Economia

Pela 1ª vez na Black Friday, brasileiro deve comprar mais na web do que em lojas físicas

Foto: Celso Tavares/G1

A Black Friday, mais conhecida no Brasil pelas promoções na internet, passou a ganhar nos últimos anos uma maior adesão do comércio de rua e shoppings e, em 2019, pela primeira vez, o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers.

De acordo com o levantamento, a intenção de compra somente na internet durante a Black Friday caiu de 52% em 2018 para 38% em 2019, enquanto que a parcela de compradores que pretende comprar apenas em lojas físicas passou de 41% para 37%.

Segundo a pesquisa, essa tendência será impulsionada sobretudo pelo consumidor multicanal. O número de entrevistados que disseram que planejam comprar em ambos os canais saltou para 25%, contra 7% no ano passado.

Em 2019, a Black Friday acontecerá no dia 29 de novembro.

A data de descontos foi criada nos Estados Unidos e “importada” por diversos países pelo mundo. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças.

No Brasil, o evento existe desde 2010 e nasceu com foco na internet. A temporada da Black Friday é tratada pelo varejo como o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas do comércio em geral nos meses de novembro.

A pesquisa do Google mostra também que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira da última semana de novembro.

“A grande maioria dos consumidores entende que, no Brasil, a Black Friday é a semana, de segunda a segunda”, afirma Diego Venturelli, gerente de insights para o Varejo do Google Brasil.

Avanço da opção de retirar na loja

De acordo com a pesquisa, além da maior adesão das lojas físicas ao evento, outro fator que explica o empate da intenção de compra em ambos os canais é o aumento do interesse pela opção “comprar na internet e retirar na loja”.

Segundo o Google, 39% dos brasileiros consideram que a opção “retira na loja” como muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday e 24% esperam usar essa forma de entrega para as compras feitas pela internet.

A principal vantagem desta opção é a economia obtida ao não ter que pagar pelo frete. “Tem também a questão do imediatismo. O consumidor prefere ir à loja para ter a garantia e a velocidade de ter o produto. Os varejistas sabem disso e estão acelerando muito o processo de expansão dessa opção para todas as lojas”, afirma Gustavo Pacheco, head de novos negócios para o Varejo do Google Brasil.

A pesquisa mostra também que dois em cada três brasileiros afirmam fazer uma busca online antes de comprar na loja física. Só 27% dos compradores decidiram onde comprar na hora, enquanto 74% tinham ideia ou certeza de qual loja comprar antes.

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 1.500 pessoas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de julho, além de pesquisa online por meio da ferramenta Google Survey com 1.000 pessoas de todo o Brasil entre os dias 15 e 20 de agosto.

Categorias em alta

Segundo o Google, a intenção de compra aumentou para todos as categorias neste ano, incluindo produtos com menor penetração no comércio eletrônico como alimentos e bebidas, móveis, veículos e cursos.

“Categorias como alimentos e bebidas ainda têm mais vazão no meio físico. Mas estamos observando uma aumento da expansão também em categorias não tradicionais. A Black Friday agora tem consulta médica, esfiha, gasolina, passagens, imóveis. Todo tipo de categoria de consumo está entrando”, afirma Pacheco.

Entre os produtos com maior intenção de compra entre os que pretendem participar da Black Friday, destaque para celulares (48%), computadores (38%), eletrodomésticos (36%), roupas (34%), calçados esportivos (32%) e perfumes (33%).

Apesar do crescimento das vendas da Black Friday no Brasil, as queixas dos consumidores continuam. Entre os problemas recorrentes está a maquiagem de preços, que levou o evento a ganhar o apelido nada elogioso de “Black Fraude”.

No ano passado, o site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações ao longo do período de ofertas. Propaganda enganosa e maquiagem de preço permaneceram lideraram entre os principais motivos de queixas (14,2%). Na sequência, ficaram empatadas divergência de valores e problemas na finalização da compra, com 7,6%, seguidas pelo atraso na entrega aparece com 3,9% das queixas.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. SE O BOM É CAMINHAR, PASSEAR, O EMPURRA, EMPURRAS DAS LOJAS…PELA INTERNET DEMORA A CHEGAR E AS VEZES VEM ERRADO… E O QUE O COLEGA FALOU É VERDADE O COMERCIO VAI AUMENTAR UM POUCO ANTES PRA NESSE DIA BLACK DIZER QUE ESTÁ EM PROMOÇAO…….O BRASILEIRO É MAIS QUE SAFADO NESSE QUESITO!!!.

  2. Atenção povo: Fiquem ligados nos preços dos produtos hoje, agora, já, pois logo, logo vão aumentar os preços e na tal black friday voltam ao preço normal para dar a impressão que o preço baixou. Isso é Brasil que perdeu o rumo e vive de corrupção!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos de Nísia Floresta e de Bodó confirmam apoio à pré-candidatura de Fábio Dantas

O pré-candidato do Solidariedade ao Governo do Estado, Fábio Dantas, consolidou apoios importantes no fim de semana, em encontros com os prefeitos nos municípios de Nísia Floresta, Daniel Marinho, e de Bodó, Marcelo Porto.

No sábado (02), Fábio Dantas esteve em Nísia Floresta com o prefeito Daniel Marinho, com o presidente da Câmara, Marcelo Mesquita, a vice-prefeita Marize Leite, o vereador Zé Nilton e lideranças comunitárias.

“Nisia Floresta é uma cidade de potencial turístico e gastronômico que precisa do incentivo certo. Um Governo que auxilie o pequeno empresário a manter, por exemplo, seu restaurante domiciliar como a população local gosta de fazer”, disse Fábio Dantas.

No domingo (03), em Bodó, Fábio recebeu o apoio do prefeito Marcelo Porto. Na oportunidade, Fábio esteve ainda com o ex-prefeito de Lagoa Nova, Erivan Costa e o vereador Erivan Filho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Em 12h, chove em Natal mais da metade do volume esperado para todo o mês de julho, diz Emparn

Foto: Igor Jácome/G1

Natal registrou 148 milímetros de chuvas no período entre 1h e 13h deste domingo (3). O volume é mais da metade de toda a precipitação esperada para o mês de julho que é de 245 milímetros, aponta a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Os 148,9 mm de chuvas foram registrados pelo monitoramento pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em estação instalada no bairro de Ponta Negra.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, equipes estão em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas. A entidade emitiu, nesta manhã, alertas de deslizamentos de terra e alagamento para todo o estado.

Já a Defesa Civil de Natal orientou que, só se locomover em extrema necessidade e evitar áreas alagadas ou áreas próximas a árvores.

Com informações de g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Lagoa de Extremoz atinge maior nível de água dos últimos anos

A lagoa de Extremoz, que antes das chuvas deste final de semana estava com 98% da sua capacidade, atingiu um nível de água tão alto neste domingo que nem as manilhas de escape estão sendo suficientes.

Há muitos anos a lagoa não chegava a um volume de água como visto neste domingo (3).

Opinião dos leitores

  1. As chuvas abençoando o Presidente Bolsonaro no mandato novo que se inicia em 1 de janeiro de 2023

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

THE VOICE KIDS: Representando Natal, Isis Testa encanta e avança para semifinal

Foto: reprodução/Rede Globo

Depois de cantar canções de divas como Adele e Beyoncé, a potiguar Isis Testa encantou os técnicos ao trazer uma música mais associada ao universo infantil: “Saber Quem Sou”, sucesso no filme Moana – Um Mar de Aventuras. A participante, que tem 10 anos de idade e faz parte de uma família de músicos, foi ovacionada pela plateia do The Voice Kids.

“É o agudo mais espetacular que eu já vi na minha vida até hoje. Que lindo! Criança cantando música de criança é a coisa mais linda do mundo”, disse Toni Garrido.

Amora, Isis Testa e Leonardo Freire voltaram ao palco do The Voice Kids para que Maiara e Maraisa decidissem qual dessas três vozes iria para a Semifinal.

“Amora, você é incrível, Isis, você é maravilhosa, Leonardo, você já sabe da minha paixão, mas quem segue no The Voice Kids é Isis Testa”, anunciou Maraisa.

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus por ter dado essa oportunidade”, celebrou a menina. “E eu quero agradecer aos meus pais que me deram apoio para chegar até aqui e a esses técnicos maravilhosos.”

Na semana que vem, a fase de Semifinal será ao vivo e o público irá ajudar a decidir quem avança para a final.

GShow

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Com fortes chuvas, parte do teto do Hospital Deoclecio Marques desaba

O teto da sala de comando dos computadores do Hospital Deoclécio Marques, localizado no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, caiu na manhã deste domingo (3) em razão das fortes chuvas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital esclareceram que o acidente não representa riscos aos pacientes nem aos equipamentos, principalmente o tomógrafo, que foram “rapidamente retirados do local”.

“A direção do Hospital garante que todas as providências estão sendo tomadas como a limpeza e a manutenção acionada com urgência para evitar qualquer dano”, disse a nota.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. E o descaso dessa Guvernadora reiêra e incompetente com a saúde, educação e segurança pública.

  2. Cadê os vereadores do PT que não fazem nada pra melhorar isso? Só querem saber de lacrar em frente as estatua

  3. Cai o teto e têm riscos sim, principalmente nos impostos que pagamos, pois quando a obra é de quinta categoria eis o resultado.

    1. Tá louca, o abandono dos órgãos públicos vêm de décadas, quem estou vendo recuperando escolas, hospitais e outros órgãos é o governo atual.

      Vocês têm memória curta, Robinson Faria, que agora lançou seu vice, Fábio malvadeza foi quem deixou um bocado de órgãos sucateados e Obras inacabadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Álvaro Dias decreta estado de calamidade pública em Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou estado de calamidade pública em Natal neste domingo (3), em razão dos problemas causados pelas chuvas em toda cidade.

Em publicação nas redes sociais, Álvaro Dias informa que a prefeitura disponibilizou abrigos e assistência para pessoas desabrigadas.

Ele também disse que equipes de obras estão nas ruas para desobstruir bueiros e restaurar equipamentos danificados.

Opinião dos leitores

  1. Quais medidas foram tomadas antes??? Natal tá um caos! Esse prefeito que palanque. como sempre! Vergonhoso! Quando virá políticos decentes para governar em favor do povo.

    1. E também a falta de educação do povo que joga lixo na rua

  2. Parte do caos que toma conta da nossa cidade por conta das chuvas deve-se a morosidade da Prefeitura em realizar manutenção nos pontos de alagamento ha décadas conhecidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: “Infelizmente ele foi preso e ainda permanece vivo”, desabafa presidente licenciada do Sindppen-RN sobre prisão do homem que matou policial penal

Em tom de revolta e desabafo, a Presidente licenciada do Sindicato dos Policiais Penais Vilma Batista gravou um vídeo em frente à Delegacia de Nova Cruz, após a prisão de Alberto Arnaud dos Santos, o “Pescocinho”, pela morte do policial penal Josinaldo dos Santos Queiroz, de 42 anos, na noite de sábado (2), em um bar, na cidade de Nova Cruz.

“Infelizmente prenderam este vagabundo que deveriam ter matado. Um vagabundo, um verme como esse deveria ser morto. Pra gente não foi feita justiça. Pra gente é uma impunidade porque ele vai continuar vivo sendo tratado dentro do sistema prisional como pessoa, o que não deveria, porque ele é um vagabundo, um demônio e quem perdeu a vida foi o policial penal”, disse Vilma.

“Ele deveria estar morto neste exato momento, infelizmente ele foi preso e ainda permanece vivo”, finalizou.

Opinião dos leitores

  1. Mas Vilma, o PT e os direitos do manos, vão sempre defender vagabundos como esse. É assim e é o LULADRAO se eleger e disso para pior, país um um ladrão é candidato a presidente a marginalidade é protegida e cometem crimes com frieza como esse com um agente de segurança.

  2. Tá errada a sindicalista. Falou o corporativismo. Se a vítima fosse um cidadão comum, ela não diria isso. É pra cumprir a lei, com todos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia encontrou tornozeleira rompida, arma e até farda da PM com “Pescocinho”, apontado como assassino de policial penal

Fotos: cedidas

No momento da prisão do homem que assassinou friamente o policial penal Josinaldo dos Santos Queiroz, em Nova Cruz, a polícia encontrou além da arma que pertencia ao agente, um fardamento da Policia Militar, a tornozeleira eletrônica rompida e ainda outra arma.

O autor do crime se chama Alberto Arnaud dos Santos, conhecido como “Pescocinho”. Em 2017, ele foi condenado a 37 anos de prisão, por homicídio.

Opinião dos leitores

  1. Se o policial penal morte tivesse matadores esse verme, com certeza os PTRALHAS estariam revoltados e aparendo na imprensa para fazer mídia contra a polícia. Bandido defendem bandido, haja vista que tem o bandido mor candidato a presidente o luladrao

  2. Qual foi o “presidente” que prometeu resolver o problema da segurança pública, e demitiu o Ministro da Justiça(Moro), que ia reformar o Codigo Penal? Pra proteger os filhos? Adivinha?Adivinha?

  3. lembre-se que tem um candidato aí que quer ver esse tipo de gente nas ruas assaltando e matando pais de família.

  4. Já que não mataram, leve dr volta pra quem liberou ele em 2017, o cara pega 37 anos não passa 1/3 ? Ainda dá tempo fazer alguma coisa antes da justiça do capeta soltar, vai matar mais esse verme. Era bom sabermos quem soltou uma praga dessa, devia levar pra casa e dormir com quem soltou, leve essa criança pra casa.

  5. Caramba! O cara condenado em 2017 a 37 anos e já tá solto? Como pode isso? Nem 1/3 da pena, ficou preso?

    1. Homi, lula foi condenado em três instâncias, por um juiz federal (depois de todo processo legal) com direito a defesa, contestação, defesa da mídia, protestos, etc, por três desembargadores e finalmente por cinco juízes do STJ, aí vem o STF e Manda para casa, aí querer que um simples tosador de cerveja mofe na cadeia é querer demais.

    2. Tudo pode nesse país em que os bandidos são aplaudidos. A legislação brasileira é catastrófica. Como pode por ano o país registrar mais de 50 mil homicídios?! Mata-se mais no Brasil do que nas guerras. No Brasil de esquerda, bandido bom é bandido solto. Vergonha

    3. Quando o STF soltou Lula você acha que ele foi o único beneficiado? Assassinos, estupradores, traficantes, pedófilos e toda qualidade de marginal também foi solta. Também teve o saídão da COVID (STF). Então, se você comemorou a soltura desse marginal, você já está do lado do mal – goste ou não.

    4. Seu Bento, e porque o “Mico”, que foi eleito como o presidente da “segurança” já faz quase 4 anos no poder e não fez nada? Não era ele que ia mudar o código penal? Os bandidos não ia ver fogo com ele? Kd ? Fez porra nenhuma !!!!

  6. 2017 + 37 = 2022 na matemática dessa justiça Injusta. Se tava com tornozeleira algum “juíz” decidiu que era inofensivo para a sociedade e podia ir pra rua. Foi. E matou! Com a palavra o “fera” da lei que mandou soltar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro tem 39,7% em SP; Lula 36,4%, diz Paraná Pesquisas

foto: REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pontua 39,7% das intenções de voto no Estado de São Paulo, contra 36,4% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas realizado de 27 e 30 de junho de 2022.

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,7%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1,7%.

O levantamento realizado com 1.820 eleitores mostra que os 2 pré-candidatos com mais intenções de votos empatam no limite da margem de erro, de 2,3% para os resultados gerais. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03362/2022, atinge um nível de confiança 95% e custou R$ 96.000,00.

Pesquisa estimulada de intenções de voto para presidente:

  • Jair Bolsonaro (PL): 39,7% – manteve (pontuou 39,1% no levantamento anterior);
  • Lula (PT): 36,4% – manteve (pontuou 35% no levantamento anterior);
  • Ciro Gomes (PDT): 7,7% – manteve (pontuou 5,4% no levantamento anterior);
  • Simone Tebet (MDB): 1,7% – manteve (pontuou 1,1% no levantamento anterior);
  • Pablo Marçal (Pros): 0,8% – manteve (pontuou 0,8% no levantamento anterior);
  • André Janones (Avante): 0,7% – manteve (pontuou 1,1% no levantamento anterior);
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,7% – manteve (pontuou 0,6% no levantamento anterior);
  • Felipe D’Avila (Novo): 0,4% – manteve (pontuou 0,2% no levantamento anterior);
  • Eymael (DC): 0,3% – manteve (pontuou 0,3% no levantamento anterior);
  • Sofia Manzano (PCB): 0,2% – não pontuou no levantamento anterior;
  • Luciano Bivar (União Brasil): 0,1% – manteve (pontuou 0% no levantamento anterior);
  • Não sabe/Não respondeu: 4,4% – manteve (pontuou 4,3% no levantamento anterior);
  • Nenhum/Branco/Nulo: 7% – oscilou (pontuou 8,4% no levantamento anterior).

O pré-candidato à Presidência da República pelo União Popular, Leonardo Péricles, não pontuou.

O levantamento utilizou uma amostra de 1.820 eleitores, com 16 anos ou mais em 77 municípios. A amostra é estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal.

DATAFOLHA

O Paraná Pesquisas registrou um resultado muito diferente da pesquisa Datafolha divulgada em 1º de julho, na qual o petista marcou 43% contra 30% do atual presidente entre os eleitores do maior colégio eleitoral do Brasil.

Ciro Gomes ficou com 8% entre os paulistas. Empatados tecnicamente, na sequência, estavam Simone Tebet (MDB), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe D’ávila (Novo) com 1% cada. Os demais nomes testados não pontuaram.

O Datafolha ouviu 1.806 eleitores de 28 a 30 de junho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo por R$ 231.902,00. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números BR-01822/2022 e SP-02523/2022.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o desempenho do governo federal. Dos entrevistados, 49,5% desaprovam a gestão do governo e 45,3% aprova, enquanto 5,2% não respondeu ou não soube responder.

Entre os entrevistados que avaliam a gestão de Bolsonaro como “boa” ou “ótima”, estão 34,3%. Já 42,8% avaliam a atuação do governo como “ruim” ou “péssima”.

Avaliação do governo federal: 

  • Ótima: 16% – manteve (16% no último levantamento);
  • Boa: 18,3% – manteve (18,9% no último levantamento);
  • Regular: 21,8% – manteve (20,5% no último levantamento);
  • Ruim: 9,2% – manteve (7,9% no último levantamento);
  • Péssima: 33,6% – manteve (35,7% no último levantamento);
  • Não sabe/ não opinou: 1% – manteve (0,9% no último levantamento).

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O chefe da quadrilha, ontem, se aproveitou da comemoração que acontece todos os anos em Salvador(independência da Bahia), evento que o povo vai naturalmente pra rua, pra falar que as pessoas estavam alí por sua causa. Inclusive, aproveitou pra alterar fotos. Na verdade, o evento dele foi na Fonte Nova e, mas uma vez, uma tremenda decepção. Bolsonaro não precisou de Photoshop nem de evento de independência da Bahia pra tá cercado pela multidão. A datapovo não engana.

  2. É no primeiro turno
    Que o Mito vai levar
    Os PTralha vão chorar
    Eu vou vim aqui pro blog pra festejar

    Festejar a vitória do Mito
    O Presidente favorito
    Ele salvou a nação
    Vai salvar nosso RNzão!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa DataVero que foca em intenção de voto e influência de prefeitos e presidenciáveis será divulgada pela 98FM

Foto: TSE

A emissora de rádio 98FM contratou uma pesquisa de opinião pública estadual junto ao Instituto DataVero para conhecer a realidade política do momento e estará divulgando o resultado dos números na próxima segunda-feira (4), a partir das 19h, no programa “Repórter 98”.

O Instituto DataVero colocou suas equipes em campo desde a última terça-feira (28), devendo permanecer até esta sexta-feira (01), quando os entrevistadores devem ter percorrido as 40 cidades programadas para ouvir 1.500 eleitores com idade a partir dos 16 anos.

O DataVero vai medir as intenções de voto do eleitor para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, obedecendo a ordem sequencial da urna eletrônica, sendo que a pesquisa tem uma previsão de erro amostral em torno de 2,5% e um índice de confiança de 95%. Os pesquisadores do DataVero foram devidamente treinados para trabalhar com a utilização de tablets configurados em plataforma digital que permitem comprovar a aplicação dos questionários em suas respectivas localidades.

A pesquisa, além de indagar sobre a preferência do voto para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, está indagando também sobre a influência dos presidenciáveis e dos prefeitos nos votos dos eleitores para senador e governador, ao mesmo tempo em que indagará aos entrevistados suas preferências para o governo do estado incluindo todos os prováveis candidatos, enquanto em outro momento também será oferecida a alternativa da escolha de candidato ao Executivo Estadual sem o nome de Styvenson Valentim e o eleitor também responderá se suas escolhas são definitivas ou poderão sofrer mudanças até o dia da eleição.

Para que a pesquisa eleitoral tivesse a sua publicação viabilizada pela 98FM, o Instituto DataVero registrou o levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08402/2022 por conta da verificação da preferência do voto para presidente da República, e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o registro RN-00701/2022, para avaliação dos demais candidatos.

Blog Túlio Lemos

Opinião dos leitores

  1. Viu aí assim que se detalha como fazer uma pesquisa, nessa eu confio, vai confirmar a vitória de Bolsonaro e de Fábio Dantas varrendo o PT da história

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *