Esporte

Tite libera sexo para os jogadores da seleção brasileira durante a Copa, mas apenas nas folgas

Foto: Alexandre Cassiano

Por interino

Cada técnico sabe onde seu calo aperta. Joachim Löw, à frente da Alemanha, impôs a abstinência sexual aos seus jogadores, de olho no quinto título mundial. Tite, pelas bandas da CBF, resolveu fazer diferente, não ser tão duro com a seleção brasileira. As relações estão liberadas nas folgas. Até agora foram dois períodos de descanso, desde que os jogadores começaram a se apresentar na Granja Comary, sempre depois de uma semana de trabalho. Neles, o amor esteve no ar.

Ainda não há uma programação exata de quantos dias fora da concentração os jogadores terão direito durante a Copa do Mundo. A folga da última segunda-feira, por exemplo, só começou a ser desenhada no fim de semana. O que já está definido é o que eles podem fazer durante esse período. Em termos de sexo, não há restrições. O médico Rodrigo Lasmar, entre um leve sorriso envergonhado, garantiu que a questão não é vista como delicada dentro da seleção.

– Acho que isso não pode ser encarado como tabu. Sexo é natural, faz parte, são jovens jogadores, com saúde perfeita – lembrou o médico da seleção: – Nada mais natural que eles façam no seu momento de folga, que tenham a folga no ponto de vista físico, na questão mental, da pressão que existe dentro de uma preparação para a Copa do Mundo. Para nós, não será nenhum problema.

Nos períodos de concentração, a regra é clara: amor, somente o fraternal. Os jogadores são proibidos de levar parceiras ou parceiros para os quartos, não importam onde estejam. Nos hoteis onde a seleção ficará hospedada haverá espaços reservados para os encontros com familiares e amigos. Mas a intimidade nesses casos não deve passar daquela que se costuma ter em público.

Na última folga, os jogadores usaram as redes sociais para mostrar um pouco do que fizeram fora do centro de treinamento do Tottenham. Allison esteve com a filha Helena, de pouco mais de um ano, Willian recebeu Neymar e Philippe Coutinho em seu restaurante em Londres. Paulinho postou uma foto de sua mão e da mão da esposa juntas, no que parecia ser um restaurante.

– Folga é folga. Tem que descansar e cada um faz o que acha melhor para si. Todo o trabalho necessita de folga e descanso. Viemos de uma semana de treinamentos fortes. Na folga, é para aproveitar da maneira possível para voltar forte – destacou o volante.

Quando questionado a respeito se há alguma recomendação em relação à sexo, Paulinho encerrou a entrevista:

– Não preciso nem responder, né?

Em 1970, Dadá tabelou com Pelé no México

Sexo é assunto na seleção brasileira desde os tempos mais primórdios. Romário conta que escapou da concentração na Copa América de 1997 para encontrar uma mulher. A questão está diretamente ligada à discussão quanto ao valor da concentração no futebol. Um dos cortes mais marcantes da seleção brasileira ocorreu em 1986, quando Renato Gaúcho foi sacado do grupo depois de retornar atrasado para a concentração, na preparação para o Mundial. Entre um dos motivos que alegou para o atraso, os 30 dias de cláusura impostos na seleção.

Dadá Maravilha conta que essa negociação entre jogadores e comissão técnica ocorreu em 1970, na campanha que culminou com o tricampeonato mundial. Para ele, a escapada que os jogadores deram foi fundamental para que o Brasil fizesse história no México.

– O sabonete caía e ninguém agachava. Estava todo mundo tarado. Fomos no Zagallo e pedimos: “Dá um dia aí para irmos atrás de mulher”. Ele aceitou. Eu vi o Pelé saindo e colei nele. Apareceram duas meninas. Ele ficou com uma e eu fui com a outra. No dia seguinte, Zagallo chegou e mandou: “Agora é só futebol. Vamos ganhar. Vocês estavam tarados, agora não me falem mais em mulher”. Com a turma levinha, foi aquela sensação o time do Brasil – lembrou, ao risos.

Extra – O Globo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Em carta a Marielle, delegado se desculpa pela incapacidade de investigar centenas de mortes de ‘pretos e brancos’, ‘ricos e pobres’

Por interino

Foto: Cléber Junior/Agência O Globo

Em uma carta sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março, o delegado Brenno Carnevale, atualmente lotado no setor de inteligência da Polícia Civil, faz um desabafo sobre a precariedade das condições de trabalho na Divisão de Homicídios, onde o caso é investigado. Em um texto emocionado, ele descreve as dificuldades para se elucidar os crimes enfrentadas pelos policiais envolvidos na investigação de centenas de homicídios no estado. Além da carência material, que atingem até os trabalhos de perícia, ele também faz críticas à intervenção federal na segurança pública. Os policiais da DH, de acordo com ele, se veem hoje diante de uma verdadeira escolha de Sofia com tantos casos para serem investigados e a falta quase absoluta de recursos humanos e materiais da unidade especializada e da polícia como um todo.

O delegado lembra que a solução do caso da vereadora “pressupõe a paralisação de uma infinidade de investigações de outras mortes, pretas e brancas, ricas e pobres, todas covardes”.”Escolha de Sofia”, resume.Quando entrou para a Polícia Civil do Rio, há pouco mais de quatro anos, Brenno Carnevale, agora com 28 anos, ganhou o título de mais novo delegado do país.

O jovem policial vinha de uma carreira acadêmica promissora. Formado com ótimas notas em Direito na PUC-RJ, com foco na área penal, teve desempenho exemplar também na pós- graduação em Segurança Pública, concluída na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Bagagem que o credenciou para assumir um posto na Divisão de Homicídios (DH). Ele trabalhou dois anos na DH da Baixada Fluminense até ser transferido para a DH Capital.

Ali, durante mais de dois anos, Carnevale participou de centenas de investigações, entre elas, a do assassinato da menina Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, baleada durante uma aula de educação física dentro da Escola Municipal Daniel Piza, em Acari, no dia 30 de março de 2017. Carnevale coordenou o trabalho de uma equipe de agentes que culminou com o indiciamento do policial militar Fábio de Barros Dias, do 41º BPM (Irajá), por homicídio culposo. Antes de chegar à DH, o delegado teve passagens rápidas pelas delegacias da Tijuca (19ª DP), Catete (9ª DP) e Botafogo (10ª DP).

Confira a íntegra do desabafo do delegado:

“Carta a Marielle Franco”

“Marielle, durante quatro anos ininterruptos de minha vida estive diretamente envolvido em investigações de mortes violentas no Estado do Rio de Janeiro. Acumulo em meu coração ardentes cicatrizes que me fazem lembrar mães, pais, filhos, irmãos, maridos, esposas. Todos vitimados pela maldade humana. Foram muitas madrugadas sem repouso. Muitas lágrimas na penumbra da folga. Assisti a muitos sorrisos desmancharem-se diante da morte. Ouvi gargantas secarem de tantos gritos de dor ao verem de perto a fragilidade do ser e deixar de ser humano.

“Carregava em meus ombros a pesada esperança do sucesso das investigações, afinal, meu trabalho representava o horizonte pós-tempestade para as famílias aviltadas pela violência. Era pouco, mas era tudo. Não fui herói. Alguns casos foram solucionados, mas a maioria das investigações ainda segue o errante caminho entre Delegacia de Homicídios e Ministério Público, à espera de uma empoeirada prateleira de arquivo onde possa descansar em paz. Ali se abafam os gritos por justiça ecoados pelos parentes e amigos daqueles que passaram a ser apenas mais um nome impresso em uma guia de remoção de cadáver.

“Não precisamos de heróis. Mas escrevo-lhe a verdade, Marielle. Poucos se preocupam com as mortes diárias. São muitas as agruras das investigações policiais em homicídios no Rio de Janeiro. As viaturas, por exemplo, estão sucateadas e sem manutenção. A quantidade de investigadores é pífia diante do volume de vidas humanas ceifadas. As escutas telefônicas, quase uma caixa-preta, muitas vezes inacessíveis a alguns delegados. Algumas armas somem, outras não funcionam. Nunca presenciei deputados ou outros poderosos lutando por equipamentos que permitam encontrar evidências durante a perícia no Instituto Médico-Legal. Aliás, esse mesmo instituto não tem impressora para permitir que uma testemunha seja ouvida imediatamente quando vai liberar o corpo de seu ente querido. Sim, muitos veículos apreendidos ficam abandonados e sem qualquer vigilância. Ouse chamar atenção para este fato e a resposta será sempre a mesma: “É assim mesmo”.

“E, mesmo assim alguns colegas ainda insistem em se apresentarem em impecáveis ternos e gravatas para bradar nos microfones que está tudo em ordem. Heróis? Diante do caos programado, sinto muito em confessar-lhe que a solução de seu caso pressupõe a paralisação de uma infinidade de investigações de outras mortes, pretas e brancas, ricas e pobres, todas covardes. Escolha de Sofia.

“Infelizmente não tive a oportunidade de contribuir para a elucidação de sua covarde morte, e me desculpo por isso. Me aprofundei sobre a árdua e interrompida missão que você com êxito cumpriu por aqui e não pude deixar de escrever-lhe para pedir socorro. Socorro pelas investigações das mortes violentas. Socorro por amor ao ser humano que sei que você, Marielle, ainda nutre onde quer que esteja, mesmo em tempos difíceis de intervenção funeral.

“Com respeito e afeto, Brenno Carnevale Nessimian”.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Quem ousa contestar esse lamento do nobre Delegado Breno. Quem atira a primeira pedra contra sua palavras?
    Não é só o Rio que padece desse descaso, e sim, Delegacias de Brasil de todos os recanto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadora Júlia Arruda anuncia rompimento com o prefeito Álvaro Dias; veja nota à população natalense

Por interino

NOTA À POPULAÇÃO NATALENSE

1- Em respeito aos meus princípios, com a coerência, firmeza e transparência que sempre marcaram minha atuação na Câmara Municipal de Natal e que são as bases da minha conduta e da minha vida pública;

2- Alinhada aos interesses da população natalense, que me confiou três mandatos, tendo sido inclusive a primeira mulher reeleita vereadora na história da nossa cidade, e com o compromisso de continuar sendo a diferença numa política marcada por práticas ainda tão arcaicas;

3- Convicta de que nunca aceitei, não aceito e jamais aceitarei abrir mão de exercer meu mandato de acordo com o que acredito, de que pressão nenhuma foi ou será capaz de violar meus princípios e de que minha autonomia é inegociável;

4- E após ser surpreendida por um movimento claramente articulado e rasteiro, uma verdadeira “chave de roda” apelidada pela gestão de “realinhamento da bancada”, que levou vereadores das mais diversas matizes políticas para um constrangedor confessionário com o Sr. Prefeito.

Anuncio meu rompimento com a administração do prefeito Álvaro Dias, do MDB. Decisão que tomo com a mesma tranquilidade que sempre caracterizou meu posicionamento na Câmara Municipal de Natal, e com coragem e disposição renovadas para seguir FAZENDO A DIFERENÇA. Um trabalho que me permite ser bem recebida nos quatro cantos da cidade, de cabeça erguida, olhando nos olhos das pessoas, e com a certeza de que estou do lado certo. Porque, para mim, respeito e credibilidade não são moeda de troca.

Júlia Arruda
Vereadora de Natal

Opinião dos leitores

  1. ja vai tarde, passou o tempo todo votando contra os projetos do executivo, teve ajuda para se reeleger, e agora cuspe no prato que comeu

    1. Realmente o Colega "Juarez" não acompanha o cenário Político, mostra-se ser bem alheio ao legislativo. O coronelismo já está ultrapassado e a nova forma de encarar a política é outra!

      Parabéns a Vereadora e futura Prefeita de NATAL, parlamentar que mostra não ter "rabo preso" com essa POLÍTICA SEBOSA!

    2. Juarez, vc concorda em loteamento de cargos? Ou a famosa chave de rodas da Administração Municipal?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Homens têm menos chances de perdoar traição, diz estudo

Imagem: iStock

Quando o assunto é traição, há quem jura que não tem volta e há quem consegue perdoar. Fato é que os homens estão mais propensos a fazer parte do primeiro grupo, pelo menos de acordo com um estudo realizado pela consultoria britânica Hall Brown Family Law.

A pesquisa mostrou que, enquanto eles têm mais probabilidade de seguir em frente com um relacionamento extraconjugal, também têm mais dificuldade de perdoar quando é a esposa ou namorada que “pula a cerca”.

Em outubro de 2017, o número de mulheres que pediram o divórcio em consequência de uma traição era 43% menor que há 20 anos. O dos homens, por outro lado, mostrou alta de mais de 30%.

Os resultados da pesquisa mostraram que pelo menos um terço dos processos de divórcio no Reino Unido surgem entre casais que perdoaram erros do passado, mas que não conseguiram retomar o relacionamento depois do “perdão”.

“Estamos surpresos com a capacidade de homens e mulheres ‘fecharem os olhos’ quando enfrentam uma traição, mas percebemos que a longo prazo isso desgasta o relacionamento e acaba levando à separação, mesmo que anos depois”, disse a advogada Ellen Walker, da Hall Brown Family Law, ao “The Independent”.

De acordo com a pesquisa, o principal motivo para homens e mulheres superarem os problemas do adultério e tentar seguir em frente com o relacionamento é o impacto negativo que o divórcio pode gerar nos filhos.

Universa – UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Glaucoma coloca em risco a visão da população; especialista em Natal explica

A grande maioria dos casos não tem cura, mas é possível ter controle e estabilidade da doença

O processo de decodificação das informações que chegam ao cérebro é extenso. Essa transmissão de mensagens que se inicia na córnea e depois atravessa o globo ocular até chegar ao nervo óptico, pode sofrer danos.

Por conta dessa lesão que pode evoluir devagar, denominada de glaucoma ou neuropatia óptica – patologia do nervo óptico associado à perda da função visual – a doença tem grande probabilidade de causar cegueira. “O glaucoma é silencioso na grande maioria dos seus tipos, e o diagnóstico nas fases iniciais é essencial para um tratamento adequado’’ explica Márcio Florêncio, oftalmologista do Hapvida Saúde.

Dor ocular intensa, baixa visão, vermelhidão ocular, náuseas e enxaqueca são alguns dos sintomas que requerem atenção. “O histórico familiar também influencia na causa do glaucoma e, se o diagnóstico desses sintomas for tardio, pode consistir em perda de campo de visão e turvação visual’’, alerta o médico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que, em 2020, 80 milhões de pessoas terão glaucoma no mundo. No Brasil já existem mais de 1,2 milhões de pessoas cegas, sendo até 80% dos casos de cegueira evitados ou tratados. Essa estimativa foi divulgada em 2017 e envolve também centros de pesquisa internacionais.

“O portador da doença pode ter uma acuidade visual normal por toda vida se realizar o tratamento e acompanhamento médico adequado. Essa é uma doença que na grande maioria dos casos não tem cura, mas é possível ter controle e estabilidade’’, revela o especialista Márcio Florêncio.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Governo reduz para menos de R$ 1 mil a previsão do mínimo

Por interino

O governo revisou sua estimativa para o salário mínimo em 2019 de R$ 1.002, que havia sido feita em abril deste ano, para R$ 998. A nova previsão consta em nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano, divulgada pela Comissão Mista de Orçamento.

Atualmente, o salário mínimo, que serve de referência para cerca de 45 milhões de pessoas, está em R$ 954. Com isso, o aumento previsto para o próximo ano passou a ser de R$ 44.

Com a nova previsão, o governo estima que vai deixar de gastar R$ 1,21 bilhão em 2019. Isso porque, para cada R$ 1 de aumento, há o impacto de R$ 303,9 milhões em despesas, sendo R$ 243 milhões apenas nos gastos do INSS (previdência do setor privado). Veja detalhes mais abaixo.

O reajuste do salário mínimo obedece a uma fórmula que leva em consideração o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior.

Para o mínimo de 2019, portanto, a fórmula determina a soma do resultado do PIB de 2017 (alta de 1%) e o INPC de 2018. Como só será possível saber no início do ano que vem a variação do INPC de 2018, o governo usa uma previsão para propor o aumento.

A revisão na estimativa para o salário mínimo em 2019 ocorre porque o governo revisou de 3,8% para 3,3% sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2018 – que é utilizado como referência para correção do salário mínimo no ano que vem.

Além da inflação e do resultado do PIB, no reajuste do mínimo de 2019 está embutido uma compensação pelo reajuste do mínimo deste ano, que ficou abaixo da inflação medida pelo INPC.

Até o fim do ano, o governo ainda pode mudar o valor caso haja novamente alteração na previsão para a inflação deste ano, que compõe a fórmula para o cálculo do reajuste do mínimo do ano que vem.

Último ano da atual fórmula

A atual fórmula de reajuste do salário mínimo (inflação do ano anterior mais o PIB de dois anos antes) começou a valer em 2012, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em 2015, Dilma encaminhou ao Congresso uma medida provisória que foi aprovada e estendeu esse modelo de correção até 2019.

Portanto, existe a possibilidade de alteração na fórmua de reajuste do mínimo a partir de 2020. Analistas esperam que o novo formato seja um dos pontos a serem debatidos na campanha eleitoral para a Presidência da República.

Impacto nas contas públicas
O reajuste do salário mínimo tem impacto nos gastos do governo. Isso porque os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos aposentados não podem ser menores do que um salário mínimo.

Com o aumento de R$ 44 no salário mínimo no próximo ano, de R$ 954 para R$ 998, os números da área econômica indicam que haverá um aumento nos gastos públicos de mais de R$ 13,4 bilhões somente por conta desse reajuste.

Antes da mudança da previsão, o impacto seria maior, de R$ 14,54 bilhões. Com a alteração da proposta para o salário mínimo no próximo ano, portanto, o governo economizou R$ 1,21 bilhão no ano que vem.

Salário mínimo ‘necessário’

Mesmo se confirmada a proposta para o salário mínimo acima de R$ 1 mil para 2019, o valor ainda ficará distante do considerado como “necessário”, segundo cálculo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o órgão, para suprir as despesas de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, seria necessário R$ 3.696,95 ao mês em abril deste ano.

G1

Opinião dos leitores

  1. A maioria que recebe salário mínimo é quem elege e obviamente dá empregos aos ladrões políticos .
    Dá nojo ver no nordeste e no RN que seus pais elegendo seus filhos. E sabe quem elege? A turma do mínimo!

  2. A chapa Dilma/temer tinha 12 anos de mentira no ar, só podia acabar nisso, Dilma tinha iniciado o açoite nos mais humilde, temer é a cereja do bolo do descaramento e mentira da chapa. quase impossível, mas espero q o povo acerte nessas próximas eleições.

  3. O interessante é que não falam nos auxílios moradia para o judiciário e nem na ajuda de gabinetes para o legislativo, más o salario mínimo esse sim aumenta os gastos do governo federal, durma-se com um barulho desse.

  4. Pau neles Temer, pena q isso nao afeta, presumivelmente, os coxas q normalmente enchem esse blog.
    Que merda eles fizeram com o país. Os mais pobres estão literalmente pagando o pato parido pelos coxas/FIESP/PSDB/DEM.

    1. Advinha quem criou as atuais regras de mudança do mínimo?
      Dica: dos mesmos criadores de dois anos de pib afundando.

    2. Ou, dos mesmos produtores de "Queridx, encolhi o PIB". Em outubro, numa seção perto de você.

  5. Valeu Pereira! Cacete neles! Voto nulo, voto branco, não voto. Quero ver onde essa b…. vai parar.

    1. Até parece q ninguém será eleito.
      Faça melhor:
      Nao vote em candidato do mercado, bancos, FIESP….

  6. Quando se tem um povo tão acovardado e manipulável como massa de manobra e que gosta de ser explorado, por uma corja de vampiros e enganadores como essa classe de ditadores legislativos que só pensam em si e olham pra seu proprio umbigo, só vemos sofrimento, lágrimas e sangue. CHEGA. PAU NELES.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Chapolin: corte de piada homofóbica reacende debate sobre limite do humor — e da edição

Por interino

A troca de uma piada feita pelo personagem Chapolin Colorado, pelo Multishow, canal pago que se tornou a segunda casa das séries Chaves e Chapolin no Brasil, tem dividido opiniões e, desse modo, reacendido dois debates caros à área cultural. Um deles é sobre os limites do entretenimento, discussão alimentada especialmente pelos ditames politicamente corretos. Fazer piada com minorias é mesmo engraçado? O outro resvala no departamento de história das universidades: assim como aconteceu na supressão de termos racistas em Monteiro Lobato, em que medida é benéfico para o conhecimento fingir que nossos antepassados não pensavam diferente da gente?

Entenda a questão: em um episódio do Chapolin, o herói mexicano é desprezado por uma personagem, que diz que teria sido melhor “chamar o Batman” do que ele. Na dublagem anterior do trecho, exibida pelo SBT, o desbocado Chapolin não deixava a questão por menos e disparava: “Em primeiro lugar, o Batman não está, porque está em lua de mel com o Robin”. No Multishow, a frase considerada homofóbica e substituída por: “Em primeiro lugar, o Batman não pôde vir porque furou o pneu do batmóvel.”

O que historiadores que defendem a preservação das obras como foram criadas afirmam é que, ao servir de janela para um outro tempo, uma outra mentalidade, uma outra cultura, uma determinada obra nos ensina a ler contextos históricos e a aprender com eles. Essa espécie de censura póstuma, ao contrário, fecha a janela e limita o saber. Retoma-se aqui, entre outros, o argumento de que é preciso conhecer o passado para não repeti-lo no presente. Também pode ser animador, a depender da situação, ver como a sociedade evoluiu em termos de valores.

Mais quente, a discussão sobre os limites do humor traz ainda mais elementos éticos, e, a julgar pelo posicionamento de nomes como Renato Aragão e Marcius Melhem, está sendo vencida por quem sabe fazer humor sem recorrer a golpes baixos.

O Multishow explicou sua posição por meio de um texto assinado por sua diretora de programação e conteúdo artístico, Tatiana Costa. “Em algumas piadas, realmente existe um cunho homofóbico, mais machista. Nos anos 1970, isso era mais comum, mas hoje, felizmente, estamos em outro momento. Vamos entendendo o limite dentro do humor”, afirmou.

Confira a íntegra do posicionamento da emissora abaixo:

“Estamos cientes das críticas e ainda vamos acertar e errar, mas sempre na tentativa de fazer o melhor. É vivo, uma troca, não é uma decisão única. Estamos aqui para discutir juntos, ajustar também com os fãs. Em algumas piadas, realmente existe um cunho homofóbico, mais machista. Nos anos 1970, isso era mais comum, mas hoje, felizmente, estamos em outro momento. Vamos entendendo o limite dentro do humor. A linha é muito tênue e, por isso, uma decisão sempre difícil. Somos uma marca democrática, com a responsabilidade de debater todas essas questões. Temos um poder social muito grande nas mãos. Vamos, sim, ficar de olho nisso, mas entendemos a liberdade artística e o contexto da época do produto e, por isso, vamos buscar ser fiéis à obra idealizada pelo Bolaños.”

Com Estadão Conteúdo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura de São Gonçalo realiza workshop de licenciamento ambiental e urbanístico

Fotos: Isaías Carlos

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) promoveu a primeira edição do Workshop de Licenciamento Ambiental e Urbanístico.

O encontro busca atualizar os empreendedores e consultores que pretendem realizar atividades no município. “Esta é uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e compartilhar informações pertinentes sobre o funcionamento do setor em nossa cidade” enfatiza Silvio Galvão, coordenador de Meio Ambiente.

A programação segue até a próxima quinta-feira (07) com palestras e debates na presença dos profissionais do setor e empreendedores da região.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Recife tem a maior taxa de infecção no Nordeste por HIV entre homens que transam com homens: um em cada cinco

por Dinarte Assunção

Uma alarmante reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta quarta-feira traz números que especialistas consideram a ‘nova onda da aids’.

Na maior cidade do país, um em cada quatro homens que transam com homens está infectado pelo HIV.

A reportagem foi baseada em pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e usa a expressão “homens que transam com homens” porque cerca de 25% dos participantes da pesquisa não se declaram gay, mas héteros, bi ou outros.

Recife tem a segunda maior taxa, entre 12 capitais pesquisadas. Lá, o resultado para HIV positivo foi com 21,5% dos homens, ou um em cada cinco.

Outras duas capitais do Nordeste entraram na pesquisa: em Fortaleza, a taxa de infecção ficou em 10%. Em Salvador foi de 8,6%.

A pesquisa segmentou homens de todos os estratos sociais e escolaridade.

Para os especialistas que participaram do estudo, a falta de campanhas o avanço da medicina e as facilitações para buscar parceiros, via aplicativos, favoreceram a proliferação do vírus HIV.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Taxas futuras de juros disparam com dólar e apostas em alta da Selic

Por interino

Os juros futuros persistem em alta nesta quarta-feira, 6, em meio ao novo avanço do dólar às máximas acima dos R$ 3,84 no mercado à vista e R$ 3,850 no dólar julho, diante da manutenção da cautela dos investidores com o cenário local.

Na renda fixa, a curva de taxas precifica apostas de possível elevação da taxa Selic na reunião do Copom deste mês, nos dias 19 e 20, enquanto no câmbio investidores pedem oferta de linha com recompra futura, além dos leilões discricionários de swap cambial, que começaram na terça-feira, 5, com venda de US$ 1,1 bilhão no mercado futuro ante oferta de até US$ 1,5 bilhão, segundo um operador de uma corretora.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio, o juro básico do País foi mantido em 6,50% ao ano, causando surpresa após o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, ter sinalizado em entrevista para uma nova queda da taxa.

Às 9h33 desta quarta-feira, o contrato de DI para janeiro de 2020 indicava 8,16%, de 7,89% no ajuste de terça. O DI para janeiro de 2021 indicava 9,47%, de 9,05% no ajuste da véspera. O DI para janeiro de 2023 apontava 11,59%, de 10,95% no ajuste de ontem. Já o DI para janeiro de 2025 estava a 12,55%, de 11,80% no ajuste de terça. No câmbio, o dólar à vista subia 0,87% neste mesmo horário, aos R$ 3,8428. O dólar futuro de julho estava em alta de 0,89%, aos R$ 3,8505.

Isto é, com Estadão

Opinião dos leitores

  1. É só tirar Dilma q o dólar baixa.
    Assinado: coxas, Manipulados, FIESP, Flavio Rocha, Tucanos, Demos, globo…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Em Diário Oficial, Promotoria do AM chama coronel de ‘pau mole’

Por interino

Deu no Diário Oficial do Ministério Público do Estado do Amazonas dessa segunda-feira (4).

O comandante da Polícia Militar amazonense, David Brandão, foi ridicularizado em portaria que instaura inquérito para apurar a falta de viaturas de quatro rodas em Japurá (744 km a oeste de Manaus), na fronteira com a Colômbia e rota do tráfico de drogas.

A portaria determina “expedição de ofício ao excelentíssimo senhor comandante-geral de Polícia Militar do Estado do Amazonas, Coronel Pau Mole, por meio do procurador-geral de Justiça, para tomar conhecimento da instauração do presente inquérito civil”.

Por meio da Secretaria da Segurança Pública, o coronel Brandão afirmou “que está estudando todas as medidas judiciais cabíveis a serem adotadas, tanto no campo pessoal quanto institucional”.

Em nota, a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público classificou o insulto de “erro grosseiro e ofensivo”. “Assim que o erro foi identificado, a Procuradoria-Geral corrigiu a publicação e determinou a apuração do fato, a fim de que tamanha falha seja devidamente responsabilizada.”

Trecho do Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas que chama coronel da PM de ‘pau mole’ – Reprodução

Folha de São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/em-diario-oficial-promotoria-do-am-chama-coronel-de-pau-mole.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Foi assim que começou na Venezuela’, dizem distribuidoras de combustível

Por interino

A redução de 46 centavos nas refinarias foi viabilizada por meio de subvenção do governo à Petrobras e redução de impostos (Luciano Claudino/Codigo19/Folhapress)

O presidente da Plural, associação que reúne as principais distribuidoras de combustível do país, Leonardo Gadotti, afirmou nesta terça-feira que o eventual uso das Forças Armadas pelo governo para tentar obrigar os postos de gasolina a praticar o desconto de 46 centavos no litro do diesel seria um grande erro. Segundo ele, “a Venezuela começou assim”.

O governo afirmou que os postos de combustíveis são obrigados a repassar o desconto de 46 centavos referentes ao desconto da Petrobras, isenção da Cide e redução do PIS-Cofins sobre o diesel. Os postos que não derem o desconto estão sujeitos a multas de até 9 milhões de reais.

Gadotti disse que as distribuidoras estão repassando exatamente o desconto recebido na refinaria da Petrobras, de 30 centavos por litro de diesel. A esse valor são somados os descontos de impostos do governo federal, totalizando 46 centavos.

No posto de combustível, entretanto, o desconto cai para 41 centavos, devido à mistura de 10% do biodiesel, que não recebe o desconto. Gadotti afirmou que nos postos já está havendo questionamentos, que podem levar ao conflito, e que também teme sobre a fiscalização que começa a ser feita nos postos para garantir o desconto.

“Nós ajudamos o governo durante a crise e agora eles têm que ajudar a gente também, fazendo um discurso coerente”, disse, afirmando que considera o abastecimento no momento “totalmente sob controle”.

Impostos estaduais

O principal empecilho para chegar ao desconto de 46 centavos, segundo Gadotti, é que a redução nas refinarias incide apenas sobre o diesel puro, enquanto o diesel vendido nos postos de combustíveis recebe a adição de 10% de biodiesel, mais caro que o combustível fóssil.

Atualmente, segundo o executivo, apenas São Paulo e Espírito Santo criaram mecanismos tributários que tornaram possível o corte integral do preço do produto com biodiesel, acordado pelo governo federal com os caminhoneiros, como forma de dar fim à paralisação feita contra os altos preços do combustível.

“Na bomba, não chega em alguns estados porque é necessário a redução do imposto estadual. O governo federal, quando lançou o corte, não contou a história toda”, disse Gadotti.

O imposto estadual ICMS incidente sobre o preço do diesel C (com 10% de biodiesel) varia entre os estados e tem como base de cálculo o preço médio ponderado final (PMPF), cujo valor é publicado a cada quinze dias.

De acordo com Gadotti, a Plural e suas associadas já estão faturando desde 1º de junho o litro do diesel puro com desconto concedido pela refinaria, por estado. No entanto, para o desconto chegar aos 46 centavos, o governo espera que os Estados baixem o PMPF.

Com a redução do preço de referência do cálculo do ICMS que incide sobre o diesel já misturado, é possível que o desconto completo chegue aos consumidores em geral. Sem a alteração do PMPF de todos os estados, a redução que chega no diesel vendido nos postos do país, atualmente, em média, é de 0,41 centavos por litro.

Gadotti afirmou que o governo está ciente dessa questão, mas que diversas afirmações públicas têm evitado tratar o tema com clareza. Dessa forma, em sua avaliação, o governo “está colocando a população contra um negócio enorme, de distribuição e revenda, que está ajudando o governo” a lidar com o assunto.

Veja, com Estadão Conteúdo e Reuters

 

Opinião dos leitores

  1. A PETROBRAS TEM QUE SER PRIVATIZADA URGENTEMENTE.
    CHEGA DE MAMATA DE CARGOS POLITICOS E SALARIOS ALTISSIMOS DE FUNCIONARIOS QUE GANHAM 1QUINTO NO SETOR PRIVADO.

  2. as autoridades tem que abrir a caixa preta das distribuidoras, o consumidor tem que saber quem tem razão, se os distribuidores estão preocupados não é bom para nós consumidores

  3. Que engraçado, então a venezuelização do Brasil, na opinião do cidadão aí, só está começando agora?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Um Estado de estupradores: RN lidera ranking de crimes sexuais e concentra 18% de todas as notificações do Brasil

por Dinarte Assunção

O Rio Grande do Norte é um estado de estupradores e de vítimas acuadas. A conclusão bárbara consta do Atlas da Violência 2018, divulgado pelo IPEA.

O estudo traz neste ano números mais avançados sobre as notificações desse crime sexual e estarrece ao colocar em número quantitativo – não estou falando de relatividade – o Estado como o primeiro no topo de um ranking elaborado a partir de notificações em hospitais.

Dos 22.918 estupros registrados hospitais afora no Brasil, 4.088 foram no Rio Grande do Norte, o que corresponde a 18% de todas as notificações do País.

Mais sete estados registraram números acima de um mil: Amapá (1.082), Bahia (1.511), Minas Gerais (1.168), Pernambuco (2.100), Rio de Janeiro (1.588), Rio Grande do Sul (1.928) e Roraima (1.460).

Os números são de 2016. O Atlas da Violência chama a atenção para uma coisa:

Não obstante a base de registros administrativos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) contemplar, potencialmente, uma menor parte dos casos de estupro que ocorrem, trata-se de uma fonte de dados muito rica, posto que pode ser acompanhada temporalmente e embute informações não apenas das vítimas, mas de sua relação com
perpetradores e outras características situacionais.

Em outra tabela, com números adquiridos a partir de notificações policiais, o RN aparece como um dos últimos estados do país, com apenas 206 estupros, o que revela a preferência das vítimas em preferir não denunciar os estupradores e apenas procurar ajuda para curar seus traumas.

Opinião dos leitores

  1. Vejamos como os eleitores do RN se comportarão: se votarem nos que estão atualmente no poder serão cumplíces, e, não podem reclamar de nada depois. Tivemos 04 anos de catástrofe no RN, um verdadeiro tufão passou pelo Estado.

  2. O RN LIDERA :
    RANKING DOS ESTUPRADORES
    RANKING DA VIOLÊNCIA
    RANKING DO ICMS
    RANKING DOS PREÇOS ALTOS DOS COMBUSTIVEIS
    SÓ JESUS NA CAUSA……

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Câmara aprova proibição de casamento de menores de 16 anos

Por interino

O plenário da Câmara aprovou em votação simbólica, o Projeto de Lei 7119/17, que proíbe o casamento de menores de 16 anos. Atualmente, o Código Civil permite o casamento em caso de gravidez. A matéria será agora analisada pelo Senado.

De acordo com a autora do projeto, deputada Laura Carneiro (DEM-RJ), um estudo do Organização Não Governamental Promundo aponta que 877 mil mulheres brasileiras se casaram com até 15 anos de idade e, atualmente, existiriam cerca de 88 mil meninos e meninas com idades entre 10 e 14 anos em uniões consensuais, civis ou religiosas no Brasil.

“Cumpre notar que se trata de legislação incompatível com os avanços da ciência e das políticas públicas, que já demonstraram, respectivamente, os prejuízos psicológicos e sociais deste tipo de união, incompatível com o nível de desenvolvimento psicossocial de crianças. Cumpre notar, ainda, que se trata de política discriminatória, uma vez que incide de modos distintos sobre meninos e meninas”, justificou Laura Carneiro.

O Código Civil autoriza ainda, no artigo 1517, o casamento de pessoas de 16 ou 17 anos mediante autorização dos pais. A partir dos 18 anos, não há restrições.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Se permite o voto opcional aos 16 anos, por que não muda a Lei de Responsabilidade Penal para que nesta mesma idade os menores delinquentes respondam aos seus crimes com a integralidade da Lei Penal? Menores de 18 anos sabem manusear armas, sabem ferir e até matar, e por serem menores sairão impunes????

  2. Mais permanece o voto a partir dos 16, que é um absurdo, o Brasil e um pais totalmente desalinhado e sem vergonha, tudo feito por políticos corruptos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Chacina no Seridó potiguar deixa mortos pai, filhos e genro

Por interino

A cidade de Lagoa Nova, na região Seridó, registrou na madrugada desta quarta-feira(06), por volta de 1h, uma chacina que teve com vítimas um pai(37 anos), três filhos(gêmeos de 15 anos e um de 19) e um genro(20 anos).

Segundo a Polícia Militar, informações preliminares dão conta que dois homens chegaram em uma casa se identificando como policiais civis que estavam à procura de drogas e armas. Na residência localizada no bairro Antônio Aciole estavam três homens, dois adolescentes, três mulheres e duas crianças de colo. Na ocasião, os criminosos mandaram as mulheres saírem de perto junto com as crianças e atiraram nas vítimas, que morreram na hora.

Ainda segundo a PM, uma das filhas da vítima também foi atingida pelos disparos e socorrida em estado grave ao hospital da cidade. Até o momento não há informações sobre a motivação do crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Câmara aprova licença-paternidade para avós

Por interino

A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (5) o projeto de lei que permite à avó ou ao avô maternos usufruir da licença paternidade quando o nome do pai não for declarado no registro da criança. A matéria segue para tramitação no Senado.

O PL estabelece que o direito de licença será usufruído, no período seguinte ao parto, apenas pelo avô ou avó que for declarado acompanhante da mulher que acabou de dar à luz. Pelo texto, o acompanhante poderá se ausentar do trabalho por cinco dias, sem prejuízo do salário.

“A medida busca assegurar que a parturiente tenha alguém para acompanhar e auxiliar no período seguinte ao parto, momento de notórias dificuldades enfrentadas pela mulher com sua própria saúde e com o cuidado ao bebê”, justificou o deputado Lucas Vergilio (SD-GO), autor da proposta.

O texto incorporou o Projeto de Lei 7674/17, que inclui a concessão de um dia de dispensa por mês para a trabalhadora que doar leite materno. Essas folgas poderão ser usufruídas após o término da licença maternidade, cumulativamente, se a doadora fizer as doações durante essa licença. Para ter o direito à dispensa, a doação precisa ser atestada por banco oficial de leite.

Agência Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. BG
    É como diz a musica de Zé Ramalho AVOHAI avô e Pai, infelizmente as famílias Brasileiras estão enfrentado essa realidade nua e crua em que os Avôs por irresponsabilidades dos filhos tem que criar netos.

  2. È desse jeito que se quer o país cressa . leis que dão incetivo pra pessoas fiquem sem trabalhar.

  3. Verdade, Helio, e Reforma Fiscal e Politica que não sai da gaveta só aprovam o que eles querem e não fazem mal a Elleess. Vergonha esse Congresso Brasileiro em outubro.0000000000000000,.,

  4. Muitos avós hoje fazem o papel do pai. Está cheio de mulheres tendo filhos sozinhos e pais que abandonaram

  5. A imbecilidade sem limites… Vejo a hora aprovarem um licença para donos de cachorros quando seus animais tiverem filhotes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *