Jornalismo

Raimundo Fernandes cobra presença de delegados, juízes e promotores em municípios do interior

O deputado Raimundo Fernandes (PMN) sugeriu ao governo do Estado a criação de um projeto de lei que determine a permanência, por pelo menos dois anos, de um promotor de justiça nas comarcas. Outra sugestão feita pelo parlamentar é a nomeação de delegados nas cidades-pólo do Rio Grande do Norte.

Segundo ele a simples presença desses agentes da justiça e segurança seria responsável pela diminuição dos números da violência nesses locais.

“A população precisa cobrar dos órgãos competentes a presença de juízes, delegados e promotores. Essa situação se repete em várias comarcas. Na minha cidade, São Miguel, por exemplo, o juiz vai de oito em oito dias. A lei para a permanência de um promotor de justiça por pelo menos dois anos em cada comarca é para que evite as constantes transferências e remoções”, destacou.

Os deputados Vivaldo Costa (PR) e Leonardo Nogueira (DEM) concordaram com a argumentação de Raimundo Fernandes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula defende fim da escala 6×1 justificativa inusitada: “povo quer mais tempo pra namorar”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula (PT) voltou a defender a PEC que prevê o fim da escala de trabalho 6×1. Ao comentar a medida, ele apresentou um argumento que chamou atenção ao afirmar que a mudança dialoga com novas demandas da sociedade por mais tempo livre.

“Hoje, o povo quer mais tempo para ficar em casa, para lazer, para estudar, para namorar. É normal que a sociedade tenha avançado”, afirmou.

Ele também afirmou que a discussão está relacionada às transformações do mercado e aos avanços tecnológicos, que teriam alterado a relação entre trabalho e tempo livre.

Diante das preocupações de representantes do setor empresarial sobre possíveis impactos econômicos, Lula pediu cautela e afirmou que o debate não deve gerar alarme.

O presidente disse ainda que o governo não pretende impor mudanças de forma imediata ou sem diálogo com as categorias envolvidas.

O debate sobre a flexibilização da jornada de trabalho avança no Congresso Nacional, e a expectativa é de que uma primeira versão do parecer da PEC seja apresentada nesta quarta-feira (20).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro teria “desistido” de derrotar Lula ao não expor caso Vorcaro, diz colunista

Foto: Reprodução/Metrópoles

Flávio Bolsonaro teria sido alvo de avaliações internas no campo da direita após a repercussão de sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro, segundo a coluna Andreza Matais, do portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, aliados políticos passaram a interpretar que o episódio teria gerado desgaste e incertezas dentro do grupo que orbita o bolsonarismo.

Integrantes desse campo político avaliam, em caráter de bastidor, que Flávio teria “desistido” da possibilidade de derrotar o presidente Lula (PT) ao não expor integralmente informações relacionadas ao caso.

As análises citadas indicam que a condução do episódio teria provocado ruídos e insegurança entre apoiadores mais próximos.

A publicação também destaca que, para esses aliados, não haveria uma desistência formal de candidatura, mas sim uma mudança de prioridade dentro da estratégia política do grupo.

A avaliação é de que o foco estaria mais voltado à manutenção da liderança do campo conservador do que à disputa direta pela Presidência da República.

Segundo a coluna, o episódio teria intensificado percepções de falta de unidade e direção em parte da base política, que acompanha os desdobramentos com cautela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fim da escala 6×1 pode gerar rombo de R$ 46 bilhões e forçar prefeituras a contratar 700 mil servidores, diz Confederação dos Municípios

Foto: Divulgação

A PEC que propõe o fim da jornada de trabalho na escala 6×1 passou a preocupar prefeitos de todo o país. Segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a mudança pode gerar impacto de R$ 46 bilhões nas contas públicas municipais.

De acordo com a entidade, a redução da jornada afetaria serviços essenciais prestados diretamente à população, como postos de saúde, hospitais municipais, escolas, assistência social e limpeza urbana.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, alertou que os gestores locais seriam obrigados a ampliar o quadro de pessoal para manter os serviços funcionando. A estimativa é de contratação de cerca de 700 mil novos servidores públicos em todo o país.

“Parece que a alteração seria apenas para o setor privado, mas atinge também os servidores públicos efetivos de todos os entes federativos”, afirmou Ziulkoski. Segundo ele, contratos terceirizados, como os de coleta de lixo, também sofreriam reajustes bilionários para a inclusão de mais mão de obra.

A redução da jornada tem sido defendida publicamente pelo presidente Lula (PT). Em contrapartida, uma comitiva de prefeitos intensificou articulações em Brasília e entregou documentos contrários à proposta ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).

Os gestores não descartam acionar o STF para tentar barrar os impactos da medida nas finanças locais. O tema deve dominar os debates da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios até a próxima quinta-feira (21).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

[VÍDEO] Walfredo e Santa Catarina operam com leitos de UTI bloqueados, diz Sindsaúde

Imagens: Reprodução/BNews RN

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN) denunciou o bloqueio de leitos de UTI e falta de profissionais nos hospitais Walfredo Gurgel e Santa Catarina, respectivamente. As informações são do BNews RN.

Segundo a diretora do Sindsaúde-RN, Ana Karla Galvão, cinco leitos da UTI G1 do Walfredo Gurgel estão interditados há cerca de 10 dias, causado por um rompimento nos dutos que transportam oxigênio para os pacientes. 

Em resposta, a direção do hospital confirmou o vazamento na rede de gases e informou que prepara uma intervenção no sistema. A ação foi chamada de “Operação Oxigênio” e exigirá o desligamento de toda a rede do hospital por duas horas.

A unidade afirmou que trabalha para remanejar o fornecimento de oxigênio aos pacientes internados e prometeu liberar os leitos até esta quarta-feira (20).

Falta pessoal no Santa Catarina

O Sindsaúde  também denunciou problemas no Hospital José Pedro Bezerra, o Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. Segundo a entidade, dos dez leitos de UTI da unidade, dois estão fechados devido à falta de profissionais para cobrir as escalas de trabalho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rooftop Dunas recebe no dia 30 edição do Ribeira Boêmia em homenagem a Fundo de Quintal e Revelação

Foto: Divulgação

No sábado, 30 de maio, a Arena recebe no Rooftop Dunas o projeto “Ribeira Canta” está de volta e chega à sua quinta edição com um tributo a dois dos maiores grupos da história do samba brasileiro: Fundo de Quintal e Grupo Revelação.

Desta vez, a homenagem será realizada no aconchegante Rooftop da Casa de Apostas Arena das Dunas, reunindo a Roda de Samba Ribeira Boêmia e convidados em uma grande celebração dedicada a dois grupos que marcaram gerações e ajudaram a transformar o samba em patrimônio afetivo do povo brasileiro.

Com repertório repleto de sucessos que atravessam décadas, o evento promete uma verdadeira viagem pela história do samba e do pagode, passando por clássicos que seguem presentes nas rodas de samba, nos encontros entre amigos e na memória do público.

Para completar a festa, estão confirmadas as participações especiais de Bia Gurgel, Vinicius Lins e Will Barros. O público pode esperar quatro horas de roda de samba, em um encontro pensado para cantar grandes clássicos do gênero do começo ao fim, em um ambiente intimista e com a energia característica dos eventos do Ribeira Boêmia.

Os ingressos estão à venda na Outgo. Mais informações: @ribeiraboemia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CONFUSÃO NA COPA DO NE: STJD vai julgar jogadores de ABC e América nesta quinta (21)

Foto: Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima quinta-feira (21) o julgamento de processos envolvendo jogadores e membros das comissões técnicas de América e ABC. As denúncias são decorrentes de expulsões e ocorrências registradas em partidas da Copa do Nordeste de 2026.

No processo sobre o Clássico-Rei potiguar do dia 7 de abril, o lateral americano Lucas Mendes foi denunciado com base no artigo 78 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Na mesma sessão, o integrante da comissão alvirrubra Vinicius Ziegler Bandeira será julgado pelo artigo 258.

Já no caso do confronto entre ABC e Sport, o atacante alvinegro Brunão foi enquadrado no artigo 254 do CBJD, que trata de jogada violenta. Além do atleta, o próprio ABC Futebol Clube responderá com base no artigo 213 do código desportivo.

Os casos serão analisados pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD, sob a relatoria do auditor Alcino Junior de Macedo Guedes. As punições podem variar de advertências e multas a suspensões pesadas de jogos oficiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Terrenos do IPERN no Tirol viram área invadida e órgão do Governo Fátima admite não conseguir resolver

Foto: Reprodução

Uma denúncia grave aponta que terrenos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPERN), no bairro Tirol, em Natal, foram invadidos e ocupados irregularmente. O caso foi divulgado pelo Blog Gustavo Negreiros.

Segundo relatos, o problema se arrasta há mais de um ano e já foi denunciado diversas vezes, sem que o governo estadual tome uma medida definitiva.

Documentos fiscais mostram que a situação foi alvo de vistorias da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em 2025 e novamente em 2026.

Os relatórios oficiais descrevem um cenário de abandono: ocupações ilegais, criação de animais, sucatas de veículos acumuladas, lixo espalhado, muros danificados e livre circulação de pessoas no terreno.

IPERN afirma não ter poder de polícia

Diante das irregularidades identificadas, a própria Semurb autuou o IPERN. Em manifestação oficial, o instituto informou ter realizado serviços de limpeza, poda de árvores e reparos no muro do terreno, mas afirmou não possuir “poder de polícia” para retirar os ocupantes da área pública.

Críticos e moradores afirmam que o episódio expõe falhas da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). Eles destacam que o próprio poder público admite não conseguir proteger patrimônios estaduais em uma área estratégica da capital potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputados aprovam projeto que proíbe promoção de servidores públicos condenados por feminicídio e crimes hediondos

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) aprovou, nesta terça-feira (19), um projeto de lei que impede a promoção funcional de agentes públicos condenados por feminicídio e outros crimes hediondos.

A proposta, enviada pelo Governo do Estado, altera leis complementares estaduais e estabelece impedimentos para progressão e promoção na carreira pública de servidores condenados por esses crimes, com impacto direto em categorias ligadas à segurança pública.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar da Mulher na Casa, deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a aprovação foi resultado de articulação parlamentar e busca impedir que autores de crimes graves e violência contra a mulher recebam benefícios funcionais e promoções no serviço público estadual.

A proposta segue agora para sanção do Governo do Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RECONHECIMENTO NACIONAL: Natal é finalista de prêmio nacional do Sebrae após São João movimentar R$ 180 milhões

Foto: Divulgação/PMN

Natal avançou para a grande final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, iniciativa que reconhece as melhores gestões municipais focadas no desenvolvimento econômico e na melhoria do ambiente de negócios.

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) participou da cerimônia oficial nesta segunda-feira (18), em Brasília, celebrando a colocação da capital entre as principais referências do país.

Na etapa estadual, Natal venceu na categoria “Turismo e Identidade Territorial” com o projeto do São João, consolidando a festa como um motor econômico.

Segundo Paulinho, o reconhecimento nacional evidencia um trabalho técnico integrado que valoriza tradições ao mesmo tempo em que movimenta fortemente o comércio e o mercado local.

Economia

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Funcarte revelaram que o São João movimentou sozinho mais de R$ 180 milhões na economia de Natal, atraindo um público superior a 900 mil pessoas. O impacto se estendeu por hotéis, bares, restaurantes, comércio informal e serviços.

Ao todo, o calendário de grandes eventos de Natal injetou cerca de R$ 731,5 milhões entre 2025 e maio de 2026, conforme levantamento da Fecomércio RN.

O secretário de Turismo, Sanclair Solon, reforçou que essa estratégia consolidou a inserção de Natal no circuito nacional de negócios.

Liderança de empregos no RN

Os reflexos da política de fomento econômico aparecem diretamente nos dados do Caged de 2026. Natal lidera de forma disparada a criação de postos de trabalho, sendo responsável por mais de 65% do saldo positivo de empregos de todo o RN no mês de março.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, a capital acumulou mais de duas mil novas vagas de carteira assinada, impulsionada pelo turismo, serviços, comércio e construção civil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “DARK HORSE”: Flávio divulga trailer de filme sobre Bolsonaro com ator de “Som da Liberdade” e “A Paixão de Cristo”

Foto: Instagram/Jim Caviezel

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) divulgou nesta terça-feira (19) o trailer oficial do filme “Dark Horse”, cinebiografia que contará a história do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas telas de cinema. A prévia foi apresentada em uma reunião interna com parlamentares e líderes do partido antes de ser compartilhada nas redes sociais.

A produção é assinada pelo cineasta norte-americano Cyrus Nowrasteh, diretor de grandes sucessos dramáticos e de cunho político e religioso, como “O Apedrejamento de Soraya M.” (2008).

O papel de Bolsonaro é interpretado pelo astro de Hollywood Jim Caviezel, mundialmente conhecido por viver Jesus Cristo em “A Paixão de Cristo” (2004) e, mais recentemente, pelo sucesso de bilheteria “Som da Liberdade” (2023).

A trama do longa-metragem tem início logo após o atentado à faca sofrido por Bolsonaro durante a campanha eleitoral, em setembro de 2018.

O trailer de dois minutos destaca momentos marcantes da vida e da carreira do ex-presidente, incluindo o período de recuperação hospitalar, debates políticos decisivos e bastidores da vida familiar ao lado de Michelle Bolsonaro.

Confira o trailer:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *