Mesmo com polêmicas sobre vacinas, Bolsonaro mantém aprovação de 45%, aponta pesquisa PoderData

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Jair Bolsonaro enfrenta um cenário político ruim neste início de 2021. A pandemia entrou numa fase com mais casos e mortes. O Ministério da Saúde não conseguiu vacinas a tempo e viu o governo do Estado de São Paulo, de João Doria (PSDB), sair na frente. Na internet, adversários do governo promovem um movimento a favor do impeachment do presidente. Ainda assim, as taxas de aprovação e desaprovação do governo de Bolsonaro se mantiveram no mesmo patamar do levantamento anterior, segundo pesquisa PoderData encerrada nesta 4ª feira (20.jan.2021).

A rigor, houve até variações positivas para Bolsonaro dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais.

Há 15 dias, 52% desaprovavam o governo federal. Agora, no levantamento realizado em 18, 19 e 20 de janeiro, em 544 cidades e com 2.500 entrevistas, a taxa é de 48%.

A aprovação do governo hoje é de 45%, contra 44% há 15 dias. A oscilação também fica dentro da margem de erro.

Foto: Reprodução

O que pode explicar a manutenção das taxas de aprovação e de desaprovação do governo Bolsonaro apesar das notícias desfavoráveis ao presidente? Uma possibilidade pode ser o fato de Bolsonaro ter ficado quase em silêncio sobre vacinas desde o que em Brasília tem sido chamado de “Doria day” –o domingo (17.jan.2021), quando o tucano paulista fez grande evento para vacinar a 1ª pessoa no Brasil com a CoronaVac.

A outra possibilidade é que haja um descompasso entre o que aparece na mídia de maneira mais visível, com o noticiário quase sempre negativo, e o que pensa parte da população.

Mais pesquisas serão necessárias para aferir como será a tendência real da curva de aprovação do governo. Até porque é a partir de fevereiro que os brasileiros sentirão para valer o fim do auxílio emergencial que beneficiou cerca de 68 milhões de pessoas até o final de 2020.

Por ora, o que se nota é que a administração bolsonarista segue com um núcleo –de apoio sólido na faixa de 45% dos eleitores. E há uma parcela quase do mesmo tamanho (48%) que o rejeita.

Foto: Reprodução

DESEMPENHO PESSOAL

Quando o PoderData pergunta sobre o trabalho pessoal de Bolsonaro, há 5 categorias como opção de resposta: ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

Nesse cenário, a situação também é de estabilidade, mas com percentuais negativos para o presidente. Os que o rejeitam são 43%, ante 44% no estudo anterior. Já os que disseram que Bolsonaro é ótimo ou bom são 35%, mesma proporção de 15 dias antes.

Foto: Reprodução

OS 20% QUE ACHAM BOLSONARO ‘REGULAR’

No Brasil, pergunta-se aos eleitores como avaliam o trabalho do governante. As respostas podem ser: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Quem considera a atuação “regular” é uma incógnita.

Para entender qual é a real opinião dessas pessoas, o PoderData faz um cruzamento das respostas desse grupo com os que aprovam ou desaprovam o governo como um todo.

Os resultados mostram que 43% desse grupo dizem aprovar o governo quando dadas apenas duas opções. Os que desaprovam são 40%.

Foto: Reprodução

Há 15 dias, muito mais pessoas do grupo “regular” disseram desaprovar do que aprovar o governo. Agora, há praticamente a mesma proporção para as duas opiniões.

Os que não souberam responder eram 1% no último levantamento. Agora, são 17%. Esses são os entrevistados sem posicionamento claro. Tendem a ir mais bruscamente de um lado para o outro quando a polarização se intensifica.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 18 a 20 de janeiro de 2021, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Poder 360

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Tico de Adauto disse:

    Impeachment nele!!!

  2. Ivan disse:

    Quando vejo quem o combate, quando vejo quem está pedindo impeatchment, mais certo fico de q esse homem está no caminho certo!!!

    • Antônio Glauber disse:

      Exatamente Ivan, sigo esta mesma linha, quando vejo os opositores do Coiso, mais certeza tenho que ele está certo e mais convicção tenho do meu voto.

  3. Calígula disse:

    O Véio é bom, o Véio é espetacular.
    MITO 2022 até 2026.
    Chora petralhas dos infernos

  4. Chicó disse:

    O choro é livre !!! O povo acordou !!!

  5. João Soares disse:

    Fudeu geral. Kkkkkkk
    Os jerico vão enlouquecer. E não adianta dá coice nem morder, a abstinência por dinheiro público vai continuar.

  6. Gaguinho disse:

    O Coiso, Bozo, Mito, seja qual for a denominação que deem ao nosso Presidente uma coisa é certa, ele é o que o Brasil precisava neste momento, e vem fazendo a coisa certa, com erros, com falhas, com comunicação deficiente e errada, com impulsividade, porém vem quebrando ou tentando quebrar um mal que vinha destruindo o nosso País, que é a corrupção e o vício político. Infelizmente outros tiveram a chance e por muito tempo, mais se perderam com seus egocentrismo e ganância pelo poder, sem falar nas práticas espúrias e nada republicanas, porém preferiram ser protagonistas do maior estelionato eleitoral já praticado no Brasil. Tenho certeza que Bolsonaro não é o melhor, como ele sempre falou na campanha, mais é o necessário e louco suficiente para topar uma parada dessa, a vida desse Homem está um martírio, com políticos, Justiça, parte da sociedade e até alguns "aliados" fazendo tudo para prejudicá-lo e desestabilizar seu governo, tudo isso em troca de manter a mesma forma de administrar e fazer política que vinha sendo feita a séculos seja pela esquerda ou direita. Com fé em Deus o Brasil sairá outro após este período de transição que estamos vivendo, o povo já não suporta mais práticas imundas de política, o povo está aprendendo a duras penas a ver quem é quem, já não é mais tão facilmente manobrado por mídias compradas a peso de ouro, já sentiu na pele o custo de ser omisso na política, já cansou de apanhar e pagar a conta. Vá em frente Bolsonaro, faça o que tem de ser feito, mais pense mais antes de falar homi!!!

  7. FRANCISCO disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só nesse blogzinho mesmo..

  8. jose disse:

    Região Norte 71% de aprovação. Região Norte índices de mortalidade por covid muito superiores ao resto do Brasil, proporcionalmente. Conclusão: A população da região norte, na sua maioria, é bolsonarista e está morrendo por acreditar no negacionismo contra a ciência pregada pelo genocida.

  9. Valdemir disse:

    ESTOU COM BOLSONARO ATÉ 2026 ,NOSSO PAÍS PRECISA SAÍR DAS MÃOS DESSES CORRUPTOS MALDITOS. O MAIOR MEDO DA GLOBO É A REELEIÇÃO DE BOLSONARO, SÓ PENSA NA CONCESSÃO.

  10. ITAECIO MELO disse:

    deve ser um instuto de muita credibilidade ….. kkkk
    nunca vi falar
    pesquisa paga

  11. Maçonaria britânica! disse:

    Também aprovo a administração do presidente da República Jair Bolsonaro,mas ele precisa controlar a sua cognição emocional e comunicativa,ele exaustivamente fica delirando com manifestações ostensivas de arrogancia,por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais,isso não é toleravel,já que ele não sabe falar,é melhor por um porta voz.

  12. Gilson disse:

    Ôôôhh vei forte da gota serena.
    Essa fuleragem todinha com a vacina, foi o 1% nas pesquisas que fez, junto com a petezada e a globo lixo, 01 % é o boi tabaco do João calça apertada, esse imbecil pensa que o povo não está atento a essa politicagem sebosa.
    O resultado é esse, enterrou no fundo do poço a candidatura a presidente, que ele pensa em disputar.
    Pensa, porque esse fdp tem sede de poder, não é dinheiro, dinheiro ele tem.
    O que ele quer é poder.
    Mas, ja tomou no frinfa, não decola mais, o povo sabe votar.
    Se enganar quem pensa diferente.
    Mito em primeiro turno.
    2022.

  13. Pedro disse:

    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Essa foi boa, conta mais uma…

  14. Natalense disse:

    Aprovação em alta, mesmo com morte de general do exército brasileiro por Covid-19. Algo de errado nesta pesquisa.

    • Bozo Criminoso disse:

      Aprovação de 45% significa desaprovação de 55%. Isso se a pesquisa estivesse certa, o que eu duvido.

  15. Luan disse:

    O homem é bom, o homem é ótimo, eu aprovo ele !!!

  16. ZéGado disse:

    Pesquisa feita no QG da milícia e no palácio do planalto

  17. ROBERTO disse:

    C H O R A G L O B O L I X O .
    C H O R A P T R A L H A S
    C H O R A E S Q U E R D O P A T A S

    MITO 2022

COMENTE AQUI