O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) emitiu uma nota nesta segunda-feira (30) negando as irregularidades apresentadas pela reportagem do jornal Folha de São Paulo e amplamente divulgadas na imprensa potiguar, inclusive neste blog, acerca dos repasses de equipamentos feitos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o texto do jornal paulista, foram R$ 6,4 milhões em doações do CNJ a diversos tribunais do Brasil, dos quais, segundo relatório do Conselho, as cortes estaduais não sabem informar o paradeiro de 5.426 equipamentos, entre computadores, notebooks, impressoras e estabilizadores. Entre os tribunais citados na matéria, está a do RN.
Na nota, o TJRN rebateu a informação e disse que não existem equipamentos desaparecidos. De acordo com a nota, existe um percentual inferior a 10% de equipamentos que não tem a localização exata definida ou que faltam apenas o registro. Esse percentual, ressalta a nota, é a exigência do próprio CNJ.
Confira nota na íntegra
“Em relação à notícia de não localização de bens doados pelo CNJ, a Secretaria de Informática informa que a Presidência havia designado Comissão Especial para localização de todos os bens que se encontram nesta situação e que tal Comissão, que trabalha há mais de 01 (um) ano, já localizou a grande maioria dos bens, de forma inclusive a permanecerem pendente de localização equipamentos de informática em percentual inferior aos 10% exigidos pelo CNJ, de tal forma que não mais deveria estar o RN entre os Estados com doações suspensas. Ocorre que o CNJ exige, para maior segurança, que os trabalhos da Comissão sejam confirmados pelo Controle Interno do TJRN, o que já está sendo feito mais ainda não foi concluído, principalmente todas as comarcas do Estado. De qualquer forma não há registro de bens desaparecidos mas apenas de um percentual pequeno de bens cuja localização exata ainda não foi identificada e registrada”.
Que português pífio… ("mais" em vez de "mas", omissões de preposição "em")
Que Controle Interno atrasado… (dois anos para emitir um relatório)
Que Secretaria de Informática bagunçada (ganha equipamentos do CNJ e os deixa perdidos por aí)…
(" confirmados pelo Controle Interno do TJRN, o que já está sendo feito mais ainda não foi concluído")
O governo dos Estados Unidos e Israel classificaram como inaceitáveis as exigências feitas pelo Hamas em resposta à proposta de cessar-fogo apresentada por Washington e aprovada por Tel Aviv.
O plano prevê uma trégua inicial de 60 dias, durante a qual 10 reféns vivos e 18 mortos seriam libertados pelo grupo palestino, em troca de 125 prisioneiros condenados à prisão perpétua e 1.111 detidos desde o início da guerra.
Em publicação na rede social X, o enviado especial dos EUA ao Oriente Médio, Steve Witkoff, afirmou que a resposta do Hamas “só nos leva para trás”.
Witkoff também disse que o grupo deveria aceitar a proposta como base para negociações que poderiam começar imediatamente. “A resposta foi totalmente inaceitável”, afirmou.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reforçou que o Hamas segue rejeitando a proposta e que, diante disso, Israel continuará com sua ofensiva na Faixa de Gaza.
O ministro das Relações Exteriores israelense, Gideon Saar, também responsabilizou o grupo pela continuidade do conflito ao se recusar a libertar reféns e se desarmar.
Do lado palestino, o Hamas nega ter rejeitado o plano. Um alto funcionário do grupo afirmou à agência Reuters que a resposta foi positiva e buscava apenas adicionar três emendas:
Garantias de que as negociações para um cessar-fogo permanente prosseguirão;
Os combates não serão retomados após os 60 dias de trégua;
As Forças de Defesa de Israel recuem para as posições que ocupavam em 2 de março deste ano.
Além disso, o grupo defende que a ajuda humanitária seja feita exclusivamente por meio da ONU.
Para o Hamas, a proposta atual — apesar de apoiada por Washington e aceita por Israel — não contempla sua principal demanda: o fim definitivo da guerra e da ocupação.
Bassem Naim, integrante do gabinete político do grupo, declarou que o documento “perpetua a ocupação e continua a matança e a fome”.
O plano apresentado pelos EUA não garante o fim permanente do conflito, apenas afirma que o presidente Donald Trump está comprometido em manter as negociações “de boa-fé” até a conclusão de um acordo.
A ajuda humanitária, por sua vez, entraria em Gaza imediatamente após o início da trégua e seria distribuída por canais previamente acordados, como as Nações Unidas e o Crescente Vermelho.
Enquanto as conversas seguem, o impasse sobre as exigências do Hamas ameaça travar os esforços de mediação liderados por EUA, Egito e Catar.
A Justiça e a advocacia potiguar perderam, na manhã deste domingo (1), uma de suas mais ilustres representantes: a ex-juíza e advogada Maria Suzete Monte de Hollanda Diógenes faleceu aos 62 anos, vítima de complicações hematológicas. Ela estava em São Paulo para uma viagem em comemoração aos seus 40 anos de casamento com Gutemberg Rego Diógenes.
Nascida no dia 17 de abril de 1963, Maria Suzete construiu uma trajetória sólida e dedicada no serviço público e na área jurídica. Atuou primeiramente como engenheira civil, ingressando posteriormente na magistratura. Serviu como juíza titular do Trabalho nas comarcas de Assu e Ceará-Mirim, deixando relevante legado decorrente de seus 30 anos frente à Justiça do Trabalho potiguar. Incansável na sua busca pelo conhecimento, formou-se também no curso de Arquitetura e Urbanismo.
Recentemente, havia retornado à advocacia nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN), cargo que exerceu com o mesmo comprometimento, ética e respeito que marcaram toda a sua vida profissional.
Maria Suzete Monte de Hollanda Diógenes deixa o esposo, Gutemberg Rego Diógenes, os três filhos João Victor, Dirceu e Marina, além dos netos que tanto estimava: Maria Teresa, Joaquim e Julia a quem deixamos nossos sentimentos.
Informações detalhadas sobre velório e sepultamento aguardam trâmites burocráticos e o traslado do corpo para Natal.
FEIJOADA
Ingredientes:
100g de carne de charque cortada
100g de carne de sol em cubos
100g de mocotó
1 linguiça calabresa
50g de bacon em cubos
1 paio
500g de feijão preto
1 cebola roxa picada
4 dentes de alho picado
3 folhas de louro
6 pimentas de cheiro picada
½ pimentão verde picado
Pimenta do reino com cominho a gosto
Sal a gosto.
50ml de óleo
1 ½ de água
3 folhas de louro
Modo de preparo:
Dessalgue as carnes trocando várias vezes a água. Reserve!
Corte a calabresa e o paio em rodelas
Aqueça bem a panela de pressão, coloque o óleo e, em seguida, o bacon. Deixe refogar por 3 minutos.
Acrescente o charque, a costela suína, a carne de sol, a linguiça calabresa e o paio em rodelas. Misture bem!
Acrescente a cebola, as folhas de louro, o alho, a pimenta de cheiro, a pimenta do reino, o pimentão e refogue por 5 minutos.
Coloque o feijão e refogue por mais 5 minutos.
Acrescente a água, feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 20 minutos.
Após retirar a pressão, abra a panela e verifique o sal, se necessário coloque sal. Deixe ferver por mais 5 minutos, com a tampa aberta, e sirva em seguida. Acompanha arroz, couve, laranja e farofa.
Tempo de preparo: 3h
Tempo de cozimento: 40 min
DICA RÁPIDA
OSSO DO PATINHO
Ingredientes:
1 osso do patinho inteiro
1 tomate picado
1 cebola picada
½ pimentão verde picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Cominho a gosto
2 colheres de sopa de colorau
1L de água
Modo de preparo:
Coloque o osso do patinho na panela de pressão aquecida.
Acrescente a cebola, o pimentão, o tomate, o sal, a pimenta do reino, o cominho e misture bem. Deixe refogar por 2 minutos.
Coloque a água, feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos, até que esteja bem macio as cartilagens soltando do osso.
Sirva em seguida.
Se gostar, pode cozinhar o feijão junto com o osso do patinho. Colocar o feijão após 25 min de cozimento.
Sirva em seguida!
Tempo de preparo: 5 min
Tempo de cozimento: 40 min
DICA RÁPIDA
Buchada de galinha
Porção de receita unitária, 3 buchadas.
Proporção para 2 receitas
Ingredientes:
6 peles do pescoço da galinha ou frango
400gr de coração de frango
400 gramas de moela
200 gramas de fígado de frango
1/2 limão Taiti
Sal, Pimenta do reino e Páprica picante a gosto
2 cebolas grandes
3 pimentas de cheiro
1 pimentão
3 tomates
3 dentes grandes de alho
50 ml de azeite ou manteiga da terra
Modo de preparo:
Corte os miúdos do frango picadinhos e tempere com sal, pimenta do reino, páprica picante e meio limão.
Costure com linha média a base mais grossa das peles do pescoço.
coloque o recheio dos miúdos, compactando bem para a pele ficar esticadinha.
Costurar a outra abertura para fechamento completo.
Numa panela refogue a cebola, O alho, o pimentão, a pimenta de cheiro e os tomates com azeite/manteiga da terra, até murcharem, tempere com sal e Pimenta do Reino.
Coloque as buchadinhas sobre essa cama de vegetais refogados e complete com água até a metade das buchadas.
Tampe a panela e cozinhe por 35 minutos, virando as buchadas de 10 em 10 minutos.
Acrescente água se precisar até o final do processo.
Sirva com uma farofa e um limãozinho.
Tempo de preparo: 30 min
Tempo de cozimento: 35 min
A jovem tenista potiguar Victoria Barros, 25ª do mundo do ranking da ITF, estreou com triunfo, neste domingo, em Roland Garros, o Grand Slam do saibro, disputado em Paris, na França.
Barros superou a francesa Eleejah Inisan, 77ª colocada, por 2 sets a 1 com parciais de 6-3, 5-7 e 6-2 após 2h07min de duração na quadra 4 do complexo francês.
Foto: reprodução
Na segunda rodada, a atleta que treina na academia de Patrick Mouratoglou, técnico da Serena Williams por dez anos, enfrenta a tcheca Jana Kovackova, sétima favorita e 12ª do mundo, ou a ucraniana Yelyzaveta Kotliar, 181ª.
O STF (Supremo Tribunal Federal) vai retomar na quarta-feira (4) o julgamento de duas ações que vão definir se plataformas digitais podem ser responsabilizadas por conteúdos que os usuários publicam.
A Corte analisa a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que diz que as plataformas só são obrigadas a retirar conteúdos considerados ilegais se houver uma ordem da Justiça, com algumas exceções.
Além desse julgamento, os ministros analisam a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de internet pelo conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial.
O caso será retomado após o ministro André Mendonça devolver as ações para julgamento — no fim de 2024, ele tinha pedido vista (mais tempo para analisar).
Antes disso, três ministros tinham votado. O relator de uma das ações, Luiz Fux, defendeu que as plataformas podem, sim, ser responsabilizadas sem precisar esperar uma decisão judicial, em algumas situações.
Segundo ele, se as plataformas sabem que um conteúdo é criminoso por ser obviamente ilegal, elas têm a obrigação de remover esse conteúdo imediatamente. Se não fizerem, podem ser processadas e pagar indenização. O ministro considerou como conteúdos obviamente ilegais postagens que envolvem:
Discurso de ódio;
Racismo;
Pedofilia;
Incitação à violência;
Defesa de golpe de Estado ou de acabar com a democracia.
Nessas situações, Fux entende que as plataformas têm que ter um monitoramento ativo, ou seja, precisam acompanhar e agir rapidamente para evitar esse tipo de conteúdo.
Segundo o voto do ministro, quando se trata de ofensas contra uma pessoa, como ataques à honra, imagem ou privacidade, a plataforma só é obrigada a agir se for avisada previamente pela vítima.
Os Correios abriram uma licitação para contratar 4 carros de luxo para ficarem à disposição de diretores. O período de vigência do contrato será de 30 dias. Inclui, além dos automóveis, combustível e um motorista.
De acordo com a revista Veja, o valor da contratação está em sigilo. Documento dos Correios mostra, no entanto, as especificações mínimas dos veículos desejados:
preferencialmente pretos;
devem ser novos ou seminovos, com até 3 anos ou 120 mil km;
a combustão ou híbrido;
com, no mínimo, 150 cavalos de potência;
porta-malas com 300 litros de capacidade.
Seria 1 utilitário esportivo grande que ficará à disposição do “executivo I” e 3 sedãs médios para “executivos II”.
Prejuízo bilionário
Os Correios divulgaram em 9 de maio que registraram um prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024.
Na sexta-feira (30), o Banco Central informou que as estatais federais têm deficit de R$ 2,69 bilhões no 1º quadrimestre de 2025. Já as estaduais tiveram um superavit de R$ 573 milhões de janeiro a abril.
Imoral!
As encomendas estão atrazando por paralisação das transportadoras, eles alegam que não estão recebendo dos correios.
Aí saí uma lorota dessas, é imoral.
Esse desgoverno quer ferrar os brasileiros todos.
Faz o L, cambada de burros, falta de aviso não foi.
A 26ª edição da Marcha para Jesus foi um grande sucesso. Com a realização da Prefeitura de Parnamirim, em parceria com o Grupo Evangélico Atalaia, a noite reuniu o maior público da história do evento.
Esse ano a Marcha contou com shows como os de Alice Maciel, Maria Marçal, Banda Via Sete, Banda Casa do Amor e Banda Igreja Verbo da Vida, entre outras atrações.
“Preparamos uma grande programação e colocamos toda a estrutura da Prefeitura à disposição para realizarmos a maior Marcha para Jesus da história da cidade, garantindo todo conforto, segurança e tranquilidade para os participantes. Foi um lindo momento de louvor e adoração, com a presença numerosa de milhares de famílias parnamirinenses”, comemorou a prefeita Nilda Cruz.
O São João de Natal 2025 começou em grande estilo na noite deste sábado (31), na Zona Norte da capital potiguar. Uma multidão estimada em quase 100 mil pessoas lotou as ruas da Redinha para acompanhar o trio elétrico de Bell Marques, um dos nomes mais aguardados da programação junina. O pico da presença de público ocorreu na metade do show de Bell.
A Avenida da Alegria foi palco de uma verdadeira explosão de cores, ritmos e animação. O vídeo registrado no local impressiona: um mar de gente segue Bell em clima de festa, mostrando a força popular do evento e o envolvimento da população com o ciclo junino.
Com o trio elétrico arrastando milhares, a prefeitura deu o pontapé inicial na programação oficial do São João, que promete movimentar toda a cidade nas próximas semanas.
Além de Bell Marques, a noite contou ainda com apresentações de Capilé e Márcia Fellipe, artistas que aonde passam arrastam multidões.
Comentários elogiando a organização do evento eram gerais. Tudo ocorrido dentro do programado, encerrando por volta da meia-noite.
O evento é parte do esforço da gestão municipal em descentralizar a festa e levar entretenimento de qualidade para todas as regiões da cidade. A largada, pelo visto, foi um sucesso retumbante.
E a abertura do São João em Olho D’água dos Borges, com a presença dos petistas, flopou. Aonde o PT chega, a desgraça vem junto. O Olho D’água ficou contaminado. Pobre município.
O povo besta vcs já sabem se for do lado dos petralhas não dá em nada e pronto.
Vc só pode ser um gado mesmo.
Foi o senador Paulo Paim do PT que conduziu a CPI da Previdência 2018 cujo resultado já mostrava má gestão, desvios, roubalheira. O que o Congresso fez com o resultado? Nada. Poderia ter impedido os descontos indevidos. Mas, essa CPI escancarou a vulnerabilidade e dificuldade de fiscalização de fraude do INSS – deve ter parlamentar que se aproveitou disso, pois a fraude começou a escalar em 2019, um ano depois da CPI – não creio que seja só coincidência.
O macete é esse: leva pro STF que não dá em nada para os vagabundos de esquerda.
Engraçado é ver você santificando golpistas, escravistas, milicianos, militares defensores de torturadores, tarado de crianças venezuelanas e ladrona de jóias!!!
Quero so ver se não vira pizza…duvido que alguém vá pra cadeia
Desde 2014, o governo federal gastou cerca de R$ 3,5 bilhões em viagens para servidores sob sigilo. Ao todo, uma em cada oito viagens realizadas em pouco mais de dez anos tiveram o nome do profissional público ocultado.
Informações sobre o motivo e destino da viagem, além de cargo e função do servidor, também estão sob sigilo –parte delas há mais de uma década.
A cifra de R$ 3,5 bilhões abrange gastos com passagens e diárias, que incluem hospedagem, alimentação e deslocamento, em valores que são depositados diretamente na conta do profissional. O custo das diárias é determinado por decreto e o servidor não precisa apresentar nota fiscal para comprovar as despesas.
Em pouco mais de dez anos, foram quase R$ 2,8 bilhões gastos em diárias para profissionais não identificados, cifra que representa 20% da despesa do governo com hospedagens nesse período. Os valores foram atualizados pela inflação.
Já os gastos só com passagens com dados sigilosos tiveram um custo de R$ 712 milhões, o equivalente a 10% do total.
Na comparação entre governos, o patamar mais alto de sigilos foi registrado durante a presidência de Jair Bolsonaro (PL), que ocultou 16% dos nomes dos servidores em viagens. A gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se aproximado dessa cifra –até abril deste ano, os nomes estavam ocultos em 15% das diárias e passagens.
No governo de Dilma Rousseff, 12% das viagens tinham nomes sob sigilo, percentual que teve uma ligeira queda para 11% na presidência de Michel Temer.
A Folha analisou informações de viagens de servidores registradas no Portal da Transparência de 2014 até abril de 2025. Foram consideradas apenas viagens que constavam como realizadas.
Em nota conjunta, a CGU (Controladoria-Geral da União) e o MGI (Ministério da Gestão e Inovação) afirmam que os órgãos que emitem a passagem também classificam a viagem como sigilosa e determinam o período em que a informação será ocultada. O recurso só pode ser utilizado mediante justificativa legal, seguindo as hipóteses previstas na Lei de Acesso à Informação.
Além dos nomes, o sigilo também foi usado para ocultar os cargos dos servidores e os destinos das viagens. Na gestão Lula, 15% desses dados são sigilosos, percentual um pouco abaixo do da gestão de Bolsonaro, de quase 16%.
Em viagens, o sigilo é aplicável para esconder informações que possam comprometer a integridade de operações ou missões de governo. Por isso, há um número amplo de diárias e passagens com dados sigilosos em instituições de segurança e na Presidência da República.
A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal são os órgãos com mais nomes sob sigilo, com 620 mil e 400 mil, respectivamente. Em terceiro lugar, estão as viagens solicitadas por órgãos cujos nomes não foram divulgados.
No governo Lula, mais de 2.000 viagens sigilosas foram solicitadas pela Presidência da República, o que representa 66% do total ocultado por esse órgão em todas as gestões e mais que a metade em relação a de Bolsonaro. Com esses trajetos da Presidência na gestão Lula, foram gastos R$ 4,8 milhões em passagens e diárias.
Em nota, a Presidência da República afirma que informações que podem comprometer a segurança do presidente são colocadas como reservadas, seguindo grau de sigilo pelo Gabinete de Segurança Institucional. É o caso da comitiva de apoio técnico, cujos dados ficam ocultados.
Os dados só podem ser ocultados por um período limitado, que varia de acordo com o grau de classificação: cinco anos para informações reservadas, dez anos para as secretas e 25 anos para as ultrassecretas. Este último pode ser decretado somente por autoridades de alto escalão, como o presidente da República e o vice, além de ministros de Estado e chefes das Forças Armadas.
Segundo Marina Atoji, diretora de programas na Transparência Brasil, é raro que as informações de diárias e passagens precisem estar sob sigilo por mais de cinco anos. Divulgar os dados depois desse período não deve comprometer nem mesmo investigações que ainda estão em andamento, de acordo com Atoji.
A Folha verificou que há mais de 4.000 viagens das gestões de Dilma e Temer com alguma informação sob sigilo. O quadro sugere que os dados podem estar sendo protegidos por mais tempo que o recomendado e que o prazo máximo para divulgação não está sendo respeitado.
“Ficamos muito tempo sem saber como estão sendo gastos recursos para viagens, sem saber se os deslocamentos revelam algum tipo de relação não republicana entre um agente público e um privado. Há um prejuízo no controle social, que pode evitar ou postergar em muito tempo a descoberta de casos de mau uso desses recursos”, afirma Atoji.
Em nota, a PRF afirma que a natureza policial das atividades desenvolvidas da instituição exige tratamento reservado para informações sensíveis, incluindo deslocamentos dos agentes. A instituição afirma que a publicidade das viagens pode ocorrer antes do previsto em lei, a depender do grau de sigilosidade do caso.
Já a PF diz, em nota, que divulgar dados da mobilização pode comprometer a capacidade operacional e investigativa da instituição, e que não há prazo de sigilo definido nesses casos devido à natureza sensível da informação. Segundo a instituição, a exposição de informação individual aumenta a vulnerabilidade dos policiais.
Será que foi isso mesmo ou isso é matéria pra tentar ofuscar (colocar uma cortina de fumaça) nas investigações e divulgação do roubo realizado contra o velhinhos do INSS? Vamos manter o foco e comprar cadeia para Frei Chico (irmão de Lula) e seus respectivos comparsas.
Que português pífio… ("mais" em vez de "mas", omissões de preposição "em")
Que Controle Interno atrasado… (dois anos para emitir um relatório)
Que Secretaria de Informática bagunçada (ganha equipamentos do CNJ e os deixa perdidos por aí)…
(" confirmados pelo Controle Interno do TJRN, o que já está sendo feito mais ainda não foi concluído")