Saúde

Cartão do SUS se torna obrigatório, mas Natal dá conta de demanda por falta de papel, internet ou impressora

(Por Interino)

Treze anos depois da sua implantação e cerca de R$ 400 milhões investidos, o cartão nacional de saúde, conhecido popularmente como Cartão SUS, não cumpre a sua finalidade.

O sistema, criado em 1996 e implantado a partir de 1999, pelo Ministério da Saúde, deveria garantir maior controle da prestação de serviços e qualificar o acesso dos usuários a estes. Entretanto, na prática, diversas falhas são apontadas, a começar pelo acesso.

Esta semana, o Ministério da Saúde tornou o uso do cartão obrigatório, mas a previsão é de hajam problemas para o cumprimento da medida.

Para conseguir fazer o cartão – exigido para consultas e exames de média e alta complexidade na rede pública de saúde – é preciso disposição e paciência. Em boa parte das unidades de saúde de Natal, o serviço está suspenso por falta de computadores, impressora, internet ou ainda papel e toner. O déficit de funcionários para manter o serviço também limita o funcionamento.

Os postos de saúde de Candelária, Jiqui e Mirassol também não produzem o cartão SUS. Na unidade básica de Nova Descoberta  e de Neópolis, a retirada ocorre no horário da tarde, às segunda, quartas e sextas-feiras. No Posto de Saúde São João, na Romualdo Galvão, em Tirol, a paralisação já dura há dois anos. No local, um atendente que preferiu não se identificar garante “em todo o Distrito Leste, quem precisa deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde”.

Para atender a população desses bairros da Zona Sul, a SMS concentrou o serviço no Distrito Sanitário Sul, próximo ao Viaduto do Quarto Centenário, na Norton Chaves. Por dia, são feitos em média 100 documentos vindos de diversos bairros da capital e até do interior. Por ser unidade de marcação e regulação de exames, a confecção agiliza a burocracia e encurta a peregrinação dos usuários.

Na Unidade Mista de Cidade da Esperança, zona Oeste da capital, a demanda  diária varia de 30 a 50 documentos. Em geral, moradores de Cidade Nova, Nova Cidade, Bom Pastor, Km-6, Jardim América, Felipe Camarão e Nazaré. A carência de funcionários, ressalta a gerente técnica responsável pelo Cartão SUS, Maria Analúcia Cavalcante Monteiro, faz com que o expediente se restrinja ao horário de maior fluxo de pacientes, das10h às 12h todos os dias.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Triângulo amoroso termina em morte na ZN. Madrugada registra mais dois mortos.

(Por Interino)

A madrugada de hoje foi movimentada com quatro homicídios registrados pela Delegacia de Plantão da Zona Norte (DPZN). Em dois casos, a Polícia suspeita de crime passional, ambos envolvendo um triângulo amoroso.

O primeiro deles ocorreu na rua Santana, em Jardim Progresso. A vítima vivia na mesma residência que a amante e o esposo dela. Ao saber da situação, o acusado ameaçou a mulher, que fugiu. Francisco das Chagas Soares de Oliveira, de 26 anos, acabou morto após sofrer inúmeros golpes de barra de ferro na cabeça.

No outro caso, a vítima foi o marido de uma mulher, personagem central de outro triângulo amoroso. A Polícia acredita que o crime ocorreu na BR-101, em Extremoz, onde foi encontrado o corpo do rapaz. Ainda não se sabe a identidade dos envolvidos.

A agente de Polícia da DPZN acredita que o assassinato ocorreu antes do carnaval porque o corpo já estava em estado de putrefação. A suspeita é de que o amante tenha envolvido a vítima em uma emboscada a e ao matá-lo escondeu o corpo de um buraco raso às margens da rodovia.

A DP Zona Norte registrou também o assassinato de um jovem de 15 anos, no Loteamento Aliança, bairro Nossa Senhora da Apresentação. O fato ocorreu por volta das 5h da manhã de hoje entre as ruas Abimael Florêncio e a Travessa Libanês. O adolescente conversava com amigos na rua quando dois homens se aproximaram em uma moto e desferiram vários tiros. Ele não resistiu e veio a óbito no local.

A família informou que a vítima trabalhava como camelô e não tinha notícias de inimizades. Também na madrugada o registro de um suicídio. Os casos serão encaminhados para as Delegacias dos respectivos bairros que serão responsáveis pelas investigações.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

Juca Kfouri pergunta a Netinho de Paula se comunista pode bater em mulher relembrando caso de 2005

(Por interino)

O pré-candidato do PCdoB à prefeitura da capital paulista, Netinho de Paula, foi entrevistado na manhã desta quinta-feira, 1°, pela rádio CBN.

Durante 25 minutos do ‘CBN São Paulo’, o político respondeu a perguntas de ouvintes, da apresentadora Fabíola Cidral e dos comentaristas da emissora, o engenheiro José Luiz Portella e o jornalista Juca Kfouri.

Durante sua participação na entrevista com o pagodeiro, que também é vereador de São Paulo, Kfouri lembrou do caso de polícia que envolveu Netinho (foto) em fevereiro de 2005, quando o ex-integrante do Negritude Júnior agrediu a decoradora Sandra Mendes de Figueiredo Crunfli, sua esposa na época. “Numa cidade em que a maior parte do eleitorado é feminino, comunista pode bater em mulher?”, perguntou o jornalista.

“Oh, Juca. Essa vem até a ser uma maldade muito grande”, começou a responder o pré-candidato do PCdoB.

Após dizer que se arrependeu do ato “covarde”, pedir desculpas e relatar que vem trabalhando na Câmara de São Paulo para criar projetos justamente contra a violência feminina, Netinho também pediu desculpas a Juca Kfouri e a toda população.

À época da agressão, no entanto, o artista afirmou que os hematomas nos olhos da mulher foram provocados por uma batida na porta.

FOnte: Comunique-se

Opinião dos leitores

  1. Inacreditável que, até hoje, esse povo não tenha descoberto que quem tira nossas riquezas não são os comunistas. São os donos do poder capitalista, ou seja: alguns governantes estadunidenses, suas empresonas transnacionais militaristas, uns poucos governantezinhos capachos brasileiros ( que pegam alguns punhados de dólares, justamente por serem capachos e, não saberem ficar com toda a grana que nosso Brasil possui). E que, para nós, Povo, não resta nada, nunca restou e jamais restará, senão muita miséria, muita exploração e muita indignidade!

  2. Como é possível que um "cantor" como esse Netinho comunista não sabe que quando vem o comunismo, os comunistas vão confiscar toda a sua riqueza e ele vai ficar na merda da poreza mizeravel socialista?!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

[FOTO] Professor Girafales de 'Chaves', apresenta neta "bonitona" aos fãs

Ruben Aguirre, o professor Girafales de ‘Chaves’, apresentou sua neta Raquel aos fãs, através de seu Facebook, neste sábado, 3. O ator mexicano contou que a moça, que está com um vestido longo e decotado na foto postada pelo avô, também artista e tem uma banda de rock, Pink Mammas.


Fonte: Ego

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

[FOTOS] Jovem capota carro várias vezes na BR-226 e sai ileso

Fotos: J. Júnior


(Por Interino)

Um acidente foi registrado por volta das 20h30 dessa sexta (02), na BR 226, em um local conhecido como curva da Sussuarana, localizado a cerca de 4 km do município de Currais Novos.

O veículo envolvido na ocorrência foi um Peugeot 306, de placas NNR-6485, conduzido por um jovem identificado como Danilo Marcos Diniz, 22 anos, natural de Natal.

Informações dão conta que o jovem se dirigia de Natal para Caicó quando perdeu o controle do veículo e capotou várias vezes.

Apesar da violência do acidente, o condutor não teve ferimentos graves.

A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: DNonline

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco em Santa Maria/RN

(Por Interino)

Mais uma agência do banco Bradesco foi alvo de explosão de caixa eletrônico no interior do Rio Grande do Norte.

Desta vez, na madrugada deste sábado (3), por volta das 3h30, os bandidos detonaram o estabelecimento situado no município de Santa Maria, situado a cerca de 57 km de distância de Natal.

Na ocasião, um dos caixas foi violado e até o momento não se tem informação da quantia roubada.

Informações preliminares dão conta que o grupo fugiu rapidamente do banco em uma pick-up com destino ignorado.

Diligências foram realizadas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado. A polícia não soube informar sobre a presença de circuito interno.

Com informações do DNonline

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Apresentador de TV João Kléber pode se candidatar a vereador em São Paulo

(Por Interino)

O apresentador de TV  João Kléber pode se candidatar  para vereador de São Paulo nas próximas eleições.

O apresentador foi convidado pelos parlamentares do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), no qual é filiado há algum tempo, para se candidatar ao cargo.

“Eu fui convidado, mas, no momento, não tenho resposta. Estou pensando, não costumo descartar nada nessa vida, mas estou focado na televisão, no meu lado empresário e na produtora”, contou ele a O Fuxico.

“Eu sempre carreguei a bandeira do meio ambiente, acho que isso chamou a atenção deles. Em Portugal, eu já fazia isso”, disse João, que morou  por vários anos na Europa, onde fazia o polêmico programa Teste de Fidelidade, que agitou a RedeTV! quando era exibido no Brasil.

Fonte: O Fuxico

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

Homem é preso em flagrante acusado de abusar sexualmente de menino de 12 anos e Mossoró

(Por Interino)

Policiais da Força Tática de Mossoró prenderam em flagrante o mototaxista “José Amauri de Azevedo” 55 anos, por tentar abusar de uma criança de 12 anos.

O crime aconteceu na rua Silva Jardim, no bairro Boa Vista.

Os policiais participaram da operação e contaram que ao chegarem ao local, tanto o mototaxista quanto a criança estavam nus.

Segundo José, a criança teria ido até sua casa convidado por outro rapaz, conhecido apenas como Paulo, para tirar mangas.

“Quando eles chegaram eu estava tomando banho. Quando eu sai do banheiro eu perguntei por Paulo e o “menino” disse que ele já tinha ido embora e me pediu para tomar banho. Ele começou a tirar a roupa e nessa hora a polícia chegou”, contou o acusado.

O mototaxista disse ainda que só conhecia a criança de vista, pois ele costuma andar junto com “Paulo” que seria flanelinha na Praça de Convivência, local onde ele faz ponto.

José negou que tivesse praticado qualquer tipo de abuso sexual contra o menor, mas os policiais rebateram a versão. Segundo eles, ao chegarem ao local o mototaxista estava consumando ato sexual com o menino.

O menor e o acusado foram levados a Delegacia e foram ouvidos pelo Delegado Roberto Moura.

Em seguida o Conselho Tutelar foi acionado para realizar o encaminhamento adequado em relação a criança. Já José Amauri foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP).

Com informações do blog o Câmera

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

AGU envia "papel de cobrança" para prefeitos cassados. Eles terão ressarcir o Estado pelos custos das eleições suplementares

(Por Interino)

A Advocacia-Geral da União (AGU) começou a enviar, esta semana, notificações de cobrança a prefeitos que foram cassados.

Eles terão que ressarcir o Estado pelos custos das eleições suplementares feitas para escolher os substitutos.

As primeiras notificações foram enviadas a nove ex-prefeitos, todos condenados definitivamente por compra de votos.

A AGU não informou o nome dos políticos.

A conta das primeiras cobranças chega a R$ 800 mil.

Assim que receberem as notificações, os ex-prefeitos terão 30 dias para pagar a dívida, que poderá ser parcelada.

No caso de morte do prefeito cassado, a conta da eleição suplementar vai para os herdeiros, até o limite dos bens deixados às famílias. A penhora de contas bancárias e imóveis também poderá ser solicitada.
Se a dívida não for paga espontaneamente, a AGU entrará com ações judiciais.

Nos últimos quatro anos, 176 eleições suplementares foram feitas no país, gerando um prejuízo de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

O diretor do Departamento Eleitoral da AGU, José Roberto de Cunha Peixoto, defendeu o caráter pedagógico da medida. “A ideia é que os gestores cassados aprendam que o correto é seguir a legislação. Agora sabem que, daqui para a frente, serão responsabilizados e cobrados todos aqueles que cometerem atos ilícitos eleitorais”, destacou.

Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

[Vídeo] Serra diz que o Brasil se chama Estados Unidos do Brasil

(Por Interino)

Em entrevista à Band na quinta-feira (dia 01/03/2012), o pré-candidato a Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra comete gafe e chama o Brasil de “Estados Unidos do Brasil”.

Em seguida, o entrevistador Boris Casoy corrige: “é República Federativa do Brasil”.

Serra então solta: “mudou?”.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=b77vOPV-IEY

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Bancada evangélica quer que "cura gay" por psicólogos volte a ser permitida no Brasil

(Por Interino)

Um a proposta, de autoria do presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), quer  abolir dois dispositivos aprovados em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a proibição desses profissionais em realizar “curas gays”

Além disso, o projeto apresentado pelos evangélicos tem o objetivo de suprimir o parágrafo único da resolução do conselho que diz que “os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.

No fim do ano passado, foi apresentado requerimento de audiência pública pelo relator do projeto, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que havia elaborado parecer em favor da aprovação da proposta.

O projeto foi apresentado no ano passado, mas a ideia não é nova na Câmara dos Deputados e, invariavelmente, volta à baila pelas mãos da bancada evangélica.

A justificativa apresentada no projeto e de que  o CFP restringiu o trabalho do psicólogo e o “direito da pessoa de receber orientação profissional”.

“O Conselho Federal de Psicologia, ao restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional, por intermédio do questionado ato normativo, extrapolou o seu poder regulamentar. O Conselho Federal de Psicologia, ao criar e restringir direitos mediante resolução, usurpou a competência do Poder Legislativo, incorrendo em abuso de poder regulamentar, com graves implicações no plano jurídico-constitucional”, diz o texto.

Com Informações da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Aluno é executado em pátio de escola particular na Zona Norte

(Por Interino)

Um jovem identificado como Vagner de Carvalho Bezerra, 28 anos, foi executado no início da noite dessa sexta-feira (2), dentro do colégio CADE, do ensino particular e supletivo, situado na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal.

De acordo com o PM, a vítima foi surpreendida por um homem não identificado, que saltou da garupa de uma motocicleta, entrou próximo ao pátio da escola e realizou disparos de arma de fogo, fugindo logo em seguida do local, junto com seu comparsa.

Segundo o tenente Avelino, a vítima era aluno do colégio e estava fardada. Informações preliminares dão conta que o crime possa ter sido motivado por acerto de contas.

O local da execução foi isolado até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), para a realização da perícia. O corpo da vítima foi removido para necropsia.

Com informações do DNOnline

Opinião dos leitores

  1. Caro BG,
    Gostaria de ressaltar a importância do seu blog para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entretanto quero compartilhar que a informação aqui veiculada sobre tal fato ocorrido na escola cade não ocorreu dessa forma. Inicialmente  quero colocar que o aluno foi abordado e alvejado na rua lateral da escola e mesmo assim consegui entrar na escola quando, mesmo muito assustados, funcionários e alunos tentaram socorrê-lo acionando a SAMU e a PM que logo chegaram ao recinto. Infelizmente ao chegar ao hospital o mesmo veio a óbito. E, por último, não ocorreu isolamento de nenhuma área pois o ITEP não apareceu para realizar os procedimentos legais. Não se sabe a origem de tal ação com já fora afirmado por vc entretanto gostaria de sua compreensão para esclarecermos como realmente se deu tal fatalidade. Estamos todos tristes, assim com os familiares do aluno. A escola tem uma função primordial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e, nós, eu e você temos que buscar sempre a verdade pois é o único caminho para todos nós. 

                    Conto com seu apoio e colaboração na reparação de tal informação.
                                                                  Com respeito e estima 
                                                                                          jean
                                                                              

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de Alto do Rodrigues gastará quase R$ 350 mil com Buffet

(Por Interino)

Deu no Blog Panorama Político

A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues gastará quase R$ 350 mil com o serviço de buffet para eventos.

No Diário Oficial foi publicado contrato com Maria da Conceição Pereira de Lima ME no valor de 339.635.

O valor é destinado a “serviços de buffet para fornecimento de alimentação e complementos, visando apoio e infra-estrutura, no tocante ao atendimento as Secretarias Municipais de Alto do Rodrigues”.

Xi……

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Episódio de Ivete em série de TV "As Brasileiras" vai ao ar nesta quinta-feira

(Por Interino)

O episódio estrelado pela cantora baiana Ivete Sangalo na série “As Brasileiras”, vai ao ar na próxima quinta-feira (08).

O nome do capítulo é  “A desastrada de Salvador”.

No programa a artista interpreta Raquel, que se mete em uma confusão após pegar uma bolsa da cunhada emprestada.

A série vai ao ar na TV Globo, após o Big Brother Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em pronunciamento, Dilma chora e admite que nomeação de Crivella para Ministério da Pesca foi arranjo político

(Por Interino)
Foto: AE

A presidenta do Brasil, Dilma Roussef, em pronunciamento realizado ontem, na ocasião da despedida do ex-ministro Luis Sérgio – disse o que todo mundo já sabia. Que a indicação do Senador carioca Marcelo Crivella (PRB) foi uma estratégia política.

Disse Dilma, se referindo ao amigo petista:  ”Quero agradecer ao Luiz Sérgio. Obrigada, você foi e é um amigo, um parceiro e compreende a natureza que a política, muitas vezes, acaba por nos impor em nome dos interesses do país”.

Nenhuma novidade

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Gol faz promoção com viagem de volta a R$ 1

(Por Interino)

A Gol acaba de lançar um Super Feirão, com passagem de volta a R$ 1.

A tarifa da Ida é normal.

A promoção vai até às 8h de segunda-feira (5) e dá conta de destinos nacionais e na América do Sul.

Só o Caribe ficou fora.

Para participar do feirão, basta comprar ida e volta simultaneamente, permanecer no mínimo duas noites no destino e realizar a viagem até o dia 30 de abril .

Os clientes que utilizarem a promoção terão, também, direito a acúmulo de 30% de milhas no Smiles.

Acesse o site da Gol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *