Política

PF faz busca e apreensão na sede da Precisa a pedido da CPI da Pandemia; defesa da empresa diz que operação é inadmissível

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (17) mandados de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentos, na cidade de Barueri (SP), a pedido da CPI da Pandemia. A operação se estende a outro endereço em Itapevi (SP), onde fica a empresa Luft Healthcare, que armazena os produtos da Precisa.

A operação foi revelada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, em sua conta no Twitter. Pouco depois, foi confirmada em nota assinada pela mesa diretora da Comissão (leia abaixo).

A Precisa é a empresa que intermediou as negociações entre o governo federal e a farmacêutica indiana Bharat Biotech para a aquisição da vacina Covaxin, um contrato que foi posteriormente cancelado depois que foi colocado sob investigação na comissão do Senado.

“A operação, que foi autorizada pelo [Supremo Tribunal Fedral] STF, destina-se à apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa e a Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados ao contrato”, escreveu Randolfe na rede social.

“A CPI tentou de todas as formas obter essas informações e não logrou êxito. Fez-se necessário, para prosseguimento das apurações, a utilização deste instrumento judicial”, completou o senador.

Também pelo Twitter, o senador Humberto Costa (PT-PE), outro membro da CPI, justificou a operação contra a Precisa dizendo que nem a empresa e nem o Ministério da Saúde “prestaram as informações necessárias”.

“A PF está fazendo uma visita à sede da Precisa Medicamentos, a pedido da CPI da Covid. Queremos o contrato entre ela e a indiana Bharat Biotech para saber em que termos foi negociada a bilionária compra da Covaxin”, escreveu o parlamentar na rede.

Em nota enviada à CNN, os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, que representam a Precisa Medicamentos, disseram que a operação da PF contra a empresa é “inadmissível, num estado que se diz democrático de direito”.

“A operação de hoje é a prova mais clara dos abusos que a CPI vem cometendo, ao quebrar sigilo de testemunhas, ameaçar com prisões arbitrárias quem não responder às perguntas conforme os interesses de alguns senadores com ambições eleitorais”, afirmaram os defensores.”

Posicionamento da CPI sobre a operação

“Desde às 6h de hoje (17), a Polícia Federal realiza operação de BUSCA E APREENSÃO na sede da PRECISA COMERCIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA., nos endereços Avenida Tamboré, nº 267, 28º andar, Barueri – SP e Avenida Portugal, nº 1100, Bairro Itaqui, Itapevi – SP.

A operação é cumprimento de solicitação realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal para apurar ações e omissões no enfrentamento da Pandemia da COVID-19 no Brasil (CPI da Pandemia), sob decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, através de sua Excelência, o Ministro Dias Toffoli.

A operação destina-se à busca e apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa Medicamentos e a Empresa Indiana Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados a este contrato.

A CPI buscou de todas as formas obtenção dessas informações junto à Empresa e ao Ministério da Saúde, não obtendo êxito. Devido a isso, se fez necessária a utilização deste instrumento judicial.

Senador Omar Aziz (Presidente da CPI da Pandemia)
Senador Randolfe Rodrigues (vice-presidente)
Senador Renan Calheiros (Relator)”

Íntegra da nota dos advogados da Precisa:

É inadmissível, num estado que se diz democrático de direito, uma operação como essa de hoje. A empresa entregou todos os documentos à CPI, além de três representantes da empresa terem prestado depoimento à comissão. Francisco Maximiano, por exemplo, prestou depoimento e respondeu a quase 100 perguntas, enviou vídeo com esclarecimentos, termo por escrito registrado em cartório, além de ter sido dispensado de depor por duas vezes pela própria CPI, em 1° de julho e 14 de julho.

Além disso, seus representantes, sempre que intimados, prestaram depoimentos à PF, CGU, além de ter entregue toda documentação ao MPF e TCU.

Portanto, a operação de hoje é a prova mais clara dos abusos que a CPI vem cometendo, ao quebrar sigilo de testemunhas, ameaçar com prisões arbitrárias quem não responder as perguntas conforme os interesses de alguns senadores com ambições eleitorais e, agora, até ocupa o Judiciário com questões claramente políticas para provocar operações espalhafatosas e desnecessárias. A CPI, assim, repete o modus operandi da Lava Jato, com ações agressivas e midiáticas, e essa busca e apreensão deixará claro que a Precisa Medicamentos jamais ocultou qualquer documento.

Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso, advogados da Precisa Medicamentos

Diretora negou tentativa de acelerar contrato

Ouvida pela CPI no começo de julho, Emanuela Medrades, diretora técnica da Precisa Medicamentos,negou que a empresa tenha feito pressão para tentar acelerar a compra de vacinas Covaxin pelo governo brasileiro.

“Não. Os únicos órgãos que tratamos foram o Ministério [da Saúde] e a [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] Anvisa. Na Anvisa, quem falava conosco era Daniela Marreco, Daniel Cruz, e as pessoas da diretoria. Tínhamos reuniões com a Anvisa que tinham mais de 50 pessoas”, disse a depoente.

No fim de agosto, o relator da CPI da Pandemia afirmou à CNN que incluiria o nome de Emanuela na lista de investigados pela comissão em razão das suspeitas de irregularidades nas tratativas das vacinas.

CNN Brasil

 

Opinião dos leitores

    1. O pior perigo hoje é um futuro golpe militar, já vivemos a fase do pré-golpe. Cuidado que “64” está cada dia mais próximo, salve -se quem puder!

    1. Tu conhece da matéria em kkkkkkkkk, que coisa mais espantosa kkkkkkkkkk. Vão descobrir a roda kkkkkkkk cuidado com o saltitante, pode ser que ele apareça nos seus sonhos kkkkkkkk, Renan tem gosto por outras coisas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Carlos posta foto chorando e diz que Bolsonaro sofre “atropelo da lei”

Foto: Reprodução

Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou nesta 2ª feira (24.nov.2025), em seu perfil no X, uma foto chorando e uma mensagem em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso desde sábado (22.nov). O vereador afirmou que o pai foi “estraçalhado ao atropelo da lei” e comparou a situação do ex-chefe do Executivo a “injustiças históricas”.

O filho do ex-presidente defendeu que Bolsonaro “sempre atuou dentro da Constituição” e que tem sido alvo de “ódio” e “perversidade”. Declarou, ainda, confiar que “a verdade não permanecerá soterrada”.

A manifestação ocorre 2 dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a prisão preventiva de Bolsonaro. A decisão foi motivada pela tentativa do ex-presidente de violar a tornozeleira eletrônica às 0h08 de sábado (22.nov), o que, segundo Moraes, indica risco de fuga. Ele está detido na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília e passou por audiência de custódia no domingo (23.nov).

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF tem maioria para manter prisão preventiva de Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta segunda-feira (24) para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanharam o entendimento de Moraes. Bolsonaro está preso desde sábado (22) e ocupa uma sala da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

A prisão está sendo analisada no plenário virtual da Primeira Turma do Supremo, quando os ministros inserem os votos no sistema eletrônico da Corte, sem a necessidade de uma sessão presencial.

A maioria do colegiado confirmou a decisão de Moraes, relator do caso, que converteu a prisão domiciliar de Bolsonaro em preventiva no sábado (22), após o ex-presidente tentar violar a tornozeleira eletrônica horas depois do filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília religiosa na frente da casa onde ele estava detido.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes diz que Bolsonaro violou tornozeleira de forma dolosa e consciente

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta segunda-feira (24) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) violou a tornozeleira eletrônica de forma “dolosa e consciente”. 

Segundo o Moraes, Bolsonaro é “reiterante” no descumprimento das medidas cautelares impostas e ampliou essas violações na última sexta-feira (21), quando tentou abrir a tornozeleira com ferro de solda. 

A declaração consta no voto do ministro em julgamento para referendar a decisão da prisão e confronta a versão apresentada pela defesa do ex-presidente, que alegou “confusão mental” causada pelo uso de medicamentos.

Em manifestação entregue ao Supremo na tarde de domingo, os advogados mencionam uma interação indevida entre os remédios usados para tratar as crises soluço do ex-presidente, condição que se agravou após as cirurgias decorrentes da facada de 2018.

Segundo a defesa, uma médica que não compõe a equipe principal que atende o ex-presidente prescreveu um novo medicamento que, combinado aos que ele já tomava, pode causar alucinações, desorientação e alterações cognitivas, conforme boletim médico anexado.

Na audiência de custódia, Bolsonaro disse ter acreditado que havia uma “escuta” instalada na tornozeleira e tentou abrir apenas a tampa do dispositivo, e não removê-lo. A defesa sustenta que o vídeo entregue pela Seape (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) confirma a fala arrastada e confusa do ex-presidente e indica um comportamento “ilógico”, incompatível com tentativa de fuga.

Nesta segunda, os ministros da Primeira Turma analisam a decisão de Moraes e votam se concordam em manter Bolsonaro em prisão preventiva. Até o momento, somente Flávio Dino acompanhou Moraes. O placar está 2×0.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

São Gonçalo do Amarante se destaca no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025 com 3º lugar no Nordeste e 2º lugar no RN em Qualidade da Saúde

Fotos: Reprodução 

São Gonçalo do Amarante alcançou uma das melhores posições de sua história no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, consolidando-se como referência regional em políticas públicas de saúde. O município conquistou o 2º lugar no Rio Grande do Norte e o 3º lugar no Nordeste no pilar Qualidade da Saúde, resultado que reforça o avanço dos indicadores e a efetividade das ações implementadas na gestão do prefeito Jaime Calado.

O levantamento, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), analisa 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, avaliando o desempenho em diversos pilares relacionados à competitividade, bem-estar social e gestão pública.

*Reconhecimento regional e evolução em relação ao ano anterior*

No recorte regional, o município aparece em 3º lugar no Nordeste, avançando nove posições em relação a 2024. Esse salto reflete o impacto das ações estruturantes na atenção primária, programas de vigilância em saúde, ampliação dos serviços e melhoria da gestão no setor.

Além disso, São Gonçalo também apresentou evolução no pilar Acesso à Saúde, ocupando agora o 50º lugar no ranking regional — uma melhora de 15 posições — contribuindo para o fortalecimento do indicador geral de competitividade.

Os resultados posicionam São Gonçalo do Amarante entre os municípios mais eficientes do Nordeste na condução de políticas voltadas à saúde da população, demonstrando que o desempenho não se restringe à oferta de serviços, mas também à qualidade do atendimento prestado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Realize o seu sonho de viver em Tabatinga

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Quem nunca sonhou em viver no litoral, com aquela sensação de conforto, segurança e a vista de tirar o fôlego que só a nossa Tabatinga pode oferecer?

A Santiago Consultoria Imobiliária traz uma oportunidade única para você que busca o lugar perfeito para chamar de lar. O Residencial Enseada de Tabatinga é um condomínio fechado de alto padrão, na melhor localização da praia, pertinho das famosas piscinas naturais e ao lado da encantadora Lagoa de Arituba.

As casas ainda não estão construídas, mas você pode escolher o seu lote, o modelo da casa e acompanhar de perto a construção. Em apenas 6 meses, a construtora entrega tudo prontinho para você, do jeitinho que você sempre sonhou.
São opções de 3, 4 ou 5 quartos, tanto térreas quanto duplex, com suítes em todos os modelos e terrenos a partir de 200 m².

O acabamento é de primeira linha, com porcelanato 1×1, louças e metais Roca ou Deca, portas em jatobá maciço, esquadrias de alumínio, cozinha em granito São Gabriel, banheiros em mármore Travertino e preparação para ar-condicionado em todos os quartos.

O condomínio já está totalmente entregue e conta com uma área de lazer completíssima para toda a família: piscina adulto e infantil, deck molhado, quiosques com churrasqueira, salão de festas, quadra de grama e até estação de tratamento de esgoto. São diversos espaços para você aproveitar cada momento, com segurança e tranquilidade.

As condições de pagamento são superacessíveis, podendo ser feitas diretamente com a construtora ou por meio de financiamento bancário na modalidade Aquisição de Terreno e Construção.

Não perca essa chance. Fale agora mesmo com a Santiago Consultoria Imobiliária e comece a planejar o seu novo lar na Enseada de Tabatinga.

WhatsApp: (84) 99689-9300
E-mail: [email protected]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após alegar confusão mental, Bolsonaro está clinicamente estável, diz boletim

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro está clinicamente estável e passou as últimas horas sem intercorrências na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, segundo boletim médico divulgado no domingo (24).

O documento foi assinado pelos médicos do ex-presidente, que visitaram Bolsonaro na prisão. Ele está detido desde as primeiras horas da manhã de sábado, após a Polícia Federal apontar risco de fuga, violação da tornozeleira eletrônica e tentativa de usar aglomeração de apoiadores  para dificultar a fiscalização das medidas cautelares.

De acordo com a equipe médica, Bolsonaro relatou ter apresentado, na noite da última sexta-feira (22), um episódio de confusão mental e alucinações. Os médicos afirmam que o quadro pode ter sido provocado por medicamentos prescritos por outro profissional da equipe.

O próprio Bolsonaro alegou, em audiência de custódia, confusão mental e alucinação, o que o teria levado a avariar, com um equipamento de solda, a tornozeleira eletrônica que usava em sua prisão domiciliar.

O remédio foi suspenso imediatamente e, por enquanto, Bolsonaro não apresenta sintomas residuais.

Band News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Morre Udo Kier, ator de “Bacurau” e referência do cinema mundial

Foto: Divulgação

O ator alemão Udo Kier, um dos nomes mais singulares e prolíficos do cinema internacional, morreu neste domingo (23), aos 81 anos. A informação foi confirmada à revista Variety pelo artista visual Delbert McBride, seu companheiro. A causa da morte não foi divulgada. Com mais de seis décadas de carreira e mais de 200 trabalhos no currículo, Kier consolidou-se como um ícone das telas, especialmente em obras de terror e produções experimentais.

Ao longo da trajetória, o ator colaborou com alguns dos maiores cineastas do mundo, incluindo Andy Warhol, Lars von Trier e Werner Herzog. No Brasil, ganhou ainda mais notoriedade ao participar de dois filmes de Kleber Mendonça Filho: Bacurau (2019), em que interpretou o vilão Michael, e O Agente Secreto (2025), no papel de Hans. Sua presença em Bacurau foi elogiada pela crítica e ajudou a alçar o longa ao Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Kier também conquistou gerações de fãs por papéis marcantes, como sua interpretação de Drácula em Sangue Para Drácula (1974), dirigido por Paul Morrissey, e por participações em projetos de grande repercussão, como Ninfomaníaca (2013), de Lars von Trier. O ator transitava com naturalidade entre o cinema autoral, o terror clássico e a cultura pop.

Além das telas, deixou marca no universo dos videogames, dando voz ao personagem Yuri na franquia Command & Conquer: Red Alert e participando de produções como OD Knock, de Hideo Kojima. Após a notícia de sua morte, perfis oficiais e colegas de trabalho manifestaram pesar e celebraram o legado do artista.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula reclama de tradutor durante entrevista e faz brincadeira envolvendo Janja

Foto: Julie BOURDIN / AFP

Durante uma entrevista com a imprensa neste domingo (23), em Joanesburgo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou um momento de desconforto com o tradutor responsável pela interpretação simultânea. O petista, que estava na África do Sul para participar da cúpula do G20, interrompeu a pergunta de uma jornalista estrangeira ao perceber que não conseguia ouvir a tradução pelo fone.

Lula retirou o equipamento, reclamou da baixa intensidade da voz do intérprete e pediu que ele se aproximasse da repórter para captar melhor a pergunta. Visivelmente incomodado, afirmou que o tradutor estava “falando só para ele mesmo”, já que o presidente não conseguia compreender o conteúdo traduzido.

Ao repreender o intérprete, Lula ainda fez uma brincadeira envolvendo a primeira-dama. “Ficar sussurrando no meu ouvido só a Janja”, disse, em tom bem-humorado, ao pedir que a tradução fosse feita em voz alta para que pudesse acompanhar a entrevista.

O episódio ocorreu enquanto o presidente respondia questionamentos da imprensa internacional durante sua agenda oficial na cúpula. Após a correção da postura do tradutor, a entrevista prosseguiu normalmente.

Com informações do Pleno News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula enfrenta desgaste simultâneo com Motta e Alcolumbre às vésperas de 2026

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive um cenário incomum no terceiro mandato: entrou em rota de colisão com os chefes da Câmara e do Senado ao mesmo tempo. Com Hugo Motta (Republicanos-PB), o atrito se agravou na disputa sobre o PL Antifacção — proposta que nasceu no Planalto, mas cuja relatoria acabou entregue pelo deputado a um oposicionista, Guilherme Derrite (PP-SP). As mudanças aprovadas irritaram a base governista e motivaram críticas públicas de ambos os lados.

O desgaste com Motta, porém, acabou momentaneamente contido graças ao Senado, onde Davi Alcolumbre (União-AP) designou um relator mais alinhado ao governo. Mas é justamente com Alcolumbre que Lula abriu uma nova frente de conflito. A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao STF contrariou o senador, que já havia sinalizado preferência por Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A escolha gerou incômodo, e aliados relatam que o clima azedou após o presidente oficializar a nomeação sem avisá-lo pessoalmente.

O ambiente deve ficar ainda mais tenso com a discussão do Orçamento de 2026, especialmente no embate sobre o pagamento das emendas parlamentares. O Congresso quer obrigar o governo a seguir um calendário; o Planalto tenta flexibilizar o formato. A disputa ganha relevância porque o STF, para onde Messias foi indicado, já atuou como árbitro em conflitos semelhantes — em alguns casos, seguindo orientações da própria AGU.

A combinação de rusgas com Motta e Alcolumbre coloca Lula numa posição delicada em um momento decisivo. Com as duas Casas pressionando em pautas sensíveis e a relação política mais instável, o governo deve enfrentar dificuldades adicionais nas negociações que se intensificam à medida que 2026 se aproxima.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Estou torcendo pela briga, já comprei a pipoca e fiz a reserva de uma poltrona na primeira fila.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após polêmica, chanceler alemão diz que quer redescobrir Belém em nova visita

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz (CDU), afirmou que pretende conhecer melhor Belém em sua próxima passagem pelo Brasil. A declaração foi dada durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Cúpula do G20. Merz disse que planeja explorar mais a capital paraense, após ter gerado controvérsia com comentários feitos durante a COP30.

No dia 13 de novembro, ao encerrar sua agenda na conferência, Merz afirmou que ele e sua equipe estavam “contentes” por deixar Belém e retornar à Alemanha, o que provocou reação imediata de Lula. O chanceler não pediu desculpas diretamente, alegando que suas palavras foram tiradas de contexto. No novo encontro, Lula chegou a recomendar restaurantes e danças tradicionais da cidade.

Em publicação no X, Merz afirmou que pretende aproveitar melhor a experiência na próxima visita. “Da próxima vez que estiver em Belém, vou explorar mais – dos passos de dança à gastronomia local e à floresta tropical. Espero fortalecer ainda mais nossa relação de parceria e amizade”, escreveu. Lula comentou que o político alemão “não conheceu a noite de Belém” e atribuiu o episódio a “falta de experiência política”.

O governo brasileiro confirmou que Lula viajará à Alemanha em abril de 2026 para participar da abertura da Hannover Messe, importante feira de tecnologia industrial. Merz também reiterou apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), ao qual a Alemanha anunciou aporte de 1 bilhão de euros.

Com informações do Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Será que até lá vão fazer os 80% que falta pra sanear Belém? Em caso negativo, vai continuar com o fedor a céu aberto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *