Diversos

EXCELENTE OPORTUNIDADE: Em mais um concurso, Aeronáutica abre seleção com 614 vagas para sargentos

Após ter aberto seleção com 80 vagas, a Aeronáutica lançou novo edital para o exame de admissão ao curso de formação de sargentos (modalidade B, turmas 1 e 2 de 2015). São oferecidas 614 vagas. Podem participar candidatos de ambos os sexos, que concluíram ou vão concluir o ensino médio, com idade entre 17 e 25 anos (até 31 de dezembro de 2015). As remunerações não foram divulgadas.

As especialidades oferecidas apenas a homens são: mecânica de aeronaves, material bélico, e guarda e segurança. E as especialidades para ambos os sexos são: controle de tráfego aéreo (cargo detentor da maioria das chances, 192 delas), comunicações, foto-inteligência, eletricidade e instrumentos, equipamento de voo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia e bombeiro.

O certame será composto por provas escritas no dia 20 de julho, sobre as disciplinas de português, inglês, matemática e física. A serem realizadas em Brasília/DF, Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Hoprizonte/BH, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Curitiba/PR, Manaus/AM e Porto Velho/RO. Haverá ainda inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação física.

As inscrições vão de 23 de abril até 26 de maio, pelo site http://www.eear.aer.mil.br. A taxa custa R$ 60.

O curso de formação será ministrado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP. A duração aproximada é de dois anos. A formação nas especialidades do Curso de formação de sargentos é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico de nível médio.

No momento da matrícula, o candidato passa a ser aluno do curso de formação de sargentos, militar da ativa. Os formandos no curso serão distribuídos e classificados nas organizações militares do Comando da Aeronáutica, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

CorreioWeb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Turistas reagem a assalto e são esfaqueadas em calçada de hotel em Natal

A Revista BZZZ informa que na tarde desta quinta-feira (17), duas turistas foram vítimas de assaltantes no momento em que deixavam um hotel na Avenida Getúlio Vargas, no bairro de Pertrópolis, em Natal .

De acordo com a Revista BZZZ, as vítimas foram abordadas pelos bandidos, que exigiram as suas bolsas. Na ocasião, as mulheres se recusaram a entregar, foram agredidas com facas e tiveram as mãos cortadas. Em seguida, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi até o local realizar o socorro. Não se tem informação do paradeiro dos bandidos.

Mais informações em http://www.revistabzzz.com/noticias/6184/turistas-so-esfaqueadas-por-assaltantes-na-calada-de-hotel-em-natal

Opinião dos leitores

  1. A policia so serve mesmo para pegar bebum e para aparecer mesmo. Por que ela nao faz uma blitz em cidade nova? Cidade da esperanca? Favela do maruim? Por que ela so quer aparecer, com aquele RAMBO potiguar se achando o tal! Grande m….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Governadora participa de Ato de Passagem de Comando na Base Aérea de Natal

IMG000000000027456A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta quinta-feira (17), da solenidade de Passagem de Comando da Primeira Força Aérea Brasileira, realizada no Pátio da Base Aérea de Natal (BANT).

Na ocasião, Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara assumiu o comando da Primeira Força Aérea, em substituição ao Major Brigadeiro do Ar Paulo Borba, que exerceu o cargo durante o período de ano e agora segue para Belém/PA.

Também participaram da solenidade o comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Canindé de Araújo, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas.

Opinião dos leitores

  1. Ainda não tinha percebido, mas essa de participar de solenidade é a única coisa que nossa Prefeita estadual faz sem que seja necessário nenhum retoque. Mas me digam: quando finalmente começa o governo dela?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

POLÊMICA: Para dar continuidade a concurso do Ministério da Agricultura, ministro autoriza seleção de remoção

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Néri Geller, autorizou a realização de um concurso de remoção para servidores da pasta. A decisão é uma tentativa de anular a suspensão do concurso público do Mapa, com 796 vagas, paralisado desde a semana passada pela Justiça Federal do Amazonas que foi a favor de oito fiscais federais agropecuários que exigem seu direito de remoção para localidades oferecidas no concurso como opção de lotação para os aprovados – Atualmente eles trabalham nas cidades amazonenses de Manaus e Tabatinga, mas tem origem em outros estados do país.

Para o secretário executivo do ministério, Gerardo Fontelles, “com essa medida, o Mapa apresenta uma defesa que anula o argumento sobre o concurso de remoção. Esperamos, agora, que a justiça reverta a decisão o quanto antes para que possamos dar continuidade ao certame”. Já o coordenador-geral de administração de pessoas do ministério, Vanderlei Lourenço, garantiu que o remanejamento de servidores não vai prejudicar o quadro de pessoal.

De acordo com a autorização, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17/4), o concurso de remoção contemplará a mesma quantidade de vagas do concurso público, assim como as mesmas localidades, sem prejuízo dos candidatos já inscritos no certame em andamento.

Serão beneficiados os servidores ocupantes de cargos efetivos de fiscal federal agropecuário, agente de atividades agropecuárias, agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, técnico de laboratório, auxiliar de laboratório, administrador, agente administrativo, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, geógrafo, psicólogo e técnico de contabilidade.

CorreioWeb

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Após Cláudia Regina, candidatura de Larissa Rosado à Prefeitura de Mossoró também é indeferida

Após Cláudia Regina, agora foi a vez da candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró, em eleição suplementar, ser indeferida na tarde desta quinta-feira (17). A decisão foi do juiz da 33ª zona eleitoral, José Herval Sampaio Júnior.

Larissa Rosado (PSB) teve o mandato cassado e a inelegibilidade determinada pelo uso abusivo dos meios de comunicação da sua família na campanha eleitoral de 2012.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Greve da Polícia Militar da Bahia termina após acordo

Após três dias, a greve da Polícia Militar da Bahia foi encerrada na tarde desta quinta-feira, após reunião entre o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, o coronel da Polícia Militar Alfredo Castro, representantes do governo e lideranças de associações da PM. No encontro, o coronel da PM apresentou uma contraproposta aos grevistas de mudança nas Condições Especiais de Trabalho (CET), gratificação que atualmente vigora para oficiais e que os grevistas pedem que se estenda a todos do efetivo.

– O que mudou foram as condições das propostas no que diz respeito aos índices. Nós tivemos uma proposta feita anteriormente sem o índice de CET e nós colocamos agora o índice de CET. Também estamos colocando a retirada de sanção disciplinar, as faltas leves administrativas durante esse período de greve – disse o oficial ao site G1.

Nesta quinta-feira, muitos estabelecimentos comerciais continuaram fechados com medo de saques. Entre quarta-feira e a manhã desta quinta, foram 33 assassinatos registrados, e entre as vítimas está um soldado da PM. A greve também deixou restaurantes e terminais de ônibus vazios durante a noite de quarta-feira. Oito mil homens da Força Nacional e do Exército foram enviados ao estado.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, concedeu liminar nesta quinta-feira determinando a imediata suspensão da greve, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhão. Ontem, a Justiça da Bahia já havia considerado a greve dos PMs inconstitucional e estipulou multa diária de R$ 50 mil.

Mais cedo, em entrevista à globo News, o governador Jaques Wagner comentou que, para ele, a paralisação tem também um aspecto político.

– Já chegaram aqui tropas de outros estados e da Força Nacional. Não quero me ater a isso, mas as duas lideranças da greve são candidatos a deputados estadual e federal – declarou Jaques Wagner, por telefone, à GloboNews.Uma das lojas saqueadas ontem em Salvador foi incendiada horas mais tarde, durante a madrugada, e ficou destruída. Um supermercado foi roubado em Águas Claras. Seis lojas foram arrombadas e tiveram produtos saqueados no mesmo bairro. Em Itapuã, uma confecção foi assaltada. Os principais produtos levados pelos criminosos foram eletrônicos e bebidas.

PM está entre os mortos

Balanço da Polícia Civil aponta que 33 pessoas foram assassinadas entre quarta-feira e a manhã desta quinta-feira, em Salvador e na região metropolitana. Entre as vítimas está o soldado da Polícia Militar (PM) Erival Santiago Ramos, de 31 anos. Ele foi morto no Conjunto Bela Vista do Lobato, onde morava. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), o soldado chegava em casa com outro PM, por volta de 23 horas, quando surpreenderam dois homens desmanchando um veículo. Ao perceber a presença dos policiais, os bandidos atiraram e balearam o soldado nas costas. O outro PM não foi atingido.

Um homem foi morto nesta madrugada, por volta da 1h , em uma praça em Vila de Abrantes. De acordo com testemunhas, José Wilson do Carmo Santos Souza, 33 anos, foi surpreendido por um grupo de homens armados que chegaram atirando contra ele. Outros dois homens foram mortos em Itinga na noite de quarta-feira. Dois homens foram degolados, na Barragem de Ipitanga, na Boca da Mata. Houve três homicídios ainda em Cajazeiras.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

A 56 dias da Copa, Neymar se lesiona e ficará fora por um mês

20140416195008447AFP

O atacante Neymar, da seleção brasileira, vai ficar um mês parado devido a uma contusão, informou nesta quinta-feira o Barcelona, em seu site oficial. A lesão provocou um edema no quarto metatarsiano do pé esquerdo e vai obrigar o jogador a ficar quatro semanas em recuperação, segundo estimativa dos médicos do clube.

Se a expectativa se confirmar, Neymar poderá participar ainda da última partida do Barcelona na temporada, o clássico contra o Atlético de Madrid, no Camp Nou, válido pela rodada final do Campeonato Espanhol.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Funcionários da viação Jardinense pararam suas atividades na manhã desta quinta e só retomaram após acordo

Por descumprimento de um acordo para pagamento dos trabalhadores, a Diretoria do SINTRO/RN, parou por as atividades da empresa Viação Jardinense das 05h às 07h30, só saindo após negociação e promessa de que o pagamento seria efetuado até 12 horas desta quinta (17).

Segundo o Via Certa Natal, na ocasião, os funcionários que estavam com três meses de salários atrasados fizeram piquete e os ônibus da Viação Jardinense não saíram da garagem no bairro Felipe Camarão nesta manhã. No terminal rodoviário da Cidade da Esperança os guichês e terminais de embarque ficaram com grandes filas. A administração da rodoviária informou que as viagens já foram retomadas.

Fotos:Via Certa Natalgreve jardinense

Opinião dos leitores

  1. Todos nós sabemos que o transporte público do Estado está um caos. Transporte coletivo da Capital não funciona e atrasos, assaltos, paradas abandonadas e ônibus velhos é o que não falta. Transporte intermunicipal, anda muito ruim também, principalmente a Jardinense. Mas quem faz alguma coisa pelo povo?! Resposta: Melhor rir e confiar em Deus! Estamos entregue as baratas!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Descoberta de proteína da fecundação pode revolucionar tratamentos de fertilidade

 fertilizacaoO momento do primeiro contato entre um óvulo e um espermatozoide é controlado por uma proteína-chave na superfície do primeiro que permite que ele se funda com o segundo para formar um ovo fertilizado, divulgaram cientistas ontem. A descoberta do ponto de contato inicial do óvulo com o espermatozoide deverá ter grandes consequências no tratamento de infertilidade em mulheres, além de levar ao desenvolvimento de novos anticoncepcionais que evitarão a fertilização sem bloquear a produção tanto dos óvulos quanto dos espermatozoides, afirmam os pesquisadores.

Os cientistas responsáveis pela descoberta, do Instituto Wellcome Trust Sanger, em Cambridge, no Reino Unido, batizaram a proteína no óvulo de “Juno”, numa alusão à deusa romana da fertilidade e do casamento, e disseram que o achado demonstra o primeiro estágio da concepção, o que até agora era desconhecido.

— Solucionamos este antigo mistério da biologia ao identificar as moléculas presentes em todos espermatozoides e óvulos que precisam se conectar no momento em que somos concebidos — conta Gavin Wright, pesquisador do instituto e autor sênior do estudo, publicado na edição desta semana da revista “Nature”. — Sem esta interação essencial, a fertilização não pode acontecer. Talvez possamos usar esta descoberta para melhorar os tratamentos de fertilidade e desenvolver novos anticoncepcionais. Ela pode trazer benefícios tanto para guiar os tipos de tratamentos de fertilidade oferecido às mulheres quanto ter potenciais benefícios na contracepção por períodos mais longos.

Em 2005, cientistas japoneses já haviam identificado uma proteína-chave na superfície dos espermatozoides que permite sua adesão à membrana externa dos óvulos, células muito maiores. Eles batizaram a proteína como “Izumo” em referência a um templo shinto, religião do país, dedicado ao casamento. Mas encontrar a proteína correspondente nos óvulos se mostrou um trabalho complicado, provavelmente porque a interação entre as duas células é muito fraca e, assim, difícil de ser medida.

Usando uma versão artificial da Izumo, porém, os cientistas do Instituto Sanger foram capazes de identificar as proteínas às quais ela pode aderir, o que levou à descoberta da Juno na superfície das células de camundongos. Ao alterar geneticamente os animais, os pesquisadores mostraram que quando as fêmeas não tinham o gene responsável pela produção da Juno e, consequentemente, a proteína, elas eram inférteis, e que o mesmo era verdade quando os camundongos machos não tinham o gene da Izumo e a sua proteína.

— A paridade Izumo-Juno é a primeira interação essencial conhecida para o reconhecimento do par espermatozoide-óvulo em qualquer organismo — diz Enrica Bianchi, também do Instituto Sanger e principal autora do artigo na “Nature”. — A ligação entre as duas proteínas é muito fraca, o que provavelmente explica por que permaneceram um mistério até agora.

Uma vez que a Juno foi identificada, os cientistas descobriram que ela desaparece rapidamente da superfície do óvulo, em no máximo 40 minutos após a fertilização. Os pesquisadores acreditam que isso acontece para evitar que o óvulo seja fertilizado por mais de um espermatozoide.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

MP recomenda a órgãos públicos preservação da região serrana de Martins

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) deve concluir, no prazo de 90 dias, o projeto final de criação da Unidade de Conservação da Região de Martins. De acordo com a recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Martins, órgãos públicos municipais e estaduais devem atuar com medidas para a preservação da região serrana.

Para elaborar a recomendação, a Promotoria de Justiça considerou os maus tratos ao solo e a caça a animais na região, que vêm diminuindo diversos recursos naturais e biológicos na localidade e seu entorno. Ainda há o surgimento de vários loteamentos e condomínios, principalmente nas margens das encostas da serra, sem licença ambiental devida, que degradam o meio ambiente. Os problemas provocados pela mão humana também atingem as cavernas que compõem a região, que apresentam deteriorações, pichações e acúmulo de lixo.

Assim, a recomendação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), diz que o Idema deve desenvolver projetos de educação ambiental nos municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Antônio Martins. O órgão deverá averiguar a existência de licenças dos atuais empreendimentos imobiliários (loteamentos e condomínios) e a prática de ilícitos ambientais de moradores ou estabelecimentos comerciais em torno da “Lagoa dos Ingás” ou “Lagoa do Rosário”.

Para a garantia de mecanismos para a plena preservação da região, a Prefeitura e as Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente devem elaborar, no prazo de 60 dias, projeto efetivando o tombamento da caverna conhecida como “Casa de Pedra”. Os órgãos também terão que estudar a possível elaboração de projeto de plano diretor, visando estabelecer, no município, áreas de zoneamento, destinação, uso e parcelamento do solo e obrigações de existência de um percentual mínimo de densas áreas verdes em loteamentos e condomínios.

Com o objetivo da preservação das cavernas da região de Martins, o Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas deve enviar equipe multidisciplinar ao complexo espeleológico do município para análise da formação rochosa “Casa de Pedra”. A partir da análise, os pesquisadores devem elaborar posteriormente, diagnóstico sobre as características do local, citando os danos provocados pela ação humana, qual o grau de conservação, e apontar o que deve ser feito para a recomposição.

 Como complemento, o MP incumbe o Departamento Nacional de Produção Mineral de analisar todos os processos que têm por objetivo a extração mineral dentro da área territorial de Martins – principalmente, os que estejam a menos de cinco quilômetros do complexo de cavernas.

A Promotoria de Justiça orienta ainda que a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente deve enviar equipe ao município para a elaborar projeto de avaliação acerca da viabilidade de criação de unidade de conservação federal, haja vista  o objetivo de dar maior proteção ao bioma caatinga

 Ao considerar a presença de primatas na região de Martins, a Promotoria recomendou ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação  de Primatas Brasileiros (ICMbio) a elaboração, em 60 dias, de relatório detalhado sobre a espécie dos macacos que habitam a região.

Para o Batalhão da Polícia Ambiental o recomendado é que prepare um cronograma, anual e contínuo de fiscalização de queimadas, desmatamentos nas encostas da serra, prática de caça, criação de animais silvestres não autorizada entre outros crimes ambientais na região (tanto na zona rural, quanto na urbana). As Polícias Militar e Civil também devem atuar na punição de tais crimes.

MPRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO: Atacante do Vasco teve arritmia cardíaca e ficará 3 dias internado; jogador poderia ter morrido se não tivesse recebido atendimento imediato

gggFoto: Lancenet

Exames realizados no atacante vascaíno Everton Costa detectaram uma arritmia cardíaca no jogador, de acordo com informações do programa “Sportv News”, do Sportv. Segundo o médico do Vasco, dr. Clóvis Munhoz, a causa da arritmia não foi descoberta, mas será investigada, motivo pelo qual o atleta vai ficar 3 dias internado numa unidade coronariana em observação. Ainda segundo o médico, no dia 9 de janeiro o atacante foi submetido a um exame e o resultado foi normal.

Everton Costa sentiu-se mal durante o jogo Vasco 1 x 0 Resende, em São Januário, na noite de 4ª-feira (16/04). Após ser substituído, ele teve queda de pressão, convulsão e chegou a desmaiar, sendo encaminhado, de ambulância, para o hospital Quinta D’Or, que fica próximo a São Januário.

NetVasco via Sportv

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO(Inacreditável): Médico "reserva" substitui colega, com enxaqueca, e morre após passar mal em campo na Paraíba

dsc_0025_1Foto: Rammom Monte / GloboEsporte.com/pb

O que parecia mais uma cena inusitada do Campeonato Paraibano de Futebol terminou em tragédia. Na noite desta quarta-feira, no Estádio da Graça, em João Pessoa, a partida entre Santa Cruz-PB e Auto Esporte atrasou em mais de uma hora por falta de médico em campo (o escalado para o jogo alegou uma enxaqueca e não compareceu ao estádio).

A solução do time mandante foi chamar às pressas o médico da equipe, Dorivaldo Pereira, para assumir o posto. Ele chegou no local com 1h20 de atraso e o jogo finalmente pôde começar. Mas por apenas três minutos. Dorivaldo, de 72 anos, que era cardíaco, passou mal e teve uma embolia pulmonar que evoluiu para uma parada cardíaca. Ele foi atendido pela ambulância no centro do gramado da Graça e levado em estado grave para a Clínica Dom Rodrigo. Mas morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade de saúde.

Segundo o diretor, a partida foi remarcada para esta quinta-feira, mas o clube tentará modificar a data, pois o elenco não tem “condições psicológicas” para entrar em campo.

Com informações de O Globo e UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Programa Vida Viva do Corpo de Bombeiros terá investimentos do Ministério do Esporte

Oportunizar uma melhor qualidade de vida através da prática regular de atividade física. Esse é o objetivo do Programa Vida Viva do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) que oferece, desde 2005, atividades esportivas regularmente para população da melhor idade. Nesta quarta-feira (16), durante um encontro entre o subcomandante da corporação, Coronel Otto Ricardo Saraiva, e o Secretário de Esportes de Natal, Eduardo Machado, realizado no quartel do CBMRN, em Natal, a instituição militar recebeu a boa notícia de que será incluído, pela Prefeitura de Natal, no Programa Vida Saudável, do Ministério do Esporte. Com isso, o programa Vida Viva, que hoje é mantido por meio de uma parceria entre a academia Flex Fitness e o CBMRN, passaria a receber investimentos direto do Governo Federal ampliando a oferta de serviços e, consequentemente, o número de vagas para novos participantes.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte, Luiz Eduardo Machado, representantes da Secretaria estiveram, em Brasília, com intuito de implantar novas ações esportivas e de qualidade de vida em Natal. Dentre os projetos, a capital será beneficiada com 16 núcleos do programa Segundo Tempo, destinado à estudantes, e 20 núcleos do programa Vida Saudável, para o cidadão idoso.

”O Programa Vida Saudável, na sua essência, visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social e contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos. A inclusão do programa já mantido pelo Corpo de Bombeiros do RN levou em consideração a credibilidade que o órgão possui perante a sociedade, além da estrutura física já disponível na instituição  o que permitirá segurança aos investimentos que serão feitos”, disse Luiz Eduardo Machado.

Para o Coronel Otto Ricardo, apesar dos programas sociais não serem uma atividade fim do Corpo de Bombeiros, como o combate a incêndios e salvamentos, a manutenção destes programas demonstram o esforço do órgão para elevar ainda mais o seu papel de responsabilidade social junto a população norte-rio-grandense.

“O Corpo de Bombeiros oferece à cerca de 100 mulheres atividades que promovem benefícios à saúde. Através da prática regular da atividade física estamos conseguindo promover um estilo de vida mais ativo e saudável para a população da melhor idade. A notícia da inclusão do Vida Viva no programa do Ministério do Esporte é recebida com muita alegria pois permitirá aos bombeiros melhorar as ações já existentes e ampliá-las”, disse o subcomandante do CBMRN.

As atividades do Programa Vida Viva funcionam todas as terças e quintas feiras, das 6h às 7h, no interior do Quartel do Comando Geral do CBMRN. As componentes recebem orientações de saúde com professores de Educação Física da academia Flex Fitness. Nestas atividades, o orientador busca, também, desenvolver nestas jovens senhoras a valorização pessoal delas na sociedade. Neste contato com os militares do Corpo de Bombeiros, a comunidade passa a conhecer melhor a realidade da instituição e ainda adquire conhecimentos que proporcionarão, até mesmo, o salvamento de vidas e a redução de acidentes domésticos.

Dados complementares do Programa Vida Saudável do Ministério do Esporte

O Brasil vem sofrendo com as inúmeras transformações e consequências de um país em desenvolvimento. Com a tecnologia e a modernidade, passou-se a viver mais, com o desafio de refletir e promover políticas públicas voltadas para qualidade de vida do cidadão idoso ― incluindo aqueles com deficiência – a partir de 60 anos. Nesse sentido e com o objetivo de desenvolver uma proposta de política pública e social, o Ministério do Esporte reconheceu em 2012 o Vida Saudável, até então uma das vertentes do PELC (tipo de núcleo), que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis) e está, atualmente, vinculado aos seguintes departamentos: Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Dedap) e Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Degep); e sob a coordenação da CGPEL – Coordenação-Geral de Esporte e Lazer e CGAO-LIES – Coordenação-Geral de Sistemas e Acompanhamento de Programas e Projetos de Inclusão Social.

O Programa Vida Saudável, na sua essência, visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direitos de todos.

Objetivos

·     Nortear ações voltadas para pessoas predominantemente a partir de 60 anos nos núcleos de esporte e lazer;

·     estimular a gestão participativa entre os atores locais direta e indiretamente envolvidos;

·     orientar entidades convenentes para estruturar e conduzir políticas públicas de lazer e de esporte para idosos;

·     promover a formação continuada de agentes sociais de lazer e esporte recreativo, preparados para atender o público idoso;

·     incentivar a organização coletiva de eventos de lazer e esporte recreativo para envolver a população local para além dos núcleos; e

·     reconhecer as qualidades da cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo.

O programa tem o objetivo de democratizar o lazer e o esporte recreativo, priorizando o protagonismo da pessoa que envelhece, na perspectiva da emancipação humana e do desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural local fomentando o respeito à diversidade sexual, étnica e religiosa, implementando e ampliando as ações intersetoriais com ministérios, secretarias estaduais e municipais, instituições de ensino superior e outros setores da sociedade, garantindo a participação de pessoas, predominantemente, a partir de 60 anos, contribuindo para que as políticas de lazer e de esporte recreativo avancem do atual estágio de política de um governo para a dimensão mais ampla de Política de Estado.

Os eixos centrais do Programa Vida Saudável são:

1 – Implementação e desenvolvimento de Núcleos de Lazer e Esporte Recreativo, nas diversas regiões brasileiras, com atividades sistemáticas e assistemáticas de lazer e esporte recreativo, no sentido de garantir o direito ao lazer para pessoas idosas (predominantemente, a partir de 60 anos).

2 – Formação continuada de gestores, agentes sociais de lazer e esporte, lideranças comunitárias, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública, com vistas à formação e implementação de políticas locais para pessoas idosas.

Público-Alvo

·     O Programa tem como público-alvo prioritariamente idosos a partir de 60 anos, incluindo pessoas com deficiências em núcleos com atividades de lazer e esporte.

Número de Beneficiados: 200 pessoas por núcleo VS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

TAVA DEMORANDO: CBF cassa liminar e mantém Icasa na Série B

Responsável por organizar os torneios nacionais, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vem encontrando dificuldades para manter a credibilidade do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, a entidade teve novamente que comparecer em tribunal para derrubar a liminar que a obrigaria a incluir o Icasa na competição que se inicia neste final de semana.

A decisão prévia havia sido concedida à equipe cearense na 4ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e deliberava que ainda não tinham sido esgotadas as instâncias desportivas para o Icasa, que então conseguiu – ao menos por algumas horas – estar na Série A. Mas ao cassar a liminar, a CBF mantém fora da elite o Verdão do Cariri, que entra em campo pela Segundona às 21h50 desta sexta-feira.

A equipe de Juazeiro do Norte foi à Justiça devido à irregularidade na escalação do jogador Luan por parte do Figueirense, na segunda rodada da Série B do ano passado. Segundo entende o Icasa, o time catarinense deveria ter sido punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de seis pontos, o que não aconteceu. Como nenhuma pena foi imposta, o Figueira conquistou o acesso à elite na quarta colocação, com apenas um ponto a mais que os cearenses.

O caso ganha notoriedade porque o STJD impôs punição de seis pontos à Portuguesa por caso parecido na Série A do Campeonato Brasileiro, mas não teria mantido os mesmos critérios para o caso de Luan, do Figueirense. Mas as esperanças do Icasa podem ter acabado com a derrubada da liminar.

Além disso, o clube alviverde também demorou muito para reclamar. Segundo o artigo 165 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), as equipes têm 60 dias para fazer denúncia a partir da data da irregularidade, prazo que já estaria encerrado

Na última quarta-feira, a CBF pediu que a Justiça declinasse a ação movida pelo Icasa na 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas a solicitação foi negada. Os advogados do clube chegaram a comemorar a decisão, mas com esta vitória da entidade o time permanece na Segunda Divisão.

Gazeta Esportiva

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Jay Cutler, um dos maiores fisiculturistas do Mundo, estará em Natal na próxima quarta(23)

22 33O americano Jay Cutler, considerado um dos maiores fisiculturistas de todos os tempos, a pedido de fãs, estará em Natal na próxima quarta-feira(23), na  Santa Fé Suplementos, para receber seus fãs. Apaixonado por atividades físicas desde criança, o tetra campeão de uma das maiores competições de fisiculturismo, começou sua vida em Sterling, subúrbio de Worcester County, em três de agosto de 1973, no estado de Massachusetts, Estados Unidos da América.

Criado em fazenda, o mais novo de sete, três irmão e três irmãs, seus exercícios abrangiam além de bicicletas, brincadeiras com os amigos, tarefas necessárias para o bom funcionamento do local onde ele morava. Enquanto estudava, também trabalhava e iniciava-se nos treinamentos, para o que viria a ser uma carreira de grande sucesso. Ainda na escola, Jay jogava futebol americano, mantendo seu gosto por esportes. Sem ter vislumbrado o futuro promissor, Jay entrou na faculdade e se formou em licenciatura da Justiça Criminal, pensando em trabalhar em prisões de segurança máxima.

11Mudou, com a namorada Kerry, para Worcester, onde trabalhou em diferentes áreas. Nesse meio tempo, Jay conheceu a pessoa que daria suporte para a carreira brilhante no culturismo: Bruce Vartanian. Ele era empresário na área de fisiculturismo e viu em Cutler um possível competidor. Apostou nele, principalmente ao ensinar as principais coisas que ele deveria saber para se tornar um fisiculturista de sucesso. Outro importante ícone na vida do fisiculturista foi Chris Aceto, que modificou a maneira de Jay se alimentar, o qual possibilitou ganhar mais músculos e força nos treinos.

A partir disso, Cutler começou a dar passos largos na área de fisiculturismo. Ganhou o segundo lugar no campeonato chamado de Gold’s Gym Worcester Bodybuilding Championship, Mas o resultado, de todos os anos de treinos, veio com a vitória no concurso chamado de Iron Bodies Invitational, no ano de 1993.

Depois disso, Jay Cutler não parou mais. Ganhou o Arnold Classic em 2002 e 2003, e foi vice em quatro anos no Mr. Olympia. Em 2006, finalmente, ganhou o Mr. Olympia. Em 2007 conquistou o título novamente. Em 2008 caiu alguns degraus, ficando com o terceiro lugar. Mesmo com o deslize de posições, Cutler não se deixou abater, voltando em 2009 e 2010 com força total, ganhando o Mr. Olympia com louvor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Jovem suspeito de praticar mais de 50 assaltos é morto durante confronto com policiais em Natal

Um jovem de 18 anos identificado como Denilson Barbosa Duarte, morreu após um confronto com a Polícia nessa quarta-feira (16), na comunidade Novo Horizonte, no bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal-RN. O que chama a atenção, nesta ocorrência, em meio ao fato infelizmente comum de envolvidos de curta idade com a criminalidade é que o suspeito tinha uma ficha criminal de impressionar: dezenas de assaltos, cerca de 50, em sua maioria estabelecimentos comerciais e ainda transportes coletivos.

Conhecido como “Maconha”, segundo o delegado titular do 3º Distrito Policial, Natanion de Freitas, o suspeito teria praticado somente na manhã dessa quarta quatro assaltos a estabelecimentos comerciais na zona Leste, com ajuda de um comparsa. Diante dos registros, policiais da 3º DP e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) cercaram a comunidade e conseguiram surpreender os dois. Na ocasião, houve troca de tiros, resultando na morte do jovem, enquanto o segundo suspeito, conhecido como “Junior Facão” conseguiu escapar.

 A Polícia segue na busca pelo comparsa em toda a região Oeste e até Norte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *