Política

Álvaro Dias culpa Governo do Estado pelo caos na Saúde do RN, e diz que é um absurdo prender cidadãos por toque de recolher

Em entrevistas ao Bom Dia RN e ao Jornal da 98 FM nesta terça-feira(09), o prefeito de Natal Álvaro Dias, fez duras críticas ao Governo do Estado. O chefe do executivo do município a grave situação da pandemia ao governo estadual:

“Nós fizemos hospital de campanha e o Governo não fez. Nós defendemos a profilaxia e o Governo não. Temos profundas divergências”, disse prefeito de Natal ao canal InterTV Cabugi.

Sobre as medidas restritivas como toque de recolher, Álvaro não economizou nas críticas:

“Isso é um absurdo você mandar prender os cidadãos de bem porque não estão cumprindo um toque de recolher que ninguém sabe nem se existe legitimidade para o Governo do Estado decretar ou se é isso exclusividade do Governo Federal”, disse o prefeito de Natal, ainda destacando ter editado um decreto de equilíbrio entre a prevenção à saúde e a manutenção dos empregos, já que “a pandemia pode matar, mas a fome mata também”, emendando:

“Se as pessoas começarem a ficar desempregadas, mais do que já estão, sem ter condições de ter o seu salário, o seu sustento, a sua sobrevivência, de fazer a sua feira, como é que essas pessoas vão se manter também?”, declarou em entrevista à 98 FM.

Por fim, o prefeito de Natal ainda disse que a prefeitura chegou a se reunir com a governadora, mas saiu decepcionada da reunião, pois o Governo procurou apenas “ditar o que já havia decidido”.

Opinião dos leitores

  1. Gente,

    Álvaro Dias é uma piada na prefeitura, a saúde dos bairros é uma vergonha, nos postos de saúde, falta profissionais, enfermagem, médico, dentista, regulador e demais, ou seja, a saúde básica não funciona.
    # fora Alvaro Dias e Fátima Bezerra.

  2. Álvaro para Governador. Está dando aula de administração e comprometimento. Só os alienados de esquerda não enxergam…

    Força prefeito Álvaro Dias. Natal e vários municípios lembram de semana a postura firme e luta neste período crítico desencadeado pelo Desgoverno Fátima GD. Ela quer o caos e tentou nas eleições, virada do anos mas conseguiu no carnaval.

    . Fátima GD é pior governadora que o RN já teve.

  3. Eu também sou contra o toque de recolher, mas não acho que o prefeito seja isento de críticas. Se a prefeitura tivesse feito muito melhor que o estado não teríamos as UTIs lotadas e os casos disparando. Ambos foram incompetentes, só que de formas diferentes.

  4. Álvaro vem demonstrando equilíbrio. O decreto da governadora petista tem caráter politiqueiro e ditatorial. Que Deus tenha misericórdia desse pobre estado. Em 2022 o povo lembrará das medidas ditatoriais e votará em quem evitou mexer com a barriga do povo.

    1. E nas outras capitais? Não há toque de recolher? Somente aqui que estão fazendo a coisa errada? O ser humano é o pior vírus, não enxerga um palmo além do nariz, não consegue se ver como um ser social que depende do outro.

  5. Parabéns ao prefeito. Não votei nele, mas ele está certíssima, tanto em relação à absurda incompetência da governadora em não abrir um grande hospital de campanha em Natal após 12 meses de pandemia, quanto em relação à ridícula e inconstitucional prisão domiciliar de cidadãos não condenados por sentença criminal. Mas, como se vê sempre nesses comentários, existe também gado de esquerda, e como!

  6. Alvaro Dias, ao contárrio da DESgovernadora, está tentando fazer o certo desde o início da pandemia, ainda quando se sabia muito pouco desta praga, abriu hospital, centros de triagem que funcionam melhor que o dos planos de saúde privados e implantou o tratamento desde o primeiro sintoma da covid, ao contário da DESgovernadora que só está preocupada em fazer política, nem que precise DESTRUIR o estado para isso.

  7. Já que Fatão gosta tanto de copiar os governos da Bahia e do Ceara, até os decretos são parecidos, parece até copia e cola, porque também não paga um auxilio para os garçons/cozinheiros/músicos e todos que trabalham nos bares e restaurantes, dinheiro com certeza não é o problema, agora ficar esperando só pelo governo federal é bom demais é uma prova da incompetência

  8. CAICÓ AGRADECE: A população de Caicó agradece ao povo de Natal por absolver Álvaro Dias. Que vcs fiquem com ele uns 100 anos, com ele e toda a turma de Caicó que ele levou ai para se empregar na prefeitura. Caicó e o Seridó agradece. Nosso Muito Obrigado.

  9. PARABÉNS PREFEITO, muitos precisam trabalhar para garantir o alimento da família. As medidas de restrição precisam considerar a todos e enxergar a situação dos que mais precisam.
    O Fique em Casa é muito fácil para os SERVIDORES PÚBLICOS que estão com os salários garantidos.
    O Governo do Estado se queria medidas mais restritivas deveria também ter providenciado o AUXÍLIO FINANCEIRO para quem ficou com a renda prejudicada.
    O verdadeiro gestor enxerga a todos, e não apenas aos seus eleitores.

  10. O prefeito está dando AULA à desgovernadora do PT. Esse "lockdown" é a maior prova de INCOMPETÊNCIA que Fatão podia dar. Recebeu MUITO dinheiro do governo federal (aplicou em que?) e, mesmo depois de UM ANO de pandemia, ainda tem a cara-de-pau de falar em falta de leitos. Se não há leitos suficientes, a CULPA É SUA, governadora. Deixe de papo furado e de mentiras e TRABALHE, FAÇA ALGO em prol do RN. Porque até agora, não há NADA que se possa exibir de positivo desse caótico e bisonho governo. Uma CATÁSTROFE.

  11. Boas opiniões Sr Prefeito Alvaro Dias , meu colega.
    Pergunto ao Sr ; e o povo andando em pé nos ônibus , a culpa é de quem ? as aglomerações em janeiro e fevereiro nos Delivery de bebida alcoólica a noite toda , a culpa é de Fátima ?
    Cada um que OLHE para o seu …….

  12. Esse bicho é muito esperto que jogada politica ele ta fazendo, tem que prender mesmo porque o povo tá sem noção, olhe que nem gosto de governo do PT.

  13. Prefeito, não se desespere.
    Não persista no erro.
    O que significa profilaxia?
    Usar máscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel, evitar contato físico e aglomerações são o que? Tratamento?
    Nas aulas de biologia do ensino médio ainda na década de 90 qdo estudávamos o cíclo evolutivo das doenças, a expressão profilaxia era básicamente sobre como não contrair a doeça.
    Então use o termo do Dr. Luiz.
    Abordagem precoce, ou seja, adoeceu comece o tratamento o quanto antes.
    Eu não tenho dúvidas que a maioria das pessoas infectadas ou estão tomando Ivermectina e é direito de todos tomar ou não, mas o relaxamento nos medidas de prevenção e nessa estória de medicamemto milagroso estimulou as pessoas a se contaminar na esperança de ter um placebo pra lalva los por pessoas como.

  14. Prefeito nao tem criatividade, repetindo discurso de Bozo para se opor ao governo estadual, sacrificando vidas e só pensando em eleição! Vergonhoso!

  15. Votei nesse senhor e já sinto o gosto amargo de ter feito isso, hoje pela manhã fiquei estarrecido com a postura dele em uma entrevista no BDRN, nosso povo morrendo e ele preocupado em seu próximo palanque eleitoral, que tristeza, tudo nesse pais tem que ter um partido politico, vidas indo embora e o prefeito de Natal atiçando picuinhas, que terrível.

    PS: Já votei em Fátima e tb já votei em AD, só para deixar claro o que penso e para botar abaixo aqueles comentários que nos atacam dizendo que vc é isso ou aquilo qd trata-se de politica.

  16. Álvaro Dias está certíssimo!!
    O que falta é só leitos pta acudir o povo.
    O resto e cachorrada dessa desgovernadora.
    Para que se tenha uma idéia, hoje com o aumento dos casos, o Rio Grande do Norte, não tem disponível o número de leitos, que se tinha em AGOSTO DO ANO PASSADO.
    ISSO É IMORAL!!!!!!
    ESCANDALOSO!!!
    DEPUTADOS E MP, FAZENDO DE CONTAS QUE NÃO É COM ELES.
    VERGONHA!!!!!
    A desgovernadora prefere fechar leitos e hospitais, gastar combustíveis, milhares de diárias operacionais com a polícia para botar o povo pra dentro de casa na marra.
    Se não obedecer, o pau canta no espinhaço de nego.
    *O CHAMADO PROJETO*
    ** SURRÃO.**
    Perfeito!
    FREFEITO.

    1. Os profissionais de saúde são seres humanos e estão exaustos.
      A população tem que entender que não dá pra substituir e nem aumentar a quantidade desses profissionais como mágica.
      A formação de um médico é no mínimo 9 anos…e como achar que vão elevar o número de leitos nos hospitais sem profissionais.
      Basta 1% da população do RN precisar de UTI para que o caos se instale de forma incontrolável.
      No RN somos 3.534.165 ( dados do IBGE em 2020).
      Fazendo esse cálculo simples, podemos entender que sem vacina, estamos caminhando e cantando pra o matadouro ?
      Infelizmente apenas 1% da população brasileira tomou as duas doses da vacina.

    2. Sra Natália, profissionais de saúde tem em todos os municipios do RN sendo desperdiçados bote isso na tua cabeça.
      Resolveram Concentrar os poucos leitos covid 19, em Natal Mossoro Caico.
      Mas poderia ter em São miguel, Apodi, umarizal, Jucurutu, Santana do Matos, Parelhas, Florânia, lagoa nova, Tangara Macaiba, são jose do mipibu, Canguaretama etc etc etc etc… todos esses municipiod aí por exemplo, tem estruturas pra cuidar de doentes nas medidas proporções, melhor do que deixar morrer a míngua entregue a propria sorte.
      Não procede os seus argumentos.
      Falta competência por parte do governo.
      Ponto final!!
      FORA FATÂO GD.

  17. Por trás desse vírus existe uma política, e agora começou pra valer. Esse prefeito e sua trupe querem o governo do Estado.

    1. Eu conheço esse cidadão e sei o tamanho da ambição política que ele tem,a sede pelo domina a cabeça desse cidadão, conheço sua história política desde des

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista dificulta passagem de ambulância do SAMU, faz gesto obsceno para socorristas e idosa que aguardava atendimento morre

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve a passagem bloqueada por um motorista enquanto seguia para uma ocorrência, em Pouso Alegre, em Minas Gerais. A paciente atendida, uma idosa de 91 anos com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), morreu após ser levada ao hospital.

O caso ocorreu por volta das 21h30, da noite de sexta-feira (13), na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira. Segundo os socorristas, o motorista de um Volkswagen Gol ignorou a sirene e os sinais luminosos da ambulância e realizou manobras para impedir a ultrapassagem, mudando de faixa repetidamente e chegando a fazer gestos obscenos para a equipe.

A situação foi registrada em vídeo pelos profissionais do Samu. A ambulância seguia para atender a paciente no bairro Colina Verde, que depois foi encaminhada em estado grave ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, mas não resistiu.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, impedir a passagem de ambulâncias, viaturas policiais ou do Corpo de Bombeiros com sirenes e luzes ligadas é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, podendo também configurar crime caso o atraso cause prejuízo à saúde da vítima.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

GOLPE: Ambulante é preso em banheiro após cobrar R$ 2,5 mil em caipirinha para turista no RJ

Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Um vendedor ambulante foi preso após aplicar um golpe de R$ 2,5 mil em um turista colombiano na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o turista comprou uma caipirinha por R$ 80, mas o vendedor teria digitado R$ 2,5 mil na máquina de cartão no momento do pagamento. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (13).

Após perceber a cobrança irregular, a vítima acionou policiais do 19º BPM (Copacabana), que localizaram o vendedor pouco depois. Ele foi encontrado escondido no banheiro de um quiosque da orla.

Durante a abordagem, os agentes apreenderam uma máquina de cartão, dois celulares, duas bolsas e cerca de 1 grama de maconha. O homem foi encaminhado para a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, onde o caso foi registrado e será investigado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

As autoridades orientam turistas e moradores a sempre conferir o valor exibido na máquina antes de concluir pagamentos, principalmente em áreas turísticas movimentadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Maestro de banda filarmônica morre após mal súbito enquanto pedalava na BR-226 em Florânia

Foto: reprodução

O maestro Jadson Santos, regente da Banda de Música Arnaldo Toscano de Medeiros, tradicional grupo musical da região Seridó, morreu na manhã deste domingo (15) após sofrer um mal súbito enquanto pedalava na BR-226, em Florânia. O caso ocorreu por volta das 7h40, no quilômetro 216 da rodovia.

Segundo informações, ele passou mal repentinamente e caiu às margens da pista. Equipes da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas para atender a ocorrência. Familiares também estiveram no local, onde o corpo permaneceu até a remoção oficial.

Em nota, a Prefeitura de Florânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lamentou a morte do maestro e prestou solidariedade à família, amigos e integrantes da banda. A história da instituição musical na cidade remonta a 1898, quando surgiram as primeiras atividades da banda local. A corporação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado em janeiro de 2025.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026: TSE fecha cerco ao uso de inteligência artificial, mas deixa lacunas em regras

Foto: Luiz Roberto/TSE

As novas regras aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para disciplinar o uso de inteligência artificial nas eleições de 2026 ampliam as exigências para campanhas e a responsabilidade das plataformas digitais, mas ainda apresentam lacunas, segundo especialistas.

A resolução, relatada pelo ministro Kássio Nunes Marques e aprovada por unanimidade, atualiza as normas eleitorais diante do avanço das tecnologias de IA. Entre as medidas, está a proibição da circulação de conteúdos sintéticos novos produzidos ou alterados por IA entre 72 horas antes e 24 horas após a votação, além da responsabilização das plataformas caso não removam rapidamente materiais irregulares.

Para o professor da Fundação Getulio Vargas Fernando Neisser, as regras representam um avanço, mas não definem claramente o papel das empresas que desenvolvem sistemas de inteligência artificial capazes de gerar conteúdos manipulados.

Especialistas também apontam dúvidas sobre a circulação desse tipo de material em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Segundo o advogado Erick Beyruth, quando conteúdos políticos circulam em grupos grandes, deixam de ser apenas conversas privadas e passam a ter impacto público, o que cria uma “zona cinzenta” na aplicação das regras.

Outro ponto destacado é a possibilidade de inversão do ônus da prova em casos envolvendo conteúdos suspeitos de manipulação por IA. Nesses casos, quem publicar o material poderá ter que provar que ele é verdadeiro, afirma o advogado Alberto Rollo.

Apesar das incertezas, analistas e marqueteiros políticos avaliam que a inteligência artificial terá forte presença nas campanhas. O estrategista Duda Lima afirma que as eleições de 2026 tendem a ser marcadas pelo uso da tecnologia nas estratégias eleitorais.

Mesmo com os avanços na regulamentação, especialistas afirmam que as punições atuais, como multas, ainda têm pouco efeito para conter a disseminação de desinformação durante as campanhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cachaça Mipibu entra no ranking das 150 melhores do Brasil pela Cúpula da Cachaça

Fotos: divulgação

A Cachaça Mipibu, produzida em São José de Mipibu, foi selecionada entre as 150 melhores cachaças do Brasil em votação popular promovida pela Cúpula da Cachaça. A marca é a única representante do Rio Grande do Norte no ranking, que reúne rótulos de todo o país.

As bebidas são produzidas no tradicional Engenho Olho D’Água, que fabrica cachaça desde 1921, mantendo uma tradição familiar iniciada por Miguel Ribeiro Dantas em 1773.

Entre os destaques estão os rótulos Mipibu Bourbon e Mipibu Porto, reconhecidos pelos métodos de envelhecimento e pela complexidade de sabores.

A Mipibu Bourbon é maturada em barris de carvalho americano que já armazenaram bourbon, resultando em notas de baunilha, coco e amêndoas.

Já a Mipibu Porto, premiada com medalha de ouro em 2022, passa por carvalho francês e finaliza em barris de vinho do Porto, adquirindo cor rubi e sabor levemente adocicado.

A presença no ranking da Cúpula da Cachaça reforça o reconhecimento nacional da produção potiguar e amplia a visibilidade da marca no mercado premium de destilados brasileiros.

Opinião dos leitores

  1. Cachaça espetacular!
    Essa em especial, apresenta um sabor marcante. Blend de excelente qualidade e envelhecida em barricas de madeiras nobres. Parabéns ao engenho Olho D’água.

  2. A cachaça deve ser boa, mas olhando essa embalagem não da vontade de comprar.
    Agressiva, mais parece embalagem de perfume topázio.
    Rsrs…

    1. Eu achei a embalagem linda. Deu vontade de comprar! E olhe que eu não bebo!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Função renal de Bolsonaro tem melhora, mas indicadores inflamatórios pioram, diz boletim médico deste domingo (15)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou melhora em sua função renal, mas teve piora nos indicadores inflamatórios e precisou ampliar a cobertura de antibióticos. As informações são do boletim médico do DF Star divulgado na manhã deste domingo (15).

Ex-presidente evolui com “estabilidade clínica”, mas segue sem previsão de alta. Segundo o hospital, ele continua na UTI com tratamentos intensivos e ampliou também as fisioterapias respiratória e motora.

“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital DF Star em tratamento de pneumonia bacteriana bilateral decorrente de episódio de broncoaspiração. Evoluiu com estabilidade clínica e melhora da função renal, porém com nova elevação dos marcadores inflamatórios no sangue. Em decorrência destas alterações, houve necessidade de ampliar a cobertura dos antibióticos. Segue com suporte clínico intensivo e com intensificação da fisioterapia respiratória e motora. Não há previsão de alta da UTI neste momento”, diz o boletim.

Bolsonaro está no terceiro dia de internação no hospital DF Star. Ex-presidente foi levado para a UTI na madrugada de sexta-feira com quadro de broncopneumonia após passar mal na cela onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado na Papudinha, em Brasília. Ontem ele havia apresentado piora na função renal e em indicadores inflamatórios.

O quadro é considerado grave, sobretudo pela idade de Bolsonaro. Segundo a equipe médica dele, pneumonias em pacientes com mais de 70 anos podem evoluir para septicemia, quando a bactéria entra na corrente sanguínea. Bolsonaro tem 70 anos e fará aniversário no dia 21 de março.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro se anima em evento do PL e imagens viralizam

 

Um vídeo do senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro, animado no palco durante um evento do Partido Liberal (PL) em Ji-Paraná (RO) passou a circular nas redes sociais e rapidamente viralizou.

O episódio aconteceu neste sábado (14) durante o lançamento da pré-candidatura do senador Marcos Rogério ao governo de Rondônia. O encontro reuniu lideranças do partido e apoiadores.

O registro chamou atenção e virou assunto nas redes gerando muitos comentários. O pai do senador, o ex-presidente Jair Bolsonaro, está internado na UTI em um hospital de Brasília desde sexta-feira (13).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por InfoMoney (@infomoney)

InfoMoney 

Opinião dos leitores

  1. Ora, pois, é da morte que se alimenta a vida. Perdi minha mãe já se vai 6 meses, alguém aí disposto a me adotar? Prometo cuidar da mulherzinha enquanto os amigos trabalham… Hipocrisia tem limites.

  2. Não me surpreende. Nao duvido que quando fizer 7 dias da morte esteja pulando ao som de Graphite em alguma festa de formatura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Aprenda a fazer sushi e sashimi; e camarão com sour cream e chimichurri de coentro

NIGUIRIZUSHI (08 unidades)
160g de Shari (arroz para sushi temperado)
200g de file de peixe da sua preferência
Wasabi

Modo de Preparo:
Corte a fatia do peixe de maneira mais larga (contra a fibra).
Pegue o shari e molde o mesmo com a mão em formato cilíndrico.
Coloque um pouco de wasabi entre o arroz e o peixe e acomode moldado.

HOSSOMAKI (sushi enrolado com arroz por dentro) – 08 unidades
50g de Shari
1 folha de Nori (alga)
60g de filé de salmão cortado em tira
Wasabi

Modo de Preparo:
Pegue a folha de Nori coloque sobre o sudarê (esteira), espalhe o arroz delicadamente sem amassar sobre a alga
Coloque as tiras de salmão no centro e com a ajuda do sudarê enrole a alga fazendo um cilindro. Corte em 08 unidades.

URAMAKI (sushi enrolado com arroz por fora) – 08 unidades
60g de Shari (arroz pra sushi temperado)
1/2 folha de Nori (alga)
60g de filé de salmão cortado em tira
Wasabi
Gergelim torrado

Modo de Preparo:
Coloque a meia folha de Nori sobre o sudarê (esteira) e cubra toda a superfície com o shari (arroz pra sushi temperado)
Espalhe sobre o arroz o gergelim torrado e vire a alga para o outro lado.
No centro acomode as tiras de salmão e com a ajuda do sudarê enrole formando um cilindro. Corte em 08 unidades

Sashimi
Com uma faca bem afiada, apropriada para sushi, corte o filé do peixe de sua preferência, entre 5 e 7 cm de largura(Salmão, Atum)corte em fatias de no máximo 1cm.
A cada corte, limpe a faca e passe um pouco de água para cortar o peixe mais fácil.
Corte pepinos, cenoura ralada e salsa crespa para enfeitar o prato.
Sirva separado o shoyu, a wasabi e o gengibre.

Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 10 min

DICA RÁPIDA
CAMARÃO COM SOUR CREAM E CHIMICHURRI DE COENTRO

Sour cream de nata
Ingredientes:
200g de Nata
Suco de 1/2 limão siciliano

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em um bowl e misture bem até incorporar. Reserve

Chimichurri de coentro
1 coentro (so folhas)
1 cebolinha
2 colheres de orégano
4 dentes de alho ralados
1 pimenta dedo de moça
Azeite e pimenta do reino a gosto
Pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo:
Hidrate o orégano com um pouco de água, por uns 5 a 8 minutos.
Pique o coentro, a cebolinha, a pimenta dedo de moça e misture com o orégano.
Coloque a pimenta calabresa, o azeite, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem. Reserve.

Camarão
300g de filé de camarão
Manteiga de garrafa a gosto
Sal, Pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo:
Em uma frigideira bem quente coloque a manteiga de garrafa e coloque os camarões. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sele os camarões dos dois lados.

Montagem:
Em um prato raso faça uma cama com o sour cream, deixando o meio mais fundo.
Coloque os camarões no meio e coloque o chimichurri sobre os camarões.
Sirva em seguida com torradas, fatias de pão ou chips de macaxeira/batata doce.

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 20min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Só 12% das 6.200 obras de educação do governo Lula já foram entregues

Obra de creche no município de Porto Rico (MA) que faz parte do Pacto de Retomada, mas está paralisada. – Foto: Reprodução/Simec

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu apenas 12% das 6.227 obras de educação previstas até o início de março. O balanço inclui novas construções e retomada de obras paralisadas.

O Brasil registrou 826.371 crianças na fila de espera por uma vaga em creche em 2025. Ao menos 52% dos municípios brasileiros reconhecem que não conseguem atender toda a demanda para essa etapa do ensino, como mostrou a Folha a partir de levantamento do Gaepe-Brasil (Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação) e MEC (Ministério da Educação).

Os dados constam em painéis oficiais do governo e indicam baixo ritmo de execução financeira, principalmente nas obras iniciadas do zero dentro do Novo PAC.

Novas escolas do Novo PAC

  • 2.443 propostas de novas escolas

  • 1 obra concluída (creche em Assaré-CE)

  • 1.069 obras em execução

  • 572 em licitação

  • 775 apenas cadastradas

  • 24 canceladas

Execução financeira

  • R$ 15 bilhões previstos para obras educacionais

  • R$ 1,2 bilhão pagos até agora

  • 8% do total executado

A maioria dos projetos envolve educação infantil (69%), como creches e pré-escolas, e escolas de tempo integral (28%). Os estados com mais projetos cadastrados são: Bahia,Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Maranhão.

Déficit de vagas em creches

O país ainda enfrenta forte demanda por educação infantil:

  • 826.371 crianças estavam na fila por vaga em creche em 2025

  • 52% dos municípios dizem não conseguir atender toda a demanda

Segundo dados do Ministério da Educação, 41,8% das crianças de até 3 anos estão em creches no Brasil.

Retomada de obras paradas

Uma das principais iniciativas do governo foi o Pacto de Retomada de Obras, coordenado pelo FNDE.

Situação das obras repactuadas:

  • 3.783 obras com pedido de retomada

  • 721 concluídas

  • 1.045 em execução

  • 575 em licitação

  • 486 paralisadas

  • 718 canceladas

Recursos para retomada

  • R$ 4,2 bilhões previstos

  • R$ 1,23 bilhão executado até agora

Segundo o FNDE, desde 2023 foram 2.447 obras concluídas e 2.904 estão em andamento, incluindo construções que já estavam em execução antes da atual gestão.

O modelo das obras prevê financiamento federal, mas licitação e execução feitas por estados e prefeituras, o que também influencia o ritmo de andamento dos projetos.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. E quem entregou zero? Foi melhor?kkkkkkkk Vão trabalhar bando de desocupados. O melhor o PT faz as melhores gestões desde a redemocratização. Vão ficar chorando até quando?kkkkkkkkkk

    1. Homi, conversar tanto lero-lero como vc, tem que ser idiota, não ter família e sobreviver do bolsa família, comeu o que hoje? Coisa boa certamente não foi.

  2. Nota Zero, pra esse governo, em educação. E nota DEZ, em roubalheira e corrupção. Vivas para LULADRAO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro do Trabalho e Emprego diz que empresas não terão compensação financeira com fim da escala 6×1

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o governo federal não pretende conceder compensação financeira às empresas caso haja redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1.

“Não vejo, no caso da jornada de trabalho, que caiba qualquer tipo de compensação financeira”, disse. A declaração foi feita nesta sexta-feira (13), durante reunião com representantes do setor de serviços na sede do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis). Empresários pediram algum tipo de desoneração para amenizar os custos da mudança.

O Congresso discute uma PEC da redução da jornada de trabalho no Brasil que prevê diminuir a carga semanal de 44 para 36 horas. O governo, porém, defende uma redução inicial para 40 horas semanais, deixando a possibilidade de 36 horas para o futuro.

Segundo Marinho, não há viabilidade para a mudança direta para 36 horas em 2026. A proposta do governo prevê duas folgas semanais, com definição dos dias por negociação coletiva.

Custos e impactos

Estudos apresentados por entidades empresariais apontam aumento de custos e possíveis impactos na economia. Levantamento do FGV Ibre indica que reduzir a jornada para 36 horas sem corte salarial poderia elevar o custo do trabalho e resultar na perda de cerca de 638 mil empregos formais, além de impacto negativo de 0,7% no PIB.

O ministro, porém, argumenta que a redução da jornada pode gerar ganhos de produtividade, melhorar o ambiente de trabalho e reduzir afastamentos por doença ou acidentes.

Marinho também disse não ver problema em votar a proposta em ano eleitoral. Segundo ele, a pauta está sendo conduzida pelo Congresso e atende a uma demanda de trabalhadores por jornadas menores.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *