Política

Sexta-feira 13 de Aécio chega com uma semana de atraso

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) - 29/03/2017

Bastava ter-se tornado réu por corrupção em processo aberto no Supremo Tribunal Federal para que o senador Aécio Neves tivesse a certeza que sua carreira política está com os dias contados. Mas, não. O pior estava por vir.

E a sexta-feira 13 de abril do ano da graça de 2018 chegou para ele como se fosse um tsunami. O ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio (PMDB-PR) acusou Aécio de tê-lo pressionado com o pedido de indicação de um delegado amigo para cuidar do seu caso.

Sérgio Andrade, acionista da construtora Andrade Gutierrez, confirmou em depoimento à Polícia Federal que pagara propina de R$ 35 milhões a Aécio mediante um contrato fajuto firmado com um dos maiores amigos dele, o empresário Alexandre Accioly.

Por sua vez, Joesley Batista, dono do Grupo JBS, afirmou ter repassado R$ 110 milhões a Aécio para a campanha eleitoral de 2014, além de um “mensalinho” de R$ 50 mil durante dois anos para ajudá-lo a se manter. Quer mais? E tudo de uma vez?

Faz 33 anos, hoje, que morreu sem tomar posse o presidente Tancredo Neves, avó de Aécio, que o inspirou a entrar na política. À época, Aécio não passava de um garoto mimado, filho de família rica, dado a extravagâncias e que vivia na gandaia.

Cometeu, como observou uma vez o ex-presidente José Sarney, o grave erro de prolongar sua juventude despreocupada e irresponsável. Um mandato de deputado federal, dois de governador de Minas e um de senador depois, deu no que se vê.

Em 2014, por pouco, não se elegeu presidente da República. Parecia escrito nas estrelas que tinha tudo para se eleger desta vez depois do governo desastroso de Dilma e do seu trágico fim. Não se elegerá, sequer, deputado federal. Corre o risco de acabar preso. Como Lula.

Ao contrário de Lula, quem antes bajulava Aécio quer distância dele. Geraldo Alckmin, candidato do PSDB a presidente, já disse que Aécio não deve ser candidato a nada. Se for, o senador Antônio Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas, desistirá de ser.

Que destino, o desse rapaz.

 

VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Polícia fará reconstituição dos assassinatos de Marielle e Anderson

A Divisão de Homicídios realizará uma reconstituição do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, mortos no dia 14 de março passado. A informação é do secretário de Segurança, general Richard Nunes, durante desfile cívico realizado neste sábado na Avenida Primeiro de Março, em homenagem a Tiradentes, padroeiro das forças militares.

Segundo Richard Nunes, a reprodução simulada será realizada no início de maio. O general, no entanto, não comentou as declarações do presidente Miichel Temer que afirmou na sexta-feira, que o esclarecimento do caso estaria próximo do fim.

– Decidimos na sexta-feira, em reunião, realizar reprodução simulada dos fatos. Vai ser no incio de maio porque ainda depende de algum acerto técnico. É complexo realizar uma reprodução simulada como essa, inclusive com disparos teias naquela área. Isso demanda uma série de preparações e também de condições meteorológicas no local. Essa reprodução vai ajudar muito a nós compreendermos de maneira completa a dinâmica daquele crime e também compatibilizar as diferentes versões das testemunhas para que tenhamos visão completa dos fatos – explicou.

O secretário disse ainda que serão distribuídas 265 viaturas à PM na próxima quinta-feira, dia 26:

– É um sinal de que começamos a dar passos efetivos para recuperar nossa capacidade. Novas aquisições virão ao longo desse ano.

O general disse ainda que serão intensificadas operações contra as milícias no estado:

– Estamos planejando, por meio das nossas delegacias especializadas, pela parceria com Ministério Público, o próprio poder judiciário tem nos apoiado muito. Vamos intensificar e coibir essa prática criminosa, como coibiremos qualquer outra prática criminosa.

Há dez anos, a Polícia Militar não promove o desfile cívico em homenagem a Tiradentes. Para o secretário, o retorno dessa tradição eleva a autoestima dos policiais:

– Estamos satisfeitos de resgatar uma tradição que havia sido interrompida há dez anos. Hoje é o dia que comemoramos o mártir da independência, nosso Tiradentes, dia da Polícia Militar. É fundamental que a gente resgate esse tipo de tradição porque isso faz parte da recuperação da capacidade operativa da polícia. Resgatar valores, tradições, isso eleva a autoestima do policial militar, a corporação cresce com isso.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Morre PM baleado em tentativa de assalto no Alecrim

O policial militar que foi alvejado em uma tentativa de assalto na manhã deste sábado, 21, no bairro do Alecrim, não resistiu aos ferimentos.

O sargento José Edivaldo do Nascimento foi baleado pelo assaltante e ainda chegou a ser socorrido ao hospital, mas morreu pouco depois das 11h. Ele não estava de serviço. Um suspeito do crime foi preso e dois fugiram.

 

Opinião dos leitores

  1. Aguardamos resposta da gloriosa PM-RN execução é inadmissível, cerol fino pra cima da bandidagem 3×1… pra cima deles!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prisão da Lava Jato espera por Zé Dirceu, dizem juristas

Condenado por corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro, o ex-ministro José Dirceu está muito perto da prisão da Lava Jato, onde já estão antigos companheiros seus do PT, o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda e Casa Civil) e Lula. A avaliação é de juristas, criminalistas e constitucionalistas, que analisaram a situação de Dirceu.

Na última quinta-feira, 19, ele sofreu duro revés, quando o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) rejeitou o recurso de embargos infringentes.

A Corte também manteve a pena de prisão em 30 anos, 9 meses e 11 dias e determinou a execução provisória da pena, quando esgotados os recursos de competência do TRF-4, questão de dias.

Dirceu ainda aguarda em liberdade por decisão do Supremo Tribunal Federal o julgamento de todos os recursos na segunda instância.

Advogados com bastante experiência nessa área avaliam, porém, que a volta de Zé Dirceu para a prisão da Lava Jato é cada vez mais certa. Ele foi preso em regime preventivo no dia 3 de agosto de 2015. Em maio de 2017, o Supremo Tribunal Federal o libertou.

“Em termos práticos, ainda resta a interposição de embargos de declaração questionando a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região) nos embargos infringentes”, considera o advogado Marcellus Ferreira Pinto. “Ocorre que esses embargos não possuem ‘efeitos infringentes’, ou seja, não modificam o julgamento em segunda instância”, acrescenta Ferreira Pinto, do Nelson Wilians e Advogados Associados.

TERRA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Mega-Sena, concurso 2.033: aposta do Distrito Federal fatura sozinha R$ 9,3 milhões

Mega-Sena pode pagar R$ 8,5 milhões nesta sexta (20) (Foto: Heloise Hamada/G1)

Uma aposta de Brasília (DF) faturou sozinha R$ 9.349.630,55 no concurso 2.033 da Mega-Sena, realizado na noite desta sexta-feira (20) em Governador Valadares (MG).

Veja as dezenas sorteadas: 10 – 18 – 33 – 38 – 40 – 43.

A quina teve 27 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 81.258,67. Outras 3.644 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 860,11.

Excepcionalmente, foram apenas dois sorteios na semana –o primeiro foi na terça (17). Os sorteios ocorrem normalmente às quartas e sábados. A mudança se dá em razão do feriado de Tiradentes, no sábado (21).

O próximo sorteio, do concurso 2.034, será na quarta-feira (25). O prêmio estimado é de R$ 3 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Beber álcool todo dia reduz expectativa de vida, aponta estudo britânico

A pesquisa da Universidade de Cambridge analisou 600 mil pessoas e seus hábitos com álcool

Beber álcool todos os dias pode ser ruim para a saúde e encurtar a vida, segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge divulgada pela revista científica The Lancet.

O estudo, feito com 600 mil pessoas, estimou que os indivíduos que consomem e entre 10 e 15 drinks alcoólicos por semana podem ver ter a vida encurtada em um a dois anos. Quem passa desse ponto e consome mais de 18 drinks por semana pode ter quatro a cinco anos a menos de vida.

No Reino Unido, desde 2016, o sistema de saúde recomenda que as pessoas não bebam mais do que 14 “unidades” por semana – essa quantidade equivale a sete taças de vinho ou sete latas de cerveja.

Os autores do novo estudo dizem que suas descobertas estão de acordo com as novas recomendações britânicas. Eles afirmam que não há grandes riscos de saúde para pessoas que bebem pouco.

No levantamento, foram comparadas a saúde e os hábitos de bebida de pessoas em 19 países. Em seguida, os pesquisadores aplicaram aos dados um modelo de quanto tempo de vida uma pessoa perderia a partir dos 40 anos de idade se continuasse bebendo da mesma forma que antes.

De acordo com eles, pessoas que bebiam o equivalente a 10 drinks por semana encurtaram suas vidas em até seis meses.

A pesquisa também afirma que o excesso de bebida aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A cada 12,5 unidades de álcool consumidas acima da recomendação máxima do sistema de saúde (ou seja, 12,5 após as 14 unidades semanais), o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) aumenta em 14%; de hipertensão, 24%; de ataques cardíacos, 9%, e de aneurisma fatal da aorta, 15%.

Beber álcool foi ligado à redução de doenças cardíacas não fatais em estudos recentes, mas cientistas afirmam que esse benefício é quase anulado por outras doenças associadas ao hábito.

Estudos mais antigos sugerem que beber vinho tinto em quantidades moderadas pode ser bom para o coração, por exemplo, mas alguns cientistas sugerem que esses benefícios também contestam estes resultados.

Outro estudo dinamarquês afirma que beber três ou quatro vezes por semana pode diminuir o risco de diabetes tipo 2.

“Essa nova pesquisa deixa claro que, no geral, não há benefícios para a saúde no consumo de álcool”, diz Tim Chico, professor de medicina cardiovascular na Universidade de Sheffield, que não estava envolvida no levantamento divulgado há duas semanas.

“Embora o doenças cardíacas não fatais sejam menos prováveis em pessoas que bebem, esse benefício é prejudicado pelo aumento do risco de outras formas de doenças fatais no coração”, explica.

Os limites de consumo de álcool recomendados em Itália, Portugal e Espanha são quase 50% maiores que os do Reino Unido – nos Estados Unidos, esse índice é quase o dobro no caso de homens. O Brasil não tem recomendação oficial sobre os limites do consumo de álcool.

Mas Victoria Taylor, nutricionista da Fundação Britânica do Coração, instituição que financiou parte do estudo, diz que esse tipo de recomendação deve ser encarado como um limite e não como um alvo a se alcançar. “O ideal seria beber bem menos que isso”, afirma.

Angela Wood, da Universidade de Cambridge, vai na mesma linha. “A mensagem da pesquisa é a seguinte: se você já bebe álcool, saiba que beber menos pode ajudá-lo a viver mais e diminuir os riscos de desenvolver várias doenças graves”.

 

 

TERRA

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Presidente da Ebserh, Kleber Morais, recebe Título de Cidadão Natalense

“Nada mais justo do que render homenagens a um grande homem, que tantos benefícios gerou para a comunidade”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, deu início a uma sessão solene no plenário da Casa, nesta sexta-feira (20), para entrega do Título de Cidadão Natalense ao médico Kleber de Melo Morais, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Participaram da solenidade autoridades estaduais e municipais, parlamentares, familiares, amigos e colegas de profissão do homenageado, que é natural do Recife (PE), mas ainda em seus primeiros dias de vida veio moral na capital potiguar.

Kleber Morais construiu ao longo das últimas décadas um currículo de peso, tendo sido presidente da Academia de Medicina do RN e da Comissão Nacional de Reprodução Humana da FEBRASGO, diretor da Maternidade Escola Januário Cicco, chefe do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do RN, entre outros inúmeros cargos. Por onde passou chamou atenção pelo alto grau de profissionalismo, espírito de liderança e seriedade na gestão. Professor da UFRN, possui uma atividade acadêmica intensa, que gerou artigos publicados em revistas científicas renomadas e participação em mais de 800 eventos regionais, nacionais e internacionais como palestrante.

“Sua administração à frente da Ebserh ganhou destaque pelos relevantes serviços prestados à saúde pública. Trabalho que somado ao lastro de experiências exitosas, lhe rendeu a indicação para a medalha de mérito Oswaldo Cruz, destinada a galardoar personalidades brasileiras e estrangeiras que contribuíram de forma notável para o bem-estar físico e mental da coletividade”, destacou o presidente Raniere Barbosa, que completou: “Em tempo: não poderia deixar de registrar seu empenho no processo de formatação do Hospital da Mulher, que será construído na Zona Norte da capital. Uma unidade que suprirá a carência de leitos de ginecologia e obstetrícia, de UTI Materna e UTI Neonatal”.

Raniere lembrou que Kleber já recebeu o Título de Cidadão Norte-Riograndense pela Assembleia Legislativa. “Todavia, faltava a consagração em Natal, cidade que o acolheu; terra na qual ele lutou por seus sonhos, cultivou valores e formou sua visão de mundo. E que bom que ele escolheu viver na ensolarada “esquina do continente”, pois contribuiu e contribui demais para o desenvolvimento educacional, científico e social do nosso município. O povo natalense está orgulhoso do seu mais novo conterrâneo”, pontuou o presidente, proponente do título honorífico.

O senador José Agripino disse que a Câmara Municipal de Natal fez justiça ao agraciar o médico Kleber Morais com a cidadania natalense. “Trata-se de um profissional de alta categoria, de padrão internacional, que ocupou posições importantes. Sempre honrando e dignificando a medicina potiguar”, avaliou. Por sua vez, o senador Garibaldi Alves Filho ressaltou a luta do médico e professor para melhorar a qualidade do atendimento nas unidades da rede pública de saúde. “O país precisa de pessoas com a sensibilidade social que Kleber tem”, finalizou.

Para o advogado e ex-reitor da UFRN, Diógenes da Cunha Lima, a seriedade como marca da trajetória profissional do homenageado. “As pesquisas que ele realizou nos colocou em outro patamar. Constitui uma das mentes brilhantes da nossa universidade”, frisou. Também presente ao ato solene, Iaperi Araújo, ex-diretor da Maternidade Januário Cicco, falou dos tempos de estudante de Kleber Morais. “Ele foi meu aluno do Curso de Medicina e eu fui aluno do pai dele. Era um aluno empenhado na busca do conhecimento e vejo que até hoje continua com o coração de estudante”, recordou Iaperi, que é presidente da Fundação José Augusto.

Ao fazer uso da palavra, Kleber de Melo Morais declarou que é uma imensa emoção receber a cidadania natalense. “Depois de 64 anos tenho a alegria de dizer que sou filho desta terra maravilhosa, que tanto influenciou minha vida. Muitos me perguntaram porque eu iria receber este título se já sou natalense. É que todos pensam que sou natalense, mas eu só fiz nascer no Recife e vim embora para Natal com apenas cinco dias de vida. Portanto, agora é oficial: sou natalense!”, comemorou.

“Há uma crescente pressão social em torno do exercício da profissão médica. Na realidade do médico, seu dia a dia é de exaustivo trabalho, geralmente dentro de unidades de atendimento lotadas e em contato com pacientes que não melhoram por dificuldades muito mais sociais do que patológicas. A realidade é dura e desanima muitos. Mas não podemos esmorecer na missão. Temos é que batalhar para que todos os cidadãos tenham medicina de qualidade”, concluiu.

Opinião dos leitores

  1. Essa casa realmente é totalmente INÚTIL , não apresenta PROJETOS QUE VENHAM BENEFICIAREM O CIDADÃO NATALENSE , leva o ano inteiro buscando alguém para agracia-lo como cidadão natalense!! Em breve será à vez DE PABLO VITTAR, um verdadeiro FESTIVAL DE BESTEIRA!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Veja FOTOS e receitas do programa Papo de Fogão deste sábado

PALETA DE SUÍNO AO FORNO

INGREDIENTES
1 paleta de suíno cortada ao meio, na horizontal
8 batatas
4 dentes de alho picado
200g de brócolis
200g de vagem
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Na parte da carne coloque o alho, alecrim e steakhouse da Koru Brasil e espalhe por toda a paleta. Coloque sal e azeite a gosto.
Vire a palheta e coloque um pouco de sal e azeite na parte da pele. Leve ao forno, 180 graus, por 2h. Faltando 30 minutos, colocar as batatas para assar e faltando 15 minutos, colocar o brócolis e a vagem. Branqueamento dos legumes – Ferva um litro de água, coloque os legumes por 2 a 3 minutos, retire, coloque na água gelada, deixe resfriar por 30 segundos, para parar o cozimento e retire da água.

Pururucar – em uma panela, coloque meia garrafa de óleo para esquentar, quando estiver muito quente, derrame o óleo quente sobre a paleta, até ir pururucando(cuidado pra não se queimar).

DICA RÁPIDA

MOLHO PESTO

INGREDIENTES:
1 maço de manjericão fresco
4 dentes de alho
150ml de azeite Koru de manjericão
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de nozes
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Coloque no liquidificador as folhas do manjericão, o alho, o azeite e bata até formar uma pasta. Acrescente as nozes e o parmesão e bata rapidamente. Ajuste o sal. Para guardar na geladeira, coloque um pouco de azeite por cima ou congele.
Use da forma que desejar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Advogado pede à Justiça que barre quadro de R$ 85 mil de Serra no Bandeirantes

Em ação popular protocolada no Fórum da Fazenda Pública de São Paulo, o advogado Carlos Alexandre Klomfahs se manifesta contra o valor – R$ 85 mil – desembolsado pelo governo estadual para contratar a pintura do quadro do ex-governador José Serra (PSDB). A ação pede que seja anulado o contrato com o artista Gregório Gruber, contratado com inexibilidade de licitação.

O retrato de Serra, que foi governador entre 2007 e 2010, vai ficar exposto na galeria de todos os mandatários paulistas no primeiro andar do Bandeirantes. A obra, um Serra sorridente, será apresentada nos próximo dias.

Gregório Gruber, que já pintou Cláudio Lembo e Alberto Goldman, foi contratado com inexigibilidade de concorrência pública para pintar Serra. O artigo 25 da Lei de Licitações prevê a inexigibilidade. O texto prevê que não há necessidade de certame para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública

Para Carlos Klomfahs, no entanto, o interesse público veiculado por esta ação popular é referido na origem dos recursos que, segundo dados do próprio site oficial do Governo Federal, São Paulo e Rio de Janeiro respondem por mais da metade da arrecadação de tributos no país.

“Ou seja, nós arcamos com uma alta carga tributária e por isso devemos monitorar os gastos públicos.”

“O presente edital e seus efeitos pelo qual se insurge, revela-se como uma afronta à moralidade administrativa, uma vez que permite um gasto desnecessário na atual quadra de ajustes fiscais pelo qual passa o país, como, outrossim, pela

redução dos investimentos em áreas-chave como segurança, meio ambiente, habitação, cultura, esporte e pessoas com deficiência.”

“Nesse diapasão, o presente edital questionado viola a moralidade administrativa quanto retira valores do orçamento geral e aloca em áreas divorciadas dos objetivos da República, trata-se de áreas essas com ênfase social que prestigiam e beneficiam mais os menos favorecidos, reduzindo assim a desigualdade social”, afirma o autor da ação popular.

COM A PALAVRA, SERRA:

O senador não quis se manifestar.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO:

O Governo do Estado de São Paulo informa que a contratação da pintura atende processo (GG número 123083), de março de 2018, de inexigibilidade de licitação, conforme previsto na Lei Federal 8.666, de 1993, que trata dos casos de aquisição de trabalho artístico fornecido por produtor exclusivo (Artigo 25, inciso III). Quanto à ação popular proposta, o Governo aguarda decisão da Justiça.

A Galeria de Retratos dos Governadores do Estado de São Paulo integra o acervo da Casa Museu do Palácio dos Bandeirantes, que reúne pinturas dos chefes do Executivo Paulista do Período Republicano.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministério Público recomenda anulação de contrato para concurso da PM

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) que anule o contrato com a empresa que seria responsável pela organização do concurso público para provimento de 1.000 cargos do quadro de praças da Polícia Militar. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20).  A Searh tem 10 dias para informar ao Ministério Público as providências adotadas para o cumprimento da recomendação.

Todo o processo administrativo teve por fundamento um projeto básico referente à organização de três etapas e quatro provas do concurso, enquanto o contrato trouxe anexo um novo projeto básico referente à organização de uma etapa e duas provas do certame.

Para o MPRN, essa desconexão entre o projeto básico e o contrato viola flagrantemente as normas aplicáveis aos procedimentos licitatórios, inclusive às hipóteses de dispensa de licitação. “Tais ilegalidades levam à anulação do procedimento de dispensa de licitação e do subsequente contrato”, reforça a recomendação.

O termo de contrato foi firmado entre a Searh e o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). O projeto básico faz referência à realização de quatro etapas do concurso, especificadas como sendo provas objetivas, redação, exame médico admissional e teste de aptidão física, baseando todos os atos posteriores dentro desses parâmetros.

Posteriormente, a Comissão do Concurso resolveu, em reunião datada de 5 de dezembro de 2017, que a Polícia Militar ficaria responsável pela realização das etapas do exame de saúde e do teste de aptidão física. Essa alteração “modificou substancialmente o objeto da contratação sem que, todavia, os atos necessários à contratação fossem renovados, notadamente a aprovação pela autoridade competente do projeto básico modificado, a justificativa para a escolha da contratada e os pareceres jurídicos”, destaca trecho da recomendação.

O MPRN também requer que a Searh instaure novo procedimento de licitação ou de dispensa de licitação para a contratação dos serviços especializados de organização e realização de concurso público. O projeto básico deverá estar de acordo com os parâmetros delineados no mandado de segurança impetrado pelo MPRN junto à vara da 6ª vara da Fazenda Pública de Natal em janeiro deste ano.

A recomendação do MPRN relembra ainda que além da nulidade do procedimento já realizado, a decisão judicial proferida no mandado de segurança impetrado em janeiro imprimiu novos parâmetros para o concurso público da PM, com a exigência de outros requisitos para o ingresso no cargo, como a escolaridade de nível superior e a inclusão da nova etapa de avaliação psicológica.

 

 

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Viagens de jatinho, flat de luxo, refeição de R$ 1.000… Gastos de senadores com cota parlamentar chegam a R$ 26,6 milhões em 2017

Notas fiscais que totalizam R$ 30 mil em viagens de jatinho em apenas um mês. Hospedagens em flats de luxo aos fins de semana. Refeições que ficam bem acima do valor médio pago por um almoço no Brasil – com a conta passando de R$ 1.000. Esses são alguns dos reembolsos solicitados pelos senadores em 2017. Os gastos com a cota parlamentar somam R$ 26.633.775,04.

Foram apresentadas 26.964 notas fiscais referentes a despesas no ano passado. O prazo final para o lançamento dos pedidos de reembolso foi 31 de março deste ano. As despesas são feitas não só pelos senadores, mas também por servidores lotados em seus gabinetes.

A análise do G1 foi possível porque os dados dos gastos estão disponíveis na seção de transparência e dados abertos, no site do Senado. A Casa não diz, porém, se usa alguma tecnologia para analisar e auditar os documentos. São, em média, mais de 2 mil notas fiscais por mês.
O desenvolvedor e sociólogo Eduardo Cuducos, um dos fundadores da Operação Serenata de Amor, projeto financiado por internautas que se entusiasmaram com a ideia de monitorar os gastos da cota parlamentar na Câmara dos Deputados, diz que um dos motivos de a iniciativa não ter sido ampliada para o Senado é a ausência das imagens das notas fiscais.

Ele afirma que, com o arquivo da nota fiscal, é possível verificar exatamente o que foi comprado com o dinheiro público, bem como o horário exato da emissão do documento. Assim, acrescenta Cuducos, dá para cruzar e identificar casos em que o deputado está em uma votação na mesma hora da compra do item. No Senado, isso não é possível.

 

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Azul anuncia serviço para fazer compras nos EUA e recebê-las em até cinco dias

Quem faz compras no exterior sabe que às vezes é um perrengue receber os produtos – seja por que ele ficou parado em Curitiba ou por alguma burocracia com a alfândega. Acontece também de algumas lojas não entregarem no Brasil. A Azul anunciou nesta semana um serviço chamado Azul Box, que promete cuidar de todos os trâmites e levar o pacote para a sua casa em até cinco dias em qualquer lugar do país.

O serviço começará a funcionar a partir deste mês e funciona assim: o consumidor realiza um cadastro no site da Azul Box e, depois, pode realizar compras nas lojas online americanas. Na hora de especificar para onde vai o produto, será preciso colocar o endereço do depósito da Azul Box, que fica em Miami.

Quando o produto chegar no depósito, você fará o pagamento da taxa de envio e ele seguirá seu caminho até a sua casa. A taxa de envio da Azul é cobrada em dólar e leva em consideração peso e as dimensões do produto.

Para ver se valerá a pena todo esse esquema, a Azul Box tem em seu site uma calculadora de envio. Lá você simula o custo do serviço e também o valor dos impostos que precisará pagar – o esquema é de impostos pré-pagos, o cliente já paga para a Azul Box que faz o repasse para a Receita. Segundo a companhia, esse modelo foi adotado para evitar problemas na cobrança no destino.

Existem alguns itens que não podem ser enviados pela Azul Box, o que inclui animais vivos e restos humanos (inclusive cinzas). Pornografia, tabaco, dinheiro, medicamentos e jogos de azar também não.

Ah, e parece que a Amazon vai usar o Azul Box.

POR GIZMODO BRASIL / UOL

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Potiguar mordido por tubarão também tem a mão amputada

O banhista mordido por um tubarão no último domingo (15) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, teve a mão direita amputada na tarde desta sexta-feira (20) no Hospital da Restauração, na área central do Recife. Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, já tinha amputado a perna direita no dia do ataque.

De acordo com o Hospital da Restauração, o procedimento foi necessário após um exame de Doppler, que é uma ultrassonografia que produz imagens em tempo real, apontar que o enxerto da mão direita comprometida pelas mordeduras não foi bem sucedido.

Ainda segundo o HR, Pablo Diego continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e seu estado é considerado estável.

RELEMBRE O CASO

Pablo Diego Inácio de Melo, que é natural do Rio Grande do Norte, foi atacado por um tubarão no começo da tarde do domingo. Ele estava tomando banho de mar na altura da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, quando o incidente aconteceu. O banhista teve ferimentos nos dois braços e na perna direita, que precisou ser amputada no mesmo dia. O ataque aconteceu em uma área sinalizada com placas de alerta contra tubarões.

Fonte: Leia Já / AGORA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em novo depoimento, Joesley liga Aécio a repasse de R$ 110 milhões

Em novo depoimento prestado à Polícia Federal na quinta-feira, em Brasília, o empresário Joesley Batista afirmou ter repassado R$ 110 milhões ao senador Aécio Neves (PSDB) durante a campanha eleitoral de 2014. Segundo O GLOBO apurou com fontes ligadas ao caso, Joesley teria confirmado que os repasses milionários ao tucano estariam atrelados à futura atuação de Aécio em favor dos negócios do grupo J&F. O repasse milionário teria sido dividido pelos tucanos com outros partidos que apoiaram Aécio. Os valores já constavam da delação da empresa, mas desta vez, para comprovar os repasses, Joesley ainda entregou aos investigadores uma extensa planilha de “doações” e um calhamaço de notas fiscais e recibos que comprovariam que parte da bolada foi repassada via doações oficias e outra parte, via caixa dois. Aécio sempre negou qualquer irregularidade nas suas relações com o dono do grupo J&F.

O empresário Joesley Batista foi interrogado na condição de colaborador. O depoimento de quinta-feira foi um complemento de um interrogatório realizado no dia 26 de março, que também teve o senador tucano como personagem. Nesta sexta-feira, o jornal “Folha de S.Paulo” publicou detalhes de outro depoimento prestado pelo dono da J&F, em agosto de 2017, em que Joesley revela ter pago uma mesada de R$ 50 mil reais ao tucano, durante dois anos.

Segundo o jornal, o dinheiro teria sido repassado a Aécio por meio de uma rádio da qual o senador era sócio. Joesley disse que os pagamentos teriam sido solicitados diretamente pelo tucano em um encontro no Rio, no qual Aécio disse que usaria o dinheiro para “custeio mensal de suas despesas”. Joesley entregou aos procuradores 16 notas fiscais emitidas entre 2015 e 2017 pela Rádio Arco Íris, afiliada da Jovem Pan em Belo Horizonte.

No depoimento prestado na quinta-feira, cujo teor foi obtido pelo GLOBO, Joesley detalha valores muito mais eloquentes que os R$ 50 mil da mesada paga a Aécio. Segundo o dono do grupo J&F, os R$ 110 milhões foram divididos entre o PSDB e dois partidos que integravam a coligação do senador mineiro. Os tucanos teriam ficado com R$ 64 milhões. O PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, teria recebido R$ 20 milhões. Já o Solidariedade, do deputado Paulinho da Força, teria levado R$ 15 milhões. O restante dos recursos teria sido dividido entre as campanhas de políticos indicados pelo PSDB, que apoiaram a candidatura de Aécio à Presidência da República.

Para comprovar as acusações, o empresário entregou uma extensa planilha de “doações” e um calhamaço de notas fiscais e recibos usados para simular prestação de serviços. O material seria ainda mais detalhado que as provas apresentadas pelos executivos da Odebrecht.

O depoimento de Joesley foi tomado no âmbito do segundo inquérito aberto contra o tucano em decorrência da delação dos executivos da J&F, holding que controla a JBS. Ao todo, a defesa de Joesley apresentou por escrito, em agosto do ano passado, à Procuradoria-Geral da República, 32 anexos complementares que envolvem episódios já relatados pelos delatores da empreiteira. O caso da rádio de Aécio foi um destes episódios, sobre o qual ele depôs pela primeira vez neste ano. Desde o começo do ano, Joesley já compareceu seis vezes para depor aos investigadores sobre os episódios que constam em seus anexos complementares. Seus anexos complementares não deram origem a nenhum inquérito novo.

Segundo Joesley relatou aos investigadores, ele aceitou repassar a bolada milionária a Aécio nas eleições de 2014, porque considerou que o tucano “era um candidato em ascensão e, para alguns, seria o próximo presidente da República”. Ele disse que teria feito o acordo com o tucano quando ele surgia como o principal adversário da ex-presidente Dilma Rousseff. Pelo acerto, os valores seriam pagos em duas etapas no primeiro e no segundo turno das eleições.

Depois de pagar os R$ 110 milhões, Joesley disse que foi procurado novamente pelo candidato do PSDB depois das eleições. Aécio teria pedido mais R$ 18 milhões para cobrir dívidas da campanha. A partir daí, ficou acertado que a transação seria mascarada com a compra de um prédio em Belo Horizonte. O negócio seria intermediado por Flávio Jacques Carneiro, um dos donos do jornal “Hoje Em Dia”.

A defesa de Aécio tem se esforçado para provar que o senador foi vítima de uma armação do empresário com a intenção deliberada de obter munição para um acordo de delação. Boa parte das acusações contra Aécio já constam dos depoimentos da delação premiada de Joesley. A diferença é que, desta vez, ele detalhou os repasses e apresentou documentos adicionais para reforçar o relato.

O GLOBO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro é líder sem Lula, mas Barbosa vence no 2º turno, diz DataPoder360

POR FERNANDO RODRIGUES / DATAPODER

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), 63 anos, tem de 20% a 22% e lidera de maneira isolada a pesquisa DataPoder360 de intenção de votos para presidente da República. Em 2º lugar vem Joaquim Barbosa (PSB), que também tem 63 anos, com 13% a 16%.

Nos cenários que testam confrontos de 2º turno, Bolsonaro ganha com folga do pré-candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, 65 anos. O deputado tem 41% contra apenas 18% do tucano.

Já contra Joaquim Barbosa a situação de Bolsonaro piora. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal registra 37% num eventual 2º turno contra 32% do capitão do Exército na reserva.

A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 16 a 19 de abril, por meio de ligações telefônicas (para aparelhos celulares e fixos), e teve 2.000 entrevistas em 278 cidades brasileiras. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. O estudo está registrado no TSE sob o número BR-06596/2018.

DataPoder360 testou 2 cenários para presidente da República. Como os candidatos ainda não estão definidos –o prazo legal vai até 15 de agosto– a Lei Eleitoral permite que se faça qualquer combinação de nomes.

No caso do levantamento que está sendo divulgado neste sábado (21.abr.2018), a opção foi por fazer 1 cenário no qual fossem testados apenas os políticos cuja exposição indicasse taxas acima de 5% e também 1 nome do PT –considerando-se que a tendência é que o Partido dos Trabalhadores possa ter 1 nome próprio em substituição ao de Luiz Inácio Lula da Silva, no momento preso e cumprindo pena de 12 anos e 1 mês em Curitiba (PR).

Esse cenário 1 ficou com 7 nomes e permite ao eleitor refletir sobre os principais concorrentes ao Planalto até este momento.

Os resultados desse cenário, com uma casa depois da vírgula, foram estes: Jair Bolsonaro (22,4%); Joaquim Barbosa (16,3%); Ciro Gomes (8,4%); Marina Silva (8,2%); Fernando Haddad (7,4%); Alvaro Dias (6,3%); Geraldo Alckmin (5,5%); branco ou nulo (17,3%) e não sabe ou não respondeu (8,2%).

Como se observa, o chamado “não voto” está na casa de 25% dos eleitores nesse cenário. O “não voto” é o grupo dos que dizem que votam em branco, nulo e nenhum e os que não sabem ou não respondem.

O que também chama a atenção nesse cenário é o desempenho modesto do tucano Geraldo Alckmin e o percentual do petista Fernando Haddad, de 55 anos.

Os nomes do PT citados para ocupar o lugar de Lula sempre têm, em geral, perto de 1% ou 2% em pesquisas que incluem mais de 10 políticos na lista de candidatos. Nesta simulação, apenas com os mais competitivos na disputa neste momento, já é possível perceber que dificilmente o PT deixará de ter algum peso na corrida pelo Planalto –apesar de seu maior líder estar preso.

VEJAM DETALHES DA PESQUISA COMPLETA: https://www.poder360.com.br/datapoder360/bolsonaro-e-lider-sem-lula-mas-barbosa-vence-no-2o-turno-diz-datapoder360/

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *