Saúde

Por falta de vacinas, aplicação da segunda dose da coronavac é suspensa em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou que as doses de Coronavac para a segunda aplicação acabaram na capital potiguar, e quem se dirigiu aos postos de vacinação nesta segunda-feira(12) para tomar a segunda dose ficou sem a vacina. Quando o estoque for restabelecido, a SMS Natal informará a população.

VEJA MAIS: Butantan entrega 1,5 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta segunda

Leitores do Blog também relataram o problema. Enquanto filas se formaram nas unidades de saúde da capital nesta segunda-feira (12), acabou vacinado apenas o público prioritário da primeira dose, e da segunda dose da Astrazeneca.

A vacinação contra COVID-19 continua para aplicação da primeira dose para os idosos de 63 anos+ e para a segunda dose com imunizante da Oxford.

Opinião dos leitores

  1. Como pode isso ser verdade se 4 dias atrás tínhamos 300 mil doses estocadas??????? Dia 8 de abril tínhamos recebido 754 mil doses e apenas 457 mil aplicadas.

  2. Vcs sem conhecimento e com pouca análise da situação, ficam conversando besteira. Não existe um culpado só, seja lá quer for, existem muitos culpados, do presidente a ministros, governadores, prefeitos, otarios que ficam puxando a corda politica e a população irresponsável. Como por a culpa só em um? Até o fique em casa de Mandetta foi catastrófico, a demora da ANVISA, os governadores que em vez de unir, preferiram criar fatos pata desgastar o presidente, não construíram leitos suficientes, fecharam serviços, o negacionista da doença enquanto pandemia, a politização da questão é ações mal explicadas de muitos. A população com festas e baladas, o STF, tem muita gente na reta.

  3. Vixe! E agora? Será que a governadora bokus tá escondendo vacina ou simplesmente o presidente inepto não comprou vacinas tempestivamente e agora tá acabando? Qual a narrativa do grupin do zap?

  4. Dia 14/04, quarta-feira, é o dia marcado pela equipe de saúde para minha segunda dose. Quem governa o Estado, devia estar com as vacinas nos postos para serem aplicadas e não prestar uma informação desse tipo , deixando as pessoas inseguras.

    1. A culpa é totalmente do Min. da Saúde pela falta da vacina no RN. O próprio Ministério mandou aplicar todo o estoque reservado para a segunda dose

  5. Impressiona ver o jogo político acima do respeito a vida. Estou criticando?
    Lançam o comunicado e não informam os números de vacinas o RN recebeu e quantas foram aplicadas. Se a ação é tomada, justifique com números, fundamente para afastar a certeza da má gestão. Então vamos facilitar, quantas vacinas o RN recebeu e quantas foram aplicadas?
    O RN é o penúltimo estado em número de vacinas aplicadas, na PB já estão disponibilizando vacina para quem tem 59 anos. No nordeste até SE e AL estão a frente do RN, assim como estados muito maiores, PE e CE.
    Onde estão os órgãos que deveriam fiscalizar e cobrar ações e providências do governo do estado? Cadê a classe política do RN que está totalmente omissa em toda pandemia?
    Onde fica o respeito a vida dos eleitores? Tudo se resume a briga política?

  6. Vixe, será que a Governadora passou também o cadeado nas vacinas?
    Que falta de competência e humanidade dessa governadora ingrata, prepotente, arrogante e soberba.

    1. Sabe ler? Secretaria Municipal de Saúde. Se o presidente tivesse comprado lá em julho do ano passado as 70 milhões de doses da Pfizer, talvez não estaríamos passando por isso.

    2. Sim, Potiguar. As vacinas vem para o Estado e o Estado distribui para as Secretarias municipais. Você é tolo ou se faz?

    3. O ministério da saúde mandou aplicar todas as doses sem reserva da segunda dose. Ou seja ta mais perdido que cego em tiroteio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 156 leitos críticos e 112 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h deste domingo (26).

Neste período, havia 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 01 aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 156 leitos críticos e outros 112, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN não registra mortes por Covid nas últimas 48 horas

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (26). São 368.303 casos totalizados. No sábado (25) eram contabilizados 368.192, ou seja, 111 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 14 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.333 no total, sem registro de óbitos ocorridos nas últimas 48 horas. Também não houve registro de mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores, segundo a Sesap. Óbitos em investigação são 1.328.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.393 e descartados são 733.071. Em acompanhamento, são 101.480.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO E FOTOS: Polícia Civil retira câmeras instaladas por facção criminosa em Mãe Luíza para monitorar ações policiais

A Polícia Civil retirou na manhã deste domingo (26) diversas câmeras, cabos e equipamentos que haviam sido instalados de maneira irregular em postes no bairro de Mãe Luíza.

O material apreendido havia sido instalado por uma facção criminosa para monitorar a presença e ações policiais no local.

Opinião dos leitores

  1. O governo deve lutar com todas as forças para impedir este tipo de coisa. Isto mais uma amostra da uso maléfico de um benefício tecnológico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Hamilton vence GP da Rússia e se torna o primeiro piloto a conquistar 100 vitórias na história da F1

Foto: Peter Fox/Getty Images

Lewis Hamilton conquistou neste domingo (26) uma vitória surpreendente no Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1. O britânico da Mercedes fez uma largada ruim, mas conseguiu um ritmo competitivo, e acabou beneficiado pela chuva no fim.

Frente à chuva que esperou para cair nas voltas finais, o heptacampeão levou a melhor ao antecipar a troca de pneus. Lando Norris vinha liderando com a McLaren, mas tentou se segurar com os slicks, mesmo com o asfalto já molhado. Acabou não se segurando na pista e terminou em sétimo.

No fim, Hamilton ficou com o primeiro lugar e conquistou sua 100ª vitória na história da categoria, o único piloto a atingir a marca.

Max Verstappen foi o segundo, em uma prova competitiva que também acabou coroada pelo asfalto molhado. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.

Com o resultado da prova, Lewis Hamilton chegou a 246,5 pontos na temporada e reassumiu a liderança do Mundial de Piloto. Max Verstappen, com 244,5, caiu para o segundo lugar. Valtteri Bottas (151), Lando Norris (139) e Sergio Pérez (120) completam as cinco primeiras posições.
Band

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Crianças se afogam no Rio Potengi e menino de 7 anos morre

Foto: reprodução/redes sociais

Um menino de 7 anos morreu afogado neste sábado (25) após tentar atravessar o Rio Potengi, às margens da RN-160, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Ele estava com outras três crianças, nadando no rio. Das quatro, duas delas se afogaram e uma foi salva por um pescador que estava perto e ouviu os gritos de socorro.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados e localizaram o corpo do menino de 7 anos após 1h30 de buscas. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Com informações de G1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Golpes e estelionatos têm aumento de 314% no RN

Foto: reprodução

O número de registros de estelionatos, golpes e fraudes disparou no Rio Grande do Norte em 2021. De acordo com dados enviados a pedido da Tribuna do Norte pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria da Segurança Pública (Coine/Sesed), até agosto deste ano foram registradas 12.388 denúncias de casos, contra 2.992 no mesmo período em 2020. O aumento é de 314%. Com relação a 2019, o aumento foi de 265%.

A pandemia de coronavírus, que obrigou os potiguares a passar mais tempo em casa com as medidas restritivas, fazendo maior uso do celular e o computador, pode ter sido um dos fatores que fizeram com que esses números crescessem tanto em 2021, segundo especialistas, investigadores e vítimas. Matéria completa na Tribuna do Norte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas de Chambaril, Camarão Alho e Óleo e Tulipa de Frango na Brasa do Papo de Fogão Raiz

PRATO 1

Chambaril

1 kg de chambaril

1 ½ tomate picado

1 cebola roxa

1 cebola branca

1 pimentão pequeno

1 maço de coentro

3 dentes de alho com um pouco de alho

2 batatas inglesas descascadas e inteiras

1 cenoura em pedaços grandes

½ repolho

Sal e pimento do reino a gosto

2 colheres de sopa colorau

Modo de preparo:

Aqueça bem a panela de pressão.

Acrescente o alho e deixe dourar um pouco.

Adicione as cebolas, o pimentão, o tomate e deixe refogar por uns 5 minutos.

Coloque a carne sobre o refogado.

Acrescentar o sal, o colorau e a pimenta do reino.

Acrescente a água, mexa um pouco, feche a panela e deixe pegar pressão e  por uns 30 minutos.

Deixe sair a pressão, abra a panela e coloque a cenoura e deixe cozinhar por uns 10 minutos, acrescente a batata, refogue por 5 minutos e acrescente o repolho. Feche a panela e deixe por 5 minutos.

Acrescente o coentro na hora de servir.

Pirão

Ingredientes:

1 litro do caldo

Farinha de mandioca o quanto baste para dar o ponto.

Coentro e cebolinha a gosto.

Modo de preparo:

Misture a farinha com o caldo cuidadosamente, deixe dar o ponto do pirão.

Desligue o fogo e acrescente o coentro e a cebolinha.

Sirva em seguida acompanhado de arroz.

 Tempo de preparo: 20 min

Tempo de cozimento: 40 min

DICA RÁPIDA 1

Camarão no Alho e Óleo 

Ingredientes:

300g de camarão inteiro

Sal a gosto

3 cabeças de alho picada

Óleo para fritar

Modo de preparo:

Tempere o camarão com sal a gosto.

Em uma frigideira coloque um fio de óleo e deixe ficar bem quente.

Acrescente o camarão e deixe ficar rosado de um lado, em torno de 3 minutos.

Acrescente o alho, misture, vire os camarões e deixe por mais 2 a 3 minutos.

Retire e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 3 min

Tempo de cozimento: 7 min

DICA RÁPIDA 2

Tulipa de Frango na Brasa

Ingredientes:

1/2 k de tulipa de frango(meio da asa)

Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo

Acenda a churrasqueira e deixe o braseiro bem quente, sem ter labareda.

Tempere as tulipas apenas com sal e pimenta do reino.

Coloque no espeto para churrasco, 3 por espeto.

Coloque na churrasqueira e a cada 5 minutos vire de lado, até ficar bem assada.

Sirva com farofa e vinagrete.

Tempo de preparo: 3 min

Tempo de cozimento: 25 min

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério Marinho diz que Ricardo Noblat “falta com a verdade” em publicação que atribuiu ao ministro fala sobre Bolsonaro

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro Rogério Marinho fez críticas ao jornalista Ricardo Noblat e disse que o profissional “falta com a verdade” após publicação feita por ele em seu blog afirmando que Marinho, durante um almoço em Brasília, teria dito que está “difícil sustentá-lo”, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro.

VEJA MAIS: Rogério Marinho diz que “está difícil sustentar Bolsonaro”

“Não disse e nunca diria tal bobagem”, escreveu Marinho em seu perfil no Twitter. E também questionou “a que interesses servem esse tipo de conduta?”.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Não duvido que o jornalista tenha mentido mas acho mais provável que o ministério esteja mentido ao desmentir o que eh obvio: o governo do MINTOmaníaco das rachadinhas eh um desastre e não tem sustentação em nada. O desespero está grande a ponto de se aumentar impostos pra tentar bancar um aumento do auxílio pra tentar comprar votos, coisa que o PT fazia e o presidente inepto tanto criticava e agora faz pior…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Potiguar José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora, que morreu aos 84 anos, foi plantador de algodão e lavador de carros antes de ingressar no mercado editorial

Foto: J. F. Diorio

O editor José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora, que morreu na sexta-feira (24) aos 84 anos, devido a um câncer em estágio avançado, foi militar da Marinha, plantador de algodão e lavador de carros antes de começar sua carreira no mercado editorial. O ponto de partida foi uma banca de livros na PUC-SP, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se matriculou no curso de economia em 1966.

“Comecei a levar uns livros que os professores indicavam para vender aos alunos da faculdade. Em cima disso, eu ganhava uma comissão”, relatou ele numa entrevista à Folha de 2008. Com o tempo, os pedidos tanto da turma de economia como dos alunos de outros cursos aumentaram, daí a banca. “Era conhecido como o ‘sacoleiro do livro”‘, disse na mesma ocasião.

Natural de Currais Novos, município do interior do Rio Grande do Norte, ele viu o negócio crescer ao oferecer títulos censurados pela ditadura militar que outras editoras temiam publicar. Fidelizou, assim, o público universitário intelectual que encontrava na instituição, parte fundamental da identidade da editora que viria a fundar em 1980.

A Cortez Editora surgiu, assim, especializada em textos de serviço social e de educação. Com um catálogo de mais de 1.300 títulos, ela atualmente tem uma grande quantidade de obras escritas por professores, pesquisadores e intelectuais brasileiros.

Com passagem pela direção da Câmara Brasileira do Livro, a CBL, Cortez teve a vida retratada no documentário “O Semeador de Livros”, dirigido por Wagner Bezerra.

“Sua trajetória profissional e o seu empenho como grande incentivador do livro e da leitura é o expressivo legado que nos deixa, e foi com esse sentimento que a Cortez Editora cresceu, e é exatamente com esses valores que continuaremos a contar essa história”, diz a nota de falecimento que a Cortez Editora publicou nesta sexta.

FolhaPress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro testa negativo para a Covid-19

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou negativo para a Covid-19 neste domingo (26). O diagnóstico molecular (RT PCR), considerado um dos mais precisos para a identificação da doença, foi realizado nesta manhã no Palácio da Alvorada, em Brasília. O presidente permanece isolado cumprindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após retorno de viagem aos Estados Unidos.

Três integrantes da comitiva presidencial que compareceram à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) testaram positivo para a doença, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um diplomata e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Queiroga permanece em Nova York e trocou de hotel na sexta-feira (24).

Nesta semana, outros dois ministros do governo Bolsonaro tiveram o diagnóstico confirmado para a doença: o advogado-geral da União, Bruno Bianco, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ihhhh parece que o presidente tem uma imunidade maior do que muitos vacinados por aí, e que usam máscara de papel da cara e alcoolzinho na mãozinha.. hahahahah ! Chora petezada! Presidente tem RAZAO mais uma vez ! Ele já deve estar ficando cansado ! E a mídia está cansando de passar vergonha diuturnamente! Já ja vão dizer que o teste é falso, afinal de contas a narrativa tem q continuar, kkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *