Social

Governo quer que agentes de trânsito possam atestar embriagez sem uso do bafômetro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu hoje (29) que policiais e agentes de trânsito possam atestar a embriaguez de um motorista sem a necessidade de uso do bafômetro.

Essa proposta já havia sido aprovada pelo Senado.

O ministro Padilha reforçou o apoio da pasta à política de tolerância zero em relação à ingestão de bebidas alcóolicas por motoristas.

Segundo o ministro, quem bebe não pode dirigir.

“Nossa lei tem que caminhar nesse sentido. A pessoa que beber, independentemente do nível de álcool, não deve dirigir. E essa avaliação [de embriaguez do motorista] um agente policial ou de trânsito é capaz de fazer”, concluiu.

A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve decidir hoje se a polícia poderá usar outros métodos, além do teste do bafômetro, para verificar se o motorista está embriagado.

Com informações da Agência Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

MP tem mais de 2700 inquéritos policiais aguardando diligências nas delegacias

Por interino

O Ministério Público do Rio Grande do Norte tem atualmente 2.749 inquéritos policiais com despacho para algum tipo de diligência. O quantitativo é referente aproximadamente ao período de um ano de trabalho, desde que o levantamento através do atual sistema é realizado, e diz respeito a inquéritos que tramitaram pelas nove Promotorias de Justiça de Investigação Criminal da Comarca de Natal.

“Na prática, esses inquéritos estão aguardando providência nas delegacias de polícia. Nenhum deles está parado no Ministério Público, principalmente aqueles que envolvem grandes operações policiais”, afirma o Coordenador das Promotorias de Investigação Criminal, Promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho Costa.

Ele explica que, além de despachar com celeridade os inquéritos policias que chegam ao MP, existe deliberação interna para acompanhamento das diligências e controle sobre os inquéritos policias que estão nas delegacias. A orientação é que para cada diligência seja dado prazo de até 60 dias, prorrogável por no máximo 30 dias, para cumprimento em inquéritos sem réu preso. “A intenção é cobrarmos a agilidade de cada inquérito e não apenas despachá-los sem manter uma fiscalização sobre o seu andamento”, disse Luiz Eduardo Costa.

Após a implementação de um sistema de controle de tramitação de inquéritos nas Promotoria de Justiça de Investigação Criminal, cada Promotor de Justiça recebe mensalmente um relatório circunstanciado com a lista de inquéritos policiais que estão com prazos vencidos ou a vencer para que sejam tomadas as providências devidas.

De acordo com Luiz Eduardo Costa, muitas vezes o que ocorre é que no Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) consta a informação de que determinado inquérito está com vista para o Ministério Público Estadual, mas na verdade esse inquérito já foi encaminhado para a Polícia Civil para dar continuidade a diligências; e essa informação não tem como constar no sistema. “Isso dá a falsa impressão de que os inquéritos estão parados nas Promotorias de Justiça, quando na verdade eles já foram despachados. A sociedade precisa saber disso”, esclarece.

“Hoje o problema é bem maior do que inquéritos parados. A realidade é que muitas vezes falta estrutura de equipamentos e pessoal para que a Polícia Civil consiga dar vazão à grande demanda de inquéritos policiais. E nesse sistema, Poícia-Justiça-Ministério Público, se um deles falhar, o todo fica prejudicado”, o Coordenador das Promotorias de Justiça de Investigação Criminal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Operação Verão termina com menos ocorrências

Por interino

Foram divulgados na manhã desta quarta-feira (29) os dados da Operação Verão 2012 promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RN), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/RN), Guarda Municipal do Natal (GMN), Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A (EMPARN), Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e a Cruz Vermelha.

A ação começou no dia 16/12 do ano passado sendo finalizada no dia 27/02, onde foram utilizados 800 policiais militares nas praias divididos em dois turnos, onde 100 estavam em motocicletas, 50 em quadriciclos, além de 10 picapes 4×4 que auxiliaram no patrulhamento dos Litorais Sul e Norte. Segundo o secretário da SESED, Aldair da Rocha, os números positivos são fruto do trabalho realizado nesse período. “Hoje não é dia de festa, não é comemoração, nós estamos apenas apresentando o trabalho realizado na Operação Verão. É o resultado do trabalho da polícia, dos órgãos da segurança pública e de nossos voluntários”, disse o Secretário.

O superintendente da PRF, inspetor Rosemberg Alves de Medeiros, informou que em 2012 a PRF contou com a parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Semob, para a realização da Operação Rodovida com foco principal na direção veicular com gestão de álcool. De acordo com o superintendente, em dezembro de 2011 a frota de veículos do RN é de 862.335 unidades, o que representa um aumento de 18% na frota que era de 731.263 em 2010. Foram registrados 804 acidentes nas estradas estaduais, contra 866 no ano passado, representando uma diminuição de 9% nos acidentes nas BRs. Outro número que caiu expressivamente foi o de mortes nas estradas, registrando 33 em 2012, contra 51 em 2011, resultando em uma diminuição de 35%.

“A Polícia ficou mais rigorosa durante as abordagens, porém não fazemos apenas o trabalho nas estradas, procuramos sempre realizar o trabalho de conscientização no sentido de coibir o uso do álcool ao volante”, explica o inspetor Rosenberg Alves.

O rigor das abordagens refletiu no número de pessoas autuadas, que foi de 11.206, sendo 101% a mais que em 2011, onde o número registrado foi de 5.566. Já os autos de embriaguez registraram um aumento de 127% com 530 pessoas autuadas, sendo 297 pessoas a mais que no ano passado, onde 185 foram presas por embriaguez, registrando um aumento de 92% em relação a 2011, que registrou 96 prisões. Os números das prisões por outras ocorrências foi de 385, registrando um aumento de 65% em relação ao ano passado, onde este número foi de 232.

Seguido do supervisor da PRF, o coordenador geral do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Luiz Roberto Fonseca, parabenizou a SESED pela “iniciativa e apoio e a atitude não mais permissível em favor da vida”, onde ele informou que houve uma redução de 60% nas ocorrências, o que não acontecia a seis anos no SAMU. O supervisor corroborou ainda explicando que desde que as blitzen começaram a ocorrer na segunda semana da Operação Verão, o número de mortes foi zero.

O policiamento registrou na Operação Verão deste ano um número de atendimentos ao público de 16.957 pessoas, atendimento de 5% a mais que em 2011, onde 16.138 pessoas foram atendidas. Os municípios que registraram diminuição nas ocorrências foram: São Gonçalo do Amarante, que registrou uma diminuição de 1,2% das ocorrências em relação ao ano passado (751 contra 760); Vera Cruz, que teve uma queda de 2,6% em relação a 2011 (37 contra 38); e São José de Mipibu, que registrou a maior diminuição no número de ocorrências que foi de 5,7% (333 em 2012 contra 353 no ano passado). Outros números que também caíram foram os de roubo a pessoa, que registrou 961 ocorrências contra 996, registrando uma queda 3,5%; e o tipo de ocorrência “vias de fato”, onde são consideradas discussões e brigas, que registraram uma queda de 13,7% com números de 734 neste ano contra 851 em 2011.

Em relação às estradas litorâneas foram realizadas 8.500 abordagens a carros, onde 10 foram pegos na Lei Seca, 442 tiveram lavrados o auto de constatação, 141 pessoas foram presas em flagrante e 583 Carteiras de Habilitação (CNHs) foram apreendidas. Já 2.200 motocicletas foram abordadas, onde cinco foram pegos na Lei Seca, 82 tiveram lavrados os autos de constatação, 161 motos foram recolhidas e 33 carteiras de habilitação foram confiscadas. A operação resultou na diminuição de 7% das ocorrências de trânsito, onde foi registrado neste ano 2.277 ocorrências, 7% a menos que em 2011 que marcou 2.449.

A Polícia Civil também participou ativamente da Operação Verão, onde instalou delegacias nas praias de Pitangui (Litoral Norte), Pirangi (Litoral Sul), Tibau e Pipa sem prejudicar o atendimento nas demais delegacias da Capital. Já os números de boletins de ocorrência foram de 621, divididos em 252 para Região Metropolitana e 369 para o interior do Estado. As prisões em flagrante foram 149, onde na Região Metropolitana a polícia prendeu 57 pessoas e no interior 92.

Já o Corpo de Bombeiros utilizou um efetivo de 90 pessoas divididas em 60 guarda vidas na Região Metropolitana, 20 no Oeste do estado e mais 10 na Região do Seridó. A grande novidade ficou pelo patrulhamento dos açudes e barragens, além das praias que habitualmente recebem o efetivo. Foram instalados postos fixos nas praias de Búzios, Ponta Negra, Redinha Nova (Região Metropolitana) e também nas praias de Manuelas e Ceará (Região Oeste). Na região Seridó, os guarda vidas se estabeleceram nos açudes Itans, em Caicó; Gargalheiras, em Acari; e na barragem do Boqueirão, em Parelhas, além do patrulhamento móvel nas demais áreas. Foram utilizadas sete viaturas, seis embarcações – cinco botes infláveis e um barco de alumínio –, seis quadriciclos e o apoio do helicóptero Potiguar I. O Corpo de Bombeiros realizou um total de 86 salvamentos. E o Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) registrou uma redução de 8% no número de homicídios no estado, que registrou 164 este ano contra 179 em 2011.

E com ajuda da Cruz Vermelha foram realizados a Campanha Praia Segura nas regiões Metropolitana, Oeste e Seridó do RN; nas praias foram feitas a ação Criança a Vistas, onde 10.783 crianças foram identificadas. Outra ação bastante elogiada pelo público foi o Alcance Preventivo, em que voluntários, com o apoio de um salva vidas, orientaram 74.385 pessoas sobre os locais ideais para banho nas praias de todo o litoral. E como última ação realizada, o projeto o Turista Legal realizou visitas em 200 locais de concentração turística para orientar as pessoas sobre os locais mais seguros para banho e, desta forma, evitar possíveis acidentes nas praias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Foliaduto: Ítalo Gurgel confessa ter recebido recursos para despesas informais

Por interino

Durante o depoimento de Carlos Faria, irmão da ex-governadora Wilma de Faria, a respeito do suposto esquema do Foliaduto, que desviou recursos destinados a contratação de bandas contratando atrações “fantasmas”, o promodor Eudo Rodrigues Leite revelou que o servidor Ítalo Gurgel confessou ter recebido recursos para pagar despesas informais do Governo.

A confissão, de acordo com o promotor teria saído durante o interrogatório. Ítalo era subordinado a Carlos Faria, enquanto chefe de Gabinete da Casa Civil e, de acordo com a denúncia do Ministério Público, conseguiu autorização para um crédito suplementar no valor de R$ 2 milhões.

“Quem requer o crédito suplementar é a instituição foi a Fundação José Augusto. Não sei se houve desvio. Uma hora é para pagar pendência do Governo outra é desvio. Eu e Castim (Carlos Castim) tínhamos autorização de despesas. Se ele (Ítalo Gurgel) conseguiu isso foi ilegalmente”, respondeu Carlos Faria.

Concluída a fase de depoimentos, o Ministério Público terá 20 dias para apresentar as alegações finais, sendo respeitado o direito da ampla defesa para os réus em até cinco dias após a alegação do MP.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

FOTOS: Japão conclui construção de torre mais alta do mundo

Foto: Hiro Komae/AP

Por interino

A Tokyo Sky Tree, reconhecida como a torre mais alta do mundo em 2011 pelo Guinness, o livro dos recordes, foi concluída nesta quarta-feira (29) na capital japonesa.

Com 634 metros de altura, a torre atingiu sua altura total em março do ano passado e ultrapassou a Canton Tower, na China, que antes detinha o recorde.

A torre não é a edificação mais alta do mundo, entretanto, e é superada pelo o arranha-céu Burj Khalifa com seus 828 metros de altura, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o Guinness, o prédio de Dubai é a estrutura mais alta do mundo.

Foto: Kyodo / Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Soldados do Exército gravam vídeo dançando o Enfica dentro do quartel

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Homens não podem recusar pedidos de casamento no dia 29 de fevereiro. E agora?

Por interino

É a tradição, ao menos na Irlanda: em anos bissextos, mulheres têm o direito de escolher no dia 29 de fevereiro com quem vão se casar. Os homens escolhidos não podem, ao menos em teoria, recusar o pedido – a menos que paguem uma ‘multa de respeito’ (outrora luvas, tecidos para roupas ou um beijinho).

Acredita-se que a brincadeira começou no século 13, baseada na lenda de que Santa Brígida teria se queixado a São Patrício sobre a angústia de muitas donzelas, que ficavam esperando eternamente pelo sonhado pedido de casamento. Para resolver a questão, o padroeiro da Irlanda teria determinado que todo dia 29 de fevereiro o costume seria invertido. ‘Bora’ fazer isso funcionar no Brasil, mulherada?

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Religioso pagou R$ 2 para abusar sexualmente de menina de 6 anos

Foto: Herculano Barreto Filho/Extra

Por interino

Um caso de pedofilia praticado por um religioso de 79 anos chocou os moradores da Vila Santa Tereza, em Belford Roxo. O presbítero da Assembleia de Deus Franezio Eleotério de Oliveira pagou R$ 2 para atrair a vítima, de apenas 6 anos. Ele pediu à garota para erguer a blusa. O suspeito foi preso em flagrante pela Delegacia Especial de Atendimento Mulher (Deam) de Belford Roxo, por estupro de vulnerável.

O episódio ocorreu nesta segunda-feira à tarde, quando a garota foi à casa de Franezio para pagar uma dívida de R$ 10 a pedido da mãe, que havia pedido dinheiro emprestado a ele. Quando chegou lá, encontrou o religioso deitado na cama. Na volta para casa, a mãe perguntou como ela havia conseguido os R$ 2. A garota disse que foi um presente do irmão Franezio, como o religioso é conhecido na área.

A mãe desconfiou e foi com a menina, em direção à casa de Franezio. No caminho, a criança começou a chorar e contou a história para a mãe.

“Cheguei a pegar uma faca em casa. Quase fiz uma besteira, mas consegui colocar a cabeça no lugar e liguei para a polícia”, contou a dona de casa.

A criança foi submetida a um exame pericial, que confirmou as marcas no corpo da menina. Nesta terça-feira à tarde, a menina ainda se queixava de dores no local, que estava roxo.

“Não houve conjunção carnal, mas houve um ato libidinoso. O pior disso tudo é que o suspeito é um líder religioso, que contava com a confiança das pessoas”, disse a delegada Soraia Vaz de Sant‘ Ana, da Deam.

Na carceragem, o religioso confessou ter cometido o crime. Mas admitiu que o caso ficaria impune caso a mãe dela não denunciasse o abuso.

“Se a mãe não denunciasse, eu ficaria impune e agiria como se nada tivesse acontecido. Ela é uma criança e sei que o que fiz foi errado. Mas confio em Deus para que eu nunca mais faça isso. O que vai acontecer comigo? Aí, só Deus sabe”, lamenta.

Religioso distribuía doces e frutas às crianças

Na Vila Santa Tereza, os moradores ainda custam a acreditar que o irmão Franezio tenha praticado um crime tão grave. Um dos moradores mais antigos da rua, o religioso mora na mesma casa, ao lado da Assembleia de Deus da Vila Santa Tereza, há mais de 30 anos. Costumava distribuir doces e balas para as crianças. E abria o portão de casa para que as crianças apanhassem frutas no seu quintal.

“Ele era uma pessoa prestativa, que nunca tinha feito mal a ninguém. Fiquei chocada”, surpreende-se a doméstica Maria do Carmo Valentim Souza, de 50 anos.

“Só não contei nada porque fiquei com medo”

Mas há um relato que destoou da maioria dos moradores, contado pela estudante Viviane Vasconcelos Santos, de 18 anos. Assim como a menina de 6 anos, ela disse ter sido vítima de um abuso, ocorrido há três anos, quando foi à casa do religioso com outra amiga, que tinha 8 anos na época.

“Ele alisou as minhas pernas. Aí, dei dois tapas na cara dele e saí de lá. Só não contei nada na época porque fiquei com medo que o meu pai fizesse uma besteira”, conta.

Fonte: Extra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Bombeiros realizam 86 salvamentos aquáticos durante a Operação Verão

Por interino

Na manhã desta quarta feira, dia 29, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) apresentou, no auditório da Emater, no Centro Administrativo de Natal, os dados estatísticos relacionados aos atendimentos prestados pela corporação durante o período de 16 de dezembro e 26 de fevereiro, onde foi realizada a Operação Verão 2011/2012, do Governo do Estado do RN.

Os dados apresentados mostram que os bombeiros atenderam 2255 chamados no período do verão, o que representou um aumento de 56,1% em relação ao mesmo período no ano passado. O destaque, entre os atendimentos prestados pelos bombeiros, foi a manutenção do Programa Bombeiro Amigo do Peito, mesmo no período de férias, com 777 coletas de leite materno que servirão para repor estoques dos bancos de leite do estado. Outro registro importante foi às ocorrências de incêndio florestal que apontaram um total de 328 casos.

De acordo com o coronel Elizeu Dantas, o aumento no número de atendimentos de incêndios florestais no RN ocorreu em função de uma parceria firmada, desde dezembro de 2011, com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) que permitiu um incremento logístico e financeiro nestas ações através da Operação Abrace o Meio Ambiente.

Os bombeiros ainda registraram, somente na região metropolitana, 310 enxames de insetos, 246 incêndios em edificações, 146 vistorias do serviço técnico de engenharia, 86 árvores oferecendo risco de quedas, entre outras.

No litoral e balneários do estado foram registrados 115 atendimentos, entre eles, Salvamentos Aquáticos (86) e Morte por afogamento (10). As maiores ocorrências no litoral foram realizadas na Praia do Meio (30), Buzios (27), Redinha Nova (18), Praia dos Artistas (9), Ponta Negra (5), Tibau do Sul (5), entre outras.

Os afogamentos seguidos de morte foram registrados: Praia dos Artistas, Redinha, Ponta Negra, Touros, Barra do Rio, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, São Paulo do Potengi, Caraúbas e Santana dos Matos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Senador Marcelo Crivella é o novo ministro da Pesca

Por interino

O Palácio do Planalto anunciou nesta quarta (29) que o ministro da Pesca, Luiz Sérgio (PT-RJ), vai deixar o cargo e será substituído pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

O PRB é o partido do ex-vice-presidente José Alencar, morto em março de 2011. O partido agrega parte da bancada evangélica no Congresso, integrou a base de sustentação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e segue na base aliada no governo Dilma Rousseff.

Até então, o PRB não tinha representantes no ministério de Dilma. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a “mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo”.

Crivella será o terceiro ministro da Pesca no governo Dilma. O primeiro foi Ideli Salvatti (PT-SC), que em junho do ano passado trocou de pasta com Luiz Sérgio – ela foi para as Relações Institucionais, que cuida da articulação política do governo, e ele, para a Pesca.

O suplente de Crivella, que deve assumir a cadeira no Senado, é o ex-deputado federal Eduardo Lopes (PRB-RJ).

A mudança no ministério foi anunciada no Palácio do Planalto pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. Ele leu nota assinada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República com o seguinte teor:

“O ministro da Pesca e Aquicultura, deputado Luiz Sérgio de Oliveira, está deixando o cargo depois de prestar inestimável contribuição ao governo. À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff.

Em seu lugar, assume o senador Marcelo Crivella, representando o PRB, partido do inesquecível ex-vice presidente José Alencar. A mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo. A presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil.

O ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará a merecer o apoio e a confiança da presidenta Dilma Rousseff e a prestar excepcional contribuição ao país.”

Marcelo Crivella

Marcelo Crivella foi eleito senador em 2002 pelo Partido Liberal (PL). Desde então, foi candidato a prefeito do Rio em 2004, derrotado no primeiro turno por César Maia (PFL). Em 2010, foi reeleito, já pelo PRB.

Depois do escândalo do chamado “mensalão”, que atingiu o PL, ele decidiu formar um novo partido junto com o restante do núcleo evangélico do partido.

No Senado, foi membro titular das comissões de Assuntos Sociais, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, e suplente nas comissões de Assuntos Econômicos, de Educação, de Constituição, Justiça e Cidadania, e de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Formado em Engenharia Civil, chegou a gravar dez CDs como cantor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus, onde também foi pastor e escreveu dez livros.

No estado do Rio, foi diretor de Planejamento da Empresa de Obras Públicas (Emop), do governo estadual.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Projeto de Lei propõe desconto na conta de água para consumidores de baixa renda

Por interino

Conta Verde. Este é o programa que a deputada Gesane Marinho (PSD) está propondo através de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa, para beneficiar consumidores de baixa renda com descontos na conta de água. De acordo com o projeto, os descontos serão concedidos mediante o acúmulo de pontos trocados por material reciclável, cujo preço por quilo será pré fixado e estabelecido após estudo realizado pela a Companhia de Água e Esgotos do RN  (Caern) e as associações dos catadores de material reciclável do RN.

“A idéia do projeto é premiar essas pessoas de menor poder aquisitivo, para dar alternativas para aqueles que muitas vezes não tem recursos para pagar a conta de água”, disse a parlamentar. Outra conseqüência positiva recai diretamente sobre a Caern, que hoje amarga um alto número de usuários inadimplentes e também de ligações clandestinas.

Na prática, as comunidades de consumidores a serem beneficiados pelo Conta Verde contarão com a visita de um unidade móvel ou a instalação de um ponto fixo, a ser definido pelos próprios moradores ou pela Caern, para a coleta do material. O usuário que tiver fornecimento regular de água, que comprove a residência naquela comunidade e que seja considerado residencial, vai poder entregar os resíduos que serão convertidos em bônus na sua próxima fatura.

“Além de ser uma iniciativa que estimula na população o uso racional dos recursos naturais, o programa vai contribuir com a matéria prima para as associações de catadores e de materiais recicláveis, colaborando na geração de renda”, disse Gesane.

Programa semelhante já vem sendo realizado com sucesso em outros Estados. No Nordeste, a deputada citou o caso do Ceará e de Pernambuco. No estado cearense, onde vem sendo posto em prática desde 2007, com bônus na fatura de energia, o programa já foi ganhou reconhecimento internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Ricardo Motta assina termo de compromisso para reedição do livro de Cascudo

Por interino

“No Brasil, não se faz cultura sem falar em Câmara Cascudo”. As palavras do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta marcaram a solenidade de assinatura do termo de compromisso para a reedição do livro “Uma história da Assembleia Legislativa”. O parlamentar e a filha do historiador, a presidente do Instituto Câmara Cascudo, Ana Maria Cascudo, assinaram o documento na manhã desta quarta-feira, no gabinete da Presidência da Casa. A previsão para o lançamento do livro – que já está na gráfica -, é maio deste ano.

Editado pela primeira vez em 1972 pela Fundação José Augusto, o livro ganha nova edição quarenta anos depois. Desta vez, pelo próprio parlamento, através do Memorial do Legislativo Potiguar (MLP). “Quero fazer um agradecimento especial aos historiadores do Memorial e parabenizar pelo trabalho. Dizer à família de Cascudo que é uma honra para esta Casa reeditar o livro que conta a história do Legislativo. Tínhamos uma obrigação moral em resgatar a nossa própria história, feita pelas mãos do saudoso Câmara Cascudo”, declarou Ricardo Motta.
Segundo a presidente do Instituto Câmara Cascudo, Ana Maria Cascudo, a trajetória do Legislativo precisava ser reeditada, pois, na opinião dela, havia um vácuo na história. “Foi uma iniciativa conjunta. Eu havia sugerido essa reedição em 2011, ocasião em que meu pai recebera uma homenagem nesta Casa. Depois fiquei sabendo que o Memorial da Assembleia já estava pensando nisso. Agora, essa reunião de paixões se concretiza”, declarou.
Esta é a primeira publicação da Assembleia Legislativa editada sob os cuidados do Memorial do Legislativo Potiguar, departamento criado no ano de 2003 para preservar a história do parlamento norte-rio-grandense. O Memorial funciona, atualmente, num dos anexos da Casa, à Rua São Tomé, na Cidade Alta e foi criado através do resolução 055/2009, na gestão passada, para preservar os registros dos 176 anos de existência do poder Legislativo do Rio Grande do Norte, que estão cuidadosamente armazenados e permanentemente sendo catalogados pela equipe.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Walter Alves solicita construção de casas populares em Angicos

Por interino

O deputado Walter Alves (PMDB) entregou, nesta quarta-feira (29), à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um requerimento solicitando a construção de 100 casas populares no município de Angicos.

O parlamentar explicou que existe a necessidade da construção das moradias públicas para acabar com o grande número do déficit habitacional do município, já que grande parte da população local  não dispõe de recursos para assumir financiamentos de compra de imóveis.

“Por essa razão [os munícipes] dependem exclusivamente do poder público. A moradia própria traz mais equilíbrio às famílias, pois pais e mães que não pagam aluguel podem proporcionar melhores condições de vida a seus filhos, restando mais que justificada tal proposição”, justificou Walter.

O documento recebido pela Presidência será encaminhado a governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), João Felipe de Medeiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sinduscon anuncia resultado de segunda pesquisa de intenção de votos amanhã

(Por Interino)

Sai amanhã o resultado da segunda pesquisa Consult-Sinduscon, para a Prefeitura de Natal.

O anúncio será feito pelo presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar, em coletiva marcada para às 16 horas, na sede do Sindicato.

No último levantamento realizado pelo Sindicato, o ex-prefeito Carlos Eduardo liderava a intenção de votos, seguido pela ex-governadora Wilma de Faria.

Os também pré-candidatos Rogério Marinho, Hermano Morais e Fernando Mineiro pairavam entre os 3% e 7%.

E a atual prefeita Micarla de Sousa tinha menos de 3% da intenção de votos e 90% de desaprovação.

Resta saber o que mudou de lá para cá.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

196 presos homossexuais têm visita íntima no Brasil. Estado distribui camisinhas e gel lubrificante

(Por Interino)

Levantamento realizado pelo G1 junto aos órgãos que administram o sistema penitenciário brasileiro aponta que pelo menos 196 presos homossexuais em 14 estados solicitaram autorização para a visita íntima.

O benefício é válido desde junho de 2011, quando o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) publicou uma portaria estendendo o direito, que já era garantido aos heterossexuais desde 1999, a todos os presos com relações homoafetivas.

O estudo foi realizado com base em números consolidados até dezembro do ano passado e divulgados em 2 de janeiro.

No período, cinco estados não registraram nenhum pedido e outros seis estados, mais o Distrito Federal, disseram que não possuem dados separando casais homossexuais e heterossexuais.

O estado se encarrega de distribuir preservativos aos presos e também gel lubrificante – só em 2011, foram mais de 4 mil unidades deles.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Globo compra direitos de transmissão das Copas de 2018 e 2022

(Por Interino)

Os jogos da Copa do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar) terão em três mídias – televisão aberta, fechada, celulares e internet -, transmissão exclusiva da Rede Globo.

A FIFA divulgou nesta terça-feira, 28, que a emissora comprou os direitos, mas poderá repartir com outros canais, como já aconteceu em outras edições.

“A força da Globo com sua penetração no vasto território do Brasil garante que o torneio seja acompanhado pelo maior número de pessoas possível e foi um fator determinante para a nossa decisão de renovar o nosso acordo”, disse o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

Presidente da Globo, Roberto Irineu Marinho, afirmou que, para estas transmissões, o importante é “permitir que os telespectadores se sintam parte do evento como se eles estivessem no estádio”.

No comunicado, a FIFA destacou a longa parceria com a Globo, que começou em 1970, e o seu comprometimento sem precedentes na organização e promoção da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Fonte: Comunique-se

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *