RN obtém conceito Bom em ranking de Transparência Internacional da Covid-19

O Rio Grande do Norte foi o oitavo Estado do Brasil que mais cresceu em pontuação pelo Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, segundo o último boletim, divulgado nessa segunda-feira (29). O ranking avalia como os portais de 26 governos informam sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O resultado é uma pontuação de 0 a 100, com nota mais alta conforma melhor transparência.

O estado potiguar alcançou a marca de 77,2 pontos com os 30 somados neste último boletim. Com isso, atingiu o nível BOM de avaliação. A partir de 79 pontos, o nível sobe para ÓTIMO. “Subimos bastante e fomos o oitavo em crescimento no último mês. A partir da próxima ação já esperamos alcançar o nível de transparência conceituado como Ótimo”, prevê o Controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes.

O controlador ponderou ainda que limites tecnológicos impedem o Governo do Estado em acelerar ou aumentar ainda mais essa pontuação. “Mas temos trabalhado conforme nossas condições e teremos um excelente resultado, a exemplo do que conquistamos no ranking organizado pela ONG Open Knowledge Brasil”.

Neste ranking, o Rio Grande do Norte chegou a figurar na segunda colocação entre os Estados do país. Apesar de também se tratar de transparência relacionada aos dados a respeito da Covid-19, os critérios para este boletim diferem um pouco e focam em informações sanitárias e epidemiológicas, enquanto o ranking divulgado nesta última segunda-feira se volta a dados de contratações emergenciais.

Com a nova pontuação, o RN ocupa hoje a 18ª colocação neste ranking de transparência. “Podemos melhorar, sobretudo, no quesito da divulgação nas redes sociais, que criamos recentemente, e referente ao Dicionário de Dados, que já iniciamos pesquisa para atendermos com maior qualidade. Apenas esses dois quesitos já nos elevará aos 83,5 pontos e atingiremos o nível ÓTIMO”, pontuou a gestora da Lei de Acesso à Informação da Control, Lenira Fonseca.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Bolsomito disse:

    E os 5 milhões? Foi transparente tbm? Cuidado com o Japonês.

  2. Elza Soares disse:

    gestão de transparecia, parabéns governadora

    • Gito disse:

      Não deixa de ser transparente. Até porque todos sabem dos 5 milhões.

  3. Vergonha disse:

    Kkkk quem deu essa pontuação foi o LADRAO CONDENADO LULA??? Cadê os R$ 5.000.000,00 que FATAO doou ???SOCORRO MP

    • Gabriel disse:

      Vergonha é quando a gente vê que a preocupação das pessoas aqui é entrar na esfera política e não na esfera pública, ao invés de parabenizar, Governo municipal, estadual ou federal quando acertam, as pessoas ficam de pirraça. Vergonhoso é o cidadão que não pensa no próximo e quer defender político! A maioria nunca pensa na população e somente em si e aos seus! Pensem antes de postar tantas asneiras!

    • Véi de Rui disse:

      Se esses 5 milhões tivessem sido pago antecipadamente por Bolsonaro, já tinham lhe tirado do mandato e colocado numa prisão, disso eu tenho certeza

    • Birigui disse:

      Bonzinho como é o Gabriel, já já entram na esfera dele.

COMENTE AQUI