COVID: Secretário de saúde do RN faz apelo aos jovens por conduta ‘responsável’ e alerta que ‘se o crescimento de internações for exponencial, nenhum sistema de saúde dá conta’

Cipriano Maia — Foto: Inter TV Cabugi

Reportagem do G1-RN nesta quarta-feira(23) destaca que depois de confirmar a reabertura de mais 104 leitos para Covid-19 entre clínicos e críticos, o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, não descartou que seja necessário ampliar ainda mais a rede de atendimento para a doença no estado. Segundo ele, ainda assim isso pode não ser suficiente para evitar um novo colapso do sistema de saúde potiguar. Com os índices de internação aumentando desde novembro, o titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) indica que um controle seguro da doença só acontecerá se os índices de transmissibilidade também forem reduzidos.

“Nós não podemos garantir que seja o suficiente (os novos leitos). Então estamos buscando a acompanhar para que o colapso não venha a ocorrer, porque a rede está se preparando pra isso. Temos a possibilidade de fazer mais expansões a depender da situação. Mas é fundamental que a população tenha consciência que ela é a principal responsável para evitar tragédias, mudando atitude e comportamento”, disse.

A reportagem ainda destaca que, segundo o secretário, 42 leitos de UTI e 19 clínicos já foram reabertos após a alta de casos no estado – a previsão é que 104 sejam ao todo entre essa e a próxima semana.

“Estamos planejando que essa expansão possa dar conta da assistência. Mas se esse crescimento for exponencial, como ocorreu em outros países, nenhum sistema de saúde dá conta”, falou.

Cipriano Maia pontuou que, por esse motivo, é importante que principalmente os mais jovens, que têm menos complicações pela Covid-19 e por isso têm se exposto mais ao vírus, entendam o risco de contaminarem um grupo mais vulnerável.

“Nós apelamos por uma conduta sensata e responsável das pessoas, principalmente dos mais jovens, como está se chamando a atenção. Porque são essas pessoas, que se consideram imunes, que podem levar a contaminação para seu familiar querido ou amigo e com isso produzir perdas”.

Matéria completa AQUI.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Priscilla Moraes disse:

    Ouço/vejo/leio ecos!
    Que vergonha!

  2. JAG disse:

    É fácil "ficar em casa" sendo funcionário público, muita hipocrisia dessa classe, não querem mais trabalhar, passam o dia todo batendo pernas em supermercados e etc, e atacando quem precisa ralar para colocar o pão em casa.

  3. Especialista disse:

    Essa Ana Maria está de biquinho. Pendurada nas tetas do governo, a SESAP Está cheia dessas figuras "inteligentes" e de pouco raciocínio lógico, vai defender só por causa de um cargo comissionado mixuruca, fazer o que? Eles só tem vez assim, mentindo, mamando e bajulando.

  4. Cesar Bomone disse:

    Para os SERVIDORES PÚBLICOS ganhando em casa, sem frequentar o trabalho, as custas da SOCIEDADE que segue trabalhando e se arriscando, é fácil dizer FIQUE EM CASA, a economia a gente ver depois.
    Muitos influenciados pelo PÂNICO difundido pela mídia lixo não consequem enxergar a importância de salvar a economia do país.
    Os lockdown não conseguiram parar o vírus em muitos países que adotaram, que hoje estão pior do que Brasil, Chile, Suécia e outros que não apelaram para medidas tão rígidas.
    A argentina adotou a maior quarentena do mundo e está pior do que o Brasil.
    A ciência está longe de ser uma verdade absoluta, ao contrário é constantemente revisada, então a adoção de suas recomendações deve ser com prudência, considerando outras variáveis.

    • Tom França disse:

      Por favor, respeite os Professores que estão trabalhando dobrado e varando a madrugada, para concluir os trabalhos emergenciais, designados pela própria SEEC. Não diga o que não sabe!

  5. Manoel disse:

    Desde do início dessa tragédia que a ciência e o mundo civilizado disse para ter isolamento, mas uns loucos seguindo os conselhos de outro ligou diziam NAO, nada de isolamento. Agora estamos vendo o resultado do: "Vai para Rua, a economia é mais importante ".
    "Máscara nao resolve nada"
    Tragédia anunciada por que nao acredita em terra plana.
    Parabéns secretário só lamento que o governo de Fátima nao tenha tido ainda peito para fechar tudo de novo!
    Janeiro será terrível.

    • Luís disse:

      Sua afirmação é contrafactual.
      Suécia e Argentina estão aí de exemplos opostos.
      Bolso estava certo. Ache ruim.

    • José de Arimatéia disse:

      Você não está impedido de ficar em casa "ad eternun", só não tem como você defender ofensa a direitos e liberdades individuais perpetrada por esse bando de governantes esquerdistas. Que o Sr. Manoel se junte a desgovernadora e a esse dessecretário e fiquem isolados e de quarentena para a eternidade, não farão falta a ninguém.

    • C. Bozo disse:

      Tetéia pegou ar. kkkkkk

    • Manoel disse:

      Luis se informe melhor. Suecia deixou tudo aberto e hoje estão importando medicos/enfermeiros para tentar atender a multidão de doentes.
      As mortes só aumentam.
      https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55353781

  6. César disse:

    O povo do RN faz apelo ao secretário e a Fátima Bezerra para que seja devolvido os Cinco Milhões de Reais desviados via Consórcio do Nordeste.

  7. Direita-Honesta disse:

    E a previsão catastrófica e irresponsável de mortes no RN que esse secretário fez? E os senadores do estado, onde estão, o que fazem? O RN está sendo destruído pela incompetência e pela preguiça de quem está no poder. O povo potiguar tem que aprender a votar antes que seja muito tarde.

  8. Direita-Honesta disse:

    Trancar as pessoas em casa não resolve e cria inúmeros outros problemas, bem mais graves que os efeitos do vírus em si. As estatísticas provam isso. Os países que mais "trancam" são os campeões de mortes por milhão de habitantes. Outra coisa, diziam que esse tal lockdown era necessário para que o Poder Público tivesse tempo para adequar o sistema de saúde. Então, o que foi feito nk RN nesse sentido após QUASE UM ANO de epidemia? E os respiradores que foram pagos e NUNCA chegaram (nem chegarão, pois a empresa era fantasma)?

    • Zé ruela disse:

      Exatamente

    • Manoel disse:

      Mentiroso. O país q menos fez lockdown foi EUA e é o q tem mais mortos. Suécia deixou tudo aberto e está em crise procurando meficos e enfermeiros em outros países.
      Esse aumento dos casos agora foi pq tdo mundo estava em casa ou pq tdo mundo começou a sair de casa, gado?

  9. Ana Maria disse:

    Parabéns à Governadora e ao Secretário…graças às eficientes medidas, o RN tem o 4º menor número de mortos…

    • Thiago Gama disse:

      "eficientes medidas" do secretário e da governadora? É sérios isso?
      Eficiência em levar um "calote" de 5 milhões de reais

  10. pereira disse:

    Em vez de pedir, deveriam terem CORAGEM e fazerem uma FISCALIZAÇÃO RIGOROSA, para combater a disseminação do covid-19, uma vez que a população é Irresponsavel e Inconsequente. Chega de FAZ de CONTA. Chega de Enganação e Tantas Mentiras. FALTA Determinação, Coragem, Vontade politica e Interesse. Chega de COVARDIA e Blá Blá Blá. CHEGA de pensarem e Trocarem VIDAS por Impostos.

COMENTE AQUI