Jornalismo

PT entra com ação contra Aécio por construção de aeroporto em MG

O PT ingressou nesta terça-feira (22) com pedido de instauração de inquérito na PGR (Procuradoria-Geral da República) para investigar a suspeita de uso de recursos públicos na construção de um aeroporto no terreno de parentes do senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência da República. O terreno foi desapropriado pelo governo do Estado.

Os petistas pedem que o Ministério Público instaure três inquéritos – civil, público e criminal – para apurar a denúncia revelada pela Folha de S.Paulo. O partido também pede que a PGR investigue se o aeroporto opera sem autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Na ação, o PT afirma que a construção e a administração “irregular” do aeroporto configuram crimes de improbidade administrativa, peculato, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e desrespeito ao Código Brasileiro de Aeronáutica.

O partido argumenta que houve uso de recursos públicos na construção do aeroporto na época em que Aécio era governador de Minas, por ser administrado pelo tio-avô do candidato – o que configuraria o desrespeito à Lei de Improbidade Administrativa. Na ação, os petistas também argumentam que há a exploração de um espaço em bem público federal sem autorização do órgão regulador.

Outra irregularidade, segundo o PT, está na escolha do local onde o aeroporto foi construído. “As opções para a escolha do local onde está situado o aeródromo e da empresa que executou as obras devem ser elucidadas, tendo-se em vista que as notícias publicadas remetem a possível quebra da impessoalidade na opção pelo imóvel e na empresa que executou a intervenção [doadora em campanha eleitoral], com impactos na Lei de Improbidade Administrativa”, diz a ação.

O PT ainda afirma que, segundo a reportagem, haveria suposta falta de envio de documentos à Anac para manter o controle do aeroporto em “mãos privadas”, o que caracteriza o crime de prevaricação.

Como revelado pela Folha, no fim do segundo mandato de Aécio como governador de Minas Gerais, o Estado construiu um aeroporto em terreno de Múcio Guimarães Tolentino, tio-avô do candidato tucano e ex-prefeito da cidade. O Estado gastou quase R$ 14 milhões na obra.

A área foi desapropriada pelo Estado antes da execução da obra, no município de Cláudio, mas o tio de Aécio contesta na Justiça o valor proposto pelo governo para a indenização, que ainda não foi paga. Com a desapropriação, o Estado obteve a posse do terreno, mas ele só poderá ser registrado em nome do governo após o pagamento.

A Anac vai investigar se aviões pousaram e decolaram a partir do aeródromo de Cláudio, construído num terreno de parentes de Aécio Neves desapropriado pelo governo do Estado. Segundo a agência, não há autorização legal para movimentação aérea no local porque o uso da pista ainda não foi liberado perlo órgão de fiscalização. Na prática, o aeroporto ainda não existe.

TUCANOS

O PSDB promete ingressar com ação contra a Anac e a presidente Dilma Rousseff no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por uso da máquina pública. Os tucanos consideram que Dilma e o PT utilizaram a Anac para prejudicar Aécio, uma vez que o candidato afirma que o processo de homologação do aeroporto ocorreu de forma “legal e transparente” –enquanto a agência afirma que não autorizou movimentação aérea no local.

“É vergonhosa a utilização de mais uma estrutura do estado para perseguir adversários políticos do governo”, diz nota divulgada pela coligação de Aécio.

O PSDB ainda não informou quando vai ingressar com a ação.

Fonte: Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Agora só porque foi Aecio que, por " acaso", desinteressadamente, com RECURSOS PÚBLICOS, construiu um aeroporto numa área particular, que pertencia ao seu tio ( não foi de um desconhecido qualquer, mas seu parente, prestem atenção), o fato virou uma uma coisa que pode ser relevada, uma besteira, sem importância. Não passa de puro desespero do PT. Faz-me rir bando de babões sem cérebro!!! Crucificam o PT, a todo custo, sem ponderar as melhorias que trouxeram na parte social ( e que foram muitas, posso dizer pelo que vivi. Estudei na UFRN, que na época de FHC tava aos pedaços, e depois, no governo de Lula, parecia outra Universidade, equipada, com arcondicionada, biblioteca setorial em varios cursos). Claro, que o governo do PT, especialmente da Dilma, não é perfeito (aliás, existe governo perfeito ?!!Porém, não sou cega como alguns que defendem a oposição, e que acham o Aecio o modelo de honestidade desse país). Ah…só um lembrete, não foi o PT que inventou o mensalão. Essa especialidade é do PSDB, que comandou o maior esquema da corrupção, para cooptar apoio para aprovação da reeleição (isso até as pedras do mar sabem), só que como, na epóca eles não permitiam que se investigassem, ficou a abafado.

  2. Será que aquele helicóptero dos Perrela com mais de 400 Kg de cocaína deveriater pousado nesse "Aecioporto" ? Isso 'cheira' muito mal.

  3. O NOME DISSO E DESESPERO!!!!! O PT AO PERCEBER QUE SUA QUEDA VERTIGINOSA NAS PESQUISAS , PARTE PARA ATACAR SEM QUALQUER RAZÃO O CANDIDATO QUE ESTÁ EMPATADO ! GRAÇAS A DEUS OS PETRALHAS PERCEBEM SOZINHOS O SEU FIM !!!! OVRIGADO POR VESTIREM A CARAPUÇA!!!! SHOOOOOWWWWWW

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Protesto em Natal contra Cosern: contas triplicam e clientes exigem explicações

Foto: Reprodução

Clientes, empresários e trabalhadores do setor de energia solar prometem fazer barulho em frente à sede da Neoenergia Cosern, em Natal, nesta sexta-feira (6), a partir das 8h. A mobilização é pacífica, mas firme: os manifestantes cobram mudanças nos procedimentos da distribuidora e mais respeito aos direitos dos consumidores.

A revolta vai além da falta de compensação da energia solar gerada. Nas redes sociais, usuários relatam problemas no faturamento, cobranças indevidas e falhas operacionais que, segundo eles, prejudicam milhares de potiguares. Enquanto o Ministério Público apura as denúncias por meio de inquérito civil, o setor solar decidiu se organizar e sair às ruas.

O protesto reúne clientes, integradores e vendedores de equipamentos fotovoltaicos, totalizando mais de 250 empresas e consumidores insatisfeitos com recentes mudanças da concessionária. Entre as queixas estão desligamento de sistemas sem aviso, parcelamentos não autorizados, atraso na contabilização da energia injetada e cobrança da taxa de iluminação pública mesmo para quem gera a própria energia.

Os organizadores deixam claro: a intenção não é atacar a energia solar, mas cobrar transparência e soluções imediatas da Neoenergia Cosern. Até agora, a empresa não se manifestou sobre o ato nem sobre as irregularidades apontadas pelos consumidores.

Em novembro passado, o Blog do BG recebeu diversas denúncias de consumidores com usinas de energia solar em residências, que apontam aumento expressivo nas contas de novembro. Segundo relatos, a principal mudança foi a aplicação do ICMS pela Cosern, que elevou significativamente o valor final das faturas, mesmo com consumo praticamente igual.

Em alguns casos, a soma do imposto, da bandeira vermelha e de encargos setoriais teria feito a conta triplicar. Nas redes sociais, clientes reclamaram da falta de transparência e exigem explicações claras sobre a retomada da cobrança de tributos para quem gera sua própria energia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Flávio Dino engaveta caso do senador flagrado com dinheiro na cueca

Foto: Reprodução

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou o arquivamento da investigação contra o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca durante a Operação Desvid-19, da Polícia Federal, deflagrada em 2020. Na ocasião, a ação da PF investigava suspeitas de desvios de emendas parlamentares usadas no combate à pandemia de covid-19.

A decisão de Dino segue o pedido da Procuradoria-Geral da República, que avaliou no início de janeiro que não havia indícios mínimos de que o senador tenha tentado ocultar valores durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Com isso, o caso foi oficialmente encerrado no STF.

O ministro também determinou que os autos fossem enviados à primeira instância, passando a tramitar sob a Justiça Federal e o Ministério Público Federal em Roraima.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça mantém médicos terceirizados atendendo em Natal

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) decidiu, de forma cautelar, manter os contratos de médicos terceirizados pelo Município do Natal. A decisão saiu nesta terça-feira (3) pelo desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, atendendo ao recurso da Prefeitura que questionava uma sentença anterior.

Os contratos administrativos nº 005/2025 e nº 006/2025, originados da Dispensa Eletrônica nº SMS 003/2025, seguem vigentes sem interrupção até o julgamento final do recurso, segundo informações da Tribuna do Norte. A medida afasta a obrigação de “não fazer” imposta pela 12ª Vara do Trabalho de Natal, que havia dado ganho parcial ao Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN).

A ação civil coletiva foi movida pelo Sinmed RN contra a Prefeitura e as empresas Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda. e Proseg Consultoria e Serviços Especializados Ltda., cobrando restrições na contratação emergencial de médicos. Em resposta, a gestão municipal recorreu alegando que a suspensão dos contratos poderia causar danos graves à administração pública e à saúde da população.

Com a decisão do TRT, os médicos terceirizados permanecem trabalhando normalmente, garantindo a continuidade dos serviços de saúde da capital potiguar até que haja definição final da Justiça sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Cadu fala em “última cartada” de Fátima e diz: “entregar governo à oposição é suicídio político”

Imagens: Reprodução/Youtube/96 FM Natal

O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier (PT), afirmou que a governadora Fátima Bezerra poderá dar a “última cartada” antes da eleição indireta para o Governo do RN. A declaração foi feita em entrevista a 96 FM Natal e revela a estratégia do PT para tentar manter o controle do Executivo estadual.

Segundo Cadu, a própria governadora tem dito que a decisão final será dela. A renúncia só entraria em cena caso o PT tenha segurança de maioria para eleger um nome do partido. Sem esse cenário, Fátima permaneceria no cargo até o fim do mandato.

Na entrevista, o secretário foi direto ao admitir o temor do grupo político. Para ele, “entregar o governo à oposição” seria “suicídio político”, deixando explícita a resistência do PT em permitir que o comando do Estado saia das mãos do partido.

Cadu Xavier também afirmou que tem trabalhado para garantir os votos necessários. Ele esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3) e disse ter sido bem recebido pelos parlamentares durante as articulações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice-prefeito de João Câmara confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB

Foto: Divulgação

O vice-prefeito de João Câmara, Holderlin Silva (MDB), confirmou nesta terça-feira (3), a pré-candidatura a deputado estadual. O anúncio foi feito após reunião com o vice-governador do RN e presidente estadual do MDB, Walter Alves, e com o deputado estadual Hermano Morais. O encontro contou com a presença do vereador de João Câmara, Hênio Silva, irmão de Holderlin.

Com trajetória política consolidada no município, Holderlin já foi vereador por dois mandatos – sendo o mais votado em um dos pleitos eleitorais – e está em sua segunda passagem como vice-prefeito de João Câmara, uma das principais cidades da região do Mato Grande.

Para o vice-governador Walter Alves, a pré-candidatura representa o fortalecimento do MDB e a valorização de lideranças com atuação comprovada. “Holderlin é um nome preparado, com experiência administrativa e forte ligação com João Câmara e toda a região. O MDB estimula candidaturas que tenham história, trabalho e compromisso com a população”, destacou.

Ao confirmar a pré-candidatura, Holderlin afirmou que a decisão nasce do diálogo e do desejo de ampliar sua contribuição política. “Recebo esse incentivo com muita responsabilidade. Tenho uma história construída em João Câmara, conheço de perto os desafios do nosso povo e quero levar essa experiência para a Assembleia Legislativa, ajudando no desenvolvimento do Mato Grande e de todo o RN”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Perseguição policial de 23 minutos acaba com 1 morto e 4 baleados na Faria Lima

Imagens: Reprodução/X/Nelson Sheep

Uma perseguição policial que durou cerca de 23 minutos terminou com um suspeito morto e outros quatro baleados na Av. Faria Lima, um dos principais centros financeiros de São Paulo, na tarde desta terça-feira (3). A ação começou após cinco criminosos invadirem uma mansão de alto padrão no bairro do Morumbi, zona oeste da capital paulista, de acordo com informações do Metrópoles.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o grupo rendeu uma diarista da residência, que foi amarrada e trancada no banheiro enquanto os assaltantes recolhiam objetos de valor. Durante a fuga, a Polícia Militar foi acionada e iniciou o acompanhamento ainda no Morumbi. Três suspeitos foram alcançados nessa região, baleados durante a abordagem e socorridos pelo Samu.

Foto: Rodrigo Tammaro/Metrópoles

Os outros dois criminosos conseguiram fugir em um veículo e seguiram em direção à Avenida Faria Lima, onde a perseguição continuou. O tiroteio terminou próximo à esquina com a Av. Cidade Jardim. Um dos suspeitos foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi baleado e detido. Ao todo, foram três baleados no Morumbi e dois na Faria Lima.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, o grupo já era monitorado pela polícia e agia por “tentativa e erro”. A corporação tinha informações de que os criminosos planejavam roubar uma casa no Morumbi pouco antes do crime. A Secretaria de Segurança Pública informou que o caso será formalmente registrado e que as circunstâncias da ocorrência serão apuradas.

 

Opinião dos leitores

  1. Que pena, só cancelaram um CPF ? Poderia ter sido quatro, menos gastos com alimentação, menos água, colchão pra outro, lençol pra outro, espaço, enfim, que pena não ter sido todos enviados ao inferno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Perícia 3D derruba versão de queda e aponta agressões na morte de Henry Borel

Foto: Reprodução

Um novo laudo pericial do Ministério Público do RJ trouxe detalhes decisivos sobre a morte de Henry Borel, ocorrida em 8 de março de 2021, no Rio. A análise, feita com tecnologia de reconstrução em 3D, descartou a hipótese de queda e concluiu que a morte da criança, de quatro anos, não foi acidental, mas resultado de sucessivos episódios de agressão.

O documento foi elaborado pela Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (Dedit) e identificou um padrão de lesões externas e internas incompatível com acidente doméstico, conforme informações do Metrópoles. Segundo o perito Fernando Esbérard, a tecnologia permitiu reconstruir a dinâmica dos fatos no espaço e no tempo, reforçando o nexo causal entre a violência contundente e o óbito, já sustentado pela acusação desde o início das investigações.

O julgamento da mãe, Monique Medeiros, e do padrasto, o médico e ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, está marcado para o dia 23 de março deste ano. Ambos respondem por homicídio, tortura e coação. À época, afirmaram que Henry teria sido encontrado desacordado no apartamento onde vivia, na Barra da Tijuca, mas exames médicos apontaram morte por hemorragia interna e laceração hepática.

O caso teve impacto além dos tribunais e resultou na criação da Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), que endureceu mecanismos de proteção à criança e ao adolescente. Às vésperas do júri, o pai de Henry, Leniel Borel, afirmou que espera não apenas um julgamento, mas uma responsabilização firme diante do que define como uma brutalidade inaceitável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bloco KD XOXO? sai às ruas no dia 6 de fevereiro com novidades na semana prévia do Carnaval de Natal

Foto: Divulgação

O tradicional bloco KD XOXO? confirma sua saída às ruas no dia 06 de fevereiro, durante a semana que antecede o carnaval de Natal. Em sua 11ª edição, o bloco promete mais uma grande celebração no Aero Clube, reunindo música, alegria e um clima de confraternização voltado para toda a família.

Entre as novidades deste ano, o bloco anuncia a Banda Cheiro de Amor como atração principal, reforçando a proposta de unir tradição e grandes nomes da música. Outra estreia importante é a da VIVER SAÚDE, que chega como patrocinadora cultural do evento. O plano de saúde aposta na energia do Carnaval para fortalecer seu propósito institucional de promoção da qualidade de vida, do bem-estar e do cuidado com as pessoas.

Foto: Divulgação

O bloco comemora o sucesso de vendas e reafirma seu perfil familiar, consolidando-se como um verdadeiro encontro de gerações. A programação musical conta ainda com o sucesso de Ramon Schinayder, o frevo natalense da Orquestra Banda do Negão e traz também Pedro Lucas como novidade em 2026, ampliando a diversidade musical e agregando novos públicos à festa.

A expectativa é de mais uma edição marcada pela alegria, segurança e pela celebração do Carnaval como espaço de convivência, cultura e tradição em Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em leitura anual, Prefeita Nilda celebra avanço histórico na saúde de Parnamirim e outras conquistas

Foto: Divulgação

A prefeita Nilda Cruz realizou nesta terça-feira (3) a leitura anual da mensagem do Poder Executivo, na Câmara Municipal de Parnamirim. Na oportunidade, ela fez um balanço das ações da sua administração e celebrou os avanços obtidos no primeiro ano à frente da Prefeitura.

A primeira mulher a comandar os destinos de um dos principais municípios do Estado, Nilda enalteceu as conquistas na educação, geração de emprego, desenvolvimento econômico, serviços urbanos, assistência social, segurança e infraestrutura, mas foram os investimentos e melhorias realizadas na saúde, que mereceram destaque.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Município deu um salto significativo na avaliação de desempenho de suas equipes, saindo de 6,15% para 93,84% de aprovação.

Esse avanço histórico na saúde de Parnamirim soma-se a uma série de outros conquistados ao longo do primeiro ano da atual gestão. Foram zeradas as filas de espera para fraldas geriátricas, kits glicêmicos e de diversos procedimentos cirúrgicos.

Na Atenção Especializada, conseguiu um avanço estrutural, com a incorporação do teto MAC, ampliando recursos para R$ 25 milhões anuais.

A prefeita fez questão de lembrar ainda da requalificação da UPA de Nova Esperança. A unidade teve os equipamentos renovados e o laboratório ampliado, permitindo a realização de mais de 30 tipos de exames. O aparelho de raio-X foi consertado e foram reabastecidos medicamentos e insumos.

“Todas essas melhorias impactaram positivamente a vida dos usuários; são mais de 10 mil atendimentos mensais. Hoje oferecemos dignidade, qualidade e tratamento humanizado”, detalhou a prefeita.

“Quando assumimos a gestão em 1º de janeiro de 2025, encontramos desafios importantes: dívidas de mais de R$ 300 milhões, serviços essenciais fragilizados, obras paralisadas, filas reprimidas e uma administração que precisava ser reorganizada para voltar a servir bem à população; não escolhemos o caminho fácil, escolhemos o caminho certo” conclui a prefeita em sua fala inicial.

Professora de formação e com uma sólida carreira dentro da sala de aula, a prefeita Nilda se emocionou ao falar sobre o quanto a sua gestão trabalhou para melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal de educação, com seis CMEIS reformados e inaugurados, vinte unidades passaram por manutenção e professores valorizados, com reajuste e recomposição salarial.

Os serviços urbanos estão em dia. A gestão está executando o maior plano de recuperação e manutenção das lagoas de captação da história de Parnamirim. Os cemitérios públicos foram revitalizados, a iluminação pública tem sido aprovada pela população e chuveiros foram instalados na orla. Foi feita uma retomada de obras e investimentos. Praça Cidade Verde, Praça de Pium, ruas com pavimentação completa.

E a segurança recebeu 57 novos Guardas Municipais, e foram e fortalecidas a Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha. Parnamirim alcançou a posição de cidade mais segura do RN e 3ª mais segura do Nordeste.

“No primeiro ano trabalhamos muito. No segundo ano vamos trabalhar o dobro. E, a partir de agora, eu convoco toda nossa equipe a triplicar o esforço por Parnamirim; gratidão Parnamirim” concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tiroteio na Faria Lima mata um, fere quatro e trava coração financeiro de SP

Foto: Reprodução

Um tiroteio na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, deixou pelo menos uma pessoa morta e outras quatro baleadas nesta terça-feira (3). A troca de tiros aconteceu em plena via pública e provocou a paralisação do trânsito no sentido Avenida Juscelino Kubitschek, uma das áreas mais movimentadas da capital paulista.

De acordo com fontes policiais, os disparos começaram durante uma perseguição a criminosos suspeitos de roubar uma mansão no bairro do Morumbi. A ação terminou no coração do centro financeiro de São Paulo, região conhecida por concentrar bancos, empresas e escritórios de alto padrão.

Diversas viaturas das polícias Civil e Militar foram mobilizadas para a ocorrência. Uma das vítimas foi atingida e morreu no local, enquanto outra pessoa ficou ferida na região da Faria Lima. A terceira vítima foi baleada e socorrida.

A avenida segue com impacto no tráfego, reforçando o clima de insegurança em uma das áreas mais ricas e vigiadas da cidade. O caso está sob apuração das forças de segurança, que permanecem no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *