a PF atua na segurança dos candidatos à presidência, com o objetivo de viabilizar o exercício democrático da escolha do novo chefe do executivo”.

Estado de Minas

 

Opinião dos leitores

  1. O único realmente diferente. Não tem dinheiro para gastar na campanha, não tem um partido forte a apoiá-lo, TODA a grande mídia tenta destruí-lo, nunca se envolveu em falcatruas e corrupção mesmo estando no seu 7º mandato de deputado federal, é um patriota, defende a família e os bons costumes… Sem nenhuma dúvida, é a última esperança do nosso Brasil voltar ao caminho da ordem e do progresso. Sem ele, nosso país voltará às mãos de algum candidato de esquerda e caminhará rumo ao atraso. Os governos de esquerda (PSDB e PT) nos deixaram nessa caótica situação. O PT foi ainda pior, instituiu a maior roubalheira de que se tem notícia na história mundial. E flerta com as piores ditaduras mundiais. Seu grande sonho é conduzir o nosso país no rumo da Venezuela. Ou de Cuba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Petrobras anuncia que gasolina nas refinarias terá alta de 0,5% nesta sexta

O litro da gasolina nas refinarias passará a custar R$ 1,9810 a partir desta sexta-feira (17), um aumento de 0,5% em relação ao preço de R$ 1,9711 cobrado hoje.

O reajuste consta da página da Petrobras na internet e indica que o preço do óleo diesel, congelado até o 1º de dezembro, como parte do acordo que levou ao término da greve dos caminhoneiros, continuará em R$ 2,0316, embutindo a subvenção concedida pelo governo quando das negociações com os grevistas.

Este é o quarto aumento consecutivo concedido pela estatal para o preço médio da gasolina nas refinarias, antes, portanto, da incidência de impostos e das margens de comercialização dos revendedores. No último dia 10, o preço do litro da gasolina nas refinarias estava em R$ 1,9002.

O anúncio do novo aumento acontece um dia depois de a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ter divulgado a aprovação da minuta de resolução sobre transparência na formação de preço dos combustíveis, biocombustíveis e gás natural para os órgãos públicos e para o público geral.

A minuta

A minuta entrará em consulta pública por 30 dias, a partir de sua publicação no Diário Oficial, e será seguida de audiência pública, para ouvir a sociedade.
A iniciativa da ANP tem como objetivo “ampliar a transparência na formação dos preços de derivados de petróleo e gás natural, para proteger os interesses dos consumidores e promover a livre concorrência”.

Segunda nota divulgada pela agência reguladora, os trabalhos foram conduzidos em continuidade aos resultados da Tomada Pública de Contribuições (TPC), realizada pela ANP de 11 de junho a 2 de julho, que demonstrou que deveriam ser aprofundados “estudos visando a elaboração de resolução estabelecendo mecanismos de aumento da transparência na formação dos preços dos combustíveis”.

A minuta de resolução, informações sobre a consulta e a audiência pública, bem como os procedimentos para participação, estarão disponíveis em breve na página da Consulta e Audiência Pública.

Entre as principais medidas propostas na minuta de resolução estão a obrigatoriedade a todos os produtores e importadores de derivados de petróleo e biocombustíveis de informar para a ANP o preço e todos os componentes da fórmula de preço, por produto e ponto de entrega, sempre que houver reajuste e/ou alteração de parâmetros da fórmula; a determinação para que os produtores e importadores que detêm uma participação de mercado maior que 20% em uma macrorregião política do país, deverão publicar, em seu próprio site na internet, a fórmula utilizada para precificação do produto correspondente, bem como o preço resultante, para cada um dos produtos à venda, em cada ponto de entrega.

“As informações deverão ser publicadas somente no ato do reajuste do preço ou da alteração dos parâmetros da fórmula. A ANP publicará as mesmas informações em seu portal na internet”.

Agência Brasil

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Pleno do TJRN declara inconstitucional lei que concede pensões vitalícias para políticos em Poço Branco

O Pleno do Tribunal de Justiça do RN voltou a julgar mais uma das nove ações ajuizadas pelo Ministério Público Estadual desde o ano passado que pedem a inconstitucionalidade de leis municipais que autorizam a concessão de pensões vitalícias especiais a políticos e seus dependentes, em contrariedade à Constituição Estadual e à Constituição Federal.

Na sessão desta quarta-feira (15), os desembargadores que compõem a Corte potiguar declararam como inconstitucional lei do Município de Poço Branco, que concedia o benefício para ex-prefeitos e viúvas, bem como para pessoas que tivessem “prestado relevante serviço” à cidade.

Embora a inconstitucionalidade tenha sido declarada, o julgamento foi suspenso quanto à modulação de seus efeitos, para determinar se atingirá as pensões já concedidas ou somente as futuras.

Das nove ações ajuizadas pelo MP, seis foram Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e três foram Ações de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), sendo apresentado pedido de declaração de inconstitucionalidade de leis municipais que autorizam a concessão de pensões vitalícias especiais.

As noves ações movidas foram contra leis dos Municípios de Poço Branco, Lajes, Água Nova (duas vezes), Pedra Preta, São José do Seridó, João Dias, Santana do Matos e Mossoró, juntam-se a outras três ajuizadas anteriormente em desfavor de leis semelhantes editadas pelos municípios de Parnamirim, Taipu e Alexandria. Em Poço Branco, por exemplo, a previsão da Lei é semelhante à previsão contida na Lei Orgânica do município de São José do Seridó.

O Pleno acatou o argumento do MP, o qual define que os diplomas legais constituem vício material, uma vez que as referidas leis conferem tratamento privilegiado a certas pessoas, voltado à concessão de remuneração previdenciária indevida, provocando a desorganização orçamentária e fiscal do erário municipal.

Segundo a ADI, recebida no TJRN, a Constituição Estadual e a Constituição Federal atribuíram aos municípios competência para editarem suas leis orgânicas, mas essa liberdade não é ampla e ilimitada, devendo-se observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade.

(Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2017005251-3)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPRN ajuíza quatro ações para reforçar policiamento nas cidades de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim

Segundo dados levantados pelo MPRN, o efetivo policial civil está distribuído de forma irregular, levando à concentração dos policiais civis na capital, em detrimento do interior

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com quatro ações civis públicas para requerer que a Justiça potiguar determine que o Governo do Estado promova, no prazo de 30 dias, o reforço do efetivo policial civil nas cidades de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim, onde a mancha criminal é mais acentuada. As ações tramitam em cada uma das comarcas e aguardam decisão. A atuação conjunta foi encampada pelas Promotorias de Justiça das quatro cidades, com respaldo do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de atuação Criminal (Caop Criminal).

Em 6 de maio de 2016, a 70ª Promotoria de Justiça de Natal instaurou um inquérito civil com o objetivo de acompanhar a distribuição territorial das Delegacias de Polícia Civil no território estadual. As informações colhidas pelo MPRN revelam que, dos 5.150 cargos previstos em lei, a Polícia Civil detém 1.461 cargos preenchidos, dos quais 1.144 empregados na atividade-fim e 317 em funções administrativas, cedidos para outros órgãos, sem lotação ou com cargo em vacância. Além de defasado, o efetivo policial civil está distribuído de forma irregular e sem critério objetivo, levando à concentração dos policiais civis na capital, em detrimento do interior.

Natal concentra 25,37% da população e 53,49% dos policiais civis empregados na atividade-fim, proporção que para o MPRN, “não apresenta nenhuma racionalidade”. Com as ações, as Promotorias de Justiça de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim alertam para a necessidade de priorizar a atuação da polícia investigativa em setores mais agredidos pela criminalidade, diante do defasado quadro de policiais civis. A mesma necessidade se reflete em relação à Polícia Militar, que também possui quadro defasado de servidores.

O objetivo dessa atuação conjunta do MPRN é buscar a distribuição dos policiais de forma que haja proporcionalidade entre o quantitativo atual, ainda que defasado, e a necessidade real desses quatro municípios especificamente. A ideia é lotar policiais em regiões críticas, mas também viabilizar que as regiões circunvizinhas sejam atendidas pelo efetivo.

Para o MPRN, esta não é a situação ideal, mas é uma forma de buscar amenizar a crise vivenciada no âmbito da segurança pública. Outro detalhe sobre a questão é que o tema já foi amplamente discutido com as Polícias, em reuniões com representantes do Ministério Público, sempre com a intenção de buscar implementar a necessária integração entre todos os setores.

Além do pedido para que o Governo do Estado promova o reforço do efetivo de policiais civis nas quatro cidades no prazo de 30 dias, as ações também requerem que a Justiça determine que o Estado seja intimado a se pronunciar no prazo de 72 horas sobre os pedidos do MPRN. Outra medida solicitada é a intimação da Secretária Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, da Delegada Geral de Polícia Civil e do Diretor de Polícia Civil da Grande Natal para que dêem cumprimento ao provimento antecipatório e apresentem a comprovação, através da remessa das listagens dos policiais civis lotados em cada cidade, sob pena de pagamento de multa em valor não inferior a R$ 10 mil por mês para cada um dos intimados.

Opinião dos leitores

  1. Promotores do MP vivem no paraíso das mordomias do serviço público sem devolver nada a sociedade, são cartorias com café expresso da melhor marca e já vão receber aumento!!!

  2. esse pessoal do MP vivem em um mundo ideal, longe da realidade. Acham que porque estudaram muito, que tudo se resolve com estudo, com ação civil publica e etc. Tem que ser rapido, tem que ter ação, conduta, agir rapido, fazer rapido. Passar 2 anos investigando uma situação é absurdo… atrás de provas cabais irrefutaveis? Mais absurdo ainda é um juiz que deixa de condenar um criminosos ficha suja so porque as provas nao são cabais contra ele. Julgamento contra criminosos ficha suja tem que ser rapido, com base em indicios mesmo p/ ir p/ prisao rapido, pois tem bandido demais solto. Formalismos excessivos atropelam a eficiencia e rapidez que o Estado deve ter p/ enfrentar os problemas de segurança que surgem. Apego exagerado a um formalismo legal é o que torna nosso país um atraso em tudo.

  3. Como apenas propor ações resolvesse alguma coisa. É apenas uma forma simplória de dizer “fiz a minha parte” Só. Disse como efetivamente fazer ?Onde buscar os recursos humanos e financeiros disponíveis? Como tornar exequível o pleito?

  4. É só o MP ir em vários órgãos estaduais, igrejas ,AL,TJ e TCE que consegue um monte de PM´S em funções que não tem nada ver com sua profissão, melhora e muito o policiamento ostensivo.

    1. No próprio MP tem uns tantos de PM's à disposição, devolvam esses policiais senhores Deuses do Olimpo, deem o exemplo.

  5. O mesmo órgão que apresenta essas ações é o que fica procurando "cabelo em ovo" no edital do concurso da PM e com isso paralisa a contratação de novos policiais.
    Se bem que eles podem achar que PM brota do chão, quem sabe.
    Mas uma saída rápida para o problema seria a devolução dos Policiais que ocupam birôs e corredores do MP. E aí, aceitam ou vão fingir que se importam com o povo?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Três milhões buscam emprego há mais de 2 anos no país, diz IBGE

Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 3,1 milhões de brasileiros procuram emprego há mais de 2 anos. Trata-se do maior número da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Este número corresponde a cerca de 24% do total de desempregados no país, que ficou em 13 milhões no 2º trimestre.

Essa população que procura emprego há mais de 2 anos é equivalente a toda a população do Uruguai ou a toda a população de Brasília.

Proporcionalmente, Amapá é o estado que tem a maior população de desempregados procurando emprego há mais de 2 anos. Lá, 49,3% dos desempregados estão nesta condição. Em SP, são 830 mil desempregados nesta condição, o que corresponde a 24,2% deste contingente

Do total de desempregados no país, a maior parte – 6 milhões – estão procurando trabalho há mais de 1 mês e a menos de 1 ano, 1,8 milhão entre 1 e 2 anos, e 1,9 milhão há menos de 1 mês.

A taxa de desemprego recuou para 12,4% no 2º trimestre, ante 13,1% no 1º trimestre, segundo já havia sido divulgado anteriormente pelo IBGE. A queda da taxa de desemprego, entretanto, tem sido puxada pela geração de postos informais e pelo grande número de brasileiros fora do mercado de trabalho. Já o número de trabalhadores com carteira é o menor já registrado pelo IBGE.

Desalento também é recorde e atinge 4,8 milhões
Apesar da queda no número de desempregados no 2º trimestre, a pesquisa do IBGE mostra que aumentou o número dos que trabalham menos do que gostariam, que saíram da força de trabalho por algum motivo pessoal ou familiar, ou que simplesmente desistiram de procurar alguma ocupação.

O número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano.

Ao todo, segundo o IBGE, são 27,6 milhões de brasileiros subutilizados, o que representa 24,6% da força de trabalho. O grupo reúne os desempregados, aqueles que estão subocupados (menos de 40 horas semanais trabalhadas), os desalentados (que desistiram de procurar emprego) e os que poderiam estar ocupados, mas não trabalham por motivos diversos.

Falta trabalho para 27,6 milhões de brasileiros, aponta IBGE

O coordenador da pesquisa, Cimar Azeredo, destacou que o número recorde de desalentados revela que o contingente de desempregados pode ser muito maior. Isso porque desalentado é aquele trabalhador que desistiu de procurar emprego e que isso não significa que ele recusaria uma vaga se lhe fosse oferecida. Já o desempregado é aquele que está em busca de colocação no mercado.

“Muitas dessas pessoas desalentadas sequer têm dinheiro para pagar passagem e procurar emprego”, afirma.

Perfil do desemprego

Segundo o IBGE, 67% dos desempregados no país têm entre 18 e 39 anos. Outros 23% têm entre 40 e 59 anos.

“O que mais preocupa é essa parcela da população adulta, que é a que deveria efetivamente estar ocupada, já que a princípio seria a que já concluiu os estudos, se constitui como arrimo de família e que tende a ter mais dificuldade de se recolocar no mercado”, avaliou Azeredo.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Ainda bem que moro nos EUA e não volto para essa República de Bananas violenta nem amarrado! Tenho pena de quem ficou. Aqui tem trabalho de sobra. God bless America.

    1. DA COBERTURA PRA MIM? TO PLANEJANDO TB SAIR PRA NAO MAIS VOLTAR PRA AQUI

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *