Diversos

GACC-RN promove Bazar Solidário MMartan

Bazar-MMartanNos dias 07 e 08 de agosto, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC-RN promove o Bazar Solidário MMartan. São jogos de cama e banho com diversas peças, entre edredons, travesseiros, lençóis, fronhas, toalhas, com descontos de até 50% e parte da renda destinada à instituição. O bazar será realizado na sede do GACC-RN, localizada na Av. Floriano Peixoto, 383, em Tirol (por trás da Catedral de Natal), das 08h às 18h. Informações: 4006-6800.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

MUITO INTERESSANTE: Estudo expõe 'falha' de goleiros em cobrança de pênaltis

2014062808824Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Cientistas britânicos descobriram um comportamento comum entre goleiros que poderia ter mudado muitos resultados históricos no futebol: depois de três chutes na mesma direção numa cobrança de pênaltis, eles tendem a se lançar para o lado oposto no lance seguinte. Por outro lado, pelo menos até o momento, esta realidade não parece ter sido explorada pelos jogadores. A pesquisa se baseou em lances de Copas do Mundo e Eurocopas.

Segundo pesquisadores da Universidade College London (UCL), este comportamento se deve ao que chamam de “falácia do jogador”, muito visível em jogos de “cara ou coroa”. Depois de uma série de “caras”, as pessoas erroneamente acreditam que existe um aumento da possibilidade de que o próximo resultado seja “coroa”. Mas, ao longo de toda a aposta, as chances são sempre de 50% para qualquer um do lados.

– Depois de três chutes, essa comportamento começa a aparecer – disse o principal autor do estudo, Erman Misirlisoy. – Cerca de 69% das defesas são na direção oposta à última bola, enquanto 31% são na mesma direção, depois de três bolas consecutivas na mesma direção.

O estudo foi publicado na revista “Current Biology”. Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram vídeos de edições da Copa do Mundo e da Eurocopa, entre 1976 e 2012, dos quais foram estudados os comportamentos dos jogadores em 37 partidas decididas nos pênaltis.

Os pesquisadores, entretanto, também descobriram que os jogadores ainda não tiram proveito da tendência ilógica dos goleiros. Mas, segundo eles, a constatação da pesquisa pode, sim, servir de vantagem.

– Como o goleiro mostra a “falácia do jogador”, jogadores poderiam prever a provável direção que a defesa do goleiro tomaria. E isso, obviamente, daria ao autor do chute uma vantagem. Ele só teria que chutar para o lado oposto – disse Misirlisoy.

Mas, para os pesquisadores, como os jogadores costumam estar sob forte pressão em campo, não conseguem perceber essa tendência. Eles não prestam atenção suficiente na sequência anterior de chutes.

Para se ter uma ideia de como essa descoberta pode ter impacto sobre os jogos, basta imaginar que na Copa do Mundo de 2014 no Brasil quatro partidas foram decididas nos pênaltis – marca compartilhada pelos mundiais da Itália em 1990 e da Alemanha em 2006.

Um bom exemplo da situação foi registrado no jogo entre Inglaterra e Portugal, na Eurocopa de 2004. O jogo foi para os pênaltis, e os três primeiros jogadores portugueses chutaram para a esquerda. Na quarta penalidade, o goleiro Inglês, David James, foi para a direita. O próximo jogador Português chutou novamente à esquerda e marcou. Portugal venceu por 6 a 5.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO(BIZARRO): Nova técnica de clareamento de tecidos cria ratos transparentes

la-sci-sn-tissue-clearing-20140731-001Uma nova técnica de clareamento de tecidos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) possibilitou a criação de ratos transparentes. O estudo foi publicado na quinta-feira na revista “Cell” e os pesquisadores dizem ter conseguido fazer a transformação em uma semana.

A técnica, que também pode ser usada para criar órgãos transparentes para estudo, é baseada em processos antigos que revolucionaram a pesquisa anatômica. Nos anos 1800 os cientistas já criavam amostras de tecidos transparentes, que eram cortados em fatias finas e estudados em sequência — o que era útil, mas também lento, como diz a autora do estudo Viviana Gradinaru, professora assistente de biologia e engenharia biológica da Caltech.

Avanços recentes no clareamento de tecidos permitiram que os pesquisadores estudassem conexões nervosas e estruturas de órgãos sem ter que fatiá-los, fornecendo novas visões sobre estruturas anatômicas até então escondidas.

A fim de tornar os órgãos ou organismos inteiros transparentes, os cientistas removeram as gorduras (lipídios) que tornam os tecidos opacos. Isto é realizado através da exposição a detergentes, embora a remoção de gordura leve a outros problemas.

— Se você remover os lipídios e não fizer mais nada, o tecido inteiro entra em colapso, porque os lipídios são de certa forma o esqueleto de um prédio — disse Gradinaru.

Para manter a forma da amostra, os cientistas a preencheram com hidrogel, que forma uma rede de cadeias poliméricas que aderem às proteínas e outros compostos, criando uma gelatinosa estrutura de suporte. Aí sim a gordura pode ser retirada da estrutura. Mas o processo poderia ser usado no corpo humano?

— Na teoria sim, desde que o sistema circulatório fosse preservado — disse a cientista.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CUT perde filiados durante a gestão de Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff, que recebeu ontem o apoio formal à sua reeleição da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem um dado negativo a apresentar a seus associados: a entidade ficou menor durante o seu mandato.

Segundo dados do Ministério do Trabalho, no fim da gestão Luiz Inácio Lula da Silva, a CUT tinha registrado um índice de representatividade (taxa que representa o número de sindicatos e trabalhadores filiados) de 38,3%, que desde então caiu para 34 4%. A Força Sindical caiu de 14,1% para 12,6%. Os dados apontam ainda que a central que mais cresceu foi a União Geral de Trabalhadores (UGT), ligada ao PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab. No mesmo período, ela saiu de 7,9% para 11,9%.

Emulando a prática “nem de direita, nem de esquerda” do partido que Kassab criou em 2011, a UGT ultrapassou a marca de mil sindicatos. Seu crescimento no governo acompanhou o do partido ao qual é vinculada. O PSD abrigou dissidentes de todas as esferas políticas, assim como a UGT.

“Somos plurais e pragmáticos”, afirma Ricardo Patah, presidente da central e integrante de executiva nacional do PSD. “Estou, como cidadão, com Dilma para presidente de novo, mas lideranças de nossa central, ligadas ao PPS e ao PSB, vão com Eduardo Campos para presidente. Estamos com Paulo Skaf, em São Paulo, mas conversamos com todos.”

Rearranjo

O presidente da CUT em São Paulo, Adi dos Santos, critica essa posição. “Há um rearranjo no movimento sindical, com muitos sindicatos buscando facilidades. Na CUT não é assim. Aqui há concepção política e de luta. Não estamos preocupados com essa queda no número de sindicatos, porque nosso foco é com os trabalhadores, que precisam de sindicatos sérios. Por isso estamos com Dilma.”

A Força, por outro lado, decidiu apoiar o senador Aécio Neves (PSDB). O deputado Paulo Pereira da Silva, e o atual presidente da Força, Miguel Torres, cerram fileiras no Solidariedade, que foi o primeiro partido a declarar apoio à chapa tucana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Sete são presos em Pipa acusados de tráfico de drogas; um deles suspeito de envolvimento em morte de PM em Macaíba

Sete pessoas foram presas e uma adolescente foi apreendida na tarde dessa quinta-feira (31) suspeitos de tráfico de drogas na Praia de Pipa. De acordo com a Polícia Militar, na ocasião ainda foram apreendidos dois revólveres, munições, drogas preparadas para consumo e três pés de maconha, com um detalhe: plantados em vasilhas plásticas.

Comandada pelo tenente Daniel Costa, de Tibau do Sul, e capitão Cláudio Henrique, responsável pelo policiamento de Goianinha, a operação começou há três semanas com o monitoramento da rotina dos suspeitos de envolvimento com a distribuição de drogas na região da Pipa e de Tibau do Sul. O detalhe é que durante a primeira abordagem, houve troca de tiros com quatro deles. Um conseguiu fugir, mas já foi identificado e está sendo procurado na região.

Um outro detalhe destacado, através do tenente Daniel Costa, de Tibau do Sul, em entrevista ao portal G1-RN,  é que um dos detidos é suspeito de estar envolvido no assassinato do policial militar da Paraíba Jenilson da Silva Teixeira, morto durante uma tentativa de assalto ocorrida no dia 24 de junho na cidade de Macaíba.

Logo após o controle a situação, os policiais militares se dirigiram até as residências dos presos e encontraram o material apreendido.  Nos imóveis as companheiras dos detidos também acabaram presas. Uma adolescente de 14 anos, que consumia entorpecentes em um dos locais, acabou apreendida.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, porte ilegal de arma, formação de quadrilha e associação para o tráfico de drogas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Delegacia de Plantão da Zona Sul fica apenas com um computador pra atender população‏

A Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, localizada no bairro de Candelária, chegou ao limite de falta de estrutura. Na noite desta quinta-feira (31), um dos dois computadores disponíveis para os policiais realizarem os procedimentos quebrou, atrasando todo o serviço da unidade.

Além disso, de acordo com os policiais que trabalham no plantão, os dois computadores que estavam disponíveis são extremamente velhos, o que já dificultava bastante o atendimento. A Delegacia de Plantão da Zona Sul funciona a partir das 18h até às 7h do dia seguinte. Nesse período, centenas de ocorrências são registradas, desde boletins de ocorrências por perda de documento até flagrantes de encontro de cadáveres.

“Há mais de um mês estivemos na Delegacia Geral da Polícia Civil apresentando vários pleitos dos policiais, tanto da Plantão Sul quanto da Plantão Norte. Um dos principais pleitos, inclusive, foi a questão dos computadores, bem como os veículos que são apreendidos e ficam abandonados em frente às duas unidades”, informa Djair Oliveira, presidente do SINPOL-RN.

No caso específico desta quinta-feira, no momento em que a Plantão Zona Sul ficou apenas com um computador, a delegacia tinha oito presos e quatro flagrantes sendo feitos, um Termo Circunstanciado de Ocorrência e mais de 40 boletins de ocorrência.

Djair Oliveira externa ainda a preocupação com essa situação na Delegacia de Plantão em virtude da chegada do final de semana. A partir das 18h desta sexta-feira, toda população de Natal e região metropolitana deverá se dirigir para as duas plantões em caso de registro de ocorrências.

“Sabemos que as delegacias sofrem com inúmeros problemas estruturais. No caso das plantões, além dos materiais básicos, como computadores, não há alojamento adequado para os policiais que passam 24 horas”, completa Djair Oliveira. O presidente do SINPOL-RN reforça que, mais uma vez, a Diretoria do Sindicato irá enviar ofício para o Ministério Público e para a Degepol solicitando a resolução desse problema.

Com informações do Sinpol-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

MAURO SILVA: "Auxiliar" de Dunga participa de negociação de atletas

 7y2t8xr6sb_3ptlebsxxy_file 5oinh81q4w_72uea3v8k1_fileFotos: Reprodução Facebook e site oficial da empresa

O novo auxiliar-técnico da seleção brasileira de futebol, o ex-jogador Mauro Silva, é proprietário de uma empresa que, entre outros serviços, faz a intermediação de direitos federativos de esportistas. Ele mantém a empresa Mauro Silva Sport & Business Plan, situada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

O ex-jogador, que foi titular e companheiro de Dunga na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, assume em um momento polêmico pelo qual a CBF passa, após a indicação de Gilmar Rinaldi, que também estava naquele elenco como terceiro goleiro, para o cargo de coordenador de seleções no último dia 17 de julho.

Rinaldi garantiu que, antes de assumir o cargo,  se desligou das funções de empresário de jogadores, que vinha exercendo depois que encerrou a carreira dentro das quatro linhas. Perguntado pelo R7 sobre o acúmulo de funções, Mauro Silva não disse que se afastará da empresa enquanto trabalhar na seleção brasileira.

— Por enquanto não tenho nada a dizer. Quando puder, vou falar sobre estes detalhes. Sempre atendi a todos sem problemas, gentilmente. Quando peço para não falar, gostaria de ser respeitado.

O empresário Mauro Silva irá integrar a comissão técnica nos amistosos do Brasil contra Colômbia e Equador, nos próximos dias 5 e 9 de setembro, nos EUA. Quando o nome de Mauro Silva foi anunciado, no último dia 23, Rinaldi afirmou que Mauro será apenas um ‘assistente pontual’.

A comissão técnica, porém, tem como prioridade o projeto de consultar periodicamente ex-campeões mundiais para darem assessoria a Dunga em questões técnicas e táticas. Andrey Lopes, que atuou com Dunga quando ele foi técnico do Internacional, em 2013, será o seu auxiliar fixo, segundo Rinaldi.

— Teremos alguns jogadores convidados para nos ajudar. E o Mauro Silva foi o primeiro convidado para esses nossos primeiros jogos.

Na visão de especialistas, o fato de Mauro Silva trabalhar como auxiliar, participando inclusive de decisões sobre a convocação de atletas, gera um conflito de interesses, já que a empresa dele trabalha com negociação de jogadores. O doutor em Comunicação do Esporte, Anderson Gurgel, professor da Universidade Mackenzie, em São Paulo, tem esta opinião.

— Do ponto de vista de transparência nas ações, não é uma atitude correta da CBF. Ainda que o Mauro Silva argumente que se trata de um trabalho voluntário e sem remuneração, isso não coaduna com uma gestão moderna, e sim com uma prática de se misturar as coisas. Por que o Mauro Silva? Porque é amigo do Dunga?

Pós-Copa

Gurgel afirma que a CBF está buscando se desvencilhar a qualquer custo do fiasco na última Copa do Mundo, quando o Brasil foi derrotado nas semifinais pela Alemanha, naquele fatídico 7 x 1 e, depois, pela Holanda, na disputa pela terceira colocação. Mas, segundo ele, não toma atitudes práticas para reestruturar o futebol brasileiro de maneira efetiva.

— O modelo continua o mesmo. É uma estratégia ardilosa da CBF. Chama novos nomes, como Dunga, em estilo personalista, para tirar o foco de cima da responsabilidade dos dirigentes. A ausência de uma gestão moderna prevalece. Os nomes mudam, mas não o jogo, que continua flertando com os mesmos problemas éticos.

Para a imprensa, no último dia 24, Mauro Silva declarou em comunicado que seu trabalho é voluntário, sem remuneração. E que será restrito às duas próximas partidas da equipe de Dunga. Ele aceitou a função mesmo tendo feito anteriormente críticas à CBF, dizendo, entre outras coisas, que a entidade era “um brinquedo de meia dúzia”.

O próprio técnico Dunga foi acusado de ter trabalhado como empresário em 2004, quando indicou o italiano Antonio Caliendo para negociar a contratação do meia Éderson junto ao RS Futebol. O treinador da seleção nega, diz que apenas apresentou as partes, tendo recebido a quantia de pouco mais de R$ 407 mil pelo serviço.

Uma outra fonte, ligada a uma importante federação de futebol no Brasil, não se mostra surpresa com o fato de a entidade estar chamando nomes vinculados a negociação de jogadores para trabalhar na comissão técnica da seleção brasileira.

— O gasto da CBF com a última Copa do Mundo foi gigantesco. Agora a entidade precisa se recapitalizar depois da Copa do Mundo e há sim a chance de que sejam feitas negociações neste sentido.

R7

Opinião dos leitores

  1. Tem alguém dessa nova comissão técnica que não faz negócio com jogadores?
    Na CBF sempre pode PIORAR, e está piorando.
    Futebol no Brasil virou negócio, esquecendo o talento, por isso nossos campeonatos tem um nível tão baixo. Isso ficou evidenciado nos jogos Santos x Barcelona, Brasil x Alemanha e Brasil x Holanda.
    Sem falarmos que em nenhum jogo da seleção na copa, mostramos futebol, apenas lampejos de raça na construção do placar, tendo a contribuição da falta de sorte do Chile que jogou uma bola na trave no último minuto da prorrogação e teve muito mais futebol que nossa seleção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOTOS: Gustavo Fernandes lança candidatura

Gustavo_1 Gustavo_4Durante o lançamento da candidatura do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), na noite desta quinta-feira (30), no espaço Cuxá, o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB) destacou a atuação do parlamentar na Assembleia Legislativa. Segundo Henrique, Gustavo é um dos deputados mais atuantes do Rio Grande do Norte.

“Gustavo Fernandes é um parceiro antigo, assim como seu pai, o ex-deputado Elias Fernandes. Gustavo tem trabalhado insistentemente para viabilizar melhorias para a população. Eu sou uma prova disso. Ele sempre tem me procurado, levando pleitos populares para articularmos soluções. Tem feito um grande trabalho, que vai continuar”, discursou o candidato a governador.

A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), também enfatizou a atuação de Gustavo a favor do estado. “Assim como Elias Fernandes, Gustavo tem serviço prestado pelo estado, principalmente a favor da segurança hídrica. Gustavo é um jovem forte, que tem como idealismo a defesa do povo”, afirmou Wilma.

Gustavo agradeceu o apoio do anfitrião do evento, Aroldo Alves, do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), que estava presente, e pediu a confiança dos eleitores para continuar o trabalho que tem desenvolvido na Assembleia. “Sou parceiro de Aroldo e Ubaldo a favor de Natal. Vamos juntos, com Henrique governador e Wilma senadora, caminhar rumo ao desenvolvimento”, reforçou.

Aroldo lembrou que é conterrâneo da família de Gustavo, natural de Pau dos Ferros, e prometeu empenho para sua reeleição. Ubaldo enfatizou que Gustavo tem se mostrado um parceiro do seu mandato e afirmou que, com sua reeleição, ganha a cidade de Natal.

O evento reuniu cerca de 200 lideranças comunitárias de Natal. Além de Gustavo, Aroldo, Ubaldo, Wilma, Henrique e Rogério, participaram o ex-deputado Elias Fernandes e o suplente de senador Valério Marinho.

Opinião dos leitores

  1. O evento foi feito por Aroldo alves para apresentar os seus candidatos.
    Já sei que o blog recebeu dinheiro de Gustavo Fernandes.
    E não recebeu dinheiro de Rogerio Marinho.
    Esse blog é totalmente parcial.

    1. kkkkkkk recebemos tanto que vamos ter que declarar a Receita. Abraços

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Representante de São Gonçalo do Amarante é eleita Miss RN 2014

_MG_8502 MG_8532 _MG_8544Fotos: Canindé Soares. Miss foi eleita na noite dessa quinta-feira(31 de julho).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FOTOS: Hermano Morais lança campanha na zona Norte‏

A-Casa-Plaza-SHow-ficou-lot Henrique-e-Wilma-estiveram-O candidato a deputado estadual Hermano Morais (PMDB) lançou sua campanha na noite desta quinta-feira (31), na Plaza Casa Show, zona Norte de Natal.

Na ocasião, Hermano recebeu o apoio de prefeitos, lideranças de todo o Estado e de amigos que acompanham sua trajetória polícia. O evento contou também com as presenças da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), do candidato ao Governo do Estado, Henrique Eduardo Alves (PMDB) e dos candidatos a deputado federal Zenaide Maia (PR) e Walter Alves (PMDB), além da deputada estadual Gesane Marinho (PSD) e do vereador Bertone Marinho (PMDB).

Hermano Morais agradeceu o apoio da multidão que compareceu ao lançamento de sua campanha e pediu mais um voto de confiança para continuar seu trabalho na Assembleia Legislativa (AL). “Agradeço a todos os que aqui estão por confiar em nosso mandato para continuarmos o nosso trabalho”.

Em sua fala, Henrique citou a multidão que acompanha Hermano. “Hermano, pela multidão que eu estou vendo aqui você será reconduzindo à Assembleia Legislativa. E eu assino embaixo. Você é um dos melhores parlamentares do RN”, disse.

A candidata ao Senado, Wilma de Faria, falou do compromisso de Hermano com a população. “Hermano é atuante na AL”. Ao tomar a palavra, o prefeito de Guamoré comentou da força do peemedebista. “Hermano será o deputado estadual mais votado do RN”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Procuramos os partidos que apoiam Dilma. Já a chapa de lá não é só acordão, é ajuntamento de candidato” rebate Fátima Bezerra‏

A candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) respondeu a crítica da adversária Wilma de Faria ao dizer que o PT queria estar aliado aos partidos do acordão. A petista explicou que fazer aliança política é legítimo e o partido procurou ‘sim’ o PMDB para manter a base de sustentação no cenário nacional, já que o vice da presidente Dilma Rousseff é o peemedebista Michel Temer.

“Não estamos negando aliança política, até porque isso é legítimo. Mas procuramos os partidos que dão sustentação ao projeto da presidente Dilma, tanto que o nosso palanque é 100% sintonizado, temos um único candidato à Presidência. A chapa de lá não é só acordão, é ajuntamento de candidato”, alfinetou.

Fátima lembrou ainda que não é grupo dela que chama a aliança liderada por Henrique e Wilma de “acordão”, mas a população. “O acordão tá na boca do povo. Do lá de lá tem candidato pra tudo quanto é gosto, eles não conseguiram se unir nem pra decidir um candidato à Presidência”, disparou.

As respostas da petista foram referentes a declaração da vice-prefeita de Natal, ao dizer esta semana, que os adversários chamavam a coligação União pela Mudança de acordão, mas quiseram fazer aliança com os partidos. “Eles chamam de acordão, mas queriam estar nessa união também”, disse Wilma.

As declarações foram dadas durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, nesta sexta-feira (1º) no Jornal 96, da 96FM.

Opinião dos leitores

  1. REALMENTE OS PREFEITOS DO DEM APOIAM DILMA,DEIXA DE SER DEMAGOGA FATIMA, PARA DE ENGANAR O ELEITOR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Epidemia de ebola alarma autoridades no mundo todo

– Líderes de países da África ocidental e autoridades internacionais anunciaram ontem medidas ainda mais drásticas para tentar conter o pior surto do letal vírus ebola já registrado até hoje. Restrição de viagens, cancelamento de aulas, inspeções de casa em casa, incluindo o uso de militares e policiais, foram algumas das ações aprovadas às pressas. Em Serra Leoa, o governo mandou tropas para isolar regiões em quarentena. Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) pediu que apenas viagens estritamente essenciais sejam mantidas para essa parte do planeta. E a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou um plano de US$ 100 milhões para tentar conter a epidemia.

Segundo a OMS, o número de mortos subiu de 672 para 729 em apenas quatro dias (entre 24 e 27 de julho) em Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria — o país mais populoso da África, onde, até agora, apenas um caso foi registrado. No mesmo período, 122 novos casos foram identificados, elevando o número total de pessoas infectadas para 1.323. Trata-se do maior surto desde que o vírus foi identificado há quase quatro décadas. Não há vacina nem tratamento específico para o ebola, um dos vírus mais letais já conhecidos, com uma taxa de mortalidade que pode chegar a 90%.

Autoridades de saúde dos EUA aconselharam os americanos a evitar viagens aos países afetados. O CDC lançou um alerta de “nível 3”, o maior da instituição, indicando “alto risco” para os visitantes. Esse tipo de alerta é incomum e, normalmente, reservado a situações consideradas muito graves. Foi usado, no passado, no surto da altamente contagiosa Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) e no terremoto do Haiti.

Desesperado para conter a epidemia, o presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, declarou ontem estado de emergência e pediu o deslocamento de forças de segurança para as áreas em que pacientes estão sendo mantidos em quarentena. Antes dele, o governo da Libéria já havia anunciado o fechamento de escolas, uma licença compulsória de 30 dias para funcionários públicos considerados não essenciais e também o deslocamento de forças de segurança para áreas de quarentena. Em ambos os países, encontros públicos estão restritos, e estão previstas buscas por pessoas infectadas em casa. Até autoridades governamentais estão obrigadas a cancelar viagens ao exterior que não sejam consideradas essenciais.

“Trata-se de uma doença que não pode ser combatida por um país, por uma comunidade”, afirmou Koroma, em comunicado à nação publicado no site da presidência. “Suas implicações sociais, econômicas, psicológicas e de segurança demandam medidas de nível local, nacional e internacional. Desafios extraordinários requerem medidas extraordinárias. (…) Falhar não é uma opção.” As autoridades enfrentam também a falta de conhecimento sobre a doença, que já levou muitas populações a acusarem os médicos de a estarem disseminando. Costumes locais, como o de lavar os corpos antes do enterro, podem ajudar na disseminação do ebola.

— A epidemia é muito grande e muito dispersa — afirmou o coordenador interino de emergências em Serra Leoa, Hilde de Clerck, da ONG Médicos Sem Fronteiras. — Parece lógico que os países estejam reagindo dessa forma. É preciso fazer algo. Cada vez mais casos vêm sendo registrados no Sul dos países, revelando uma dispersão geográfica.

A Nigéria registrou apenas uma morte por ebola; a de um americano que estava trabalhando na Libéria e morreu logo depois de pousar em Lagos no início do mês. Autoridades do aeroporto nigeriano informaram ontem que vão inspecionar de forma mais rigorosa passageiros provenientes dos três países mais afetados em busca de sintomas como febre alta, podendo até mesmo ordenar testes de sangue e quarentenas. Em Serra Leoa e Gana, autoridades dos aeroportos também anunciaram ontem a adoção de novos procedimentos para detecção de pessoas infectadas.

Com a disseminação dos casos, há um grande temor de que a epidemia saia da África e chegue até mesmo à Europa. Um caso suspeito chegou a ser avaliado num centro para imigrantes no Reino Unido, mas o resultado do teste foi negativo. Outra grande preocupação é a China, o país mais populoso do mundo e o que mais mantém laços comerciais com a África. Um vírus tão letal chegando a uma das superpovoadas cidades chinesas poderia causar um estrago gigantesco.

Para especialistas, no entanto, o risco de uma pandemia global sem controle é muito baixo.

— A transmissão do vírus ebola se dá pelas secreções, pelo contato de mucosas, como olho e boca, com fluidos corporais do infectado — explica o infectologista Stefan Cunha Ujvari, autor do livro “Pandemias”. — Ou seja, a transmissibilidade do vírus não é considerada muito alta. Vírus são considerados de alto contágio quando transmitidos pelo ar, por exemplo.

BRASIL ENVIARÁ KITS MÉDICOS

Medidas de contenção são simples de tomar. Entre elas estão o isolamento do paciente e o uso de roupas de proteção por profissionais de saúde.

— O que acontece nessas regiões mais pobres da África é que, muitas vezes, elas não dispõem com facilidade desse aparelhamento para o isolamento. O paciente fica em casa, as famílias manipulam suas secreções — explica. — Por isso acho que, mesmo que o vírus saia da África, é relativamente simples controlá-lo. Isso já aconteceu antes, com duas turistas que voltaram de Uganda para EUA e Europa com a febre marburg (similar ao ebola).

O Brasil anunciou ontem o envio de 14 kits de ajuda à África. Cada um pesa 240 quilos e contém 48 tipos de produtos, sendo 30 remédios. (Com agências internacionais)

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Jornal gaúcho destaca frase de presidente da federação do RS: "Só um milagre pode salvar o Novo Hamburgo"

Untitled-1Matéria completa do jornal gaúcho clicando aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

TCU aponta falhas generalizadas em programas do governo Dilma

Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas generalizadas na gestão de algumas das principais vitrines eleitorais do governo Dilma Rousseff. Em relatório concluído nesta semana, em que consolida o resultado de 23 auditorias pelo país, o tribunal concluiu que “há falhas que devem ser consideradas sob um prisma sistêmico, afetando diversos segmentos e com reflexos negativos sobre o desempenho e a qualidade da infraestrutura”.

No documento, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, o TCU checou o desempenho da administração pública na condução de iniciativas como o programa Minha Casa Minha Vida, além da atuação de órgãos como a Infraero e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à frente de projetos de grande porte. Paralelamente, o tribunal investigou como se desenrolaram as concessões realizadas nas áreas de energia, rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, entre outros projetos.

Foram analisados 44 processos de concessão. Nestes casos, afirma o TCU, predomina a falta de parâmetros para ajudar na elaboração de estudos técnicos mais confiáveis. Essa lacuna, aponta, fica mais evidente quando se trata de fazer previsões sobre custos das obras. Outra falha comum aos projetos de infraestrutura é a ausência de controle interno nos órgãos públicos responsáveis por acompanhar os empreendimentos, além da falta de padrão para medir a qualidade das execuções e o desempenho das empresas contratadas.

Projetos malfeitos – O TCU destaca, ainda, problemas como serviços de baixa qualidade, projetos mal feitos e deficiências de planejamento ao se referir ao programa Minha Casa Minha Vida e a obras portuárias. Outro exemplo de ineficiência são as unidades de pronto atendimento (UPAs 24h), ligadas ao Ministério da Saúde.

 Entre janeiro e agosto de 2013, segundo o TCU, o governo havia repassado quase 2 bilhões de reais para construção, reforma e ampliação de 1.027 UPAs, além de bancar um valor mensal para custeio do funcionamento das unidades. Ao fiscalizar a situação das UPAs em onze localidades, os auditores encontraram problemas básicos como rachaduras e fissuras nas unidades, além de infiltrações e afundamentos de piso.

Energia – No setor elétrico, as avaliações se concentraram no desempenho do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante as etapas de planejamento e execução de obras para garantir o suprimento de energia nas sedes da Copa.

“Alguns dos problemas como deficiências nos controles, inadequações na gestão de riscos e necessidade de aprimoramento da estrutura organizacional foram identificados em diversos trabalhos”, afirma o TCU. Em cada uma das auditorias, o tribunal faz recomendações e determinações para corrigir os problemas. O relatório consolidado foi enviado ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil.

Procurados pelo jornal, os ministérios informaram que não comentariam o assunto, porque não tinham recebido o acórdão do TCU. Por meio de nota, o Ministério do Planejamento disse que, “em relação às auditorias do TCU de que o ministério tem conhecimento, é significativa a evolução dos resultados” e que “há dois anos não são constatadas irregularidades que recomendem paralisações em obras do PAC”.

Fonte: Veja (Com Estadão Conteúdo)

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

DITADURA MILITAR: Ex-juiz diz que não denunciou casos de tortura porque "não daria em nada"

Em depoimento hoje (31) à Comissão Nacional da Verdade (CNV), o ex-juiz da 2ª Auditoria da Justiça Militar Federal em São Paulo Nelson da Silva Machado Guimarães admitiu que presos durante a ditadura militar eram torturados, mas que nem sempre ele encaminhava as denúncias recebidas, porque “não dariam em nada”.

“Quando se tratou de guerrilheiros subversivos, treinados fora do Brasil para atacar o Brasil e tentar implantar uma ideologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo até hoje, e que gerou os mais graves atentados à dignidade humana que o século 20 conheceu, junto com o nazismo e o fascismo, nenhuma das comunicações foi adiante. O juiz militar apenas relata à autoridade militar a ocorrência daquele fato para as providências devidas. O juiz não dá ordem, ele comunica e pede a aplicação do código da Justiça Militar”.

Para ele, o Brasil passava por uma guerra – patrocinada por países comunistas – que exigia medidas drásticas, mesmo que ele não concordasse com elas. “Pedi várias vezes [a apuração das denúncias de tortura], em outras ocasiões era inútil e iria favorecer os guerrilheiros treinados fora do Brasil para fazerem aqui a guerra psicológica. Eram denúncias de tortura e de morte também. Na guerra se mata e se tortura dos dois lados. A estupidez de um extremismo acaba gerando, naquele que deveria se opor a essa estupidez de maneira legal, um outro tipo de estupidez. Isso é história”, disse ele.

Quanto à denúncia de que Guimarães tenha aceitado atestados de óbito com nomes falsos para encerrar inquéritos contra presos políticos mortos, ele se justificou, dizendo que acreditava no que o Dops (Departamento de Ordem Política e Social) dizia, e que seria melhor para a família, embora também tenha denunciado o fato.

A integrante da CNV Rosa Cardoso relata que o depoimento de Guimarães contribui muito para o trabalho da comissão, já que ele reconhece a existência de tortura no período, embora tenha caído em contradição.

De acordo com Rosa, “ele disse que o sistema era muito forte, que impedia que um juiz pudesse projetar a sua vontade e termina dizendo que a Justiça Militar era uma Justiça independente, que não funcionava como um órgão do sistema repressivo. Mas quando ele fez a defesa de sua conduta durante o regime militar, ele disse que não podia, naquelas circunstâncias, atuar de forma diferente. Quem não pode atuar em certas circunstâncias de forma diferente é porque está sendo pressionado, é porque não tem independência para agir”.

Rosa ressalta que o fato de o juiz aposentado não ter encaminhado todas as denúncias de crimes recebidas pode ser caracterizado como crime de prevaricação, além de ter contribuído para a política de desaparecimento e ocultação de cadáver.

A advogada Eny Moreira, membro da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, disse que o juiz mentiu, mas gostou do depoimento dele: “Eu achei o depoimento ótimo, porque um juiz da Justiça Militar, que processou e julgou inúmeros presos políticos, vem a público e com todas as letras assume que havia tortura nas dependências policiais e militares. E mais, ele assumiu também com todas as letras que a Justiça Militar não era independente, que ele tinha limites na atuação como juiz, ou seja, para bom entendedor, a Justiça era submetida aos órgãos da ditadura, principalmente aos órgãos da repressão”.

O coordenador da CNV, Pedro Dallari, ressaltou que essa informação é relevante, já que no mês passado as Forças Armadas responderam às solicitações da comissão negando a existência de tortura em suas dependências.

O mutirão de depoimentos de agentes da repressão, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, termina amanhã, com as oitivas de Celso Lauria, que atuou no DOI-Codi (Departamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna) do Rio; de Zilson Luiz Pereira da Cunha sobre o centro de prisão e tortura no Estádio Nacional do Chile, na ditadura Pinochet; e de Luciano José Marinho de Melo, que atuou no Cisa, órgão de inteligência da Aeronáutica. Os três já foram intimados pela Polícia Federal.

Após esses depoimentos, marcados para a parte da manhã, os membros e assessores da comissão concederão entrevista coletiva para apresentar um balanço das duas semanas de depoimentos, em Brasília e no Rio de Janeiro. Na entrevista também será apresentado o sistema para recebimento de sugestões para o relatório final da CNV, previsto para ser divulgado no dia 10 de dezembro.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Achar que a luta contra os militares era para o retorno da democracia e não para implantar a ditadura comunista é de uma inocência que nem toda galinha de angola possui.
    Essa comissão na verdade aceita, mediante alguma recompensa, ainda que não seja material, servir de chicote dos antigos terroristas contra quem os combatia.
    Guerra é guerra. Quem entra sabe que pode matar ou morrer.
    Alguém pode dizer se vão indenizar os familiares dos militares assassinados por essas pérolas da humanidade?

  2. Comissão da Verdade é pura perda de tempo e gasto desnecessário de recursos públicos.
    A Dilma foi chamada alguma vez para falar sobre os atos que ela praticou como guerrilheira?
    Uma comissão séria tinha por obrigação apurar os fatos dos dois lados.

  3. Essa comissão da verdade(?) é uma mentira. Seus membros deveriam mudar-se para Cuba ou Coréia do Norte. Não estão respeitando a Anistia ampla geral e irrestrita. Fizeram muito mais mal ao País que os militares. É uma cambada querendo mamar nas tetas da viúva, como já mama o PTralha mór 9 dedos e a presidanta tambem. Senhor Rocco, a liberdade de escrever o que quiser deve-se aos militares, pois se dependesse dos terroristas isto aqui seria uma Cuba com toda a" liberdade" que aquela ilhota tem.

  4. ROCCO,
    Graças a esses "terroristas" que você tem a liberdade de escrever suas asneiras sem medo de ser torturado.
    E graças a Comissão da Verdade que a história esta sendo recontada de forma verdadeira, os atentados a bomba que explodiram pelo país são frutos da insanidade dos militares que mataram pessoas para incriminar os "terrorista comunistas comedores de criancinhas".

  5. Certissimo o Juiz! Vai da cabimento a esses revolucionarios???? Vc devia mudar o titulo da materia, parece que vc concorda com esses terroristas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mossoró: ex-vereador Júnior Escóssia, esposa e mais quatro são condenados por crimes eleitorais

A juíza de Direito da 34ª Zona Eleitoral de Mossoró, Ana Clarisse Arruda, aceitou o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para condenar o ex-vereador João Newton da Escóssia Júnior (Júnior Escóssia), a esposa dele, Ireneide Holanda Montenegro da Escóssia, e  mais quatro pessoas, pelos crimes de formação de quadrilha e compra de votos durante o pleito eleitoral ocorrido em 2004. Júnior Escóssia e a esposa devem cumprir pena de oito anos de reclusão em regime semiaberto.

Além do ex-vereador e esposa, considerados pela Justiça mentores do esquema, foram condenados, com pena reduzida, Maria Wigna Begna (três anos), Erotildes Maria de Morais (dois anos), José Altemar da Silva (dois anos) e Francisco Fernandes de Oliveira (um ano).

Conforme foi constatado em investigação realizada pelo MPRN, Júnior Escóssia montou um escritório para que fosse realizado um esquema de compra de votos para garantir a reeleição dele ao cargo de vereador de Mossoró em 2004. O crime foi descoberto em 2007, após desdobramentos da  Operação Sal Grosso – que teve como finalidade investigar a apropriação ilegal de verba pública para o pagamento de despesas dos membros da Câmara Municipal.

Com a realização de buscas na residência de Júnior Escóssia, até então vereador no município, foram encontrados documentos que comprovavam a formação da quadrilha para a compra de votos.

João Newton da Escóssia Júnior e Ireneide Holandaa Montenegro Escóssia ficaram na linha de frente do esquema. Maria Wigna Begna cooptava pessoas para que elas trabalhassem no processo de reeleição do candidato. Erotildes Maria de Morais coordenava a atividade de venda de votos no bairro Paredões e colhia os pedidos da população que eram repassados para Júnior Escóssia. José Altemar da Silva promovia reuniões onde oferecia dinheiro aos eleitores em troca de votos. Já Francisco Fernandes de Oliveira coordenava a equipe que oferecia dinheiro no dia do pleito.

Além do material apreendido, foram colhidos vários depoimentos de testemunhas que confirmaram a prática do crime eleitoral. O MPRN comprovou que o ex-vereador deu, ofereceu e prometeu dinheiro em troca de votos e praticou o crime de boca de urna no dia do pleito em 2004.

Conforme está presente no Código Eleitoral, oferecer, dar ou se comprometer a doar dinheiro para a obtenção de voto configura crime e quem o pratica está sujeito à pena de reclusão de até quatro anos. Como o ex-vereador e esposa foram condenados sete vezes pelo mesmo crime, obtiveram pena de um ano para cada condenação, somada à pena obtida pelo crime de formação de quadrilha.

   
Nº do processo para consulta: 12832-97.2009.6.20.0000 (ação penal).

Com informações do MPRN

http://www.mprn.mp.br/portal/inicio/patrimonio-publico/patrimonio-publico-noticias/6386-mossoro-ex-vereador-e-condenado-por-crimes-eleitorais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *