Geral

EFEITO PERVERSO DA PANDEMIA: Estudo mundial constata o aumento explosivo de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes

ISOLADA - Longe dos amigos: no confinamento forçado, a vida dos pequenos ficou imprevisível e cheia de incertezas – Foto: ozgurdonma/Getty Images

As crianças e adolescentes vivem uma contradição nesta pandemia. Se eles são mais resistentes à ação nefasta do vírus do que os adultos, suas mentes estão entre as vítimas preferenciais do cenário atual. Um dos mais completos estudos já realizados sobre os efeitos da Covid-19 na saúde psicológica identificou o aumento explosivo de sintomas de ansiedade e depressão entre jovens, considerando desde a primeira infância até pouco antes de se tornarem maiores de idade. O levantamento coordenado pela Universidade de Calgary, do Canadá, compilou informações de 29 estudos que abordaram os desígnios mentais de 80 000 pequenos participantes de diversas partes do mundo, inclusive da América do Sul. O porcentual de jovens ansiosos saltou de 11,6% antes da pandemia para 25,2% agora — trata-se de um aumento superior a 100%. Para ficar claro: um em cada quadro jovens desenvolveu algum tipo de ansiedade enquanto o novo coronavírus se multiplicava pelo mundo. Os depressivos eram 12,9% nos tempos pré-Covid e são 20,5% atualmente.

Foto: Arte depressão

A juventude é um período único da vida. Nessa fase, são comuns rompantes de felicidade entremeados com momentos de angústia, tudo junto e misturado em uma sinfonia de pensamentos típicos da tenra idade. Os psicólogos dizem que, nesse período mágico, os jovens precisam de rotina, ordem e equilíbrio — tudo aquilo que a pandemia aniquilou de forma repentina. A vida ficou imprevisível, cheia de incertezas. Com as restrições de circulação, o convívio social foi abruptamente interrompido. Amigos de escola, colegas de clube, parceiros de baladinhas para os adolescentes, todos eles saíram de cena, e a tela do smart­phone, computador ou TV passou a ser, durante um bom tempo, o único ponto de contato com o mundo lá fora. “Estar socialmente isolado, afastado dos amigos, das rotinas escolares e das interações sociais revelou ser muito duro para os jovens”, diz Sheri Madigan, uma das autoras do estudo.

Foto: Arte depressão

Os meses de isolamento foram, de fato, terríveis. Rejane Tardelli, mãe de Maria Fernanda, de 12 anos, e João Guilherme, de 14, identificou uma mudança negativa no humor dos filhos desde o começo da pandemia. Para entender o problema, ela agendou consultas com uma psicóloga para toda a família — e, sim, a crise se devia ao isolamento imposto pelo vírus. Maria Fernanda conta que, com a suspensão da escola e das aulas de futebol, tênis e skate, a vida piorou. “Fiquei mais triste mesmo”, resume a garota. Ela teve de trocar o contato com amigos e colegas por brincadeiras com o cachorro e mais tempo on-­line, em sites como o YouTube.

A volta às aulas pode ser um antídoto contra a ansiedade e a depressão. As escolas obviamente favorecem o contato próximo entre os jovens, mas elas também estão atentas aos incômodos mentais. Segundo Claudia Santos Ferreira, psicóloga do Colégio Pensi, no Rio de Janeiro, a procura dos estudantes por conversas ou atendimentos cresceu de modo significativo desde o começo da pandemia, inclusive entre crianças com menos de 10 anos. “Entre nossos alunos, aumentaram muito as queixas daquilo que os menores chamam de tristeza e os mais velhos, de depressão”, afirma Claudia. “Eles têm falado frequentemente sobre dificuldades nas relações com os colegas, da sensação de isolamento e do frequente desinteresse pelos estudos.”

O fenômeno é notado em diversos colégios. Meire Nocito, diretora educacional do Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, reforça o papel vital do retorno às aulas presenciais. “Na escola, o jovem tem autonomia, ao contrário do ambiente doméstico, onde fica muito vinculado à família”, diz. “Em tempos de pandemia, ele precisa estar em um lugar onde aprende a lidar sozinho com conflitos.” Brae Anne McArthur, uma das pesquisadoras que conduziu o estudo da Universidade de Calgary, concorda com esse ponto de vista. “Sabemos que jovens se dão bem com rotinas claras”, diz. “Por isso, o retorno à escola e a atividades extracurriculares é muito importante, podendo acrescentar mais pontos de apoio à saúde mental de crianças e adolescentes.”

A história ensina que as grandes crises costumam ser devastadoras para as novas gerações. Durante a II Guerra, crianças da então Prússia Oriental foram separadas de suas famílias e, para escapar da morte, vagaram por florestas durante meses. Devido aos hábitos selvagens que acabaram adquirindo, receberam o apelido de crianças-lobo. Durante anos, esses ex-andarilhos, mesmo depois de reintegrados à sociedade, conviveram com os danos psicológicos provocados pela experiência traumatizante. Um famoso estudo dessa época reforçou a importância da manutenção de laços familiares. Durante os confrontos, milhares de crianças foram retiradas de Londres e outras cidades para morar em lares adotivos no interior da Inglaterra. Segundo a pesquisa, os jovens que ficaram com suas famílias, mesmo debaixo de bombardeio, eram mais “felizes” — na medida do possível, ressalte-se — do que os exilados.

O curioso é que, na pandemia do século XXI, muitos laços familiares foram revigorados graças ao confinamento forçado. Para muitas famílias, o período dentro de casa ajudou a aproximar pais e filhos. “Algumas crianças relataram que essa fase trouxe aspectos positivos e oportunidade de crescimento”, diz Guilherme Polanczyk, psiquiatra de crianças e adolescentes e professor da USP. Isso certamente ocorreu em muitos lares, mas o quadro geral mostra que a pandemia provocou estragos que deverão ser duradouros. Na psicologia, um evento traumático ocorrido hoje vai reverberar apenas amanhã, em um processo que pode levar meses ou anos. Seja como for, apenas o futuro será capaz de dimensionar o real estrago provocado por um vírus que obrigou a sociedade a se reorganizar, alterando hábitos enraizados. É certo que as crianças e adolescentes sofreram, só não se sabe exatamente quanto. Mas é certo também que vão se restabelecer.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Adolescente de 16 anos é perseguido e morto a tiros em Mossoró

Foto: Cedida/PM

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (9) em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, o jovem estava a pé, foi perseguido e alvejado por bandidos que estavam em um carro. O jovem foi identificado como Henrique Eduardo da Silva Souza. A Polícia Civil afirma que o adolescente não tinha envolvimento com crimes.

O caso ocorreu por volta das 9h desta terça. O jovem estava indo cortar o cabelo quando percebeu quando foi abordado pelos criminosos, dando início a uma perseguição. Ele fugiu pela rua Figueira Filho, mas foi atingido. O adolescente ainda conseguiu percorrer mais alguns metros, mas acabou caindo dentro de uma oficina.

Os policiais afirmam que ele foi morto com três tiros na região do pescoço e costas. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Advogada presa por transmitir “recados” de facção criminosa é condenada a 4 anos e meio de reclusão

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de uma advogada que integrava uma organização criminosa. Ela foi presa em 10 de junho de 2019, sendo um dos alvos da operação Emissários. A advogada foi condenada a 4 anos e seis meses de reclusão.

Além dela, outros advogados foram presos na operação Emissários. Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, eles eram responsáveis por repassar ordens dos chefes de uma facção criminosa que estavam detidos em unidades prisionais potiguares a integrantes do grupo que ainda estavam nas ruas.

Na denúncia, o MPRN apontou que a advogada integrava organização criminosa e atuava transmitindo recados, com teor criminoso, de presidiários custodiados no presídio estadual Rogério Coutinho Madruga para os demais integrantes da facção em liberdade, bem como o inverso, utilizando-se da sua atividade profissional de advogada, porém, com função diversa de patrocínio de causa processual.

Segundo a acusação do MPRN, mesmo não possuindo relação processual com os apenados do presídio estadual Rogério Coutinho Madruga, a advogada realizava visitas diárias a diversos presos da organização criminosa, favorecendo a manutenção das atividades da facção.

Na sentença condenatória, a Justiça destacou que “a integração da acusada à organização criminosa é inconteste. A partir dos diálogos captados, verifica-se claramente a associação voluntária da acusada à organização criminosa, valendo-se da sua condição de advogada para, durante as visitas aos internos, intermediar a comunicação entre os membros da organização criminosa que se encontravam privados de liberdade e os demais integrantes da organização soltos”.

O MPRN demonstrou no processo que a presença de detalhes para o cometimento de delitos tais como tráfico, associação para o tráfico de drogas, porte ou posse ilegal de armas de fogo, além do crime de organização criminosa.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Projeto de Lei que exige a informação do ano de fabricação dos veículos que fazem transporte público é aprovado em Extremoz

Foto: Reprodução 

O vereador Rafael Correia trouxe mais uma conquista para os usuários do transporte coletivo de Extremoz. A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (09) o Projeto de Lei N° 1.095/2022, de autoria do parlamentar, que obriga empresas do transporte público a indicarem em locais visíveis aos usuários o ano de fabricação de seus veículos.

Clique aqui e assista o pronunciamento

 

De acordo do texto do projeto, a preferência é que a data de fabricação dos ônibus e microônibus fique exposta ao lado das portas de entrada e saída dos veículos, ao lado do cobrador ou no vidro dianteiro. O descumprimento da Lei poderá implicar em multa de R$ 1.000 até R$ 10.000.

“A população diz que os ônibus são velhos, as empresas do transporte dizem que não. Com essa obrigatoriedade da fixação da data de fabricação, todos nós vamos poder tem uma noção mínima para fiscalizar se os veículos estão realmente condições de estar na rua” explicou o vereador.

Ainda não há Lei Estadual ou Municipal que estabeleça limite de idade para os veículos do serviço de transporte coletivo rodoviário em Extremoz. Em São Paulo, por exemplo, o Poder Executivo regulamentou a idade máxima em até 15 anos para a frota dos ônibus que opera o Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano.

Opinião dos leitores

  1. Eles deveriam aprovar tbm , a fixação da última reforma nos prédios públicos, como escolas, hospitais e etc. Tbm da última recuperação dos assaltos e ruas.
    Pura demagogia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TCU condena Deltan, Janot e Romão a devolverem R$ 2,8 milhões gastos na Lava Jato

Foto: Theo Marques 

Os ministros da 2ª Câmara Ordinária do Tribunal de Contas da União, em votação unânime, condenaram nesta terça-feira, 9, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol e o ex-procurador-chefe do Ministério Público no Paraná João Vicente Beraldo Romão a ressarcirem, solidariamente, dano de R$ 2,831,808,17 aos cofres públicos em razão de ‘ato de gestão ilegítimo e antieconômico’ ilegais com o aval para pagamento de diárias e passagens a integrantes da extinta força-tarefa. Além disso, os caciques da falecida operação terão de pagar multa individual de R$ 200 mil cada. Cabe recurso.

A Lava Jato foi a maior operação já deflagrada no País contra a corrupção. Aberta em março de 2014, foi extinta em fevereiro de 2021, após a execução de 80 fases ostensivas que levaram à prisão e condenação de doleiros, empreiteiros, lobistas e políticos. Após a decisão do TCU, Deltan – hoje pré-candidato à Câmara dos Deputados – afirmou que a 2ª Câmara da corte de contas ‘entra para a história como órgão que perseguiu os investigadores do maior esquema de corrupção já descoberto na história do Brasil’.

Em julgamento nesta manhã, os ministros acompanharam o entendimento do relator, Bruno Dantas, e julgaram irregulares as contas especiais de Janot, Deltan e Romão. Em seu voto, Dantas ainda sugeriu uma apuração à parte, ‘em ação própria e por órgãos competentes’, de questões que, em tese, podem configurar improbidade administrativa.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Só o que faltava mesmo, o rabo balançando o cachorro. Os ladrões soltos, os juízes condenados. Agora, é devolver novamente aos bandidos que tinha entregue, os dois bilhões como parte do produto dos inúmeros roubos e corrupção que haviam se envolvidos. Durma-se com uma conversa dessas. LULADRAO e sua quadrilha de PTralhas, devem estar rindo a toa.

  2. Só o que faltava mesmo, o rabo balançando o cachorro. Os ladrões soltos, os juízes condenados. Agora, é devolver novamente aos bandidos que tinha entregue, os dois bilhões como parte do produto dos inúmeros roubos e corrupção que haviam se envolvidos. Durma-se com uma conversa dessas. LULADRAO e sua quadrilha de PTralhas, devem estar rindo a toa.v

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Problema em vagão suspende viagem de trem de Ceará-Mirim para Natal

Foto: Pedro Trindade

A viagem de trem das 6h17 de Ceará-Mirim para Natal está suspensa por causa de um problema em uma locomotiva. A informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Moradores da região reclamam que a suspensão aconteceu há duas semanas e a CBTU não dá prazo para retomada da viagem.
“A locomotiva apresentou avaria no motor e não tem qualquer relação com o descarrilamento. Trata-se de um equipamento bastante específico, cuja manutenção e aquisição de peças demora mais que o habitual, pois algumas peças não estão disponíveis no mercado nacional”, informou a Companhia.

Para os moradores, a suspensão da viagem é um transtorno. “A gente acaba tendo que sair mais cedo de casa, correndo risco de assaltos, e se deixar pra pegar o próximo trem chega atrasado”, disse Augusto César, estagiário.

Ainda de acordo com a CBTU, a locomotiva que apresentou problema é utilizada em 2 viagens das 18 realizadas pela CBTU na Linha Norte, as demais viagens são realizadas por Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dia dos Pais deve injetar R$ 63 milhões no comércio do Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação 

A Fecomércio RN divulgou os resultados da pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais em Natal e Mossoró. A data, que este ano será comemorada em 14 de agosto, contribui com o aquecimento das vendas, especialmente de artigos voltados ao público masculino em vários segmentos do comércio. O objetivo do estudo foi identificar os perfis de compras e auxiliar empresários e lojistas a entenderem o que o consumidor deseja consumir, dando mais eficiência ao planejamento das vendas.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, comenta que, ao todo, a expectativa é de que mais de R$ 63 milhões sejam injetados no comércio do Rio Grande do Norte, por ocasião da celebração.

De acordo com a pesquisa, cerca de 400 mil natalenses devem ir às compras, o que representa uma injeção de, aproximadamente, R$ 51 milhões no comércio da capital potiguar. O número é 15,8% maior do que o computado na mesma pesquisa realizada em 2021, que estimava movimento em torno de R$ 44 milhões na economia de Natal.

Os dados da Fecomércio RN mostram uma disposição maior dos consumidores em presentear os pais: neste ano, 51,9% dos natalenses afirmaram que pretendem ir às compras. No ano passado, 47,8% dos consumidores tinham intenção de presentear os entes queridos nesta data comemorativa.

Em relação aos gastos com presentes, para 40,1% dos natalenses consultados, o gasto será de R$ 51,00 a R$ 100,00. Já 33,4% dos entrevistados deverão priorizar presentes entre R$101,00 e R$ 200,00, enquanto 15,3% gastarão cifras superiores a R$ 200,00. Em Natal, na média, o consumo no Dia dos Pais 2022 será de R$ 126,43, de acordo com estudo da Fecomércio RN. O gasto é 5,8% nominalmente maior do que o revelado na pesquisa de 2021 (R$ 119,49).

Mossoró

Com base nos dados levantados pelo Instituto Fecomércio RN, estima-se que aproximadamente 87 mil mossoroenses devam ir às compras no período que antecede o Dia dos Pais, o que representa um incremento de quase R$ 12 milhões no comércio de Mossoró. O valor é 15,2% superior ao registrado na mesma pesquisa realizada em 2021, que movimentou pouco mais de 10 milhões de reais na economia do município.

A pesquisa revela que 46,3% dos consumidores mossoroenses pretendem presentear no Dia dos Pais. O resultado é próximo ao registrado no ano passado, com variação de 1,4 ponto percentual menor em relação à intenção de consumo apurada em 2021 (47,7%). As mulheres apresentam-se mais favoráveis a intenção de compra com 53,7%.

Para 32,2% dos consultados que vão às compras, o investimento será de R$ 101,00 a R$ 200; 27,1% deverão priorizar presentes acima de R$ 200,00; e 21% dos mossoroenses que vão às compras almejam gastar até R$ 100,00. Importante ressaltar que 19,7% dos entrevistados, no momento da pesquisa, disseram que ainda não decidiram quanto irão desembolsar para compra dos produtos.

O valor médio que os consumidores revelaram estar dispostos a pagar por presentes será de R$ 136,91. Comparado à Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais realizada no ano passado, quando o preço revelado foi de R$ 117,40. Houve um aumento nominal do valor médio de 16,6%.

Opinião dos leitores

  1. Por que não deixa comentar sobre a deflação? Tá poupando a quadrilha? Todos sabem de quem é a culpa. Um senhor apelidado de Paulo jegues, pelos quadrilheiros.

  2. Eu quero ganhar presentes que tenham algo a ver com o Véio Bolsonaro cabra macho daquilo rôxo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSDB reúne seus candidatos antes do início da campanha de rua que começa na próxima semana

Foto: Divulgação 

Os candidatos e membros de suas equipes participaram nesta terça-feira (9), de uma palestra sobre formação política com o diretor Executivo do PSDB Nacional, economista Sérgio Silva, assessor do presidente nacional da sigla, Bruno Araújo. Na pauta, a importância das Eleições Proporcionais para o fortalecimento da Federação PSDB/Cidadania no Rio Grande do Norte e no Brasil. O presidente estadual do PSDB, deputado Ezequiel Ferreira de Souza abriu o evento.

“A relevância da formação das nominatas do PSDB com o Cidadania no nosso Estado, com nomes capacitados, além de suas equipes, tem foco para que todos desempenhem o seus papéis de forma eficiente, mostrando a população pautas e anseios do Estado. O êxito nas eleições da nossa chapa passa pelo comprometimento com os ganhos sociais e econômicos, melhorando a vida do Potiguar. Aqui temos homens e mulheres com lutas e bandeiras em todas as regiões”, disse Ezequiel Ferreira.

O diretor Executivo PSDB Nacional, Sérgio Silva, reconheceu que o Rio Grande do Norte criou condições para entrar “grande” na disputa eleitoral de 2022 e sairá dela fortalecido. Ele frisou que o partido lançará candidatos fortes a deputado estadual e a federal. “O PSDB nacional dará total apoio para o RN ter pelo menos um federal. Mostramos a maior bancada a importância dessa conquista”, afirmou.

O objetivo da palestra é a expectativa para que a qualificação resulte no exercício de mandatos com excelência. “O PSDB visa qualificar, preparar e treinar nossos candidatos, e nossas candidatas, além de suas equipes, para que consigam cumprir sua missão: conseguir processo eficiente de comunicação com a população levando conteúdo, a discussão do futuro do país e a defesa da democracia”, frisou Sérgio Silva.

A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa conta hoje com 12 deputados: Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Raimundo Fernandes, José Dias, Albert Dickson, Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato, Nelter Queiroz, Kleber Rodrigues, Getúlio Rêgo e Dr Bernardo, além de Ezequiel Ferreira, que presidente o Poder Legislstivo.

Nomes novos chegaram como o médico Dr. Kerginaldo Jácome, que tem forte atuação no Alto Oeste Potiguar, além do jovem vereador Waltinho Veras, que concorre a deputado estadual representando o Médio Oeste e Janduis.

Na chapa do PSDB/Cidadania existem quatro mulheres como candidatas a deputada federal. As vereadoras atuantes Delkiza Cavalcante (Vale do Açu) e Wanderleya Firmino (Litoral Norte), além de Leilza Palmeira (Currais Novos) vão defender suas candidaturas em cada região. A médica Dra. Júlia Ferreira, primeira-dama de Parelhas e que tem forte atuação em Parnamirm, também luta por uma vaga de deputado.

O PSDB vai apresentar mulheres que são profissionais de saúde, como Engracia Alves, da Cooperativa de Médicos Ortopedistas do Rio Grande do Norte. Também a influencer digital, Leila Maia, que foi idealizadora do projeto social Ponte da Vida, conscientizando da importância dos cuidados para prevenir o suicídio. Com a bandeira da educação e evangélica, a professora Thaysa Barbosa; e a advogada que atua em um dos segmentos da OAB/RN, Dra. Karina Pereira. Além da vice-prefeita Juliana Dantas de São Bento do Trairi e Lucinéia Florêncio, que trabalha no segmento de segurança e tem um projeto em defesa do Vale Dourado, na Zona Norte de Natal. Os postulantes à deputado federal da federação Dr. Estácio (Agreste), Pezão (Grande Natal), e os vereadores Michael Borges (Parnamirm), e Gideon Ismaias (Mossoró), vão concorrer à Câmara dos Deputados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Idema emite nota sobre o mato que apareceu na Lagoa de Extremoz

 

Foto: ME Drone

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema esclareceu que o surgimento da placa de vegetação na Lagoa de Extremoz é consequência do fenômeno de eutrofização de alguns corpos de água, onde ocorre uma maior proliferação de plantas aquáticas.

Entenda: FOTOS: Veja imagens de cima de como ficou a Lagoa de Extremoz

“Devido à concentração de matéria orgânica, grandes colônias de planta se formam, e nessa época de muita chuva, as colônias conseguem se desprender e formar ilhas flutuantes. Biólogos do órgão ambiental perceberam esse fenômeno, recentemente, no Rio Apodi-Mossoró. Na época das cheias, esses bancos de aguapé (_Eichhornia crassipes_) chegavam até a desembocadura do rio, transportando a carga de planta de um local para outro”, disse o Instituto em nota.

Ainda na manhã desta terça-feira (09), o Idema enviou técnicos do setor de Fiscalização até a Lagoa de Extremoz para coletar uma amostragem da vegetação e averiguar a espécie da planta aquática.

Opinião dos leitores

  1. O GovernGoverno de Fátima Bezerra do PT, só viverá de notinhe culpando os outros pelo seu desastre administrativo.
    O povo do RN quer ação Guvernadora Fátima, deixe de blá blá blá e chorumelas.
    Assuma logo que seu governo é reiêra e incompetente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Adolescente é atropelada por caminhão quando tentava atravessar avenida na Grande Natal

Foto: Reprodução 

Uma adolescente de 12 anos foi atropelada por um caminhão quando tentava atravessar a Avenida dos Coqueiros, em Extremoz, na Grande Natal. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (8), por volta das 13h30. Ela ficou inconsciente após o acidente e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a menina foi levada para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde irá passar por cirurgia. O quadro de saúde dela é considerado estável.

A adolescente sofreu o acidente logo após descer do ônibus que a tinha levado para a escola. Ela foi atravessar a avenida no mesmo momento em que vinha o caminhão, que a acertou.

Segundo a polícia, o motorista do caminhão permaneceu no local do acidente e foi levado pelos policiais rodoviários à Delegacia da Polícia Civil para prestar depoimento.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Paciente com sinais de espancamento e sem identificação está internado no Walfredo Gurgel

 

Um homem de aproximadamente 1,60 m de altura e 75kg, identificado apenas como José foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/RN) e levado ao Pronto Socorro Clovis Sarinho do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Foi admitido no hospital no domingo (07), sem portar documentos pessoais.

O paciente possui pele de cor negra cabelos pretos e é calvo. Ele foi encontrado pelo SAMU sinais de espancamento em frente à rodoviária de Natal na Avenida Mor Golveia no bairro de Cidade da Esperança.

Qualquer informação que possa levar à identificação de pessoas conhecidas ou familiares do paciente devem ser repassadas ao Serviço Social do HMWG, por meio dos telefones 3232-7505/7533. O setor funciona de domingo a domingo em plantões de 24h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *