Jornalismo

Caso do médico que matou bandido motiva discussão sobre legítima defesa

O médico Onofre Lopes Júnior, 75 anos, matou o assaltante Julianderson Marcelo da Silva Pereira, 30 anos, no último dia 15 , em assalto registrado na avenida São José, em Lagoa Nova. Na  versão apresentada ao delegado Ulisses de Souza, da 5ª DP, o médico alegou legítima defesa ao contar que ele e mulher foram abordados enquanto os dois estavam dentro do carro, em frente a uma farmácia, no bairro de Lagoa Nova.

Onofre Júnior, segundo fontes da TRIBUNA DO NORTE, teria dito que o bandido bateu com a arma no vidro do lado do motorista, onde estava a mulher, ordenando que ela descesse do veículo. Alterado e gritando palavrões, o bandido teria puxado a mulher pelo braço e a derrubado no chão. Onofre Júnior, que estava no banco do passageiro, foi ordenando a deixar o veículo sob a mira de um revolver. O médico desceu lentamente e, após fechar a porta, começou a atirar contra o bandido, acertando oito tiros. O assaltante não resistiu e morreu no local.

Citando especificamente o caso do Onofre Júnior e se “posicionando como advogado criminalista e não mais como representante da OAB”, José Maria Bezerra considera plausível a tese de legítima defesa. E explica que as investigações policiais poderão levar a dois entendimentos: a legítima defesa ou homicídio privilegiado. Previsto no artigo 121 do Código Penal, o homicídio privilegiado – que resulta na redução da pena – se dá quando a ação é impelida por motivo de violenta emoção e relevante valor moral. Nesse caso o excesso da ação é anulado pela violenta emoção, uma vez que não há como calcular a reação.

O caso em questão, na opinião do advogado Diógenes da Cunha Lima, dispensa advogados. Em um ato de legítima defesa, acrescenta o advogado, a reação do médico teria “livrado não só a sua família, como a sociedade do risco que o marginal de extensa ficha criminal pode oferecer”. E acrescenta: “o direito de matar é também o direito de se defender. Não há crime em casos de legítima defesa”.

Embora as recomendações gerais em caso de abordagem seja a de não reagir, o consultor em segurança Ricardo Roland, considera alguma exceção: “quando há técnica e conhecimento no manuseio da arma a ponto de dar segurança que os tiros disparados não irão atingir outros, que não o alvo”, observa Roland.

Segundo o consultor em segurança, a quantidade de disparos dados pelo médico (oito tiros) deve  observar o tipo de arma usada, a pt 380. Em países como os Estados Unidos, os policiais não usam a pt 380 como arma de serviço por não ter capacidade de deter o alvo.

“A reação em casos de assaltos não é recomendada, sob a pena de virar faroeste. É preciso ter em mente que quem é abordado está sempre em desvantagem, por não poder prever a ação do bandido”, afirma.

Procurado pela TRIBUNA DO NORTE, na manhã de ontem, o delegado Ulisses de Souza, responsável pelo inquérito policial, se negou a dar entrevista sobre o caso. Ulisses de Souza informou apenas que, após colher o depoimento do médico, irá iniciar as oitivas das testemunhas. O delegado não informou se a arma usada pelo médico foi recolhida para exame de balística.

Caso repercute nas redes sociais

A discussão sobre o direito de legítima defesa suscitou, nos últimos dias, nas redes sociais, um clamor mais acalorado pelo extermínio de criminosos na redes sociais. Embora considerada “lamentável”, por muitos juristas e operadores da segurança pública, estes reconhecem que a situação é uma reação ao sentimento de impunidade e insegurança pública vivenciados pela sociedade.

Contudo, a apologia à violência suscitada cada vez que criminosos são mortos por vítimas desta violência, destaca o diretor  do Conselho do Conselho Estadual de Direitos Humanos Marcos Dionísio, além de gerar uma situação enganosa, representa  uma regressão. Ainda que o direito ampare a reação, em determinadas circunstâncias, a agressão paga com agressão gera barbárie, acrescenta Marcos Dionísio. “Retroage ao arcaico, ao olho por olho, dente por dente. Não há heroísmo nesse tipo de atitude”, afirma. E lembra: “A sociedade precisa recobrar a serenidade e ser capaz de solidarizar também com a família do assaltante”, diz.

Todas as fontes, inclusive o delegado Alberico Noberto, diretor da Policia Civil da Grande Natal, consideram a reação da população natural frente a falta de estrutura da polícia judiciária, “sem pessoal e aparelho para investigar”, além da falta de políticas públicas em segurança. “Acaba a sociedade elegendo esta  como a forma de combater a violência, o que não é. Foi mais uma vida ceifada, se é um marginal, se deve a sociedade, isso quem vai julgar é a justiça”.  O promotor Luiz Eduardo marinho da Costa soma à carência do sistema de segurança “com uma polícia judiciária sucateada”, a existência de “leis benevolentes, que urgem de uma reforma”. O Código Penal data de 1940.

“A lei, o Estado já preveem situações em que se pode agir e a ação não é considerada crime. Há regras morais e sociais que devem ser seguidas”, observa a psicologa Fernanda  Zenteno.

A principal discussão, segundo ela, deve ser sobre a melhor forma a de se resguardar a vida, que ainda é a não-ação. Não há padrão para medir ou prevê um comportamento em situações de grande estrese, como um assalto. A mesma pessoa, exposta ao mesmo evento em tempos diferentes, pode esboçar reações diversas. Para determinar a intensidade da reação, explica a psicóloga Fernanda Jeunon, em geral o ser humano pondera alguns pontos como o que está em risco, se a integridade física da pessoa ou familiar, a perda de um bem cujo valor material e emocional é medido pelo dono; quem é o agressor.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Adalberto é mais um a falar basteira, gente assim só trabalha para livrar bandidos (nesse país que não pune ) e eliminar a segurança de nosso Brasil.

  2. Que me perdoem os doutos que se pronunciaram sobre o assunto alegando a legítima defesa, mas no meu humilde entendimento a legítima defesa (art. 25, CP) foi  afastada em decorrência da desproporcionalidade da reação.   O caso do médico, a meu ver, está enquadrado no homicídio privilegiado (art. 121, Parág. 1., CP) cuja pena poderá ser reduzida de 1/6  a  1/3).  Porém, deixemos que os legítimos representantes do estado, sem o calor da emoção, realizem o seus papeis para os quais foram constituídos.

    1. Falando besteira! A desproporcionalidade não descaracteriza a legítima defesa.

      Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato: (…)II – em legítima defesa(…)Parágrafo único – O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo.O homicídio privilegiado fala em " relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima ", que não tem nada a ver com o caso

      A Exposição de Motivos do Código Penal, item 39, entende por “motivo de relevante valor social ou moral” aquele que, em si mesmo, é aprovado pela moral social, tendo como exemplos clássicos, o homicídio eutanásico, ante à compaixão do irremediável sofrimento da vítima e a indignação contra um traidor da pátria. 

      Já em relação à outra modalidade de homicídio privilegiado, são necessárias as contemporaneidades das situações, ou seja, que a conduta seja praticada pelo agente dominado de violenta emoção E que a mesma seja “logo e seguida à injusta provocação da vítima”. Inclui-se aqui o flagrante adultério

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação conclui que adolescente de 14 anos que matou padrasto a facadas no interior do RN era vítima de maus-tratos

Foto: PC/ASSECOM

A Polícia Civil concluiu a investigação sobre o adolescente de 14 anos suspeito de matar o padrasto a facadas em São Miguel, no Alto Oeste potiguar. O crime ocorreu em 5 de outubro.

O jovem confessou o crime, dizendo ter usado uma faca para ferir o padrasto, de 32 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

Após fugir, o adolescente se apresentou à polícia em 8 de outubro e prestou depoimento. Ele não foi apreendido porque não estava mais em situação de flagrante.

Inicialmente, o adolescente alegou que o motivo do crime teria sido uma brincadeira feita pelo padrasto. Porém, relatório do Conselho Tutelar revelou que o jovem sofria maus-tratos desde os 2 anos, com violência física e psicológica dentro de casa.

Segundo a Polícia Civil, o adolescente vivia em extrema vulnerabilidade e apresentava sinais de trauma.

O caso foi encaminhado à Justiça, que decidirá se ele será internado em um centro socioeducativo.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] TRAGÉDIA: Menina de 12 anos fica órfã após mãe, ex-cozinheira da PM, se recusar a envenenar policiais a pedido de faccionados

Uma menina de 12 anos presenciou o assassinato da mãe, Antônia Ione Rodrigues da Silva, conhecida como Bira, em Saboeiro (CE). A mulher, de 45 anos, havia se recusado a envenenar a comida servida a policiais militares após ser pressionada por uma facção criminosa. Como retaliação, foi morta dentro de casa a tiros e facadas diante dos filhos.

A Polícia Civil confirmou que a recusa motivou o crime. Três suspeitos — dois homens e um adolescente — foram detidos, e as investigações continuam. A criança agora vive com o avô, de 81 anos, que enfrenta dificuldades para sustentá-la, enquanto o caso gera comoção e alerta sobre o avanço da violência no interior do Ceará.

Canal Paulo Mathias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sem citar Trump ou Venezuela, Lula diz que “uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina”

Foto: Reprodução/CanalGov

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que a América Latina é uma “região de paz”, em discurso na Celac-UE, na Colômbia. Lula fez um breve discurso na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia. O presidente está em Santa Marta, na Colômbia. Ele faz um bate e volta, saindo de Belém e voltando ao Brasil no mesmo dia.

“A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais. Somos uma região de paz e queremos permanecer em paz. Democracias não combatem o crime violando o Direito Internacional”, disse Lula.

O Caribe vive um momento de tensão. Recentemente, os Estados Unidos enviaram tropas terrestres, submarinos e navios militares à região.

O governo de Donald Trump bombardeou embarcações que disseram ser de narcotraficantes. A justificativa norte-americana é combater rotas de narcotráfico que abastecem os EUA. Cerca de 70 pessoas já morreram.

Além disso, Washington retirou a Colômbia da lista de países aliados na luta contra as drogas. Também impôs sanções econômicas contra Petro e seus familiares, por considerar que ele não faz o suficiente para combater o narcotráfico.

Lula não citou diretamente Trump, Colômbia ou a Venezuela na Celac. Disse que “não existe solução mágica para acabar com a criminalidade”. “É preciso reprimir o crime organizado e suas lideranças, estrangulando seu financiamento e rastreando e eliminando o tráfico de armas”, afirmou.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ENEM 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” é o tema da redação

Foto: g1

A prova de redação no primeiro dia do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, revelou o ministro Camilo Santana em suas redes sociais.

A produção do texto faz parte do primeiro dia de provas, que conta também com questionário de linguagens, língua estrangeira e ciências humanas.

A segunda etapa acontece no próximo domingo (16), quando os participantes responderão questões de matemática e ciências da natureza.

Confira o tema da redação do Enem em outros anos

  • Enem 2024 – “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
  • Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
  • Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
  • Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
  • Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
  • Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
  • Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
  • Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
  • Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
  • Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Primeira Turma do STF forma maioria para tornar réu Tagliaferro, ex-assessor de Moraes no TSE

Foto: reprodução

Com votos de Moraes, Dino e Zanin, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos neste domingo (9) para tornar réu Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é acusado de agir contra a legitimidade do processo eleitoral e atuar para prejudicar as investigações de atos antidemocráticos.

A Procuradoria-Geral da República denunciou Tagliaferro por violação de sigilo funcional; coação no curso do processo; obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Tagliaferro está na Itália, onde o Brasil iniciou um processo de extradição contra ele.

Os ministros julgam no plenário virtual a acusação da PGR e os votos podem ser inseridos até sexta-feira (14) no sistema eletrônico.

Votaram pelo recebimento da denúncia os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Ainda falta o voto da ministra Carmen Lúcia.

A Procuradoria afirmou ao Supremo que Tagliaferro vazou à imprensa e tornou públicos diálogos sobre assuntos sigilosos, que manteve com servidores do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na condição de assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

“[Fez isso] para atender a interesses ilícitos de organização criminosa responsável por disseminar notícias fictícias contra a higidez do sistema eletrônico de votação e a atuação do STF e TSE”, disse a PGR.

Na avaliação de Paulo Gonet, os índicios reunidos pela Polícia Federal (PF) indicam que ele atuou para atender interesses pessoais e ainda de um grupo que age contra a democracia. Nas redes sociais, Tagliaferro tem destacado apoio de bolsonaristas.

“Os elementos não deixam dúvida de que o denunciado, alinhado às condutas da organização criminosa responsável pela tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, bem como à divulgação de informações falsas, revelou informações confidenciais que obteve em razão do cargo ocupado, com o fim de obstruir investigações e favorecer interesse próprio e alheio”, afirmou o procurador.

g1

Opinião dos leitores

  1. Assessor do ministro denuncia o ministro e é julgado pelo proprio ministro, que não se declara suspeito…rpz…acho que tem algo errado…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Way Drive revoluciona transporte por aplicativo no RN e PB e lança modelo inédito de assinatura de R$ 20 para motoristas

Em 45 dias de operação, o Way Drive, aplicativo de mobilidade urbana com DNA potiguar, alcançou a marca de 40 mil usuários em 12 cidades, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Com a marca da inovação, o app lança agora um modelo de adesão inédito no Brasil: o Way Drive Plus. Os motoristas pagam uma assinatura mensal de R$ 20,00 e rodam o mês inteiro com TAXA ZERO, ficando com 100% do valor das corridas.

“É o primeiro modelo de assinatura para motoristas do País. Se o motorista ganha mais, ele atende melhor o passageiro, e todo mundo sai ganhando”, diz Alan Mota, CFO do WayDrive.

O WayDrive está presente em: Assu, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Parnamirim, Mossoró, Natal e João Pessoa (PB).

Com suporte humano e foco na valorização do motorista, o WayDrive já é considerado o aplicativo de mobilidade com o crescimento mais rápido no RN.

“Checamos antecedentes criminais dos nossos parceiros e buscamos oferecer um serviço eficiente, seguro e com preço justo para passageiros e motoristas”, pontua Alan Mota.

Esse é o link oficial para baixar o app WayDrive! 📲 Quem quiser começar a rodar ou usar o app, é só acessar:
https://linktr.ee/waydrive?utm_source=linktree_profile_share

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ENEM 2025: Mais de 113 mil inscritos são esperados para o primeiro dia de provas no RN

Foto: divulgação/FTD

Mais de 113,2 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 são esperados nos locais de prova no Rio Grande do Norte, neste domingo (9), primeiro dia de aplicação.

O número é quase 11% maior que o de inscritos em 2024, quando 102.090 pessoas se inscreveram para participar da prova no estado.

Segundo a Secretaria de Segurança do RN, o estado conta com 314 locais de provas distribuídos em 41 municípios potiguares – 10 cidades ficam na região metropolitana de Natal.

O Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro em todo o país – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Neste domingo (9), a prova é composta por 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação.

Nos dois domingos de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h – e, depois desse horário, nenhuma entrada será permitida. A prova começa às 13h30. O Enem segue o horário oficial de Brasília.

No próximo domingo (16), serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza).

No primeiro dia de Enem (9), os candidatos têm até as 19h para realizar a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia (16), a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.

A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.

Horários de aplicação (no fuso de Brasília)

  • Portões abrem às: 12h
  • Portões fecham às: 13h
  • Prova começa às: 13h30
  • Aplicação da prova no 1º dia (09/11) acaba às: 19h
  • Aplicação da prova no 2º dia (16/11) acaba às: 18h30

Transporte gratuito em Natal

A prefeitura de Natal anunciou a gratuidade do transporte público para estudantes nos dias do Enem. Para isso, o estudante deve apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou o cartão de inscrição do Enem nos ônibus.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) também divulgou os horários de operação do transporte público da capital. A operação conta com 717 viagens distribuídas em 37 linhas de transporte público.

Inscritos

Do total de inscrições neste ano, mais de 33,7 mil foram feitas em Natal, capital do estado. Já Mossoró, no Oeste potiguar, teve 11,5 mil inscritos.

Parnamirim, na Grande Natal, é a terceira cidade com mais participantes no estado: pouco mais de 7,4 mil. Pau dos Ferros, no Alto Oeste, tem 4,2 mil.

Juntas, as quatro cidades somam mais da metade do total de inscritos no estado.

As mulheres são maioria entre os participantes previstos no Rio Grande do Norte. O estado tem 66 mil candidatas, cerca de 58,34% do total dos inscritos.

Do total de candidatos, 31.445 são de estudantes que estão terminando o ensino médio em 2025 – cerca de 27% do total. A maioria, porém, já concluiu o ensino médio. São 58.892 pessoas.

Outras 21,3 mil pessoas são estudantes que estão no ensino médio, mas não devem concluir o ensino médio em 2025. São os chamados treineiros, que fazem a prova como preparação para os anos seguintes.

Outros 1,4 mil disseram que nem concluíram nem estão cursando o ensino médio.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Na Paraíba foram 142 mil inscritos no Enem. Veja q diferença para o RN. Estamos lascados na educação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle Bolsonaro diz que o “Congresso está de joelhos em frente ao STF”


Imagem: reprodução/PL Mulher

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) afirmou, durante evento do PL Mulher em Londrina (PR), no sábado (8), que o Congresso Nacional “está de joelhos em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal)”. Ela ainda voltou a defender o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o “única opção” para 2026. O ex-chefe do Executivo, no entanto, está inelegível.

“A gente tem visto um Congresso de joelhos em frente ao STF, isso é uma tristeza para a gente, porque, hoje, só quem governa é o Judiciário”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Os nossos deputados aprovam leis e se não tiver em concordância, eles anulam”, continuou ela, em primeira declaração após a Primeira Turma do STF ter rejeitado, por unanimidade, recursos apresentados pelo ex-presidente e por outros seis réus condenados por participação na tentativa de golpe de Estado.

Michelle, que é um dos nomes cotados para substituir Bolsonaro nas eleições do próximo ano, ainda afirmou que o ex-presidente segue sendo a opção da direita para a corrida presidencial de 2026.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. ela é um pau mandado… só fala o que mandam falar… não tem opinião própria… caso eleita, será enorme deserviço para a nação….

  2. Infelizmente!
    503 deputados e 81 senadores.
    Quem manda na câmara é Hugo Mota, bota em votação o que ele quer.
    Quem manda no Senado é o Batoré, bota em votação o que ele quer.
    Quem manda no STF, Hugo Mota, Lula e o Batoré é
    Xandão.
    Pronto:
    Tá tudo Dominado.
    O resto não manda em absolutamente nada.
    Podem esperniarem.
    O que é pode ser feito para mudar?
    Só o povo o eleitor.
    Só eles pode fazer uma limpa, mas ainda não tem consciência, próximo ano tem eleição muito provavelmente volta oitenta, ou noventa por cento dessa galera toda aí, inclusive o ladrão de nove dedos.
    É assim na República de Bananas.

  3. Infelizmente!
    503 deputados e 81 senadores.
    Quem manda na câmara é Hugo Mota, bota em votação o que ele quer.
    Quem manda no Senado é o Batoré, bota em votação o que ele quer.
    Quem manda no STF, Hugo Mota, Lula e o Batoré é
    Xandão.
    Pronto:
    Tá tudo Dominado.
    O resto não manda em absolutamente nada.
    Podem esperniarem.
    O que é pode aer feito para mudar?
    O povo, o eleitor.
    Só eles pode fazer uma limpa, mas ainda não tem consciência, próximo ano tem eleição muito provavelmente volta oitenta, ou noventa por cento dessa galera, inclusive o ladrão de nove dedos.
    É assim na República de Bananas.

  4. Essa é honesta, essa é leal, essa merece e tem todo o respeito do povo brasileiro, exceto da extrema esquerda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moradores e comerciantes reclamam de falta de energia elétrica no bairro de Petrópolis na manhã deste domingo (9)

Imagem: reprodução

Restaurantes, bares e vários prédios sem energia elétrica em parte do bairro de Petrópolis, em Natal, na manhã deste domingo (9). Também há queixas de oscilações no fornecimento.

A reclamação é geral entre moradores e comerciantes. Segundo informações recebidas pelo BLOGDOBG, a causa teria sido um transformador que apresentou problemas, próximo à avenida Deodoro da Fonseca.

Opinião dos leitores

  1. Tem que privatizar a empresa distribuidora de energia. O serviço sempre melhora quando privatiza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO – Sabor & Tradição: Confira as receitas de Terrine de catupiry, camarões e geleia de caju; e manteigas saborizadas

CAJUMAR
Terrine de catupiry, camarões e geleia de caju

Ingredientes:
Camarão e Base:
600g de camarão médio limpo
1 litro de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
40g de manteiga do sertão
Flor de sal a gosto
700g de catupiry

Farofa:
100 g de castanha de caju torrada
100g de rapadura picada

Mel de Caju Maçaricado:
2 cajus frescos em cubinhos
15 g de alho picado
20 g de manteiga do sertão
250 g de mel

Finalização:
Chips de batata-doce a gosto
Crostini de tapioca com queijo de coalho – Potioca
Castanhas inteiras para decorar

Modo de Preparo:
Escalfar o camarão em água fervente até mudar de cor.
Retirar e mergulhar em água gelada (choque térmico).
Cortar os camarões me pedaços pequenos e temperar com manteiga do sertão, flor de sal e pimenta do reino a gosto. Reservar.
Misturar o camarão com o catupiry até formar creme homogêneo.
Torrar as castanhas, tritutar e juntar à rapadura picada. Reservar.
Grelhar o caju sem gordura em frigideira quente até brasear.
Acrescentar a manteiga do sertão, adicionar o mel e deixar incorporar até formar mel aromático.
Forre uma forma com um saco plástico ou plástico filme e coloque o creme, apertando bem. Leve pra geladeira por 1h30.
Desenforme, retire o plástico e finalize regando com o mel de caju maçaricado, salpicar a farofa de castanha e finalizar com chips e castanhas inteiras.

Tempo de preparo: 2h
Tempo de cozimento: 10min

DICA RÁPIDA
MANTEIGA DA TERRA COM MELADO DE CAJU
Ingredientes:
100ml de manteiga de garrafa
3 colheres de Melado de caju
1 pitada de Flor de Sal

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma vasilha e misture bem com um batedor até incorporar totalmente.
Caso queira, leve a geladeira.
Tempo de preparo: 5min

MANTEIGA DA TERRA COM GELEIA DE UMBU-CAJÁ E FLOR DE SAL
Ingredientes:
100ml de manteiga de garrafa
2 colheres de geleia de Umbu-cajá
1 pitada de Flor de sal
1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo:
Coloque a geleia em uma vasilha e amasse com um garfo, até ficar bem fina.
Coloque a manteiga e misture bem até incorporar.
Acrescente a Flor de Sal, a pimenta do reino e misture bem.
Leve a geladeira, se quiser, ou sirva ela líquida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *