Judiciário

Reportagem destaca homem que ficou 2 anos preso por engano no lugar do irmão no RN: “jamais vou esquecer”

Foto: Emmily Virgílio

“Não era para ter deixado que eu passasse dois anos preso sem ter feito nada. O que eu passei eu jamais vou esquecer na minha vida”. A declaração é do agricultor Eldis Trajano da Silva, de 36 anos, que passou dois anos e três meses preso no lugar do irmão, Eudes Trajano da Silva. Eldis – com L – foi preso em 2017. O erro só foi corrigido no último dia 9 de dezembro, quando ele foi solto. A reportagem é destaque no portal G1-RN.

Segundo a advogada do agricultor, policiais o abordaram, perguntaram o nome dele e mandaram que ele entrasse no carro dizendo que o levariam para casa. Os policiais estavam atrás de Eudes, com “u” no início e “e” no final, irmão dele.

Quando passou da entrada da comunidade, Eldis relatou perceber que não estava sendo levado para casa. “E no momento desse cumprimento, em vez de levarem o Eudes com U, levaram Eldis com L”, disse Marilene Batista de Oliveira, advogada que defendeu o homem.

De acordo com Henrique Baltazar, juiz de Execuções Penais, Eldis foi preso no lugar do irmão em agosto de 2017. Segundo o magistrado, nesta época o sistema de identificação criminal não fazia exames de impressão digital, o que comprovaria que Eldis não era fugitivo. “Não havia nenhum outro tipo de sistema que pudesse confirmar que aquela pessoa era quem devia ser”, disse.

Para a advogada, a sensação é de espanto por não ter sido feito nenhum levantamento para identificar o detento. “Não consigo imaginar como alguém pode estar preso sem ter sua identificação, seja a civil ou criminal”, observou Marilene.

Leia todos os detalhes aqui em reportagem completa.

Opinião dos leitores

  1. Isso acontece por um fato estranho e até simples: Por não ser adotado no sistema prisional e criminal no Brasil um sistema informatizado de identificação dos criminosos e de digitais do povo.
    Em pleno mundo digital as polícias militar e civil não possuem um sistema único de registro de criminosos e procurados.
    Cada um tem seu sistema, cada estado e corporação policial tem sua base de informações e cada um trabalha isolado do outro. Então acontece esse tipo de barbaridade.
    Qual a razão desse isolamento? O que justifica não existir um sistema único em cada estado, integrado a uma base de informações de todo Brasil?
    Não tem justificativa plausível para isso, a não ser que o STF vá impedir um serviço desse alegando falta de recursos como fez para impedir a impressão do voto.
    MUDA BRASIL… Precisamos de segurança, ordem e progresso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

ENEM 2021: Gabarito oficial das provas já está disponível; confira

Foto: Igor do Vale / g1

Os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 — versões impressa e digital — estão disponíveis. O participante deve acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep aplicou o Enem 2021 em 21 e 28 de novembro.

Clique aqui e confira o gabarito 

O Instituto divulgou os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.

No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias.

Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos —, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.

Questão anulada

Uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada, o que não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Ministério da Educação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Transporte escolar para alunos do IFRN – Ipanguaçu está mantido pela Prefeitura do Assú

Foto: Reprodução / Prefeitura do Assú

O Prefeito Gustavo Soares, a vice-prefeita Fabielle Bezerra, Ivan Pinheiro e Cláudia Cezário (secretários de governo e educação) estiveram em uma reunião na qual foram apresentadas propostas de atendimento sobre o transporte escolar para os alunos do IFRN – Campus Ipanguaçu.

O transporte para o deslocamento dos estudantes está mantido, porém a Prefeitura está aguardando o processo licitatório para que tudo volte ao normal. Diante disso, a gestão municipal garantirá aos interessados que a frota própria do município estará transportando os discentes para o referido Campus até que todos os trâmites sejam resolvidos.

Esta é uma ação promovida pela Prefeitura do Assú que enfatiza que o acesso à educação é um direito básico e de todos. Os ônibus da frota municipal irão sair das proximidades da Escola Nair Fernandes (na rua da Caixa Econômica), nos horários de 7h15 e 13h15 para os alunos dos turnos matutino e vespertino; já para os discentes do noturno, o ponto de partida será na Praça do Sal (próximo ao escritório da COSERN).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta quarta-feira e a entrevista com Pedro Lopes, controlador-geral do Estado

Confira programa desta quarta-feira (1º). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Nesta edição, também houve entrevista com Pedro Lopes, controlador-geral do Estado. Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Líder religioso dos EUA que fazia campanha contra vacina morre de Covid-19

Foto: Reprodução / Day Star

O líder religioso norte-americano Marcus Lamb, que era fundador e diretor-executivo da rede de TV cristã Day Star, morreu de Covid-19. Ele fazia campanha contra a vacinação.

Lamb contraiu Covid19 há menos de um mês.

A família pediu para ser respeitada nesse momento de perda. O filho de Lamb, Jonathan, tornou-se o apresentador dos programas que eram do pai. Jonathan afirmou que a infecção foi um “ataque espiritual do inimigo” para “derrubar” seu pai.

A viúva entrou no ar pelo telefone em um dos programas e afirmou que a Covid-19 é como uma montanha russa, porque há melhoras e pioras. Antes da morte de seu marido, ela pediu para que as pessoas rezassem por ele.

A rede de TV da família veiculou horas de programas para atacar a vacina e as medidas de restrições para combater o coronavírus.

G1

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente chegou o dia dele, procuramos apenas uma desculpas para justificar a morte.
    Pois até vacinados estão morrendo.
    Que Deus o receba no Reino eterno e que conforte familiares e amigos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Concurso elege a vagina mais bonita do Brasil; saiba de quem é

Foto: Instagram / Reprodução

Uma competição inusitada atraiu curiosidade e interessadas de vários locais do país para disputar o posto de vagina mais bonita do Brasil. Promovido pela influenciadora, escritora de contos eróticos e modelo de conteúdos adultos Ana Otani, de Balneário Camboriú (SC), o concurso chegou ao fim no domingo (28/11) e teve como vencedora uma carioca chamada Maitê Sasdelli. As informações são do site gaúcho ND+.

A ganhadora chegou a pensar que não conseguiria participar do concurso, por não ter sido selecionada entre as primeiras 16 vagas. No entanto, uma participante desistiu e Maitê foi chamada. Ela agradou os assinantes de um site adulto de Ana Otani e recebeu 59,3% dos votos na final da competição.

O concurso teve início em 1º de novembro. As participantes, que se inscreveram pelo perfil de mentoria de Ana Otani no Instagram, foram apresentadas também por lá. Lá, ela também especificou as regras: os jurados foram os assinantes do site adulto que a influenciadora mantém, que manifestaram interesse em participar e receberam, diariamente, fotos da vagina das concorrentes “com o ângulo que o jurado escolher”.

Os assinantes foram divididos em grupos no Whatsapp, onde as fotos eram enviadas para análise. A cada dia as menos votadas eram eliminadas da competição. Na última quarta-feira (24/11), três participantes foram escolhidas como finalistas. Elas produziram um vídeo de 15 segundos que passaram por votação para uma delas ser campeã.

Por meio de um post, Ana anunciou a vitória de Maitê, na segunda-feira (29/11). “E finalmente conseguimos eleger a vagina mais bonita do Brasil. Você já viu a ppk dela? Realmente é muito linda”, escreveu.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. Aqui é o país das coisas inusitadas.
    Porcaria e o que não presta a gente vê no Brasil e na Globo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após Bolsonaro se filiar ao PL, Thammy Miranda anuncia saída do partido

Foto: Reprodução / Instagram

Após o presidente Jair Bolsonaro assinar sua filiação ao PL, o vereador de São Paulo Thammy Miranda anunciou que irá deixar a legenda, em um vídeo divulgado nesta terça-feira (30), em suas redes sociais.

O vereador, que foi o primeiro homem trans eleito para a Câmara Municipal de São Paulo, disse que não compartilha das mesmas ideias que Bolsonaro e que já sofreu ataques pessoas da família do presidente.

“Com a ida do presidente para o Partido Liberal, do qual faço parte, estou dando entrada na minha desfiliação. Eu vou sair do partido. A gente tem ideias diferentes, além de que já sofri ataques pessoais de membros da família do presidente, inclusive contra o meu filho, quando ainda era um recém-nascido”, diz o vereador.

IstoÉ

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ômicron já estava na Europa há quase duas semanas

Foto: TheDigitalArtist / Pixabay

A Holanda informou na 3ª feira (30.nov.2021) que a ômicron já estava presente no país em meados de novembro, antes do teste em massa de passageiros de 2 voos da África do Sul, na semana passada, que detectaram 14 casos da nova variante.

Em comunicado, o RIVM (sigla para Instituto Nacional de Saúde Pública) disse que duas amostras foram coletadas em 19 e 23 de novembro. “Ainda não está claro se essas pessoas também visitaram o sul da África”, afirmou o órgão.

O RIVM declarou que “examinará retroativamente amostras mais antigas de laboratórios que realizam rotineiramente o teste PCR” para rastrear a presença da cepa na Holanda.

A ômicron foi detectada pela África do Sul em 25 de novembro. No dia seguinte, a Holanda isolou 61 passageiros vindos do país africano, diagnosticados com covid-19. Destes, 14 estavam infectados com a nova variante do coronavírus.

A cepa foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como “variante de preocupação”, por sua maior transmissibilidade.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Essa variante vai espalhar agora no RN logo depois do carnatal… E a “gunvernadora” nada de “seguir a ciência” dessa vez né!?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homossexual é agredido em Natal enquanto trabalha e agressor diz que ‘bateria de novo em viado porque tem que botar é mulher para trabalhar’

Foto: Reprodução

Um homossexual foi covardemente agredido enquanto trabalhava na Cidade Alta, em Natal. A agressão foi registrada por uma câmera de segurança. A imagem mostra a vítima parada na calçada quando o agressor surge e desfere um soco no rosto do trabalhador.

O criminoso foi levado à delegacia e disse que bateu e que bateria de novo, pois “tem que botar mulher, não tem que botar ‘viado’ para trabalhar”.

Apesar da homofobia, o agressor foi liberado.

O trabalhador agredido sofreu ferimento no nariz, como a imagem mostra.

Com informações de Blog do Dina – por Dinarte Assunção

Opinião dos leitores

  1. Não tem coragem de se assumir, vai bater em quem assumi seu gênero e faz por onde ser respeitado pela dignidade do seu trabalho,mas esperar o que do momento que estávamos vivendo no Brasil.

  2. Depois que descobrimos quem era a “noivinha de Aristides” e que o único projeto que ele lutou para aprovar em 30 anos de Congresso foi para acabar com o crime de pederastia nas forças armadas (PROJETO DE LEI N.º 2.773-A, DE 2000), ninguém mais pode tratar um homossexual com preconceito ou violência …

  3. É uma pena que pessoas ainda pensem assim, num mundo tão dificil, numa sociedade tão injusta em que uma mulher trans consegue se iserir no mercado de trabalho, um miseravel desse agir assim.

  4. No mínimo deve ser um homossexual que ainda não saiu do armário por isso essa revolta todinha

  5. Falta de respeito com o ser humano, tem todo direito de trabalhar. Justiça seja feita, agora a esquerda vai aproveitar pra fazer barulho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

FOTOS: Motoristas de ônibus paralisam serviço de transporte público durante protesto no centro de Natal

Fotos: Reprodução / G1 RN

Motoristas do transporte público de Natal paralisaram várias linhas de ônibus da capital pouco antes das 12h desta quarta-feira (1º). O ato ocorre em frente à sede do sindicato da categoria, próximo ao viaduto do Baldo, na Zona Leste da cidade.

De acordo com a diretoria do Sintro, os trabalhadores devem seguir até a sede prefeitura de Natal.

A Secretaria de Mobilidade Urbana afirmou que o trânsito está lento na região e recomendou que pessoas que passam pelo local busquem rotas alternativas.

Segundo Harley Davidson Andrade, diretor do Sintro, a manifestação ocorre por causa da falta de acordo com as empresas para reajuste dos salários. De acordo com a categoria, os profissionais não tiveram reajuste em 2020, nem em 2021.

“Na última audiência na Justiça do Trabalho apresentaram uma tabela solicitada pelo juiz, mas que não condiz com a realidade”, afirmou o diretor. “Queremos ser ouvidos pelo prefeito, sobre esse assunto”, disse.

Até a publicação desta matéria, o protesto ainda estava em andamento na avenida Rio Branco.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 01 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 102

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (1º). São 382.003 casos totalizados. Na terça (30) eram contabilizados 381.703, ou seja, 300 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 102 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.499 no total. Um (01) óbito foi registrado nas últimas 24 horas (Areia Branca). Na terça (30) eram 7.496 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.364.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 188.074 e descartados são 790.514. Em acompanhamento, são 114.023.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *