No Japão, banho mata três vezes mais do que acidentes de trânsito

Saiu nos jornais locais: banho pode matar! Cerca de 14 mil pessoas morrem por ano em acidentes em banheiras no Japão. O número de óbitos é três vezes maior do que o registrado em acidentes de trânsito.

O Ministério da Saúde encomendou um estudo sobre o assunto, mas já tem algumas suspeitas. A maioria das vítimas é idosa e muitos velhinhos moram sozinhos no Japão. Se sofrem um acidente, não tem ninguém por perto para socorrer. Agora… um jornal levantou outra possibilidade: o excesso de banho de banheira.

O banho é um ritual diário no Japão há séculos. Não é visto apenas do ponto de vista da higiene. Serve também para “purificar a alma”, uma herança do xintoísmo, a maior religião do país. Para os japoneses, tomar banho de imersão é algo que se pode fazer sozinho, em família ou no meio de outras pessoas. Os banhos em águas termais são, inclusive, indicados nos tratamentos de desintoxicação e estresse.

Uma das prováveis medidas do Ministério será criar normas para aumentar a segurança das banheiras. E, se bem conheço as “peças”, daqui a pouco haverá equipamentos de segurança à venda nas lojas e treinamento para usar a banheira…

Fonte:  Sushi de Banana