Polícia

FBI divulga foto de atirador de aeroporto de Los Angeles

menino

Paul Ciancia, 23, atirador que matou um oficial da TSA (Agência de Segurança do Transporte dos EUA, na sigla em inglês) e feriu outras sete pessoas no aeroporto de Los Angeles (EUA), em imagem divulgada pelo FBI. Ciancia efetuou os disparos no terminal 3 do aeroporto com um rifl.e. Segundo a polícia, ele foi baleado no tiroteio e está sob custódia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Natal será 100% saneada até o final de 2015, certifica o prefeito

Natal terá 100% de sua área saneada até o final de 2015. O prefeito Carlos Eduardo assinou nesta sexta-feira (1) os contratos que marcam a garantia dos recursos junto ao Governo Federal para a execução dos serviços. Esses contratos representam investimentos de R$ 504 milhões de reais nas áreas de abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital potiguar. A previsão da conclusão dos serviços é de dois anos. O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, além de representantes da Caixa Econômica Federal e da Companhia de Água e Esgoto do Estado (CAERN) também participaram da solenidade que ocorreu na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales.

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Norte e ampliação do sistema da Zona Sul beneficiarão 108.234 famílias. Com o investimento será possível executar 817 quilômetros de redes coletoras de esgotos e 108.234 novas ligações de esgotos na cidade.  Na Zona Norte será implantado o sistema de esgotamento sanitário com investimento de R$ 293,7 bilhões. Na região serão construídos 557 quilômetros de rede coletora, 24 estações elevatórias, 8,2 quilômetros de emissários, 18,5 quilômetros de linhas de recalque (tubulação de esgoto), 62.990 ligações domiciliares e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 1.050 litros por segundo.

A ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul terá um investimento de R$ 210,2 bilhões. A obra conta com a construção de 260 quilômetros de rede coletora, 25 estações elevatórias, 18,2 quilômetros de emissários de recalque (tubulação de esgoto), 45.244 ligações domiciliares e ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Jundiaí/Guarapes, para uma capacidade de 1.260 litros por segundo.

            Em seu pronunciamento, Carlos Eduardo enalteceu a importância da assinatura dos contratos que irão deixar a capital potiguar com 100% de sua área saneada. Ele lembrou que investimentos com abastecimento de água e tratamento de esgoto não são muito valorizados, vez que não são vistos pela população, mas representam muito para a população, pois contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos bairros e comunidades que recebem essas obras. O prefeito destacou que uma obra de saneamento básico é uma questão de saúde pública, já que a cada R$ 1 real investido no tratamento de água e esgoto são economizados R$ 4 reais na área da saúde pública. Outro ponto enfatizado pelo prefeito é que o turismo natalense também vai ser impulsionado com a chegada desses investimentos.

            O chefe do executivo municipal também reforçou que a Prefeitura está trabalhando para ampliar os serviços de esgotamento sanitário da cidade. Carlos Eduardo recordou que a atual administração retomou as obras de drenagem e pavimentação dos bairros de Capim Macio, Passo da Pátria e Nossa Senhora da Apresentação, e também deve retomar os serviços na Comunidade da África. Ele  lembrou que a presidenta Dilma Rouseff destinou na semana passada mais R$ 165 milhões de reais para a cidade que serão investidos nas obras de urbanização integrada dos bairros Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação, além dos Conjunto Novo Horizonte e Brasil Novo. “Esses investimentos mostram que a gestão municipal também tem o compromisso de ampliar o saneamento básico de Natal”.

            O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, parabenizou o esforço e a dedicação tanto da Prefeitura do Natal quanto do Governo do Estado na tentativa de obter recursos para a área de saneamento. Ele reiterou que o Governo Federal está aberto para receber bons projetos como os que foram contemplados no Rio Grande do Norte e informou que o objetivo da presidenta Dilma Rouseff é universalizar por completo o acesso ao tratamento de esgoto e o abastecimento de água em todo Brasil. “Esse será um grande desafio, mas com muito trabalho iremos conquistá-lo”.

Opinião dos leitores

  1. Só lembrando que essa foi mais uma luta da Governadora Rosalba Ciarlini. Ela prometeu em campanha e está cumprindo. Quando se elegeu Natal não tinha 20% saneada. Hoje já temos 36% e até 2015 estará toda saneada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Acidente grave com duas vítimas fatais na rodovia BR-406 em Taipu

Mais duas vítimas morreram em acidente na rodovia BR-406 nesta noite . Desta vez o acidente foi na entrada de Taipu.
Um casal ainda não identificado que estava em uma moto modelo Bross morreu em um acidente ainda sem detalhes por volta das 19h30. Até às 23h30 os corpos ainda esperavam pela  remoção do ITEP.
Mais cedo um outro grave acidente também vitimou duas pessoas em uma colisão entre carro e caminhão na entrada de Galinhos.
Wendell Jefferson – Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Por falta de pagamento, Kimi pode não correr nos Estados Unidos e Brasil

Kimi Raikkonen, da Lotus (Foto: P Photo/Wong Maye-E)

A situação de Kimi Raikkonen com a Lotus parece estar se desgastando ainda mais. Após ele e a equipe terem trocado palavrões pelo rádio no GP da Índia, o piloto agora revelou que poderá não terminar a temporada por conta da falta de pagamentos.

De acordo com a publicação “Autosport”, o campeão de 2007 apenas foi para Yas Marina por ter sido convencido de última hora de que teria uma grande multa caso houvesse uma quebra de contrato. Porém, ao ser questionado se poderia perder as duas últimas provas do ano, nos Estados Unidos e Brasil, o competidor não titubeou ao responder positivamente.

“Com certeza. Eu adoro correr, adoro pilotar, mas existe uma grande parte de negócios no meio. Às vezes, quando as coisas não são tratadas como deveriam, acabamos terminando com uma situação infeliz. Você precisa colocar um limite, e quando ele é ultrapassado, não é mais minha culpa”, afirmou.

“Vim para cá apenas porque com sorte encontraremos um acordo para os problemas que estamos tendo. Espero que isso seja solucionado e possamos terminar a temporada da maneira que conseguirmos”, prosseguiu.

O finlandês, que se estima estar com um déficit de U$ 15 mi de falta de pagamentos, afirmou que os comentários de que não vem apoiando o time são duros de ouvir, mas que é difícil manter uma postura quando não se recebe o salário.

“Às vezes não é muito bom ouvir que você não é realmente um bom membro de equipe, e que você não tem interesses no time, mas durante o ano inteiro, você não recebeu nenhum pagamento”, avaliou o competidor.

“Isso não o coloca na melhor posição, mas é assim que funciona e espero, como eu disse, que encontremos um acordo de ambas as partes em como devemos seguir com a situação agora e resolver os problemas, e tentar terminar com tudo o melhor possível”, prossegiu.

Por fim, Raikkonen declarou que as trocas de hostilidades com Alan Permane na etapa indiana não foram o motivo da situação que vem complicando o convívio do finlandês e da escuderia de Enstone. “Isso faz parte”, ressaltou o piloto.

“É verdade que essas coisas não deveriam acontecer, mas aconteceram. Não é realmente um problema. Trata-se de todas as outras coisas, e elas acabam se juntando, no final. Como eu disse, é fácil dizer que é esse o motivo, mas não é”, encerrou Kimi.

Tazio.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministério Público do RN recebe pedido para investigar Albert Dickson

Novo desdobramento no caso da ocupação do pátio externo da Câmara Municipal de Natal. Ontem, o Corpo Jurídico Voluntário (CJV) do Movimento Social de Defesa do Direito à Liberdade (MSDDL) solicitou a abertura de procedimento de investigação criminal contra o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Albert Dickson. De acordo com a denúncia apresentada no Ministério Público Estadual (MPE), Albert teria cometido o crime de denunciação caluniosa contra os 19 manifestantes que assinaram o pedido de Habeas Corpus preventivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Quem assinou o pedido de abertura de procedimento de investigação criminal foi o bacharel em Direito, Dayvson Marques de Moura. Ele faz parte do CJV e está relacionado na lista entregue pelo vereador à 1ª Delegacia de Polícia para abertura de inquérito que investiga as depredações no Palácio Padre Miguelinho. “As pessoas envolvidas são inocentes e não tem nada a ver com a ocupação. Nós assinamos o documento porque o objetivo do CJV é esse: prestar assessoria  aos movimentos sociais”, disse Dayvson.

No documento apresentado ontem à tarde na sede do MPE, o bacharel destaca uma série de fatos que, segundo ele, demonstram que houve um revanchismo político por parte do presidente da Câmara. “Nós tentamos fazer a mediação do conflito e agora somos acusados de sermos os causadores de possíveis prejuízos à Câmara”, colocou. “Há uma tentativa demagoga de moldar a opinião pública, utilizando o linchamento moral público como plataforma política”, completou.

O pedido de abertura de procedimento investigativo criminal contra Dickson é uma resposta do MSDDL ao inquérito instaurado na 1ª DP contra os 19 acusados pelo edil. Para o vereador, está claro que o grupo deve ser responsabilizado pelo prejuízo de cerca de R$ 35 mil na Câmara após o Movimento Passe Livre (MPL) deixar o local.

“Vamos prestar os esclarecimentos sobre a depredação que a Casa sofreu, os atos cometidos contra o patrimônio público e mostrar o orçamento do prejuízo que tivemos. Esperamos que os responsáveis paguem. Vamos dar o exemplo ao Brasil”, disse Albert Dickson na última quinta-feira. Ontem, a reportagem tentou novo contato com o vereador, porém, o celular do mesmo estava desligado.

Dayvson Moura acrescentou ainda que, na próxima segunda-feira, o CJV vai encaminhar ofício à Corregedoria da Polícia Civil pedindo o afastamento do delegado Elivaldo Jácome – titular da 1ª DP – da investigação do caso. Segundo o bacharel em Direito, o delegado fez declarações contra os investigados  o que, para Dayvson, demonstram que há uma tendência na investigação. “O delegado disse que tem certeza que os 19 acusados estão envolvidos no caso. Isso não existe. Além disso, ele faz parte do mesmo grupo religioso do presidente da Câmara”, explicou. Albert Dickson é evangélico.

Elivaldo Jácome se defende das acusações e afirma estar consciente do seu trabalho. “Não condenei ninguém. O trabalho está apenas iniciando. Ainda vou ouvir as partes. Quanto à questão da religião, gostaria de dizer que sou católico”, colocou.

O titular da 1ª DP informou ainda que não recebeu os laudos técnicos do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep), que devem elucidar quem cometeu os atos de vandalismo na sede do Legislativo Municipal e não sabe quando vai ter os documentos em mãos.

Com informações da Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Esse projeto de advogado está querendo holofotes, ou quem sabe, algum cargo comissionado em algum partido radical. Lembro que processados criminal já julgados não podem assumir cargos públicos. Ninguém o acusaria sem ter certeza, são muitas horas de filmagens, fotos, testemunhas públicas. Não creio que o vereador, toda a população que sempre presenciou e acompanhou esses atos de vandalismo pelos meios livres de jornalismo, estejam errados quanto o que a aconteceu na CMN. São fortes os indícios de vandalismo e de ligações dessas pessoas, segundo o delegado expôs na tv livre. Ao afirmar que os indícios são fortes, implica em provas já coletadas. O que estranho é o apoio financeiro desse grupo ainda não ter sido exposto. Não me parece um movimento social, é um ato político eleitoreiro para o ano que vem.

  2. Deixa vê se entendi direito:

    1) um bacharel impetrou um HC para garantir o "direito" de 19 pessoas continuarem acampadas na CMN.

    2) com os nomes, fornecidos pelo próprio bacharel, o presidente da CMN decidiu ir até a delegacia a fim de responsabilizar os "estudantes" que acampavam;

    3) depois da besteira feita e de ter entregue o ouro, o bacharel, quer dizer que aquelas pessoas constante no HC nao estavam lá? Quer dizer q nao foram elas? Bem, se for isso mesmo, de onde o bacharel tirou esses nomes???

    Agora so falta esperar davyson se candidatar na próximas eleições…

    4) depois da besteira feita vamos atacar até o delegado, vai que cola?! Totalmente irresponsável.

    E sabe o que eu acho mais complicado?! MP, que adora aparecer, formalizar a denuncia! Se isso acontecer, parem o mundo que eu vou descer. (Espero que a rima nao tenha ficado muito brega)

  3. SINTO VERGONHA DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS. UM BANDO DE VANDALOS DEPREDAM O PATRIMONIO PUBLICO A CASA DA CIDADANIA E AGORA APARECE ESSES GRUPOS ACUSANDO O PRESIDENTE DA CAMARA E TAMBÉM O DELEGADO COMO DENUCIAÇÃO CALUNIOSA. PREOCUPO ME COMO ESTÃO DESMORALIZANDO OS CIDADÃOS DE BEM. SENTIMENTO DE VERGONHA E REPUDIO.

  4. Esse bacharel cada vez mais deixa claro porque não consegue a inscrição na OAB. Não existem impedimentos que possam afastar o Presidente de um Inquérito Policial porque ele é uma peça informativa, um procedimento administrativo. Quem vai decidir se houve materialidade e autoria de um crime é o MP (estude mais o CPP).
    Se a base do pedido é o fato de serem da mesma religião, isso não é argumento é fofoca, fuxico, futrica, menos argumento. Já imaginou quantos seriam tidos como suspeitos se o réu defendesse que o Delegado e o autor da denúncia são cristãos? Teríamos que esperar a nomeação de um muçulmano, budista ou quem sabe um xintoista? Faça-me o favor…
    Quanto a denunciação caluniosa, se não estou muito enganado, já que minha área é outra, é preciso mostrar que ao tempo do pedido de abertura do inquérito o Presidente da CMN, sabia que os denunciados eram inocentes. Isso, meu caro, nem você acredita de verdade.

    1. Sergio, sempre que eu penso em escrever alguma coisa, vc ja tem escrito!!! Temos um pensamento muito parecido.

      Adoraria que tivesse um botão "curtir/gostei" aqui… 🙂

    2. Calunioso foi a acusação do projeto de advogado de afirmar que a religião dos servidores públicos são provas da interferência tendenciosa contra os investigados. Já tinha visto todo tipo de acusado na tv comentar todo tipo de loucura, de sempre afirmar que é inocente, mas nunca ouvi alguém querer processar as testemunhas, o delegado por estar investigando e por terem religião. É formado na UFRN?

  5. Dayvson quem pode comprova . que teve depredação ,no patrimônio é o ITEP DR Elivaldo é um homem serio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

FOTOS: Temendo abalos de maior intensidade, moradores dormem nas calçadas em Pedra Preta

A série de tremores de terra que vem ocorrendo, principalmente no município de Pedra Preta, mudou radicalmente o hábito das pessoas nas últimas 24 horas quando os tremores aumentaram de intensidade e estão sendo registrados com maior frequência.
Os moradores com medo do pior, estão dormindo na rua ou nas calçadas. Outros preferem nem dormir para não serem surpreendidos com novos abalos. O município passou a conviver com equipes de reportagens de TV e jornal. A cidade passou a ser notícia no Estado, no Brasil e até na mídia internacional. Estudiosos em sismologia também desembarcaram em Pedra Preta para acompanhar mais detalhadamente a evolução da fase sísmica como ocorreu na década de oitenta em João Câmara.

Fonte: Via Certa

Opinião dos leitores

  1. Alguém por acaso já aventou a possibilidade da responsabilidade por estes abalos estar atribuída à Petrobras? Ela extrai petróleo em terra, fecha e abre poços sem nenhuma fiscalização de órgãos externos de serviços para geologia ou ambientais. Poderá estar havendo, erupções subterrâneas, decorrentes de gases acumulados em poços já fechados, onde, por falta de expansão, forma-se uma verdadeira bomba subterrânea, onde estes gases, devido a excessiva pressão, possam vir a estar em processo de combustão, ocasionando estes tremores. Seria bom que a equipe da UFRN e o Ministério Público do RN pudessem pedir explicações à Petrobras, sobre esta possibilidade.

  2. Enquanto a populaçao de PEDRA PRETA dorme nas ruas com medo dos abalos, o prefeito vem dormir em Natal e ainda recebe diaria de R$ 300,00 eh mole???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP denuncia Micarla e mais 29 pessoas por peculato

Está no Novo Jornal de hoje.

O Ministério Publico deu entrada no dia 30 na 7º vara criminal da denuncia contra Micarla de Souza por peculato(apropriação de dinheiro público) e mais 29 pessoas. Entre elas seu ex-marido, Miguel Weber.

A grande parte dos denunciados são envolvidos com a Associação Marca, do Rio de Janeiro e gerenciava as UPAs e AMES na administração da ex-prefeita.

Na mesma 7º vara, corre o processo da operação Assepsia onde nove dessas pessoas denunciadas agora já respondem.

Confira os nomes dos 30 denunciados agora pelo MP:

Denunciados

Opinião dos leitores

  1. E A MARCA DE MOSSORÓ…
    Ministério da Meia Noite no Reino Encantado do País de Mossoró, onde reina a IMPUNIDADE e o IMPERIALISMO Rosado NUMA "chuva DE iRREGULARIDADES" ocorridas em todas as esferas e áreas, e que mesmo tendo seis sentenças numa mesma direção, contra os mesmos réus, NADA ACONTECE.
    É a volta do Rei Don João VI e sua Corte Portuguesa numa lambança PATRIMONIALISTA sem precedentes na história do Rio Grande do Norte sem sorte.
    FELIZ DIA DOS FINADOS!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Praia de Areia Preta e do Forte estão impróprias para banho

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou nesta tarde de sexta-feira (01) o resultado da balneabilidade das praias do litoral de Natal e Região Metropolitana. O resultado revelou que dois pontos estão impróprios para banho.

Praia de Areia Preta (Praça da Jangada) e Praia do Forte são os locais que devem ser evitados devido aos altos índices de coliformes fecais. É o que revela o resumo do boletim de Balneabilidade Nº44/2013 do Programa Água Azul.

Os trechos analisados estão distribuídos entre as praias de Tabatinga, em Nísia Floresta, até a praia de Pitangui, em Extremoz.

Opinião dos leitores

  1. Essas praias, bem como, a Praia da Redinha pelo lado do Rio Potengi verdadeiramente, nunca estiveram. Sempre foram esgotos misturados com o mar. O povo é que sempre se faz de ignorante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Isolamento: Executiva do PR se reúne e decide por rompimento com governo Rosalba Ciarlini

Por Alex Viana – Jornal de Hoje

O presidente do Diretório do Partido da República no Rio Grande do Norte, deputado federal João Maia, reuniu os membros da executiva do partido esta manhã para deliberar sobre o futuro da legenda. Na oportunidade, ficou definido que o PR irá romper com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). Ficou acertado, ainda, que o rompimento será oficializado durante reunião do partido no próximo dia 22.

“A orientação do partido é pelo rompimento”, afirmou um dos integrantes da executiva que participaram da reunião de hoje, informando que a direção estadual da legenda divulgaria um comunicado oficial ainda hoje sobre a deliberação.

Em entrevista recente, o deputado João Maia aumentou o tom das críticas ao governo Rosalba, o que para muitos foi entendido como um sinal de que o rompimento estaria próximo.

Na oportunidade, ele criticou o isolamento do governo Rosalba Ciarlini e ponderou quanto a deixar a base estadual. “É muito cômodo você dizer que vai embora, já que todo mundo foi embora mesmo, ou seja, o governo conseguiu sair de uma base de apoio imensa para um isolamento político muito grande. O governo se autoisolou, não é o povo que isolou o governo”, justificou João Maia, acrescentando que “Rosalba pode reclamar de tudo, menos de falta de apoio político, que já teve”.

João Maia ressaltou também que, além do isolamento, o governo tem causado desagrado pela má gestão e por insistir na justificativa de crise econômica. Até porque, para ele, esse não é, de longe, o maior problema da gestão estadual. “Eu acho que o governo desperdiçou essa base política. Um governo muito fechado, desconfiado, não é que o governo não tenha problema financeiro, ele tem. Mas dos 10 maiores problemas que o governo tem, o financeiro é um dos últimos. Tem problema de desconfiança, de ser fechado, de gestão”, analisou.

João Maia tentou deixar claro na entrevista que a saída do PMDB do governo não foi o determinante para o eventual rompimento do PR. Ressaltou também que o PR não romperá, simplesmente, para se aliar aos peemedebistas. “O nosso grande desafio é que precisamos ter um projeto para o RN. Politicamente, a situação política do RN é de vaca desconhecer bezerro. Porque o PMDB é muito forte e ficamos todos nós esperando o que o PMDB vai decidir, já que todos reconhecem a força que o PMDB tem”, analisou.

Ele descartou a possibilidade do PR apoiar a reeleição de Rosalba. “Tem muita dificuldade de não reconhecer que vai mal, e sim de mudar. Se vai mal, e se ela vai ser candidata à reeleição, se nós não vamos com ela e acho que a tendência dos partidos é não ir, qual é nosso projeto? Nós temos substância e força para estar no projeto majoritário; agora eu sou de grupo. Precisamos conversar com nossos aliados e saber qual é a do grupo. Eu não quero decidir isoladamente”.

O PR mantém no governo a indicação do secretário de Turismo, Renato Fernandes, que deverá deixar a pasta. Quanto à secretária de Trabalho e Assistência Social, Shirley Targino, Maia disse que ela é da cota pessoal da governadora Rosalba Ciarlini. “Shirley é da cota pessoal da governadora, apesar de ser uma militante do PR, e eu sei que se o partido pedir, ela sai. Nós não pediremos”, comentou.

Opinião dos leitores

  1. DIA DE FINADOS NO RIO GRANDE DA MORTE!
    FALECIDOS(MORTOS):
    Saúde, Educação, Segurança, ÉTICA, MORALIDADE e GOVERNO do Rio Grande sem Sorte.
    FELIZ DIA DOS FINADOS!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Nota sobre abalos sísmicos em Pedra Preta

O Governo do Estado por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informa que desde às 9h desta sexta-feira (01) não foram registrados novos abalos sísmicos no município de Pedra Preta.  Equipes da Defesa Civil Estadual e do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) estão no local e já orientaram à população com palestras. A orientação é que, em caso de novo incidente, os moradores saiam do interior das residências. A população está tranquila e, no momento, as equipes da Defesa Civil estão visitando as áreas rurais do município.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Monsenhor Lucas explica o sentido do Dia de Finados: "A vida não é tirada, mas transformada"

O Dia de Finados é uma data muito significativa para a maioria das pessoas. Milhares visitam, lembram e rezam pelos seus entes queridos que não estão mais entre nós. Há vinte anos, o Morada da Paz realiza diversas homenagens nesta data, que é chamada de Dia da Lembrança. Nessas duas décadas a primeira missa celebrada no Dia de Finados é sempre realizada pelo Monsenhor Lucas, no horário das 7h30.

 
O pároco explica qual é a visão da Igreja Católica para a data. “A oração pelos defuntos é uma tradição da Igreja. Já desde o início do cristianismo, quando as celebrações eucarísticas aconteciam nas catacumbas de Roma, a Igreja fazia a memória da morte de Jesus na Cruz e penhor da sua ressurreição. A Igreja crê que a vida não é tirada, mas transformada e desfeito o nosso corpo mortal nos é dado, nos céus, um corpo imperecível”.
 
Ainda segundo o Monsenhor Lucas, ele se sente muito honrado em fazer parte da história do Morada da Paz. “Celebro a missa de todos os fiéis defuntos, no dia 02 de novembro, a convite de Magno e Eduardo Vila. Sempre admirei a conduta cristã e ética de todos eles. Percebemos a preocupação e o respeito do grupo pela crença de todos os que ali estão sepultados”, afirma.
 
Grupo Vila
 
Com 65 anos de atuação no mercado funerário nordestino, o Grupo Vila é uma empresa norte-rio-grandense que se destaca por sua tradição, solidez e dedicação. Atuando em todo o Rio Grande do Norte e em várias regiões da Paraíba e de Pernambuco, a empresa busca oferecer serviços de excelência e diferenciados aos seus clientes, primando pelo cuidado com os detalhes, o acolhimento e a segurança. São mais de 30 empreendimentos entre Funerárias, Centrais de Velório, Cemitérios, Crematórios e Plano Funeral, clientes ativos em mais de 170 cidades do país e mais de 600 mil vidas protegidas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Natal em Natal Apresenta o Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste

17906Primeira edição do Festival vai reunir nomes consagrados da região como os lendários Pedro Bandeira e Ivanildo Vilanova, no dia 5 de novembro, no largo da Praça Augusto Severo, dentro do Natal em Natal

A viola e o repente terão espaço garantido dentro das comemorações do Natal em Natal. No próximo dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, no largo da Praça Augusto Severo, na Ribeira, acontece a primeira edição do Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste. O Festival vai reunir os principais nomes da região a partir das 18h.

Estão confirmados nomes lendários da viola e do repente do porte do paraibano Pedro Bandeira, do pernambucano Ivanildo Vilanova e outros nomes consagrados como Raimundo Caetano (PB), Zé Morais (PE), Rogério Menezes (PE), Raulino Silva (RN), Jairo Silva (PI), Antônio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). A apresentação acontece sempre em duplas.

Pedro Bandeira, considerado um dos maiores violeiros da atualidade, integra o seleto time confirmado para esta primeira edição do Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste. Pedro Bandeira Pereira de Caldas, ou simplesmente Pedro Bandeira, nasceu em 1938 no Sítio Riacho da Boa Vista, no município paraibano de São José de Piranhas. É neto materno do famoso cantador nordestino Manoel Galdino Bandeira, de quem herdou o talento repentista.

Aos 6 anos de idade já fazia versos e aos 17 tornou-se cantador profissional, apreciado e aplaudido por quantos o ouvissem diante dos improvisos nas várias modalidades tradicionais da poesia popular: mourão, martelo agalopado, galope alagoano, galope à beira-mar, quadrão e gemedeira.

Pedro Bandeira é cantador profissional há 51 anos, cordelista e escritor, autor de mais de mil folhetos e centenas de poemas, com dez livros publicados e seis LP´s gravados. É o poeta popular mais da atualidade e conhecido como o “Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste”.

Algumas curiosidades sobre Pedro Bandeira. Cantou para o Papa João Paulo II, para os ex- presidentes Castelo Branco, Costa e Silva, João Figueiredo e Fernando Collor e é o repentista preferido do poeta e escritor José Sarney, para quem cantou várias vezes, quando este era presidente da república. É sempre citado em seus discursos sobre arte de improvisar, quando fala de cantoria.

Pedro Bandeira foi citado e elogiado por Luis Câmara Cascudo, José Américo de Almeida, Jorge Amado, Teo Brandão, Rodolfo Coelho Cavalcante e tantos outros escritores do Brasil e do exterior.

Orgulha-se de ter herdado o dom do Repente de seu pai, que era repentista conhecido. Nascido em Pernambuco, passou a morar em Campina Grande/PB, considerada a capital dos repentistas e cantadores. Lá, passou a ter participação intensa em eventos de cantoria, muitos deles organizados pelos chamados “apologistas”, espécie de animadores e entusiastas da poesia popular.

Sobre Ivanildo Vilanova

Profissional da cantoria desde 1963, Ivanildo tornou-se um dos mais renomados repentistas brasileiros. Em 1974, integrou o grupo de artistas e estudantes que promoveu um congresso de violeiros, reunindo os melhores repentistas do Nordeste, revelando cantadores totalmente desconhecidos.

Nos anos seguintes, participou da organização do Congresso, que passou não só a revelar novos talentos, como a mostrar a criação de novos gêneros: como, por exemplo, o Brasil Caboclo, consagrando Campina Grande como a capital dos repentistas. Em 1980, lançou, com Severino Feitosa, o LP “Cantadores de hoje”, que registrou diversas composições em parceria com Severino Feitosa, como “Flora e Fauna”, “Nordeste independente” e “A História fará sua homenagem à figura de Antônio Conselheiro”.

Em 1981, lançou, com Sebastião Dias, o disco “Mensageiro da cantoria”, que trazia parcerias com Sebastião Dias como, “Desafio (Treze Por Doze)”, “Quem Era Cristão Chorava Quando Jesus Padecia”, “Se Você Tem Bom Guardado Me Responda Cantador” “Cenas da Noite” e “Despedida do Vaqueiro”, entre outras.

Em 1982, Xangai gravou “Galope Beira Mar (Fragmentos Soletrados),” parceria com Xangai, no LP “Que qui tu tem canário”. Em 1984, no LP “Mutirão da vida”, lançado pela Kuarup, Xangai gravou “Natureza”, parceria de ambos. No mesmo ano, Elba Ramalho, no LP “Do jeito que a gente gosta”, lançado pela Barclay/Ariola, gravou “Nordeste independente”, parceria com Braulio Tavares.

Em 1990, “Nordeste independente” integrou o repertório do LP “Elba ao vivo”, lançado pela Polygram e gravado ao vivo no Palace – São Paulo, nos dias 24 a 26 de novembro de 1989. Essa faixa é encontrada apenas na versão CD. No início dos anos 2000, negou-se a aceitar o patrocínio da Souza Cruz para organizar e promover um Congresso de Violeiros e repentistas, que teria que se chamar Congresso Arizona de Violeiros.

É produtor do Congresso de Cantadores do Recife, Festival Nacional de Repentistas de Caruaru e outros importantes encontros de violeiros, cantadores e repentistas. Com mais de 30 participações em discos, entre vinil, CDs e discos de festivais, destaca-se, segundo os especialistas, pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática de seu trabalho.

Em 2002, participou do CD multimídia lançado por Gereba, em comemoração aos 100 anos do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, fazendo dupla com Gereba na faixa “A história fará sua homenagem”, composição sua com Gereba, em memória à figura de Antônio Conselheiro. Em 2006, fez participação especial no CD “Cabeça elétrica, coração acústico” do pernambucano Silvério Pessoa.

Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste

Dia 5 de novembro
A partir das 18h
Largo da Praça Augusto Severo (Ribeira)
Entrada franca
Realização: Prefeitura do Natal, por meio da Funcarte
Mais informações: Amâncio Sobrinho (9927-5018/ 8166-2885)

Programação

Recital: Aboios e parábolas da Pedra Só com o poeta JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO (BA)
Causos e poesia: Amâncio Sobrinho (RN)

Dupla:
Raimundo Caetano (Paraíba)
Rogério Menezes (Paraíba)

Dupla:
Antônio Lisboa (RN)
Edmílson Ferreira (Piauí)

Dupla
Jairo Silva (Piauí)
Jeferson Silva (Piauí)

Dupla
Ivanildo Vila nova (PE)
Raulino Silva (RN)

Dupla
Pedro Bandeira (PB)
José Morais (PB)

Opinião dos leitores

  1. Ola boa tarde estou fazendo uma reunião para um parlamentar e gostaria de ver um repentista, para atravéz de seus repentes reivindicar ao parlamentar candidato federal os direitos que a nos são negados, saúde educação direito dos deficientes e segurançaõ fico no aguardo milene maria,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

EUA: agente morre em tiroteio no terminal do aeroporto de Los Angeles

O aeroporto internacional de Los Angeles (LAX) foi esvaziado nesta sexta-feira, 1, após relatos de disparos de arma de fogo. A polícia disse que diversas pessoas ficaram feridas no tiroteio, que teria ocorrido no terminal 3 do aeroporto por volta das 9h30 (14h30 no horário de Brasília).

A Agência de Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) confirmou que alguns de seus agentes foram feridos e confirmou que um morreu. “Um agente da TSA foi baleado e morreu. Outros três ou quatro funcionários da TSA ficaram feridos”, disse uma fonte ao jornal Los Angeles Times.

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, em entrevista coletiva, afirmou que o FBI está investigando o caso com o auxílio da polícia local. O pouso e decolagem de aviões chegaram a ser interrompidos.

Segundo o chefe da polícia do aeroporto, Patrick Gannon, um homem armado com um fuzil entrou sozinho no aeroporto e ao chegar na área de segurança começou a atirar. “Ele continuou andando e atirando, a polícia (do aeroporto) respondeu imediatamente às ligações e um tiroteio ocorreu no terminal 3”, afirmou Gannon.

Autoridades federais identificaram o suspeito – que está preso – como Paul Ciancia, de 23 anos, e disseram que ele agiu sozinho. Ciancia tirou de uma sacola o fuzil e efetuou disparos em diferentes pontos do local. Não estão claras as motivações do atirador.

Brian Keech, que estava no aeroporto, contou ter escutado “aproximadamente dez disparos” vindos de dentro da área de segurança. O passageiro Robert Perez contou à rede CBS que policiais entraram no terminal gritando que havia um homem armado. “Eu ouvi disparos e todos se jogaram no chão”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro diz que se consultaria com médicos reprovados no Revalida

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) defendeu nesta sexta-feira (1º) os médicos reprovados no Revalida, exame federal para reconhecer o diploma de medicina obtido no exterior, e que atuam no Mais Médicos.

Foi revelado que um grupo de 48 profissionais do Mais Médicos foi reprovado no exame. Padilha afirmou que os profissionais reprovados no Revalida podem fazer os atendimentos do Mais Médicos. “Eu me consultaria sem nenhum problema”, disse.

Segundo o ministro, a atuação no Mais Médicos é diferente das exigências do Revalida. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Os médicos do Mais Médicos estão aqui para cuidar da atenção básica. O Revalida é para quem quer operar, quem quer fazer procedimentos de alta complexidade”, disse.

Padilha citou como exemplo a Austrália, cujo programa de atração de médicos, segundo ele, tem uma proposta similar, onde médicos estrangeiros têm um registro para trabalhar na atenção básica. Se desejarem fazer outros procedimentos, devem buscar o registro completo.

Padilha considerou o programa um sucesso, desconversou ao ser perguntado sobre as críticas e disse que tem escutado muito mais elogios. “O programa recebe muito mais elogios do que críticas. Quando eu viajo, a população diz que está muito satisfeita.”

Em nota, o CFM (Conselho Federal de Medicina) defendeu a exigência do Revalida no Mais Médicos. “Oferecer indivíduo com perfil distinto é iludir os moradores das áreas mais carentes, pois se houver um caso grave esse médico de segunda linha terá dificuldades em agir, podendo, inclusive, causar até danos maiores”, afirmou o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.

Os 48 médicos reprovados estão entre os 681 selecionados para a primeira rodada do programa, criado pelo governo federal para enviar médicos para atuar na atenção básica prioritariamente no interior do país.

No total, 1.440 candidatos formados no exterior não passaram para a segunda fase do Revalida. Além do exame, os médicos formados no exterior podem tentar validar o diploma em universidades que tenham um processo próprio de validação do documento.

Editoria de arte/Folhapress
 Folha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Jogador cearense do Avaí escapa de ter perna amputada

O lateral-esquerdo cearense Héracles, do Avaí, escapou de ter uma de suas pernas amputada após sofrer uma entrada violenta do volante Graxa, do Bragantino, em jogo da Série B do Campeonato Brasileiro.

Para sorte do atleta de 21 anos, os médicos do clube catarinense descartam a possibilidade de amputação, após constatarem em exames que ligamento colateral do jogador não se rompeu, mas foi distendido.

Com o diagnóstico feito, Héracles segue para São Paulo, onde vai fazer tratamento com o médico Renê Abdalla, que é uma das referências em lesões de joelho no país e que já trabalhou com jogadores famosos como Paulo Henrique Ganso e Rogério Ceni.

Em entrevista coletiva na Ressacada, o cearense demonstrou não ter mágoa de Graxa: “muitos familiares, amigos dando força, apoio, muitos me ligaram revoltados com ele. Mas falei para a minha esposa: ‘Amor, não consigo ter raiva dele, não consigo. Sei que é um lance que poderia ter sido evitado, mas não consigo ter raiva”, disse.

A principio, o tempo necessário para a recuperação completa neste tipo de lesão é de cerca de um ano. 

Cearense de Caucaia, Héracles passou pelas categorias de base de Fortaleza e Uniclinic, antes de se transferir, ainda como amador, para o Atlético-PR. Este ano foi emprestado ao Avai para a disputa da Série B.

Tribuna do Ceará

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Caern espera 80 convocados se apresentarem até início de novembro

Dois terços dos concursados convocados em outubro, pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), já se apresentaram à Gerência de Desenvolvimento Humanos (GDH), em Natal, ou nas regionais de Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros ou Assú.

Das 80 pessoas que compareceram, dez providenciaram a documentação em pouco mais de uma semana e começam a trabalhar nesta sexta-feira (01).

Em outubro, a Caern iniciou a convocação de 221 candidatos aprovados nos dois últimos concursos da empresa, realizados em 2010 e em 2013, para que ingressem na empresa. Do total de convocados, 39 são aprovados no concurso de 2010 para o cargo de agente administrativo em algumas cidades do interior. A esses aprovados, foram oferecidas vagas alternativas para Natal.

Segundo o presidente da comissão organizadora dos concursos, Vicente de Paula, entre os que se apresentaram há outro grupo de 62 aprovados em vários cargos que estão certos para ingressar na Caern no próximo dia 14 de novembro. Os demais dependem ainda da apresentação de documentos exigidos para a posse. O candidato tem 30 dias, contados a partir da data em que foi convocado, para entregar os documentos solicitados.

Por isto, deve se apresentar com antecedência para dar tempo de levantar todos os documentos e exames médicos necessários. Após este prazo ele é considerado desistente. Quem for convocado e não tiver interesse em assumir a vaga, pode comunicar por escrito à Caern, dando oportunidade para que seja convocado o aprovado subsequente. De acordo com Vicente de Paula, novas convocações podem acontecer em diversos cargos em função de desistências, pedidos de prorrogação ou necessidade da empresa.

Convocados

Em outubro, além dos 39 agentes administrativos do concurso de 2010, foram convocados aprovados no concurso de 2013 para os cargos de analista de sistema (1), auxiliar de enfermagem do trabalho (1), auxiliar eletromecânico (15), auxiliar mecânico de manutenção (10), auxiliar mecânico geral (4) auxiliar operador de sistema de água e esgoto (83), operador de sistema de água e esgoto e veículo médio (5), auxiliar sondador (2), engenheiro civil (5), engenheiro eletricista (3), engenheiro mecânico (4), técnico em engenharia/controle ambiental (7), técnico em engenharia/ edificações (23), técnico em engenharia/eletrotécnica (12), técnico em engenharia/ mecânica (2), técnico em engenharia/topografia (1), técnico em manutenção de computadores (2), e técnico em segurança do trabalho (2).

Os convocados devem apresentar-se munidos de documentos pessoais, além de quatro certidões: certidão negativa da Justiça Federal, certidões cível e criminal da Justiça Estadual, e atestado de antecedentes criminais emitido pelo Itep. No caso desse último documento, o candidato também pode apresentar a requisição do atestado, caso ele não tenha sido emitido a tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *