O publicitário Alexandre Macedo, da Base Propaganda, foi escolhido como marketeiro da campanha do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.
Os bastidores já davam conta da possibilidade de Alexandre assumir a função, mas a confirmação veio agora há pouco do próprio do próprio publicitário para este blogueiro.
De acordo com atualização do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), exatamente metade das 60 zonas eleitorais do estado já encerraram completamente a votação e concluíram 100% da transmissão dos dados para o sistema de totalização.
Entre as 30 zonas com trabalhos concluídos e boletins transmitidos estão seções estratégicas do interior e de municípios como Macaíba (ZE 05), Mossoró (ZE 34, 49 e 58), Nova Cruz (ZE 12), João Câmara (ZE 10 e 62), Areia Branca (ZE 32) e Touros (ZE 14).
O senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro (PL), criticou neste domingo (25) a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de estender até as 19h o horário de votação do segundo turno.
Em publicação no X, o parlamentar classificou a medida como uma intervenção e alertou para o risco de um “golpe judiciário”.
“Impressionante o nível de intervenção de alguns ministros do STF. Espero sinceramente que o bom senso prevaleça e que qualquer golpe judiciário ou chicana administrativa não prospere, pelo bem da democracia”, escreveu.
Zanin atendeu a um pedido da campanha do presidente Lula (PT), que alegou dificuldades de transporte de eleitores em municípios da Bahia e de São Paulo. A campanha de Flávio também havia solicitado mais duas horas de votação, mas apenas em cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, devido a chuvas intensas e bloqueios de vias.
Após determinar a extensão do horário em todo o país, o ministro esclareceu que a medida só valeria para seções eleitorais cujas urnas ainda não haviam sido fechadas.
O professor de direito eleitoral da FGV Fernando Neisser afirmou que a decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, de estender a votação por duas horas pode abrir caminho para um pedido de anulação do segundo turno. Segundo ele, a ordem chegou quando algumas urnas já estavam encerradas, criando condições diferentes entre as seções eleitorais.
“A partir do momento em que a urna é fechada, ela não tem como ser reaberta”, declarou à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Para o professor, a situação pode fundamentar uma contestação e um pedido para realizar novamente a votação. Trata-se de uma avaliação jurídica, sem decisão de anulação.
A prorrogação foi determinada pouco depois das 17h deste domingo (25). Mesários ouvidos pela Folha relataram urnas encerradas, boletins impressos e equipamentos já devolvidos à Justiça Eleitoral, além de falta de orientação sobre como cumprir a medida.
Zanin atendeu a um pedido da campanha de Lula (PT), motivado por problemas no transporte de eleitores. A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) também solicitou ao TSE a ampliação do horário em municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, por causa de chuvas e bloqueios de vias.
O Rio Grande do Norte não reabriu as seções eleitorais que encerraram a votação às 17h, apesar da decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, de estender o horário do pleito até as 19h. Segundo o TRE-RN, as urnas já fechadas permanecerão definitivamente encerradas.
As seções que ainda tinham eleitores na fila às 17h, porém, devem concluir o atendimento até que todos votem. Os dados das urnas encerradas já foram extraídos e seguem para a totalização dos votos.
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu neste domingo (25) que a prorrogação do horário de votação até as 19h vale apenas para as seções eleitorais que ainda estavam abertas. Como as urnas são lacradas após o encerramento, não é possível reabrir locais onde a votação já havia terminado.
A decisão atendeu a um pedido da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que alegou dificuldades de transporte de eleitores em pelo menos dez estados e defendeu a ampliação do horário para garantir igualdade de condições no acesso às urnas.
O PT também solicitou a retomada integral da frota de ônibus em São Paulo e Teresina, além da manutenção do transporte gratuito até duas horas após o novo horário de encerramento. Eleitores de cidades como São Paulo, Salvador, Petrópolis e João Pessoa relataram dificuldades para chegar aos locais de votação devido à redução da oferta de ônibus.
Em Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou a prisão em flagrante do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, além de estabelecer multa de R$ 1 milhão por hora diante de problemas no cumprimento das medidas de transporte.
Eduardo Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo criticaram a prorrogação do horário de votação determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF, neste domingo (25). Os dois participavam de uma transmissão ao vivo em Miami para acompanhar a apuração.
“Estranho, hein?!”, reagiu Eduardo. Figueiredo afirmou que a medida tinha “cheiro de golpe” e citou a queda das chances de vitória de Flávio Bolsonaro no mercado de apostas Polymarket. A declaração foi uma especulação do comentarista, sem apresentação de provas de irregularidade.
“Onde está o presidente do TSE?”, questionou Figueiredo, referindo-se ao ministro Kassio Nunes Marques. Durante a transmissão, um telão ao fundo mostrava uma apuração parcial com Lula em 65,4% e Flávio em 34,6%, sem indicação, no relato, do universo de votos contabilizados.
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin de ampliar em duas horas a votação em todo o país provocou confusão neste domingo (25). Divulgada pouco depois das 17h, a ordem encontrou seções com urnas encerradas, boletins impressos e equipamentos já encaminhados aos tribunais regionais, segundo relatos colhidos pela Folha de S.Paulo.
Em São Paulo, mesários relataram falta de orientação sobre como proceder. Em Pinheiros, trabalhadores chegaram a ser orientados a permanecer no local enquanto aguardavam instruções. No Jabaquara, algumas urnas já haviam sido devolvidas à Justiça Eleitoral.
No Rio de Janeiro, uma escola em Laranjeiras manteve as portas abertas, mas as seções já estavam encerradas. Em Brasília, houve reabertura parcial de um local de votação na Asa Norte, porém eleitores não conseguiram votar porque os equipamentos estavam fechados e parte dos mesários já havia saído.
Quando a reportagem foi publicada, o sistema do TSE já registrava votos totalizados no país. Procurado pela Folha, o tribunal informou que aguardava a íntegra da decisão para se posicionar sobre os procedimentos.
[VÍDEO] Deputado Federal Pedro Rousseff (PT) relata capotamento a caminho da apuração e comemora ter saído sem ferimentos
https://t.co/7BnYauHm8c https://t.co/Yc7e5g7dVB
O Deputado Federal eleito, Pedro Rousseff (PT), gravou um vídeo neste domingo (25) para acalmar apoiadores após sofrer um acidente de trânsito na Rodovia Fernão Dias, enquanto viajava de Belo Horizonte para São Paulo para acompanhar a apuração das eleições.
O parlamentar explicou que o veículo perdeu o controle devido à forte chuva na pista e capotou três vezes. Apesar da gravidade do acidente, nem ele e nem o assessor que o acompanhava sofreram ferimentos graves.
“A gente saiu de Belo Horizonte pra ir pra São Paulo apurar a votação e, chovendo muito, o carro perdeu o controle e capotou. Capotou três vezes e, graças a Deus, a gente não teve basicamente nenhum arranhão. Isso aí de fato é o poder de Deus e agora a gente reviveu basicamente”, declarou o deputado, agradecendo também às mensagens de apoio e ao atendimento médico.
As campanhas dos presidenciáveis Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentam mobilizar seu eleitorado para ir às urnas dentro do novo prazo da eleição. A votação foi prorrogada até 19h em todo o país.
A ordem na campanha de Lula é realizar uma ofensiva imediata de comunicação para informar que o pleito foi prorrogado. O foco é explicar o contexto da prorrogação, engajar o eleitor que ainda não foi às urnas e mesmo aqueles que já votaram – para que promovam caronas dentro das regras da lei eleitoral, por exemplo.
A campanha de Flávio tenta responder ao engajamento petista. Um dos discursos já repetido nas redes é de que um ministro do STF indicado por Lula usou poderes na Corte em gesto ao petista. A ideia é impulsionar um voto de “indignação” daqueles que rejeitam o Supremo.
O PT (Partido dos Trabalhadores) pediu a prorrogação de prazo, primeiro, para municípios baianos, por suposta falta de ônibus para levar o eleitor às urnas. Depois, tanto Lula quanto Flávio solicitaram mais tempo para outros estados do país.
O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a votação se estenda até 19h em todo o território nacional atendendo uma nova solicitação da campanha de Lula.
O temporal que atingiu Minas Gerais neste domingo (25), durante o segundo turno das eleições, deixou 163 locais de votação sem energia elétrica, segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Desse total, 65 ficam na região metropolitana de Belo Horizonte.
Até as 14h, cerca de 110 mil clientes estavam sem energia. As rajadas de vento chegaram a aproximadamente 150 km/h no Sul do estado e a quase 90 km/h na capital.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) monitorava os impactos do temporal, que poderiam dificultar o transporte das urnas aos cartórios após o encerramento da votação. Até a tarde, 91 urnas eletrônicas haviam sido substituídas e a Polícia Militar registrara 79 ocorrências relacionadas às eleições.
A Cemig informou que mobilizou cerca de 2 mil profissionais para atender às ocorrências. O desligamento da linha de distribuição Ouro Preto–Taquaril afetou aproximadamente 89 mil unidades consumidoras.
Comente aqui