O portal Mossoró Hoje destacou nesse fim de semana que os vereadores do município de Patu, no Oeste potiguar, aprovaram por 5 x 1, na última quarta-feira(24), um aumento para eles próprios e dobraram o valor do salário do prefeito e seu vice nos próximos quatro anos.
Segundo a reportagem, esse tipo está previsto na Constituição Federal e não ocorre em Patu desde 2012. Entretanto, considerando a queda brusca na arrecadação, a necessidade extrema de recursos para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, o aumento não acontece em bons olhos no município.
Se eles reajustaram seus próprios vencimentos e dobraram o do prefeito é porque a população deu carta branca prá isso. Esse ano tem eleições municipais e com certeza muitos desses vereadores irão se reeleger.
Tudo culpa da Constituição de 1988, que criou uma casta de marajás inúteis, que vivem às custas dos pagadores de impostos. Antes dessa constituição ridícula, os vereadores eram remunerados apenas em cidades acima de 200 mil habitantes.
Analisando agora o PIB na Wikipédia desse município de Patu o seu PIB segundo fontes do IBGE de 2011 o PIB agropecuario patuense seria de apenas 3 milhões de reais e do PIB industrial de somente 5 milhões de reais,com absoluta certeza esse seria o PIB dessa cidade de Patu totalizando 8 milhões de reais,esse seria do seu PIB total Real daquele ano de 2011 só daria mesmo para pagar os 12 salários anuais desse prefeito,vice prefeito e desses vereadores e sobraria pouca receita orçamentária para pagar os comissários e efetivos sem entrar nessa conta com o chamado (FPM)fundo de fundo de participação dos municípios e de convênios para obras e também das aposentadorias e pensões do fundo rural do INSS isso sim faz com que dinamize todo o setor terciário;comércio e serviços só com dinheiro do setor público de transferência e repasse da União federal movimentem cerca de 58 milhões que fazem girar e movimentar todo esse setor terciário;comercial e de serviços.somando todos os três setores:primário,secundário e terciário do PIB total 66 milhões.
Sem duvida sem a transferência e repasse do Federal que totaliza 58 milhões de reais, o PIB Real total do município de Patu seria de somente ou apenas de 8 milhões de reais juntando toda a produção agropecuária e da indústria local,esse seria número real sem os repasses,transferências e convênios do poder da União federal sem essa contribuição de Brasília,mal daria pagar pagar os 12 salários anuais desse prefeito,vice prefeito e o restante de servidores efetivos e comissionados desses vereadores do município de Patu.
Mesmo se esse município tivesse uma alta carga fiscal de 50%do PIB Esse município de Patu passaria por grandes dificuldades e problemas permanente para Manutenção da máquina pública para pagar salário do prefeito,vice prefeito,secretários,funcionários públicos municipais efetivos e outros comissionados da prefeitura e Câmara desse município,com orçamento de 4 milhões com essa carga fiscais de impostos e tributação e que equivale por exemplo a 50% com O PIB bruto de 8 milhões do município,o setor terciário de comércio e prestação de serviços praticamente passaria por uma terrível depressão econômica e todo esse município e sua estrutura social e econômica seria um grande desastre um pesadelo,se transformaria de fato num absoluto caos social e econômico sem o FPM,os convênios federais para obras e das aposentadorias e pensões do fundo rural do INSS,estaria formado por exemplo nesse município de Patu um terrível e monstruoso caos social e econômico sem a manutenção desse município pelo governo Federal,esses gestores públicos municipais que ainda reclamam de barriga cheia da falta de recursos oriundos do poder central se não fosse o poder da União Federal(Brasília),esse município de Patu e a maioria dos municípios do estado do RN inevitavelmente haveria a existência de um absoluto caos social e econômico em mais de 140 municípios desse estado de um total de 167 municipios/cidades com autonomia política e administrativa.
aumento de salário é uma previsão legitima para o servidor, o que não é legitimo é o chefe do executivo , o guardião do bem estar da comunidade aumentar pra si seu salário em 100% em detrimento de todos os outros funcionários públicos e em detrimento da dor que o mundo vive . No momento que age assim toma decisão narcisista, desmoraliza o trabalho de outros agentes mais importante que ele já que seu cargo é público e ainda desmoraliza a justiça por usa la pra embasar sua decisão em benefício próprio. O mundo passa por transformações profundas e decisões desse tipo expõe a podridão de quem só existe pra si mesmo e a sociedade é simplesmente um meio para manter a imagem que ele enxerga no espelho. Triste .
Um absurdo, perante tudo que estamos passando, com essa doença covid 19, e que a economia local despenca, Patu está amargando os piores momentos com tanta falta de empatia dos seus governantes, o momento é de ajudar os patuenses, elevar nossa economia local, ajudando os comerciantes sobreviver, o aumento era digno para quem está na linha de frente dessa pandemia os servidores da saúde, garis, motoristas de ambulâncias etc. Um absurdo ter que presenciar tamanha falta de amor pela população.
Acho interessante que o servidor publico é o culpado pelas mazelas do Brasil. O ministério da economia nos trata como seres desprezíveis. Esquecem que estudamos digo firam 5 anos de faculdade 2 de especialização e dois de mestrado Estudamos muito para o concurso
O apresentador Marcos Mion visitou o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, e compartilhou o momento nas redes sociais. Nas fotos publicadas em seu perfil, ele aparece impressionado com a grandiosidade do monumento e registra a passagem pelo local, que é um dos principais pontos turísticos e religiosos do Rio Grande do Norte.
Mion afirmou na legenda:
Santa Rita de Cássia! 🙏🏻 O MAIOR MONUMENTO CATÓLICO DO MUNDO! QUEM JÁ VISITOU?!! Fica em Santa Cruz, aqui no RN!
O tomógrafo utilizado no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade de atendimento do Rio Grande do Norte, voltou a quebrar nesta quinta-feira (27). Esta é a quarta vez que o equipamento apresenta problemas em um intervalo de três.
De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), a unidade aguarda a equipe da empresa responsável pela manutenção do equipamento. Com isso, o fluxo de atendimento é desviado para outros hospitais da rede, como foi feito das outras vezes.
Em novembro, a pasta anunciou a compra e o aluguel de dois tomógrafos para substituir os atuais na unidade.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Estado (Sesap), o novo tomógrafo adquirido custou um valor superior a R$ 2.9 milhões. A pasta estima um prazo entre 90 e 120 dias para que este esteja no hospital, considerando o fim do processo de compra.
Já o segundo terá um custo mensal de R$ 75 mil e deverá chegar a unidade em até 30 dias. As aquisições foram realizadas através da adesão a ata de registro de preço, modalidade de licitação conhecida como carona.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (27), uma operação contra uma rede dedicada à produção, fracionamento e venda ilegal de Mounjaro, princípio ativo usado em medicamentos injetáveis para tratamento de diabetes e obesidade. A informação é do Metrópoles.
São cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em clínicas, laboratórios, estabelecimentos comerciais e residências ligadas aos investigados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
A investigação identificou que o grupo mantinha estrutura de fabricação em condições incompatíveis com padrões sanitários, realizando envase, rotulagem e distribuição do produto de forma irregular. Foram encontrados indícios de produção em série em escala industrial, prática não permitida pela lei.
A apuração também revelou a venda do material por meio de plataformas digitais, “sem controles mínimos de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, elevando o risco sanitário ao consumidor”, segundo a PF. Além disso, estratégias de marketing digital induziam o público a acreditar que a produção rotineira da tirzepatida, nome científico do remédio, seria permitida.
A operação conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Vigilâncias Sanitárias dos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o vereador de Balneário Camboriú (SC) Jair Renan (PL-SC), filho do ex-presidente, foram à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília, nesta 5ª feira (27.nov.2025) para visitar Jair Bolsonaro (PL). Michelle chegou às 9h24, Jair Renan, um pouco mais cedo, às 9h13. Cada um tem 30 minutos a sós com o ex-chefe do Executivo.
Michelle afirmou em seu perfil no Instagram que, enquanto esperava Jair Renan, “descansava em Deus” e que esteve com Bolsonaro por 30 minutos, sendo que na primeira visita teve 2 horas de visita. “São dias difíceis, mas o meu coração permanece em paz, porque o Senhor continua no controle de tudo”, escreveu.
Bolsonaro começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão na 3ª feira (25.nov), após o STF declarar o trânsito em julgado da condenação —o que encerra a possibilidade de novos recursos. Ele já estava detido desde 22 de novembro, quando teve a prisão preventiva decretada por Moraes depois de tentar violar a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda.
A Câmara Municipal de Natal oficializou, nesta quinta-feira (27), a criação da Comissão Especial Processante que será responsável por conduzir o novo processo de cassação contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). A comissão será formada por Samanda Alves (PT), como presidente, Daniel Rendall (Republicanos), como relator, e Tárcio de Eudiane (União Brasil), como membro.
De acordo com o ato que institituiu a criação da comissão, o colegiado seguirá o rito previsto no Decreto-Lei 201/1967, o mesmo que disciplinou o processo anterior, arquivado por decurso de prazo. Na quarta-feira (26), o plenário aprovou, por 19 votos a 6, a abertura de nova denúncia — sob a mesma alegação de uso irregular de emendas parlamentares.
A presidência definiu que a comissão observe “fielmente os prazos, garantias processuais, constitucionais e demais procedimentos” previstos no Decreto-Lei 201/1967 — incluindo notificação da denunciada, instrução, elaboração de parecer e realização da sessão de julgamento. O novo colegiado terá até 90 dias para concluir os trabalhos.
A nova denúncia, apresentada pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil), acusa Brisa Bracchi de utilizar recursos de emenda parlamentar em um evento político-partidário, o “Rolé Vermelho”, que teria celebrado a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. A análise do mérito caberá exclusivamente à Comissão.
A abertura do processo ocorreu no mesmo dia em que o plenário rejeitou, por 21 votos a cinco, pedido de Brisa para instaurar um processo de cassação contra o próprio Matheus Faustino, após ele levantar suspeitas sobre eventuais “vendas de sentenças” relacionadas ao arquivamento da denúncia anterior.
Já em clima de fim de ano, a tradicional Árvore de Natal de Mirassol, um dos maiores símbolos natalinos do Brasil, será acesa nesta sexta-feira (28), a partir das 18h. Com 110 metros de altura, o monumento é um cartão-postal da capital potiguar e volta este ano com estrutura modernizada e maior capacidade luminosa, de acordo com a Prefeitura do Natal.
A cerimônia de acendimento contará com a participação do prefeito Paulinho Freire e do secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Felipe Alves, marcando a abertura do espaço que movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes.
A Semsur detalhou que a árvore terá um aumento de 20% na capacidade luminosa nesta edição. Agora, são 28.800 luminárias digitais com acendimento endereçado, capazes de projetar cores, formas, letras e frases. A praça também recebeu novos elementos decorativos temáticos, distribuídos para tornar o cenário ainda mais atrativo.
Outra novidade é o novo pavilhão da Praça da Árvore. A estrutura foi projetada pela equipe técnica da Semsur e apresenta conceito arquitetônico com formas orgânicas e duas estruturas sobrepostas, conferindo identidade visual renovada ao espaço. Com 584 m² de área coberta e quatro meses de execução, o pavilhão reúne cobogós decorativos em concreto, elementos em madeira, paisagismo integrado, novos bancos com tecnologia que reduz a absorção de calor, além de lixeiras, floreiras e balizadores com design atualizado.
Natal volta a respirar os aromas e sabores da culinária potiguar neste fim de semana com mais uma edição do Festival Sabores D’Praia, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Largo do Atheneu, com entrada gratuita todos os dias a partir das 15h. O evento, já consolidado como uma das principais celebrações gastronômicas do estado, reúne restaurantes, chefs, produtores e especialistas que fortalecem a identidade potiguar e convidam o público a viver uma experiência completa de gastronomia, cultura e lazer.
Mais do que uma feira gastronômica, o Sabores D’Praia reafirma seu papel como plataforma de valorização regional, apresentando operações como Meu Barraco Boteco Bistro, Rocco Pizza Bar, Restaurante Navarro, Tabu e o recém-incorporado projeto Smoke Squad, assinado pelo chef Marcos Nery, que chega ao festival com sua identidade gastronômica marcada pelo fogo, pelas técnicas de defumação e pela valorização de ingredientes locais. Ao longo dos dois dias, o público poderá degustar pratos exclusivos, acompanhar aulas ao vivo, vivenciar experiências guiadas, curtir atrações musicais e aproveitar o clima aconchegante que transforma o Largo do Atheneu em um verdadeiro ponto de encontro da cidade.
No sábado, dia 29, a programação da Cozinha Show começa às 15h com o chef Marcos Nery, que ensinará o preparo da sua tainha frita recheada com farofa de camarão rosa, servida com ovas de curimã e vinagrete de ostra com caju, prato que exalta a força da culinária potiguar e a conexão entre sertão e mar. Em seguida, o chef Fernando Liberato (@serialgrillerofc) apresenta o passo a passo do seu já aguardado Burger de meca com bacon, melaço picante, maionese de dendê e pão de leite. O sábado também conta com uma edição especial do Papo de Bar, que acontecerá simultaneamente ao cozinha show, trazendo o barista João Lucas, que apresentará a oficina “Drinks alcoólicos com café” e, às 17h, conduz uma imersão nos “Métodos coados de café”, explorando diferentes formas de preparo e suas nuances de sabor. Ainda no sábado, os visitantes poderão acompanhar ao vivo a transmissão da Final da Libertadores, que promete movimentar o festival e criar um clima especial de torcida no espaço.
No domingo, dia 30, a Cozinha Show retorna às 15h com Rodrigo Andrade, que ensinará um crudo de camarão acompanhado de fettucine na manteiga de limão e coentro e caramelo de caju. Em seguida, Jonatã Canela apresenta sua aula dedicada ao mar e à alta gastronomia. A chef Rani Vasconcelos também integra a programação da Cozinha Show no domingo, com o tema já confirmado, porém com o prato ainda a ser anunciado. o Papo de Bar que acontece no mesmo horário do cozinha show recebe Marcos Mindelo, da Extrema Destilaria, e a especialista Elilza Nóbrega, que conduz uma degustação de vinhos e espumantes da Baobá Vino. Para fechar a noite e o festival com muita energia, o domingo terá show da banda Uskaravelho às 18h.
Com experiências que unem sabor, conhecimento e entretenimento ao ar livre, o Festival Sabores D’Praia transforma o fim de semana em uma celebração da gastronomia local, em um espaço democrático e acessível a toda a família. O evento, que reforça a importância da cultura alimentar potiguar e estimula o consumo da produção regional, é uma realização da RS Promoções e Eventos e conta com o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo, da Secretaria de Cultura do RN e da Fundação José Augusto, com incentivo de Coca-Cola, Eisenbahn e Sadio Alimentos, além do apoio também da Unimed Natal. A programação completa e demais atualizações podem ser acompanhadas nas redes oficiais do festival: @saboresdpraia.
O papa Leão XIV chegou à Turquia nesta quinta-feira (27) em sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, com a expectativa de que ele faça apelos pela paz no Oriente Médio e peça união entre as igrejas cristãs divididas há muito tempo.
O primeiro papa dos Estados Unidos escolheu a Turquia, país de maioria muçulmana, como seu primeiro destino no exterior para marcar o 1700º aniversário de um histórico concílio da Igreja primitiva que produziu o Credo Niceno, ainda usado pela maioria dos cristãos do mundo hoje.
Leão XIV desembarcou na capital Ancara às 12h22 (horário local) para uma agenda de três dias na Turquia, antes de seguir para o Líbano.
A viagem será acompanhada de perto, já que ele fará seus primeiros discursos no exterior e visitará locais culturais importantes.
“É uma viagem muito importante porque ainda não sabemos muito sobre as visões geopolíticas de Leo, e esta é a primeira grande oportunidade para ele as esclarecer”, disse Massimo Faggioli, um acadêmico italiano que acompanha o Vaticano, à agência de notícias Reuters.
O governo federal realiza nesta quinta-feira (27) o leilão que vai transferir à iniciativa privada a gestão de 19 aeroportos regionais em diferentes estados do país. A disputa ocorre na B3, em São Paulo, dentro do programa AmpliAR — iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos que busca recuperar e modernizar terminais deficitários por meio de concessões individuais. Somente empresas que já administram aeroportos federais podem participar, e vence quem oferecer o maior deságio sobre os parâmetros econômicos definidos pela Anac.
Lançado em agosto, o AmpliAR prevê investimentos estimados em R$ 1,25 bilhão com a incorporação dos 19 terminais aos contratos atuais, mediante reequilíbrio econômico-financeiro. A proposta é que concessionárias responsáveis por aeroportos de grande porte assumam estruturas menores e com prejuízo operacional, recebendo em troca ajustes contratuais que compensem os novos custos. O governo pretende requalificar mais de 100 aeroportos ao longo dos próximos cinco anos.
Caso algum dos terminais não receba propostas nesta quinta, ele permanecerá disponível para manifestações de interesse. Nessa hipótese, o Ministério de Portos e Aeroportos poderá direcionar a concessão diretamente a uma operadora, desde que haja justificativa de interesse público e aprovação do governo federal.
Os aeroportos ofertados estão distribuídos por dez estados: Tarauacá (AC); Barcelos, Itacoatiara e Parintins (AM); Itaituba (PA); Cacoal e Vilhena (RO); Araguaína (TO); Porto Alegre do Norte (MT); Barreirinhas (MA); Guanambi, Lençóis e Paulo Afonso (BA); São Raimundo Nonato (PI); Araripina, Garanhuns e Serra Talhada (PE); e Jericoacoara e Canoa Quebrada (CE).
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), elevou a pressão sobre o governo e passou a cobrar espaços estratégicos na estrutura federal como condição para facilitar a vida do Palácio do Planalto na Casa. Segundo aliados do senador e fontes do governo, ele quer influência direta na escolha das presidências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Cade e CVM — quatro posições de grande peso político e econômico.
A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. A movimentação ocorre em meio ao clima de tensão entre o parlamentar e o governo Lula, especialmente após a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores, Alcolumbre têm sinalizado que o apoio à votação de Messias, cuja sabatina está marcada para 10 de dezembro, depende de avanços nas negociações por esses cargos de alto escalão.
Integrantes do governo afirmam que Lula está disposto a ceder parte das indicações, mas não deve entregar todos os espaços desejados pelo senador. O foco do presidente no momento é garantir a aprovação de Messias e evitar um desgaste maior com a cúpula do Senado, que já tem demonstrado irritação com decisões recentes do Executivo.
A expectativa no Planalto é de que Lula procure Alcolumbre pessoalmente nos próximos dias para tentar destravar o impasse. A relação entre os dois, historicamente próxima, vive um de seus momentos mais sensíveis, e o desfecho das tratativas pode definir o rumo de votações importantes no Congresso.
Todo castigo pro povo é pouco.
Se eles reajustaram seus próprios vencimentos e dobraram o do prefeito é porque a população deu carta branca prá isso. Esse ano tem eleições municipais e com certeza muitos desses vereadores irão se reeleger.
Tudo culpa da Constituição de 1988, que criou uma casta de marajás inúteis, que vivem às custas dos pagadores de impostos. Antes dessa constituição ridícula, os vereadores eram remunerados apenas em cidades acima de 200 mil habitantes.
Analisando agora o PIB na Wikipédia desse município de Patu o seu PIB segundo fontes do IBGE de 2011 o PIB agropecuario patuense seria de apenas 3 milhões de reais e do PIB industrial de somente 5 milhões de reais,com absoluta certeza esse seria o PIB dessa cidade de Patu totalizando 8 milhões de reais,esse seria do seu PIB total Real daquele ano de 2011 só daria mesmo para pagar os 12 salários anuais desse prefeito,vice prefeito e desses vereadores e sobraria pouca receita orçamentária para pagar os comissários e efetivos sem entrar nessa conta com o chamado (FPM)fundo de fundo de participação dos municípios e de convênios para obras e também das aposentadorias e pensões do fundo rural do INSS isso sim faz com que dinamize todo o setor terciário;comércio e serviços só com dinheiro do setor público de transferência e repasse da União federal movimentem cerca de 58 milhões que fazem girar e movimentar todo esse setor terciário;comercial e de serviços.somando todos os três setores:primário,secundário e terciário do PIB total 66 milhões.
Sem duvida sem a transferência e repasse do Federal que totaliza 58 milhões de reais, o PIB Real total do município de Patu seria de somente ou apenas de 8 milhões de reais juntando toda a produção agropecuária e da indústria local,esse seria número real sem os repasses,transferências e convênios do poder da União federal sem essa contribuição de Brasília,mal daria pagar pagar os 12 salários anuais desse prefeito,vice prefeito e o restante de servidores efetivos e comissionados desses vereadores do município de Patu.
Mesmo se esse município tivesse uma alta carga fiscal de 50%do PIB Esse município de Patu passaria por grandes dificuldades e problemas permanente para Manutenção da máquina pública para pagar salário do prefeito,vice prefeito,secretários,funcionários públicos municipais efetivos e outros comissionados da prefeitura e Câmara desse município,com orçamento de 4 milhões com essa carga fiscais de impostos e tributação e que equivale por exemplo a 50% com O PIB bruto de 8 milhões do município,o setor terciário de comércio e prestação de serviços praticamente passaria por uma terrível depressão econômica e todo esse município e sua estrutura social e econômica seria um grande desastre um pesadelo,se transformaria de fato num absoluto caos social e econômico sem o FPM,os convênios federais para obras e das aposentadorias e pensões do fundo rural do INSS,estaria formado por exemplo nesse município de Patu um terrível e monstruoso caos social e econômico sem a manutenção desse município pelo governo Federal,esses gestores públicos municipais que ainda reclamam de barriga cheia da falta de recursos oriundos do poder central se não fosse o poder da União Federal(Brasília),esse município de Patu e a maioria dos municípios do estado do RN inevitavelmente haveria a existência de um absoluto caos social e econômico em mais de 140 municípios desse estado de um total de 167 municipios/cidades com autonomia política e administrativa.
aumento de salário é uma previsão legitima para o servidor, o que não é legitimo é o chefe do executivo , o guardião do bem estar da comunidade aumentar pra si seu salário em 100% em detrimento de todos os outros funcionários públicos e em detrimento da dor que o mundo vive . No momento que age assim toma decisão narcisista, desmoraliza o trabalho de outros agentes mais importante que ele já que seu cargo é público e ainda desmoraliza a justiça por usa la pra embasar sua decisão em benefício próprio. O mundo passa por transformações profundas e decisões desse tipo expõe a podridão de quem só existe pra si mesmo e a sociedade é simplesmente um meio para manter a imagem que ele enxerga no espelho. Triste .
Um absurdo, perante tudo que estamos passando, com essa doença covid 19, e que a economia local despenca, Patu está amargando os piores momentos com tanta falta de empatia dos seus governantes, o momento é de ajudar os patuenses, elevar nossa economia local, ajudando os comerciantes sobreviver, o aumento era digno para quem está na linha de frente dessa pandemia os servidores da saúde, garis, motoristas de ambulâncias etc. Um absurdo ter que presenciar tamanha falta de amor pela população.
Cabe agora o povo julgar, nas eleições 2020!
Acho interessante que o servidor publico é o culpado pelas mazelas do Brasil. O ministério da economia nos trata como seres desprezíveis. Esquecem que estudamos digo firam 5 anos de faculdade 2 de especialização e dois de mestrado Estudamos muito para o concurso
No interior do Estado a bagunça é ainda maior! Coitado do povo.