Judiciário

VIROU GUERRA – Jato de Campos(FOTO): PT moverá ação no TSE contra Marina

CesnaFoto: O Globo / Marcelo Carnaval

A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff prepara uma ação judicial contra a candidata do PSB, Marina Silva, por suposto caixa dois no uso do avião Cessna Citation pelo então candidato socialista à Presidência, Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em agosto. Ainda não está definido, porém, quando a ação será formalizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o PT ganhou novo ânimo, após ver sua estratégia de desconstrução da ex-senadora dar resultado nas pesquisas de intenção de voto.

O embasamento da ação deve ser o artigo 30A da lei 9.504, que estabelece normas para as eleições, e prevê cassação de candidatura, caso sejam comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais.

Os petistas devem citar no documento que o PSB já afirmou que o avião teria sido uma doação. Nesse caso, na visão de integrantes da campanha de Dilma, só haveria três doadores possíveis, todos vedados pela lei. Um seria a própria Cessna, que não poderia fazer doação por ser uma empresa estrangeira. Outro seria a AF Andrade, em nome de quem estava registrada a aeronave, e que está em recuperação judicial, o que também não é permitido. E, por último, os empresários pernambucanos Apolo Santana Vieira e João Carlos Lyra. Nesse caso, também haveria irregularidade, porque pessoas físicas não podem doar mais do que R$ 50 mil.

— Isso está no nosso radar. As explicações dadas por ela (Marina) até agora não têm pé nem cabeça — afirmou um dos coordenadores da campanha de Dilma.

Ao contrário do que havia prometido, a campanha de Marina não declarou de forma explícita e detalhada as despesas relacionadas ao jato Cessna na segunda prestação de contas entregue ao TSE na semana passada. A utilização da aeronave está sendo investigada pela Procuradoria Geral da República. O Cessna, que caiu em Santos, estava registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em nome da empresa AF Andrade. Esta, no entanto, teria negociado a venda do jato para os empresários pernambucanos, que tinham ligação com Campos. O então presidenciável chegou a testar o avião antes de a compra ser fechada.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Engraçado ler os comentários dos indignados seletivos.
    Se fosse o PT que estivesse voando com um avião de origem nebulosa que o PSB até agora não conseguiu explicar e que todos as versões apresentadas levam a prática ilícita de caixa 2, ninguém estaria dizendo que a denúncia era desespero e já estariam pedindo prisão para os petralhas.

  2. Desespero do PT. Com essa atitude contra a canditada Marina, cresce a adesão dos eleitores em votar em Marina. O meu voto agora é dela.

  3. Havendo um pretexto para disfarçar, claro que é melhor. Mas o fato é que a gerentona geral da RPT (República Petralha dos Trópicos) sente cada vez mais em sua nuca o calor moreno da musa do seringal. E o baixo clero petralha, este vive o rodrigueano 'medo pânico' de ver o carnudo osso lhe fugir das mãos altamente assépticas.

  4. Isso é o vale tudo das campanhas e o desespero por um possível derrota.
    Como o Presidente do TSE foi colocado pelo PT e o partido tem 07 Ministros no STF, Marina que se cuide, a coisa vai esquentar pro lado dela. O aparelhamento do Estado parece que tem suas vantagens.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PT vai MPE contra Marina por 'difamação eleitoral'

O Diretório Nacional do PT entrou com uma representação nesta sexta-feira, 12, no Ministério Público Eleitoral, contra a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, alegando “crime de difamação eleitoral” nas declarações dadas pela ex-ministra durante sabatina ao jornal O Globo, nesta quinta-feira, 11.

Segundo nota divulgada pelo partido, a representação registra que, durante a sabatina, Marina “extrapolou – e em muito – o mero direito de crítica, ferindo abertamente a honra da agremiação, bem jurídico tutelado pelo tipo penal em questão”.

Na ocasião, a ex-ministra afirmou que não consegue imaginar as pessoas confiando em “um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras”, em referência ao PT e ao ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. “As declarações foram reproduzidas no portal de notícias G1 e divulgadas no canal de internet TV40, da campanha de Marina, e hoje são a principal manchete do jornal O Globo”, diz a nota do PT.

Para o coordenador jurídico da campanha à reeleição de Dilma Rousseff, Flávio Caetano, “está demonstrada a intenção de macular imagem do PT com finalidade eleitoral, configurando o crime de difamação eleitoral previsto no art. 325 do Código Eleitoral”. De acordo com o artigo, se comprovada a difamação, a candidata pode receber como pena detenção de três meses a um ano e pagamento de cinco a 30 dias-multa. O artigo 357 do Código Eleitoral determina que o Ministério Público fará sua análise da denúncia dentro do prazo de dez dias.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

iPhone 6 e Plus batem recorde de pré-vendas da Apple, diz site

Os novos iPhones da Apple já bateram o recorde de pré-venda da companhia californiana. Ao site “Re/Code”, um representante da empresa enviou o seguinte comunicado: “A resposta ao iPhone 6 e ao iPhone 6 Plus tem sido incrível, com um número recorde de pré-encomendas durante a noite”.

Os smartphones, apresentados na última terça-feira (9), foram disponibilizados para encomenda no começo desta sexta-feira (12) (após a meia-noite).

Na Apple Store, todos os modelos do 6 Plus já tem previsão de entrega para daqui há três ou quatro semanas -a princípio, estavam previstos para o próximo dia 19.

Segundo o “Re/Code”, companhias como Verizon e AT&T também já parecem ter esgotado lotes do aparelho de tela maior, adiando o seu envio para os próximos meses.

A Apple não divulgou números exatos sobre as vendas dos produtos.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Sesap repassa mais R$ 4,5 milhões para serviços de alta complexidade em Natal

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) repassou R$ 4,5 milhões, nesta quinta-feira (11), à Secretaria Municipal de Saúde de Natal, referentes à contrapartida do Estado para manutenção dos serviços hospitalares de alta complexidade, ofertados por prestadores conveniados diretamente com o município de Natal. Com isso, não havendo dívidas referentes ao Termo de Cooperação firmado entre as gestões estadual e municipal, espera-se que o ritmo dos procedimentos, na área de cirurgias ortopédicas, venha normalizar a partir da próxima semana.

Segundo a coordenadora do Complexo Estadual de Regulação, Maria da Saudade Azevedo, “a partir da próxima semana a expectativa é de que o fluxo de oferta de vagas seja intensificado. A prioridade será dada aos casos mais complexos que aguardam há mais tempo”.

O pagamento efetivado pelo Estado nesta quinta-feira é referente a um Termo de Cooperação firmado entre o Estado do Rio Grande do Norte e o município de Natal, diante da necessidade de complementação dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), considerados defasados pelos prestadores. O recurso é destinado para o pagamento das cooperativas médicas que realizam procedimentos como cirurgias eletivas nas especialidades ortopedia, traumatologia e neurologia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Vereadora Júlia Arruda emite nota de Repúdio contra a Homofobia‏

#Disque100Como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e Minorias da Câmara Municipal de Natal e motivada pelos recentes casos de homofobia que movimentaram a opinião pública no Brasil, a vereadora Júlia Arruda emitiu hoje (12) nota de repúdio, na qual condena veementemente quaisquer casos de violência contra a livre orientação sexual.

Confira na íntegra:

Nota de Repúdio contra a Homofobia

“Quanto mais leio sobre o assunto, mais fico chocada com a brutalidade e a crueldade com que o estudante João Antônio Donati, de 18 anos, foi morto no Goiás. Ele foi encontrado em um terreno baldio com as pernas e pescoço quebrados, a boca cheia de papel e sacola plástica, e muitos ferimentos. Um verdadeiro cenário de horror!

Um dia depois, na madrugada desta quinta-feira (11), um incêndio ainda sem explicação atingiu o Centro de Tradições Gaúchas no Rio Grande do Sul. No local, estava marcada para este sábado a cerimônia de casamento de um casal gay. Em ambos os casos, a principal linha de investigação da Polícia envolve a homofobia.

Segundo dados do último Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, divulgado em 2013 pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com base no Disque 100, Ligue 180 e Ouvidoria do SUS, são 27 casos de violações contra LGBTs por dia no país, tendo 310 homicídios noticiados em 2012. É quase UM ASSASSINATO POR DIA!

Isso só confirma o que todos nós já sabemos: a homofobia existe, está mais “viva” do que nunca, e continua vitimando centenas de milhares de pessoas no Brasil. Por isso, deixo aqui meu mais profundo sentimento de repúdio a toda e qualquer violência contra a livre orientação sexual.

25 anos após a criminalização do racismo e 10 anos depois da Lei Maria da Penha, que torna crime a violência doméstica, me somo à luta para CRIMINALIZAR A HOMOFOBIA.

Não podemos conceber que pessoas continuem sendo MORTAS POR AMAR.”

Júlia Arruda

Vereadora pelo PSB e Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e Minorias da Câmara Municipal de Natal

Opinião dos leitores

  1. A defesa do sexo anal que sempre foi discutida entre quatro paredes, agora virou disputa política ideológica.
    É uma confusão entre os que dizem "Ali é lugar de sair" e os que defendem que "Ali é lugar de entrar".
    E quanto ao que se chama de homofobia, tal atitude parte na grande maioria dos próprios homossexuais, pois eles têm delírios de grandeza e se acham a fina flor da sociedade.

  2. Isso mesmo Júlia, parabéns por essa atitude dígna, eu que tenho um filho homossexual sei o sofrimento que ele e toda nossa família passa devido ao preconceito. Infelizmente uma ala dos evangélicos não conseguem enxergar o mal que vem fazendo com os LGBTS, vem alimentando a homofobia, aquele malafaia e feliciano deveriam ser banidos das igreja.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

MST libera trecho bloqueado de BR em Ceará-Mirim, após ignorar Justiça

Após descumprir ordem judicial, ignorar a PRF e bloquear  trecho da BR-406, em Ceará-Mirim, no KM 163, após negociações, os integrantes do Movimento dos Sem Terras liberaram a rodovia por volta das 15h30 desta sexta-feira(12).

Untitled-9Reprodução: Twitter

O MST, ainda que alertado pela Justiça nessa quinta-feira (11) da proibição do fechamento das rodovias federais do RN para protestos, surpreendeu no início da tarde desta sexta e iniciou o bloqueio, novamente deixando o trânsito lento na região que compreende Ceará-Mirim.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Corinthians pede fim de grito de 'bicha' em tiro de meta

O Corinthians divulgou um manifesto nesta sexta-feira (12) e pediu aos seus torcedores para abolir o grito de ‘bicha’ (ôôôô…bicha) durante a cobrança de tiro de meta do time adversário.

O grito, que foi iniciado para provocar o goleiro são-paulino Rogério Ceni, virou quase uma rotina dos torcedores no Itaquerão, independentemente do rival.

“Pelo fim do grito de ‘bicha’ no tiro de meta do goleiro adversário. Porque a homofobia, além de ir contra o princípio de igualdade que está no DNA corinthiano, ainda pode prejudicar o Timão”, diz trecho da nota.

O Corinthians volta a campo no próximo domingo (14), quando enfrenta o Flamengo, às 16h, no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Folha Press

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Marina diz que vai criar 'comitê de busca' de homens de bem

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (9) em Belo Horizonte, durante evento de campanha em Belo Horizonte, que vai criar “comitê de busca” em seu governo, caso ganhe as eleições, para encontrar profissionais aptos e honestos para ocupar cargos no governo.

A socialista ainda disse que pretende arregimentar os melhores quadros do PT e do PSDB para participarem de seu governo caso seja eleita.

“Vamos criar um comitê de busca de quadros, de homens de bens. Teremos quadros competentes, honestos e independentes no nosso governo e não apenas apaniguados de partidos”, afirmou a candidata.

Segundo Marina, ela pretende “garantir a governabilidade com uma base de homens de bem e não na distribuição de pedaços do Estado para os partidos”. “Dentro da gestão pública, vamos priorizar os quadros de carreira nas estatais e nas agências de governo”, disse.

“Vamos governar com os nomes que estão no banco de reservas do PT e do PSDB. Os homens e mulheres de bem virão para nosso governo”.

Marina ainda rebateu as críticas dos concorrentes Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) em relação ao programa de governo do PSB e afirmou que a presidente e o senador ainda não apresentaram seus planos.

“Eles sabem detalhes, a página, o parágrafo de nosso plano de governo. Mas até hoje eles não apresentaram os seus”, afirmou.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

(FOTO) Da Alemanha para Natal: Artista plástico Marek Mann expõe em solo potiguar

13-Expondo-Elis-Regina-na-LNo dia 18 de setembro, próxima quinta-feira, às 18h30, ocorre a abertura da exposição “Via Brasilien”, do artista plástico Marek Mann. A mostra faz parte do projeto “Público é Privado” e ficará aberta a visitação até 18 de outubro, das 8h às 17h, na Fundação José Augusto, Galeria Newton Navarro, Rua Jundiaí 641,Tirol – Natal/RN.

Marek Mann vive e trabalha no seu próprio Atelier no bairro de Rodenkirchen, em Colônia, na Alemanha, e é casado com uma brasileira, potiguar, nascida em Natal/RN, nordeste brasileiro, o que acabou influenciando e nutrindo uma grande paixão pelo nosso clima, pelas praias e principalmente pela música e pela cultura deste país o levando a estudar suas peculiaridades.

Um apaixonado pela Música Popular Brasileira, Marek Mann tem entre sua vasta e extensa discografia nomes como: Carmen Miranda, Pixinguinha, Elza Soares, Elis Regina, Egbert Gismont, Baden Powell, Vinicius, Tom Jobim e tantos outros numa incansável busca atrás da boa MPB, estilo musical que ilustra sua coleção formada por uma vasta discografia.

Ele fez um grande nome na literatura infantil e pode ser encontrado em seis Bibliotecas Nacionais, entre elas Alemanha, Áustria, USA, França, Luxemburgo, Polônia. Os seus livros infantis foram também editados na Bélgica e na Espanha.

Marek Mann abriu sua primeira exposição com vernissagem dia 14 de maio de 2012, na Pinacoteca do Estado do RN. A exposição seguiu a partir de 21 de junho de 2012 e contou com o apoio da Fundação José Augusto,do Hotel Intercity Premium

Mais sobre a vida e obra de Marek Mann em fotos e histórias no Instagram: @marekmann_expoviabrazilien e no Twitter: @MarekMannExpoBr

Confirme sua participação no evento acessando a página do Facebook: www.facebook.com/events/1452940904995400

Sobre a ultima exposição de Marek Mann por Simone Farret, no Drops Magazine: www.dropsmagazine.com.br/2012/06/15/governo-do-rn-e-iniciativa-privada-apoiam-exposicao-de-artista-plastico-alemao-em-natal%E2%80%8F

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Secretária de Turismo se reúne com representantes da TAP em Portugal

A secretária de Estado do Turismo, Gina Robinson, integrou a comitiva potiguar na Alemanha, organizada pelo Sistema Fecomércio RN, através do Senac, e a Dehoga (Associação de Hotéis do estado alemão da Renânia Palatinada). Um dos objetivos da viagem, iniciada terça-feira (09), foi propiciar a troca de experiências entre alunos potiguares e alemães da área de turismo.

Gina se desliga da programação da Comitiva nesta sexta-feira (12) para participar de encontro com representantes da companhia aérea TAP, em Portugal. A intenção é analisar a possibilidade de um incremento na malha aérea potiguar, já que a única linha da companhia em funcionamento no Aeroporto Aluízio Alves está constantemente lotada de passageiros.

Na Alemanha – país reconhecido internacionalmente por sua Gastronomia e sua Enologia, com grande expertise na formação de profissionais nestas áreas – também foi acertado que a Fecomércio deverá sediar um evento no qual serão apresentados ao mercado potiguar alguns dos principais rótulos de vinhos produzidos na Alemanha, sobretudo nas cidades e vilas localizadas na chamada “Rota do Vinho”.

Este evento poderia despertar nos norte-riograndenses o interesse no chamado turismo de vinho da Alemanha, criando fluxo de turistas entre os dois países que possa, num futuro, justificar a implantação de um voo direto entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte. Além da benesse da troca de experiências entre empresários potiguares que trabalham com vinho e os produtores alemãs.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Senado não vê problema em repasse de 'gabarito' da CPI e arquiva caso

A comissão de sindicância do Senado que investigou o repasse antecipado do “gabarito” de respostas da CPI da Petrobras a membros da estatal não encontrou irregularidades na atuação dos servidores da Casa acusados de envolvimento na ação. Em nota divulgada nesta sexta-feira (12), o Senado afirma que não houve “qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas” na CPI, por isso arquivou o caso.

“Ao término das investigações, a comissão, composta por servidores com notável formação acadêmica e experiência profissional, concluiu que não houve qualquer indício de vazamento de informações privilegiadas, de documentos internos da CPI ou de minutas de questionamentos que seriam formulados aos depoentes e manifestou-se pelo arquivamento do processo”, diz a nota.

A sindicância concluiu os trabalhos nesta quinta-feira (11), mas só divulgou nesta sexta (12) o teor de sua decisão. Segundo o Senado, a comissão investigou as denúncias de vazamento de informações por 37 dias e ouviu 14 depoimentos, além de ter investigado as caixas-postais de correio eletrônico dos servidores.

A nota diz que a comissão ainda “verificou o controle de acesso aos arquivos eletrônicos confidenciais, examinou os documentos utilizados como subsídio das reuniões da CPI e analisou os vídeos dos depoimentos, por diferentes câmeras, bem como o vídeo que originalmente fundamentou a denúncia”.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), designou no início de agosto três servidores técnicos para investigarem o caso na comissão de sindicância: Tiago Ivo Odon, Marcelo Inácio Menezes e José Mendonça Filho.

Os três são vinculados respectivamente à área jurídica, secretaria-geral da Mesa do Senado e primeira-secretaria da Casa.

A sindicância só teve poderes para investigar os servidores, sem apurar se senadores teriam encaminhado as perguntas a dirigentes da Petrobras. Congressistas da oposição chegaram a anunciar que pediriam ao Conselho de Ética para apurar o envolvimento de senadores no repasse das perguntas a membros da Petrobras, mas mudaram de estratégia e desistiram da ação.

Reportagem da revista “Veja” revelou que a presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró receberam antecipadamente as perguntas que responderiam na CPI do Senado -composta apenas por senadores governistas. A revista também apontou a participação de servidores da Casa que estariam envolvidos no esquema.

Segundo a “Veja”, os servidores Paulo Argenta, da SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência), Marcos Rogério de Sousa e Carlos Hetzel, que trabalham no bloco de apoio ao governo no Senado, teriam elaborado os questionamentos aos depoentes. A reportagem também afirma que o relator José Pimentel participava das negociações.

A revista revelou um vídeo que flagra uma conversa entre José Eduardo Barrocas, chefe do escritório da Petrobras em Brasília, e Bruno Ferreira, advogado da estatal. Na conversa, os dois dão detalhes do acerto para antecipar as perguntas.

Em nota, Pimentel negou que tenha repassado as perguntas aos membros da Petrobras, mas admitiu que elaborou uma lista comum de questionamentos para serem feitos aos depoentes.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

FOTO: Polícia Militar e Ministério Público assinam acordo sobre torcidas organizadas no RN

IMG000000000040499Foto: Assessoria PM

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) assinou, nesta sexta-feira (12), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público com o intuito de disciplinar a ação das torcidas organizadas.

“Com a assinatura do TAC, a Polícia Militar poderá aplicar restrições administrativas a torcedores que cometerem alguma infração ao Estatuto do Torcedor”, disse o Comandante Geral, Coronel Francisco Araújo.

O TAC possibilitará à Polícia Militar, através do Batalhão de Choque (BPChoque), emitir um relatório direcionado ao Ministério Público sobre a ocorrência de infrações ao Estatuto do Torcedor, aplicando, desde já, o impedimento de acesso a jogos do torcedor envolvido com eventos que atentem contra a legislação.

Estiveram presentes à reunião, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Araújo, representante do Ministério Público, Promotor Luiz Eduardo, Comandante do BPChoque, Tenente Coronel Dancleiton, além de representantes de torcidas organizadas, da Polícia Civil e da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF).

Com informações da assessoria PM-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Para Marina, Neca Setubal está sendo 'satanizada'

A candidata à Presidência, Marina Silva (PSB), saiu em defesa da coordenadora do seu programa de governo, Maria Alice Setubal. A ex-ministra afirmou em evento no Rio que Neca, como é conhecida, está sendo “satanizada”.

Marina disse que há uma discussão que empobrece o avanço da consciência política. “Se criou um termo muito estranho, é a luta do bem contra a elite, numa visão equivocada do que é a elite de um País. A elite de um País não é quem tem dinheiro, não é quem tem poder. A elite de um país é quem pensa estrategicamente é quem é capaz de se comprometer com o interesse público, de ceder uma parte do seu interesse particular para favorecer o interesse de todos”.

Marina afirmou então que entre a elite desse País, nesse conceito, estão exemplos como Chico Mendes e Neca. “A Neca Setubal, por mais que esteja sendo satanizada por ser uma pessoa que tem dinheiro, é elite desse País preocupada com educação, tecnologia e inovação. A elite não é quem tem dinheiro, é quem tem pensamento estratégico”, disse.

A acionista do banco Itaú e educadora é a terceira maior doadora individual nestas eleições, segundo reportagem de hoje do jornal O Estado de S. Paulo. Até o começo de setembro, Neca havia dado R$ 2.010.200 a candidatos do PSB (16), PV (3), PDT (2) e PPS (1).

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Casa de torcedora gremista que xingou Aranha é incendiada em Porto Alegre, diz advogado

Após ter a casa apedrejada e sofrer ameaças nas redes sociais, Patrícia Moreira, a torcedora gremista que foi flagrada ofendendo o goleiro Aranha, do Santos, com insultos racistas, teve parte de sua residência incendiada na madrugada desta sexta-feira (12) em Porto Alegre, diz o advogado dela.

Segundo Alexandre Rossato, o fogo começou por volta das 4h. Não havia ninguém na residência, que está fechado desde o dia do jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, n dia 28 de agosto. O advogado diz que os bombeiros foram chamados e apagaram as chamas. A corporação, no entanto, diz que não atendeu nenhuma ocorrência na região da residência, localizada na Zona Norte de Porto Alegre.

De acordo com um dos irmãos de Patrícia, o fogo foi colocado em um banco de madeira que fica em frente à casa. Vizinhos perceberam as chamas, por volta das 4h, e apagaram antes que pudessem atingir a residência. Nos últimos dias, ele esteve no local retirando pertences da jovem e populares jogaram pedras contra as paredes e gritaram “racista”, relatou.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Ibope de hoje é mais antiga que a do Datafolha de anteontem

O Ibope divulgou uma pesquisa agora há pouco. Por ela,  Dilma Rousseff tem 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15% das intenções de voto.

Anteontem, o Datafolha cravou Dilma com 36%, Marina com 33%, e Aécio com  15%.

Qual das duas pesquisas é a mais atual?

Apesar da pesquisa Ibope ter sido apresentada há algumas horas, as entrevistas com os eleitores foram feitas entre sexta-feira passada e segunda-feira. A pesquisa Datafolha foi realizada entre segunda-feira e terça-feira.  É, portanto, mais atual.

Para o distinto público, no entanto,  a do Ibope fica parecendo mais recente, pois apenas uma minoria está atenta para as datas de realização das entrevistas.

Quem encomendou a pesquisa divulgada hoje foi a CNI, de Robson Andrade. A entidade não deve estar preocupada de ser acusada de manipulação.

Por Lauro Jardim – Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UFRN faz planos para desenvolvimento e criação de novos cursos no Campus Caicó

ENTRADA DO CERES CACIO_14ago14_ANASTACIA VAZ_51.jpgFoto: Agecom

Planejamento. A palavra é repetida com frequência pela professora Ana Aires, diretora do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) em Caicó, unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na cidade. Segundo a gestora, a atual administração – que completou três anos no último dia 31 de agosto – dedicou boa parte do período em que está à frente do campus ao árido terreno dos projetos, diagnósticos, planos, articulações e licitações.

“Desde que iniciamos, nosso foco é planejamento. Como planejar demanda tempo, somente agora é que efetivamente começamos a por em prática aquilo que idealizamos”, comenta a diretora, referindo-se à recuperação da estrutura física antiga, à conclusão de obras novas, à obtenção de recursos para pesquisa e extensão, assim como à criação de novos cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação em Caicó.

Duas linhas de mestrado idealizados no CERES – uma em História e outra em Geografia – foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFRN e, para entrarem em funcionamento, aguardam apenas a autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Outras novidades em termos de ensino – que aguardam avaliação do Ministério da Educação (MEC) para começarem as atividades – são as carreiras de Música e de Gastronomia, esta última sediada em Currais Novos, onde o CERES também possui instalações. Em fase embrionária, encontram-se ainda projetos para graduações em Comunicação Social, Museologia e Serviço Social.

Incentivar trabalhos de pesquisa e de extensão no Seridó igualmente figuram entre os planos do Centro. Para tanto, a gestora da unidade cita duas políticas institucionais que auxiliam no incremento da quantidade de projetos desenvolvidos no campus de Caicó: primeiro a criação de vagas reservadas a docentes do interior nos editais de apoio financeiro abertos pela Universidade – o que garantiu recursos a todos os trabalhos do CERES em 2013 – e, em segundo, a concessão de bolsas de monitoria, pesquisa e extensão a projetos conduzidos por professores sem doutorado, desde que lotados fora do Campus Central – algo que representa uma exceção a critérios de distribuição de bolsas na Instituição, com o objetivo de fomentar a produção de conhecimento fora da capital.

“Nós tivemos um olhar bem especial para os projetos da região. Com apoio, os professores se tornam mais dinâmicos, motivados, mobilizados. Mais envolvidos com pesquisa”, analisa Ana Aires.

Infraestrutura

Problemas com a estrutura física do Campus Caicó são lembrados pela diretora como uma das primeiras dificuldades enfrentadas pela atual gestão. A sobrecarga do sistema elétrico da unidade, que impede a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e que inclusive provocava apagões diários, sobretudo durante as aulas à noite, demandaram adequações rápidas para permitir o funcionamento mínimo da Instituição. Pequenos serviços de manutenção dos espaços do CERES também foram implementados, após a formação de uma equipe responsável por limpeza, pintura, capinagem e reparos. A reforma que deve recuperar as instalações antigas e sanar definitivamente a insuficiência da rede elétrica encontra-se em licitação.

Existiam ainda obras em andamento, das quais duas foram inauguradas: o auditório, com capacidade para 400 pessoas, e a primeira etapa dos laboratórios de História e de Geografia. Um novo bloco de salas – em fase final – e o Museu do Seridó seguem em construção desde a última gestão por problemas com as construtoras responsáveis pelos serviços de engenharia. Em licitação estão o prédio destinado à pós-graduação, o reservatório elevado para abastecimento de água e a segunda etapa dos laboratórios de História e de Geografia. O investimento total estimado nas novas obras é de mais de R$ 3,6 milhões.

Do ponto de vista administrativo, a principal carência identificada havia sido a inexistência de assessorias que prestassem suporte à gestão, responsável também pelo Campus Currais Novos. Hoje, a direção do CERES conta com assessorias acadêmica, financeira e administrativa, que dão apoio ao planejamento e à execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão, ao controle da aplicação dos recursos e ao cuidado com a infraestrutura da unidade.

Ana Aires explica que todas as precariedades detectadas no começo da gestão foram catalogadas em um Plano Diagnóstico, em que os problemas eram descritos e onde eram apresentadas propostas de ação para consertá-los. A partir daí, foram articuladas soluções com a Reitoria e com o Ministério da Educação (MEC). “É importante dizer que nada disso seria resolvido sem o apoio da Reitoria, sem a disponibilidade para sentar conosco e estudar modos de conduzirmos as soluções”, enfatiza a diretora do CERES. “Quando as coisas não saem logo, é como se a gente estivesse com má vontade, mas não é isso. Tem obra, por exemplo, que entrou em licitação pela terceira vez e ainda corremos o risco de não termos empresa que se interesse, apesar de fazermos estudos para garantir a viabilidade da obra”.

O Plano Diretor do CERES é o próximo passo para melhorar a infraestrutura do Centro. O documento, aprovado no final de agosto, define diretrizes para o crescimento da estrutura física da unidade acadêmica, a exemplo do traçado de ruas; da disposição de futuros prédios, como o ginásio poliesportivo, o restaurante universitário, os espaços de convivência e os abrigos para veículos oficiais – previstos para 2015; assim como a delimitação de uma área de preservação de mata nativa correspondente a 30% da área do campus.

Apesar das dificuldades, Ana Aires comemora os avanços alcançados. “Planejar não foi fácil. Chegar ao MEC não foi fácil. Fazer a Administração Central entender que o interior necessita de um olhar diferenciado precisou de muito suor”, afirma. “Não se muda uma coisa de 40 anos em apenas três, mas estamos trabalhando. Defendemos uma política de interiorização com foco mais inclusivo, mais democrático. Chega de só desenvolver capital. As pessoas precisam ficar no interior, e ficar com prazer”.

Com informações da UFRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *