O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, convoca a imprensa para uma coletiva às 16h desta sexta-feira no Palácio Felipe Camarão, sede do poder executivo municipal. O tema é a negociação entre a Prefeitura e o Sinsenat com o objetivo de dar fim à greve dos servidores municipais.
Membros da CPI têm doações de fornecedores da Petrobras
Um terço dos 12 titulares da CPI da Petrobras do Senado indicados até agora recebeu dinheiro de fornecedoras da estatal nas eleições de 2010. O relator da comissão, José Pimentel (PT-CE), está entre eles. Ele recebeu R$ 1 milhão da Camargo Corrêa, empreiteira que lidera o consórcio responsável por obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, alvo de suspeitas.
A doação da empreiteira equivale a 20% de tudo o que o petista conseguiu arrecadar para a sua campanha ao Senado quatro anos atrás. Outros três titulares da comissão, instalada nesta semana e controlada pelos aliados da presidente Dilma Rousseff, também receberam de fornecedores da Petrobras.
Até o momento, são conhecidos 12 titulares da CPI no Senado. Ainda falta a indicação de um nome da oposição, que resiste em fazê-lo por defender uma comissão mista, com a presença de deputados na apuração.
Humberto Costa (PT-PE) também recebeu R$ 1 milhão da Camargo Corrêa para sua campanha ao Senado. A construtora OAS doou outros R$ 500 mil à campanha do senador. Juntas, as duas fornecedoras com contratos com a Petrobras respondem por 30% das doações obtidas pelo petista.
A Camargo Corrêa também contribuiu para as campanhas de Ciro Nogueira (PP-PI), com R$ 150 mil, e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), com R$ 500 mil, outros dois membros da CPI. Ciro ainda conseguiu recursos R$ 100 mil da Votorantim Cimentos.
Os fornecedores da Petrobras foram responsáveis por 10% de todas as doações feitas em 2010 à campanha de Grazziotin e 6,25% do arrecadado pelo comitê de Nogueira.
Conforme revelou o Estado em abril, os fornecedores da Petrobras respondem por 30% das doações nos pleitos de 2010 e 2012 aos postulantes à Presidência e ao Congresso Nacional. Isso não implica que a estatal tenha direcionado as doações ou que haja ilegalidade, mas revela o potencial de alcance político e econômico da estatal.
Operação
A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, revelou em março deste ano suspeitas sobre as obras em Abreu e Lima tocadas pela Camargo Corrêa. A partir da intermediação do doleiro Alberto Youssef, a empreiteira teria sido favorecida por superfaturamento nas obras. O favorecimento teria ocorrido, segundo a Polícia Federal, com a ajuda do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele e Youssef estão presos no Paraná.
A Justiça deu na semana passada prazo de 20 dias para que a Petrobras apresente todos os pagamentos feitos entre 2009 e 2013 à Camargo Corrêa, a principal financiadora dos membros da CPI.
A estatal e a empreiteira tiveram o sigilo bancário quebrado pela Justiça Federal do Paraná, que apura se houve desvios de recursos da estatal que eram destinados a obras da Abreu e Lima. A estatal terá de abrir para a PF e para o Ministério Público Federal as transações feitas entre Petrobras, Camargo Corrêa e Sanko Sider.
Nas investigações do Ministério Público e da PF, Costa e Youssef receberam cerca de R$ 7,9 milhões por meio do consórcio da Camargo Corrêa, para a Sanko Sider, que teria feito depósitos em contas para a MO Consultoria, comandada pelo doleiro.
Financiadora da campanha de Humberto Costa, a construtora OAS fechou contrato de R$ 185 milhões com a Petrobras em novembro do ano passado para a construção e montagem de dutos para o emissário do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
O contrato vai até agosto do ano que vem. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) já apontou “conduta omissiva” da alta administração da estatal em relação aos atrasos nas obras de tubulação do Comperj, cujo custo total foi estimado, em fevereiro de 2010, em R$ 26,9 bilhões, com expectativa de conclusão em 2021. Só o primeiro trem de refino (o complexo é composto por dois) possui previsão de conclusão em agosto de 2016.
Já a Votorantim Cimentos, doadora da campanha de Ciro Nogueira, foi contratada pela petroleira estatal por um ano para fornecer cimento para poços de petróleo pelo valor de R$ 10,8 milhões. O contrato, que se encerra hoje, ainda teve um aditivo.
Como não concorreu à vaga de senador, o vice-presidente da CPI, Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), não recebeu nenhuma doação dos fornecedores da estatal. No entanto, a petista Marta Suplicy, hoje ministra da Cultura e eleita para o cargo, ganhou R$ 2,5 milhões das construtoras Camargo Corrêa e OAS de um total de R$ 12 milhões de contribuições na campanha de 2010.
Controle
A CPI da Petrobras no Senado foi instalada anteontem (14) e é controlada pela maioria governista. Os aliados de Dilma aprovaram convites para ouvir a atual presidente da estatal, Graça Foster, e o seu antecessor, José Sergio Gabrielli.
Também colocaram no plano de trabalho apurações com potencial para atingir adversários de Dilma na sucessão presidencial. Serão investigados o afundamento da plataforma P-36 no governo Fernando Henrique Cardoso, aliado de Aécio Neves (PSDB), e uma obra de dragagem no Porto de Suape, em Pernambuco, paga pela Petrobras em parceria com o governo estadual – até abril comandado por Eduardo Campos (PSB). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Estadão
Comente aqui
Deixe um comentário
FOI NOMEADA E NÃO FOI EFETIVADA: Governo do Estado deve pagar R$ 105 mil a aprovada em concurso para professor
Após descumprir decisão judicial e entrar na Justiça com o pedido de Embargo à Execução, o Governo do Estado teve o pedido julgado improcedente, reconhecendo-se como devida a quantia executada de R$ 105.500,00 nos termos do voto do relator, desembargador Ibanez Monteiro. O montante é devido a uma candidata aprovada em terceiro lugar em concurso público para professor, que teve sua nomeação determinada pela Justiça, mas não efetivada pelo Estado. O valor corresponde aos salários que lhe seriam devidos no período.
O início da batalha judicial se deu com o Mandado de Segurança nº 2010.003562-6, impetrado pela aprovada em terceiro lugar no concurso para professor, prorrogado em 14 de dezembro de 2007 por mais dois anos. Ocorre que o segundo colocado desistiu de ocupar a vaga e a candidata requereu o direito de assumi-la, uma vez que, existia a necessidade do Estado, e o interesse da impetrante em tomar posse o cargo.
Na decisão do Mandado de Segurança, a Corte do Tribunal de Justiça determinou a imediata nomeação da candidata, no cargo de Professora de História da Rede Estadual de Ensino, no Município de Venha Ver. No entanto, a ordem judicial não foi cumprida pelo Governo do Estado que entrou com um pedido de Embargo de Declaração, alegando contrariedade à decisão judicial.
Em suas razões, o Estado argumentou que o julgado apresenta contradição “por reconhecer que no edital estava previsto a abertura de apenas uma vaga e, mesmo assim, considerar que a 3ª colocada, com a renúncia do 2º colocado, teria direito subjetivo à nomeação”. Porém, a decisão da posse da professora foi mantida pelo Poder Judiciário.
Por fim, um Embargo à Execução foi peticionado pelo Governo do Estado. O órgão requeria a procedência do recurso para que fosse extinto o feito executivo, reconhecendo-se a ausência de mora do ente público ou, sucessivamente, para que fosse acolhido como devido o valor de R$ 5.920,00 ou, ainda sucessivamente, que fosse acolhido o valor de R$ 11.724,00, condenando-se a candidata aprovada nas custas judiciais e nos honorários advocatícios.
Em conclusão de julgamento, após o voto-vista do desembargador Saraiva Sobrinho, o Pleno do TJRN, computando o voto anteriormente proferido pelo desembargador Claudio Santos, por maioria, julgou improcedentes os Embargos à Execução, reconhecendo como devida a quantia executada de R$ 105.500,00, nos termos do voto do relator, tendo em vista o descumprimento dos mandados judiciais já julgados pela Corte.
(Embargo à Execução nº 2013.006395-4)
TJRN
Comente aqui
Deixe um comentário
Acidentes em Natal marcam a semana; operário morto, um soterrado, outro em estado grave e PM morre ao ser arrastado por carreta
Três acidentes de trabalho chocaram os potiguares nesta semana, deixando dois mortos e um gravemente ferido. O primeiro, registrado na quarta-feira (14), resultou na morte de um operário de 57 anos, a ao cair do 25º andar de um prédio em construção no bairro Tirol. O empreendimento em construção, o Tirol Way Residence, fica entre a rua Joaquim Inácio e a avenida Salgado Filho. Na ocasião, a vítima estava em uma plataforma suspensa, os cabos de aço se romperam e o objeto despencou.
O segundo acidente de trabalho, infelizmente, resultou na morte de um trabalhador de uma empresa terceirizada que presta serviços a Prefeitura do Natal no fim da manhã desta quinta-feira (15). Na ocasião, um operário de 48 anos foi soterrado numa obra que está sendo realizada na rua dos Potiguares, no bairro de Lagoa Nova. A vítima ficou debaixo da terra depois do rompimento de uma tubulação. Já no início da tarde(o terceiro caso), um pedestre foi atingido na cabeça por uma barra de ferro que despencou de um guindaste, na Rui Barbosa. Como no caso do Tirol, o acidente envolveu um empreendimento em construção da Moura Dubeux. A vítima foi socorrida em estado grave para o pronto-socorro Clóvis Sarinho.
Acidente terrível tira vida de PM reformado
Por volta das 15h dessa quinta-feira (15), um acidente envolvendo uma carreta e outros dois veículos na Avenida 9, no bairro Dix-Sept Rosado, resultou na morte de Ronnie Peterson Pereira, de 36 anos, que era policial militar reformado. De acordo com populares, o desfecho trágico de seu após a carreta perder o controle depois que sua cabine levantou o que impediu o motorista de controlar o veículo. Na ocasião, a vítima conversava com um homem encostado em um veículo, quando foi atingida pela carreta desgovernada. A cena foi terrível. O PM foi arrastado e teve a cabeça esmagada por uma das rodas do veículo de grande porta. Após o acidente, até o fim da tarde da quinta, o motorista, que fugiu temendo, provavelmente um linchamento, não tinha sido encontrado.
Comente aqui
Deixe um comentário
MAIS UM ABSURDO: Escrivã é assassinada a facadas dentro de delegacia da Mulher no Maranhão
A escrivã de Polícia Civil Loane Maranhão Silva Thé, de 28 anos, foi assassinada no início da tarde de quinta-feira dentro da Delegacia da Mulher, na cidade maranhense de Caxias (a 368 quilômetros de São Luís), durante o depoimento de um acusado de estupro.
Francisco Alves Costa, 43, suspeito por estupro de vulnerável, prestava depoimento à escrivã quando, de repente, sacou uma faca de mesa e aplicou vários golpes no peito de Loane, que morreu a caminho do hospital. Uma investigadora, Marilene Santos Almeida, ainda interveio, tentando ajudar a escrivã, mas também foi atingida. Ela foi hospitalizada e não corre risco de morte.
O delegado Celso Rocha, titular da Delegacia Regional de Caxias, disse ao GLOBO que Francisco Costa prestava depoimento sobre a acusação de ter abusado sexualmente de suas duas filhas (uma de 15 e outra de 17 anos).
Após praticar o assassinato, Francisco fugiu, mas foi localizado e preso dentro de casa, no bairro Volta Redonda, que fica a 2 quilômetros da Delegacia da Mulher. Loane – natural de Teresina (PI), cidade próxima a Caxias – atuava na Delegacia da Mulher caxiense há cinco anos. Já Marilene trabalha há nove anos no local. O acusado foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, ambos por motivo torpe. À polícia, Francisco disse apenas que “de repente, deu vontade de esfaquear as mulheres”.
O Globo
Comente aqui
Deixe um comentário
Juíza em Natal "bate o martelo": Consumidora será indenizada por informações equivocadas sobre imóvel
A juíza Érika de Paiva Duarte Tinôco, da 12ª Vara Cível de Natal, condenou a Construtora Mendonça Júnior Ltda. a pagar a uma cliente a quantia de R$ 4.950,00, a título de lucros cessantes; R$ 2.070,00, como multa compensatória pelo inadimplemento da obrigação; e R$ 2.500,00 pela reparação dos danos morais, tudo em razão de descumprimento de acordo firmado entre a vendedora e a compradora. Sobre o valor das condenações incidirá juros e correção monetária.
A autora informou nos autos que em 5 de julho de 2006 celebrou com a construtora um contrato de promessa de compra e venda de imóvel residencial, um apartamento no empreendimento Mirante do Bosque Residence Service, pelo preço de R$ 115 mil, sendo R$ 23.140,00 a título de sinal, três balões de R$ 13.500,00 e mais 48 parcelas mensais de R$ 1.070,00.
Disse que após a formalização do contrato, percebeu que a garagem do apartamento adquirido tinha o símbolo internacional de acessibilidade e que cinco dias depois de assinar a avença compareceu à construtora exigindo informações sobre a adaptação da unidade para deficientes, especialmente em que o proprietário da empresa se comprometera a realizar as modificações necessárias para retornar o imóvel ao mesmo padrão dos demais não-adaptados, após a expedição do Habite-se.
Relatou que durante a construção, procurou a construtora para que fizesse algumas alterações no interior do imóvel, como substituição do revestimento, rodapés, bancadas etc, tendo a empresa concordado com os pedidos. Acrescentou que em dezembro/2008 houve uma reunião com os condôminos para a entrega das chaves, mas a sua unidade estava inacabada e, somente em outubro/2009, é que a empresa iniciou os trabalhos de reforma no apartamento, porém alguns ajustes foram custeados pela autora.
Já a empresa disse que antes da assinatura do contrato a autora teve conhecimento de que a unidade que estava adquirindo era adaptada para pessoas portadoras de deficiência e que, ao invés de desistir do negócio, preferiu pedir ao sócio da empresa que, após a entrega das chaves, reformasse o imóvel para as mesmas dimensões dos outros apartamentos não-adaptados, bem como fizesse alguns ajustes internos.
Acrescentou que as chaves dos imóveis foram entregues em 15 de dezembro de 2008, oportunidade em que a autora estava presente e assinou a lista dos proprietários que receberam as suas unidades e que havia sido previamente ajustado entre a autora e o sócio da empresa que as reformas somente seriam iniciadas após a entrega do Habite-se.
Quando analisou o processo, a juíza chegou à conclusão de que autora e réu, cada um à sua maneira, contribuiu para os desdobramentos dos fatos relatados nos autos. Para ela, tudo teve início em decorrência de um defeito na prestação do serviço por parte da empresa ou de seus prepostos, e esse defeito consistiu precisamente na falha no dever de bem informar o consumidor.
A falha é consistente na insuficiência de esclarecimentos para a promitente compradora sobre as características da unidade pretendida já no primeiro contato com a imobiliária que intermediava a venda das unidades. “Caso essa providência tivesse sido tomada, provavelmente nada disto teria ocorrido. Contudo, entendo que a parte ré foi a principal responsável pelos desacertos nas tratativas levadas a efeito entre as partes”, decidiu a juíza Érika de Paiva Tinôco.
(Processo nº 0102594-77.2011.8.20.0001)
TJRN
Comente aqui
Deixe um comentário
Paciente morre em Natal por esperar cirurgia cardíaca, após contrato não ser renovado com SUS
O Colapso na saúde continua prejudicando diariamente centenas de pessoas na capital potiguar que precisam de cirurgias cardíacas diversas e cirurgias neurológicas referentes a tumores cerebrais. Em fevereiro, sem a assinatura do contrato, a lista de espera para cirurgias cardíacas já totalizava 40 em uma das Unidades Hospitalares.
De acordo com a equipe médica liderada pelo cirurgião Waldo Daniel, que opera no Natal Hospital Center, alguns pacientes aguardam decisão judicial para receber o direito de fazer cirurgia, mas nem esse recurso está sendo suficiente. “ Esta semana um dos pacientes que foi encaminhado ao SUS não resistiu a espera e veio a falecer”, informa.
Em fevereiro, ápice da crise, duas unidades hospitalares que prestavam serviço ao SUS tiveram contrato renovado com a prefeitura municipal, apenas uma continuou em negociação e ainda assim a demanda de pacientes do SUS continuou sem assistência necessária devido ao grande volume.
Grande parte desses pacientes acaba sendo internados nos hospitais, ocupando leitos que poderiam ser ocupados por outros casos, uma vez que precisam de cuidados paliativos para aguentar continuar vivendo sem os procedimentos cirúrgicos. Para o especialista em cirurgias cardíacas, Waldo Daniel, que normalmente opera pelo SUS uma média de 20 pacientes ao mês, “ a não renovação deste contrato prejudica todo mundo, uma vez que os pacientes precisam receber encaminhamentos e acabam por superlotar os hospitais da região metropolitana da capital”, ressalta.
Opinião dos leitores
-
Médicos, advogados e políticos são os serem mais mercenários que existem!! Existem os bons,mas são minoria.
-
Concordo Pedro!!!!
-
-
É este o país da COPA!!! É peia!!!
Comente aqui
Deixe um comentário
Dilma sanciona aposentadoria especial para policial mulher
A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto de lei complementar que reduz para 25 anos o tempo mínimo de contribuição para que mulheres policiais se aposentem. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A mulher policial poderá agora se aposentar após 25 anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, com 15 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial. Atualmente, o tempo de serviço exigido é o mesmo para homens e mulheres da categoria – 30 anos, com ao menos 20 anos no serviço estritamente policial.
Além disso, são aposentados compulsoriamente com proventos proporcionais ao tempo de serviço aos 65 anos de idade. O projeto foi aprovado na Câmara no dia 22 de abril.
O Globo
Opinião dos leitores
-
Não entendo, o que anda erado por aí…Ainda bem que o povo não se deixa mais engabelar tão facilmente pelo que a imprensa militante política diz…Tem uns blogs que parecem até candidatos, censuram comentários e reclamam liberdade de expressão…MUITO INCOERENTE E CONTRADITÓRIO
-
Parabéns Presidente Dilma,
Pelo reconhecimento, somos merecedoras, sem querer desmerecer os homens. -
A estatal de energia elétrica Eletrobras (ELET3, ELET6) registrou lucro de R$ 985,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. COMO PODE? UMA EMPRESA QUE DE ACORDO COM OS CTRL V e CTRL C DESTE BLOG, TINHA SE ACABADO, DEVIDO PREJUÍZO CAUSADO PELO PT? O PT É BOM MESMOOOOOO………
Comente aqui
Deixe um comentário
FOTO: Reunião no Palácio Felipe Camarão discutiu o Plano Operacional de Mobilidade para a Copa
O Palácio Felipe Camarão recebeu nessa quinta-feira (15) o Secretário Nacional de Transporte, Júlio Eduardo, para uma reunião com representantes da Prefeitura do Natal para a apresentação dos projetos de acesso a Arena das Dunas e ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e os principais pontos do plano de mobilidade para a Copa.
O encontro contou com a presença dos secretários de Obras Públicas, Tomaz Neto e de Mobilidade, Walter Pedro, o Secretário de Comunicação, Heverton de Freitas, o Diretor de Trânsito de São Gonçalo, Paulo Roberto Macedo e os representantes da PRF, PM e Construtora Queiroz Galvão.
Durante a reunião, foi discutido a mobilidade ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que foi apresentado pelo diretor de trânsito da cidade, Paulo Roberto, que mostrou as rotas de acessos, linhas de ônibus e tempos de percurso e sinalização, que juntos com outros órgãos vão garantir o fluxo do trânsito para o novo Aeroporto.
“Nós fizemos uma trabalho de identificação de possíveis pontos de congestionamento dos acessos ao aeroporto e hoje nós só vamos ter apenas o acesso norte, interligando a BR-406 e um trecho que interliga a RN-160. Nossa preocupação maior é com relação ao corredor principal, que vai ser de aproximadamente 27km da Arena para o Aeroporto, então existe um estudo que junto com a PRF, DNIT e as prefeituras para fazer um trabalho conjunto para deixar o trânsito fluir nesses trechos”, explicou Paulo Roberto.
Um outro ponto importante que entrou em pauta foi com relação a interdição do viaduto da BR-101, que não ficará pronto até o início da Copa. Tomaz Neto, secretário de Obras Públicas, estava presente e explicou como será feito o isolamento do viaduto, “O Viaduto vai estar completamente envelopado, tapumes até a altura de 3 metros, esses tapumes vão estar não só na aérea do viaduto, vamos prolongar o que estão na BR-101, até onde finaliza a obra e também vamos colocar blocos de concreto encostado ao tapume”.
O Secretário Adjunto de Mobilidade, Walter Pedro, falou sobre as linhas especiais de ônibus que estarão disponíveis durante o mundial assim como as áreas oficias de estacionamento e a sinalização informando os caminhos para Arena das Dunas e Fifa Fan Fest. O secretário explica que são seis de linhas especiais de ônibus, que vão desde a Rodoviárias-Arena das Dunas e Arena das Dunas-Via Costeira, onde funcionaram durante todo o evento ao preço de R$ 2,20. Além dessas, funcionara a linha circular que tem o trajeto definido dentro do Campus UFRN e Arena das Dunas, que será de graça para quem possuir os ingressos dos jogos.
Por fim foi discutido o Plano de Comunicação de Mobilidade, que foi apresentado pelo Secretário de Comunicação, Heverton de Freitas, que mostrou os principais pontos do plano.” Nós fizemos um plano para comunicar essas questões de mobilidade focado, basicamente, na mídia digital. Nós estamos produzindo uma folhetaria, onde vai ter um mapa de bolso da área do entorno do estádio com as informações básicas. Teremos um Hotsite do Fifa Fan Fest que também terá mapas sobre a questão da mobilidade. Vamos convocar uma entrevista coletiva, que será organizada no Presspoint, na UFRN, onde serão colocados todos esses ponto de forma didática de como será feita a mobilidade em dias de jogos.
Comente aqui
Deixe um comentário
Agência de Fomento do Estado (AGN): resultado financeiro da instituição sai do negativo para o saldo positivo
Os números oficiais – e detalhados – só devem ser divulgados no final do mês de junho. Mas internamente o clima na diretoria e no Conselho da Agência de Fomento do Estado (AGN) é de comemoração em relação ao balanço da instituição. Um levantamento preliminar, feito há alguns dias e considerando dados até abril, mostra que o resultado financeiro da instituição – que estava negativo em mais de R$ 3,5 milhões – conseguiu, finalmente, ser revertido em saldo positivo.
A atual diretoria, comandada pelo diretor-presidente, João Augusto da Cunha Melo e com respaldo da Sedec – pasta à qual a AGN é subordinada – e da governadora Rosalba Ciarlini, espera, agora, seguir o trabalho em busca de números cada vez mais robustos. O detalhe é que este resultado impacta direta e positivamente na capacidade de captação de novos recursos e, consequentemente, de financiamento a projetos de fomento aqui no estado, como é o caso do Mão Amiga, um dos mais bem sucedidos programas de microcrédito dos últimos anos.
Comente aqui
Deixe um comentário
Na companhia de secretário nacional de mobilidade urbana, Carlos Eduardo confirma que obras serão finalizadas até dia 31
A Prefeitura do Natal mantém firme o propósito de concluir até o dia 31 deste mês as estruturas do viaduto estaiado, dos seis túneis e das duas passarelas do Complexo Viário de Natal que estão sendo construídas no entorno da Arena das Dunas. A garantia foi dada pelo prefeito Carlos Eduardo na manhã desta quinta-feira, 15, ao inspecionar o andamento das obras na companhia do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, e dos técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).
“Os prazos estão mantidos. No próximo dia 25, vamos abrir o túnel da Avenida Romualdo Galvão que dá acesso à BR 101 e até o final do mês teremos finalizados o viaduto estaiado, os outros cinco túneis e as duas passarelas”, disse o prefeito Carlos Eduardo. Segundo ele, a Prefeitura está correndo contra o tempo para cumprir o prazo determinado. “Estamos aqui, fazendo uma visita de rotina, principalmente agora que faltam poucos dias para terminar a obra. O secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo, aqui conosco, está vendo que a obra está dentro do cronograma”, enfatizou o prefeito.
Júlio Eduardo dos Santos, que está em Natal para acompanhar o andamento das obras de mobilidade, visitou nesta quarta-feira (14) as obras de acesso ao novo Aeroporto em São Gonçalo do Amarante. Nesta quinta-feira (15), ele visitou as obras do entorno da Arena das Dunas, onde parabenizou o prefeito Carlos Eduardo pelo esforço empreendido pela sua administração. Na ocasião, Santos assegurou que não existem riscos de paralisação das obras, caso o cronograma não venha a ser cumprido. “É uma obra importante para a cidade, muito mais do que para a Copa. É um presente que a cidade está recebendo porque ela necessita. Passada a Copa, com certeza, elas continuam. O contrato da Prefeitura do Natal com o Governo Federal é válido até o final do ano”.
O secretário da Semopi, Tomaz Neto, confirmou para o dia 25 a liberação do túnel da Avenida Romualdo Galvão com a Avenida Lima e Silva. Os demais equipamentos serão liberados à medida em que forem efetuadas as devidas sinalizações, para a melhor orientação do trânsito na região. Dentro desse cronograma, no dia 08 de junho haverá a liberação do viaduto estaiado da Avenida Prudente de Morais sobre a Avenida Lima e Silva, do túnel da Avenida Lima e Silva sob a Prudente de Morais, do túnel da Avenida Jerônimo Câmara sob a Prudente de Morais, e da passarela de pedestre sobre a Avenida Prudente de Morais.
Tomaz Neto revelou, ainda, que no dia 10 de junho será entregue a passarela de pedestre sobre a Avenida Lima e Silva, na esquina com a Rua Morais Navarro; dia 12 de junho, o túnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia sob a Prudente de Morais; e no dia 15 de junho, o túnel da Avenida Raimundo Chaves sob a Avenida Prudente de Morais. O viaduto da BR 101, por sua vez, será o único a ser concluído e não entregue dentro do cronograma, reafirmou ele. A data da liberação do referido equipamento só vai ocorrer 30 dias após a copa.
De acordo com os técnicos da Semopi, as obras do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena das Dunas, foram iniciadas no dia 22/10/2013 e com custos orçados em R$ 222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do FGTS e R$ 42,5 milhões de contrapartida da Prefeitura do Natal. A obra é de responsabilidade do consórcio constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.
Comente aqui
Deixe um comentário
"SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL": Sem recursos financeiros UTI Neonatal do Hospital Infantil Varela Santiago ameaça fechar
Inaugurada há exatamente 60 dias, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Infantil Varela Santiago estava sendo totalmente custeada com recursos advindos de empréstimos contraídos pelo Hospital para outros fins, mais a prazo de sobrevivência estipulado pelo Diretor Superintende Dr. Paulo Xavier de 45 dias, chegou ao fim.
“INSUSTENTÁVEL é a situação. Foram exatamente 60 dias de luta para que a habilitação desses leitos junto ao Ministério da Saúde fossem efetivados, mas a burocracia até hoje não permitiu e nós não temos condições financeiras de continuar com essa UTI em pleno funcionamento”, alerta o diretor do Hospital.
O setor do hospital ameniza o problema dos leitos neonatais do RN. Dr. Paulo Xavier explica que para se ter uma ideia, desde sua inauguração todos os 10 leitos encontram-se ocupados e aproximadamente 30 novos pedidos foram negados.
A Uti neonatal possui Equipamentos como primeiro respirador de alta frequência do Estado, capaz de atender pacientes pré-maturos com cerca de 500 a 700 gramas . A maioria dos casos atendidos são relacionados a doenças respiratórias, mas também há casos de bebês com má formação devido a problemas neurológicos.
Para custear a demanda, o diretor do hospital afirma que foi fechado acordo de repasse de R$1 mil por diária, dos quais R$ 800 seriam repassados pelo Ministério da Saúde e R$ 200 pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN).
Opinião dos leitores
-
Totalmente vergonhoso. Paralelo a isso temos nossos governantes todo o tempo confirmando apoio e agilidade aos projetos da copa. Absurdo. Parabéns ao Dr Paulo Xavier, este hospital ainda não fechou por causa de seu compromisso e dedicação.
-
É louvável o empenho e a dedicação que o Dr. Paulo Xavier tem na administração deste Hospital Infantil. E é vergonhoso o comportamento e a insensibilidade que as entidades públicas, federal, estadual e municipal têm no cumprimento dos acordos feitos para ajudar na sua manutenção. Este sofrimento e luta já dura muitos anos, e parece não ter fim. Mas, para as obras da Copa….
-
Se for perguntar ao governo do PT qual a solução para esse problema, talvez a resposta seja: trazer uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de Cuba.
-
Bruno! Esta Unidade Hospitalar tem prestado ao Longo dos Anos, um Grande Serviço ao Rn! Graças ao Empenho, Dedicação, Decência, profissionalismo e Credibilidade do seu Diretor PAULO XAVIER, Não Fechou ainda!! Portanto cabe ao nosso Poder Publico todo Esforço e compromisso para que ELA continue funcionado!!
Comente aqui
Deixe um comentário
FOTO: Café São Luiz recebe lançamento de novo CD do poeta Bob Motta
Nesta sexta-feira (16) o Grande Ponto – Café São Luiz abre espaço para a cultura com o lançamento do CD “Eu e meus mestres da poesia”, do poeta Bob Motta. O evento começa às 18h e será embalado com a música da viola caipira do poeta matuto.
Membro da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte e da União Brasileira de Trovadores, Bob Motta dedica sua vida ao trabalho na cultura regional, através da música, da poesia e da informação.
Em seu mais novo trabalho Bob Motta reúne 13 poesias cantadas de autoria dele e de outros artistas. O CD pode ser adquirido no Café São Luiz (R$ 10), que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 13h.
.: Serviço :.
Lançamento do CD “Eu e meus mestres da poesia”, do poeta Bob Motta
Local: Grande Ponto – Café São Luiz (Rua Princesa Isabel, 627-A, Cidade Alta)
Horário: 18h
Comente aqui
Deixe um comentário
Bandidos rendem funcionários e assaltam a Casas Bahia de Cidade Jardim
Um assalto foi registrado no início da manhã desta sexta-feira (16), na Casas Bahia de Cidade Jardim, no momento em que o estabelecimento abria as suas portas. De acordo com a Polícia, três bandidos invadiram o local e renderam funcionários e gerentes e realizaram um arrastão, levando produtos eletrônicos.
Segundo a Polícia, um detalhe da ação criminosa é que os bandidos usavam trajes como se fossem funcionários da loja. Após o arrastão, o trio se encontrou com um quarto integrante, que dava apoio em um veículo. O bando fugiu com destino ignorado.
Opinião dos leitores
-
"Tem muito intelectualzinho de esquerda que ganha a vida defendendo vagabundo, o pior é que esses caras fazem a cabeça de muita gente."
Cap. Nascimento
Comente aqui
Deixe um comentário
FOTO: Polícia Civil prende mais um integrante de quadrilha especializada em furtos, roubos e adulterações de veículos em Natal e Grande Natal
Policiais civis da 14ª Delegacia de Polícia prenderam na tarde desta quinta-feira (15), por força de mandado de prisão, Erinaldo Medeiros dos Santos, de 48 anos, conhecido por “Xuxa”.
Erinaldo já tem passagem pela polícia e foi um dos alvos da Operação Revide, deflagrada pela Deprov em dezembro de 2013. Ele é acusado de fazer parte de uma quadrilha especializada em furtos, roubos e adulterações de veículos com atuação em Natal e Grande Natal. A quadrilha costumava utilizar veículos roubados e/ou furtados para “salvar” ou “clonar” outros com as mesmas características. De posse dos automóveis adulterados, alguns membros do bando praticavam outros crimes, como assaltos a residências e estabelecimentos comerciais, além de arrombamentos a veículos.
De acordo com as investigações da polícia, Erinaldo era o responsável na quadrilha pela falsificação de documentos. Ele foi preso em sua residência, no bairro de Felipe Camarão.
Comente aqui
Deixe um comentário
Plano de Cargos, Carreira e Salários : Sinsenat publica carta às vereadoras e vereadores de Natal
Confira na íntegra a carta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nata(Sinsenat) sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários:
Oito mil servidores públicos de nível elementar, médio e superior (independente do seu tempo de serviço) passaram de 1992 a 2010, dezoito anos, recebendo 01 salário mínimo. Durante todos esses anos a Lei 4.108/92 do Plano de Cargos, Carreira e Salários foi descumprida o que originou uma ação judicial com decisão favorável do Supremo Tribunal Federal, STF, ainda não paga aos servidores, muitos deles já faleceram sem receber os seus direitos.
Em 2010, a matriz salarial da Lei 4.108/92 foi atualizada pela lei 118/2010. O menor salário pago tinha um valor de 4,5% acima do salário mínimo. A Lei da data-base determina o mês de março como o mês que a Prefeitura deve, no mínimo, repor as perdas salariais, ou seja, manter o poder de compra dos salários dos servidores municipais.
Desde 2012 a data-base não é cumprida na sua integralidade provocando em janeiro de 2014 o retorno do famigerado ABONO PARA COMPLEMENTAR O VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO, o que é inaceitável! Há mais de 25 anos que os servidores municipais não recebem ABONO, prática essa abolida na quase totalidade dos municípios brasileiros.
Além do não cumprimento da data-base, os compromissos feitos no ano passado na Mesa de Negociação não foram efetivados: o projeto de lei de mudança de cálculo do adicional noturno não foi enviado à Câmara; as mudanças de níveis não foram implantadas; dezenas de servidores não têm seus adicionais implantados como a INSALUBRIDADE para os COVEIROS e a atualização do quinquênio foi feita apenas para alguns servidores.
Essa realidade não é muito diferente para os servidores enquadrados no plano da saúde, que também não tiveram a data-base cumprida e ainda sofrem com o congelamento das gratificações.
Também estão em luta os servidores enquadrados nas Carreiras Específicas como os Fiscais Urbanísticos e Ambientais da Semurb, que não tiveram direito aos 8% do ano passado.
O SINSENAT está fazendo todos os esforços, para viabilizar um processo de negociação viável entre a prefeitura e os servidores.
Solicitamos que todas as Vereadoras e Vereadoras entrem nessa luta que é de todos, para que essa negociação seja viabilizada.
Comente aqui