Jornalismo

Caso do médico que matou bandido motiva discussão sobre legítima defesa

O médico Onofre Lopes Júnior, 75 anos, matou o assaltante Julianderson Marcelo da Silva Pereira, 30 anos, no último dia 15 , em assalto registrado na avenida São José, em Lagoa Nova. Na  versão apresentada ao delegado Ulisses de Souza, da 5ª DP, o médico alegou legítima defesa ao contar que ele e mulher foram abordados enquanto os dois estavam dentro do carro, em frente a uma farmácia, no bairro de Lagoa Nova.

Onofre Júnior, segundo fontes da TRIBUNA DO NORTE, teria dito que o bandido bateu com a arma no vidro do lado do motorista, onde estava a mulher, ordenando que ela descesse do veículo. Alterado e gritando palavrões, o bandido teria puxado a mulher pelo braço e a derrubado no chão. Onofre Júnior, que estava no banco do passageiro, foi ordenando a deixar o veículo sob a mira de um revolver. O médico desceu lentamente e, após fechar a porta, começou a atirar contra o bandido, acertando oito tiros. O assaltante não resistiu e morreu no local.

Citando especificamente o caso do Onofre Júnior e se “posicionando como advogado criminalista e não mais como representante da OAB”, José Maria Bezerra considera plausível a tese de legítima defesa. E explica que as investigações policiais poderão levar a dois entendimentos: a legítima defesa ou homicídio privilegiado. Previsto no artigo 121 do Código Penal, o homicídio privilegiado – que resulta na redução da pena – se dá quando a ação é impelida por motivo de violenta emoção e relevante valor moral. Nesse caso o excesso da ação é anulado pela violenta emoção, uma vez que não há como calcular a reação.

O caso em questão, na opinião do advogado Diógenes da Cunha Lima, dispensa advogados. Em um ato de legítima defesa, acrescenta o advogado, a reação do médico teria “livrado não só a sua família, como a sociedade do risco que o marginal de extensa ficha criminal pode oferecer”. E acrescenta: “o direito de matar é também o direito de se defender. Não há crime em casos de legítima defesa”.

Embora as recomendações gerais em caso de abordagem seja a de não reagir, o consultor em segurança Ricardo Roland, considera alguma exceção: “quando há técnica e conhecimento no manuseio da arma a ponto de dar segurança que os tiros disparados não irão atingir outros, que não o alvo”, observa Roland.

Segundo o consultor em segurança, a quantidade de disparos dados pelo médico (oito tiros) deve  observar o tipo de arma usada, a pt 380. Em países como os Estados Unidos, os policiais não usam a pt 380 como arma de serviço por não ter capacidade de deter o alvo.

“A reação em casos de assaltos não é recomendada, sob a pena de virar faroeste. É preciso ter em mente que quem é abordado está sempre em desvantagem, por não poder prever a ação do bandido”, afirma.

Procurado pela TRIBUNA DO NORTE, na manhã de ontem, o delegado Ulisses de Souza, responsável pelo inquérito policial, se negou a dar entrevista sobre o caso. Ulisses de Souza informou apenas que, após colher o depoimento do médico, irá iniciar as oitivas das testemunhas. O delegado não informou se a arma usada pelo médico foi recolhida para exame de balística.

Caso repercute nas redes sociais

A discussão sobre o direito de legítima defesa suscitou, nos últimos dias, nas redes sociais, um clamor mais acalorado pelo extermínio de criminosos na redes sociais. Embora considerada “lamentável”, por muitos juristas e operadores da segurança pública, estes reconhecem que a situação é uma reação ao sentimento de impunidade e insegurança pública vivenciados pela sociedade.

Contudo, a apologia à violência suscitada cada vez que criminosos são mortos por vítimas desta violência, destaca o diretor  do Conselho do Conselho Estadual de Direitos Humanos Marcos Dionísio, além de gerar uma situação enganosa, representa  uma regressão. Ainda que o direito ampare a reação, em determinadas circunstâncias, a agressão paga com agressão gera barbárie, acrescenta Marcos Dionísio. “Retroage ao arcaico, ao olho por olho, dente por dente. Não há heroísmo nesse tipo de atitude”, afirma. E lembra: “A sociedade precisa recobrar a serenidade e ser capaz de solidarizar também com a família do assaltante”, diz.

Todas as fontes, inclusive o delegado Alberico Noberto, diretor da Policia Civil da Grande Natal, consideram a reação da população natural frente a falta de estrutura da polícia judiciária, “sem pessoal e aparelho para investigar”, além da falta de políticas públicas em segurança. “Acaba a sociedade elegendo esta  como a forma de combater a violência, o que não é. Foi mais uma vida ceifada, se é um marginal, se deve a sociedade, isso quem vai julgar é a justiça”.  O promotor Luiz Eduardo marinho da Costa soma à carência do sistema de segurança “com uma polícia judiciária sucateada”, a existência de “leis benevolentes, que urgem de uma reforma”. O Código Penal data de 1940.

“A lei, o Estado já preveem situações em que se pode agir e a ação não é considerada crime. Há regras morais e sociais que devem ser seguidas”, observa a psicologa Fernanda  Zenteno.

A principal discussão, segundo ela, deve ser sobre a melhor forma a de se resguardar a vida, que ainda é a não-ação. Não há padrão para medir ou prevê um comportamento em situações de grande estrese, como um assalto. A mesma pessoa, exposta ao mesmo evento em tempos diferentes, pode esboçar reações diversas. Para determinar a intensidade da reação, explica a psicóloga Fernanda Jeunon, em geral o ser humano pondera alguns pontos como o que está em risco, se a integridade física da pessoa ou familiar, a perda de um bem cujo valor material e emocional é medido pelo dono; quem é o agressor.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Adalberto é mais um a falar basteira, gente assim só trabalha para livrar bandidos (nesse país que não pune ) e eliminar a segurança de nosso Brasil.

  2. Que me perdoem os doutos que se pronunciaram sobre o assunto alegando a legítima defesa, mas no meu humilde entendimento a legítima defesa (art. 25, CP) foi  afastada em decorrência da desproporcionalidade da reação.   O caso do médico, a meu ver, está enquadrado no homicídio privilegiado (art. 121, Parág. 1., CP) cuja pena poderá ser reduzida de 1/6  a  1/3).  Porém, deixemos que os legítimos representantes do estado, sem o calor da emoção, realizem o seus papeis para os quais foram constituídos.

    1. Falando besteira! A desproporcionalidade não descaracteriza a legítima defesa.

      Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato: (…)II – em legítima defesa(…)Parágrafo único – O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo.O homicídio privilegiado fala em " relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima ", que não tem nada a ver com o caso

      A Exposição de Motivos do Código Penal, item 39, entende por “motivo de relevante valor social ou moral” aquele que, em si mesmo, é aprovado pela moral social, tendo como exemplos clássicos, o homicídio eutanásico, ante à compaixão do irremediável sofrimento da vítima e a indignação contra um traidor da pátria. 

      Já em relação à outra modalidade de homicídio privilegiado, são necessárias as contemporaneidades das situações, ou seja, que a conduta seja praticada pelo agente dominado de violenta emoção E que a mesma seja “logo e seguida à injusta provocação da vítima”. Inclui-se aqui o flagrante adultério

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é morto por leoa após invadir jaula no Parque da Bica, em João Pessoa

Um homem morreu neste domingo (30) depois de ser atacado por uma leoa ao entrar em uma jaula no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa.

No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes. Vídeos feitos por visitantes mostram o homem subindo por uma estrutura lateral da jaula. Depois, ele usa uma árvore como apoio para entrar no espaço. Logo em seguida, é atacado pela leoa.

O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas. Ainda não há previsão para reabertura. A prefeitura disse que já começou a apurar as circunstâncias do caso, manifestou solidariedade à família da vítima e afirmou que o espaço segue normas técnicas e de segurança.

Veja a íntegra da nota da prefeitura de João Pessoa sobre o ocorrido:

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo (30), um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.

A Prefeitura se solidariza com a fam)ília da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável.

Com informações do BLOGDOBGPB 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O seu domingo merece o rodízio de pizza do Cicchetti Natal

Domingo é dia de rodízio de pizza no Cicchetti Natal (@cicchettinatal). Das 18h às 22h, o charmoso restaurante serve as mais saborosas pizzas da cidade, cuidadosamente preparadas com ingredientes premium e com aquele toque especial que transforma cada fatia em um momento de puro prazer, por R$69,00 por pessoa.

Entre as opções do rodízio, você pode saborear a Pizza Frita, envolta em presunto de Parma; a Pollo Parmegiana, com frango defumado e mozzarella Fior di Latte; a Pepperoni, acompanhada de salame importado; além da clássica Marguerita. Conheça também a Pugliesi, com presunto de Parma; a Borda Alta, recheada com mortadella e pesto; a Cogumelos, preparada com molho trufado; e a Mediterrânea, que combina azeitonas e cebola roxa.

Serviço:
Rodízio de Pizza Cicchetti Natal
Aos domingos, das 18h às 22h
Shopping Midway Mall – 3º Piso
Telefone: (84) 98619-0365
Instagram: @cicchettinatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: ‘Sou maconheiro e criminalização é racista’, diz deputado do PT

Imagens: YouTube breeza_revista

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) voltou a gerar polêmica ao declarar, em entrevista à revista Breeza, que é “maconheiro” e que a criminalização da cannabis no Brasil é “racista”. Ele defendeu que políticos parem de tratar o tema com receio e disse que já tentou plantar a planta em casa, sem sucesso.

Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha. Não sou canabizeiro, sou maconheiro”, declarou em entrevista à revista on-line Breeza, concedida durante a ExpoCannabis, evento realizado de 14 a 16 de novembro em São Paulo. “A planta é maravilhosa e a criminalização dessa planta na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista”, disse.

Freitas afirmou ainda que pretende criar uma associação para cultivo de cannabis medicinal voltada a pacientes vulneráveis, com protagonismo de egressos do sistema prisional. Segundo ele, a ideia também tem caráter político: “Vamos poder fumar nossa maconha na cara da classe média, branca, hipócrita, de Curitiba.”

O deputado também defendeu maior participação de pessoas negras na cadeia produtiva da cannabis, argumentando que, sem isso, o dinheiro do setor continuará enriquecendo “outros bolsos”.

Polêmica recente

Freitas esteve no centro de outra controvérsia em novembro, quando um vídeo circulou mostrando uma briga entre ele e o manobrista Wesley de Souza Silva. O deputado afirmou ter sido vítima de racismo e disse ter fraturado o nariz. Outro vídeo, divulgado no dia seguinte, mostra o carro do manobrista passando perto de Freitas e uma mulher, seguido por discussão e agressões envolvendo o deputado e seu assessor.

Conflitos passados

2021: Foi preso pela Guarda Municipal de Curitiba durante um ato político, acusado de agressão e resistência.
2023: Teve um atrito com agentes da PF no embarque para um voo; acusou os policiais de racismo.
Outros episódios: Há registros de confrontos com autoridades em diferentes ocasiões, sempre com versões divergentes entre o deputado e os agentes envolvidos.

Mandato cassado e restabelecido pelo STF

Em 2022, Renato Freitas teve o mandato de vereador cassado após entrar em uma igreja com manifestantes durante um protesto contra o racismo. Em setembro do mesmo ano, o STF restabeleceu o mandato, afirmando que manifestações pacíficas em defesa da população negra não justificam cassação.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz anuncia Cavalgada de Verão com show de Xand Avião

A Prefeitura de Extremoz promoverá mais uma edição da tradicional Cavalgada de Verão, um dos eventos culturais mais importantes do litoral potiguar. A celebração reunirá cavaleiros, amazonas, famílias, o público local e turistas para um grande encontro que valoriza as raízes nordestinas e movimenta o turismo da cidade. Neste ano, a festa contará com um show especial do cantor Xand Avião, que promete animar o público com seus grandes sucessos.

Realizada anualmente, a Cavalgada de Verão percorre cenários que destacam as belezas naturais de Extremoz, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a preservação das tradições locais. O evento se consolida como um dos mais aguardados do calendário municipal.

“A Cavalgada de Verão faz parte da história do nosso povo e representa a força da nossa tradição. É um evento que reúne família, amigos e visitantes, movimentando nossa cidade e impulsionando o comércio local. Nossa gestão segue investindo em iniciativas que valorizam nossas raízes e fortalecem o turismo, gerando emprego, renda e promovendo ainda mais o nome de Extremoz”, destaca a prefeita Jussara Sales.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Assu, Rogério Marinho participa de ato com o prefeito e do lançamento do Projeto Vale + Vivo

O senador Rogério Marinho (PL) cumpriu agenda neste sábado (29) em Assu. O parlamentar se reuniu com o prefeito da cidade, Lula Soares, e com o ex-prefeito Gustavo Soares. Depois participou de um ato ao lado do gestor, que agradeceu o envio de emendas enviadas pelo líder da oposição no Senado. Em seguida, Rogério prestigiou o lançamento do Projeto Vale + Vivo, realizado pelo vereador da cidade, Pedro Filho (PL).

O prefeito Lula Soares destacou a importância do apoio recebido pelo mandato de Rogério para Assu, com emendas que garantirão investimentos na infraestrutura da cidade. Rogério agradeceu pelo reconhecimento e reafirmou seu compromisso a favor de buscar melhorias para Assu e a região.

Já o Vale + Vivo é voltado para ações sociais e fortalecimento comunitário no Vale do Açu. O evento promovido na Câmara Municipal de Assu, reuniu lideranças políticas, representantes de entidades locais e moradores da região. Durante o lançamento, Pedro Filho apresentou as diretrizes do projeto, que tem como objetivo ampliar serviços e atividades voltadas ao desenvolvimento social, incentivo ao turismo e apoio a agricultura. O vereador afirmou que o programa nasce com a missão de “cuidar das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população assuense”.

O senador Rogério Marinho destacou a importância de iniciativas que aproximam o poder público das demandas reais da comunidade. “Projetos como o Vale + Vivo fortalecem o tecido social e ampliam oportunidades. É fundamental valorizar ações que nascem do território, com diálogo e compromisso. Fico feliz em acompanhar esse lançamento e reafirmar nosso apoio ao desenvolvimento do Vale do Açu e de todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.

O ato contou com as presenças do deputado estadual Coronel Azevedo, da vereadora de Natal, Camila Araújo, do presidente do PL de Mossoró, Jorge do Rosário, e do ex-prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO RAIZ: Confira as receitas de dobradinha com fava; e picado de bode

DOBRADINHA COM FAVA
Ingredientes:
1k de fava
300g de charque
300g de calabresa
200g de bacon
5 dentes de alho picado
1 cebola roxa grande picada
300g de bucho bovino
Óleo para refogar
2 colheres de sopa de colorau
1,5L de água
Sal a gosto

Modo de preparo:
Dessalgue a carne de charque, deixando de molho por 3 horas e trocando a água de hora em hora.
Corte a calabresa em rodelas, o bacon em cubos e o bucho em tiras.
Coloque um pouco de óleo na panela de pressão já aquecida, acrescente a fava e refogue um pouco.
Coloque o charque, o bacon, o bucho e refogue por 5 minutos.
Acrescente o alho, a cebola, o colorau e refogue por mais 5 minutos, sempre mexendo.
Coloque um pouco de sal, a água e deixe ferver.
Tampe a panela de pressão e deixe de 15 a 20 minutos.
Após parar a pressão, abra a panela e veja se os ingredientes ficaram macios.
Deixe a panela aberta, ligue o fogo novamente e deixe ferver por mais 5 minutos para engrossar um pouco mais.
Sirva com arroz ou farofa.

Tempo de preparo: 3h
Tempo de cozimento: 35 min

Kennedy Sousa – Buteco no Beco – Beco da Lama – Natal/RN
@butecobeco_

DICA RÁPIDA

PICADO DE BODE
Ingredientes:
1 kg de picado de bode/carneiro
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 pimentão verde
Cheiro Verde e sal a gosto
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de colorau
1/2 xícara de óleo
150ml de água

Modo de preparo:
Escalde o picado com água fervendo, deixando de molho por 5 minutos.
Escorra e reserve.
Coloque o picado na panela de pressão e acrescente a cebola, o pimentão, o alho, o colorau, o óleo, a pimenta do reino e misture bem.
Leve ao fogo e deixe refogar por 2 minutos.
Acrescente a água e deixe começar a ferver.
Tampe a panela de pressão e após desligue o fogo 5 a 7 minutos depois que pegar a pressão.
Deixe perder a pressão naturalmente.
Coloque um pouco de cheiro verde por cima e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 5 min
Tempo de cozimento: 40 min

Cozinheira Zélia Pinheiro – Mercado das Quintas – Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DNA Fértil anuncia nova sede e inicia um novo ciclo de expansão

O DNA Fértil, referência em fertilidade e reprodução assistida no Rio Grande do Norte, anuncia o início das obras de uma nova sede: um espaço maior, mais moderno e equipado com tecnologia de última geração para ampliar a precisão dos tratamentos e o acolhimento às famílias.

Localizada no bairro Tirol, em Natal, a nova estrutura contará com consultórios, laboratórios e centro cirúrgico, reforçando o compromisso da clínica com uma medicina reprodutiva ética, responsável e centrada no paciente.

Com essa expansão, o DNA Fértil fortalece sua atuação e reafirma sua missão de oferecer soluções completas em fertilidade, diagnóstico e cuidado integral, sempre guiado pela ciência e pelo respeito às histórias de cada família.

Também será um local que todos os ginecologistas da cidade poderão utilizar para suas cirurgias ginecológicas, com conforto, segurança e rapidez desde o internamento até a alta de suas pacientes.

As obras da nova sede marcam um movimento de crescimento e inovação que prepara a clínica para um novo ciclo, ainda mais humano, mais tecnológico e ainda mais próximo dos sonhos de quem busca realizar o desejo de gerar vidas e o cuidado com a saúde feminina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram rápida propagação do fogo em condomínio em Hong Kong

Imagens divulgadas nas redes sociais revelam a força devastadora do incêndio que consumiu, em poucos minutos, um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira (26). As chamas se espalharam com velocidade impressionante, transformando prédios inteiros em colunas de fogo e fumaça.

O saldo é trágico: ao menos 146 mortos e quase 300 desaparecidos. Segundo a Reuters, trata-se provavelmente do incêndio mais mortal em Hong Kong desde a Segunda Guerra Mundial.

As gravações mostram um cenário desesperador: andaimes sendo arremessados dos edifícios, ainda envoltos nas redes verdes usadas para obras, enquanto o fogo avançava sem controle por vários blocos de Wang Fuk Court. O complexo, extremamente adensado, reúne oito prédios com 2 mil apartamentos, onde vivem mais de 4.600 pessoas — milhares delas surpreendidas pela tragédia em plena madrugada.

Com informações de CNN e g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula faz pronunciamento neste domingo sobre isenção do IR até R$ 5 mil


Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento que irá ao ar em cadeia nacional de rádio e televisão neste domingo (30), às 20h30. A fala, com pouco mais de seis minutos, terá como eixo central a sanção da lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais, uma das principais promessas feitas pelo petista durante a campanha de 2022.

A medida, aprovada nesta semana, passa a valer a partir de janeiro de 2026 e deve beneficiar mais de 15 milhões de contribuintes, segundo estimativas da equipe econômica.

O governo afirma que a nova faixa de isenção só foi possível após a taxação das altas fortunas, apresentada como forma de corrigir distorções na distribuição da carga tributária.

Além de destacar o impacto da nova política de renda, que também prevê descontos para quem ganha até R$ 7.350, Lula deve citar a retomada de programas sociais e os indicadores econômicos recentes.

O governo aponta que o país registra, neste momento, o menor índice de desemprego da série histórica e crescimento acima da média regional.

Lula continuará em Brasília neste fim de semana, sem compromissos públicos. A agenda da próxima semana inclui viagem ao Nordeste, com inauguração de barragens em Pernambuco e a entrega das primeiras Carteiras Nacionais Docentes e de equipamentos do Programa Mais Professores, no Ceará.

InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Está dando com uma mão e tirando com duas. 2026 vem aí com taxação de valores movimentados com PIX acima de R$ 5.000,00 (movimentação = pagamentos + recebimentos). Vem aí também aumento gigantesco dos impostos, principalmente em cima dos pequenos e médios micros, empreendedores. Governo quer todos recebendo esmolas dele. E para ele e toda sua quadrilha gozando dos altos roubos. Faz o L!

  2. Papai Lula vc pensa com isso tu vai continuar enganando o povo, vc já cobra tanto imposto que isso do imposto de renda a gente já recompensou há muitos de governo desastroso do PT, tu vai levar uma surra de votos que vai ficar na história do Brasil, aguarde papai dos ricos Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ANÁLISE] E AGORA, LULA? Cientistas políticos explicam por que Nordeste já não é “vitória garantida” para Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Marina Verenicz, InfoMoney

Durante duas décadas, o Nordeste foi sinônimo de terreno seguro para o PT. Mas essa dinâmica mudou. Para analistas ouvidos em encontro promovido pelo UBS com empresários e clientes, nesta quarta-feira (26), a região mantém importância estratégica para Lula, porém deixou de ser um reduto automático.

O desgaste acumulado e as transformações sociais recentes criaram um ambiente mais volátil — e, em alguns casos, mais hostil — para o governismo.

Segundo o cientista político Andrei Roman, cofundador da AtlasIntel, há uma mudança estrutural em curso no comportamento do eleitorado nordestino. Pesquisas recentes registram uma queda no desempenho do petista na região, reflexo de fatores que se somam e fragilizam uma equação que antes parecia estável.

O primeiro deles é o esvaziamento simbólico dos programas de transferência de renda. Durante anos, o Bolsa Família funcionou como elo central entre o Nordeste e o PT, mas perdeu força eleitoral. Roman observa que o programa se tornou menos determinante ao longo do tempo, tanto pela longevidade quanto pelo fato de Jair Bolsonaro ter elevado seu valor em 2022.

“Hoje já não existe mais aquele temor de que um governo de direita vá acabar com o programa”, explicou. A consequência seria direta: o vínculo automático com o lulismo enfraquece.

O segundo ponto levantado pelo pesquisador é o desgaste dos governadores aliados da esquerda. “Não temos mais campeões de popularidade como antes”, afirmou, citando Bahia e Ceará entre os casos de maior declínio de aprovação.

Para ele, quando governadores perdem apoio, parte desse desgaste respinga no governo federal, especialmente em uma região onde o eleitor tende a associar problemas cotidianos a Brasília.

O terceiro fator é o avanço do crime organizado e da violência. Roman destacou que a deterioração da segurança pública cresceu de forma acentuada fora das capitais, afetando cidades médias e pequenos municípios. A percepção de insegurança fragiliza a imagem de eficiência estatal e amplia o sentimento de frustração com os governos locais e nacional.

Além desses três vetores, há uma transformação no perfil do eleitor mais decisivo da região. O especialista apontou que o “swing voter” do Nordeste se concentra nas periferias urbanas, um eleitorado menos fiel ao lulismo, mais sensível ao custo de vida e à qualidade dos serviços públicos. “É um eleitor muito mais atento ao cotidiano do que ao debate ideológico”, disse.

O resultado é um Nordeste mais competitivo. Não se trataria de um rompimento com o PT, mas de um ambiente que exige maior presença, respostas mais rápidas e uma estratégia que vá além do apelo histórico dos programas sociais.

A mudança também reposicionaria o mapa da disputa: se antes o Nordeste compensava eventuais perdas no Sudeste, agora os dois frontes tendem a ser igualmente acirrados, ampliando o peso das periferias das grandes capitais nordestinas no tabuleiro de 2026.

Por Marina Verenicz, InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. O desespero na direita tá grande. Claro que o nordestino vai votar na direita que sempre tratou o nordeste como o irmão mais lento do Brasil (kkk).

    Os únicos presidentes que melhoraram o nordeste foram os do PT. Terão que impedir o voto com a PRF (como tentou Bolsonaro), terão que lançar mil fake news por dia para cada eleitor para isso mude.

    Quem viu a vida melhorar, não esquece. Quem viu a vida piorar com governos Temer e Bolsonaro, também não esquece.

  2. Penso que entre os que não são escravos o bolsa miséria aqui no Nordeste os votos vão ser muitos…
    Quem votou no encantador de burros, vai procurar outro candidato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *