A sessão da Câmara Municipal desta terça-feira foi suspensa, por volta das 16h30 desta tarde, após tumulto provocado por permissionários, na galeria da Casa. Os manifestantes tentaram quebrar o vidro que separa a galeria do plenário e ameaçaram ocupar o prédio do legislativo municipal.
A revolta foi por causa da apresentação de uma emenda coletiva dos vereadores referente à comercialização da bilhetagem única em Natal. No projeto do Executivo que muda a Lei Orgânica, a venda passa a ser de responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
A mudança, apoiada pelos permissionários, provocaria a demissão de cerca de 120 funcionários da NatalCard. Por isso, os vereadores da própria base do prefeito propuseram uma emenda ao Projeto que permitia a comercialização dos bilhetes tanto pelos Permissionários quanto pelo SETURN, ficando a prefeitura responsável pela fiscalização.
A reação dos permissionários à emenda impediu o prosseguimento dos trabalhos da Casa. Eles ameaçaram vereadores, pressionaram na tentativa de quebrar o vidro da galeria, prometeram ocupar antes mesmo de a emenda ser lida em plenário. Do outro lado da galeria, os funcionários da NatalCard não se manifestaram.
Os ânimos na Câmara voltaram a ficar tensos. Amanhã, caso não haja nenhuma nova surpresa, o projeto deverá ser votado. A pressão, tanto do lado dos permissionários como da NatalCard, será grande. A Casa deverá reforçar a segurança para impedir os excessos que ocorreram na sessão desta tarde.
Onde e como vai acabar essa onda de vadiagem e baderna que tomou conta de nosso país nos últimos tempos? Até os cabarés são instituições mais organizadas. A luta tem que ser por uma legislação mais rigorosa e punitiva.
Estamos entregues aos ratos, baratas e marginais. Não temos a quem recorrer: a policia diz q não é com ela e q só pode agir se houver agressão, a semob não atende e mesmo assim aparece um amarelinho e Nd tb diz q pode fazer a não ser multar e, por fim a guarda municipal fica olhando e tb diz não poder fazer Nd. Procura-se um guincho para rebocar o alternativo q fica obstruindo a avenida, mas dizem q não tem mais disponível. Até uma hr desta vadios, q se intitulam como permissionarios dos alternativos deixam ruas fechadas: jundiai e campos Sales. Tiram o nosso direito de ir e vir, não sabem respeitar o outro e ainda querem q a população os respeite… É um abuso, não é democracia assim q quero viver! A policia tem q começar a agir, deixar de ter medo de agir!
Bota o BOPE para "recepcionar" estes menino… . E se obstruir as ruas, manda multar e rebocar estes carros. Tem que acabar esta moda de querer tudo na marra. Contra a marra: cassetete.
Correção: …onde se lê "obstruir"… leia-se …obstruirem…
Eu gostaria de saber até quando o governo brasileira vai suporte esse tipo de manifestação violenta?! Isso é uma vergonha, nossos vereadores não estão podendo exercer o seu mandato. Esses permissionarios, assim como os estudantes deveriam ir pra porrada, pq eles já passaram do limite a muito tempo. Cade a polícia desse Brasil?! Coronel Araújo tome providências…. E esse vereadores de esquerda deveriam arcar com todo o prejuízo causado ao prédio da CMN, pq eles foram os incentivadores dessa manifestação, levando lagostas, vinhos, cervejas, cedendo o gabinete pra os manifestante tomarem banho e etc….
O ABC volta a campo no próximo sábado (02/11), em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O alvinegro enfrenta o América/RN, a partir das 16h20 (horário local), no estádio Frasqueirão. Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira (29).
O ingresso para o setor de arquibancada custará R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e para cadeiras, R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia).
E a diretoria preparou uma promoção para os alvinegros de carteirinha! Além do lugar garantido na partida, o sócio do ABC pode adquirir até dois ingressos (mandante) por um preço especial: arquibancada R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), e para cadeiras, R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Os ingressos promocionais para sócio estarão disponíveis na bilheteria e nos pontos de venda a partir desta terça-feira (29) até sexta-feira (01/11).
Os ingressos destinados à torcida visitante serão identificados e poderão ser adquiridos na bilheteria do estádio Frasqueirão e nos pontos de venda a partir desta quarta-feira (30). O acesso dos visitantes será feito exclusivamente pelo portão A.
Os pontos de venda de ingressos inteira e meia entrada, são: SterBom Midway, SterBom Nordestão do Santa Catarina, Panificadora Estrela Dalva (Rocas) e Livraria Câmara Cascudo (Rio Branco e Parnamirim). Gratuidade para policiais, federação, ex-atletas e deficientes deve ser retirada exclusivamente na bilheteria do Frasqueirão.
Vale destacar que o valor do ingresso promocional para sócio é valido somente até a sexta-feira (1).
Bilheteria do Frasqueirão: Terça-feira: das 13 às 18h. Quarta-feira: das 8h às 18h/Quinta-feira das 8h às 18/ Sexta-feira: 8h às 18/Sábado: a partir das 8h
Panificadora Estrela Dalva (Rocas): Terça-feira: das 13h às 20h/Quarta, quinta e sexta-feira: 5h30 às 11h30/ 14h30 às 20h e sábado das 5h30 às 11h30
SterBom Midway: Terça-feira: das 13h às 22h. Quarta, quinta e sexta-feira: das 10h às 22/Sábado: das 10h às 12h
SterBom Nordestão do Santa Catarina: terça-feira: das 13h às 22h/Quarta, quinta e sexta-feira: 08h às 22/ Sábado: das 8h às 12h
Livraria Câmara Cascudo (Rio Branco e Parnamirim): terça-feira: a partir 13h/Quarta, quinta e sexta-feira: 7h30 às 18h30/Sábado: das 8h às 12
Policiais e bombeiros militares realizam desde 15h uma nova mobilização pelas ruas de Natal. As categorias saíram em caminhada do Clube Tiradentes, no Alecrim, em destino ao Centro Administrativo.
O objetivo é chamar a atenção da população da busca da categoria pelo diálogo com o Governo para acelerar o andamento ao projeto da Lei de Promoção de Praças.
Infelizmente, com as vias na capital restritas em decorrência das obras de mobilidade e o fluxo de veículos que aumenta a cada dia, mais uma vez, a partir de 16h30, o trânsito passou a ficar infernal e quilométrico nas Avenidas Hermes da Fonseca, Bernardo Vieira e Salgado Filho.
Uma confusão generalizada envolvendo cerca de 70 detentos na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, na manhã desta terça-feira (29), deixou pelo menos cinco presos com ferimentos durante o banho de sol. A informação foi confirmada pelo Major Humberto, diretor da unidade.
Segundo o diretor da penitenciária, em um determinado momento, os presos começaram a entrar em confronto com o uso de armas artesanais e troca de agressões físicas. O Major Humberto ainda informou que a confusão envolveu grupos considerados rivais e que seriam comandados por ‘Alan Capoeira’ e ‘Samuel Martins’, presos por tráfico, assaltos e homicídios.
Com o apoio da PM, os agentes penitenciários controlaram a situação. Os presos foram separados e os cinco feridos encaminhados para atendimento médico e prestação de depoimento na Delegacia de Homicídios, onde seriam registradas as tentativas de assassinato.
O Procon/RN dará início esta semana a Operação Venda Casada, que irá fiscalizar lojas que comercializam eletrodomésticos em Natal e no interior, visando coibir a venda casada com garantia estendida.
Segundo o coordenador geral do Procon/RN Ney Lopes Jr. “A venda casada se dar quando o vendedor oferece um produto ou serviço ao consumidor vinculando à aquisição de um outro produto mediante a indução de algum benefício”, explica.
Esta semana foi regulamentada pela Presidência da República as regras sobre a oferta de garantia estendida oferecida pelo comércio já estão valendo. Na regulamentação ficou acordado que o comércio não poderá mais fazer venda casada de garantia estendida e, caso o consumidor contrate o serviço e se arrependa, também poderá desistir e fazer o cancelamento em até sete dias após a assinatura do contrato.
A garantia estendida é um artifício utilizado pelas lojas oferecendo um prazo a mais na garantia quando encerra o prazo da garantia do produto pelo fabricante. Na prática as lojas dão um desconto no produto desde que o cliente adquira a garantia extra que muitas vezes já está embutida no “desconto” que dizem dar ao consumidor. “Esta prática é completamente abusiva e as lojas que insistirem nesta prática serão devidamente multadas conforme previsão no Código de Defesa do Consumidor. Espero não ter que chegar a este ponto. O consumidor deve sempre ligar para o PROCON quando observar alguma prática abusiva no mercado”, finaliza Ney Lopes Jr.
O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, passa a ser oficialmente da gestão do governo estadual nesta terça-feira (29). Após um período de intervenção judicial, que começou em 8 de abril deste ano e se encerrou na última segunda-feira (28), a unidade hospitalar, que agora será administrada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mantém a continuidade dos serviços prestados sem prejuízos à comunidade.
Para isso, a Sesap tomou uma série de medidas como a convocação, em agosto, de 221 aprovados no concurso público de 2010 para trabalhar na unidade hospitalar, além da renovação dos contratos de especialidades médicas não contempladas no concurso, bem como de serviços terceirizados responsáveis pela higienização, manutenção, segurança, entre outros. Os demais profissionais necessários para os serviços administrativos estão sendo remanejados de outras unidades.
“Os serviços de pediatria, anestesiologia e intensivistas para atuar na UTI adulto e em parte da obstetrícia serão terceirizados porque não há, nos quadros do Estado, médicos para preencherem esses plantões. Também estamos comprando todo o equipamento de cozinha, de laboratório e também um carro para os serviços administrativos”, explicou Inavan Silveira, diretor geral do Hospital da Mulher.
Inaugurado em março de 2012, o hospital é referência no atendimento materno-infantil nas regiões Oeste e Vale do Açu, com uma média de 400 procedimentos por mês, entre eles, quase 300 partos. Segundo Inavan Silveira, que também administrou o hospital durante a intervenção, foram inúmeros os benefícios conquistados neste período. “Houve uma economia de R$ 7 milhões de reais para os cofres públicos, além da revitalização da estrutura física e de equipamentos da unidade materno-infantil”, disse.
Atualmente o hospital dispõe de 09 leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI neonatal, além de 33 leitos de internamento e duas salas de cirurgias.
Dezenove são os suspeitos de depredação da Câmara Municipal de Natal durante os 10 dias em que foi ”tomado” por manifestantes do Movimento Passe Livre. É o que disse o presidente da Casa, o vereador Albert Dickson (PP).
Em decorrência dos prejuízos que somam mais de R$ 30 mil, segundo o presidente da CMN, um inquérito foi aberto para apurar o caso na 1ª Delegacia de Polícia Civil, sob o comando do delegado Elivaldo Jácome.
A lista com os suspeitos já está anexada ao inquérito e cada um deles será ouvido nos próximos dias, assim como o próprio vereador Albert Dickson (PP), este a prestar depoimento ainda nesta semana, na quinta-feira(31), e que afirma que a Câmara tem diversas provas gravadas e fotografadas.
Conhecida por ser a maior doadora de leite humano do Brasil, a técnica de enfermagem Michele Rafaela Maximino, 31, entrou na semana passada com uma ação de ressarcimento por danos morais contra o humorista Danilo Gentili, do programa “Agora é Tarde”, da Rede Bandeirantes.
No programa do último dia 3, o comediante fez piadas em rede nacional utilizando uma foto dela sem autorização. Gentili chegou a comparar Michele com o ator pornô Kid Bengala. “Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala.”
Ao ser exibida a foto de Michele no programa no momento em que ela fazia a ordenha para doar o leite, o comentarista Marcelo Mansfield, colega de palco de Gentili, ainda afirmou que não era uma “espanhola, mas uma América Latina inteira”.
Michele, moradora da pequena cidade de Quipapá, na zona da mata de Pernambuco, diz que pretende parar de doar leite pois se sente humilhada. “As pessoas nas ruas têm me chamado de vaca, vaca do Gentili. Parabenizar pelo meu ato, ninguém faz, mas xingar é o que mais acontece nas ruas depois da piada na TV”, reclama.
Segundo Michele, que conseguia retirar até dois litros de leite por dia, a repercussão negativa prejudicou até a sua produção de leite. Atualmente, ela conta que consegue retirar apenas 600 mls por dia. Ela já chegou a doar mais de 351,8 litros para unidades de saúde.
Michele é mãe de duas crianças – Gabriel, 3, e Mariana, 1 ano e quatro meses – e doa o seu leite desde que a caçula tinha apenas sete meses. Ela conta que Mariana ainda é alimentada por ela que diariamente estereliza os potes, faz a ordenha e congela o leite para fazer a doação. Ela e o marido ainda rodam 80 km para levar o leite até o Hospital e Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru. “É um ato de amor para salvar outras vidas”, comenta Michele. A filha dela também nasceu prematura e foi aí que ela descobriu a importância da doação de leite humano.
A diretora geral da maternidade Flora Raquel de Freitas Araújo confirma que a produção de leite de Michele chegou a ser responsável por 90% do estoque do banco de leite da maternidade, que foi criado em 2007. Ela ressalta que como a doadora está abalada psicologicamente o estoque reduziu no último mês. “Em setembro, ela doou 39 litros e agora em setembro conseguiu 17”, lamenta a diretora da unidade hospitalar.
Flora Raquel diz que o hospital está dando ajuda psicológica para Michele. “O programa de TV fez um desserviço em rede nacional ao relacionar a mama de uma mulher que amamenta ao ato sexual. Acho que eu e todas as mulheres que assistiram ficaram ofendidas”, diz a diretora do hospital, que é o maior da rede pública de Pernambuco em número de partos. Por mês acontecem, em média, 500 partos na unidade.
Conforme mostrou o Maternar no post no post ‘Mães de leite salvam vida de bebês prematuros nas UTIs, a doação de leite materno ajuda a salvar diariamente vida de bebês prematuros que não podem ser alimentados por suas mães.
O advogado de Michele, Cláudio Lino, diz que ação foi ingressada na 2ª Vara Cível do Fórum de Olinda no dia 22 de outubro. “O humor ultrapassou dos limites. Expor uma mãe de família com termos chulos, como relacionar a doação de leite com a masturbação fere a dignidade dela”, diz o advogado. “Ela mora em uma cidade pequena e tem sido motivo de piadas.”
A assessoria de imprensa da Rede Bandeirantes informou que a emissora não se posiciona sobre questões jurídicas. Já a assessoria do comediante não retornou as ligações feitas pelo Maternar.
Eis aí a questão: o abuso, a invasão invasiva, o achincalhe, o desrespeito, a falta de medida para com o próximo; e aí vem essa galerinha com esse papo inocente de que a vida dos outros pode ser biografada, que o cidadão queira ou não. Não dá, velho, ninguém quer saber de nada; do que é ético ou não. Veja você: uma causa nobre, que é a doação de leite materno, ganha o achincalhe e o abuso de um filho-da-puta desses; "o inferno são os outros", já dizia Jean-Paul Sartre, porque todo mundo acha que é Deus. Todo mundo se acha no direito de chafurdar na vida dos outros. Quero ver com a sua mãe, com a sua mulher ou com a sua irmã. Pode?, tirar onda e ficar por isso mesmo? Quantas chibatadas merece um canalha desses?
Os 19 médicos estrangeiros que chegaram a Natal no último sábado (26) para atuar no Programa Mais Médicos iniciam hoje (29) as atividades de acolhimento. A programação foi elaborada pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com objetivo de transmitir conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde, bem como especificidades da cultura local.
No período de 29 de outubro a 1º de novembro, no Praia Mar Hotel, em Ponta Negra, os profissionais estrangeiros irão conhecer os serviços e regiões de saúde, as áreas técnicas da Secretaria e as características da população dos municípios onde irão atuar. ”A Sesap atua como acolhedora dos médicos, fornecendo todas as informações sobre como se dará a atuação deles e sobre a realidade local do Sistema Único de Saúde”, explica Uiacy Alencar, responsável técnica pelo Programa Mais Médicos no Estado. A programação começou na manhã desta terça-feira (29), com uma roda de conversas para apresentação dos participantes. “É um momento mais intimista no qual cada um poderá falar um pouco da sua história de vida e de suas perspectivas”.
Na quarta-feira (30) serão abordados temas como: Política de Assistência Farmacêutica, Saúde do Idoso e áreas temáticas da Vigilância em Saúde. Na quinta-feira (31) um painel temático vai apresentar as Redes de Atenção à Saúde, a Rede Hospitalar e Unidades de Referência Estadual de Saúde, além dos comitês de mortalidade materna e mortalidade infantil.
Dia 1º de novembro, sexta-feira, será o dia do encontro dos profissionais com os gestores dos municípios onde irão atuar. Durante a abertura da mesa de trabalhos, às 8h30, estarão presentes o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde (CES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Após encerrar a programação de acolhimento os médicos seguem para os municípios a que foram designados e a previsão é de que eles comecem a atuar a partir do dia 03 de novembro.
Os médicos recém chegados irão atuar nos municípios de Natal, Caraúbas, Nova Cruz, Touros, Ceará Mirim, Jardim de Angicos e Venha Ver. Esses profissionais passaram por um período de 15 dias de qualificação em Fortaleza/CE, onde puderam conhecer mais sobre o SUS, clínica médica e especificidades da cultura local.
No Estado, o Programa Mais Médicos foi beneficiado com a chegada de 43 profissionais em sua primeira etapa. No Rio Grande do Norte os municípios beneficiados pelo programa na primeira fase são: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.
Da segunda fase, que começou no dia 1º de outubro, já estão trabalhando sete médicos brasileiros, nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional.
No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A Comissão Provab/Mais Médicos é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Conasems) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN).
A Fifa adia o sorteio e a venda de ingressos para a Copa do Mundo depois que o governo brasileiro exigiu auditar o sistema usado pela entidade máxima do futebol para distribuir as entradas. A decisão pela fiscalização e a necessidade de adiar o processo causaram constrangimentos dentro da Fifa e abriram uma nova crise entre a entidade e o governo brasileiro. Mais de 6,2 milhões de entradas foram solicitadas na primeira fase dos pedidos para a Copa. Mas a Fifa só pôde começar nesta segunda o sorteio daqueles que poderão ter o direito de comprar novas entradas. “Para garantir que as autoridades brasileiras estejam envolvidas na supervisão do procedimento para alocação dos ingressos, a Fifa teve de adiar o sorteio, que apenas começará nesta terça”, indicou a entidade num comunicado.
A “acomodação das autoridades brasileiras” foi a forma diplomática que a Fifa encontrou para descrever a exigência feita pelo governo brasileiro que, há dois dias, criou uma nova polêmica com a entidade ao exigir uma fiscalização. Um acordo entre a Caixa Econômica Federal e o governo foi fechado na segunda-feira, exigindo a auditoria. O entendimento foi anunciado dois dias antes de o Procon-RJ entrar com ação coletiva contra a Fifa, pedindo esclarecimentos sobre como seria o sistema de sorteio dos ingressos.
O órgão alegava que os torcedores não foram informados de forma adequada sobre como se dará o processo. Por causa desse atraso nos esclarecimentos, a Fifa não poderá informar aos torcedores que pediram entradas se suas solicitações foram atendidas dentro da data estabelecida. O prazo para dar uma resposta era dia 4 de novembro. Agora, o torcedor que fez seu pedido terá de esperar até o dia 10 para saber se foi premiado. A Fifa também anunciou que a próxima fase da venda de entradas planejada para começar dia 5 de novembro foi adiado para 11 do mesmo mês.
O sorteio dos ingressos está sendo feito na cidade de Manchester, na presença do Ministério dos Esportes, de um tabelião e da Caixa Econômica Federal. A primeira parte dessa fase envolve o sorteio daqueles que fazem parte do grupo de torcedores beneficiados pela Lei Geral da Copa: idosos, estudantes e pessoas inscritas no Bolsa Família. “Na parte inicial do sorteio, todos os pedidos feitos por solicitantes com direito a acesso prioritário de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 – ou seja, pessoas idosas, estudantes e beneficiários do Bolsa Família – serão sorteados com vistas aos mais de 300 mil ingressos da categoria 4 reservados a essas pessoas”, indicou a Fifa.
Só depois do sorteio das entradas para essa classe é que os demais ingressos serão vendidos. Cerca de mil sorteios ocorrerão, num processo que poderá levar mais de 24 horas. No total, um milhão de entradas serão distribuídas nessa primeira fase e os beneficiados receberão um email ou SMS para informar que foram sorteados. A segunda fase termina no dia 28 de novembro.
COMUNICADO DA FIFA
A fim de assegurar o envolvimento das autoridades brasileiras na supervisão dos procedimentos de atribuição de ingressos após o primeiro período de vendas, de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014, a FIFA teve de adiar o sorteio, que só começará hoje (terça-feira, 29 de outubro de 2013). Devido a esse atraso, será impossível informar todos os solicitantes de mais de 6,2 milhões de ingressos quanto ao resultado do sorteio dentro do prazo previamente comunicado, de 4 de novembro de 2013. Assim, a FIFA decidiu postergar o início do próximo período de venda da data original de 5 de novembro para a data de 11 de novembro de 2013, a partir das 12h CET (9h no horário de Brasília).
“Como no próximo período as vendas ocorrerão por ordem de pedido, é essencial para nós que todos os solicitantes de ingressos da primeira fase tenham sido informados do andamento da sua solicitação antes do reinício das vendas”, explica Thierry Weil. “Não podemos correr o risco de que um torcedor não saiba do resultado da sua solicitação antes da colocação das entradas restantes à venda. Obviamente, a nossa prioridade é garantir que cada solicitante tenha a mesma chance de sucesso.” O segundo período da primeira fase de venda acabará no dia 28 de novembro às 12h CET (9h no horário de Brasília).
O sorteio eletrônico está ocorrendo em Manchester, na presença de representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Esporte, além de um tabelião. Na parte inicial do sorteio, todos os pedidos feitos por solicitantes com direito a acesso prioritário de acordo com a Lei Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 — ou seja, pessoas idosas, estudantes e beneficiários do Bolsa Família — serão sorteados com vistas aos mais de 300 mil ingressos da categoria 4 reservados a essas pessoas.
Em seguida, serão distribuídos os demais ingressos da categoria 4 e os outros ingressos de todas as outras categorias, jogo a jogo. O sorteio dos carnês de seleções específicas ocorrerá a seguir. A loteria promete ser uma verdadeira maratona, com até 1.000 procedimentos individuais, podendo levar mais de 24 horas. Até 10 de novembro de 2013, todos os solicitantes saberão por e-mail ou mensagem de texto se tiveram ou não a sua solicitação efetivada. Cerca de um milhão de ingressos estão disponíveis nos dois períodos da primeira fase de venda. Assim que o sorteio for concluído, a FIFA anunciará quantos ingressos ainda estarão disponíveis para venda entre 11 e 28 de novembro.
“Sabemos que vamos ser obrigados a decepcionar uma multidão de torcedores fervorosos, mas mesmo se tivéssemos três vezes mais ingressos ainda ficaríamos muito aquém de satisfazer os desejos de todos”, acrescenta Thierry Weil. “Gostaríamos apenas de incentivar os torcedores a tentarem novamente nos outros períodos de venda.”
A FIFA gostaria de aproveitar esta oportunidade para reiterar que o FIFA.com é a única plataforma de venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Qualquer ingresso de qualquer tipo que esteja sendo oferecido por outras empresas, ou em outras plataformas, não faz parte nem tem relação com o programa oficial de venda de ingressos. A FIFA não nomeou empresa alguma para representá-la na venda de ingressos para os jogos. Recomenda-se fortemente que os torcedores não comprem ingressos por meio de outros canais.
Foi obstruída a votação do substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do teto remuneratório dos servidores públicos do Estado. Os deputados decidiram pela obstrução, pois surgiram dúvidas sobre as alterações feitas no texto original da matéria. O Projeto será discutido em reunião com o colegiado de líderes para decidir como será a tramitação na Casa. A emenda que gerou impasse entre os deputados trata de alterações feitas pela Comissão Especial, que tem como objetivo resguardar direitos adquiridos pelos servidores até 2003.
A PEC 09/2013 insere o § 12 ao artigo 37 da Constituição “a fim de permitir a fixação do teto remuneratório para todos os agentes públicos no âmbito de qualquer dos Poderes do Estado, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública cujo valor é o subsídio percebido pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, não se aplicando tal limite aos subsídios dos Deputados Estaduais”. A matéria é de autoria do Poder Executivo.
Dessa forma, os salários desses servidores não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos desembargadores do Tribunal de Justiça. Na Assembleia Legislativa já existe o abate teto, ou seja, nenhum funcionário pode receber mais que um deputado. O teto remuneratório, neste caso, é o salário do parlamentar.
“Quero dizer a vocês da minha emoção particular. Depois de quatro anos, a cultura voltou à nossa cidade. Os artistas sabem que na Prefeitura têm um parceiro. Este ano retomamos o Natal em Natal, apesar das dificuldades financeiras. Será um momento de grande efervescência cultural”, disse um empolgado prefeito Carlos Eduardo, no lançamento do Natal em Natal ocorrido nesta terça-feira (29), no Restaurante Mangai.
Da vasta programação do Natal em Natal, o chefe do executivo municipal citou o Festival Literário de Natal e a Feira Literária, que ocorrerão no período de 6 a 9 de novembro; o Festival Cine Natal (4/11 a 7/12); o Natal em Cena (12, 13, 14, 19, 20 e 21/12) e os shows do Auto de Natal, destacando as apresentações de Roberta Sá (13/12 – Mirassol), Elba Ramalho (14/12 – Zona Norte), Zeca Baleiro (20/12 – Mirassol) e Fagner (21/12 – Zona Norte), que serão antecedidos por artistas locais. “Essa festa vai crescer. Ano que vem vai ser muito maior. Nós temos que fazer do Natal em Natal um período feliz”, assinalou o gestor.
Ele ressaltou, ainda, uma homenagem ao poeta Vinícius de Morais que neste ano completaria um centenário de vida. Aos artistas presentes mandou um recado: “Nós damos relevância e importância à cultura, mas é vocês que fazem a cultura. Estamos democratizando a cultura a partir dos editais. A nossa política cultural é de Estado. Esta cidade tem grandes artistas”.
Na ocasião, o prefeito lembrou que enviará em novembro à Câmara Municipal o projeto de reforma administrativa, a qual se insere a criação da Secretaria Municipal de Cultura, que se juntará à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Sobre o carnaval 2014, Carlos Eduardo anunciou parceria com a Ambev para o recrudescimento da festa. “Vamos ter um grande carnaval nas quatro regiões administrativas. Vamos trazer os grandes valores e queremos ser referência para o Brasil”, registrou.
A apresentação do Natal em Natal foi feita pelo presidente da Capitania das Artes, Dácio Galvão. Conforme o gestor, serão desenvolvidos 24 projetos entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, culminando com a Festa de Santos Reis, no dia 6 de janeiro. Galvão informou que o orçamento total do Natal em Natal é em torno de R$ 3 milhões, graças as parcerias estabelecidas com a iniciativa privada.
Ele disse que o grande destaque do Natal em Natal é o conceito da diversidade cultural que colocará lado a lado, por exemplo, Milton Hatoum e Caetano Veloso, e os cantadores e violeiros Ivanildo Vilanova e Pedro Bandeira.
Dácio Galvão destacou também a pluralidade do evento e os editais que, de acordo com ele, estão em consonância com o Conselho Nacional de Cultura. “Isto vai evitar a descontinuidade do evento. Os artistas a cada edição vão se apropriar do Natal em Natal”, afirmou.
A presença de artistas, escritores, jornalistas, produtores culturais, secretários municipais e da vice-prefeita Vilma de Faria, além da escritora portuguesa, radicada no Brasil, Tatiana Salem Levy, e do escritor angolano José Eduardo Agualusa, que fazem residência literária em Natal a convite da Prefeitura, conferiu importância ao evento.
Convidado para participar da mesa redonda “Literatura e erotismo”, dentro do Festival Literário, o poeta Livio Oliveira enfatizou a excelência da programação do Natal em Natal, destacando o ressurgimento do Natal em Natal, como força cultural: “O evento marca a cidade. Este retorno é imprescindível para que a marca se estabeleça de vez. A cidade merece. Há uma esperança maior. O Natal em Natal é um marco importante”.
Para a atriz e diretora do Teatro de Cultura Popular (TCP), Sonia Santos, a importância do Natal em Natal é ímpar para a cidade, porque vai agregar cultura e turismo. Na opinião da artista, o evento deve constar no calendário nacional e ter alcance global. Destacou a a diversidade de atrações nos vários segmentos artísticos, o que vai possibilitar um poder de escolha maior por parte dos natalenses e turistas. “O Natal em Natal é uma grande ação cultural de fim de ano”, resumiu a diretora do TCP.
A ausência na execução de uma obra para construção de 15 casas populares custeadas pelo Governo Federal no valor de R$ 70 mil. Esse foi o crime pelo qual o ex-prefeito de Itaú Francisco Neuremberg Fernandes e o empresário Antonio Carneiro Filho, da Terramoto Construções Ltda., foram condenados. A sentença foi proferida pelo Juiz Federal Hallison Rêgo Bezerra, da 12ª Vara Federal, Subseção de Pau dos Ferros.
Francisco Neuremberg foi condenado a perda dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa no valor de R$ 20 mil e proibição de contratar com o Poder Público por dez anos. Antônio Carneiro Filho está condenado a ressarcir integralmente o valor de R$ 128.651,88 (referente ao valor do convênio corrigido), a suspensão dos direitos políticos por cinco anos e ainda pagará multa no valor de R$ 10 mil.
Na sentença, o Juiz Federal ressaltou que está comprovada a inexecução da construção das casas populares. “As obras não foram concretizadas de acordo com projetos, planilha orçamentária e memorial descritivo aprovados, o que foi reconhecido, inclusive, pelo ex-gestor em sua defesa. Tal fato restou devidamente comprovado no Relatório de Avaliação Final – RAF/MI, confeccionado pela Caixa Econômica Federal, após visita realizada no local”, destacou, frisando que o relatório elaborado constatou que o percentual de execução do convênio foi 0%, inclusive informação ratificada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
O Juiz Federal observou ainda que em Tomada de Contas Especial o Tribunal de Contas da União julgou irregulares as contas do então prefeito de Itaú.
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (SINDSEMP/RN), vem, por intermédio do presente, REPUDIAR as declarações do Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, quando da abertura da 6ª Jornada de Capacitação dos Servidores do MP, realizado em comemoração ao Dia do Servidor, na última sexta-feira, 25/10, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo.
O SINDSEMP/RN considera no mínimo desrespeitosa a maneira com que o representante maior do Ministério Público Estadual tratou o Presidente Sindical, ao abrir referido evento e tentar explicar aos servidores e demais integrantes da Instituição os motivos pelos quais quebrou sua palavra, voltou atrás e não mais iria enviar para a Assembleia Legislativa projetos de lei que dispõem sobre a reposição na data-base e altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), discutido e tratado em todos os seus termos com a Administração Superior.
Toda a negociação e tratativas referentes a melhorias e correções de disparidades para com os servidores foi apresentada ao atual Procurador-Geral de Justiça do MPRN antes mesmo de sua eleição, quando ainda candidato. O SINDSEMP/RN apresentou antecipadamente aos possíveis PGJs, ofícios com toda a pauta de reivindicações da categoria, entre elas a data-base e as alterações no plano de cargos.
Com o resultado do pleito ministerial, do qual ainda encontram-se excluídos de eleger seu chefe, o SINDSEMP-RN iniciou a campanha de negociação referente a Data Base 2013, prevista na Constituição Federal, em Lei Complementar Estadual e em Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Na oportunidade, mais uma vez a pauta de reivindicações foi trazida à tona. Os mesmos termos apresentados ao então candidato à PGJ foi rememorado. E o compromisso foi o de tratar os servidores com zelo e respeito.
Durante os meses de junho a setembro, o SINDSEMP/RN discutiu por diversas vezes os pontos possíveis de serem implementados, tendo o Procurador-Geral de Justiça, inclusive, abertos as portas da Instituição para o Sindicato, disponibilizando setores e servidores para que todos os dados orçamentários e financeiros fossem levados em consideração. Junto à Diretoria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (DOFC), da PGJ, foram feitos todos os impactos relativos a implementação da data base (já prevista no orçamento de 2013) e das alterações do PCCR, este negociado para implementação a partir de maio de 2014, como bem mostram as planilhas de impacto exaradas pelo pessoal técnico do MP e apresentadas ao Procurador-Geral de Justiça no dia 13/08/2013 através de ofício nº 121/2013-SINDSEMP/RN.
Toda negociação, com o SINDSEMP/RN, compreendendo a situação de dificuldade orçamentária do Estado, estava tão bem solidificada que para o orçamento de 2014, o próprio Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) foi informado das propostas sindicais, e aprovou, inclusive com voto favorável do próprio Procurador-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Rinaldo Reis Lima, previsão para implementação das melhorias no PCCR. Tal informação pode ser confirmada na ata da Sessão do CPJ realizada em 14/08/2013.
Diferente do que o Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça quis insinuar em evento alusivo ao próprio servidor, toda negociação a então se deu com total transparência em várias instâncias institucionais. Como anexo a esta nota, o SINDSEMP/RN junta documentos que comprovam ser de conhecimento do PGJ, as alterações no PCCR, o que veementemente foi negado pelo Gestor Maior do MPRN perante centenas de servidores, de maneira deselegante, distante da racionalidade e da verdade.
Por todas essas considerações é que o SINDSEMP/RN se viu jungido a traçar algumas linhas de repúdio, aí sim, para a infeliz e lamentável declaração do Procurador-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Rinaldo Reis de Lima. E mais uma vez, aproveita, o ensejo para parabenizar o servidor pelo seu dia.
20% de um ano de 360 dias é o quanto um membro fica afastado de suas atividades e de sua Comarca. Isso porque, se ele não gozar nenhuma licença durante todo o ano, ainda assim, terá 60 dias de férias e cerca de mais 15 dias de recesso judiciário. Quem resolve os problemas de uma Comarca durante esse período de afastamento? É justo que a sociedade não tenha ao menos um servidor efetivo prestando esse serviço? As pessoas sabem disso?
Por que valorizar mais os braços do que as pernas? Se, por um lado, eles chegam a ser "os verdadeiros responsáveis pelas Promotorias de Justiça", por outro, o Ministério Público jamais se sustentaria sem elas. Pior: não sairia do lugar! Se acharam mais conveniente olhar para os lados e lembrar dos braços, faço o alerta: olhem para baixo e deem o devido valor às suas pernas, pois os braços, mesmo 80% mais fortes, jamais terão condições, sequer, de amparar a queda, muito menos atualmente, que ainda são postiços.
O SINDSEMP disponibilizou todos os documentos da proposta de reestruturação do plano de carreira que em sua essência tinha dois pontos, a mudança nos percentuais nas progressões na carreira E a diminuição do tempo para alcançar o fim de carreira de 32 para 20 anos, entregues ao PGJ, que os detinha desde junho e depois de aguardarmos várias reuniões de negociação, fechou acordo com o nosso sindicato, que também pedia reajuste para o cargo de analista (nível superior) equivalente ao que o PGJ quer pagar aos cargos em comissão de Assistentes, no final cortou-se o reajuste proposto e aprovando então apenas o plano de carreira, então ele esperou até o dia da jornada dos Servidores do MPRN e disse na frente de todos os servidores que NÃO SABIA DE TODO O TEOR, justamente o que traria algum ganho remuneratório do decorrer da carreira, e mandaria um outro projeto sem os ganhos remuneratórios na carreira, quando todos esperávamos apenas um comunicado de celebração do envio do plano. A verdade é que nós servidores do MPRN fomos traídos e ainda por cima temos que ouvir Assistentes Ministeriais (CARGOS COMISSIONADOS) tripudiar de nós servidores concursados e estes ainda vão ganhar 85% de reajuste concedidos por esse mesmo PGJ, Dr. Rinaldo Reis. ISSO É UMA VERGONHA PARA O MPRN.
PROFUNDAMENTE DECEPCIONADO COM O MPRN…
Como servidor público da saúde, acostumado a ser tratado como bicho, e acostumado a ter que fazer greve e outras ações para ser ouvido e brigar por migalhas de melhorias, sou solidário aos colegas servidores concursados do MP. Finalmente a ficha tá caindo e vocês estão percebendo que tem que agir como qualquer outro servidor e mostrar a cara, fazer paralisações, greves, e outras ações para lutar por suas causas. Aprendam com os recentes movimentos populares. Usem as mídias sociais,a imprensa, a rua, façam barulho, panelaço, operação padrão, tudo pra chamar a atenção da sociedade. Aproveitem todos os espaços possíveis pra fazer barulho e lutar por suas causas. O MP com certeza não é a ilha de perfeição que adora passar, metam o dedo na ferida, jogem m… no ventilador. Toda casa tem teto de vidro. Uma coisa que os poderosos detestam, sejam eles quem forem, é serem expostos. VÃO À LUTA COMPANHEIROS!
A atitude do MPRN é muito controversa, primeiro faz chover ações ACP contra os municípios do RN, acerca da contratação de comissionados, enquanto que dentro do próprio MPRN, há mais cargos em comissão do que servidores efetivos (fonte: Portal da Transparência), cadê aplicação do princípio da legalidade e obrigatoriedade do concurso público como forma de provimento para determinados cargos públicos (Lei 8.429/92). ????
Por que não abre concurso público para analista área – Direito? Assim como vocês cobram de todos os outros órgãos?
Muito triste o que realmente ocorre nos bastidores do MPRN. É lamentável mesmo ver uma instituição que se diz tão séria e "fiscalizadora" da lei e o que realmente pratica entre suas paredes é o contrário. É como diz o ditado: "Faças o que digo, não faças o que faço." Um enorme contingente de cargos comissionados, além de muita gente cedida de outros órgãos etc. O PGJ tomar uma atitude arbitrária de enviar projeto de lei que trata dos servidores sem realmente atender aos anseios destes. Mas sabe por que o chefe da Instituição não tem real interesse pelos seus servidores? Porque estes não possuem o direito de votar para Procurador Geral de Justiça, mesmo este sendo o chefe também de seus servidores? E mil e uma coisas que acontecem de errado no MPRN. A maioria dos membros que residem na capital do estado e atuam no interior, só aparecem em suas comarcas nas segundas-feiras e vão embora na quinta à tarde. E esse negócio de residir na comarca é balela pra boi dormir. Um membro ganhar mais de R$ 30.000,00 por mês enquanto a grande maioria dos servidores do Estado ganhando miséria. Esse é um dos motivos pelos quais não se implantam planos de cargos e salários mais dignos pro restante dos servidores estaduais.
Prezados leitores, os servidores efetivos do Ministério Público Estadual estão extremamente constrangidos e impressionados com as declarações do Procurador-Geral de Justiça. Não esperava que o chefe maior da instituição fosse capaz de fazer declarações tão levianas, irresponsáveis. Ele chamou o sindicado e, consequentemente, todos os servidores do MPRN, de mentirosos e de desonestos.
É muita contradição dentro de uma só instituição!
Vejam:
Servidores efetivos (concursados) terão apenas 6,7% de reposição salarial (prevista em lei), enquanto que os cargos comissionados terão um aumento de R$ 2.000,00, ou seja, quase 80%, conforme Projeto de Lei já enviado para a Assembleia Legislativa. Esse aumento absurdo foi promessa de campanha do PGJ, moeda para a aquisição de votos, uma vez que seus pares exigiam tal aumento para, assim, poderem exigir mais e mais dos seus assistentes, que são os verdadeiros responsáveis pelas Promotorias de Justiça.
O Ministério Público exige a realização de concurso público em todos os municípios, em consonância com o previsto na Constituição Federal. Todavia, inexiste na instituição cargo efetivo de nível superior, na área de Direito, sendo todos cargos COMISSIONADOS!
Atualmente, a quantidade de cargos efetivos e comissionados é praticamente a mesma. Como pode uma instituição que deve zelar pela constituição ter quase a metade de seus quadros compostos por servidores COMISSIONADOS?
Vale registrar que está em trâmite na Assembleia Legislativa um projeto que prevê a criação de mais cargos comissionados de assistente, com uma nova nomenclatura.
E não é só isso…
Por trás da imagem de guardião da Constituição, são os próprios membros da instituição que maltratam os seus servidores, exigem o extrapolamento de suas atribuições, com inúmeros casos abafados e velados de assédio moral.
Ah, não poderia deixar de falar das irregularidades nas remoções, a pedido, dos servidores. Ausência total de legalidade e de transparência!
Quem investiga o próprio MP?! E quando um membro da instituição comete um ato de improbidade, quem investiga? E o cumprimento da jornada laboral dos membros, quem fiscaliza?
Um membro do MP ganha um auxílio moradia de R$ 2.500,00, sem sequer residir na comarca onde atua, enquanto o servidor que trabalha com ele, na mesma comarca, com um salário infinitamente inferior, arca com todos os custos.
Que democracia é essa que o Procurador-Geral de Justiça tanto apregoa?
E a PAE???!!!
O Procurador-Geral estragou a nossa comemoração sexta-feira, mesmo sem termos tantos motivos para comemorar como servidores da instituição. Esperávamos, no mínimo, RESPEITO!
Esse "anônimo" deve ser um baba-ovo de ALDO, o Presidente do Sindicato.
Quem teve a "honestidade" questionada foi o Sr. ALDO, e não os demais servidores.
Aí agora vêm alguns "sindicalizados" descer a lenha sem sequer saber o que estão falando. Gostaria que o tal "anônimo" esclarecesse quem é que vem ganhando auxílio-moradia, já que isso sequer foi implementado. Mentira tem perna curta, rapaz…
Eu estou louca para a verdade ser revelada Pedro.
Como anônimo falou, os ofendidos foram todos os servidores efetivos que votamos e aprovamos a proposta encaminhada pelo sindsemp ao pgj, nos moldes agora discutidos, havendo todo o registro da assembleia. Além disso, Aldo é o presidente do sindicato e nos representa.
Vcs, assistentes, q são os maiores beneficiados da atual gestão do MP, ficam nesse papel feio de querer denegrir Aldo. Muito triste. Sou servidora efetiva, sem cargo comissionado e sem gratificação. Tenho dignidade, e esta foi ferida pelas palavras do pgj na jornada.
MPRN: "FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO O QUE EU FAÇO". Essa é a frase que melhor se adequa para essa instituição que cobra das Prefeituras e órgãos a realização de concurso público enquanto que na própria casa levanta a bandeira dos comissionados , das imoralidades institucionais muitas vezes abafadas e pretere o servidor efetivo SEMPRE. Pedro, você deve estar mais por fora do que ninguém para dizer que o Presidente do Sindicato é que deve explicações. Há documentos comprovando os fatos ditos pelo Presidente do Sindicato, provas mais que robustas
Se a falta de respeito foi com Aldo, na condição de Presidente do Sindicato, atinge a todos os servidores, toda uma classe desrespeitada por este PGJ. E os servidores estão aprendendo a ser uma classe unida, portanto exigimos consideração com nosso representante!!
A mais pura verdade é que enquanto nos Municípios os Promotores todos os dias ajuízam ACP's tentando abolir cargos comissionados, o MPRN, que deveria dar o exemplo, vem a cada dia aumentando mais seu quadro de comissionados, inclusive buscando tercerizar vários serviços em detrimento a realização de concurso publico!
Ocorre que os comissionados, assim como os servidores efetivos, batem ponto, e cumprem sua jornada, enquanto os membros, muitos deles, so trabalham um (quando vão) e muitas vezes so vao a PJ assinar todo o trabalho ja feito pelo seu Assistente/Assessor (DAI A IMPORTÂNCIA DE SE VALORIZAR TANTO ESSE COMISSIONADO QUE LEVA NAS COSTAS 80% DA RESPONSABILIDADE DO PROMOTOR)
Mais nao para por ai, todos os dias os Promotores vem exigindo de órgãos públicos e privados instalações com acessibilidade a pessoa com deficiência, mas grande parte de suas sedes sao casas velhas sem o mínimo de acessibilidade! Muito coerente, né? Exigir do pobre cidadão comum algo que nao tem e nem tem quem exija!
Independente de ser baba ovo ou não, a questão é que os fatos existem e são graves.
E, ainda, independente do que aconteceu na Jornada os problemas que existem aqui são latentes e urgentes de serem solucionados.
O que está em pauta não são as rusgas pessoais, mas sim, questões institucionais.
O PGJ vive de chorar miséria pelo corte da governadora de 10% do orçamento do MP, mas concede aumento de 80% para cargos comissionados, ocupados em sua maioria por pessoas sem vínculo com a instituição!!! Enquanto isso, concede apenas o reajuste da inflação para os servidores efetivos/concursados!!
E outra: salário dos comissionados, com o aumento, é superior ao inicial de analista (concursado de nível superior)!!
É isso aí, anonimo disse exatamente tudo o que está acontecendo no MP. VERGONHA!!!!! COMISSIONADOS NO MP SÃO MAIORIA, ENQUANTO COBRAM EXONERAÇÕES NAS PREFEITURAS DE SERVIDORES SEM CONCURSO! CONTRADIÇÃO. OS PREFEITOS DO INTERIOR PRECISAM DESCOBRIR ISSO!!!!! A DEFENSORIA PÚBLICA PODERIA TAMBÉM AGIR. QUEM PODERÁ PARAR O MP/RN ? VERGONHA!!!! NÃO EXISTE NÍVEL SUPERIOR DIREITO – QUE É A ATIVIDADE FIM – CONCURSADO. SÓ COMISSIONADOS! CADÊ A ISONOMIA TÃO DEFENDIDA PELO PGJ? ISONOMIA SÓ PARA O QUE LHE CONVÉM! FEIO, VERGONHOSO!
A Câmara Municipal de Natal, que passou por período conturbado nos últimos 10 dias, já começou o dia hoje como alvo de nova polêmica. Desde as primeiras horas da manhã, trabalhadores do Transporte Alternativo e funcionários do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) estão em frente ao prédio, lutando por causas opostas.
Os Alternativos querem que o Projeto de Lei do prefeito Carlos Eduardo (PDT) que unifica as passagens dos transportes de Natal seja aprovado do jeito que está, tirando do Seturn que investiu R$ 20 milhões num sistema moderno e eficiente a prerrogativa de vender as passagens. Já os trabalhadores da NatalCard, que comercializa as passagens, temem por seus empregos, caso o Projeto seja aprovado como está.
O tema é polêmico. Divide opiniões. A Câmara hoje estará dividida. Cada um pressionando para o seu lado. Militantes das duas causas opostas já se aglomeram em frente à entrada principal, para ocuparem as galerias, desde o início da sessão. Cada lado querendo colocar mais gente para pressionar os parlamentares.
O impasse é complicado. A proposta de um lado prejudica o outro. Os vereadores dialogam com as duas partes na busca de uma proposta de consenso, que possa beneficiar os dois lados. No entanto, há poucas horas do início da votação, está difícil encontrar um denominador comum.
A defesa dos envolvidos na chamada Operação Hecatombe moveu novo recurso, junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por meio de um Habeas Corpus, cujo pedido de liminar foi julgado na sessão de hoje (29). A intenção do HC era a de que os acusados não fossem transferidos para uma penitenciária federal até julgamento definitivo do caso.
Os envolvidos estão distribuídos nos presídio federais de Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e alguns devem ser transferidos para Rondônia. A defesa argumentou, no atual recurso, sobre a existência de pré-julgamento, da não fixação do prazo da transferência, além de argumentar que não há necessidade do procedimento, já que os fatos descritos não foram comprovados, o que se tornaria um constrangimento ilegal.
“Não houve antecipação de pena, mas providências necessárias”, afirmou o desembargador Glauber Rêgo, relator do HC, acompanhado, à unanimidade dos votos, na sessão. A defesa continuará aguardando o julgamento definitivo do pleito.
Saiba Mais
A Operação Hecatombe ocorreu em 6 de agosto, com cerca de 220 policiais federais, que deram cumprimento a 21 mandados de prisão, nove mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro-Corá e desarticulou um suposto grupo de extermínio composto por integrantes de forças policiais, que agia, principalmente, na Zona Norte do município de Natal.
Esse presídio hoje é utilizado como forma de tortura política, nesse caso podemos bem ver isso, pois esses presos estão no presídio federal por puras suposições feitas pelo MP/RN e a PF, já que até o momento não se provou tais alegações que motivaram a transferência dos mesmos para o presídio federal, uma das suposições, foi a que um dos presos teria saído para ir aos correios sem escolta, o mesmo preso que é de extrema periculosidade e que no próprio processo seria ele também citado, aonde o mesmo seria resgatado por esses integrantes do presidio de alcaçuz, é muita contradição, imaginem que um homem, segundo a PF, seria resgatado do presídio de helicóptero, dias depois é visto em uma agencia dos correios pagando uma conta, e o pior é que ele não fugiu. claro que não, pois ele estava acompanhado da escolta, segundo o diretor do presidio militar, mas a PF só quis mostrar a imagem em que não aparece os policiais. Vamos ser honesto pessoal, Estão querendo tampar o sol com a peneira, todos os dias estão morrendo gente no Rio G. do Norte, e com a prisão desses suspeitos, em nada diminuiu esses homicídios, se essas pessoas são envolvidas com milícia, porque até o momento, depois de mais de um ano de investigação não se prendeu ninguém em flagrante. MAS Vamos deixar a Policia Federal trabalhar, Pois esse processo é longo e de acordo com os indiciados e citados no mesmo, pode-se ver que até o momento somente os pequenos foram presos, vamos ver se o pau mais uma vez vai quebrar nas costas deles, ou se realmente iremos ter mais novidades.
É REALMENTE VC RONALDO FALOU TUDO, COMO É QUE SE TRANSFERE PESSOAS PARA UM PRESÍDIO FEDERAL, QUANDO O PROCESSO AINDA SE ENCONTRA EM SITUAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO, E SEM SE APURAR OS INCIDENTES QUE MOTIVARAM ESSA TRANSFERÊNCIA, SE ELES ERAM UMA MILÍCIA DEVE-SE INVESTIGAR E PRENDER OS MANDANTES, POIS SE ELES FAZIAM ISSO É PORQUÊ ALGUÉM MANDAVA. SEMPRE QUANDO SE VER ESSE TIPO DE OPERAÇÃO NO RN, NUNCA VEMOS CORONÉIS E OFICIAIS EM GERAL, DELEGADOS E MANDANTES SENDO PRESOS, REALMENTE O PAU SÓ QUEBRA NAS COSTAS DOS PEQUENOS.
Onde e como vai acabar essa onda de vadiagem e baderna que tomou conta de nosso país nos últimos tempos? Até os cabarés são instituições mais organizadas. A luta tem que ser por uma legislação mais rigorosa e punitiva.
Estamos entregues aos ratos, baratas e marginais. Não temos a quem recorrer: a policia diz q não é com ela e q só pode agir se houver agressão, a semob não atende e mesmo assim aparece um amarelinho e Nd tb diz q pode fazer a não ser multar e, por fim a guarda municipal fica olhando e tb diz não poder fazer Nd. Procura-se um guincho para rebocar o alternativo q fica obstruindo a avenida, mas dizem q não tem mais disponível. Até uma hr desta vadios, q se intitulam como permissionarios dos alternativos deixam ruas fechadas: jundiai e campos Sales. Tiram o nosso direito de ir e vir, não sabem respeitar o outro e ainda querem q a população os respeite… É um abuso, não é democracia assim q quero viver! A policia tem q começar a agir, deixar de ter medo de agir!
Bota o BOPE para "recepcionar" estes menino… . E se obstruir as ruas, manda multar e rebocar estes carros. Tem que acabar esta moda de querer tudo na marra. Contra a marra: cassetete.
Correção: …onde se lê "obstruir"… leia-se …obstruirem…
Eu gostaria de saber até quando o governo brasileira vai suporte esse tipo de manifestação violenta?! Isso é uma vergonha, nossos vereadores não estão podendo exercer o seu mandato. Esses permissionarios, assim como os estudantes deveriam ir pra porrada, pq eles já passaram do limite a muito tempo. Cade a polícia desse Brasil?! Coronel Araújo tome providências…. E esse vereadores de esquerda deveriam arcar com todo o prejuízo causado ao prédio da CMN, pq eles foram os incentivadores dessa manifestação, levando lagostas, vinhos, cervejas, cedendo o gabinete pra os manifestante tomarem banho e etc….