Economia

Vinho Importado vai ficar mais caro no Brasil

O governo brasileiro quer tornar o vinho importado mais caro ou retirá-lo da prateleira como forma de proteger a indústria nacional.

Após analisar as compras nos últimos anos, o governo concluiu que as importações causaram um “prejuízo grave à indústria doméstica” e decidiu abrir uma investigação para imposição de salvaguarda, a medida comercial mais dura no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC), cujo resultado prático será a imposição de uma quantidade máxima de vinho importado ou aumento dos tributos cobrados na aduana.

O foco principal são os vinhos portugueses, italianos e chilenos. Os europeus, segundo os produtores brasileiros, tornaram-se mais baratos com a crise financeira internacional. “Na esteira do desenfreado crescimento das importações, motivado por excesso de oferta, os preços caíram, obrigando os intermediários locais, a fim de evitarem estocagem, a desovarem seus produtos importados a preços mais reduzidos ainda”, diz o texto apresentado pela indústria ao governo.

Já os vinhos chilenos não pagam imposto de importação desde o ano passado, conforme um acordo assinado com o Mercosul. A desoneração, no entanto, não foi automática, mas gradual, justamente para dar tempo aos fabricantes brasileiros se prepararem. Em 2006, por exemplo, o imposto era de 22,6%.

Segundo Christian Bernardi, presidente da Associação Brasileira de Enologia, o vinho depende “do solo e do clima de cada região”, mas para fins tributários o brasileiro, chileno ou francês são a mesma coisa. “O Brasil ainda é um mercado consumidor muito jovem, o consumidor ainda é muito sensível a apelos que estão fora da garrafa, como o preço.”

Protecionismo

A investigação dividiu especialistas. Para o ex-secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Ivan Ramalho, “o Brasil não será acusado de protecionista por causa disso”, uma vez que a medida está prevista nas regras da OMC. “A salvaguarda exige uma série de medidas obrigatórias de investimentos, inovação, por parte da indústria nacional, existe de fato uma grande avalanche de importados.”

Na avaliação do consultor Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior, o foco do governo deveria ser outro. “A expansão da classe média ampliou o mercado de vinhos, que vem sendo conquistado por importados”, analisou. “Seria mais eficiente aumentar qualidade e competitividade do produto nacional, pois excesso de protecionismo terá efeitos contrários.” Até hoje, o País só implementou duas salvaguardas, para brinquedos e o coco ralado.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Fábio Hollanda ameaça deixar a Secretária de Justiça

O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), Fábio Hollanda, está disposto a deixar o  cargo. Insatisfeito com o quadro de auxiliares e com a falta de estrutura estatal no que diz respeito principalmente à política de ressocialização de presos, Hollanda já comunicou à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ao deputado João Maia – presidente estadual do Partido da República (PR) e tutor da ida dele à Sejuc – que pretende deixar a pasta.

Adriano AbreuFábio Holanda: sem apoio para nomear e alvo de ameaças na Sejuc

“Não é um ultimato. O cargo, juridicamente, é da governadora. Eu não terei nenhum constrangimento em deixar a Secretaria. Eu terei constrangimento em ficar na Secretaria e não conseguir desenvolver um bom trabalho com o dinheiro do contribuinte do Rio Grande do Norte. Se dependesse de mim, na condição de presidente do PR em Natal, o partido entregaria a Secretaria e manteria uma posição independente do ponto de vista administrativo do Governo Rosalba Ciarlini”, falou Hollanda, em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE  na tarde de ontem.

Sobre a fuga da penitenciária de Alcaçuz ocorrida poucos dias após ele assumir a Sejuc, Hollanda foi incisivo: “Os presos fugiram por um enfrentamento, fugiram por falta de cuidado, fugiram por negligência e fugiram porque alguns agentes públicos fizeram de conta que estavam segurando os presos e resolveram abrir a porta pra eles saírem”.

Empossado secretário de Justiça e Cidadania há exatos dois meses, Hollanda ainda não recebeu nenhum salário, assim como as diárias das viagens que fez. Além disso, o homem que comanda o sistema prisional do Rio Grande do Norte vem sofrendo ameaças por telefone, sente-se seguido nas ruas e não conta com escolta da Polícia Militar.

Fábio Hollanda disse não temer pela própria vida, mas está receoso pelas dos filhos. “Eu soube através de informações oficiais do Ministério da Justiça que como o Comando Vermelho está aqui é necessário que se tenha cuidado e eu não tenho  escolta. Por quê? Porque essa escolta precisa ser feita pela Polícia Militar, através de homens do Bope e eu os pedi, e eles não foram enviados. Até a minha vida eu aceito colocar em risco, desde que eu veja o sistema evoluindo, mas as dos meus filhos não”.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Candidatos só podem fazer campanha no Twitter após 5 de Julho

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou nesta quinta-feira que é proibido fazer campanha no Twitter antes do período permitido por lei, a partir do dia 5 de julho, do ano eleitoral. A decisão foi tomada no julgamento do caso específico de um recurso de Índio da Costa (PSD), multado por divulgar uma mensagem na rede social quando concorria à vice-presidência da República em 2010. Na ocasião, o político foi penalizado em R$ 5 mil por pedir votos para o tucano José Serra, líder de sua chapa, antes da data permitida.

Por quatro votos a três, os ministros mantiveram a multa e afirmaram que o Twitter é um meio de divulgação de propaganda eleitoral. Portanto, a Justiça Eleitoral deve coibir irregularidades praticadas, assim como faz com propagandas indevidas na televisão, no rádio, em revistas e em jornais.

Se os adversários políticos detectarem alguma ilegalidade nas mensagens eleitorais divulgadas no Twitter, devem denunciar a prática à Justiça Eleitoral, como ocorre com outros meios de comunicação.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

PF prende funcionário do aeroporto Augusto Severo no instante em que ele recebia propina de estrangeiro

A Polícia Federal prendeu na tarde desta quinta-feira, 15 de março, em um Shopping desta capital, um funcionário terceirizado, 33 anos, lotado na área de imigração do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, no exato momento em que este recebia propina em dinheiro de um cidadão norueguês, sob pretexto de que o estrangeiro havia ingressado no país em desacordo com a lei brasileira.

As investigações do Núcleo de Inteligência da PF tiveram início imediatamente após a mulher do estrangeiro  procurar a sede da Superintendência do órgão em Natal para relatar que no último dia 03 deste mês, enquanto aguardava a chegada do marido que vinha do exterior, um prestador de serviços da PF que trabalha no atendimento a passageiros lhe procurou, no saguão daquele aeroporto, orientando-a a acompanhá-lo até o Setor de Imigração, alegando que havia um “impeditivo legal” para que aquele passageiro ingressasse no país.

Na presença da esposa, que é brasileira, o funcionário contratado liberou o ingresso do estrangeiro, orientando-os a aguardarem um contato posterior, quando então “resolveriam a pendência”, até porque o norueguês retornaria para o seu país ainda este mês.

Desde então, aquele atendente passou a manter contatos telefônicos com o casal, exigindo que lhe pagassem vantagem financeira indevida. Na data de hoje, o suspeito determinou local, horário e a forma do recebimento da propina.

Com base nestas informações e com a colaboração das vítimas, os policiais se dirigiram até o estabelecimento comercial indicado e aguardaram a chegada do acusado, o qual recebeu voz de prisão em flagrante, logo após ter aceito a importância indevidamente solicitada no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) visando permitir que o norueguês retornasse para o seu país de origem, sem qualquer tipo de embargo.

Por ser considerando servidor público, o funcionário terceirizado foi preso pela prática do crime de corrupção passiva, uma vez que as provas indicam que solicitou o dinheiro e infringiu dever funcional. Em caso de condenação, o suspeito poderá pegar até  12 (doze) anos de reclusão. É Importante ressaltar que o envolvido,  mesmo se tratando de um trabalhador terceirizado, responde como se funcionário público fosse, conforme previsto no Código Penal.

Após ser submetido a exame de corpo de delito, o acusado encontra-se custodiado na Superintendência da PF e deverá ser transferido nas próximas horas para o sistema prisional do Estado, onde permanecerá à disposição da justiça.

O nome da operação é uma referência ao processo de afastamento e limpeza de algo nocivo e prejudicial. Com a prisão do funcionário terceirizado, a Polícia Federal remove e extirpa dos quadros de prestadores de serviço, um componente que feriu e contrariou a principal regra do serviço público que é a honestidade e probidade.

Enquadramentos na lei

Art. 327 do CPB – Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.§ 1º – Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.

Art. 317 do CPB – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763 , de 12.11.2003)

§ 1º – A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

Opinião dos leitores

  1. Caro blogueiro, existe algo terrível, impactante, por trás desta notícia: a chaga da TERCEIRIZAÇÃO !!. Vc imagina um policial federal, com o salário que recebe, se vendendo por míseros R$ 200,00 ? Aliás, pelo que conheço – e muito – da Polícia Federal, um agente desta valorosa Instituição não se venderia nem por R$ 20.000.000,00 ou mais !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Governo quer privatizar portos e mais rodovias

O governo estuda privatizar a infraestrutura aquaviária e terrestre dos portos, hoje nas mãos das companhias Docas. E também está decidido a dar continuidade ao programa de concessão das rodovias federais, para resolver gargalos que elevam o custo Brasil e prejudicam as exportações brasileiras. No caso das rodovias, existem “filés” que podem ser concedidos ao setor privado, segundo fontes da área.

Na avaliação de integrantes do governo, investir em portos e rodovias é ainda mais urgente do que nos aeroportos — em processo de concessão — para estimular o crescimento da economia. O problema da infraestrutura aeroportuária tem mais visibilidade na mídia, por conta da classe média que está viajando mais de avião, disse um interlocutor. Mas os gargalos nos portos impactam diretamente a competitividade dos produtos nacionais.

Com problemas financeiros e de gestão, as Docas não conseguem supervisionar e cobrar investimentos dos terminais privados, que pagam uma taxa de arrendamento pelo uso das instalações. As estatais também não fazem a sua parte e não investem na melhoria dos acessos de navios e caminhões; em sistemas de dragagem, que necessitam de intervenções permanentes; em sinalização; e nas vias férreas dentro dos portos. Além disso, as amarras de toda empresa pública, como a exigência de licitação para as compras, também dificultam a gestão, segundo a fonte.

O resultado é o atraso no embarque e desembarque de mercadorias, com longas filas de navios e de contêineres. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no porto de Santos, o maior do Brasil, um contêiner fica parado em média 17 dias, enquanto a média mundial é de apenas cinco dias.

A privatização da infraestrutura aquaviária e terrestre é uma iniciativa inédita e vai exigir estudos detalhados, como aconteceu com os aeroportos. De acordo com dados da Secretaria Especial de Portos, são sete Companhias Docas que administram 18 portos dos 34 existentes. O restante foi concedido a estados e municípios. São portos públicos, por exemplo, o de Santos, do Rio, de Salvador, de Fortaleza, de Vitória.

No caso das estradas, o governo considera que existe um grupo de rodovias muito atrativas para a iniciativa privada. Por exemplo, as BRs 040 (Belo Horizonte-Brasília); 381 (Belo Horizonte-Ipatinga); 050 (Uberada-Catalão, passando por Uberlândia); 262 (Belo Horizonte-Uberlândia) e a 060 (Brasília-Goiânia).

Há um consenso entre os técnicos do governo de que o Estado, mesmo realizando obras e duplicando as rodovias, não consegue fazer a manutenção necessária nos trechos pavimentados. Por isso, alguns consideram que é melhor ampliar as concessões no setor, reforçando os quadros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do que pôr dinheiro público no DNIT.

Além disso, o governo quer impulsionar as PPPs (Parcerias Público-Privadas), no caso das rodovias. A equipe de presidente Dilma Rousseff, ao contrário de Lula, não tem resistência a esse tipo de parceria. Alertado pelo Tesouro Nacional, a gestão anterior evitava as PPPs, por temer o dispêndio de recursos do Orçamento, em caso de desequilíbrio econômico financeiro dos contratos.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Ladrões submarinos roubam sino do Costa Concordia

Foto: EFE

 

Ladrões com equipamento de mergulho invadiram a parte submersa do navio Costa Concordia, naufragado na costa da ilha italiana de Giglio, e roubaram um objeto tradicional da embarcação: o sino da embarcação. Autoridades admitiram nesta quinta-feira que a peça foi roubada há duas semanas e estava a oito metros de profundidade.

A polícia italiana reforçou que foi aberta uma investigação para apurar a identidade dos criminosos. O sino tem a inscrição do nome do navio e o ano em que a embarcação foi batizada. Os ladrões tiveram que passar por um sistema de vigilância de lasers e pela marinha italiana para conseguir levar a peça.

– Só consigo imaginar que alguém roubou o sino para servir como uma espécie de lembrança mórbida – disse Sergio Ortelli, prefeito de Giglio. – Na minha opinião, essa peça não tem nenhuma importância. Já colocamos a estátua de Nossa Senhora, que estava dentro do navio, em nossa igreja. Isso tem um significado mais importante.

O Costa Concordia naufragou ao se aproximar demasiadamente da ilha de Giglico, cuja costa é famosa por abrigar rochas sólidas e corais, bastante visitados por turistas. O acidente matou 25 pessoas e sete continuam desaparecidas. Mais de 4.200 passageiros estavam a bordo.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Menina de 16 anos se mata após ser obrigada a casar com estuprador

O caso de uma garota de 16 anos que se suicidou após ter sido forçada a casar com o homem que a estuprou causou indignação no Marrocos e tem provocado a mobilização de ativistas na internet exigindo mudanças nas leis do país.

Um petição online, uma página no Facebook e inúmeros posts no Twitter têm expressado horror com a história de Amina Filali, que tomou veneno de rato no último sábado por não aceitar o casamento forçado com o homem que a havia violentado um ano antes.

O artigo 475 do Código Penal do país permite ao “sequestrador” de um menor casar com sua vítima para escapar de um processo, o que é usado para sustentar a prática de que estupradores casem com suas vítimas para “preservar a honra” da família.

“Amina, 16, foi triplamente violentada, pelo seu estuprador, pela tradição e pelo artigo 475 da lei marroquina”, publicou no Twitter o ativista Abadila Maaelaynine.

Nouaydi, que dirige a Associação Adala por reformas legais no país, disse que o juiz pode indicar o casamento apenas no caso de acordo entre a vítima e as duas famílias.

“Não é um acordo que acontece frequentemente –é muito raro”, disse ele, que admitiu que a família da vítimas muitas vezes concorda com medo de que a filha não consiga mais um marido se for revelado que ela foi estuprada.

“Infelizmente é um fenômeno recorrente”, diz Fouzia Assouli, presidente da Liga Democrática pelos Direitos das Mulheres. “Nós temos pedido há anos o cancelamento do artigo 475 do Código Penal, que na verdade permite que estupradores escapem da Justiça.”

Em entrevista ao site marroquino goud.ma, o pai da vítima disse que foram as próprias autoridades da corte que sugeriram o casamento como opção quando eles denunciaram o estupro.

“O procurador recomendou minha filha a casar, ele disse: ‘Faça um contrato de casamento’”, disse Lahcen Filati.

A lei marroquina foi reformada pela última vez em 2004, mas ativistas dizem que ainda há muito o que mudar. Em casos de estupro, o onus da prova é quase sempre da vítima e se ela não conseguir provar que foi atacada, corre o risco de ser processada por devassidão.

“No Marrocos, a lei protege a moralidade pública mas não os indivíduos”, diz Fouzia Assouli, acrescentando que um projeto que proíbe todas as formas de violência contra a mulher, incluindo o estupro dentro do casamento, está parado Parlamento marroquino desde 2006.

O caso
De acordo com o pai de Amina Filali, a garota estava foi abordada na rua pelo homem e estuprada, mas levou dois meses até que contasse aos pais.

Segundo o pai, a corte forçou o casamento, ainda que o próprio violador recusasse inicialmente. Ele só teria consentido quando informado de que enfrentaria um processo. A pena para estupro é entre 5 e 10 anos de prisão, mas pode chegar a 20 anos em caso de se tratar de uma menor.

Amina, segundo o pai, reclamou diversas com a mãe de que o marido a agredia durante os cinco meses em que estiveram casados.

Um página criada no Facebook chamada “We are all Amina Filali” (“Nós somos todos Amina Filali”) pedindo o fim da prática do casamento de estupradores com suas vítimas no Marrocos já reuniu mais de 1 mil assinaturas.

Gulnaz
O casamento do estuprador para escapar de processo é comum em alguns países do Oriente Médio.

O caso lembra o da afegã Gulnaz, de 21 anos, que foi presa por “adultério forçado” em 2010 após ter sido estuprada por um parente e foi libertada quase duas semanas depois após o clamor internacional sobre o caso.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Procon recolhe mais de 100 quilos de produtos inadequados para consumo no Extra do Midway

Sabe as comidas que a gente ingere, passa mal e depois fica pensando: “Será que foi aquilo que eu comi?”. Pois é. Dessa vez, esse pensamento foi resumido na fiscalização que o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal) fez hoje, Dia do Consumidor, no hipermercado Extra, do shopping Midway Mall.

Na tarde desta quinta-feira (15), os fiscais do Procon Natal recolheram nada mais nada menos do que 108 quilos de produtos inadequados para o consumo. Foram simplesmente três carrinhos esbarrotados de produtos, que terminariam de alguma forma sendo servidos na mesa de algum consumidor.

De acordo com o órgão, foram recolhidos das prateleiras dezenas de sanduíches e pizzas congeladas, além de quilos e mais quilos de pescados. Todas as comidas serão descartadas, porque não tem condições, sequer, de serem doados para alguma instituição de caridade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Copa do Mundo FIFA 2014 será tema central do “Motores do Desenvolvimento do RN”

A importância de sediar a Copa do Mundo FIFA 2014 e o legado que o maior evento esportivo do mundo irá deixar para a cidade serão foco do “Motores do Desenvolvimento do RN”, que será realizado no dia 16 de abril.

Os organizadores do evento fizeram uma visita à governadora Rosalba Ciarlini, no início da tarde desta quinta-feira (15), para convidá-la para palestrar na abertura do encontro. “Será uma ótima oportunidade para mostrar a sociedade o que o Governo vem fazendo para receber a Copa, como por exemplo, nas áreas da saúde e da segurança. Já estamos desenvolvendo treinamento com voluntários que irão atuar nessas duas áreas”, disse a Governadora.

Rosalba Ciarlini demonstrou a preocupação com a incredibilidade de algumas pessoas com relação a Natal sediar a Copa. “É impressionante como ainda existe uma propaganda negativa com relação à cidade receber o evento. Nunca pensei que pessoas do nosso Estado pudessem torcer contra”, revelou.

O secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, reforçou a preocupação da Governadora. “Temos muitos adversários torcendo contra, principalmente do Sul e do Sudeste do país. Eles não se conformam com o fato do Nordeste receber um grande evento como é a Copa do Mundo”.

Revelando alguns dados importantes, Demétrio Torres informou que, durante a realização dos jogos, Natal deverá receber cerca de três mil jornalistas de todas as partes do mundo. “Só para a imprensa, já estão reservados 1.200 lugares da Arena das Dunas. Será uma grande projeção de Natal para o mundo. Mas a cidade ainda não incorporou esse clima”.

O titular da Secopa destacou também diversos pontos positivos para Natal, tais como: a Arena das Dunas fica a menos de 17 km do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, e a menos 30 km do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (o permitido pela FIFA é uma distância de até 100 km); O estádio é cercado por duas grandes avenidas, fica próximo a quatro grandes Hospitais para suprir qualquer necessidade de assistência médica de urgência; localiza-se a 7 km da Via Costeira, onde fica uma rede hoteleira com 7 mil leitos.

Participaram da reunião o presidente da Firen, Amaro Sales; o superintendente do Sebrae, Zeca Melo; Marcontoni Gadelha, representando a Fecomércio; a reitora da UFRN, Ângela Paiva; os secretários de Estado da Secopa – Demétrio Torres, do Desenvolvimento Econômico – Benito Gama, de Comunicação Social – Alexandre Mulatinho; chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho; e o superintendente da Tribuna do Norte, Ricardo Alves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Aproveite as dicas do Procon Natal para evitar dor de cabeça durante ou após as compras

Nesta quita-feira (15) é comemorado o Dia do Consumidor. O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal  (Procon Natal) aproveitou a data comemorativa para lançar em seu site dicas para que as pessoas não tenham dor de cabeça durante as compras.

Segue a lista divididas por tipos de consumo:

Bares e Restaurantes
-O cardápio ou a tabela de preços deve ser exposto na porta de entrada;
-Lembre-se que o pagamento dos 10% do garçom não é obrigatório. Quem escolhe se quer pagar ou não é o consumidor;
-Deve haver aviso da cobrança do Couvert Artístico na entrada ou em local visível, bem como no cardápio;
-A emissão de nota fiscal é obrigatória. Não emití-la é sonegar impostos. Ela também é a sua garantia e prova de compra;
-O numero do órgão de defesa do consumidor deve estar em local visível;
-O consumidor deve exigir um bom atendimento em todo e qualquer lugar. Caso encontre algum problema, denuncie ao Procon Natal.

Supermercados
– Verifique se o preço do produto no caixa bate com aquele na gôndola. Se estiver diferente, o menor é o que vale. Sempre
– Esteja atento à validade e qualidade do produto. Jamais compre latas amassadas ou estufadas, ou demais produtos com embalagens violadas
– Todo supermercado com 6 caixas ou mais deve, obrigatoriamente, ter embaladores. 1 para cada caixa. (Lei Municipal 209/02)
– Todo supermercado também tem que ter instalada uma balança padrão, para que os consumidores possam aferir o peso das mercadoria embaladas (Lei 4597/95)
– Pesquise pelo menor preço sempre. Consulte as pesquisas de Cesta Básica do Procon, divulgadas semanalmente em nosso site e na nossa sede.

Dia das Mães
– Na compra de confecções e peças de vestuário em geral a etiqueta deve constar composição do produto, forma de lavar e forma de passar;
– Troca de mercadorias duráveis com defeito, como roupas e eletrodomesticos, pode ser feita em até 90 dias. Mas não vá usar a roupa antes;
– O preço à vista no dinheiro deve ser o mesmo do cartão de débito ou ainda de crédito, quando para o vencimento;
– Compras feitas pela internet e telefone podem ser trocadas por motivo de arrependimento em até 7 dias após o recebimento do produto;
– Evitem o consumo exagerado. Comprem apenas aquilo que cabe no seu orçamento e, quando possível, fujam das compras parceladas;
– Nunca é demais lembrar: sempre peça a nota fiscal. Ela é sua prova e garantia de compra. Qualquer problema, venha no Procon Natal.

Informática
-Procure sempre lojas idôneas, que estejam há muito tempo no mercado e que tenham referências;
-Peça a ajuda de amigos ou parentes que entendam de informática, para escolher as melhores peças;
-Anote sempre o número do modelo e pesquise na internet por avaliações de usuários antes de comprar;
-Procure saber se o produto tem assistência técnica em Natal, como determina o CDC;
-Escolha uma maquina que corresponda às suas necessidades. Nem para mais (subutilizada), e nem para menos (dor de cabeça);
-Procure saber se há prazo para troca em loja, caso haja algum problema. Não é obrigatório, mas muito útil;
-Sempre peça a nota fiscal, ela é sua garantia e prova de compra.

Material Escolar
– A escola só pode incluir na lista de material escolar produtos didáticos, que constituem instrumentos de trabalho para o aprendizado do aluno. Qualquer material para uso da escola ou de uso coletivo deve ser responsabilidade do próprio estabelecimento (Lei Municipal 6044/10);
– A escola não pode exigir que a agenda do aluno seja comprada no próprio estabelecimento, exceção feita à educação infantil. Ela, a escola, pode oferecer isso como opção, mas se o aluno quiser adquirir outra agenda em outro local, ele tem toda a liberdade para fazê-lo;
– A escola não pode exigir a aquisição de produtos de uma determinada marca ou determinar o local para a compra (alguma livraria ou na própria escola). Isso contraria a lei citada e o Código de Defesa do Consumidor, e deve ser denunciado aos órgãos de defesa do consumidor;
– Desta forma,a escola não pode exigir que os pais comprem o material escolar na própria escola; esse pode ser um serviço opcional, nunca obrigatório. A escola deve disponibilizar lista de material para os pais, para que estes comprem onde quiserem.
-Informe-se com a escola sobre a possibilidade de adquirir, de imediato, somente a quantidade de material a ser utilizada no primeiro semestre. Isso, além de reduzir a despesa, possibilita planejar com mais tranqüilidade a aquisição do material referente ao segundo semestre. Tal parcelamento também está previsto na Lei Municipal 6.044 de 2010.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Pesquisa Perfil: Ex-prefeito Fernando Cunha lidera em Macaíba

Pesquisa do instituto Perfil, divulgada pela Rádio Cidade, aponta a liderança do ex-prefeito Fernando Cunha, em Macaíba.

A pesquisa foi feita nos dias 3 e 4 passados, ouviu 600 eleitores e foi registrada no TRE  sob Protocolo RN 00008/2012- TSE – TRE/RN, tendo
como contratante a Rádio FM Cidade do Sol.

 

Foram 3 os cenários da pesquisa:

– 1º Cenário (Fernado x Marília)

Fernando – 63,%

Marília – 27%

Indecisos – 6,67%

Brancos/Nulos – 3,33%

 

– 2º Cenário (Marília x Luizinho)

Marília – 47,66%

Luizinho – 36,17%

Indecisos – 8,5%

Brancos/Nulos – 7,67%

 

– 3º Cenário (Fernado x Luizinho)

Fernando – 69,99%

Luizinho – 19,67%

Indecisos – 6,17%

Brancos/Nulos – 4,17%

 

Fonte: Thaisa Galvão

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Prefeitável de Serra Caiada perde o mandato de vereadora por infidelidade partidária

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decretou agora há pouco a perda do mandato da vereadora Ana Angélica Bezerra de Azevedo, de Serra Caiada, mais conhecida na região como “Keka”, por enquadramento na infidelidade partidária. Vale salientar que Keka é provável candidata do PMDB para disputar a Prefeitura do município nas eleições de outubro desse ano.

A decisão foi tomada atendento o pedido da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) que em dezembro do ano passado ajuizou 57 ações por desfiliação sem justa causa. Ana Angélica deixou o PDT para assinar a ficha de filiação do PMDB. O problema é que a mudança de legenda aconteceu sem que ela comprovasse a existência de qualquer fato que se enquadre nas hipóteses de justa causa.

De acordo com a PRE, a legislação eleitoral prevê hipóteses excepcionais em casos onde a desfiliação partidária não acarreta a perda do mandato, tais como a grave discriminação pessoal, além da incorporação, fusão ou criação de novo partido, ou ainda por mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Internet tem três vezes mais audiência que a TV no Brasil

Um relatório feito pela Forrester Research, e publicado pelo site AdAge revela que os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais audiência que TV no Brasil. Hoje, a adoção da web como principal meio de informação e entretenimento é de 48%, e a previsão é que em 2016, esse número alcance a marca de 57%.

O estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta básica de conexão à Internet com preços acessíveis.

O relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.

Quando falamos de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet para essa finalidade, e a pesquisa mostra que o brasileiro está mais propenso a ver os vídeos do que a produzí-los: apenas 16% dos consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o YouTube. Tais taxas de crescimento são importantes para empresas de propaganda e diferentes setores do comércio, uma vez que a população conectada brasileira tende a crescer nos próximos anos.

Outro fator que contribui para o crescimento on-line é a redução do valor dos aparelhos e pacotes de dados na telefonia móvel. O Brasil tem 19 milhões de smartphones ativos, e a metade deles foram comprados nos últimos seis meses. Versões alternativas de smartphones estão chegando ao mercado nacional, para compensar o elevado preço de um iPhone ou BlackBerry.

Mas ainda temos um longo caminho pela frente, até alcançar uma condição melhor no cenário da Internet móvel. A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando apenas 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos móveis.

Fonte: Techtudo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Usar o celular durante a gravidez pode tornar a criança hiperativa, aponta estudo

Uso de celular durante a gestação pode causar problemas comportamentaisFoto: AP

Uso de celular durante a gestação pode causar problemas comportamentais AP

Um estudo da Escola de Medicina de Yale publicado nesta quinta-feira lança mais um alerta sobre o uso de telefones celulares: a exposição à radiação dos aparelhos durante a gestação afetou o desenvolvimento cerebral de fetos de ratos, tendo como consequência a hiperatividade. No mesmo artigo em que divulgam seus resultados, no entanto, os cientistas adotam cautela para defender que mais estudos são necessárias para avaliar os efeitos sobre fetos humanos.

– Esta é a primeira evidência de que a exposição do feto à radiação de radiofrequência de telefones celulares de fato afeta o comportamento do adulto – disse Hugh S. Taylor, principal autor do estudo, professor e chefe da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciência Reprodutiva.

A pesquisa foi publicada na revista “Scientific Reports”, da “Nature”. Taylor e os coautores do trabalho expuseram ratos em gestação à radiação de um telefone celular mudo e no modo silencioso posicionado acima da gaiola e programado para uma chamada ativa cuja duração foi programada para o experimento. Um outro grupo de ratos, apenas para controle, foi mantido sob as mesmas condições mas com o telefone desativado.

A equipe mediu a atividade elétrica do cérebro de ratos adultos que foram expostos a radiações enquanto fetos, e conduziu uma bateria de testes psicológicos e comportamentais. Eles descobriram que os ratos que foram expostos à radiação tendiam a ser mais hiperativos e tinham mais ansiedade e capacidade de memória reduzida. Taylor atribuiu as mudanças comportamentais a um efeito durante a gravidez sobre o desenvolvimento de neurônios na região cerebral do córtex pré-frontal.

Os pesquisadores destacam que o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TADH) é uma doença associada a uma neuropatologia localizada primariamente na mesma região do cérebro e é caracterizada por falta de atenção e hiperatividade.

– Mostramos que problemas comportamentais em ratos, semelhantes a TADH, são causados pela exposição ao telefone no útero – disse Taylor. – O aumento em distúrbios comportamentais em crianças humanas pode ser, em parte, devido à exposição do feto à irradiação do telefone celular.

Taylor disse que mais pesquisas são necessárias em humanos para melhor entender o mecanismo por trás dessa descoberta e para estabelecer limites de exposição seguros durante a gravidez. No entanto, ele destaca, limitar a exposição do feto aos aparelhos parece uma medida justificada.

Tamir Aldad, outro autor do estudo, acrescentou que a gravidez de roedores dura apenas 19 dias e as crias nascem com um cérebro menos desenvolvido do que bebês humanos, o que também explica a necessidade de mais pesquisas para determinar se os riscos potenciais da exposição à radiação durante a gravidez humana são semelhantes.

– Os telefones celulares usados ​​neste estudo imitavam a exposição humana comum, mas um estudo futuro usará geradores de campo eletromagnético padrões para definir mais precisamente o nível de exposição – disse Aldad.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Boninho anuncia mudanças na reta final do #BBB12

Diretor do Big Brother Brasil, Boninho anuncia mudanças na prova do líder a partir da próxima semana. O diretor também adiantou que promoverá uma sucessão de paredões até o término do BBB e que, ao contrário das outras edições, a final contará com apenas dois jogadores e não três.

De acordo com o diretor, Kelly será a última líder desta edição do Big Brother Brasil, que ficará impedida de disputar a próxima prova pela liderança. “A partir da semana que vem, tudo muda. O líder participará das provas”, disse Boninho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

[FOTOS EXCLUSIVAS] Assalto termina com tiroteio e morte em frente a Pague Menos da São José

Essa é daquelas que muita gente lembra da máxima “Bandido bom é bandido morto”. Um assalto acabou de terminar em morte em frente a farmácia Pague Menos, da avenida São José, em Lagoa Nova, mas quem morreu foi o próprio criminoso identificado como Julianderson Marcelo, de 30 ano. Nenhum inocente saiu ferido. Graças a Deus.

De acordo com informações de testemunhas repassadas à Polícia Militar, um militar de 76 anos, cuja identidade foi preservada pelo blog, chegou a Farmácia Pague Menos em companhia da mulher para fazer compras. O casal realizou as compras no estabelecimento e entraram no carro: ele no banco do passageiro e ela no do motorista.

Quando estavam saindo com o veículo de volta pra casa, os dois foram surpreendidos com a ação de um criminoso que chegou armado com um revólver calibre 38, batendo no vidro da porta do motorista, fazendo ameaças. O bandido tinha acabado de sair de uma motocicleta que estava sendo guiada por um comparsa.

Com medo, a mulher abriu a porta. O bandido, por sua vez, a agrediu e a jogou para fora do carro. Em seguida, o assaltante, ainda com as armas em punho, sentou no banco do motorista e começou a fazer ameaças para que o militar deixasse o veículo. O militar deixou o veículo e assim que fechou a porta, aproveitou um momento de descuido de Julianderson, sacou uma arma e efetuar vários disparos contra o marginal pelo vidro do passageiro.

Ainda não se sabe quantos atingiram o bandido, mas, baleado, o assaltante saiu correndo pela porta do motorista. Gravemente ferido pelos disparos efetuados pelo militar, ele não foi longe. Julianderson Marcelo não resistiu aos graves ferimentos e caiu no canteiro central da São José já sem vida.

Populares testemunharam que, após ver o comparsa baleado, o outro criminoso se evadiu do local do crime. O Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) foi acionado para fazer o recolhimento do corpo e a Polícia Civil irá comandar as investigações para saber se realmente existiu outro criminoso no local e, em caso de confirmação, fazer a identificação e a prisão do outro bandido.

Opinião dos leitores

  1. Acho que o Dr. Onofre é um herói, é menos um bandido para assaltar nossa sociedade. Legitíma defesa é o mínimo que a justiça possa interpretar nesse caso.

  2. Bruno, incrível como tem gente que ainda acha que o bandido era um santo.
    Para mim, houve legítima defesa.

  3. Esse Senhor merece um troféu pelo seu ato de bravura. Lugar de bandido é do inferno pra dentro muuuuuito. Só ñ fez o serviço completo pq deixou o comparsa fugir. Era pra ter derrubado os dois. Teria sido bem mais interessante.

  4. PARABENS AO MILITAR QUE MANDOU MAIS UM VAGABUNDA PARA OS BRACOS DO CRAMULHAO.ESTE NAO MATA MAIS NEM ESTUPRA MAIS.

  5. A reação foi totalmente desproporcional.
    O bandido já tinha conseguido o veículo, o militar já havia saído do carro…

    1. Caramba cara ! Que postura é essa ??? É assim que tu pensa ??? Deixar os bandidos fazerem tudo que quiserem ??? Se tu concorda que o certo era deixar o vagabundo levar o carro também deve concordar que um bandido estupre tua esposa ou filha, desde que deixa ela viva…ou estou errado ??? É por essa postura que os bandidos se acham no direito de barbarizarem com as pessoas.

    2. Péssimo comentário!  Faço meu o comentário do nobre OscarlSantos…

    3. Achei que foi desproporcional o resultado Pedro, deveria ter sido morto o comparsa e o que ficou morto deveria ter sido queimado na rua para não sobrar nada.

  6. Que notícia maravilhosa Bruno Giovanni, quem dera todo dia eu abrisse o seu blog e lê-se notícas iguais. São por essas é outras que eu sou contra o estatuto do cidadão de bem desarmado. LADRÃO BOM É NA PEDRA DO ITEP. Sim, parabéns a este senhor.

  7. é isso ai, bandido bom é bandido no saco… se a PM colocasse os coronéis na rua desse naipe ai, eu num dava 15 dias pra casa ficar em ordem!!!

  8.  Triste pelo bandido, ele poderia ser honesto se tivesse oportunidade na vida. Com certeza ele não teve uma educação ou algo do tipo.

    Mas feliz pelo Cara que saiu salvo e a esposa. =)

    1. Não é Falta de educação, é safadeza. Quanto não tem oportunidade e mesmo assim lutam parater uma vida digna. Quantos passam dificuldades e vão roubar. Além de quantos bandidos não são oriundos de classe média e até mesmo classe alta.

    2. E só é bandido por causa de falta de oportunidade?!
      Se fosse assim Brasilia não estaria cheia de ladrões, e garanto que falta de oportunidade aqueles não tiveram. 
      É pura safadeza, instinto ruim! Quem quer algo na vida corre atrás, a bandidagem não vai trazer oportunidade nenhuma.

    3. E só ta tendo o nome, a foto e o caso sendo exposto no Blog porque é pobre??? ÉÉ?

    4. Concordo com você, acho que é uma questão de oportunidade. Você nunca deve ter tido a oportunidade de ser sequestrado por 5 horas, ser humilhado e espancado como meu pai foi. Um homem trabalhador, que não teve infância pois trabalha desde os 13 anos, ele tb era um sem oportunidade, a diferença é que ele lutou pra ter a oportunidade dele.

    5.  OPORTUNIDADE? Pára com isso. O que menos esses caras querem é "oportunidade". Dá um pátio para cortarem a grama, e veja o que acontece. Quem quer oportunidade vai a PROCURA dela.

  9. MAIS UM EXEMPLO DO QUE UM CIDADÃO DE BEM PODE FAZER ARMADO, É LÓGICO QUE COM UM PREPARO PARA TAL !!

    1. isso mesmo, preparo, coisa que a PM não tem, ele deu sorte do comparsa não estar armado…

  10. Muito bem, mete bala nesses marginais. Esse senhor devia receber uma medalha.
    Por isso que eu sou a favor de porte de arma para o ciadão comum, claro que com critérios rigorosos para não entregar arma a qualquer maluco.
       Esses bandidos estão aterrorizando todos e  somos todos reféns do medo.  Esse bruno que falou em reação desproporcional  ta viajando em outro planeta, queria ver se fosse o pai a a mãe dele. O CARA TAVA ARMADO MEU AMIGO!!! LEVOU BALA NA MESMA PROPORÇÃO QUE O SENHOR LEVARIA SE FALASSE QUALQUER COISA.

    1. Se falasse… mas nao falou. Então não justifica. Não se pode atacar pra "se defender" da agressão que nao ocorre mais.

    2.  Ah, pode sim, Klaus. Pode e DEVE! O UNICO, e repito, UNICO motivo para a criminalidade chegar onde chegou -e começou pelas cidades grandes E da região SUDESTE – foi essa mania doentia de "não pegar em armas". Aqui no RS, pelo menos onde havia gaúchos de verdade, tradicionais, – a criminalidade demorou muito para aparecer. Motivo: TODOS usavam arma, ninguém se "metia a macho" porque sabiam que a reação viria. Pela CERTEZA de não haver reação é que a bandidagem está à vontade, e GRAÇAS AO GOVERNO e a sanha do desarmamento.

  11. Tem que botar para lascar mesmo, nesses bando de sacana! Eles não tem nenhuma compaixão nós, porque temos que tem dó deles! É isso ai Coronel, tem mesmo é que acertar um tiro bem no meio da testa desses FDP, assim como fizeste.

  12. Excelente. Parabéns Senhor Coronel. Espetacular, digna de uma placa sua reação. Estamos todos (quer dizer, quase todos, porque ainda subsistem uns babacas otários que pensam diferentes) tremendamente orgulhosos do Senhor. PARABÉNS. Estou eufórico com sua atitude digna de um heroi.

    1.  O que voce queria? O caso é que a unica coisa que resta à sociedade é o "sentimento de vingança", porque o sentimento de JUSTIÇA há muito que foi abandonado por totalmente inútil onde a própria Lei defende o delinquente em detrimento do cidadão. 

  13. Sei que o falecido estava praticando um crime – furto – mas a reação me parece ter sido desproporcional, pelos fatos até agora apresentados.
    Fica a pergunta, BG: o militar da reserva que matou o furtador será levado a juri popular ou a polícia o encaixará numa "legítima defesa", que a meu ver, não houve?

    1. acho que vc quer ser candidatar advogado da familia do bandido

    2. O crime que esse bandido estava praticanado era roubo e nao furto, Legitima defesa sim, haja visto que o bandido estava com uma arma em
      Punho ameaçando as vitimas, ou você queria que ele primeiro atirasse para configurar tal situação? Um bandido a menos.

    3. Vc deve provavelmente ter alguem em sua familia que foi, é ou será um bandido ou ainda vai lá que vc não é o comparsa…palhaço!

    4. acho que o coronel devia nem ser levado a julgamento, ele ta e certo, se eles não morrem quem acaba morrendo é a gente, gente de bem

    5. Boa tarde, Respondendo ao Bruno, primeiro que não foi um furto e sim assalto, pois usado a violência e com um agravante o uso de arma de fogo, segundo não é furtador e sim assaltante mesmo,  terceiro foi proporcional, ambos portavam armas de fogo, legitima defesa sim, 
      pois o de cujus estava armado e a vitima reagiu de acordo com seu treinamento, a vitima será ouvida pela autoridade policial e provavelmente  será liberada após os devidos esclarecimentos.

    6. Furto com um revolver na mão? Que eu saiba isso foi roubo!Ou o Codigo  Penal mudou e ninguém me avisou???????????

    7. Quanta animalidade (nos comentários)! Se o bandido deu chance e ordenou que o dono do carro saisse, a vida dele nao corria risco, mais, a partir daquele momento. Se ambos estivessem de frente, um para o outro, ai sim, seria equiparavel a situação dos dois. O coronel o quis pegar de surpresa.
      Faltou proporção. Com essa quantidade de tiros a intenção nao era DEFESA, e sim ASSASSINAR.

    8.  E mais essa. E desde quando o HONESTO tem que aceitar "chances" de assassinos? Evidente que o coronel "o quis pegar" de surpresa. Com certeza não é nenhum idiota. Ele é o HONESTO, tem FAMILIA, tem ESPOSA. Fez muito bem em liquidar o canalha na primeira chance que teve. Foi o canalha quem pediu a situaçao, simplesmente teve o que PEDIU. Morreu POR CULPA PROPRIA.

    9. Klauss seu animal, vc queria que ele fizesse oq? Desse o 1o tiro e perguntasse se já tava bom antes de dar o segundo? Se o Coronel parasse meio segundo esse marginal daria um tiro na cara dele. Comunitazinho de merda…

    10. Ta por uma dessas eu ñ esperava cara vc é louco ou se faz , como é q vc da razão a bandido? , o bandido ele pode tar roubando uma galinha mais o certo é despejar uma rajada de tiro na cara dele .  e q ele seja conservado la em baixo no verdadeiro palitó de madeira. o Militar fez mais q certo , mais eu ainda acho q foi muito pouco devia ter atirado mais para q ñ sobrasse nem um pedaço de osso . agora sim seu bandido tu pode descansar em paz nos braços do satanás.

  14. Aí tá certo!
    Se tivéssemos mais disso teríamos menos bandidagem.
    Os meliantes se confiam que a vítima não vai reagir e se encorajam a cometer crimes.
    Leis como a do desarmamento são uma afronta ao direito que o cidadão de bem deveria ter de escolher entre poder ou não se defender.
    Parabéns ao senhor que no alto dos seus 80 anos ainda contribui para limpar nossa sociedade e dar exemplo às pessoas que ainda raciocinam nesse país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *