Política

Gravações indicam ação de Bolsonaro em suposto esquema de ‘rachadinhas’ enquanto deputado, noticia Folha de São Paulo com UOL

A Folha de São Paulo, com UOL, destaca em reportagem que gravações inéditas apontam o envolvimento direto do presidente da República, Jair Bolsonaro, no esquema ilegal de entrega de salários de assessores na época em que ele exerceu seguidos mandatos de deputado federal (entre os anos de 1991 e 2018).

“As declarações indicam que Bolsonaro participava diretamente da “rachadinha”: nome popular para uma prática que configura o crime de peculato (mau uso de dinheiro público).

O familiar que não quis devolver valor combinado do salário foi retirado do esquema. A fisiculturista Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada do presidente, afirma que Bolsonaro demitiu irmão dela porque ele se recusou a devolver a maior parte do salário de como assessor.”

A sequência da reportagem na íntegra:

“O André deu muito problema porque ele nunca devolveu o dinheiro certo que tinha que ser devolvido, entendeu? Tinha que devolver R$ 6.000, ele devolvia R$ 2.000, R$ 3.000. Foi um tempão assim até que o Jair pegou e falou: ‘Chega. Pode tirar ele porque ele nunca me devolve o dinheiro certo’.

Dentro da família Queiroz, Jair Bolsonaro é o verdadeiro “01.” Em troca de mensagens de áudio, a mulher e a filha de Fabrício Queiroz, Márcia Aguiar e Nathália Queiroz, chamam Jair Bolsonaro de “01”. Márcia afirma que o presidente “não vai deixar” Queiroz voltar a atuar como antes.

Recolher salários não era uma tarefa exclusiva de Fabrício Queiroz. Ex-cunhada do presidente diz que um coronel da reserva do Exército, ex-colega do presidente na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), atuou no recolhimento de salários da ex-cunhada de Jair Bolsonaro, no período em que ela constava como assessora do antigo gabinete de Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

Ao ser informado sobre as gravações de Andrea Siqueira Valle, o advogado Frederick Wassef, que representa o presidente, negou ilegalidades e disse que existe uma antecipação da campanha de 2022.

Wassef afirmou que os fatos narrados por Andrea “são narrativas de fatos inverídicos, inexistentes, jamais existiu qualquer esquema de rachadinha no gabinete do deputado Jair Bolsonaro ou de qualquer de seus filhos”.

Desde que foi revelado o esquema conhecido como rachadinha, no fim de 2018, Jair Bolsonaro sempre se esquivou do tema ou reagiu com rispidez quando foi questionado.

Certa vez, o presidente chegou a dizer que “se Flávio errou, vai ter de ser punido”. Em outra oportunidade, ameaçou agredir um jornalista que perguntou por que Fabrício Queiroz depositou cheques na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A partir da investigação sobre Flávio Bolsonaro, surgiu o envolvimento de Queiroz e um grupo de pessoas ligadas a ele.

Com o avanço do procedimento no MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), que quebrou o sigilo bancário dos investigados, descobriu-se ainda que o esquema envolvia dez familiares de Ana Cristina Valle, segunda mulher de Bolsonaro.

Ainda em 2019, porém, outro procedimento do MP fluminense passou a investigar suspeitas semelhantes no gabinete de Carlos Bolsonaro. Ao todo, a família Bolsonaro empregou 18 parentes de Ana Cristina.

Em março passado, o UOL revelou que quatro funcionários do gabinete de Jair Bolsonaro fizeram saques atípicos e que sua ex-mulher ficou com todo o dinheiro existente na conta da irmã que estava nomeada para o gabinete do então deputado federal.

Mas nenhum assessor tinha dito até então que era obrigado a devolver parte do salário quando estava nomeado no gabinete de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

O peculato é um crime contra a administração pública e se caracteriza pela subtração ou apropriação indevida de valores ou bens cometida por um servidor público, a exemplo de parlamentares e membros do governo.

“É um crime extremamente grave. Quando um deputado se apodera de recursos dos salários do funcionário de seu gabinete, ele está furtando ou se apropriando indevidamente de dinheiro público. Pois quem paga este salário é o orçamento público, a sociedade”, afirma Roberto Livianu, procurador de Justiça de São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção.

“Este dinheiro pertence à sociedade e poderia ser investido em saúde, educação. Mas está sendo gasto com a contratação desnecessária de assessores que terão parte dos salários embolsados por um político”, acrescenta.

Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. O maior ladrão dos últimos tempos pior presidente dos últimos anos ele é tudo : genocida, ladrão,miliciano, matador de pobres e sem carácter precisando domar o gado e colocar esse psicopata atrás das grades já vamos lá boiada pra o bem de todos.

  2. Rachadinha escandalizando jornalista e a esquerdalha… Me mostrem UMA câmara entre as 5000 que o país tem que não pratica isso… Ah… Tem partido com a Rachadinha preconizada no estatuto (PT). Mas pra massa idiota, isso dá o que falar. Kkkkkkk

    1. Então quer dizer que porque todos fazem nós também podemos fazer?
      E onde estavam aqueles que diziam que bandido bom era bandido…?

  3. Nenhuma novidade. Todos sabem que essa família é marginal. Até o gado sabe disso, mas gado é gado, vai pro abatedouro idolatrando o marchante.

  4. Essa matéria jornalística é igual a do final de semana sobre as vacinas vencidas, sem credibilidade, um lixo.

  5. O MINTOmaníaco das rachadinhas eh um “santo messias ungido” e nunca , em tempo algum, ele estaria ou estará envolvido em esquema de peculato ou corrupção… E se noticiarem isso só pode ser um complô comunista e petista de uma imprensa esquerdista que só quer o fim de um governo sério patriota, família, e sem corrupção nem mamata talkei! E mesmo que seja verdade eu vou continuar confiando cegamente no meu político de estimação e comendo meu capim cloroquinado diariamente talkei! (Texto com ironias)…

  6. Já estão se tornando ridículos esses “escândalos” noticiados pela Folha. O desespero e a agonia estão grandes. O povo está de 👀!

  7. PRONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    falar de cloroquina, uso de máscara, vacinas, CPI ficou sem graça.
    Militontos, esquerdalhada, globo lixo, fôia de São Paulo e os 7 patetas de gravatas do senado, viram que foram superados e derrotados nessa narrativa.
    Não deu certo.
    AGORA INVENTARAM OUTRA.
    kkkkkkkkkkkkkk
    Isso é que é serem burros, jumentos de lote.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkkk…
    Nos encontramos nas urnas viu???
    Rsrsrs…
    Bota furaaando meu presidente Jair Messias Bolsonaro.
    Estão tudo doido!!!!
    Não tem jeito.
    É efeito bolo.
    Quanto mais bate mais cresce.
    São burros, são burros!!!
    Nunca vi igual.
    Tchau corruptos ladrões, derrotados.
    Até nunca mais.
    Kkkkkkkkkkkkkkk…

  8. A folha de SP perdeu completamente a credibilidade, deixou de fazer jornalismo para ter compromisso com a mentira.
    Deveria ser impedida e criminalizada por noticiar tanta fake news.
    Semana passada deu todo editorial a 02 mentiras escabrosas:
    A denuncia caluniosa feita pelo Dep. Miranda sobre um crime que ele cometeu e culpou o governo federal;
    A notícia fantasiosa sobre distribuição de vacinas vencidas que não existiu;
    Agora vem com mais essa notícia mentirosa e desqualificada sobre o passado de Bolsonaro. É simples, a vida do Presidente já foi tão investigada de 2016 até agora que acharam o dedo de Lula, mas não encontraram nada, absolutamente nada contra Bolsonaro. Então a falta de corrupção e do recebimento de recursos públicos leva ao desespero e a irresponsabilidade aflora.
    A folha de São Paulo precisa ser fechada, pois perdeu tudo, dos recursos a credibilidade, não tem mais razão para existir.

    1. Coloque mais sal 🧂 no seu capim…
      O gado 🐄 culpa o jornalista e não quem fez a rachada

    1. O que você ganha defendendo este PR que não tem feito nada de positivo para nosso país ? Combate à corrupção acabou (inclusive de fatos anteriores ao governo atual). As prometidas privatizações não aconteceram(lembra da promessa de acabar com a TV-Lula, atual TV-Minto ?), a única que está para sair (Eletrobrás) é uma VERGONHA. Reforma Administrativa é outra enrolação. Reforma Previdenciária manteve as benesses dos servidores de maior salário. Era contra a reeleição desde o primeiro dia está em campanha de reeleição. Não comprou vacinas com a devida urgência quando podia ter feito. Base Bolsonarista votou junto com o PT pela PEC da impunidade. E tem muito mais… me diga… você bate palmas para tudo isso ?

    2. Nem nem meu querido.
      Procure se informar homi.
      Tu sabe que as ações do governo não sai na mídia jornalismo parcial, que de grande virou minúscula, quase não se enxerga, eu não vejo mais nem com uma lupa, totalmente descredenciada.
      Onde tu tá morando homi??
      FAZ O SEGUINTE!!!
      Tenha coragem.
      Vai no YouTube, tá tudo lá.
      blz??
      Fica a dica.

    3. Diz aí Nonato, quais foram os grandes feitos do governo do Minto ? Superam as promessas de campanha não cumpridas que listei acima ?

  9. Quem passa pano em sujeira também se suja. CONHECEREMOS A VERDADE E A VERDADE NOS LIBERTARÁ DOS FALSOS MESSIAS.

    1. Interessante ver as insanidades postadas.
      O ex presidente responde a 07 processos criminais por corrupção, com milhões de provas físicas e testemunhas, mas tudo isso é invenção.
      Aí surge uma mentira, criada por aqueles que apoiam a corrupção e logo a esquerdalha sentencia: “tem culpa, não é honesto, roubou”.
      O desespero é grande e a cada dia aumenta, basta ver o que os zubis de quatro patas colocam em suas opiniões distorcidas, preconceituosas, difamatórias e sem qualquer possibilidade de ser comprovada.

    1. Enquanto existe besta não falta Cavalo. É por isso que filho de políticos ficam vendendo milhões em Gado para JBS. E fica passando final de mês em Dubai. O Brasil é igual a uma prefeitura de capital média, que os filhos sempre passa as férias em locais de ricos

  10. O vei Bolsonaro é igual a bolo, quanto mais bate, mais ele cresce. O povo tá com vc MITO, Bolsonaro 2022!

    1. O rebanho está diminuindo e emagrecendo… melhor já ir se acostumando… assim vai doer menos… :))

    2. Essa quadrilha desmamada vão criar de tudo, mas não vão conseguir, chora bebê….

  11. A raça imunda da gadolândia ainda dizer que a culpa é da Folha e não dos rachadeiros…
    Eu mesmo se tivesse votado nessa fraude em 2018, já teria solicitado ao TSE a anulação do meu voto.

    1. Tenho menos desrespeito pelo Minto (que trabalha de forma escrota, mas a seu favor) do que do gado que trabalha contra si próprio…

  12. Só por que a ex cunhada do Bolsonaro fala de um Jair e de um Flávio no áudio já estão querendo supor que seja o MITO!!!!

    1. Exato, quantos Jair tem no BRasil ? E Flávios ? A chance de serem o Jair e o Flávio da família Bolsonaro é muito pequena… muuuuuuu !

    2. Devem ser outros né, inocente? O gado se faz de bobo pra desacreditar os crimes do falso Messias. Conhecereis a verdade…

    3. Putz, desde 1991???? Começou a roubar antes de Lula, então Lula teve um bom professor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BRASIL: Dívida pública federal cresce R$ 234 bilhões em maio e chega a R$ 9,03 trilhões

Foto: RafaPress/Getty Images

A dívida pública federal do Brasil chegou a R$ 9,032 trilhões em maio, alta de 2,66% em relação a abril (um aumento nominal de R$ 234,4 bilhões), quando o estoque era de R$ 8,798 trilhões. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Tesouro Nacional.

O crescimento foi impulsionado pela emissão líquida de R$ 135,62 bilhões em títulos e pela apropriação de R$ 94,17 bilhões em juros.

A dívida interna alcançou R$ 8,46 trilhões, enquanto a dívida externa somou R$ 340,9 bilhões (US$ 67,33 bilhões).

Já a reserva de liquidez da dívida aumentou 10,9% no mês, chegando a R$ 1,21 trilhão, valor suficiente para cobrir os vencimentos da dívida pelos próximos 9,14 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino, Moraes, Zanin e Gilmar votam em conjunto para liberar ‘penduricalhos’ do Judiciário prévios a restrição determinada pela Corte

Foto: Antonio Augusto/STF

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do STF, votaram nesta sexta-feira (26) para permitir o pagamento de verbas indenizatórias acumuladas antes da decisão que limitou os chamados “penduricalhos” do Judiciário.

Pelo voto conjunto, poderão ser pagos valores referentes a férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos antes do julgamento, respeitando o limite de 35% do subsídio do magistrado ou membro do Ministério Público para o conjunto dessas verbas.

Os ministros também defenderam a implantação imediata da Parcela de Valorização por Tempo de Antiguidade (PVTAC), além de autorizar seu recebimento junto com vantagens pessoais anteriores a 2006, desde que não haja contagem dupla do tempo de serviço.

O placar do julgamento começou em 4 a 0 e a análise dos recursos segue até terça-feira (30). São necessários seis votos para formar maioria.

O voto mantém a proibição do pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-creche, assistência pré-escolar e benefícios semelhantes como verbas indenizatórias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que vai ampliar gastos em defesa porque ‘está cheio de maluco no mundo’: ‘Não quero guerra nem ser pego de surpresa’

Foto: Brenno Carvalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (26) o aumento dos investimentos em Defesa e a criação de um projeto estratégico de longo prazo para as Forças Armadas. A declaração foi feita durante o lançamento da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).

Lula afirmou que o Brasil precisa estar preparado diante das tensões internacionais. “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse. O presidente também citou declarações do presidente dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá, afirmando que há “muita gente maluca no mundo”.

Segundo Lula, o governo vai elaborar um projeto estratégico para a Defesa e garantir recursos para sua execução. “Nós precisamos construir um projeto estratégico e vamos ter que ter dinheiro para colocar esse projeto em andamento”, afirmou.

O presidente também defendeu que a Defesa seja tratada como prioridade nacional, e não apenas como reposição de equipamentos antigos.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso os sargentos das Forças Armadas estão ganhando menos que um Soldado da polícia militar de qualquer estado do Brasil ou Guarda Municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jaques Wagner admite relação com ex-sócio do Master e diz que reclamou a Lula de operação da PF

Foto: Paula Fróes/Assessoria de imprensa Jaques Wagner

Um dia após deixar a liderança do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo, que reclamou ao presidente Lula sobre a atuação da Polícia Federal na operação que teve como alvo seu apartamento em Brasília.

O parlamentar criticou a divulgação da foto com cédulas de moeda estrangeira apreendidas. “Para que aquela patacoada de dinheiro em cima da cama com o escudo da PF? Esse processo era comum na Lava Jato. Se a Polícia Federal vai continuar nesse tipo de espetacularização, acho que o chefe da Polícia Federal tem que tomar conta”, declarou. Segundo Wagner, a divulgação contrariou a determinação do ministro André Mendonça, do STF, para que a busca e apreensão ocorresse de forma discreta.

Na entrevista, Wagner também negou qualquer favorecimento a empresários. Sobre ter recebido dois ingressos para um show, afirmou: “Estão achando que ele me comprou porque arrumou dois ingressos. Eu poderia pedir coisa mais importante, né?”

O senador reconheceu que já aceitou caronas de empresários, mas rejeitou qualquer irregularidade. “Óbvio que de vez em quando eu pego carona. O que a Polícia Federal tem que comprovar, e não vai, é a relação de troca”, disse. Wagner ainda afirmou que os pagamentos do Banco Master à empresa de sua nora superam os R$ 3,5 milhões divulgados e sustentou que os recursos têm origem legal.

Opinião dos leitores

  1. É justo a reclamação, bandido não gosta de ser incomodado. Esses asseclas de LULADRAO, são cada um pior que o outro.

  2. Bandido não tem lado! Parece Bolsonaro pedindo a PF pra não atingir em operações seus meninos. Doa a quem doer. Deixem de Fla x Flu. Povo pra presidente. Adeus Caiado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça refuta tese de que prisão preventiva de Vorcaro seja para forçar delação

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro André Mendonça, do STF, afirmou que a prisão preventiva de Daniel Vorcaro não teve como objetivo pressionar por um acordo de delação premiada. A declaração consta na decisão que determinou a transferência do ex-banqueiro para a Papudinha.

Nos bastidores da Corte, a manifestação foi interpretada como uma resposta às críticas do ministro Gilmar Mendes, que comparou métodos da investigação sobre o Banco Master aos adotados na Operação Lava Jato, especialmente em relação ao uso de prisões preventivas.

Na decisão, Mendonça afirmou que já reiterou “à exaustão” que “a decretação ou manutenção da prisão preventiva embasa-se em fundamentação própria, a partir do exame quanto à presença dos requisitos legais especificamente exigidos”.

O ministro acrescentou que “a imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Aeronave de pequeno porte colide com prédio mais alto de Pequim, na China

Um avião de pequeno porte colidiu com o Edifício Torre Citic, o arranha-céu mais alto de Pequim, capital da China, conhecido como China Zun, nesta sexta-feira (26/6). Um vídeo mostra os destroços da aeronave caindo após a colisão com o prédio de 109 andares. Até o momento, não há informações sobre vítimas. O governo local ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O edifício foi evacuado, e a polícia fechou pelo menos uma das vias próximas. O impacto deixou um buraco na fachada de vidro do edifício.

A polícia chinesa impediu pessoas de tirarem fotos e pediu a quem registrou que apagasse os vídeos ou fotos, segundo a agência Reuters. Dezenas de carros de polícia e bombeiros foram ao local.

O prédio abriga o conglomerado estatal Citic Group, na rua Guanghua, importante via comercial da capital chinesa.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Comércio de Natal terá horário especial na segunda-feira (29) por causa de Brasil x Japão; confira

Imagem: reprodução/InterTV

O jogo entre Brasil e Japão, válido pela segunda fase da Copa do Mundo de 2026, vai alterar o horário de funcionamento do comércio em Natal na próxima segunda-feira (29). A partida está marcada para as 14h (horário de Brasília).

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), a mudança segue a tradição adotada durante os jogos da Seleção Brasileira, permitindo que comerciantes, funcionários e consumidores acompanhem a partida sem interromper totalmente as atividades do setor.

Comércio de rua

Alecrim

  • Aberto de 8h às 13h, ficando facultativa a reabertura após o jogo

Centro da Cidade

  • Aberto de 8h às 13h; não retoma após o jogo

Zona Norte

  • Fecha 30 minutos antes do jogo e volta 30 minutos após a partida

 

Shoppings

Midway Mall

  • Fechamento opcional às 13h30 e reabertura obrigatória às 16h30

Natal Shopping

  • Fechamento opcional às 13h30 e reabertura obrigatória às 16h30

Via Direta

  • Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação funcionam das 8h30 às 13h. A reabertura ocorre 1h após o término do jogo.

Partage Norte Shopping

  • As lojas e quiosques fecham 30 minutos antes do jogo e reabrirão 30 minutos após. A praça de alimentação seguirá funcionando normalmente, pois terá transmissão do jogo.

Praia Shopping

  • Praça de alimentação e restaurantes – a partir das 11h
  • Demais lojas – 10h às 13h e das 17h às 22h
  • Moviecom – consultar site

Shopping Cidade Verde

  • Aberto das 10h às 13h; retoma as atividades 1 hora depois da partida.

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e quiosque fecham 13h30 e reabrem às 16h30
  • Alimentação: aberta durante o jogo, com transmissão nas varandas gourmet

Shopping 10

  • Aberto das 8h às 13h. Não retoma após o jogo.

 

Supermercados

  • Fecham 1 hora antes do jogo e abre 15 minutos após o jogo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaíba: Morada da Fé ganha nova unidade de saúde com estrutura moderna e climatizada

A comunidade de Morada da Fé recebeu uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), denominada Roseli Fernandes de Oliveira Álvares, inaugurada pela gestão municipal em uma solenidade marcada por grande presença popular, nesta quinta-feira (25/06). O equipamento amplia a rede de atenção primária do município e reforça a oferta de serviços de saúde na região.

A nova UBS conta com 277,08 m² de área construída e recebeu investimento total de R$ 1.031.608,11, fruto de emenda da senadora Zenaide Maia. A estrutura foi planejada para oferecer maior conforto aos usuários e melhores condições de trabalho às equipes de saúde.

O espaço dispõe de consultório com banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PCD), consultório odontológico, dois consultórios de acolhimento, sala de procedimento e coleta também com banheiro PCD, sala de inalação coletiva, farmácia, sala de curativos, sala de vacinas e sala de esterilização e guarda de material estéril.

A unidade também inclui sala de atividades coletivas, área externa coberta para ações comunitárias, recepção, banheiros masculino e feminino para o público, além de setor administrativo com sala da gerência, copa, almoxarifado, expurgo e banheiro para funcionários. O equipamento conta ainda com quatro vagas de estacionamento e área destinada ao embarque e desembarque de ambulâncias.

Na oportunidade, o prefeito Emídio Júnior destacou a atuação da gestão na saúde “Saímos de um prédio precário e sem estrutura, para um novo, moderno, espaçoso e climatizado para atender a população com dignidade. Em Macaíba, temos acolhimento e fazemos na saúde além da nossa obrigação, como cirurgias eletivas e medicamentos de alto custo como risperidona. Isso é compromisso com a população, resultado de muito trabalho, dedicação e planejamento”, afirmou.

O prefeito ainda destacou a atuação da sua gestão na atenção primária. Além da Morada da Fé, foram inauguradas quatro unidades de saúde e um anexo modelo – As Marias, Campo da Santa Cruz, Loteamento Esperança, Loteamento Santa Rosa e Retiro, abertura dos anexos de saúde de Lagoa Nova, Porteiras, Mata Verde, Conjunto Manoel Dias, Pé do Galo, Lagoa do Mato, relocação para novos prédios das unidades de Bela Macaíba e Ferreiro Torto, e abertura da unidade Vila São José 2.

Durante a inauguração, o prefeito esteve ladeado pela senadora Zenaide Maia; pela vice-prefeita Raquel Rodrigues; pelos vereadores: Érika Emídio, Venício Filho, Aroldo da Saúde, Tafarel Freitas, Dadaia Ribeiro e Edi do Posto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petróleo cai a menor patamar desde o início da guerra, mas consumidor ainda não vê reflexo na bomba

Foto: Reprodução

O petróleo recuou para o menor nível desde o início do conflito no Oriente Médio, reflexo do arrefecimento das tensões geopolíticas que desde o começo do ano pressionavam a oferta global. A queda chegou inclusive às refinarias brasileiras: a Refinaria Clara Camarão (Brava Energia), em Guamaré/RN, acumula duas reduções seguidas nos preços da gasolina A e do diesel S500 nas últimas semanas, com recuos de R$ 0,18 e R$ 0,25 por litro, respectivamente.

O problema está no meio do caminho: as distribuidoras. Relatos de revendedores em diferentes estados do país apontam que, na prática, o que tem ocorrido são aumentos nos preços de aquisição, não reduções. O motivo alegado pelas distribuidoras é a chamada “restrição de estoque” — um eufemismo amplamente utilizado no setor para indicar que o produto está escasso, sem chegar a declarar formalmente o desabastecimento.

Postos de bandeira branca relatam dificuldades para adquirir combustível, com distribuidoras priorizando o atendimento às redes próprias bandeiradas. A ANP informou que acompanha permanentemente o mercado e, até o momento, não identifica desabastecimento generalizado ou restrição sistêmica.
Na prática, porém, o impacto da restrição tem se mostrado desigual ao longo da cadeia: empresas com contratos diretos com grandes distribuidoras seguem sendo atendidas, enquanto quem depende de fornecedores intermediários enfrenta maior dificuldade para garantir o combustível. A prioridade de entrega tende a ser direcionada aos clientes recorrentes, deixando parte do mercado desabastecida.

As distribuidoras têm alternado entregas de gasolina e diesel e estão em contenção no envio, o que impacta diretamente a oferta na bomba — mesmo com a demanda mantida no patamar anterior.
O cenário expõe uma assimetria estrutural do mercado: a queda no custo da matéria-prima não se transmite automaticamente ao preço final. Especialistas do setor alertam que o processo de repasse pode ser longo, levando meses para se completar, a depender dos estoques existentes, dos contratos já firmados e das condições de abastecimento ao longo da cadeia.

Enquanto as distribuidoras reorganizam seus estoques e o governo federal mantém vigilância sobre as margens praticadas, o consumidor que abastece nos postos — especialmente nos independentes — segue pagando preços que ainda não refletem a queda registrada lá na ponta da produção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *