O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, no último levantamento, que 1.956 urnas foram substituídas em todo o Brasil durante esse dia de votação do segundo turno.
A unidade da federação com o maior número absoluto de urnas substituídas é São Paulo, com 339 até agora.
Ainda de acordo com o boletim do TSE, 35 eleitores foram presos durante a manhã deste domingo. Ao todo, foram registradas outras 46 ocorrências sem prisão, totalizando 81 casos.
A unidade da federação com o maior número de prisões foi o Pará, com 13. Em Minas Gerais, foram registradas 9 ocorrências sem prisão.
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (28) que o clima nas ruas no segundo turno das eleições é de tranquilidade, as ocorrências são em número reduzido e não há conflitos graves. “A prosseguir nesse ritmo que temos observado até aqui, diria que as eleições tendem a ser bastante tranquilas”, disse. “E a vontade do eleitor, espero, ela será respeitada, porque isso faz parte da democracia”.
Jungmann esteve no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília, para acompanhar o andamento da votação. Pela manhã, ele votou em Recife, Pernambuco, antes de voltar à capital federal.
Até o meio dia, foram registrados 83 casos de crimes eleitorais, sendo 22 de boca de urna. Também foram presas 58 pessoas por crimes eleitorais, nenhum candidato. De acordo com o ministro, até o começo da tarde, a polícia judiciária instaurou 78 inquéritos.
O Ministério da Segurança Pública coordena as operações de ordem e segurança pública nos estados e está integrado com as polícias civis e militares. A Polícia Federal também montou um centro integrado para as eleições, com a participação de 14 instituições, que trabalha nas investigações determinadas pela Justiça Federal.
O ministro disse ainda que não há informações de conflitos entre eleitores opositores. “É uma demonstração de maturidade que estamos vendo nessas eleições, se repetindo o que aconteceu no primeiro turno. A expectativa é que o pós-eleições seja tranquilo quanto foi até aqui”, disse.
O balanço parcial é das 18 horas de sexta-feira (26) até o meio dia de hoje (28).
Após votar numa escola de uma vila militar de Brasília, o general HamiltonMourão , candidato à vice-presidência pela chapa encabeçada por Jair Bolsonaro (PSL), disse que a prioridade, caso sejam eleitos, é o ajuste da economia. Segundo Mourão, a primeira medida que será tomada é aprovar a reforma da Previdência no Congresso Nacional. O candidato defendeu a proposta encaminhada pelo governo Michel Temer , mas que ainda não foi votada:
– A primeira coisa é dar um ajuste na nossa economia e a reforma da Previdência é fundamental para dar um passo nisso. Na minha avaliação, a que está no Congresso hoje seria um grande passo porque o ótimo é inimigo do bom e se nós temos algo bom a gente toca esse avião mais para a frente porque ele vai cair no nosso colo. Mas para a frente a gente consegue ajustar de uma forma melhor – disse Mourão.
Mourão disse que a proposta atinge os militares com aumento de tempo na ativa, além das pensionistas, que atualmente não contribuem para a Previdência.
A declaração de Mourão está em consonância com a proposta de ajuste das contas públicas pregado pela candidatura. Além disso, ameniza o que foi dito na véspera da eleição por Bolsonaro. Numa entrevista ao site Poder 360, o candidato do PSL afirmou que o Banco Central, em seu governo, teria meta de câmbio. A ideia vai na contramão do que prega o liberal Paulo Guedes, o economista escolhido para ser superministro caso Bolsonaro seja eleito.
Mourão também recuou da declaração de que não seria um vice decorativo, tendo inclusive uma sala para despachar ao lado do novo presidente. Hoje, a vice presidência ocupa um anexo no Palácio do Planalto.
– No final da contas eu me atrapalhei. Vou ficar onde eu estou mesmo – disse o general, acrescentando que aguardará a sua missão.
Ele reafirmou que Bolsonaro já conta com uma base de apoio de 300 deputados e que a ideia é aproveitar a lua de mel para “pregar pregos”, aprovar as medidas necessários na economia e na área de segurança. Segundo Mourão, o prazo é curto:
– Vamos ter o apoio de uma bancada de mais de 300 deputados sintonizados com a gente desde o começo. É uma coisa independente dos partidos. É apoio quase pessoal. Então vamos ter que aproveitar esse começo: a lua de mel para pregar pregos.
Indagado sobre a possibilidade de o mercado financeiro não dar um tempo tão longo como uma lua de mel ao novo governo, Mourão brincou:
Candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PC do B) votou na manhã deste domingo (28) no Colégio Santa Inês, em Porto Alegre, no segundo turno das eleições 2018. Ela vai acompanhar a apuração em São Paulo, ao lado de Haddad.
Manuela chegou para votar pouco antes das 9h. O colégio abriu votação pontualmente às 8h, com movimentação tranquila. Grupos de apoiadores foram até o local com cartazes com frases como “Manu no Jaburu”, em referência à residência oficial da Vice-Presidência, e “O amor vai vencer o ódio”.
“Hoje é um dia muito importante para o Brasil, para as mulheres e os homens brasileiros. Tenho convicção que nos últimos dias os milhares de homens e mulheres que foram às ruas de forma voluntária se engajar na nossa campanha, em defesa da democracia e da liberdade, produziram a maior virada da história das eleições do Brasil. Que é a vitória do Haddad, a minha, a vitória de um Brasil livre, soberano, desenvolvido e com trabalho valorizado”, disse a candidata após votar.
No sábado (27), Manuela participou de ato político na capital gaúcha com apoiadores. A “Caminhada pela Democracia” reuniu, segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas. A Brigada Militar não fez levantamento.
A candidata estava acompanhada de Miguel Rossetto (PT), que concorreu ao governo do Rio Grande do Sul no primeiro turno, e pelos deputados federais Henrique Fontana (PT) e Maria do Rosário (PT), que foram reeleitos.
O Rio Grande do Sul tem pouco mais de 8 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições. Para governador, os candidatos são Eduardo Leite (PSDB) e José ivo Sartori (MDB).
Na pesquisa de intenção de voto divulgada no sábado (27) pelo Ibope, Leite aparece com 57% e Sartori com 43% dos votos válidos.
Na última pesquisa para presidente, o Ibope apontou Jair Bolsonaro (PSL) com 54% dos votos válidos, e Haddad com 46%. Já o Datafolha mostrou Bolsonaro com 55%, e Haddad com 45%.
A vereadora Josefa Eliana da Silva Bezerra, do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, foi presa em flagrante, no início da tarde deste domingo, 28, em Santana do Ipanema – município a 206 km de Maceió. Ela estava distribuindo lanches e brindes a eleitores com adesivos do candidato à Presidência da República Fernando Haddad (PT) próximo a uma seção eleitoral do município.
A prisão foi feita pelo promotor de Justiça Luiz Tenório, que após receber a denúncia, dirigiu-se ao local e constatou que a vereadora do partido de Bolsonaro estava com um veículo repleto de adesivos de Fernando Haddad.
“Diante do flagrante, a vereadora foi encaminhada à delegacia da cidade”, informou o promotor, por meio de assessoria. Um inquérito foi instaurado para saber se a vereadora estava praticando suposta compra de votos.
Em nota, o Ministério Público Estadual informou que o promotor que efetuou a prisão não pode afirmar nada por enquanto, para não emitir juízo de valor. “A instauração do inquérito já foi solicitada por ele exatamente para que sejam apuradas as circunstâncias do ocorrido”, informou o órgão, por meio de assessoria.
Um segundo mesário sofreu um infarto e morreu durante o 2º turno das eleições para governador e presidente no estado do Rio de Janeiro. Pouco antes das 15h de hoje (28), a diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Adriana Brandão, confirmou a informação. Pela manhã, um mesário também morreu no estado.
A segunda morte foi no Tijuca Tênis Clube, na zona norte do Rio, onde Andreia Cristina Duarte Gouveia passou mal e foi socorrida pela unidade de pronto atendimento do bairro. Ela era mesária da Seção 140, tinha 51 anos e sofreu um infarto.
Mais cedo, o TRE havia informado que o mesário João Carlos Félix, de 50 anos, também morreu vítima de um ataque cardíaco. Ele trabalhava na 156ª zona eleitoral, localizada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Prisão
Segundo o TRE-RJ, a eleição no estado do Rio de Janeiro teve quatro pessoas presas por crimes eleitorais. Três prisões foram em Aperibé, cidade do interior fluminense em que ocorre também eleição suplementar para prefeito.
A quarta prisão foi em Miguel Pereira, outra cidade do interior do estado do Rio. Entre os motivos das prisões estão boca de urna, divulgação de propaganda eleitoral e compra de voto.
Segundo o Tribunal, 404 urnas foram substituídas no estado até o momento, cerca de metade delas na cidade do Rio de Janeiro.
Candidato à Presidência que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, Ciro Gomes (PDT), chegou às 12h11 deste domingo 28 ao local de votação, na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, na Praia de Iracema, em Fortaleza, acompanhado da sua mulher, Giselle Bezerra. Sobre a ausência de um apoio efetivo à candidatura de Fernando Haddad (PT), Ciro afirmou que não se manteve neutro, mas que não devia apoio.
“Eu não quero fazer campanha para o PT nunca mais”, disse. Segundo o pedetista, o posicionamento já havia sido tomado desde o começo. Questionado sobre sua ausência no segundo turno, Ciro rebateu: “A quem que eu estou devendo essa presença? Estou devendo ao PT?”. Ciro afirmou que não quer influir na votação, justificando que os dois projetos apresentados neste segundo turno se antagonizam e “não desarmam essa bomba de ódio, de confrontação miúda”.
O pedetista reforçou que fará oposição a qualquer um que venha a ser eleito. “A minha posição é a mesma de antes. Se eu quisesse aderir a uma ou outra força, eu o teria feito antes. Acredito que o Brasil precisa desesperadamente desarmar essa bomba. Espero muito que esteja errado e que aquele amanhã vitorioso possa desarmar essa bomba por si e possa restaurar a paz política no Brasil, para que a gente possa resolver a equação social e política. Entretanto, eu não acredito.” Segundo ele, a bomba seria a intensa polarização.
Meu voto seria de Ciro, votei no PT…. Mas, uma declaração dessa é mto fácil dizer qdo o PT está em baixa… pq ele nao disse isso qdo o PT estava em alta… soa mto como oportunismo já q falar mal do PT hj gera simpatia dos "ELEITORES NEM nem Bolsonararjatas é nem Lulistas…. aaah… vai te catar CIRO GOMES
Os eleitores dos candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), adotaram hoje (28) formas criativas, sem infringir a legislação eleitoral, para manifestar o voto neste segundo turno. Simpatizantes do petista, levaram livros para os postos de votação, enquanto os apoiadores do adversário foram vestidos de verde e amarelo.
Em frente ao condomínio onde mora Bolsonaro, no Rio de Janeiro, simpatizantes se revezam no local. Com bandeiras do Brasil, vestidos de verde e amarelo e alguns com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, os eleitores se mostram otimistas.
“A expectativa é a que ouvi das ruas ao longo dos últimos meses, a de vitória”, disse Bolsonaro dentro da seção durante a votação.
Ambulantes em frente à residência do candidato do PSL aproveitaram a oportunidade para colocar à venda camisas e bandeiras. O esquema de segurança na frente do condomínio permanece com grades, policiais militares, guardas municipais e homens de segurança privada.
Para a imprensa, foi organizada uma tenda em frente ao canteiro central da Avenida Lúcio Costa.
Outro lado
Simpatizantes de Haddad levaram livros às seções eleitorais. É uma alusão ao discurso do candidato, que durante a campanha, afirmou que o país “precisa de livros, não de armas” em contraposição ao adversário, que defende a liberação do porte. Adultos, jovens e crianças aderiram à “campanha”. O apelo foi feito também pelas redes sociais.
Em Indianópolis, em São Paulo, onde vota o candidato do PT, ele foi recebido por eleitores com rosas brancas e vermelhas e livros nas mãos. Haddad retribuiu, agradecendo, cumprimentando e fazendo o sinal da vitória ao lado da mulher Ana Estela.
Nas redes sociais, correligionários e celebridades postaram suas fotos a caminho da votação e os livros. Ontem (27), Haddad pediu que o eleitor votasse com um livro na mão. “Deixa o ódio pra lá. Urna é lugar de depositar esperança.”
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou, em seu último boletim, que foram registradas 71 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas, sendo necessária a substituição de 35 em diferentes cidades do RN.
As urnas substituídas correspondem a 0,45% do total das urnas. Com esses dados, o RN está abaixo da média de substituição nacional, que até o momento é 0,55%.
Os dois candidatos à Presidência neste segundo turno votaram ainda na manhã deste domingo (28). Jair Bolsonaro (PSL) votou às 9h17 na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Fernando Haddad (PT) compareceu à urna às 10h18 em Moema, Zona Sul de São Paulo.
Bolsonaro votou na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. O capitão do exército estava acompanhado da mulher, Michele. Ele vestia um colete à prova de balas. Dentro da seção eleitoral, questionado sobre qual era sua expectativa para o 2º turno, o candidato do PSL afirmou: “Pelo que eu vi nas ruas nos últimos meses, é vitória”.
Em São Paulo, Haddad chegou ao colégio Brazilian International School, onde ele vota, acompanhado da mulher, Ana Estela. O candidato do PT deu entrevista aos jornalistas depois de votar. “A gente tem uma grande expectativa de um dia de muita paz para os brasileiros e brasileiras. Espero que o dia transcorra com muita tranquilidade, sem nenhum ato de violência. Espero que as pessoas que vão votar hoje na nossa candidatura tenham muita tranquilidade ao ir votar”, afirmou Haddad. Diferentemente da votação do primeiro turno, quando Ana Estela vestiu vermelho, nem Haddad nem a mulher usaram as cores do PT no local de votação.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse hoje (28), logo após votar em uma escola no Lago Norte, bairro nobre de Brasília, que o futuro presidente terá de garantir a pluralidade política e promover o bem, sem preconceito ou discriminações.
Com a Constituição Federal nas mãos, Toffoli fez um rápido pronunciamento à imprensa no qual cobrou, do próximo presidente do Brasil, a promoção do bem de todos.
“É importante lembrar que o futuro presidente terá como seu primeiro ato jurar a Constituição. É importante que se cumpra o artigo terceiro da Constituição, que diz o que constitui os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Primeiro: construir uma sociedade livre, justa e solidária. Segundo: garantir o desenvolvimento nacional. Terceiro: erradicar a pobreza, a marginalização, e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, disse o ministro ao iniciar o discurso.
O presidente do STF deu destaque ao trecho seguinte do mesmo artigo. “Quarto e importantíssimo [objetivo previsto pela Carta Magna]: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação”.
Ao final da mensagem, Toffoli disse que o ocupante do principal cargo executivo do país deve respeitar as instituições e a democracia. “O futuro presidente deve respeitar as instituições; deve respeitar a democracia, o Estado Democrático de Direito, o Poder Judiciário, o Congresso Nacional e o Poder Legislativo. E também garantir a pluralidade política como está na Constituição, respeitando também a oposição que se formará”, destacou.
Toffoli deixou o local sem responder às perguntas dos jornalistas. Ao chegar em sua seção eleitoral, ele confirmou visita, na tarde de hoje (28), ao Centro Integrado de Comando e Controle das eleições.
Foto: Valter Campanato/Agência BrasilA presidente da missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) para as eleições brasileiras, Laura Chinchilla, disse hoje (28) que, até o momento, o segundo turno tem transcorrido com “muita normalidade” e que espera que seja encerrado da mesma maneira.
Até agora, ressaltou, sua equipe não foi informada de nenhuma ocorrência relacionada a agressões contra eleitores nem irregularidades.
Chinchilla declarou, ainda, que o eleitorado brasileiro tem demonstrado estar ciente da importância do voto, levando com seriedade a eleição. “E essa é a melhor forma de se resolver as diferenças políticas no país”, ressaltou a jornalistas, no colégio Sigma, uma das seções eleitorais da zona central de Brasília.
Para a missão da OEA, foram destacados 48 especialistas, provenientes de 38 países. Após acompanhar o andamento do segundo turno das eleições, a equipe, distribuída em 11 estados e no Distrito Federal, fará um relatório contendo suas percepções sobre o pleito. O documento deverá ser apresentado amanhã à imprensa, em horário a ser definido.
Um grupo de observadores foi designado para analisar o processo de votação no exterior em Buenos Aires, Cidade do México, Montreal, Paris, Santiago do Chile e Washington DC.
Na tarde de hoje, Chinchilla deverá seguir para o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018 (CICCE) da Polícia Federal, para acompanhar suas atividades e monitoramentos.
Na última quinta-feira (25), Laura, que já presidiu a Costa Rica, classificou a disseminação de notícias falsas no Brasil como um cenário “sem precedentes”. As últimas eleições norte-americanas também foram marcadas por uma intensa propagação de informações inverídicas. Meses depois da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em janeiro de 2017, o assunto ainda mobiliza jornalistas de todo país, que, em agosto deste ano, reagiram coletivamente contra declarações do republicano, segundo o qual a imprensa é “inimiga do povo”.
Que credibilidade, heim "missionária"?! És ligada a esquerda, vem ao Brasil e se encontra somente com o presidenciável que segue a sua mesma ideologia. Qual é mesmo a sua missão? Que credibilidade, heim "missionária"?!
O primeiro eleitor do Brasil, Joel Santana, chegou ao local de votação em Fernando de Noronha 23h 45 antes da abertura dos portões. Joel, que é técnico em manutenção votou às oito da manhã na Escola Arquipélago neste domingo (28).
Joel Santana tem 49 anos de idade, votou na seção 146 e pela primeira vez conquistou o posto de primeiro eleitor do país. Noronha tem fuso horário de uma hora à frente de Brasília, por isso a ilha abre a votação nacional.
“Felicidade total, votei consciente. É a primeira vez que sou o primeiro eleitor do país, eu estava ansioso por isso”, falou Joel.
Fernando de Noronha conta com 2743 eleitores que votam nas sete seções. Muitos turistas que estão na ilha devem justificar a ausência de voto neste domingo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que foram registradas 912 substituições de urnas eletrônicas que apresentaram defeito em todo o país até as 10h.
Segundo o tribunal, o número representa 0,17% do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.
Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram São Paulo (177), Rio de Janeiro (123), Minas Gerais (94), Rio Grande do Sul (92), Paraná (91), Goiás (49), Sergipe (40) e Ceará (38).
O TSE também registrou 17 prisões de eleitores por propaganda eleitoral, que é proibida no dia da eleição. As prisões foram registradas no Ceará, Distrito Federal, Pará, na Paraíba, em Pernambuco, no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.
Neste segundo turno, os eleitores de 13 estados e do Distrito Federal vão às urnas para escolher os governadores e vices e o futuro presidente da República. Nos outros 13 estados, as eleições para o governo estadual foram definidas no primeiro turno, e os eleitores vão votar somente para presidente.
Ontem aqui mesmo em Natal, testemunhei duas eleitoras fazendo campanha com material irregular de campanha, tavam distribuindo santinhos de Fátima e Haddad, nos santinhos de Haddad tinha a foto dele, de Manuela e Lula, com o slogan Haddad é Lula, Lula é Haddad, foi proibida pelo TSE, a distribuição deste material, mais alguns militantes insistem em distribuir.
O ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) disse neste domingo (28), após votar em Brasília (DF), esperar que o eleito “busque a correção de rumos” e “dias melhores”, preservando as instituições.
Ministro votou na Escola das Nações, no Lago Sul. Ele não enfrentou filas e votou rapidamente, logo que chegou ao local.
“Que seja uma festa cívica na alternância, que é uma alternância republicana, democrática. E que, o eleito, ante a vontade do povo brasileiro, busque a correção de rumos, busque dias melhores, mas preservando, acima de tudo, as instituições, e adotando a temperança. Que seja um momento, daqui para frente, de união do povo brasileiro”, afirmou o ministro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que a votação para eleitores brasileiros que estão no exterior foi encerrada em 33 países. De acordo com o TSE, o balanço se refere aos locais de votação que estão à frente no fuso horário.
Os primeiros países a encerrarem a votação foram Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Omã, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Israel, Palestina e Rússia.
Os 500 mil eleitores que estão aptos a votar fora do país em 99 nações votaram somente para presidente da República. O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil.
Comente aqui