Jornalismo

Rosalba detalha plano de enfrentamento para melhorar a saúde no RN

A governadora Rosalba Ciarlini decretou estado de calamidade no Rio Grande do Norte em relação à saúde pública. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (04), na qual apresentou o Plano de Enfrentamento dos Serviços e Urgência e Emergência do RN ao lado do secretário de Estado da saúde Pública (Sesap), Isaú Vilela.

“Não é a primeira vez que é decretado estado de calamidade na saúde do Rio Grande do Norte, mas é a primeira vez que é apresentado um plano de enfrentamento junto ao Governo Federal. Este é um plano emergencial, mas que vai contemplar ações que terão efeitos a médio e longo prazo”, explicou a Governadora.

Rosalba Ciarlini frisou que o Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN é o começo de mudanças importantes e necessárias. “Ao final de seis meses esperamos que os resultados já possam ser sentidos, estamos trazendo medidas estruturantes e não apenas emergenciais. Temos que contar com a colaboração, solidariedade, empenho e trabalho de todos para que toda a população possa sair ganhando”, afirmou. A Governadora lembrou ainda que praticamente 100% dos municípios do RN contam com gestão plena de recursos de saúde, e que por isso também devem fazer a sua parte. ”O município recebe o recurso, mas não resolve as demandas e encaminha para os hospitais de outras redes, acaba se pagando duas vezes para que a pessoa tenha o atendimento necessário”, declarou a Governadora.

De acordo com o secretário Isaú Vilela, o RN vive agora um momento agonizante na área da saúde. “O Walfredo Gurgel tem capacidade para atender 288 pacientes ao dia, mas, atualmente, enfrenta uma demanda de 450 entradas diárias”, expôs o titular da Sesap.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou que o momento escolhido para decretar o estado de calamidade se deu após a conclusão e estruturação de um plano de ação e enfrentamento adequado. Serão recursos extraorçamentários que serão retirados de outras áreas para, num esforço concentrado, realizar ações emergenciais em uma área crítica.

O coordenador geral do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca, explicou que há um desequilíbrio entre demanda e oferta de assistência. Segundo Luiz Roberto, deverão ser viabilizados leitos de retaguarda clínica em diferentes hospitais, como Hospital Universitário Onofre Lopes, que deverá reativar uma ala para o atendimento de urgência e emergência. “Essa medida beneficiará também o ensino, pois trará para o aluno a realidade do serviço de urgência e emergência. É importante lembrar que o Onofre Lopes não será o novo Walfredo, não haverá porta de entrada, a ocupação dos leitos será regulada pela central do Samu”, disse Luiz Roberto.

Outro hospital de retaguarda será o Hospital João Machado. “Esse hospital apresenta alas desativadas devido à recente reforma psiquiátrica, que liberou pacientes que antes ficavam internados e hoje em dia fazem tratamento domiciliar e através dos CAPS, Centros de Assistência Psicossocial”, explica Luis Roberto.

Ainda sobre os leitos, foram anunciados mais 63 de UTI em todo o RN, dos quais 10 serão de UTI infantil e outros 10 para UTI neonatal. O coordenador do Samu Metropolitano ressaltou que, apesar de contar com gestão plena dos recursos de saúde, recebendo a verba diretamente do Ministério da Saúde, Natal é a única capital do Brasil que não conta com leito próprio de UTI, utilizando a rede estadual e federal. Além dos novos leitos, o investimento também será direcionado para o aparelhamento, reforma ou construção de novos hospitais em cidades consideradas polo, visando diminuir a demanda que superlota outros serviços de referência.

Durante a apresentação do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN, também foi anunciada uma ação do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) no Rio Grande do Norte, que, através de uma força-tarefa, fará cirurgias de trauma. “Esse pleito foi encaminhado pessoalmente pelo secretário Isaú Vilela ao Ministério da Saúde. Da última vez que foi realizada no estado, a força-tarefa fez mais de 260 cirurgias de pacientes de trauma, é uma ótima ajuda para a demanda represada de cirurgias”, disse Luiz Roberto.

De acordo com o coordenador do Samu Metropolitano, os registros apontam uma média diária de 27,6 acidentes de moto somente na capital, que resultam em muitas internações. “É bom lembrar que o paciente de trauma é um paciente que fica por muito tempo em um leito do hospital, pois muitas vezes são necessários alguns procedimentos cirúrgicos e, posteriormente, todo o trabalho de reabilitação É um paciente que chega, mas demora muito a sair”, explicou.

Outro ponto abordado foi a habilitação do helicóptero Potiguar I para ser usado como unidade aeromédica. “Apesar de ser uma aeronave de uso da polícia, o espaço interno pode ser modificado em apenas 7 minutos e ser transformado em uma unidade médica, e agora teremos o custeio para as adaptações necessárias”, disse Luiz Roberto Fonseca.

Além das medidas estruturantes, o Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN prevê também uma mudança com relação à conduta a ser seguida pelos profissionais da área da saúde. “Sabemos que muitos honram o seu diploma, mas há alguns profissionais que insistem em práticas que acabam prejudicando a população. Adotaremos, então, um sistema de ponto eletrônico, para que todos assumam o compromisso de cumprir com a carga horária pelo o qual foi contratado”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Greve na Justiça Eleitoral pode prejudicar registro de candidaturas

Servidores da Justiça Eleitoral iniciaram hoje (4), em vários estados, uma greve de 48 horas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o novo plano de carreira da categoria, que está sem reajuste de salários desde 2003. O movimento ocorre na véspera do fim do prazo para registro de candidaturas a prefeito e a vereador nas eleições de outubro deste ano, o que poderá prejudicar os que deixaram essa providência para os últimos dias.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sinjufego), em Goiás, a paralisação já atingiu 109 dos 120 cartórios eleitorais do estado. No Distrito Federal, onde não haverá eleições em outubro, a o Tribunal Regional Eleitoral informou que não há paralisação e que tudo funciona normalmente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência do movimento grevista e informou que fará um balanço da situação ainda hoje.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Justiça Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), a greve está ocorrendo, com intensidades diversas, em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins. Na Paraíba, os servidores do TRE decidem nesta tarde se param os trabalhos da Justiça Eleitoral.

Os servidores lutam pela aprovação do Projeto de Lei 6613/2009, na esperança de reestruturação do plano de carreiras e de reposição de perdas inflacionárias. A idéia é que as manifestações e protestos ocorram em frente aos cartórios eleitorais até amanhã (5), data-limite para registro de candidaturas às eleições deste ano.

O presidente do Sinjufego, João Batista Morais Vieira, disse à Agência Brasil, por telefone, que, em reunião hoje de manhã no TRE, o presidente do tribunal, desembargador Gilberto Matos Filho, informou que as negociações com o governo federal e o Congresso “não são muito favoráveis aos servidores”. De acordo com o sindicalista, o desembargador disse que o jogo está sendo muito duro, pois eles [servidores] foram transformados “em bodes expiatórios de todos os problemas do serviço público”.

“O que nós queremos é apenas a reposição das perdas com a inflação, pois estamos há oito anos sem reajuste, já que o plano de carreira atualmente em vigor é de 2004. Nesse período, a reposição chega a 53%, Quando sair, já estará defasada”, afirmou João Batista.

Segundo Batista, o projeto de lei para corrigir a situação está parado há dois anos na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e, por isso, os servidores estão fazendo a greve de 48 horas na tentativa de abrir um canal de negociação com o governo e o Congresso. Se não forem atendidos, disse ele, a greve poderá se transformar em uma paralisação por tempo indeterminado e causar problemas para a realização das eleições deste ano.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[FOTO] Durante passeio de moto, garupa de lingerie faz "fio terra" em piloto nu

Essa é uma daquelas que você escuta e responde: “só acredito vendo”. Durante uma reportagem, a equipe do site de notícias romeno ProSport flagrou uma cena realmente inusitada: um homem nu dando uma volta numa motocicleta numa posição que podemos chamar “De quatro”.

Não bastando, ele ainda é acompanhado por uma mulher na garupa da moto trajando apenas a calcinha de uma lingerie fazendo o famoso “fio terra”. Eu ein? Essas coisas só na Romênia mesmo. Confira a foto retirada do site de notícias…

Opinião dos leitores

  1. Parece-me que a passageira, ao executar o fio-terra, queria impelir o piloto a acelerar a motocicleta ["Vai, anda, aceleeera!", parecia incentivar a nobre  moça ao fazer inserir seu(s) dedo(s) no escapamento do piloto]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

#Apagão: Mais de 20 municípios potiguares estão sem energia

Um verdadeiro apagão está atingindo o Rio Grande do Norte deste o meio dia. Mais de 20 municípios estão sem energia. A lista dos municípios que estão com o fornecimento de energia é extensa: Macaíba, Parnamirim, São José do Mipibu, Monte Alegre, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Nova Cruz, Passa e Fica, Baia Formosa, Serrinha… É muita gente afetada.

De acordo com informações da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), o motivo do blackout foi o tombamento de uma torre da rede de transmissão de energia elétrica da Cosern no bairro Planalto, zona Oeste de Natal, que não resistiu à erosão provocada em uma duna, onde a torre estava instalada.

Equipes de manutenção da companhia estão trabalhando nesse momento para tentar resolver o problema e restabelecer o fornecimento. A previsão é que a energia seja restabelecida entre as 20h30 e 22h de hoje.

Nunca é demais lembrar que por causa da falta de energia, vários municípios estão sem internet e sem telefone também.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Registros de candidaturas se encerra nesta quinta-feira (5)

Os partidos políticos e coligações têm até as 19h desta quinta-feira (5) para apresentar no cartório eleitoral competente os pedidos de registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral.

A partir desta quinta-feira os nomes de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverão constar das pesquisas eleitorais, realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Também a partir desta quinta os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, de acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), para atender demandas relativas às eleições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Na análise do ministro Mantega, investimento de 10% do PIB na educação quebra o Estado

Convém não prestar muita atenção ao que estão dizendo os economistas do governo. Quem presta atenção arrisca-se a ficar mais confuso. Até outro dia, diziam que o Brasil já era a sexta economia do planeta.

Nas últimas semanas, começaram a admitir que a crise internacional é mesmo feia. Mas o Brasil, sólido a mais não poder, estava preparado para o tranco. Súbito, os amigos do Congresso levaram à pauta projetos que criam despesas.

Dilma Rousseff deu o grito: não se deve “brincar à beira do precipício”. Nesta quarta (5), a presidente foi ecoada pelo ministro Guido Mantega. Queixando-se do assédio do Legislativo às arcas do Tesouro, o titular da Fazenda disse:

“…É muito importante que a sociedade nos ajude com as questões que põem em risco a nossa solidez fiscal.” A sociedade? Melhor tocar o telefone para o companheiro Marco Maia (PT-RS), senhor da pauta da Câmara.

A certa altura, Mantega fez referência ao Plano Nacional de Educação, já aprovado na Câmara. Prevê a elevação dos investimentos em educação dos atuais 5,1% do PIB para 10%. Coisa gradual, a ser atingida em dez anos. E Mantega: “Isso coloca em risco as contas públicas. Isso vai quebrar o Estado brasileiro.”

Quer dizer: brevemente seremos a sexta, quiça a quinta maior economia do mundo, mesmo que ainda sejamos incapazes de ler o A-E-I-O-U, a não ser que venha numa planilha.

Fonte: Blog do Josias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Cesta básica do natalense sobe 0,58% em junho

Pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), verificou um aumento médio de 0,58% no mês de junho na cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal, em em relação ao mês de maio/12. Nos mercadinhos a variação foi maior do que nas grandes redes: 3,67%, em comparação ao mês de maio/2012. Na última semana de junho, a cesta básica subiu 0,37% em Natal.

O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava em R$ 399,20 no final de maio/2012, fechou o mês de junho em R$ 401,50.

A pesquisa foi realizada pelo Procon Natal, que é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e sete (27) subiram em junho/2012 e treze (13) sofreram redução.

Em junho/2012 os produtos industrializados e semielaborados – na média – praticamente permaneceram estáveis (variação média de 0,01%), enquanto os hortifrútis subiram 6,53%. Já os produtos de higiene e limpeza caíram 0,27%.

Os maiores aumentos de junho ocorreram na batata comum (subiu 20,4%), alface (+19,4%), repolho branco (+17,4%), ovos brancos grandes (+15,5%), filé de merluza congelado (+12,8%), tomate (+11,5%) e leite pasteurizado tipo C (+10,0%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram redução de preço em junho, destaque para a água sanitária (caiu 9,4%), pão francês (-8,6%), sabão em barra (-8,3%), fubá pré-cozido (-7,5%), café moído (-6,2%), frango congelado (-5,1%) e carne bovina de 2ª (-3,7%).

Feijão Carioquinha subiu 57% em seis meses

Comparando o custo atual da cesta básica (R$ 401,50) com o vigente em dezembro de 2011 (R$ 386,32), a pesquisa do Procon Natal constata aumento médio acumulado de 3,93% nos seis primeiros meses de 2012. A maior variação ocorreu nos legumes, frutas e verduras (subiram 24,5%), seguido pelos produtos de higiene e limpeza (+4,9%) e pelos produtos industrializados e semielaborados (+2,00%).

Registre-se que nos últimos doze meses (junho/2011 a junho/2012), a cesta básica do natalense ficou 8,5% mais cara: os produtos industrializados e semielaborados acumulam alta de 8,9%, os produtos de higiene e limpeza subiram 5,2%, e os hortifrútis subiram 5,8%.

Isoladamente, os produtos que mais subiram em 2012 foram: jerimum leite (está 77,0% mais caro), feijão carioquinha tipo 1 (subiu 57,3% em 2012), batata doce (+34,0%), macaxeira (+31,0%), repolho branco (+31,0%), alface (+28,1%) e batata comum (+26,7%). Além desses, destaque também para o aumento de 24,0% nos ovos brancos grandes, de 22,0% na farinha de mandioca e de 18,9% no leite pasteurizado tipo C.

Nos mercadinhos, aumento da cesta chegou a 3,67% em junho

Nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou aumento médio de 3,67% em junho/2012, em relação ao mês de maio. Nos seis primeiros meses de 2012 (janeiro a junho) a cesta básica acumula alta de 6,91%, quase o dobro do índice verificado nas grandes redes.

Em junho os hortifrútis subiram, em média, 12,5%, os produtos industrializados e semielaborados subiram 3,1%, e os produtos de higiene e limpeza, +0,28%.

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Alecrim, Cidade Satélite, Neópolis, Pirangi, Planalto, Pajuçara, Panatis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro e Rocas). Dos quarenta (40) itens pesquisados pelo Procon Natal, trinta (30) subiram em junho e dez (10) sofreram redução.

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, a cesta básica mais barata, na última semana de junho/2012, entre os supermercados e hipermercados, era a do Supermercado Servebem – Cidadeda Esperança (R$ 370,93). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do Supermercado Cristovão – Centro (R$ 384,41).

Comparando o custo médio da cesta básica nos três tipos de estabelecimentos, o Procon Natal conclui que a cesta básica mais barata é a dos mercadinhos (R$ 405,37), seguido pelos supermercados (R$ 387,28) e pelos hipermercados (R$ 415,73).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Natal sedia Desafio Internacional de Futsal na próxima semana

A parceria entre a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer e a Federação Norteriograndense de Futsal traz a Natal o jogo internacional de seleções de futsal Brasil x Polônia. A partida é um desafio internacional de futsal e acontecerá na próxima quarta-feira (11), às 19h, no Ginásio de Esportes Nélio Dias, na Zona Norte.

Os ingressos serão vendidos, a partir desta sexta (06) até terça-feira (10), em preço promocional de R$ 15,00, nas bilheterias do Ginásio Nélio Dias. Na quarta-feira (11), os ingressos passam a custar R$ 30,00 para adultos e R$ 15,00 para estudantes.

O jogo faz parte do planejamento da seleção brasileira para a Copa do Mundo de Futsal que será realizada no mês de novembro deste ano na Tailândia. Mais outras duas partidas entre Brasil e Polônia estão programadas, em Vitória, ES, no dia 13 (sexta), e em Cuiabá, MT, no dia 15 (domingo).

Para o secretário de Estado de Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, Brasil e Polônia representam no Futsal os centros mais elevados tecnicamente no contexto mundial. As presenças de atletas como Falcão, Gabriel, Wilde, Rato e Betão, certamente assegurarão um grande espetáculo para o público natalense.

“O Governo do Estado é o principal parceiro da Federação Norteriograndense de Futsal graças ao entendimento da governadora Rosalba Ciarlini em perceber a importância do evento de caráter internacional”, afirma Joacy Bastos.

O Governo do Estado está concedendo hospedagens às delegações de Brasil e Polônia, e garantindo segurança e assistência de saúde.

O presidente da Federação Norteriograndense de Futsal, Clóvis Gomes, espera grande público para o desafio internacional. “Vamos ver o Falcão, uma atração à parte. Temos tudo para fazer uma grande festa”, disse Clóvis.

Reinaldo Simões, coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Futsal, diz que o Ginásio Nélio Dias tem boa estrutura, reconhece a força da Polônia na modalidade, e espera uma grande festa. “Espero que a gente consiga fazer um espetáculo à altura da seleção brasileira”, completou.

Lista de convocados da Seleção Brasileira:

Goleiros – Cidão, Tiago e Djony.
Alas – Cabreúva, Gabriel, Gadeia, Falcão, Rato e Jackson.
Fixos – Ciço, Rodrigo e Neto.
Pivôs – Betão, Jé e Wilde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

TRE disponibiliza cartilha para candidatos; baixe aqui

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, por meio de sua Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria, disponibilizou, em sua página na internet, um manual de consulta rápida, intitulado de Eleições 2012 – Cartilha do Candidato.

Tal publicação, elaborada pela equipe técnica da Seção de Análise de Contas Eleitorais e Partidárias, objetiva oferecer aos candidatos, comitês financeiros e partidos uma abordagem orientadora acerca das principais regras constantes da Resolução TSE º 23.376/2012, sob aspectos estritamente técnicos, que regerão as Eleições Municipais de 2012.

O arquivo está disponível AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Deputados aumentam em 30% a verba de gabinete

A Câmara dos Deputados reajustou em 30% o valor da verba de gabinete, recurso usado pelos parlamentares para o pagamento de funcionários que trabalham nos gabinetes ou nos escritórios políticos nos estados.

De acordo com Ato da Mesa Diretora 44/2012, publicado hoje (4), a verba passa dos atuais R$ 60 mil para 78 mil. Segundo a Mesa, o reajuste vai recompor o benefício considerando “o desgaste inflacionário”.

Ainda segundo o documento, as despesas decorrentes da elevação serão custeadas pelas dotações orçamentárias da Câmara dos Deputados. O reajuste não vale para a tabela de vencimentos do Secretariado Parlamentar, fixada por legislação vigente.

O aumento da verba de gabinete era uma reivindicação antiga dos deputados e assessores que alegam que os funcionários não concursados, que prestam serviços aos gabinetes, estavam há quase cinco anos sem reajuste.

Pelo regimento, com a verba, cada deputado pode contratar de cinco a 25 secretários parlamentares. Atualmente, os salários desses funcionários variam de R$ 622 a R$ 8.040 mensais.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

CCJ aprova decide que pedido de cassação de Demóstenes é constitucional

Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado considerou constitucional o pedido de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A votação ocorreu de forma nominal e aberta. Com a decisão, o processo vai agora para o plenário da Casa, em julgamento que está marcado para o próximo dia 11.

O relatório pela constitucionalidade do processo foi apresentado pelo senador  Pedro Taques (PDT-MT). Ele alegou, em um documento de 28 páginas, que todos os ritos constitucionais, inclusive o que garante a ampla defesa do senador Demóstenes, foram respeitados durante o processo no Conselho de Ética do Senado.

Para cassar o mandato de Demóstenes são necessários 41 dos 81 votos dos senadores. A votação em plenário é secreta.

Demóstenes Torres não compareceu à reunião da CCJ.

O advogado do senador, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que houve cerceamento da defesa, que não pôde comprovar, durante o processo no Conselho de Ética, que as gravações apresentam indícios de ilegalidade.

O senador é suspeito de manter relações estreitas com o empresário goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, apontado como chefe de um esquema de jogos ilegais e tráfico de influência que contava com a participação de políticos e empresários.

Cachoeira está preso desde o dia 29 de fevereiro, quando foi deflagrada a Operação Monte Carlo, que investigou o esquema.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

TCE confirma equívoco na inclusão do nome de prefeito na lista encaminhada ao TRE

O BG acaba de ser informado que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) cometeu um erro ao incluir Geraldo Gomes, prefeito de Currais Novos, na lista dos gestores cujas contas foram reprovadas pelo Legislativo.

A confirmação veio através de uma Certidão assinada pelo diretor de Administração Municipal (DAM), Humberto Aragão Mendes Neto.

Confira o documento:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Compositor de músicas de Justin Bieber assume homossexualidade

O cantor de Hip Hop Frank Ocean decidiu assumir publicamente a homossexualidade. Nesta quarta-feira, o compositor de músicas de Justin Bieber, Beyonce e John Legend, escreveu em seu Tumblr um comunicado falando sobre seu primeiro amor por um homem.

“Há quatro verões, conheci uma pessoa. Tinha apenas 19 anos. Ele também. Passamos o verão juntos. E o verão seguinte também. Quase todos os dias. E nos dias em que estávamos juntos, o tempo deslizava. Na maior parte do dia, eu observava o sorriso dele. Ouvia o que ele dizia e o silêncio dele, até ele dormir. Sono que muitas vezes partilhava com ele”.

O post continua contando que quando percebeu estar apaixonado, o cantor viu que estava perdido. “Era maligno. Não havia remédio. Não conseguia escapar nem negociar com o sentimento. Sem opção. Foi o meu primeiro amor, mudou a minha vida. Ele me deu tapinhas nas costas, disse coisas bonitas. Fez o melhor que pode, mas disse que não sentia o mesmo”.

Já havia rumores sobre a orientação sexual de Ocean e ele antecipou no Twitter que o post no blog era para esclarecer as dúvidas. Alguns críticos que ouviram seu novo álbum solo, “Channel orange”, que será lançado na semana que vem, constataram que várias canções de amor eram endereçadas a um homem.

Do coletivo Odd Future, Frank Ocean iniciou sua carreira solo no ano passado e fez sucesso com composições para artistas famosos, como Justin Bieber, Beyoncé e John Legend.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

[FOTO/VÍDEO] Coca-Cola cria saco plástico e se adequa a diferente forma de beber refrigerante

Os refrigerantes vendidos nas garrafas retornáveis geram custos mais altos, e em alguns países, os compradores acabam preferindo levá-los em sacos de plástico para que o preço fique mais em conta. E o que se perde com isso? Um dos grandes ícones da Coca-Cola: sua garrafa.

Entender os consumidores é uma das principais tarefas para alcançar não só o sucesso, como também enfatizar os valores transmitidos pela sua marca. Para adaptar o produto a essa realidade, a empresa lançou uma campanha em que passou a oferecer embalagens plásticas no formato das garrafas, que conta inclusive com seu logo.

A ‘The Coca-Cola Bag’ acabou sendo uma grande oportunidade, tendo em vista que nos países onde essa prática é comum, como em El Salvador, por exemplo, corresponde a aproximadamente 80% das vendas.

Fonte: Comunicadores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Acusado de assaltos na Grande Natal é preso armado e com moto roubada

Foto: Sérgio Costa

Policiais da Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) prenderam, no início da tarde desta quarta-feira (4), um homem de 18 anos acusado de ser autor de uma série de assaltos na região Norte da Grande Natal.

José Antônio da Silva é apontado pela polícia como sendo um dos dois jovens que realizaram um arrastão em uma residência, na última sexta-feira (29), no bairro de Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, os bandidos fugiram levando bens pessoais e o veículo de uma família.

De acordo com o tenente Peixoto, oficial de dia, o acusado foi surpreendido na avenida Nosso Senhor do Bonfim, no conjunto Santa Catarina, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. José Antônio estava em uma motocicleta de cor vermelha tipo Bros e de posse um revólver calibre 38 com seis munições.

“Nós recebemos uma denúncia via Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), de que os moradores da localidade estavam suspeitando de dois homens em duas motos, uma delas com as mesmas características da encontrada com o acusado. Diante disso fizemos a abordagem e encontramos a arma”, disse.

Ainda segundo o tenente a moto tem queixa de Roubo desde Março deste ano e José já respondeu pelo crime de porte ilegal de arma. Após o flagrante o acusado foi conduzido para a DAME (Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos), onde foi autuado e permanecerá custodiado pelo Estado à disposição da justiça.

Fonte: Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governadora decreta estado de calamidade na saúde

A governadora Rosalba Ciarlini acabou de anunciar, durante uma coletiva à imprensa, que decretou estado de calamidade no Rio Grande do Norte para dar mais celeridade ao plano de enfrentamento de serviços de urgência e emergência, na tentativa de melhorar o atendimento na rede pública.

As ações do programa de reforma, restauração, ampliação e aparelhamento dos hospitais estaduais são de médio e longo prazo, o que mostra uma preocupação com um plano de governo na área da saúde. Para a sua execução, a governadora anunciou investimentos na ordem de R$ 25 milhões.

A ideia, se realmente tiver como objetivo, a melhoria dos serviços públicos de saúde é boa. Se os objetivos forem alcançados, melhor ainda. Mas foi necessário passar 18 meses para a governadora descobrir que a saúde estava ruim? Os problemas mostrados todos os dias na imprensa, a dificuldade para encontrar um novo secretário e a crise que atinge praticamente todas as unidades de saúde já não eram suficientes? Já se passou 18 meses e a governadora ainda não mostrou pra que veio. O que já era ruim nos governos Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza conseguiu ser destruído na gestão de Rosalba.

Nunca é demais lembrar que Rosalba é médica.

Opinião dos leitores

  1. Bruno, não esqueçer também que nestes 18 meses o governo do RN reteu recursos para a saúde, diminuiu o orçamento da saúde em 2012. Pq será?! Incompetência! Dinheiro? Tem! Agora aonde está?! Pq essa calamidade?! Para terceirizar e não abrir licitações?! Esse governo vai acabar pior do que o de Micarla. Pobre RN…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *