Tecnologia

Inteligência de Obama 'grampeia' Google, Facebook e Youtube

As agências de Inteligência dos Estados Unidos têm acesso aos servidores de nove gigantes da Internet, como Microsoft, Yahoo!, Google, Facebook e Youtube, como parte de um programa confidencial de vigilância de estrangeiros, revelam nesta quinta-feira (6) os jornais Washington Post e Guardian.

The Washington Post informa que a Agência de Segurança Nacional (NSA) e o FBI têm acesso direto aos servidores dos grandes grupos da Internet, o que permite rastrear a presença na Web de um indivíduo através de áudio, vídeo, fotos, e-mails e endereço IP.

Algumas das maiores empresas do Silicon Valley estão envolvidas no programa, entre elas Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, Apple, PalTalk, AOL, Skype e YouTube, revela o jornal, que dá detalhes de uma reunião secreta em abril sobre este programa – chamado PRISM – entre analistas da NSA.

O programa foi criado em 2007 e cresceu “exponencialmente”, tanto que atualmente é um dos componentes mais prolíficos do Relatório Diário ao presidente Barack Obama.

As revelações de Washington Post e The Guardian ocorrem em meio ao furor pelo controle das comunicações telefônicas por parte do governo Obama, o que reabriu o debate sobre os métodos de vigilância adotados pela primeira vez pelo governo de George W. Bush, após os atentados de 11 de setembro de 2001.

The Guardian relata que a operadora de telefonia Verizon recebeu a ordem de fornecer diariamente à NSA informações sobre todas as chamadas telefônicas em seu sistema, tanto dentro dos Estados Unidos quanto entre este e outros países.

O jornal cita uma ordem judicial altamente secreta emitida em abril, da qual indicou ter obtido uma cópia, reproduzida on-line.

“O documento mostra pela primeira vez que no governo Obama são recolhidos indiscriminadamente e em grandes quantidades os registros de comunicações de milhares de cidadãos americanos, independentemente de serem ou não suspeitos”, segundo The Guardian.

De acordo com o jornal, a ordem requer a entrega dos números telefônicos de ambas as partes da comunicação, a localização e a duração da chamada, assim como a hora e a identificação. No entanto, não são exigidos os conteúdos da conversa.

O diretor nacional dos serviços de Inteligência, James Clapper, reagiu às denúncias afirmando que “a divulgação não autorizada de um documento judicial secreto é uma ameaça potencial e de dano prolongado e irreversível para nossa capacidade para identificar e responder às múltiplas ameaças que enfrenta nossa Nação”.

Clapper assinalou que a imprensa “omite informações fundamentais sobre a forma como era utilizado o programa para prevenir ataques terroristas, e as numerosas salvaguardas para proteger a privacidade e as liberdades civis”.

O Google rejeitou ter criado uma “porta dos fundos” em seu sistema para permitir ao governo acesso a dados privados de seus usuários.

Um executivo de uma empresa de tecnologia que pediu para não ser identificado, citado pelo The Guardian, disse: “se eles estão fazendo isto, é sem nosso conhecimento”.

The Guardian informa que Microsoft entrou no programa em 2007, e Apple, em outubro de 2012, sendo a incorporação mais recente.

“Jamais ouvimos falar do PRISM”, afirmou o porta-voz da Apple, Steve Dowling. “Não fornecemos nenhum acesso direto às agências do governo e qualquer informação deste tipo sobre um cliente sem o devido mandato judicial”.

Joe Sullivan, responsável de segurança do Facebook, garantiu que “não fornecemos a qualquer organização governamental acesso direto aos servidores, enquanto a Microsoft negou energicamente um plano “voluntário para revelar dados de usuários”.

O programa teria permitido à NSA obter informações sem a necessidade de realizar solicitações aos provedores ou pedir autorizações judiciais.

O jornal afirma que o PRISM serviu de fonte para mais de 2 mil relatórios mensais de inteligência, e que 24 mil relatórios foram emitidos em 2012, um aumento de 27% em relação a 2011.

No total, 77 mil relatórios de inteligência foram baseados no PRISM desde o início do programa, há seis anos, revela The Guardian.

Da AFP, via R7

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 02 mortes por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 216

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (28). Foram 893 novos casos contabilizados, totalizando 358.937. Na terça-feira (27) eram 358.044. (A Sesap destaca que casos notificados e confirmados nas últimas 24 horas são 216).

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.074 no total, sendo 02 mortes registrada nas últimas 24h: Natal(01) e Jucurutu(01). Na terça-feira (27), o número total de mortes era 7.070.

A Sesap ainda destaca outras duas mortes, de dias ou semanas anteriores após a confirmação de exames laboratoriais. Óbitos em investigação são 1.482.

Casos suspeitos somam 166.012 e descartados são 683.550.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Confiança da indústria chega em julho ao maior nível desde o começo do ano, aponta FGV

Foto: Ahsanization / Unsplash

A confiança da indústria brasileira registrou em julho leve avanço e chegou ao nível mais elevado desde o começo do ano depois do terceiro aumento seguido, apontou nesta quarta-feira (28) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Os dados mostraram que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) ganhou 0,8 ponto e foi a 108,4 pontos em julho, chegando ao maior valor desde janeiro (111,3 pontos).

“A confiança da indústria avança pelo terceiro mês consecutivo influenciada por uma acomodação das avaliações sobre o momento em patamar alto mas com desaceleração do otimismo das empresas em relação aos próximos meses”, explicou em nota Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE.

No mês de julho, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu pela segunda vez, em 0,5 ponto, indo a 111,8 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção dos empresários sobre os próximos meses, teve alta de 0,9 ponto, a 104,9 pontos, no terceiro mês seguido de ganho mas desacelerando o ritmo de altas.

Mas Perdigão alertou para uma série de obstáculos que podem prejudicar o cenário à frente.

“As empresas ainda enfrentam um cenário de escassez de insumo, possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica que tendem a limitar uma alta mais expressiva da confiança nos próximos meses”, disse ela.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça suspende concurso do ITEP para Perito Criminal – Área Geral

Foto: Reprodução

A 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal acolheu, em parte, pedido formulado pela Associação Brasileira de Criminalística em Ação Civil Pública, e suspendeu o Concurso Público do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) apenas em relação ao provimento de vagas para o cargo de Perito Criminal – Área Geral, permitindo na decisão a continuidade do certame quanto ao restante dos cargos.

A decisão liminar destaca que há indícios de ilegalidade no Edital ao prever o provimento do cargo de Perito Criminal em dissonância com a Lei Complementar Estadual nº 571/2016 e com a Lei nº 12.030/2009.

No pronunciamento do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega, constou que tanto as legislações nacional e estadual exigem formação superior específica para o exercício do cargo de Perito Criminal. O Edital, no entanto, quanto ao cargo de Perito Criminal – Área Geral, não inseriu qualquer exigência no que se refere à especialidade dos candidatos, o que seria contrário a própria natureza do cargo que possui atribuições que exigem conhecimento especializado.

Matéria completa AQUI no Justiça Potiguar.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Ferreira Costa abre 400 vagas de emprego para nova loja em Natal

O Home Center Ferreira Costa, que está sendo construído na zona sul de Natal, está com várias oportunidades de emprego. São 400 vagas em aberto, com prioridade para as áreas fiscal, manutenção e vendas. Os interessados poderão se inscrever através do site específico de contratação da empresa (https://carreiras.ferreiracosta.com/)

As obras da unidade potiguar na esquina da Avenida Senador Salgado Filho (BR-101) com a Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Ponta Negra, já foram iniciadas e a previsão de abertura está para o mês de outubro.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 205 leitos críticos e 234 leitos clínicos disponíveis

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento próximo do fim da manhã desta quarta-feira (28).

Por volta das 12h10, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Apenas 02 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 195 leitos críticos e outros 254, sendo clínicos.

 

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 40,1%

Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 40,1%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (28). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 243.

Até o momento desta publicação são 205 leitos críticos (UTI) disponíveis e 137 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 234 disponíveis e 106 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 43,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 30,8% e a Região Seridó tem 48,1%.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil perde do Comitê Olímpico Russo no vôlei masculino mas mantém chances de classificação contra “pedreiras” EUA e França

FOTO: CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS

Em uma partida de alto nível técnico, o Brasil parou no bloqueio e nos ataques da Rússia, oficialmente chamada de ROC (Comitê Olímpico Russo) e acabou derrotado, nesta quarta-feira (28) por 3 a 0 (25-22, 25-20 e 25-20), se distanciando da liderança do grupo B.

Foi a primeira derrota do time brasileiro nos Jogos de Tóquio 2020. Antes, o time havia vencido a Tunísia, por 3 a 0, e a Argentina, de virada, por 3 a 2.

O resultado diante dos russos, no entanto, não tira o Brasil da disputa por uma vaga nas quartas de final. Classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo e o Brasil, no momento, está na terceira colocação, com cinco pontos.

Na luta pela vaga, o Brasil enfrentará os Estados Unidos, na quinta-feira (29), às 23h05 (de Brasília). Com uma vitória, garantirá a classificação.

E encerra a participação na primeira fase contra a França, no sábado (31), às 23h05 (de Brasília).

Com R7

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro vai usar live para apresentar ‘prova’ de possibilidade de fraude em urnas eletrônicas

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro vai apresentar nesta quinta-feira(29), em sua live semanal, um técnico em sistemas que provaria, que há possibilidade de fraude nas votações por meio do voto eletrônico.

E a explicação toda dará como exemplo a eleição presidencial de 2014 em que Dilma Rousseff venceu Aécio Neves.

Quem vai apresentar essa história toda não será o técnico que fez os tais testes. Este técnico continuará sem ter o nome dele divulgado.

Com Lauro Jardim – O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. O Presidente deveria estar apressado em esclarecer os indícios de corrupção no Min. da Saúde, que não se concretizaram pela ação de um servidor público com estabilidade, caso contrário já teria sido exonerado. Isso tudo é cortina de fumaça para inebriar os tolos e esconder a incompetência deste governo.

  2. Nunca vi um presidente tão burro e ignorante, ô jumento envie as provas pra o tse ou pra justiça, ela é que é competente pra diligênciar algo, ninguém mais que assiste essa live pode providenciar nada. A não ser que não tenha provas e queira só iludir algum idiota com suas teorias de conspirações. Como pode ter uma advocacia da união, assessoria jurídica, procurador geral e não alertam pra esse idiota o caminho certo pra alertar esse tonto. A não ser que todos eles estejam trabalhando pra tentar inocentar os família criminosa do presidente

  3. De teorias da conspiração,o BRASIL é pródigo. Votos impressos(chapas) e mesas de apurações, quem tem mais de 50 anos ja viu, e sabe das histórias de fraudes.
    Bolsonaro que apenas promover um desabafo e retardar a posse do Presidente que vai derrota-lo já no primeiro turno.

    1. Vai ter que chamar Mr. M para tentar provar suas falácias. As urnas trabalham off-line, ou seja, desconectadas da rede. Já se sabe também que Dilma ultrapassou uma única vez Aecio durante toda a apuração. Vamos ver essa marmota.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Covid-19: Butantan entrega ao Ministério da Saúde mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Butantan entregou nesta quarta-feira (28) mais 1,5 milhão de doses de CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Os imunizantes serão disponibilizados para todo o país pelo Programa Nacional de Imunizações.

Até o momento, o Butantan já entregou 61,6 milhões de doses da vacina encomendada por dois contratos assinados com o Ministério da Saúde. A previsão é que até o final de agosto o instituto forneça as 100 milhões de doses contratadas.

A entrega de hoje faz parte das 8,5 milhões de doses que estão sendo processadas a partir dos 6 mil litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) recebidos da China no último dia 26 de junho. A matéria-prima é suficiente para a produção de 10 milhões de doses.

No último dia 13 de julho foram recebidos mais 12 mil litros de IFa que vão permitir o envase de 20 milhões de doses de vacina.

Agência Brasil

 

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

FOTOS: 184.656 doses de Coronavac/Butantan, Pfizer e Astrazeneca são distribuídas aos municípios do RN nas últimas 24 horas

Fotos: Paulo Nascimento

Durante a terça-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu remessas de imunizantes contra a Covid-19 e, cumprindo o padrão estabelecido, já na manhã desta quarta-feira (28), em menos de 24 horas, iniciou a distribuição das doses, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

As equipes saíram da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) conduzindo 184.656 doses de Coronavac/Butantan, Pfizer e Astrazeneca para os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Os lotes incluem tanto a primeira dose para quem ainda não iniciou o processo de imunização, como a segunda dose que completará o esquema vacinal de milhares de potiguares.

Mesmo no caso dos imunizante da Pfizer, que chegaram ao estado somente nesta quarta, a Sesap organizou um esquema de antecipação, utilizando as doses de reserva, para que os municípios prontamente pudessem receber as vacinas e agilizar a aplicação. As 35.100 vacinas, divididas entre primeira e segunda doses, desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h.

É importante ressaltar que a distribuição segue toda uma logística de segurança e conferência de dose por dose por uma equipe qualificada para que a vacina chegue ao potiguar cumprindo todas as etapas com responsabilidade e competência.

Esta semana a Sesap recebeu, entre terça e quarta, três voos com vacinas contra a Covid-19, somando mais de 173 mil doses. O primeiro lote contava com Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Covax Facility, somando 75.500 vacinas. Dessas, 58.700 doses são da Coronavac/Butantan, divididas igualmente entre primeira e segunda doses. As 16.800 vacinas da Astrazeneca são para completar a imunização de pessoas dos grupos prioritários.

No final da tarde da terça chegaram mais 69 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz, direcionadas como 2ª dose de trabalhadores portuários, aeroportuários, pessoas com comorbidades e forças de segurança.

 

Opinião dos leitores

  1. Se fosse pela vontade do bunda suja, era só cloroquina na tarraqueta da boiada e tal da imunidade de rebanho…

    1. Os PeTralhas roubaram muito para continuar pagando esses desocupados para postarem merda.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *