Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 78,2%; Grande Natal sob alerta de 87,3%

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 78,2%, registrada no fim da manhã desta segunda-feira(15). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 359.

Até o momento desta publicação são 52 leitos críticos (UTI) disponíveis e 187 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 117 disponíveis e 172 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 87,3% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 68,6% e a Região Oeste tem 67,9%

Opinião dos leitores

  1. Pra que existe governo estadual(no caso daqui, desgoverno), se ele não tem moral pra decretar um lockdown, tipo, provisório, só no período do carnaval? Pra que tirar o ponto facultativo fajuto, se a grande maioria dos foliões se deslocaram ou estão se deslocando em enorme quantidade rumo as praias, sobretudo para Tibau do Sul? Pra que existem deputados, que juntamente com ele, poderiam criar uma lei excepcional, que proibisse terminantemente as festas com grande aglomeração? São esses mesmos deputados que criam leis para o aumento absurdo dos próprios salários, e eles são aprovados facilmente? Ah, mas o MP proibiu o réveillon de Pipa, mas o STF indeferiu o pedido! Ué, mas as medidas locais não têm força de lei? Será que elegemos os políticos pra trabalharem só de fachada? Será que temos aqui no RN, mais uma rainha da Inglaterra? (E que rainha, hein?). Os pobres dos poucos policiais não podem fazer absolutamente nada, diante daquela multidão aglomerada de Pipa! Tem que cortar o mal pela raiz. E não adianta pedir bom senso ao povo, porque eles têm a mesma índole do povo de Israel, que não teve paciência pra esperar pelo retorno de Moisés, da montanha! Só mudaram as épocas! O povo continua agindo da mesma forma, a séculos!

  2. A minha sugestão é que deve ser responsabilizado criminalmente e financeiramente, todo esse povo desobediente as normas da saúde.
    E, se um deles necessitar de leitos, colocar em segundo plano. Priorizar quem está procurando se previnir. Sei que tudo isso é difícil acontecer.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega 18 milhões de vacinas em abril; Nesta semana 4,6 milhões de doses ainda devem ser entregues

Foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje (18), por meio de uma rede social, que a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar 18 milhões de vacinas contra a covid-19 até o final de abril. Desse total, segundo o presidente, serão entregues 4,6 milhões de doses ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na outra semana.

Na sexta-feira (16) a Fiocruz já havia entregue mais 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das 2,8 milhões liberadas na sexta-feira, 2,2 milhões já haviam sido entregues na última quarta-feira (14).

O presidente disse ainda que a previsão é que o volume de entrega de imunizantes cresça nos próximos meses e que no segundo semestre de 2021, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses da vacina.

Agência Brasil 

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil registra mais de 12,3 milhões de pessoas curadas da covid-19

Foto: reprodução

O Brasil registrou neste domingo (18) mais 46.738 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 12.391.599 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas representa 88,8% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é mais de dez vezes superior ao número de casos ativos (1.178.137), que são os pacientes em acompanhamento médico.

No mundo, estima-se que 120,5 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, de acordo com o site Wolrdometers.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

CPI DA COVID: autor quer convocar ex-ministros Mandetta, Teich e Pazuello; Secretários de Saúde dos estados também devem ser convocados

Fotos: Sérgio Lima/Poder 360

O líder da oposição e autor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia de covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), quer convocar os ex-ministros da Saúde Luiz Mandetta, Nelson Teich e o general Eduardo Pazuello para prestarem depoimento.

A CPI também investigará repasses de verbas federais para Estados e Municípios. Nesse sentido, o senador quer convocar secretários de Saúde. O primeiro ente federativo deve ser Amazonas, onde o sistema de saúde pública entrou em colapso no início deste ano e pacientes morreram por falta de oxigênio.

O MPF (Ministério Público Federal), inclusive, citou uma série de omissões de Pazuello e a lentidão de resposta da pasta diante do avanço da covid-19 no Amazonas que contribuíram para o colapso hospitalar em Manaus.

Um dos pontos que devem ser investigados pela CPI, de acordo com membros da oposição, são relacionados à aquisição de vacinas contra a covid-19. Um deles é a negociação do governo federal com a Pfizer, em agosto de 2020, quando o país teria recusado a oferta da farmacêutica de 70 milhões de doses.

A expectativa é de que os membros da CPI se reúnem na próxima quinta-feira (22) para o primeiro encontro do colegiado. Na ocasião, serão eleitos presidente, vice-presidente e o relator – há acordo para que os cargos sejam distribuídos, respectivamente, para Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL). Desta forma, a comissão será comandada por parlamentares de oposição ou independentes, o que reflete a maioria dos integrantes do colegiado.

R7

Opinião dos leitores

  1. Tem que pegar todo mundo nesta CPI: governo Bozo que é um desastre e governadores e secretários estaduais que se aproveitaram das fartas verbas enviadas pelo governo federal

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Pastor que disse orar pela morte de Paulo Gustavo será processado por homofobia

Foto: reprodução

Dezenas de entidades LGBTQIA + e outros grupos defensores de direitos humanos anunciaram, neste sábado (17), que vão processar na Justiça o pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas, que declarou orar pela morte do ator Paulo Gustavo, internado há um mês com covid-19, em estado grave.

“Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, publicou o pastor em suas redes sociais nesta semana.  Após a repercussão negativa do comentário, José Olímpio apagou a publicação.

O artista, de 42 anos, é casado com o médico Thales Bretas, com quem tem dois bebês.

“É urgente que crimes como estes, motivados por homofobia, sejam enquadrados da tipificação da LGBTfobia , na lei de combate ao racismo de n. 7.716/2018, e que punições mais rigorosas e severas sejam tomadas  contra condutas homofóbicas e atos discriminatórios como o em questão”, diz a nota (veja a íntegra abaixo) assinada pelas principais entidades de defesa dos direitos de LGBTs do país ao anunciar que medidas judiciais serão tomadas contra o pastor.

Uma das signatárias do documento, a Aliança LGBT+ afirma que a declaração do pastor não é caso isolado, atinge cotidianamente gays, lésbicas e trans. “Vivemos tempos sombrios. Esta afirmativa foi dita por nós inúmeras vezes nos últimos meses. O mundo enfrenta uma gravíssima pandemia que segue ceifando milhões de vidas pelo globo, o país em que vivemos segue sendo epicentro da pandemia do novo coronavírus”, diz o movimento em nota própria.

“A pandemia que ainda segue em curso transformou o caráter de alguns e revelou o verdadeiro caráter de outros, fazendo com que pudéssemos separar o joio do trigo e sem nenhuma sombra de dúvidas fossemos capazes de compreender melhor o outro”, diz o texto assinado pelo ativista Toni Reis, líder da Aliança LGBT+. O texto de repúdio ao pastor também tem apoio de lideranças evangélicas.

Internado na UTI desde o começo de março, Paulo Gustavo enfrenta complicações da covid-19, está intubado e com pulmão artificial. Seu estado de saúde é considerado crítico. Nas redes sociais, Thales publica atualizações sobre o quadro clínico do companheiro.

A internação de Paulo Gustavo causou comoção entre fãs e artistas, que têm organizado correntes de oração pelo restabelecimento da saúde do ator, conhecido pelos papéis humorísticos, com sucessos tanto no teatro, na TV e no cinema.

O Congresso em Foco não conseguiu localizar o pastor José Olímpio para se manifestar sobre o comentário que fez sobre o ator. O espaço está aberto caso ele queira se manifestar.

“Queremos vida, felicidade e muita cidadania, direitos humanos. Ninguém merece a morte”, disse ao Congresso em Foco o presidente da Aliança LGBTI+, Toni Reis, colunista deste site.

A Aliança enviou ofício ao procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que abra investigação contra o pastor.

Congresso em Foco

Opinião dos leitores

  1. Não li a matetia por não concordar com esse tipo de colocação e do comportamento do pastor, não o defendo, mais prestem atenção, isso virou lugar comum dos dois lados, se formos corretos, devemos rezar para o mesmo pau que bate em Francisco (e bata forte) bata em chico (também forte), não sejamos seletivos e partidários, a lei deve servir para todos de forma igualitaria, pena que o grande guardião da constituição, o STF, constantemente esqueça da carta magna.

  2. Homofobia e racismo são crimes… Já chamar o Presidente da República de genocida, sem ele ser, não é crime!

    1. Crime seria se ele não fosse genocida, o que não é verdade.

  3. Um verdadeiro cristão, e defensor da família; velo exemplo de cristão!! O Satanás agradece.

  4. Não chamem um Canalha desse tipo de Pastor, na verdade isso é um discípulo do satanás como pode um pregador da palavra de Deus desejar morte ao seu semelhante, na verdade esse aí deve ser um pistoleiro escondido em pubitos de igreja.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério Público apura descoberta de 19 respiradores em sala de hospital no Pará; funcionários revelaram que havia uma ‘parede falsa’

Foto: Agência Pará

A Corregedoria do Ministério Público do Pará recebeu, no dia 8 de abril, uma notícia de fato – uma espécie de procedimento administrativo –  denunciando a descoberta de respiradores pulmonares em uma possível parede falsa, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém (PA). O pedido de apuração foi encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirma que, no dia 22 de março, foram identificados 19 ventiladores pulmonares em uma sala nas instalações do hospital, mas nega a existência de uma parede falsa.

À CNN, funcionários do prédio revelaram, ontem (17), que uma parede precisou ser quebrada para terem acesso aos ventiladores. A pasta diz ainda que uma comissão interna está apurando as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até aquele momento.

O promotor responsável pela investigação, Rodier Barata Ataíde, disse à reportagem que realizou uma análise preliminar da denúncia e, na última quarta-feira (14), determinou diligências para levantar mais informações sobre o caso.“Nós avaliamos que, sim, têm relevância o que está sendo noticiado e precisa de uma apuração.

Especialmente, em dois sentidos: um é direcionado para que esses equipamentos estejam colocados em uso por conta da vida das pessoas que precisam de respiradores e o outro já é quanto às eventuais responsabilidades de gestores por essa ocorrência.”, disse.

Em nota, a Secretaria diz que os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica. De acordo com a pasta, o atendimento de pacientes não foi prejudicado, por conta do hospital estadual já estar com o seu quantitativo de UTI na capacidade máxima, tendo sido os aparelhos distribuídos na rede estadual.

Segundo o despacho do Ministério Público, entre as determinações, a Sespa terá 10 dias úteis para esclarecer se houve uma abertura de procedimento administrativo para apurar responsabilidades, comunicação a órgãos de Segurança Pública e quais outras providências adotadas.

“Até amanhã, serão enviados as solicitações de informações para a Sespa e para a direção do hospital para dizer o que fizeram sobre o caso. Inclusive, estou solicitando também todos os documentos disponíveis, incluindo as notas fiscais dos equipamentos.”, explica.

Respiradores encontrados

Segundo uma funcionária do hospital que aceitou dar entrevista à CNN sob a condição de ter a identidade preservada, os 19 respiradores eram registrados, mas estavam desaparecidos.

Por conta disso, ainda de acordo com ela, o setor financeiro da Sespa estava à procura dos equipamentos, mas a história foi abafada durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital.

A Direção do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa), OSS responsável pela atual gestão do hospital diz que preza pela transparência na administração pública e também nega que os 19 respiradores estavam em parede falsa no momento em que foram identificados.

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará não informou o valor pago por equipamento e nem a data de aquisição. Procurada, a Santa Casa de Pacaembu ainda não se pronunciou sobre o caso.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Se preocupem não, o pai do governador que faz parte da CPI,vai apurar rigorosamente este fato.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: Brasil registra 1.657 óbitos e 42 mil novos casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (18):

– O país registrou 1.657 óbitos nas últimas 24h, totalizando 373.335 mortes;

– Foram 42.980 novos casos de coronavírus registrados, no total 13.943.071 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 12.391.599, com o registro de mais 46.738 pacientes curados. Outros 1.178.137 pacientes estão em acompanhamento.

Opinião dos leitores

    1. Nordeste veio de guerra, de cabras de coragem e valentes…aqui Bozo não ganhou (e nem vai ganhar)…

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Estudante faz campanha para comprar computador após ser enganada por ‘amigo’ que a fez acreditar ter sido aprovada em Medicina na UFRN

Uma estudante passou por uma situação, no mínimo, constrangedora após ter sido enganada por um ‘amigo’ que a fez acreditar que havia sido aprovada para cursar Medicina na UFRN.

Rutinéia gravou um vídeo pedindo doações para comprar um computador que a pudesse auxiliar no acompanhamento do curso de Medicina da UFRN, para o qual ela acreditava ter sido aprovada. No entanto, esse ‘amigo’, que ficou responsável pela inscrição de Rutinéia no SISU não a inscreveu no curso tão sonhado pela garota.

Outros amigos, João e Mateus, ajudaram Rutinéia a gravar outro vídeo pedindo desculpas pelo mal entendido e explicando que o tal ‘amigo’ a quem a estudante havia confiado a inscrição no SISU inseriu a nota dela no ENEM em outros cursos que não eram de interesse da estudante. E mais, segundo o colega, usando cotas as quais a estudante não teria como comprovar fazer parte, não tendo assim com ingressar na faculdade, explica João no vídeo.

Diante de tal situação, Rutinéia e os amigos informaram que devolverão todo o dinheiro aos doadores da campanha e disseram que buscarão os direitos da amiga através da Justiça. A estudante pediu perdão a todos que assim como ela se sentiram enganados com o que aconteceu.

Opinião dos leitores

  1. Antes eu ficava com pena da menina, e com raiva do amigo, mas hoje não, situação como essa, é reflexo de um país de impunidade, o cara faz isso porque sabe que não vai ser punido, isso é reflexo da impunidade , escancarado em especial pela suprema corte do país , que deixa na impunidade o maior bandido do Brasil.

    1. Ele se inspirou em luladrão, se faz de amigo dos pobres e rouba bilhões com os mega tubarões, destruindo o país e as oportunidades dos trabalhadores.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América-RN vence o ABC por 1 a 0 no primeiro Clássico Rei do ano

Imagem: reprodução/YouTube – Band RN

Com um gol do atacane Wallace Pernambucano logo no início da partida, o América-RN venceu o ABC por 1 a 0, no primeiro Clássico Rei de 2021, válido pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar.

A partida ainda teve a expulsão de Geovani pelo lado alvirrubro e Marco Antônio do Mais Querido que se desentenderam em uma jogada. Após serem expulsos, os jogadores se cumprimentaram no caminho para os vestiários.

Com o resultado, o América-RN chega aos 13 pontos e divide a liderança com o Globo. O ABC é o quarto, com sete pontos, mas tem dois jogos a menos que América e Globo.

Opinião dos leitores

  1. Silêncio, respeita que Papai chegou !!
    A burrinha deu adeus ao turno hoje, pode escrever.
    Hora de dar tchau mas não chora não que a mamadeira ta cheia de leite, viu bebê?
    Kkkkkkkkkk
    Ganhar é bom mas ganhar da burra de pium…
    Não tem preço!!

  2. Com certeza esse jogo deve está ENTRE OS 3 PIORES JOGOS DA HISTÓRIA ENTRE ABC X AMÉRICA. NÍVEL HORROROSO, O ABC DEU UM CHUTE A GOL AOS 16 MIN DO SEGUNDO TEMPO. O AMERICA SÓ CHUTOU A BOLA DO GOL.

    1. O abcD só chutou uma bola porque a defesa do América estava impecável hoje.

      Venceu o maior do RN.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende foragidos suspeitos de assalto a bancos no RN e apreende fuzis e 20kg de explosivos que seriam usados em resgate de presos no estado

A Divisão Especializada em Investigação e Combate do Crime Organizado (DEICOR) da Policia Civil do RN prendeu neste sábado (17) dois foragidos da Justiça, suspeitos de participação no assalto a duas agências bancárias de São Paulo do Potengi, em outubro de 2020.

A ação teve duas frentes, sendo uma na zona rural de Alexandria/RN e outra na cidade de Campina Grande/PB. Na primeira, foi preso Camilo Cassimiro Nunes, conhecido como “Camilo Bombado”, com quatro mandados de prisão em aberto e nove processos na Justiça. Na segunda, foi preso em Campina Grande, o paraibano, Allan Pereira Paes Maciel, conhecido como Allan Capacete, de 25 anos.

As informações divulgadas pelo Deicor, dão conta que Camilo Bombado, estava escondido na zona rural de Alexandria/RN. Ele foi preso na posse de duas pistolas de calibre 9mm, sendo uma com seletor de rajada e numeração raspada, além de dezenas de munições do mesmo calibre. Na hora da abordagem, apresentou um documento falso aos policiais, mas foi reconhecido.

Após a prisão, Camilo Bombado, colaborou com os policiais, indicando uma granja onde estavam enterrados 03 fuzis de calibres 7,62 com 90 munições, cerca de mil munições de calibre 5,56, 13 munições de calibre 12, 142 munições de calibre 9mm, 20kg de explosivos, 6 coletes balísticos (sendo um da PMRN e outro da PCRN), balaclava e roupas utilizadas nas ações criminosas.

Aos policiais, Camilo ainda disse que o material apreendido seria utilizado em uma ação de resgate de alguns presos de alta periculosidade, em um presídio do Estado do Rio Grande do Norte e negou que fosse participar da empreitada.

Já o Allan Capacete, foi preso em João Pessoa/PB. Com ele os policiais encontraram um RG falso e munições de calibre ponto 50.

A DEICOR continua com as investigações para identificar e prender todos os envolvidos nas recentes empreitadas criminosas, em especial aos que estão fazendo parte do plano de resgate.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns a nossa briosa polícia civil, isso prova atenção especial que a Governadora tem com a segurança.

  2. Enquanto nosso governo e nossa polícia segue com a prioridade de prender ambulantes e comerciantes, a bandidagem segue forte com o propósito de continuar a dominar nosso pobre RN.

    1. Leu a matéria não? A DEICOR, do RN, que efetuou as prisões e apreendeu o material. A sanha ideológica é tão grande que esquece de ler.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

F1 faz Band colar na Globo e ocupar vice-liderança da audiência

Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

O GP da Emília-Romanha de F1 deste domingo (18) foi marcado pela vitória de Max Verstappen e pelas diversas reviravoltas na pista – e tudo isso significou, para a Band, ocupar por 45 minutos (não consecutivos) a vice-liderança da audiência na Grande São Paulo.

A transmissão da prova da F1 em Ímola deu média de 4,3 pontos de audiência para a Band, tendo como pico 5,5 pontos na aferição, obtidos nas voltas finais da prova. Vale lembrar que o ponto de audiência representa 76.557 domicílios e 205.377 indivíduos.

Enquanto a emoção acontecia na pista, em etapa válida pela segunda etapa do Mundial de 2021, a emissora paulista oscilou entre a segunda e a terceira posição da audiência, perdendo para a líder Globo e disputando a segunda posição com o SBT. A Band, porém, ficou bastante próxima da Globo: da largada ao final da prova, a diferença caiu de 5,2 pontos para apenas 1,3 ponto, de acordo com o Teleguiado.

Durante a transmissão completa, que englobou o pré-corrida, a prova, a entrega dos troféus e os comentários de Reginaldo Leme e Max Wilson já no ‘Show do Esporte’, a Band obteve 3,8 pontos de média, igualando-se a Record e ficando atrás do SBT (4,3) e Globo (7,4), que ocuparam as primeiras duas posições.

Terra

Opinião dos leitores

  1. Estamos aí ansiosos pra ver a Rede Globo Lixo de Televisão fechar suas portas para nunca mais abrir. O tempo da globo tá chegando.

  2. Sério? Faz tempo que não sei da grade de programas da Globo e com todos que me comunico também não assistem a emissora. Ela ainda é líder de audiência? Isso é pesquisa feita por quem?
    Parece que muitos estão vivendo crise de credibilidade e insistem em vender suas versões com se realidade fosse. Talvez em algum momento a Globo lidere a audiência, mas as demais estão com muita audiência e a liderança deve ser dividida por 03 emissoras atualmente.

    1. Só em nosso grupo de whatsapp tinham mais de 80 pessoas assistindo e discutindo a corrida. Talvez você estivesse preocupado com a volta do bolsa esmola e por isso só assiste a emissora da morte. No Brasil a F1 tem mais de 05 milhões de espectadores, fora aqueles que assistem por diversão. Se liga Romero, nem todo mundo vive alienado.

  3. Esse blog virou uma espécie de canal comparativo? É a Band e a Globolixo, Natal e João Pessoa, Fatão GD e outros governadores, Bozo e Luladrão, pense numa politização da bixiga e BG ainda fala que esse é um dos grandes problemas do Brasil, mas faz o mesmo.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *