Economia

Bolsonaro critica restrições em SP e DF e fala em risco de invasões a supermercados e greves: “até quando nossa economia vai resistir?”

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Um dia após adotar tom moderado ao falar da pandemia, usar máscara em público e defender a vacinação, o presidente Jair Bolsonaro criticou duramente as restrições impostas por governadores para tentar conter o avanço da covid-19 no País. Durante participação virtual em reunião no Senado, nesta quinta-feira, 11, Bolsonaro citou a possibilidade de invasões a supermercados e greves em função do lockdown.

O presidente da República participou do evento enquanto estava no Palácio do Planalto, ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes. Diferentemente de quarta-feira, 10, Bolsonaro não usava máscara, enquanto o auxiliar estava com o equipamento de proteção no rosto.

Bolsonaro criticou diretamente as medidas adotadas pelos governadores de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Doria anunciou nesta quinta-feira, 11, novas restrições, inclusive toque de recolher no Estado, medida também aplicada no Distrito Federal. Bolsonaro comparou o isolamento a um “sapo fervido”, ou seja, depois de aumentada a temperatura, “não sai mais da panela”.

Medidas de isolamento social e restrição ao comércio, porém, têm sido recomendadas por especialistas para conter a transmissão do vírus. Assim como outras regiões do País, São Paulo e Distrito Federal têm visto pressão sobre seus sistemas de saúde e alta de internações pela covid-19.

“Até quando? Até quando nossa economia vai resistir? Se colapsar, vai ser uma desgraça. O que poderemos ter brevemente? Invasão a supermercado, fogo em ônibus, greves, piquetes, paralisações. Onde vamos chegar? Será tarde para o sapo sair da panela”, disse Bolsonaro. No discurso do presidente da República, enquanto o governo federal combate o desemprego, prefeitos e governadores estão “destruindo” a economia.

As críticas feitas pelo presidente a medidas de isolamento social não são novas. Nessa quarta, porém, horas após o ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva atacar a gestão da pandemia pelo governo federal, Bolsonaro mudou sua conduta em evento no Palácio do Planalto. Na ocasião, chegou a justificar as restrições de circulação como medida necessária para que houvesse tempo para hospitais se preparar para o aumento da demanda de pacientes.

Nas últimas duas semanas, o Brasil registrou aumento de 43% na média diária de óbitos. Em 25 de fevereiro, o número estava em 1.150. Agora está em 1.645 , o maior da pandemia. Na quarta-feira, 10, o Brasil registrou 2.349 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados do consórcio formado por veículos de imprensa.

“Lamento todas as mortes que ocorrem, todas as mortes. Lamento essa desgraça que se abateu sobre o mundo, mas nós temos que olhar para frente”, afirmou Bolsonaro. Em seguida, defendeu vacinar a população.

“Temos que buscar minimizar a dor dessas pessoas, buscar minimizá-la com vacina. Toma vacina. Abrimos para comprar praticamente de todos os laboratórios depois de aprovado pela anvisa.” O presidente afirmou que nunca negou a vacina.

Com Estadão

Opinião dos leitores

  1. O objetivo destes governadores, tendo como cabeça o calça cravada, é criar o caos no país.
    Por que fecharam hospitais de campanha e leitos nos hospitais?
    Por que não permitem o uso de medicamentos no início da contaminação?
    As baladas continuaram sem qualquer intervenção dos Estados, até o filho do calça cravada fez festinha com aglomeração sem uso de máscaras.
    Em breve veremos o resultado dessas medidas de lockdown nas cidades.
    Óbvio que tentarão culpar o Bolsonaro, mas o cara é foda e com sua excelente equipe vai saber dar a volta por cima.

  2. Olha aí…
    Que idéia excelente do presidente.
    Nada de Auxílio Emergencial, agora a vez é ivadir supermercado.
    Pra ele quanto pior melhor.

  3. Agora insufla invasões? Tá cada dia pior.
    O efeito Lula tá fazendo um bem danado ao país.

  4. Por que invasão de supermercados?
    Que terrorismo é este?
    Vá dando idéia seu aloprado.
    Tem wue conter a circulacao desta peste.Já era para todos ou pelo menos 30 % vacinados,mas devido a sua inercia tai o que você queria.
    15 dias de fechamento nao ira matar ninguem de fome.Enquanto isto libere o auxilo emergencial.
    GOVERNAR E PARA QUEM TEM COMPETENCIA.

  5. Até agora não se tem notícia de que nada disso tenha acontecido. Se milícias bolsonarianas levarem avante a "sugesta" do presidente, ele deve ser afastado imediatamente e responsabilizado criminalmente .

  6. É isso Bolsonaro, deixe a bomba estourar nos colos dos Governadores e fique assistindo de camarote.
    Confiamos no Senho e em 2022 vai ser no primeiro turno.
    MITO TEM RAZÃO.

    1. Se esse governo está um caos como vc mesmo está afirmando, como vc fala que vai votar nele? Tu gosta de comer merda é?

    2. Não fala nada que preste esse. Só besteira. Vá estudar, depois você volta aqui.

  7. Negacionista incentivando seus seguidores a invadirem supermercados e fazerem greve, espero que ainda não tenham comprado armas.

  8. O MINTOmaníaco eh o maior risco a nossa economia e democracia. Muito pior que a pandemia de covid!

    1. Zé Gado tira ele, quero voltar a roubar o Brasil por mais 30 anos e dar cartilha de sexo para as crianças de 5 anos

    2. Facínora é o cara que defende a liberdade? E do que se chama quem instaura "toque de recolher"? Democrata? Esse minino é um gênio.

    3. Cartilha de sexo pra crianças… você também acreditou na mamadeira de piroca?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula desmarca reunião com Zelensky no G7 e retorna ao Brasil

Foto:Arte/Metrópoles

O presidente Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desmarcaram a reunião bilateral que teriam durante a cúpula do G7, no Canadá, nesta terça-feira (17/6).

Segundo o governo brasileiro, o encontro entre os dois não aconteceu por problemas de “agenda”. Lula e Zelensky não teriam conseguido conciliar horários, após atrasos na programação do G7.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), com os atrasos, Lula não pode esperar para se reunir com Zelensky, pois tinha horário definido para decolar de volta ao Brasil.

O chefe do Palácio do Planalto deixou o resort onde ocorreu a cúpula do G7 por volta das 16h30, no horário local (19h30 no Brasil). O petista seguiu de carro até Calgary, de onde pegará o avião para retornar ao Brasil.

Essa foi a segunda vez que Lula desmarcou uma reunião bilateral com Zelensky. A primeira vez ocorreu durante a cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, em 2023, primeiro ano do terceiro mandato do petista.

Lula e Zelensky, entretanto, chegaram a se reunir em setembro de 2023 em Nova York, nos Estados Unidos, onde ambos estavam para participar da Assembleia-Geral da ONU.

Além do encontro com Zelensky, a reunião bilateral de Lula com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também foi cancelada a pedido do alemão. Segundo o Planalto, Merz precisou voltar antes para a Europa.

Ao final, Lula teve apenas duas reuniões bilaterais durante a cúpula do G7. Uma com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e outra com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung.

Além disso, como noticiou a coluna, Lula teve conversas informais durante o G7 com os presidentes do México, Claudia Sheinbaum, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

No G7, Lula condena ataque de Israel ao Irã sem criticar resposta de Teerã

Foto:REUTERS/Adriano Machado

O presidente Lula (PT) quebrou o silêncio sobre o conflito entre Israel e Irã e afirmou que o Oriente Médio pode se transformar em um campo de batalha após os ataques de Israel ao Irã. A fala aconteceu durante discurso na Cúpula do G7, no Canadá, nesta terça-feira (17).

Assim como na nota divulgada anteriormente pelo Itamaraty, o presidente não condenou a resposta de Teerã, tampouco o programa nuclear iraniano, destoando do comunicado divulgado pelo G7, que cita o direito de Israel de se defender e condenar o programa nuclear iraniano.

“Os recentes ataques de Israel ao Irã ameaçam fazer do Oriente Médio um único campo de batalha, com consequências globais inestimáveis”, afirmou o presidente brasileiro ao se endereçar aos 16 líderes que estavam presentes no almoço de trabalho.

Conforme antecipado pela âncora da CNN Débora Bergamasco, Lula citou o tema da sessão “segurança energética” como pano de fundo para mencionar o conflito, mas sem condenar de forma mais incisiva os israelenses ou iranianos, dando o mesmo peso às críticas a ambas as partes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Farra do INSS: veja quais parlamentares apresentaram emendas da Contag

Quinze deputados e senadores, especialmente de esquerda, apresentaram emendas que foram redigidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) para alterar medida provisória de combate a fraudes no INSS. Historicamente ligada ao PT, a entidade é investigada pela Polícia Federal (PF) em razão do escândalo dos descontos indevidos, que gerou fraude estimada em R$ 6,3 bilhões, revelada pelo Metrópoles.

Os textos têm a assinatura de deputados e senadores. No entanto, a coluna analisou os metadados desses documentos e descobriu que a entidade aparece como a verdadeira autora das propostas. De um total de 578 emendas, 96 têm o nome da Contag ou de advogada da confederação como autor.

Publicada no primeiro ano do governo Bolsonaro, a Medida Provisória nº 871/2019 visava combater fraudes e irregularidades na concessão de benefícios do INSS. Entre as alterações previstas no texto principal, estava a revalidação anual dos descontos associativos. A partir do lobby das entidades, especialmente da Contag, o Congresso conseguiu adiar essa exigência para ser feita a cada três anos. No entanto, a medida nunca foi colocada em prática, uma vez que outra MP publicada em 2022 revogou definitivamente qualquer tipo de revalidação de assinaturas.

Entre os 15 parlamentares que apresentaram emendas da Contag, nove são do PT. São eles, os deputados Zé Neto (BA), Patrus Ananias (MG), Valmir Assunção (BA), Marcon (RS), Rubens Pereira Júnior (MA) e dos senadores Humberto Costa (PE) e Jaques Wagner (BA), além dos ex-congressistas Jean Paul Patres (RN) e Paulo Rocha (PA).

A lista inclui também os deputados federais Jandira Feghali (PSol-RJ), Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) e os ex-deputados Celso Maldaner (MDB-SC) e Tereza Nelma (PSD-AL), que atualmente faz parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há também um parlamentar do PL, partido de Jair Bolsonaro: o deputado federal João Carlos Bacelar. Procurado, ele negou relação com a Contag e não soube explicar a origem da emenda.

Tácio Lorran 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Alcolumbre cria CPMI para investigar fraudes dos descontos do INSS

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), leu nesta terça-feira (17/6) o requerimento que permite a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A presidência anuncia que foi apresentado RQN/2025, de autoria da senadora federal Damares Alves, da deputada federal Coronel Fernanda e de outros parlamentares, requerendo a criação de CPMI com a finalidade de investigar o mecanismo bilionário de fraudes identificado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O requerimento contém o número constitucional de subscritores e será publicado para que produza seus efeitos legais. A presidência solicita aos líderes que indiquem os nomes dos membros dos partidos e blocos para integrarem a referida comissão, de acordo com a proporcionalidade que será enviada às lideranças de cada Casa”, anunciou Alcolumbre.

Por se tratar de uma CPMI, composta por deputados federais e senadores, o requerimento precisava ser lido em sessão conjunta do Congresso.

Realizada nesta terça, a sessão também apreciou uma série de vetos presidenciais e foi realizada de forma semipresencial, uma vez que ocorre na semana do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19/6).

Apoio da base do governo à CPMI

No caso da Câmara, 223 deputados assinaram o pedido da CPMI do INSS, dentre os quais 113 (50%) fazem parte de partidos da base do governo Lula. A sigla mais “rebelde” entre as que contam com ministérios na Esplanada é o União Brasil, com 35 adesões. O ranking segue com: PP (23), Republicanos (20), PSD (17), MDB (14), e PSB (4).

No Senado, o índice de parlamentares de partidos com ministérios que contrariaram a orientação do Planalto e assinaram o pedido de CPMI é semelhante, 52%. Quem lidera o ranking de adesão governista é o PP, com 5 assinaturas. Em seguida, estão Republicanos e União Brasil, com 4 cada; PSD (3); PSB (2) e MDB (1).

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festival São Gonçalo Junino 2025 vai agitar feriadão com show da Banda Grafith e apresentações de quadrilhas juninas

Foto: reprodução

A cidade de São Gonçalo do Amarante se prepara para viver dias de muito forró, cultura popular e emoção com a realização do Festival São Gonçalo Junino 2025, que acontece de 18 a 21 de junho, em Santo Antônio do Potengi.

A abertura oficial será na Rua dos Antúrios, tradicionalmente conhecida como a “rua da festa”, no dia 18 de junho (quarta-feira), com shows gratuitos de grandes atrações: Banda Grafith, Guga Playboy e a atração local Ariane Sandrine. A noite promete dar início ao festival em grande estilo, reunindo moradores e visitantes em uma grande celebração popular.

Entre os dias 19 e 21 de junho, o evento se concentra no Ginásio Poliesportivo Senador Luiz de Barros, em Santo Antônio do Potengi, onde será realizado o aguardado Festival de Quadrilhas Juninas, reunindo os melhores grupos do Rio Grande do Norte nas categorias tradicional e estilizada. O forró tomará conta da Praça Ana Clésia, ao lado do Ginásio de Esportes. Na trivela do forró vão se apresentar as bandas: Sandrinho e Kalinny, Leite de Pedra e Daivid Agostinho.

A grande campeã do festival, na categoria estilizada, garantirá vaga para representar o Rio Grande do Norte no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, uma das mais prestigiadas vitrines da cultura junina nordestina.

O evento contará ainda com cobertura especial da InterTV Cabugi, mostrando a importância cultural e o alcance regional do festival.

O São Gonçalo Junino 2025 é uma realização da Natal Cultural, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e da deputada estadual Eudiane Macedo. O projeto é patrocinado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e da Secretaria Estadual de Cultura. O evento conta também com o patrocínio das empresas Recicla, Comcel e Rede de Postos Domingos.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS

19 de Junho (quinta-feira) – Quadrilhas Tradicionais

18:30h – ZÉ LOUQUIM (GOLANDIM/SG) / Apresentação Especial

19:00h – JEITO MATUTO (CENTRO/SÃO GONÇALO) Apresentação Especial

19:30h – LOUCURA JUNINA (GOLANDIM/SÃO GONÇALO)

20:20h – REI DO BAIÃO (NATAL)

21:10h – CORAÇÃO MATUTO (NATAL)

22:00h – JUNINA SERTÃO (BARCELONA)

22:50h – BRILHO DA LUA (NATAL)

23:40h – BRILHO MATUTO (NATAL)

00:30h – JEITO MATUTO (MACAÍBA)

 

20 de Junho (sexta-feira) – Quadrilhas Tradicionais

18:30h – ENCANTA JUNINA (POÇO DE PEDRA/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

19:00h – PAIXÃO NORDESTINA (BELA VISTA/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

19:30h – PISA NO MILHO (SÃO TOMÉ)

20:20h – NOVA GERAÇÃO (PARNAMIRIM)

21:10h – ENCANTA SÃO JOÃO (NATAL)

22:00h – ZÉ MATUTO (NATAL)

22:50h – ESTRELA MATUTINA (MONTE ALEGRE)

23:40h – JUNINA REBOLIÇO (PARNAMIRIM)

00:30h – PADRE PINÁ (NATAL)

21 de Junho (sábado) – Quadrilhas Estilizadas

19:30h – AS BIBAS DE SANTOS (SANTO ANTÔNIO/SÃO GONÇALO) / Apresentação Especial

20:20h – 100% FERROVIÁRIO (LAJES)

21:10h – CORAÇÃO NORDESTINO (JARDIM LOLA/SÃO GONÇALO)

22:00h – JUNINA SÃO JOÃO (NATAL)

22:50h – BREJO DE OURO (BREJINHO)

23:40h – LUME NA FOGUEIRA (MOSSORÓ)

00:30h – CIA. CULT PÉ DE SERRA (PATU).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

VÍDEO: Paulinho Freire anuncia convocação dos 710 aprovados no concurso da educação

O prefeito Paulinho Freire anunciou nesta noite de terça-feira (17), por meio das redes sociais, que irá convocar os 710 aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, seriam chamados pouco mais de 400 candidatos.

Ele informou ainda que autorizou o pagamento de 40% do décimo terceiro salário dos professores com recursos do Fundeb.
O concurso foi realizado em janeiro deste ano e ofertou 710 vagas para diversas especialidades. As remunerações iniciais são de R$ 3.315,41.
“Estamos nomeando os 710 professores aprovados no concurso.
Tenho certeza que todos irão somar na missão de transformar vidas dentro das salas de aula.
E tem reconhecimento também pra quem já está na linha de frente: os professores ativos vão receber 40% do décimo através dos recursos do Fundeb.
Educação se constrói com valorização. E é assim que a gente segue em frente”,disse Paulinho.
A lista de aprovados foi retificada nesta terça (17).
Via Certa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Com problemas na tradução, Lula interrompe premiê do Canadá no G7

A abertura da reunião de alto nível do G7, grupo das principais economias do mundo, foi atrapalhada pelo presidente Lula, aparentemente por um problema técnico no aparelho de tradução simultânea do presidente.

Quando Carney começou seu discurso de abertura da reunião, Lula já enfrentava problemas com a tradução, mexendo no aparelho. Instantes depois, o premiê canadense interrompeu sua fala.

Ele tentou recomeçar a falar, mas foi interrompido novamente pelos pedidos do petista para que se consertasse a tradução.

Enquanto os assessores tentavam resolver o som para Lula, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos de Itália, direita), sugeriu que o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, traduzisse a reunião para o brasileiro. Outros líderes riram da proposta e Carney também comentou a piada.

Lula nem percebeu o que se falava enquanto estava tentando normalizar a tradução simultânea. A situação se estendeu por cerca de 2 minutos, até Carney retomar a palavra e, finalmente, começar a falar.

Antes de recomeçar o discurso, entretanto, ele acompanhou a troca dos aparelhos de tradução do petista.

Blog do BG com informações do Poder 360 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula comete gafe em foto oficial da cúpula e lança “hang loose” fora de hora

 

Na reunião de líderes mundiais, quem roubou a cena,  mais uma vez,  foi o presidente Lula, mas não pelas propostas. Durante a tradicional foto oficial, o brasileiro ignorou solenemente a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que estava bem ao seu lado, e ainda conseguiu bagunçar o posicionamento dos chefes de Estado, obrigando o anfitrião, o primeiro-ministro canadense Mark Carney, a reorganizar o grupo como se fosse recreador de excursão.

Para completar o momento, Lula ainda lançou um “hang loose” para as câmeras, gesto que destoou completamente do tom formal do encontro.

O Resultado foi mais uma gafe para a coleção e assunto para as manchetes. Tudo, menos o conteúdo das propostas apresentadas na cúpula.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Agência oficial do Irã divulga vídeo polêmico com bomba nuclear e promete “surpresa histórica”

 

A conta oficial da agência de notícias do Irã gerou repercussão internacional nesta terça-feira (17) após publicar um vídeo, criado por inteligência artificial, que mostra um homem acariciando uma bomba com o símbolo de radiação nuclear. A legenda enigmática do vídeo diz apenas: “Talvez.”

Em outra publicação, a mesma agência aumentou a tensão global ao afirmar que o mundo testemunhará hoje uma surpresa que será lembrada por séculos, sem dar mais detalhes. As postagens foram interpretadas como uma possível ameaça nuclear, em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio.

 

“Esta noite haverá uma grande surpresa, uma que o mundo lembrará por séculos”

Até o momento, nenhum esclarecimento e o objetivo das mensagens foram divulgadas.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Greve

Servidores da Saúde de Natal rejeitam proposta e iniciam greve por tempo indeterminado

Foto: reprodução

Os servidores da saúde de Natal iniciaram, nesta terça-feira (17), uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após rejeitarem a proposta de reajuste salarial apresentada pela prefeitura em assembleia.

O movimento começou com uma caminhada e um ato em frente ao Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta. A categoria reivindica recomposição salarial de 24%, implantação da data-base retroativa a março, recomposição das gratificações previstas na Lei Complementar 120 e o fim dos cortes dessas gratificações durante licenças.

A prefeitura ofereceu reajuste de 5,47%, equivalente ao índice inflacionário de março de 2024 a março de 2025, e propôs um prazo de até 60 dias para retomar as negociações — proposta rejeitada pelo sindicato, que exige mesa imediata.

Em nota, o município afirmou que mantém disposição para o diálogo e que busca uma solução “realista e sustentável”, além de apelar para que o movimento não prejudique os serviços essenciais à população.

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *