Saúde

FOTO: Erva doce contra coronavírus e cidades do Brasil isoladas? Saúde desmente multiplicação de fake news

Mensagem replicada no WhatsApp atribui foto de performance artística em Frankfurt, há seis anos, como um registro de corpos empilhados de vítimas do coronavírus na China Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde identificou, através de seus canais nas redes sociais, diversas fake news propagadas sobre o novo coronavírus, que já deixou 170 mortos na China e mais de 7.711 infectados em todo o mundo. Entre os boatos replicados na internet, está a recomendação do consumo de chá de erva doce e sucos de acerola e laranja para se proteger da doença, que ainda não chegou ao Brasil, pelo Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo a mensagem distribuída em grupos de WhatsApp, a erva teria a mesma substância que o medicamento Tamiflu e, por isso, deveria ser consumida duas vezes ao dia, sempre após as refeições, “como se fosse café”. A pasta desmentiu que o chá contenha fosfato de oseltamivir, princípio ativo do remédio.

Outro texto reproduzido nos aplicativos de mensagens acusa o governo brasileiro de “esconder os números” da “epidemia que está ocorrendo aqui e no mundo”. Segundo o boato, oito cidades do Brasil estariam sob quarentena, a exemplo da província de Hubei, na China, e 41 pessoas já teriam morrido em decorrência do novo coronavírus. Os infectados estariam na casa dos 600 e outros 40 mil pacientes estariam sob suspeitas.

Conforme divulgado na última quarta-feira pelo próprio Ministério da Saúde, o Brasil tem apenas nove casos suspeitos e nenhuma infecção confirmada. Portanto, não há nenhum registro de morte, tampouco de municípios em quarentena. As vítimas são monitoradas a todo o momento e estão isoladas em hospitais.

Uma foto de uma performance artística representando 528 vítimas do campo de concentração nazista Katzbach, em Frankfurt, no ano de 2014, acabou compartilhada na internet como um registro de corpos empilhados em uma rua chinesa, o que indicaria um cenário muito pior do que o divulgado pelo governo de Pequim.

Um quarto rumor relaciona a epidemia ao consumo de sopas de morcego na China. Embora haja suspeita de que o vírus tenha sido transmitido pelo consumo de animais selvagens, não há comprovação científica de que morcegos sejam de fato o hospedeiro natural. Outras espécies ainda estão sendo investigadas e as fotos reproduzidas no WhatsApp, segundo o boatos.org, foram publicadas por uma influenciadora digital há quatro anos.

Nem mesmo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) escapou das fake news. Uma mensagem apócrifa afirma que pesquisadores da instituição confirmaram a capacidade de dano neurológico do coronavírus. Entre os efeitos deletérios estariam a perda de memória, confusão mental, dificuldade motora e até coma. Como lembrou o Ministério da Saúde em seu site, o novo vírus sequer foi isolado no Brasil e não há indícios de que ele cause prejuízos ao cérebro.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Imagine para o professores! Viram muitas notícias boas, reajuste do piso e dia 15 vem os atrasados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Perfil/BG mostra Zenaide na liderança para o Senado em empate técnico

A senadora Zenaide (PSD) aparece liderando a corrida eleitoral para o Senado, em empate técnico com Styvenson Valentim (Podemos) na pesquisa do Instituto Perfil, realizada em parceria com o Blog do BG, divulgada nesta quinta-feira (3).

Na soma dos dois votos, Styvenson aparece com 15,25% e Zenaide com 12,81%. Levando-se em consideração a margem de erro, de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O resultado coloca Zenaide novamente entre os nomes que disputam diretamente a liderança da corrida pelo Senado.

Em seguida vêm Samanda de Lula (PT) com 6,94%, Rafael Motta (PDT) com 6,15%, Coronel Hélio (PL) com 4,28%, Tércio Tinôco (União Brasil) com 1,09%, Sandro Pimentel (PSOL) com 1,03%, Rosália Fernandes (PSTU) com 0,78%, Professor Guilherme (UP) com 0,63%, Sônia Godeiro (PSOL) com 0,59%, Clóvis Costa do Coletivo Nós (AGIR) e Luciana Mandu (PSTU), ambos com 0,28%, Gari Wendell Batista (AGIR) com 0,13% e Linhares Jibóia (DC) com 0,03%.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Walter Alves intensifica agenda e percorre seis regiões da Grande Natal em um único dia

O candidato a deputado estadual Walter Alves (MDB) intensificou sua agenda de campanha nesta quarta-feira (2), com uma série de reuniões em diferentes pontos da Grande Natal. Walter esteve em Parnamirim, Cidade Nova, comunidade do Jacó, Redinha, São Gonçalo do Amarante e conjunto Panatis, mantendo contato direto com lideranças locais e eleitores.

A agenda começou no fim da tarde, em Parnamirim. Em seguida, Walter participou de reuniões em Cidade Nova e na comunidade do Jacó. Na sequência, esteve na Redinha e seguiu para São Gonçalo do Amarante, onde participou de encontro no bairro Santo Antônio. A agenda foi encerrada no conjunto Panatis, na zona Norte de Natal.

Durante os encontros, Walter destacou a importância de estar próximo das pessoas, ouvir as demandas de cada comunidade e apresentar propostas para o futuro. As reuniões também foram oportunidades para prestar contas do trabalho já realizado ao longo de sua trajetória política.

“Cada reunião tem sido uma oportunidade de ouvir, conversar e olhar nos olhos das pessoas. A gente apresenta nossas propostas, mas também faz questão de prestar contas do trabalho que já realizamos. É assim, perto das pessoas e conhecendo de perto cada realidade, que queremos seguir”, destacou Walter.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Em meio à crise no STF, Mendonça pede que Deus abençoe integrantes do Judiciário para honrar a confiança do povo

Em meio à crise no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro André Mendonça pediu que Deus abençoe integrantes do Judiciário para que possam “honrar a confiança” depositada neles pelos cidadãos.

A declaração ocorreu nesta quinta-feira (3) durante cerimônia no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que assinou um pacto com organizações religiosas para promover “paz e tolerância” nas eleições. Mendonça destacou o papel dos líderes religiosos na orientação dos eleitores e defendeu que eles reforcem a importância do voto e da participação social.

“Que Deus os abençoe nessa missão e nos abençoe, desse lado da mesa, a e todos que representam o Poder Judiciário e o sistema de Justiça. Que nós possamos honrar a confiança que o povo, o cidadão, deposita em nós e em cada um dos senhores”, afirmou.

A fala ocorreu um dia após Mendonça retirar o sigilo de um relatório da Polícia Federal com mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Segundo os documentos, Vorcaro teria pedido a atuação de Moraes junto ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para conter investigações sobre o banco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA: 61,18% dos potiguares aprovam e 29,63% desaprovam a gestão do presidente

A pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, também avaliou a aprovação da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores do Rio Grande do Norte.

De acordo com o levantamento, 61,18% dos entrevistados aprovam o governo Lula. Outros 29,63% desaprovam a gestão do petista, enquanto 9,19% não souberam ou não responderam.

Na comparação com as rodadas anteriores, a aprovação a Lula oscilou dentro da margem de erro nas três pesquisas: 61,74% em julho, 62,38% em agosto e 61,18% agora. A desaprovação também se manteve estável, passando de 30,13% para 30,81% e agora 29,63%.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – APROVAÇÃO DO GOVERNO FÁTIMA: 56,56% dos potiguares desaprovam e 31,75% aprovam a gestão da governadora

O novo levantamento do Instituto Perfil, realizado em parceria com o Blog do BG, também mediu a avaliação da administração da governadora Fátima Bezerra (PT) entre os eleitores potiguares.

De acordo com a pesquisa, 56,56% desaprovam o governo Fátima. Já 31,75% afirmam aprovar a gestão da petista, enquanto 11,69% não souberam ou preferiram não responder.

Na comparação com as rodadas anteriores, a desaprovação a Fátima, que havia caído de 59,56% para 56,18%, ficou praticamente estável em 56,56%. Já a aprovação, que havia subido de 31,94% para 34,63%, recuou agora para 31,75%.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – DEPUTADO ESTADUAL: Cinthia de Allyson lidera, seguida de Tomba Farias, Dr. Gustavo Soares, Dr. Kerginaldo, Galeno Torquato e Nelter Queiroz

No cenário espontâneo para deputado estadual, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Cinthia de Allyson aparece na liderança, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Cinthia de Allyson lidera com 2,19%. Na sequência dos mais citados vêm Tomba Farias (2,00%), Dr. Gustavo Soares (1,88%), Dr. Kerginaldo (1,81%), Galeno Torquato e Nelter Queiroz (ambos com 1,56%), Júlio César (1,50%), Ubaldo Fernandes, Ezequiel Ferreira e Kleber Rodrigues (todos com 1,19%). Bibiano, Gustavo Carvalho e Walter Alves aparecem empatados com 1,06%, seguidos de Cristiane Dantas e Neilton Diógenes, ambos com 1,00%. Indecisos são 59,55%, enquanto branco/nulo somam 6,81%.

Veja a lista completa dos nomes citados para deputado estadual:

Cinthia de Allyson: 2,19%

Tomba Farias: 2,00%

Dr. Gustavo Soares: 1,88%

Dr. Kerginaldo: 1,81%

Galeno Torquato: 1,56%

Nelter Queiroz: 1,56%

Júlio César: 1,50%

Ubaldo Fernandes: 1,19%

Ezequiel Ferreira: 1,19%

Kleber Rodrigues: 1,19%

Bibiano: 1,06%

Gustavo Carvalho: 1,06%

Walter Alves: 1,06%

Cristiane Dantas: 1,00%

Neilton Diógenes: 1,00%

Francisco do PT: 0,94%

Kaline de Dr. Bernardo: 0,94%

Coronel Azevedo: 0,75%

Eudiane Macedo: 0,75%

Robson Carvalho: 0,75%

Eriko Jácome: 0,63%

Luiz Eduardo: 0,56%

Ivan Júnior: 0,56%

Candidato do PT: 0,44%

Getúlio Rego: 0,44%

Isolda Dantas: 0,44%

Terezinha Maia: 0,44%

Divaneide Basílio: 0,38%

Léo Souza: 0,38%

Jorge do Rosário: 0,31%

Bispo Paulo Luiz: 0,31%

Anne Lagartixa: 0,31%

Adjuto Dias: 0,31%

Daniel Valença: 0,25%

Bibi Costa: 0,19%

Candidato do Prefeito: 0,19%

Holderlin Silva: 0,19%

Milklei do PV: 0,13%

Dr. Jácome: 0,13%

Flávio de Berói: 0,13%

Mineiro: 0,13%

Taveira Júnior: 0,13%

Cabo Deyvison: 0,13%

Emerson: 0,13%

Paulinha: 0,06%

Silvério Filho: 0,06%

Sargento Manasses: 0,06%

Gilvan Santiago: 0,06%

Jorge Nogueira: 0,06%

Marlene Cunha: 0,06%

Samanda de Lula: 0,06%

Júnior Colaça: 0,06%

Elvis de Dal: 0,06%

Edivaldo Júnior: 0,06%

Poliana: 0,06%

Cezinha Nunes: 0,06%

Edson Negrão: 0,06%

Dr. Estácio: 0,06%

Ivanilson Oliveira: 0,06%

Ângela Paiva: 0,06%

Brisa Bracchi: 0,06%

Indeciso: 59,55%

Branco/Nulo: 6,81%

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – DEPUTADO FEDERAL: Nina Souza é a mais citada, seguida de Thabatta Pimenta, Benes Leocádio, Natália Bonavides e Dr. Bernardo

No cenário espontâneo para deputado federal, em que o eleitor pode citar qualquer nome ou expressão, Nina Souza aparece na liderança pela primeira vez, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Nina Souza lidera com 2,63%. Na sequência dos mais citados vêm Thabatta Pimenta (2,50%), Benes Leocádio (2,31%), Natália Bonavides (2,00%), Dr. Bernardo (1,81%), Odon Júnior (1,69%), Sargento Gonçalves (1,63%), Cabo Deyvison e Robinson Faria (ambos com 1,56%), João Maia (1,44%), Mineiro (1,06%) e Juninho Saia Rodada (1,00%).

Os indecisos, assim como na pesquisa para deputado estadual, também são a maioria: 67,24%. Já branco/nulo representam 7,25%.

Veja todos os nomes citados para deputado federal:

Nina Souza: 2,63%

Thabatta Pimenta: 2,50%

Benes Leocádio: 2,31%

Natália Bonavides: 2,00%

Dr. Bernardo: 1,81%

Odon Júnior: 1,69%

Sargento Gonçalves: 1,63%

Cabo Deyvison: 1,56%

Robinson Faria: 1,56%

João Maia: 1,44%

Mineiro: 1,06%

Juninho Saia Rodada: 1,00%

Carla Dickson: 0,75%

Pedro Filho: 0,69%

General Girão: 0,50%

Faustino: 0,31%

Coronel Brilhante: 0,31%

Brisa Bracchi: 0,25%

Nega de Neném Borges: 0,19%

Candidato do PT: 0,19%

Candidato do Prefeito: 0,19%

Garibalde Leite: 0,13%

Dani Ribeiro: 0,13%

Marleide Cunha: 0,13%

Leila Maia: 0,13%

Victor Hugo: 0,06%

Narde Santos: 0,06%

Cintia Maia: 0,06%

Coronel Azevedo: 0,06%

Walter Alves: 0,06%

Patrícia: 0,06%

Silvério Filho: 0,06%

Indeciso: 67,24%

Branco/Nulo: 7,25%

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESPONTÂNEA (2º VOTO): Zenaide Maia mantém liderança, seguida de Styvenson Valentim

No cenário espontâneo para o segundo voto ao Senado, quando os eleitores podem citar qualquer nome ou expressão, Zenaide Maia (PSD) é a mais lembrada pelos eleitores, segundo levantamento do Instituto Perfil em parceria com o Blog do BG.

Zenaide registra 4,13% das citações. Em seguida aparece Styvenson Valentim (Podemos) com 2,69%, seguido de Rafael Motta (PDT) com 2,50%, Coronel Hélio (PL) com 2,44% e Samanda de Lula (PT) com 1,69%. Tércio Tinôco (União Brasil) tem 0,50%, Sandro Pimentel (PSol) tem 0,19%, enquanto Rosália Fernandes (PSTU) e Sônia Godeiro (PSol) fecham a lista, cada um com 0,06%.

A maioria dos entrevistados ainda não definiu sua escolha: 78,06% responderam estar indecisos. Branco/nulo somam 7,25%.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESPONTÂNEA (1º VOTO): Styvenson Valentim lidera, seguido de Zenaide Maia

A nova pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG, aponta que Styvenson Valentim (Podemos) lidera a disputa pelo Senado no cenário espontâneo, quando os entrevistados podem citar qualquer nome ou expressão.

Neste cenário, Styvenson aparece com 14,75% das citações. Em seguida vêm Zenaide Maia (PSD) com 7,25%, Samanda de Lula (PT) com 3,75%, Rafael Motta (PDT) com 1,31%, Tércio Tinôco (União Brasil) com 0,88% e Coronel Hélio (PL) com 0,63%. Clóvis Costa do Coletivo Nós AGIR), Rosália Fernandes (PSTU) e Sônia Godeiro (PSol) fecham a lista, cada um com 0,06%. Os indecisos somam 64,56% dos entrevistados, enquanto branco/nulo representam 6,19%.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA BG/PERFIL – SENADO ESTIMULADA (2º VOTO): Zenaide Maia lidera com 10,00%, seguida de Styvenson Valentim com 6,88%

No cenário estimulado para o segundo voto ao Senado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Zenaide Maia (PSD) lidera a pesquisa do Instituto Perfil, em parceria com o Blog do BG.

Zenaide registra 10,00% das intenções de voto para a segunda vaga. Em seguida aparecem Styvenson Valentim (Podemos) com 6,88%, Coronel Hélio (PL) com 5,38%, Samanda de Lula (PT) com 5,31%, Rafael Motta (PDT) com 4,69%, Sandro Pimentel (PSol) com 1,38%, Tércio Tinôco (União Brasil) com 1,00%, Professor Guilherme (UP) e Rosália Fernandes (PSTU), ambos com 0,56%, Sônia Godeiro (PSol) com 0,50%, Luciana Mandu (PSTU) com 0,38%, Clóvis Costa do Coletivo Nós (AGIR) com 0,25%, Gari Wendell Batista (AGIR) com 0,13% e Linhares Jibóia (DC) com 0,06%. Os indecisos somam 44,86% e branco/nulo representam 18,06%.

Na comparação com as rodadas anteriores, Zenaide oscilou de 9,94% para 10,81% e recuou levemente a 10,00%. Styvenson caiu de 7,19% para 6,00% e voltou a subir a 6,88%. Coronel Hélio se manteve na mesma faixa, indo de 5,25% para 4,50% e agora 5,38%. Samanda de Lula segue em crescimento: 2,81%, depois 4,13% e agora 5,31%. Rafael Motta, ao contrário, vem perdendo espaço: 7,94%, depois 6,81% e agora 4,69%. Os indecisos recuaram de 48,74% para 44,86%, enquanto o branco/nulo subiu de 12,75% para 18,06%.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro de 2026, com margem de erro de 2,45 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registado sob os números TSE BR-07608/2026 e TRE-RN RN-01368/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *