Trump minimiza confirmação de coronavírus no Brasil e elogia Bolsonaro: “É um grande amigo. Nós temos uma ótima relação”

Foto: AFP/Arquivo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que passageiros que chegam do Brasil no território americano estão sendo verificados em aeroportos após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país. Trump, no entanto, ponderou que o território brasileiro conta apenas uma pessoa doente, apesar de suas grandes dimensões.

— É um país muito grande, com apenas um caso, mas ainda assim é um caso. Nós temos países em uma situação muito pior do que a do Brasil, como a Itália e vários outros países com muitos mais casos. A Itália é um problema mais profundo — disse o presidente dos EUA em uma coletiva de imprensa. — Estamos checando as pessoas que chegam (do Brasil) bem atentamente.

No entanto, sem mencionar o Brasil, Trump não descartou que novos países entrem na lista de restrições de entrada nos EUA, a exemplo da China, de quem cobrou transparência nos índices do coronavírus, se a epidemia evoluir nos seus respectivos territórios nacionais:

— Em algum ponto, dependendo do que acontecer, podemos adicionar alguns países na lista (de restrições de viagens) como fizemos com a China. E esperamos abrir o país para a China o mais rápido possível. e que os números chineses que estamos recebendo sejam verdadeiros.

Trump aproveitou a ocasião para elogiar a relação com o Brasil e o governo federal.

— Nós lidamos muito bem com o Brasil, o presidente (Jair Bolsonaro) é um grande amigo. Na verdade, ele concorreu com o mote ‘Make Brazil Great Again’ (Tornar o Brasil grande de novo, em português, uma alusão ao slogan do republicano na campanha de 2016 em relação aos EUA), nós temos uma ótima relação. Nós estamos trabalhando com o Brasil — disse o presidente americano.

Casos nos EUA

Os Estados Unidos registraram, até o momento, 60 casos de Covid-19, incluindo os 45 casos entre os americanos que foram repatriados de Wuhan, China — o epicentro do surto — e o cruzeiro Diamond Princess, que foi atingido pelo vírus e foi mantido em quarentena no Japão.

Na mesma coletiva em que elogiou Bolsonaro, Trump afirmou que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, será o responsável pela resposta do país ao surto de coronavírus. No entanto, disse que o risco de uma epidemia “permanece muito baixo”.

Também na última quarta-feira, uma pessoa na Califórnia que não foi exposta a ninguém infectado pelo coronavírus e não viajou para países nos quais o vírus está circulando apresentou um resultado positivo para a infecção, no que pode ser o primeiro caso do tipo nos EUA.

Segundo um comunicado do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a exposição do paciente ainda é “desconhecida”. O caso foi detectado em exames do sistema de saúde pública do país. O caso foi anunciado logo após o presidente Trumo concluir a entrevista coletiva.

O Globo

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Santos disse:

    Eita Brasilzão, vc agora sai do atoleiro que a esquerda o botou.
    O presidente Bolsonaro, agora tem parceiros a altura.
    Não tenho palavras pra agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, por ter nos livrados das garras dessa corja de ladrão.
    Eu já entendi.
    Falta ainda algumas pessoas entender, o tamanho do abismo, que esses cretinos, esquerdista estavam nos levando.
    Em poucos tempos, era sem dúvidas, o país da esmola.

  2. NA REAL disse:

    PRONTO, A DEMOCRACIA ESTÁ EM RISCO. QUE COISA HORRÍVEL É ESSA DE TER COMO TER COMO ALIADO ESSE PRESIDENTE DE PAÍS CAPITALISTA, ONDE VAMOS CHEGAR?

    BOM MESMO ERA QUANDO IVO MORALES VINHA AO BRASIL E DAVA ORDEM ONDE A REFINARIA SERIA INSTALADA

    BOM ERA QUANDO O BRASIL FINANCIAVA A DITADURA DE CUBA

    BOM ERA QUANDO A BOLÍVIA TOMAVA NOSSA REFINARIA E O BRASIL SE CALAVA

    BOM FOI NO TEMPO QUE O BRASIL EMPRESTAVA DINHEIRO A PAÍSES FALIDOS COMO GUINÉ, URUGUAI, VENEZUELA, PAÍS AFRICANOS

    BOM DE VERDADE ERA QUANDO O BNDES ENCHIA OS COFRES DA ODEBRECHT, UTC, CAMARCO CORREIA, JBS DE RECURSOS PÚBLICOS , AS EMPRESAS DOS AMIGOS

    TER COMO PARCEIRO OS EUA E PAÍSES DA EUROPA, ECA, QUE COISA SEM CRITÉRIO, NOSSA DEMOCRACIA ESTÁ SENDO DESTRATADA, DEFORMADA, AIIIIMMMMMM

COMENTE AQUI