Acidente

Navio com 3.500 veículos da Nissan está à deriva no Pacífico após incêndio a bordo

navio

Nissan confirmou que cerca de 3.500 carros estavam no navio Sincerity Ace, de bandeira panamenha, que tombou no Pacífico. Os 16 tripulantes foram resgatados por outros navios a cerca de 2.800 quilômetros da ilha de Oahu, no Havaí.

De acordo com a Guarda Costeira americana, a tripulação pediu socorro após um incêndio a bordo. Há notícias de que três tripulantes morreram no incidente. A Guarda e a Marina americanas, bem como outros navios, estão procurando por outros dois desaparecidos.

O cargueiro tem capacidade para 5.200 veículos e se dirigia do Japão para o Havaí e outros portos nos Estados Unidos. Construído em 2009, o Sincerity Ace é de propriedade da Shoei Kisen Kaisha, que o aluga para a Mitsui OSK Lines, especializada no transporte de veículos. A Shoei Kisen Kaisha já está formalizando um plano de resgate do cargueiro e enviou navios para o local.

O Sincerity Ace desceria a costa pacífica dos Estados Unidos com paradas também no México e em Porto Rico. Na costa atlântica, pararia ainda nos estados da Flórida, Virginia e Maryland, dos EUA.

 

Opinião dos leitores

  1. Navio tá quase igual ao governo petralha do RN, sem rumo, ainda não saiu do Sindicato. Boicotou a posse do presidente eleito por 58 milhões de eleitores, agora tá de Pires na mão. Kkkkkkkkkkkkk.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

‘Não pretendo conversar com Queiroz’, afirma Bolsonaro

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro reiterou nesta quinta-feira, 3, que não teve participação nas movimentações financeiras “atípicas” do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz registradas pelo Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Em sua primeira entrevista após a posse, concedida ao jornal SBT Brasil, ele admitiu que Queiroz, com quem mantinha amizade desde 1984, gozava de sua confiança. Disse, porém, que não pretende conversar com ele agora.

“Ele responde pelos seus atos. Não tenho nada a ver com essa história”, disse o presidente. “Sempre gozou de toda confiança minha. Mais de uma vez tinha emprestado dinheiro para ele. Tinha emprestado para outros funcionários também”, ressaltou. “Não vejo nada demais nisso aí, não cobro juros, nada.”

De acordo com informações do Coaf repassadas ao Ministério Público, Queiroz, ex-assessor do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), movimentou R$ 1,2 milhão no período de um ano em sua conta bancária – entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, o que foi considerada movimentação atípica. Uma das transações na conta de Queiroz citadas no relatório do Coaf é um cheque de R$ 24 mil destinado à primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em entrevista, Queiroz disse que o dinheiro vinha da compra e venda de carro.

Na entrevista, Bolsonaro afirmou que o sigilo bancário de Queiroz foi quebrado sem autorização judicial. “Quebraram o sigilo bancário dele sem autorização judicial. Cometeram um erro gravíssimo.” O presidente observou que o Coaf apontou indícios de irregularidade nas contas de 18 servidores da Assembleia do Rio de Janeiro, mas a imprensa deu destaque apenas a Queiroz. “A potencialização em cima dele e de meu filho foi para me atingir”, disse. “Esse é o tratamento que recebo”, afirmou.

Questionado se Queiroz ainda tinha sua confiança, Bolsonaro negou. “Até que ele prove o contrário, não pretendo conversar com ele. Até porque se eu for conversar, vão dizer que eu estou tentando aconselhá-lo, qualquer coisa”, afirmou. O ex-assessor passou por uma cirurgia, nesta semana, de retirada de um tumor. “Deve ter tirado um pedaço do intestino. Não sei se houve metástase”, disse Bolsonaro. “Peço a Deus que salve a sua vida e ele preste explicações ao Ministério Público.”

O presidente também sinalizou que deseja dialogar com governadores do Nordeste, alinhados à oposição e que não compareceram à posse dele. “Não posso fazer guerra com governadores”, disse. Ele comentou, no entanto, que “ficou sabendo” que há governadores que não colocarão a foto dele em seus gabinetes. “Aí se for verdade, neste caso, espero que não venham pedir nada para mim. Para estes aí, o presidente deles está em Curitiba”, disse.

Bolsonaro afirmou ainda que “talvez um Congresso mais novo” pode aprovar uma lei definindo prisão em segunda instância.

Um repórter pediu que o presidente explicasse a promessa feita no  discurso de posse de que “libertaria” o povo do socialismo já que essa prática política nunca foi implantada no País. Desconcertado, Bolsonaro disse que “graças” às Forças Armadas nunca houve socialismo. Ele citou o levante do PCB em 1935 e a versão militar de que houve uma tentativa de golpe por parte da esquerda em 1964, quando o presidente João Goulart foi deposto pelos militares.

Cirurgia para retirada da bolsa de colostomia está marcada

Bolsonaro relatou que pretende fazer a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia na segunda-feira, dia 28, ou no dia seguinte. A bolsa foi acoplada ao seu corpo depois da facada que recebeu no atentado sofrido em setembro. Antes da operação, ele deverá viajar para a Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial. “Pedi para adiar em uma semana (a cirurgia) para ir a Davos”, contou.

ESTADÃO CONTEÚDO

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Sem tropas federais, Fortaleza vive noite de terror

Polícia Militar registrou mais onze ataques em Fortaleza entre a noite de quinta-feira, 3, e início da madrugada de sexta, 4. O caso mais grave terminou com um suspeito morto e um policial baleado após troca de tiros na rodovia CE-010. O caso foi divulgado pelo Diário do Nordeste e confirmado pelo Estado.  Uma nova tentativa de explosão de viaduto e ataques a agências bancarias e órgãos públicos também foram relatados.

No fim da noite, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, negou o envio imediato de tropas federais para o Ceará, mas disse que a Força Nacional foi mobilizada ‘para se deslocar ao Estado em caso de deterioração da segurança’.

De acordo com a Polícia Militar, a troca de tiros entre os criminosos e policiais ocorreu na CE-010, na Grande Fortaleza. O grupo tentava destruir o fotossensor do radar de velocidade instalado na rodovia quando foi surpreendido pelos militares que patrulhavam a região. Um dos suspeitos foi atingido e morreu no local. Um PM foi baleado na perna e socorrido para o Instituto Doutor José Frota. O estado de saúde dele é desconhecido.

A Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 38. Os demais criminosos fugiram do local.

Por volta de meia-noite, agentes também localizaram explosivos embaixo de um viaduto na rua Dr. Joaquim Bento, no bairro Curió. O material foi removido pela Polícia Militar, mas nenhum suspeito foi localizado.

Ao longo da noite e madrugada, os militares atenderam chamadas de ataques a tiros a agências bancárias e tentativas de incêndios por toda a capital.

onda de crime começou um dia depois de o titular da recém-criada Secretaria da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, dizer que não reconhecia facções no Estado e que não separaria mais os presos de acordo com a ligação com essas organizações. Os grupos criminosos são os principais suspeitos de serem os autores dos ataques.

Tropas federais

Em nota divulgada no fim da noite de quinta, 3, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, negou o envio imediato de tropas federais para o Ceará, mas disse que a Força Nacional foi mobilizada ‘para se deslocar ao Estado em caso de deterioração da segurança’. Mais cedo, o governador Camilo Santana (PT) pediu o envio do Exército para conter a onda de crimes.

Moro determinou que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Penitenciário Nacional tomem providências para auxiliar o governo do Ceará no combate aos ataques por meio de investigação e repressão aos crimes registrados. O ministro incluiu na medida a oferta de vagas no sistema penitenciário federal.

Pelo menos 16 veículos foram incendiados desde o início do ataque, informou balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social cearense e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros.

Prisões

Desde o início dos ataques na noite de quarta, 2, sete pessoas foram presas e quatro adolescente foram apreendidos em flagrante por suposto envolvimento nos crimes. Outras sete pessoas foram ouvidas e liberadas pela Polícia Civil, mas seguem em investigação.

De acordo com balanço parcial divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará, dois suspeitos foram detidos na tarde de quarta, 2, durante diligências das polícias Civil e Militar. Uma mulher de 32 anos foi detida no Parque São José por portar uma garrafa com gasolina e outro homem, de 19 anos, foi preso por suspeita de participar da queima de um coletivo no início da tarde desta quinta.

Outras quatro pessoas, incluindo um menor de idade, foram detidas no Jardim Iracima com garrafas com gasolina. Todos foram ouvidos e liberados, mas a Polícia Civil continua a investigar suposta participação em outros crimes na capital.

O Comando Tático Motorizado (Cotam) prendeu dois homens suspeitos de destruir um fotossensor no bairro Moura Brasil. Um deles estava com mandado de prisão em aberto por furto e o outro tinha passagens por roubo e lesão corporal. No bairro Conjunto Esperança, foram capturados outros dois suspeitos em veículo com placas clonadas. No porta-malas do veículos, os policiais apreenderam um galão vazio e uma caixa de fósforo.

No bairro  Messejana, um trio foi detido pela equipe da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança pela tentativa de danificar um fotossensor na BR-116. Entre os suspeitos estava um adolescente de 14 anos. Com o grupo foram encontrados uma câmera roubada do equipamento atacado e uma marreta artesanal.

ESTADÃO CONTEÚDO

Opinião dos leitores

  1. Deixem os criminosos se divertirem, eles têm esse direito! Pessoal que vota no. PT não gosta de bandido? Deixem eles curtirem nunca boa!

  2. O Estado deveria fazer uma triagem localizar os líderes desses fascínoras e se livrar deles de uma vez por todas. Esse Marcola, por exemplo, já deveria estar no inferno há muito tempo.

  3. Eu acho é bem feito! Votaram no Camilo do PT agora segurem a tromba! Peçam ajuda ao papai Luladrao agora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PSL articula estratégia ‘anti-Renan’ no Senado

Após declarar apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados, o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, tenta construir uma estratégia para evitar que Renan Calheiros (MDB-AL) volte a presidir o Senado. O emedebista, que apoiou Fernando Haddad (PT) na eleição presidencial, é considerado nome “hostil” ao novo governo por aliados de Bolsonaro. Renan tem o apoio de parte da bancada petista na Casa.

O governo precisará do apoio dos comandos da Câmara e do Senado para aprovar medidas como a reforma da Previdência.

O PSL articula a construção de um consenso entre os senadores que já se movimentam como pré-candidatos à presidência da Casa e fazem oposição a Renan. Nesta quinta-feira, 3, o presidente do partido, deputado eleito Luciano Bivar (PE), confirmou o nome do senador eleito Major Olímpio (SP) para a presidência do Senado. Líderes do PSL admitem, porém, que a candidatura é uma estratégia para valorizar o “passe” do partido de Bolsonaro na negociação por cargos na Mesa Diretora.

Ao Estadão/Broadcast, Olímpio admitiu que desistirá da disputa se um aliado se destacar como nome anti-Renan. “Já estava fazendo isso (tentando unificar candidaturas anti-Renan), tanto que estava conversando com as candidaturas colocadas e buscando um consenso. A única coisa que mudou é que eu passo a ser mais um desses (candidatos), mas procurando esse consenso”, disse. “Serei eu o intransigente em dizer que a minha candidatura tem de ser única e absoluta? De forma nenhuma.”

Desde dezembro, líderes do partido de Bolsonaro têm realizado encontros com senadores que pretendem disputar o pleito em fevereiro. Conversas foram feitas com Davi Alcolumbre (DEM-AP), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Alvaro Dias (Podemos-PR) e Esperidião Amin (PP-SC). As negociações também devem chegar a Simone Tebet (MDB-MS), que, apesar de não ser candidata oficialmente, é vista como alternativa a Renan no MDB.

O senador alagoano age para assumir um quinto mandato na presidência da Casa. A necessidade de renovação na cúpula do Senado é um dos argumentos mais usados contra sua candidatura. Aliados de Bolsonaro acreditam que Renan, de volta ao posto, pode usar o cargo para pressionar o governo.

O PSL sabe que a candidatura de Olímpio não é a mais forte porque ele é novato na Casa – critério que costuma pesar na escolha do presidente. “O único jeito de vencer Renan é unir todos contra ele. Só pode haver um candidato, se não ele se beneficia”, disse a deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP). “Se pulverizar, quem ganha é o Renan.”

Na avaliação do PSL, o apoio a Maia na Câmara teve como efeito o enfraquecimento da candidatura de Alcolumbre no Senado, já que ambos são do mesmo partido.

Votação. A nova legislatura tomará posse em fevereiro. Um fator determinante para a vitória de um grupo contrário a Renan será a possível votação aberta. Em 19 de dezembro, ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar obrigando que a eleição para o próximo presidente da Casa seja aberta.

O partido Solidariedade recorreu ao STF para derrubar a decisão de Marco Aurélio sob o argumento da “harmonia entre os Poderes”. O pedido será analisado pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.

Assim como Câmara, o PSL deve buscar cargo relevante na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e em comissões econômicas, mas admite, nos bastidores, que será muito mais difícil garantir a presidência desses colegiados entre os senadores.

ESTADÃO CONTEÚDO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Criminosos ateiam fogo em concessionária da Renault em Fortaleza

A onda de ataques iniciada na noite dessa quarta-feira, 2, continua em Fortaleza e Região Metropolitana. Concessionária de veículos da Renault foi incendiada na noite desta quinta-feira, 3, na avenida Santos Dumont. O POVO apurou que criminosos atearam fogo em cerca de dez carros, após terem rendido e assaltado funcionários.

Entre os carros incendiados estariam uma viatura da Polícia Militar e outra da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) que, segundo apuração da reportagem, teriam sido identificadas pelos criminosos ao chegar na concessionária.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa por meio de nota que está tomando providências para capturar os envolvidos.

Segundo a SSPDS, três indivíduos, um deles armado, chegaram ao local pela área onde são realizados serviços nos veículos e renderam três funcionários.

As vítimas foram roubadas e, na fuga, os suspeitos atearam fogo em veículos que estavam no galpão. Seis automóveis foram atingidos pelas chamas.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) foram acionadas para controlar o incêndio. As chamas já foram contidas na concessionária.

Foi observado pela reportagem que o entorno da concessionária estava mal iluminado. Em conversa com a assessoria da Enel, foi informado que a empresa não é responsável pela iluminação pública. A assessoria também informou que não recebeu nenhum chamado relacionado à danos causados pelo incêndio na iluminação do local.

O Povo

Opinião dos leitores

  1. Que coisa linda. Fico feliz em saber que o crime está vencendo e os otários (povo) continuam achando tudo normal e desejando que o carnaval chegue logo. Ninguém dá jeito nesse país. Ainda não nasceu homem pra isso.

    1. Fortaleza sempre foi reduto do PT, esse infeliz acabou com o Brasil.

    2. Piada: a petralhada cearense diz que não tem conhecimento de facções por lá, Entretanto todo mundo sabe que são muitas e que são aliadas deles. O que não se sabe é por que cargas d'águas eles romperam essa união facções/governo bandidos.

    3. O maior problema do Brasil são os próprios brasileiros. Não tem sentimento de coletividade, como os escandinavos (só para citar um exemplo), e outros povos mais evoluidos.
      Aqui todos querem ética, ordem e respeito, desde que seja só para os outros.

    4. É… parece que "eles" estão querendo isso mesmo. Vai ser fácil para o Bolzo mandar tropas para o Ceará, estado comandado pelo PT. Não será proposital?

    5. Vocês não entenderam o nosso secretário Mauro Albuquerque assimilar lá por isso os eleitores do pt estão revoltados pois ele colocou ordem aqui no RN lembram já agente estamos ffffff soube q em alcaçuz fizeram um mega reveion pra comemorar a saída dela há só pra terminar o motivo da saída nossa governadora queria diminuir o poder dele na secretaria e dá todo poder a uma juíza aposentada q não nunca entrou em um presídio uma pena perdemos um ótimo secretário parabéns Ceará

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Decreto que flexibiliza posse de arma sai este mês

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (3) que o decreto flexibilizando a posse de armas de fogo sai ainda em janeiro. Bolsonaro disse que o decreto vai tirar a “subjetividade” do Estatuto do Desarmamento.

“Ali, na legislação diz que você tem que comprovar efetiva necessidade. Conversando com o [ministro da Justiça] Sergio Moro, estamos definindo o que é efetiva necessidade. Isso sai em janeiro, com certeza”, disse em entrevista ao SBT, a primeira após ter assumido a Presidência da República.

Ele disse que uma das ideias é comprovar a efetiva necessidade com base em estatísticas de mortes por arma de fogo. Assim, moradores de locais com altos indíces de mortalidade teriam mais facilidade em adquirir armas.

“Em estado, por exemplo, o número de óbitos por arma de fogo, por 100 mil habitantes, seja igual ou superior a dez, essa comprovação de efetiva necessidade é fato superado. Vai poder comprar sua arma de fogo. O homem do campo vai ter direito também”.

Além disso, o presidente quer aumentar o limite de armas por cidadão. Para ele, o limite de duas armas por pessoa pode ser aumentado, sobretudo para agentes de segurança. Nesse caso, o limite pode subir para “quatro ou seis armas”.

O presidente avalia que a violência “cairá assustadoramente” com a medida. “Eu vou buscar a aprovação, botar na lei também, a legítima defesa da vida própria ou de outrem, do patrimônio próprio ou de outrem. Você estará no excludente de ilicitude. Você pode atirar. Se o elemento morrer, você responde, mas não tem punição. Pode ter certeza que a violência cai assustadoramente no Brasil”.

Porte de arma

O decreto a ser editado pelo governo diz respeito à posse de arma de fogo, que permite ao cidadão ter a arma em casa ou no local de trabalho. Já o porte diz respeito à circulação com arma de fogo fora de casa ou do trabalho.

Sem se alongar muito, Bolsonaro diz que também flexibilizará o porte de arma. “A questão do porte vamos flexibilizar também, pode ter certeza. Podemos dar por decreto, porque tem alguns requisitos para cumprir. E esses requisitos são definidos por decreto.”

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. A matéria infelizmente está incorreta.
    Vamos lá: Primeiramente para aquisição de até 2 armas de fogo (POSSE) para te-la em casa ou no trabalho, a lei vigente não exige comprovação de EFETIVA NECESSIDADE.

    Já para circular armado (PORTE) a legislação vigente exige a comprovação da EFETIVA NECESSIDADE.

    Por tanto, o decreto que o presidente está estudando é para retirar da legislação do PORTE a subjetividade do termo EFETIVA NECESSIDADE.

    Fonte:
    http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/aquisicao
    http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/porte-de-arma

    1. Amigo, discordo do seu posicionamento. O que está no site da PF é uma coisa, o que de fato ela faz, através das IN (Instruções Normativas), é outra bem diferente. Até pouco tempo o cidadão poderia ter duas armas curtas e duas armas longas, depois colocou-se a restrição de que as duas armas curtas teriam que ser de espécies diferentes (1 revolver e 1 pistola, não 2 pistolas ou 2 revolvers). Depois, também por IN, alterou que a aquisição de armas de fogo poderia ser feito apenas 1 arma por ano. Agora na última IN de novembro, que o cidadão poderia ter em casa apenas uma arma curta, que a segunda curta somente mediante justificativa. Inclusive, de novembro/18 a 31/12/18 a PF não aceitava mais a declaração da necessidade para a POSSE, que a justificativa do "defender minha propriedade, minha família", não era mais um argumento aceito pelo delegado da PF para aquisição de armas, inclusive divulgado pela própria PF. Veja que o termo "declaração da efetiva necessidade" é diferente de "comprovação". Você está apenas declarando, não precisa provar nada, porém, a PF não estava mais aceitando isto., também estava discricionando. Já quanto ao PORTE, nem se fala. Parabéns ao Bruno pela matéria, tema abordado de acordo com a realidade do que está acontecendo dentro da PF.

  2. Eita!
    O que vai ter de playboizinho metido a pistoleiro em vaquejada, desfilando com um pau de fogo no pé do "cipa" deixando o cabo de fora, e dando pipôco prá cima depois de duas lapada de cana, se achando Lampião, vai ser uma festa!!!!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Cirurgia do presidente para retirada da bolsa de colostomia é confirmada para 28 de janeiro

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, em entrevista ao SBT, que será feita em 28 de janeiro a cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que usa desde o atentado que sofreu em setembro.

Bolsonaro explicou que a data foi escolhida em razão do Fórum Econômico Mundial, que ocorre entre 22 e 26 de janeiro em Davos. “Tinha até a data de 21 de janeiro. Mas eu pedi para adiar uma semana, porque o Paulo Guedes acha importante irmos em Davos”, disse.

O presidente disse ainda “confiar” no vice Hamilton Mourão e no trabalho que ele vai fazer enquanto ele estiver fora do País e se recuperando da cirurgia. “Ele é pessoa competente e disciplinada. Não terá nenhuma aventura”, brincou.

Bolsonaro voltou a dizer que houve uma trama em torno do seu atentado e disse que há pessoas que protegem Adélio Bispo. “Tem gente com dinheiro e preocupada em ele abrir a boca, por isso tinha quatro advogados para defender ele. Eles fizeram a cabeça dele”, disse.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro propõe idade mínima de 62 anos para homem e 57 para mulher; presidente fala em extinção da Justiça do Trabalho

O presidente Jair Bolsonaro disse que a proposta de reforma da Previdência em discussão no governo prevê a idade mínima de 62 anos para os homens e 57 anos para as mulheres com aumento gradativo. Segundo Bolsonaro, seria mais um ano a partir da promulgação e outro em 2022, mas com diferenças de idade mínima de acordo com a categoria profissional e a expectativa de vida.

Segundo Bolsonaro, o futuro presidente avaliaria a necessidade de novos ajustes no sistema previdenciário. “Quando você coloca tudo de uma vez só no pacote, você pode errar, e nós não queremos errar”, disse em entrevista ao SBT, a primeira após ter tomado posse.

O presidente indicou que as medidas visam principalmente a previdência dos servidores públicos. “O que mais pesa no Orçamento é a questão da previdência pública, que terá maior atenção da nossa parte. Vamos buscar também eliminar privilégios”, afirmou o presidente, que descartou aumentar a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores, hoje em 11%.

Aprovação

Bolsonaro disse que a reforma não vai estabelecer regras únicas para todos os setores e todas as categorias profissionais. Citou a expectativa de vida no Piauí, que é 69 anos, argumentando que seria “um pouco forte estabelecer a idade mínima de 65 anos”, como previa o texto da reforma enviado ao Congresso pelo governo do ex-presidente Michel Temer.

A diferenciação visa, conforme Bolsonaro, facilitar a aprovação no Congresso, mas também evitar “injustiça com aqueles que têm expectativa de vida menor”. O presidente voltou a dizer que poderá aproveitar a proposta já em tramitação na Câmara dos Deputados, com alguns ajustes.

“O que queremos é aproveitar a reforma que já está na Câmara, que começou com o senhor Michel Temer. A boa reforma é aquela que passa na Câmara e no Senado, não aquela que está na minha cabeça ou na [cabeça] da equipe econômica”, afirmou.

Bolsonaro argumentou que a reforma é necessária para impedir que o país “em mais dois ou três anos entre em colapso”, a exemplo do que ocorreu com a Grécia. “Agora todos terão de contribuir um pouco para que ela seja aprovada. Eu acredito que o Parlamento não vai faltar ao Brasil”, disse.

Justiça do Trabalho

Segundo o presidente, o governo poderá propor a extinção da Justiça do Trabalho, transferindo para a Justiça comum as ações trabalhistas. “Qual país do mundo que tem? Tem que ser Justiça comum e tem que ter a sucumbência – quem entrou na Justiça e perdeu tem de pagar”, argumentou.

Bolsonaro disse que, antes da reforma trabalhista, havia 4 milhões de ações trabalhistas em tramitação. “Ninguém aguenta isso. Nós temos mais ações trabalhistas que o mundo inteiro. Algo está errado, é o excesso de proteção”, afirmou.

O presidente voltou a criticar o excesso de encargos trabalhistas, que acabam onerando a mão de obra no país. Bolsonaro afirmou que não vai mexer em direitos trabalhistas previstos na Constituição, mas que vai aprofundar a reforma trabalhista. “O Brasil é um país de direitos em excesso, mas falta emprego. Nos Estados Unidos, não têm quase direito trabalhista. Não adianta você ter direitos e não ter emprego”, afirmou.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tem que acabar com a justiça eleitoral também, em lugar nenhum do mundo existe isso.
    Quem tiver achando ruim, vasa pra Venezuela. Tchau corruptos.

  2. tst, trt, mpt e drt extinção já, atrapalha o empreendedorismo que pagam os salários deles via impostos.
    pelo visto nos comentários só deu funcionários do judiciário trabalho

  3. Numa sociedade que ainda tem trabalho escravo. Milhões de empregados domésticos trabalhando em casa de bacana sem carteira assinada. Onde há empregados que trabalham muito além do horário sem receber horas extras etc etc a culpa não é da proteção das leis.

  4. ACHO PUUCO…ACREDITARAM NESSE IMBECIL….ELE PRECISA DEIXAR TODO MUNDO DESEMPREGADO E PASSANDO FOME..QUERO VER SE MESMO ASSIM..VAI EXISTIR DEBEIS MENTAIS APLAUDINDO O CANALHA

  5. Maus empregadores gera ações. Encargos ficam com o governo, nada tem a ver com a justiça do trabalho. O governo não abre mão dos impostos.

  6. Aproveita e extingue a UERN que é um verdadeiro e voraz consumidor de recursos que o RN não tem obrigação e muito menos condição de gastar.

    1. Amigo Maurício,
      espero que um dia vc não precise de um médico formado pela UERN para lhe consultar, ou um filho seu precise ser ensinado por um professor formado pela UERN. Mas mesmo vc nao precisando, acredito que vc queira que outras pessoas precisem.
      Existe muitas outras formas de se evitar gasto desnecessário no estado, começando por diminuir os repasses de duodécimos do legislativo, MP e TCE. Não tire a oportunidade do povo do interior de fazer uma faculdade sem ter que precisar vir para a capital onde os custos são maiores. Fora que a UERN foi a primeira Universidade a dar oportunidade aos estudantes de escola pública, pois muito antes do governo federal criar cotas, a UERN já tinha e muitos estudantes de escola publica melhoraram de vida por causa disso.

    2. Com o dinheiro que gasta nessa UERN dá prá pagar todas as faculdades de medicina do país e ainda sobra.

  7. É um imbecil mesmo esse Bostonaro… querer acabar com a Justiça que é justa. Ao invés de criar cadeia para quem enganar o trabalhador, vem com essa estória de premiar eles.

    1. "justiça que é justa".
      Essa foi a piada do dia. Parece que o amigo também falou em "imbecil". Neste caso é prudente não discutir rótulo.

    2. Vá colocar um comércio pra vc ver a dificuldade pra manter o empregado, mais, se tiver regras mais flexível mais empregos teremos, pois mais empreendimentos aparecerão. Como isso, mais emprego aparecerão, apesar de salários mais baixos. Entretanto,com o tempo, o mercado de ajustará, e o assalariado vai poder cobrar melhorias, senão o negócio vai perde-lo, e isso refletirá no resultado final do empreendimento.

    3. A jabuticaba é grande, quer acabar com cabides de empregos, gênio só a gangue petista.

    4. Vai ser empreendedor André para compreender o que Bolsonaro está falando !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Tá na cara que tem coisa errada aí’, diz Bolsonaro sobre movimentações do governo Temer

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (3) que o pente fino que passa no governo de seu antecessor, Michel Temer, pode ser justificado pois “tá na cara que tem muita coisa errada”.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, havia afirmado mais cedo que o novo governo identificou “uma movimentação incomum de exonerações e nomeações e recursos destinados a ministérios” nos últimos suspiros da gestão anterior.

Bolsonaro elencou algumas iniciativas que levantaram desconfiança de sua equipe em sua primeira entrevista após assumir o Palácio do Planalto, concedida ao SBT, uma das emissoras exaltadas pelo público que assistiu à sua posse.

Uma delas: o desenvolvimento de uma criptomoeda indígena, parceria entre a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a UFF (Universidade Federal Fluminense) —já suspenso pela ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. O projeto custaria em torno de R$ 44 milhões.

Ele também pôs a Lei Rouanet sob sua mira ao citar um projeto promovido pela estatal Furnas “para duas corridas em comunidades pacificadas” no Rio, uma delas sendo o morro do Borel.

“Se não me engano”, disse Bolsonaro, para justificar a inadequação da proposta, as ruas de lá têm “uma inclinação de 60 graus”. Fora que o valor seria alto demais (R$ 100 mil por corrida). “Tá errado uma coisa aí.”

O presidente não especificou que projeto era esse, mas disse que ele promove o esporte —há leis de incentivo fiscal para tanto, mas em geral elas ficavam sob alçada do Ministério do Esporte, e não da pasta da cultura, que controlava a Lei Rouanet.

Bolsonaro também destacou que o Ministério do Turismo encomendou uma consultoria para “abrir uma representação para estimular turismo no Brasil”, que custou R$ 3 milhões, um valor que lhe pareceu desproporcional para a tarefa.

Questionado se poderia haver indícios de corrupção aí, respondeu: “Tá na cara que tem muita coisa errada. […] Qualquer um de nós poderia fazer algo parecido com uma consulta na internet.”

Bolsonaro voltou a expressar admiração por Donald Trump, a quem espera encontrar em março, e disse que entende não ser prioridade para o colega americano. “Reconheço minha posição, sabemos que Trump é o jomem mais poderoso do mundo.”

O brasileiro contou ter sinalizado “que em março gostaria de visitar os EUA e ter uma conversa com Trump”. Disse que o encontro, “a princípio, está pré-acertado”.

Outra viagem internacional na mira: Davos, para o Fórum Econômico Mundial, em janeiro. Por isso, disse, adiou em uma semana sua cirurgia para retirada da bolsa de colostomia.

Na entrevista, que durou cerca de meia hora, Bolsonaro foi perguntado sobre por que evocou a necessidade de expurgar o socialismo do Brasil, já que o sistema nunca foi implementado no país.

“Pô, nunca teve graças às Forças Armadas”, rebateu o presidente, que em mais de uma ocasião defendeu o regime militar como algo necessário para livrar o Brasil da ameaça comunista que pairava sobre a guerra fria.

O mais novo presidente brasileiro afirmou que “[Leonel] Brizola pregava abertamente” o socialismo e que o cubano Fidel Castro “sempre apoiou aqui o pessoal que estava do outro lado”.

“Alguém quer regime semelhante que tem em Cuba, na Venezuela?”, indagou.

Sobre Adélio Bispo de Oliveira, o homem que o esfaqueou em setembro, Bolsonaro ventilou mais uma vez a tese de que o ataque não foi ato de um lobo solitário —faria parte de um esquema maior.

“O elemento era filiado ao PSOL”, disse sobre Adélio, que foi da sigla, mas sem grande participação partidária. “E quatro advogados se apresentaram [para defendê-lo], um pegou jatinho particular.”

Isso seria coisa, segundo o presidente, “de gente com dinheiro e preocupada em [Adélio] não abrir a boca”.

Bolsonaro afirmou que, fosse o candidato do PT o alvo do atentado, seu eleitorado provavelmente lincharia o sujeito na hora. E completou: “Espero que ele confesse”.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Com certeza tem coisa errada no governo Temer , as movimentações além do normal, aqui pra nós, ouvi dizer que o governo Temer copiou do Queiroz pq TB viu que o Ministério Público nem tá aí .o Queiroz está rindo de todos.

    1. Inclusive o petralha que movimentou 40 vezes mais que o Queiroz, e esses indignados do pt não indagam nem onde ele anda

  2. O mais um petista que foi bem encantado pelo encantador de burros
    Kkkkkkkkkk
    O Lula tá preso BA BA CA

  3. DEUS ACIMA DE TUDO…ESSE LOUCO ACHA QUE TRUMP E JESUS….O HOMEM MAIS PODEROSO DO MUNDO E DEUS BABACA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro diz que não vai declarar guerra a governadores de oposição

Na primeira entrevista concedida após a posse, o presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (3) que não pretende retomar a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) nem aumentar alíquotas. Avisou ainda que, mesmo com, a oposição de alguns governadores, não pretende partir para o enfrentamento.

“Não posso fazer uma guerra com os governadores do Nordeste, atrapalhando as pessoas [da região]”, afirmou o presidente com exclusividade ao SBT. Ele aproveitou para brincar: “Espero que não venham pedir dinheiro”.

Impostos

Bolsonaro negou que pretende retomar a cobrança do imposto sobre cheques e elevar alíquotas para a contribuição previdenciária do funcionalismo público. Segundo ele, o que planeja é implementar a fusão de tributos, mas não detalhou como será feito.

De acordo com o presidente, é fundamental buscar os pontos pelos quais escoam o dinheiro público. Ele levantou dúvidas sobre a liberação de recursos para eventos esportivos e culturais que, na sua avaliação, são elevados. Para ele, há indícios de corrupção na movimentação financeira de órgãos públicos.

O presidente afirmou que manterá o Bolsa Família. No entanto, vai revisar o programa para evitar desvios, mas jamais acabar com os repasses. “Seria um ato de desumanidade retirar a bolsa para essas famílias”, disse.

Após o PSL, partido de Bolsonaro, fechar hoje apoio à reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele optou pela neutralidade. O presidente da República disse não ter restrições aos nomes já postos para comandar a Casa, mas quer a vitória de alguém que consiga dialogar com ele. “Nós queremos é dialogar com quem quer dialogar.”

Política externa

Bolsonaro afirmou que pretende ir aos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump. Questionado se o norte-americano não viria para o Brasil, disse que sabia do seu lugar.

“Eu reconheço a minha posição, nós sabemos que ele é o homem mais poderoso do mundo, gostaria muito que nós visitássemos, mas já sinalizei para o [secretário de Estado norte-americano] Mike Pompeo que em março eu gostaria de fazer uma visita [aos Estados Unidos].”

De acordo com o presidente, a parceria com os norte-americanos pode país pode ser “bélica”, indo além das questões ecônomicas. “A aproximação minha com os Estados Unidos é econômica, mas pode ser bélica. Podemos fazer acordos também.” Bolsonaro disse que o Brasil não quer ter “superpoderes na América do Sul”, mas quer ter “supremacia”.

Questionado sobre a aliança da Rússia com a Venezuela, fortalecendo o país sul-americano, Bolsonaro disse que acompanha as intenções do governo de Nicolás Maduro. “O Brasil tem de se preocupar com isso, sim.”

O presidente negou que a aproximação com Israel poderá prejudicar a relação com os países árabes. Para ele, “grande parte do mundo arábe está se alinhando com os Estados Unidos.”

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Interessante, se ele tivesse dito que iria perseguir os governadores adversários, iriam chama-lo de antidemocrático, mas quando ele diz que o contrário, ainda assim, os petistas criticam.

  2. COITADO TA SE ACHANDO….O POVO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO….NUM ESTALO ELE ESTA FORA….VAI SE TRATAR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT prepara projeto contra salário mínimo decretado por Bolsonaro

O PT prepara uma proposta de decreto legislativo para reverter a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de reajustar o salário mínimo de R$ 954 para R$ 998, no primeiro aumento real em três anos.

Segundo a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, a intenção é garantir o aumento do salário mínimo para R$ 1.006, valor que havia sido aprovado pelo Congresso.

A redução estabelecida no decreto presidencial se deve à diminuição da expectativa de inflação.

Por lei, o salário mínimo nacional é corrigido levando em conta a inflação no ano anterior, calculada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), e o PIB de dois anos antes.

No cálculo do valor para 2019, porém, a inflação prevista para o ano passado quando da edição do decreto foi menor do que o índice levado em consideração quando o orçamento foi aprovado pelo Congresso (de 4,2% para 3,6%) —daí a correção do valor para R$ 998.

Para a presidente do PT, isso poderia ser compensado no reajuste do ano seguinte, para mais ou para menos.

“Ele [Bolsonaro] teve a oportunidade de mostrar à nação que podia dar aos mais pobres”, disse, em entrevista nesta quinta (3). “Eu espero que o Congresso Nacional, que deu 16% de reajuste ao Judiciário, tenha a dignidade de corrigir isso e mostrar que não vai tirar do pobre para tentar fazer equilíbrio fiscal.”

A proposta deve ser a primeira medida a ser apresentada pelo PT ao Congresso durante o governo do novo presidente.

Lula

A senadora esteve em Curitiba para visitar o ex-presidente Lula, detido na sede da Polícia Federal após ter sido condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Lula.

Segundo ela, o ex-mandatário orientou que o PT faça um “debate consistente” sobre as iniciativas econômicas do governo Bolsonaro, e que apresente alternativas ao Congresso.

A prioridade de atuação da bancada petista, para ele, deve ser na pauta econômica e em políticas sociais.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. As atuais regras de aumento do salário mínimo foram criadas no governo do PT.
    Bolsonaro, por obrigação apenas as cumpriu.
    Só não entendi uma parte: o PT é contra a lei que ele mesmo fez?
    E ainda dizem que maconha não afeta o raciocínio…

  2. Lula comanda o bando de dentro da prisão, não muito diferente dos outros presos (chefões) que gerenciam os tráficos de dentro dos presídios.

  3. DEIXA OS BABOES PASSAREM FOME….LUTAR PARA PROTEGER DOIDO DESVAIRADO ….DOIDO GOSTA DE PAO E AGUA…AINDA COMEM CAPIM COM BOSTA E ACHAM BOM

    1. Mas o pt não acabou com a pobreza kkkkkO LULA TÁ PRESO BA BA CA

  4. Avisem a essa idiota que a regra de reajuste do salário mínimo tem como base a inflação e o PIB. Como a inflação foi menor, o reajuste do salário teve que acompanhar… Agora, o governo novo, pode e deve mudar a regra. Outra coisa, os governadores tem liberdade para aumentar e reajustar seus salários mínimos,este serve apenas como norte…. Coitada!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Carlos Augusto Maia na Jucern e Marcia Maia na AGN

Os deputados Carlos Augusto Maia e Márcia Maia deverão ser anunciados nos próximos dias como integrantes do governo Fátima Bezerra.

Pelo que o Blog foi informado, Carlos Augusto deve assumir a presidência da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) e Márcia assumir a presidência da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN).

Opinião dos leitores

  1. Cabine de Emprego, quem disse ser fora das Oligarquias com orgulho…
    Se junta a elas…dando emprego aos políticos que não foram eleitos… A estrategia de governo é ser concorrente do SINE…vaga de emprego para só alto escalão….onde um estado deficiente de recursos o certo seria corta-los…
    Mas creio que a governadora acha que o RN não está no fundo do poço(Não sei porque pediu calamidade financeira)…precisa ir mais fundo para sacramentar o fim e não ter mais chances de reconstruir nada… Uma pena desse estado lindo e pobre.

  2. Absurdo. Pelo visto essa governadora não conseguirá passar os 4 anos no poder. Vai ter GÓPI!!

  3. Interessante, apesar de ser do PC do B, Carlos Augusto não pediu votos para Fátima. Pediu para Carlos Eduardo e Bolsonaro

    1. voce esta mesmo desinformado da politica estadual meu amigo!! kkkkkk carlos augusto foi um dos poucos deputados que esta com fatima desde o inicio da campanha!

  4. Os petistas não conseguem se descolar das oligarquias do RN, ora Maia, ora Alves. Tudo depende das conveniências. Nada contra os indicados, mas para quem fala tão mal das oligarquias…

    1. Ressalte-se que o PT, tanto a nível nacional como local, constitui não mais que uma mera oligarquia sindical.

  5. QUEM.FALA MAL ESTA COM INVEJA….KKKKKKK…PARABÉNS FATIMA…ESSES BABACAS BABOES E LERDOS BOLSOBOSTAS ESTAO E ROENDO…..E MELHOR JAIR SE ACOSTUMANDO…PREPAREM O PIRES PARA PEDIREM ESMOLA…..BOLSOBOSTA VAI DEIXAR OS MISERAVEIS NA MISERIA….CHORA….CHORA BABAO BOSTA

  6. PT = Fisiologismo = máfia

    Que decadência… Justo eles que tanto combatiam o fisiologismo antes de assumir o poder.

    Esse partido virou piada de mal gosto.

    Essa senhora é uma vergonha. Usa um discurso fajuto de beneficiar os pobres, mas na realidade só quer voltar ao poder pra sugar dinheiro público em benefício de si mesma e dos seus comparsas de partido

    1. Amigo, antes de comentar tem que se informar. Carlos Augusto tem formação no direito e com preparação específica para a área a ser desempenhada.

  7. Batou Marcia sair do PSDB, inimigo mortal do PT e se filiar ao PT conseguiu uma boquinha, já que não foi reeleita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Toffoli dá 48 horas para Justiça informar sobre saúde de João de Deus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, deu prazo de 48 horas para que a Justiça de Abadiânia, em Goiás, informe o estado de saúde do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus. Com base nas informações, Toffoli decidirá sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do médium ao STF.

“Oficie-se, com urgência, mediante fax ou e-mail, ao juízo de Direito da Vara Única de Abadiânia/GO para que, colhendo informações junto ao Núcleo de Custódia onde ele se encontra recolhido, informe à Corte, em até 48 horas, a sua atual condição, bem como se o estabelecimento em questão oferece assistência e tratamento médicos adequados à situação”, decidiu Toffoli.

O médium está preso desde 16 de dezembro sob a acusação de violação sexual mediante fraude e dois crimes de estupro de vulnerável,

Ontem (2) a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP) informou que João de Deus está com infecção urinária.

João de Deus tem 76 anos, submeteu-se em 2015 a uma cirurgia e tratamento por causa de um câncer no estômago e, segundo a assessoria da Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium prestava atendimento espiritual, é cardiopata.

Opinião dos leitores

  1. João de Deus é inocente! Ah, Lula também é, inclusive Dirceu, André Vargas, Genoíno, Delúbio e Palocci.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dólar fecha em queda e Bolsa bate recorde pelo segundo dia consecutivo

Foto: Agência Brasil

O dólar fechou em queda nesta quinta-feira (3), segundo dia funcionamento da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, neste ano. A moeda norte-americana ficou em R$ 3,7542, uma variação negativa de 1,43%.

O Ibovespa, indicador de desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, fechou o dia com alta de 0,61%, totalizando 91.564 pontos, batendo novo recorde nominal do ano. O recorde anterior, de 91.012 pontos, foi registrado ontem (2).

Os papéis com melhor desempenho no pregão de hoje foram: Sabesp (alta de 7,71%), Eletrobras PNB (alta de 6,01%) e Eletrobras (alta de 5,98%).

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Castelo Branco assume Petrobras com críticas a monopólio

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O aumento da competição no setor de petróleo no país vai beneficiar os consumidores brasileiros. A avaliação é do novo presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, que tomou posse nesta quinta-feira (3), na sede da companhia, no Rio de Janeiro. “Abrindo a economia, tendo mais competidores. Quanto maior a competição, o benefício se dá em favor do consumidor. Se nós tivermos um único produtor, não será bom para o consumidor”, disse Castelo Branco.

Ele explicou o que define como preço justo do produto, conceito igualmente defendido pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP), Décio Odone, e pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, presentes à solenidade e que discursaram antes dele.

“A Petrobras seguirá o preço de paridade internacional, sem subsídios e sem exploração de poder de monopólio. Nós somos amantes da competição e detestamos a solidão nos mercados. Queremos companhias, queremos competir”, disse Castelo Branco.

Segundo ele, a prioridade é fazer crescer a produção de petróleo no país: “O Brasil é muito rico em recursos naturais e tem um potencial imenso para explorar, especialmente na mineração e no petróleo.”

O presidente da estatal também lembrou que haverá muita dedicação da companhia na produção de gás natural, um importante recurso cada vez mais utilizado pelos países, como a China.

“Eu sou muito otimista em relação ao gás natural. Não só a produção de gás natural no Brasil tende a aumentar muito e ter novas aplicações para ele. Como por exemplo, a China já usa gás liquefeito de petróleo para abastecer sua frota de caminhões. Já existem mais de 200 mil caminhões abastecidos por gás natural. Isto é mais barato, uma energia mais limpa e, no caso do Brasil, atenderá o interesse dos caminhoneiros e da indústria do transporte de cargas”, disse Castelo Branco.

Também participaram da cerimônia o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. O monopólio do petróleo foi quebrado no Brasil em 1996. Há mais de 20 anos não existem leis que impeçam qualquer empresa de produzir, explorar ou distribuir no Brasil.
    Agora ninguém quer investir. Só a Petrobras investiu neste período, inclusive com a descoberta do Pré-Sal.
    O cara quer entregar a Petrobras de bandeja para as multinacionais e vem com essa historinha de monopólio.
    Pergunta para a Coca-Cola, Microsoft, Google, Apple o que eles acha sobre concorrência.
    E o povo ainda vai cai nessa balela.

    1. Quem não tem competência não de se estabelecer, porque senão, o contribuinte é quem pagará o custo da ineficiência, e caro. Tem ainda a corrupção, assistencialismo, favorecimento a setores e grupos. Quem paga todos esses desmandos é o contribuinte. No final das contas é melhor deixar na mão de um excelente serviço com preços acompanhados pelo governo, tudo dentro do estabelecido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Apple tem “pior dia da era iPhone”; analistas de Wall Street comentam a derrocada

A notícia de que a Apple perdeu R$ 70 bilhões em valor de mercado após estimar receita mais fraca neste trimestre abalou o mercado.

A surpresa da Apple para Wall Street foi desagradável na última quarta-feira (2), quando divulgou uma carta assinada por Tim Cook em tom bem pessimista. E os resultados estão se refletindo no pregão desta quinta-feira (3). Às 13h25 (horário de Brasília) os papeis da companhia despencavam 9%.

A Apple havia dito aos investidores que esperava uma receita de entre US$ 89 bilhões e US$ 93 bilhões no primeiro trimestre de 2019. Mas no texto da carta, a empresa revisou essa estimativa para US$ 84 bilhões, 7,6% a menos.

Os analistas de Wall Street reagiram à notícia, em geral, com muitas críticas e reduzindo os preços-alvos. Alguns disseram que os problemas da Apple eram piores do que o antecipado, enquanto outros justificaram que a notícia expõe sérios problemas estruturais na empresa.

Veja o que Wall Street está dizendo sobre as expectativas de lucro da Apple

– Wedbush

O analista da empresa de serviços financeiros Daniel Ives não mediu suas palavras, e afirmou que a carta assinada por Cook marcou “o pior dia da Apple na era iPhone”. “A magnitude da carta e a atitude de declarar a China como culpada foi espantoso e pesará fortemente sobre as ações”, disse ele.

Preço-alvo: US$ 200 (ante US$ 275)

– Goldman Sachs

O Goldman Sachs reduziu sua projeção de receitas do ano financeiro de 2019 em 6%, para US$ 253 bilhões. O banco disse que a Apple é mais sensível a mudanças macroeconômicas do que a maioria das empresas.

“Não vemos fortes indícios de uma desaceleração do consumidor em 2019, mas apenas alertamos os investidores de que acreditamos que as taxas de reposição da Apple sejam muito mais sensíveis à macroeconomia agora que a empresa está se aproximando da penetração máxima do iPhone [ou seja, já atingiu seu limite de mercado]”, afirmou a equipe de analistas no relatório do banco.

Preço-alvo: US$140 ( ante US$ 182)

– Citi

O Citi afirmou que o impacto das tensões comerciais entre os EUA e a China está sendo pior do que o esperado.

“Embora já vínhamos comentando sobre o impacto negativo das tensões comerciais entre EUA e China, que resultaram em queda na demanda por produtos da Apple no país asiático, ficamos realmente surpresos com as estimativas de vendas abaixo do esperado, além do impacto muito negativo da demanda chinesa por iPhones ”, disseram analistas do Citi.

Preço-alvo: US$170 (ante US$ 200)

– Bank of América Merrill Lynch

O banco acredita que as coisas podem piorar ainda mais para a Apple. “Embora as tensões comerciais com a China possam diminuir no primeiro semestre de 2019, a diminuição da demanda mais ampla e os ciclos de atualização mais lentos provavelmente pressionarão as as vendas de unidades ainda mais para baixo (hoje as prevemos 181 milhões de unidades vendidas, ante os 210 milhões do último relatório)”.

Preço-alvo: US$195 (ante US$ 220)

– Morgan Stanley

“A China está seguindo os passos do mercado norte-americano, com o alongamento dos ciclos de substituição de smartphones, desacelerando o crescimento geral do mercado”, afirmou sucintamente o relatório do Morgan Stanley.

Preço-alvo: US$ 211 (ante US$ 236)

– Wells Fargo

“Não é preciso dizer que os resultados negativos da Apple têm implicações derivativas de longo prazo”, disseram analistas, destacando empresas como Intel e Broadcom como opções com bom potencial.

Preço-alvo: US$ 160 (ante US$ 210)

– Longbow Research

“A magnitude do déficit de vendas liderado pela China é um claro sinal de que a tese de crescimento de novos produtos e serviços de alta margem e retorno não tem peso suficiente para mitigar um declínio substancial na demanda do iPhone”, diz o relatório.

– BMO Capital Markets

“Temos sido cautelosos em relação à capacidade dos novos iPhone de impulsionar um ciclo de atualização, particularmente na China, e os resultados do trimestre de dezembro são piores do que esperávamos”, disse o documento.

Preço-alvo: US$ 153 (ante US$ 213)

– Nomura

Analistas da Nomura disseram que a queda de vendas do iPhone é “severa” e sugeriram que a fraqueza “está principalmente nos novos modelos XS / XR”. A empresa acrescentou que os problemas da Apple são “parcialmente estruturais, parcialmente cíclicos”, mas disseram que há “pontos com muito potencial” em serviços e tecnologia vestível, como o Apple Watch.

Preço-alvo: US$ 175 (ante US$ 185)

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *