Cidades

Prefeitura promete consultar jurídico para implementação de bilhetagem eletrônica em Natal

Foto_Marco-Polo-(8)Os permissionários do transporte alternativo de Natal participaram de uma reunião com o prefeito Carlos Eduardo, na manhã desta quinta-feira (8), para discussão das reivindicações da categoria, entre elas, a considerada emergencial: a implantação da bilhetagem eletrônica. Eles alegam prejuízos financeiros, em decorrência da diminuição de passageiros, desde que foi implantado nos ônibus.

A reunião só teve início após a exigência do prefeito Carlos Eduardo para retirada das vans do Largo Teatro Alberto Maranhão, quando a solicitação foi obedecida e o trânsito desobstruído.

Um comboio de alternativos esteve presente nas proximidades do Palácio Felipe Camarão, e aguardou o desfecho da reunião. Os trabalhadores ameaçavam realizar uma grande paralisação e protesto da categoria nas principais vias da capital em caso de um resultado insatisfatório no encontro.

Contudo, a reunião foi considerada proveitosa para a categoria. O Município resolveu fazer uma consultoria jurídica para saber se existe condição da implantação imediata da bilhetagem eletrônica para os alternativos. O prefeito Carlos Eduardo prometeu dar uma resposta aos trabalhadores até esta segunda-feira(12).

Durante a reunião da próxima segunda-feira, dia 12, ficou acertado que será apresentado o estudo sobre a viabilidade de implantar a bilhetagem unificada antes da licitação. O procurador do Município afirmou, na ocasião, que existe um dispositivo na Lei Orgânica que trata da bilhetagem unificada. “O prefeito já sinalizou com a possibilidade de atender algumas demandas da categoria. Recebemos a pauta de reivindicações, que vamos analisar e verificar a compatibilidade com as disposições legais”, ressaltou Carlos Castim.

“O prefeito Carlos Eduardo se mostrou interessado em resolver os pleitos da categoria ao sinalizar que é possível atender a reivindicação que solicita a bilhetagem unificada”, salientou o presidente do Sitoparn, Nivaldo Andrade. Segundo ele, a luta não é só do sindicato e dos permissionários, mas de toda a população. “A unificação do cartão vai permitir que o passageiro possa escolher qual o tipo de transporte que quer utilizar na cidade. Com certeza vamos melhorar o atendimento à população porque vamos aumentar a receita, botar carros novos com ar condicionado e elevador, como está dentro da planilha de custo. Deixaremos de ficar reféns do ônibus convencional, vez que 70% da nossa demanda fica prisioneira ao cartão do ônibus”, frisou Nivaldo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura de Parnamirim emite nota sobre declarações da governadora Rosalba Ciarlini

A Prefeitura de Parnamirim vem, por meio de nota, esclareceu alguns pontos divulgados pela governadora Rosalba Ciarlini, em entrevista à imprensa local, nesta segunda-feira, 5, sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Nova Esperança. Confira abaixo:

1. De acordo com o convênio firmado entre os governos federal, estadual e municipal, cabe ao Estado construir e equipar a UPA de Nova Esperança em Parnamirim. É de responsabilidade da Prefeitura administrar a unidade, o que só poderá acontecer quando o prédio for liberado para funcionar.

2. A Prefeitura, até o momento, não recebeu do governo o prédio recém construído da UPA de Parnamirim. A demora se deve porque o Governo do Estado ainda não abriu o processo licitatório para a compra dos equipamentos que serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento.

3. A governadora afirmou que a Prefeitura teria demorado para  responder se assumiria a administração da UPA. Neste caso, a afirmação não condiz com a realidade. A Prefeitura, inclusive, já depositou recurso referente à contrapartida, estabelecida no acordo tripartite, o que desmente a informação da governadora.

Entendemos ser prioridade a conclusão de todo o processo de construção e instalação dos equipamentos da UPA de Parnamirim para que a população tenha acesso a mais uma unidade de atendimento no município.

Prefeitura Municipal de Parnamirim

Opinião dos leitores

  1. Nessa briga de crioulo doido só quem perde é a população. Ao invés de está atribuindo responsabilidades, deveriam se aliar para juntos encontrarem uma solução e colocarem essa UPA pra funcionar o mais rápido possível. E digo mais, não só colocar a UPA em questão para funcionar, mas fazer a outra que já existe no bairro Rosa dos Ventos, aqui em Parnamirim voltar a funcionar. Uma vez que esta raramente tem médicos de plantão, e dessa forma deixa de cumprir com sua finalidade. Aqui em Parnamirim os serviços prestados pela prefeitura deixando muito a desejar, é educação em greve, como já mencionei anteriormente a falta de médicos na UPA é constante, a coleta do lixo vem sendo feita de forma irregular, as ruas estão todas cheias de buracos, enfim um verdadeiro caos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura adia reunião e permissionários promovem protesto

A reunião do prefeito Carlos Eduardo com os permissionários do transporte alternativo, que aconteceria por volta das 17h desta sexta-feira (2), foi desmarcada pelo Município, e gerou uma indignação dos trabalhadores, que aguardavam com expectativa o encontro com o chefe do executivo para discussão de implantação da bilhetagem eletrônica, entre outras reivindicações.

Segundo o Sintoparn, alegando compromisso familiar, o prefeito não poderá atender a comissão formada pelos permissionários e ainda não se foi definida uma nova data para o encontro. Com isso, a categoria promove um ato em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, em protesto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura emite nota de esclarecimento sobre fechamento de Centro de Saúde em Igapó

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal torna pública a imperiosa necessidade de suspender, a partir desta segunda-feira, 29, a oferta de serviços no Centro de Saúde Bela Vista, em Igapó.

A medida adotada atende à recomendação da equipe técnica de engenharia e infraestrutura desta Secretaria, diante da precária condição da estrutura física do prédio que abriga a unidade, situação agravada com as chuvas dos últimos meses.

Na falta de imóvel em Igapó para locar e instalar temporariamente o Centro de Saúde, a população usuária passará a ser atendida, a partir do dia 05 de agosto, na Unidade Saúde da Família Panatis.

O Centro de Saúde Bela Vista é a única unidade de demanda aberta do Distrito Sanitário Norte II e, portanto, de grande importância estratégica para funcionalidade da rede municipal de saúde. Junto com a Unidade Saúde da Família Igapó, cobre uma área com 28 mil pessoas.

A SMS sabe que as mudanças causam transtorno nas rotinas dos usuários, mas acredita que trabalha para, em curto prazo, poder ofertar serviços de mais qualidade e em edificações que não atentem contra a segurança da população e dos profissionais.

Opinião dos leitores

  1. Onde anda os 200 dias do prefeito que ia recuperar Natal ele fez parte do facção que governou Natal por 16 anos

  2. Fechar serviços de saúde é o que a atual gestão vem fazendo melhor. O discurso amarelo do atual secretário ninguém aguenta mais, Fora Cipriano, fora! A administração de Carlos Eduardo já dá mostras do desastre que vai ser. Talvez pior até que a de Micarla! Que má sorte essa do povo de Natal!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Encontro entre alternativos e Prefeitura já tem data definida

De acordo com matéria publicada no DEFATO.COM, já tem data e hora marcadas para o encontro do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com representantes do Sindicato dos Transportes Alternativos de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) que ocuparam durante 33 horas o Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura. De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, jornalista Sávio Hackradt, o encontro será às 17 horas da próxima sexta-feira (2).

Entre as reivindicações do Sitoparn estão a discussão da licitação das linhas do transporte coletivo de passageiros, possibilidade de redução da tarifa de R$ 2.20 para R$ 2.20 e a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, como já acontece com os ônibus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Manifestantes e Prefeitura entram em acordo e Palácio Felipe Camarão é desocupado

A ocupação da sede da Prefeitura do Natal por operadores dos transportes alternativos teve se desfecho no fim da tarde desta quinta-feira (25), por volta de 17h50.  Os integrantes do Sindicato dos Transportes Opcionais e Alternativos (Sitoparn) depois de participarem de uma reunião na seccional Rio Grande do Norte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) fizeram exigências de um encontro nos próximos dias com o prefeito Carlos Eduardo, e o Município acatou. Trancados na área interna desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira, os trabalhadores passaram 33 horas até o acordo final.

Segundo o acordo firmado na OAB, o prefeito Carlos Eduardo, cumprindo compromisso no Rio de Janeiro, propôs via secretários, que e o sindicato participe de todas as reuniões sobre o processo de licitação dos transportes coletivos. Em contraproposta, como o prefeito não pode unificar agora de imediato as tarifas de ônibus e transportes coletivos, como reivindica o Sitoparn, o sindicato solicitou que no começo de agosto Carlos Eduardo envie à Câmara Municipal projeto de lei unificando estes valores. Da mesma será discutido o sistema de bilhetagem eletrônica. Os integrantes do Sitoparn ainda pedem, entre outras, redução da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,00.

Em frente ao Palácio Felipe Camarão já estavam posicionados para entrada, em caso de negativa dos manifestantes, dezenas de policiais militares, que buscaram a todo instante, através do Comando Geral da PM, uma desocupação pacífica, sem confronto, e prevaleceu o diálogo.

Opinião dos leitores

  1. Estamos chegando em um ponto que as instituições que dão suporte ao estado democrático de direito não são respeitados, alias, são menosprezados. Achei fraca a posição da prefeitura por ainda ir negociar, a da OAB que está sempre defendendo certas situações que são no mínimo duvidosas ( mais um exemplo: soltar pseudos manifestantes que vandalizaram no RJ). Agora todo mundo que tiver alguma reivindicação, se achará no direito de invadir prefeitura, palácio de governo, assembleias, etc.

  2. queria ver um juiz arrochado pulblicar uma ordem judicial obrigando o SETURN a abrir a caixa preta da empresa, para saber quem ganha para manter esse caos que é o sistema de transporte de natal.

  3. Eles não entraram em acordo. O que ocorreu foi que saíram com a rabixola entre as pernas. Agora invadam de novo e desafiem à Justiça e Polícia para ver? Formiga sabe a folha que corta. Só são valentões pois agem em gupos organizados, feito bandos ou milícias, e contra pessoas indefesas em relação aos seus métodos insanos e antidemocráticos de protestar. É o modo de agir inspirado no novo cangaço comum à essa gente, querendo vingar dando às cartas e querendo prevalecer a todo cuto, a Lei do mais forte e mais cruel. Vão dormir hoje em casa, tranquilos e calmos, com a certeza do dever cumprido, ou seja, que tiveram que cumprir a Ordem Judicial. Devem ficar felizes, pois não dormirão com os lombos doídos e os couros quentes.

  4. Pena que demorou tanto, pois, desde ontem a ordem de desocupar edtava entregue à polícia que tardou. Lamentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM pronta para desocupar prédio da Prefeitura; manifestantes decidem

A ocupação da sede da Prefeitura do Natal por operadores dos transportes alternativos deverá ter um desfecho até as 16h desta quinta-feira (25).  Os integrantes do Sindicato dos Transportes Opcionais e Alternativos (Sitoparn) depois de participarem de uma reunião na seccional Rio Grande do Norte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), irão decidir se continuam no local e resistirão a entrada da Polícia Militar, ou se sairão pacificamente.

Os integrantes do Sitoparn pedem, entre outras, redução da tarifa de R$ 2,20 para R$ 2,00 e participar da elaboração das regras da licitação do transporte coletivo de passageiros da capital. Eles querem o diálogo imediato com o prefeito Carlos, mas o Município só aceitar conversar com a classe a partir da desocupação do prédio e durante uma reunião a ser agendada para a próxima semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Manifestantes vão "dormir" na Prefeitura de Natal; PM não recebeu intimação para desocupação

O Palácio Felipe Camarão não será desocupado na noite desta quarta-feira (24), mesmo com determinação judicial, por um grupo de manifestantes, que representa os trabalhadores do transporte alternativo em Natal. A informação foi confirmada pelo comando geral da Polícia Militar, que aguarda por uma intimação para cumprimento da ordem, que deverá acontecer no início da manhã desta quinta-feira (25).

No início da noite desta quarta, o coronel Francisco Canindé Araújo disse não mais se encontrar no quartel do comando geral e que somente quando receber a notificação, nesta quinta-feira é que tomará as providências cabíveis.

No final da tarde, atendendo ao pedido da Procuradoria Geral do Município, o juiz da 3ª. Vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota, determinou, em caráter liminar, a desocupação do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal. Confira determinação abaixo na íntegra:

Decisão judicial

O juiz da 3ª Vara da Fazenda pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota, deferiu medida liminar para reintegrar o Município de Natal na posse do prédio sede da Prefeitura Municipal de Natal. O magistrado destaca que a medida judicial de reintegração deve ser promovida como cautela, com a presença obrigatória do Comandante Geral da Polícia Militar, a viabilizar o cumprimento da ordem, e evitar excessos em sua execução.

O pedido de reintegração de posse foi feito depois que manifestantes vinculados ao Sindicato dos Proprietários de Transportes Alternativos de Passageiros do Rio Grande do Norte (SITOPARN) adentraram na manhã de hoje (24) na sede da Prefeitura Municipal de Natal. O município alegou que a manifestação aconteceu de maneira desordenada, ocupando inclusive os portões de acesso do prédio, de modo a proibir o livre acesso pessoas e funcionários no local. Disse, ainda, que a manifestação vem prejudicando de maneira significativa o regular funcionamento da Prefeitura, que se encontra com suas atividades praticamente paralisadas.

“Indiscutivelmente, o direito de protestar; de realizar reuniões pacíficas ostentar indignação em face de atitude ou omissão governamental encontra-se amparado no ordenamento jurídico. Ocorre que tal direito encontra limitações, justamente no direito que tem os demais, de ter acesso ao local de trabalho; de ir e vir, sem que a irresignação alheia venha a atingir, na completude, a harmonia dessa relação. É a situação que se apresenta, no dia de hoje, na cidade de Natal. A Prefeitura Municipal encontra-se sitiada, por manifestantes que exigem, de imediato, a satisfação de pleito administrativo”, destacou o juiz Geraldo Antônio da Mota.

O magistrado justificou sua decisão na documentação juntada ao pedido, o que segundo ele comprovou o esbulho praticado na sede da Prefeitura municipal de Natal pelos manifestantes que reivindicam a unificação de bilhetagem eletrônica nos transportes de passageiros cedido por permissão.

“Na hipótese vertente, o ato de ocupação da sede da prefeitura pelos manifestantes da forma como foi realizado está implicando em manifesta violação ao direito de locomoção de servidores e demais pessoas que se encontram impedidos de entrar ou sair do local, assim como vem prejudicando a normal consecução das atividades administrativas no recinto. Diante desses ditames, observo que a situação posta na inicial indica a permissibilidade de concessão de liminar para reintegrar o autor na posse do imóvel”, decidiu o magistrado.

Opinião dos leitores

  1. Essa atitude dessas pessoas é lastimável. Em nome de um suposto direito de protestar, mantêm pessoas sob cárcere privado. Já é hoar de alguém agir, pois quando a verdadeira baderna começar a se instalar, creio que não sobrará perdra sobre pedra, pois dos dois lados estarão pessoas ressentidas, onde poderão, em nome da justiça com as prórprias mãos, revidar e começar a quebradeira geral. Alguém certamente sairá perdendo, pois não soube respeitar os direitos alheios, e quando tiver seus direitos prejudicados, não terão a quem reclamar, haja vista que, quem desrespeita a Justiça e a Polícia, por ela não pode mais chamar. Infelizmente, poderão ter que aguentar sem poder pedir socorro a ninguém, as consequências indesejáveis de seus atos nefastos. O tempo é quem dirá.

  2. Como Natal não há tal: aqui até decisão liminar termina adquirindo outro significado.
    E ainda gostamos engendrar piadas de português e de 'mossoroês'. Esta terra ainda vai cumprir seu ideal, ora se vai.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura do Natal vai investir R$ 900 milhões até o fim de 2013; obras, coleta, educação

Entrevista-coletiva-200-diaCom recursos oriundos de empréstimos e do Orçamento Geral da União (OGU), a Prefeitura de Natal investirá até o fim do ano R$ 900 milhões em obras na cidade. A garantia é do prefeito Carlos Eduardo que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (19), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, para falar sobre os 200 dias de sua gestão e projetos e programas futuros. Ele disse que as obras da Copa do Mundo 2014 estão garantidas. “Conseguimos salvar as obras da Copa do Mundo. Vamos lutar para entregá-las em maio de 2014”, disse o chefe do executivo municipal.

As obras referem-se ao túnel de macrodrenagem, que vai beneficiar 33 vias públicas, à construção de 50 km de calçadas e 300 abrigos de ônibus nos principais corredores da capital, ao lote 1 das obras da Copa, que vai da Felizardo Moura até a Arena das Dunas, na ordem de R$ 118 milhões, além de túneis e viadutos. “Hoje nós já temos obras em execução no valor de R$ 250 milhões. Até o fim do ano, o investimento chegará a R$ 900 milhões”, reforçou.

Ele assinalou que emergencialmente a Prefeitura regularizou a coleta seletiva na cidade, iniciou a operação tapa-buraco e a pavimentação de ruas e avenidas, bem como colocou em dia os salários atrasados do funcionalismo municipal.

A administração profissionalizada é outra meta a ser perseguida pelo executivo. O primeiro passo foi a adesão do município ao Movimento Brasil Competitivo e a contratação da Consultoria Falconi para fazer uma auditoria na folha de pagamento. A assinatura do contrato será em 29 de agosto. Conforme o prefeito, a auditoria vai melhorar a receita e reduzir as despesas, por meio de redesenhos de processos.

Em relação às obras públicas e de infraestrutura, Carlos Eduardo disse que a Prefeitura retomou as obras de drenagem e pavimentação do bairro Nossa Senhora da Apresentação e de Capim Macio, afora a recuperação da praia de Ponta Negra, incluindo o calçadão: “Até meados de outubro, teremos Ponta de Negra de volta. O projeto da nova orla das parias centrais está sendo licitado. Teremos finalmente banheiros públicos, quiosques e paisagismo”.

Na educação, a Prefeitura está construindo seis Cmeis, sete escolas e licitando outras 31 unidades. O prefeito destacou, ainda, a reabertura de 56 unidades de saúde, duas maternidades e a contratação de 63 médicos para o Programa de Saúde da Família (PSF). Com tudo isso, o prefeito confirmou que vai decretar estado de calamidade pública na saúde.

A respeito do Parque da Cidade, Carlos Eduardo garantiu que as obras de recuperação do equipamento público iniciarão até o final de julho. A meta é entregar o Parque em maio ou no mais tardar junho de 2014 para que os turistas possam usufruí-lo. Ainda sobre obras, a Prefeitura vai construir o Mercado Modelo das Rocas e reformar o Mercado de Petrópolis, o Palácio dos Esportes, o ginásio Nélio Dias e recuperar 25 praças de esporte, bem como construir Centros de Artes e Esportes, em Felipe Camarão e Nordelândia, no valor de R$ 2 milhões cada um. “Estamos cumprindo muito mais do que foi prometido. A cidade está se recuperando e conseguimos salvar as obras da Copa do Mundo”, ressaltou o prefeito.

Opinião dos leitores

  1. Todos nós sabemos que ninguém é perfeito.
    Todos nós sabemos que NENHUM, NENHUM político cumpre todas as promessas de campanha, a não ser que não as tenha feito.
    Sabemos que para uma cidade grande como Natal, e ainda mais devastada como foi, muito que se faça será pouco.
    Gostaria somente de dizer para aqueles que criticam o atual Prefeito com malícia e maldade, até porque críticas construtivas são necessárias e importantes, que antes de fazer comentários jocosos e cheios de rancor, que compare a administração de Carlos Eduardo com as de Micarla e Rosalba, que representam os grupos antagônicos ao do Prefeito no atual cenário político do RN.

  2. "A meta é entregar o Parque em maio ou no mais tardar junho de 2014 para que os turistas possam usufruí-lo". Mais uma prova de que esse Carlos Lasca Tudo só faz as coisas pensando no povo de fora se esquecendo do povo daqui. É pura demagogia!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura do Natal paga primeira parcela do 13º salário nesta sexta-feira

 A Prefeitura do Natal paga nesta sexta-feira (14), a primeira parcela do 13º salário. O impacto será de cerca de 18 milhões de reais beneficiando mais de 21 mil servidores, incluindo aposentados e pensionistas.Apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura, o prefeito Carlos Eduardo considera que o pagamento de 40% referente ao adiantamento do 13º salário, é uma prioridade, desde a sua administração anterior. “Vamos continuar nos planejando para atender esse compromisso”, garantiu o prefeito.

Para o chefe do executivo municipal, o pagamento do adiantamento do 13º Salário ao funcionalismo municipal traz um triplo benefício. Aos próprios servidores, que têm a oportunidade de receber parte do 13º salário já no mês de junho; ao comércio, que recebe uma injeção de recursos de mais de 18 milhões de reais, e à Prefeitura, que pode programar os seus gastos e diminuir o peso de duas folhas de pagamento ao final do ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura publica portaria que reduz tarifa de ônibus para R$ 2,30

Conforme prometido por Carlos Eduardo Alves via Twitter, a Prefeitura do Natal publicou nesta terça-feira (4) portaria no Diário Oficial do Município para que a tarifa de ônibus em Natal seja reduzida de R$ 2,40 para R$ 2,30.

De acordo com o documento, a diminuição do valor se deve à publicação, por parte do Governo Federal, da Medida Provisória nº 617/2013, que zera as alíquotas de contribuição ao PIS/PASEP e Cofins por parte das empresas de transporte urbano.

Mesmo com a redução, o movimento #RevoltadoBusão vai realizar mais um protesto na quinta-feira, em frente ao shopping Via Direta. Eles alegam que o reajuste é insuficiente e pretendem conseguir uma discussão mais ampla sobre o transporte público da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura do Natal gasta quase R$ 400 mil/mês só com aluguéis

Segundo reportagem do jornal Tribuna do Norte, o Município gasta mensalmente R$ 372.150,45 com aluguéis de 16 prédios voltados para atividades administrativas das secretarias. Até o mês de maio, foi aplicado R$ 1,86 milhão em locações deste tipo. As informações são da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Os gastos das secretarias com aluguel para funcionamento das sedes administrativas das secretarias de Educação e Saúde são os mais caros da Prefeitura de Natal. As duas sedes exigem um desembolso mensal de R$ 130 mil.

Entre as promessas da Prefeitura para reduzir os custos com aluguéis está a construção de um centro administrativo para o Município. Contudo, conforme explicou o chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradt, o Executivo ainda não definiu qual o terreno que deverá abrigar o empreendimento.

“O processo de escolha dos terrenos ainda está em andamento. Ainda não tem nada definido. Os técnicos concluíram as vistorias e, na próxima semana, teremos uma nova reunião para tratar do assunto”, disse o chefe do Gabinete Civil. Segundo Hackradt, os terrenos vistoriados ficam no bairro Pitimbu, perto do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte; na Redinha, próximo da Ponte Newton Navarro; no Alecrim; e na Ribeira.

Segundo ele, a ideia é construir o centro administrativo através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Enquanto a indefinição a respeito do centro administrativo se mantém, os contratos de locação da Prefeitura de Natal para o funcionamento das secretarias precisam ser renovados.

É o caso das secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS). Ambas funcionam, atualmente, no antigo Novotel e têm contratos por encerrar nos dias 2 de julho e 7 de agosto deste ano, respectivamente. Mensalmente, a SME paga R$ 75 mil para utilizar o Novotel e a SMS R$ 60 mil. Com isso, em 2013, a Educação já teve gastos de R$ 375 mil com a locação do espaço, enquanto a Saúde já acumula um débito de R$ 300 mil para usar o prédio somente neste ano.

As duas secretarias já abriram chamadas públicas para fazer novos contratos de locação. De acordo com o secretário-adjunto de Gestão Escolar, Pedro Jorge Ferreira, a SME recebeu propostas para utilizar as instalações do antigo Novotel e do edifício Ducal, na Avenida João Pessoa. Já a SMS informou através de sua assessoria que também recebeu proposta para utilizar o antigo Novotel, além do edifício Ducal e do prédio onde funcionou o colégio CDF da Av. Princesa Isabel.

De acordo com Pedro Jorge Ferreira, o local de funcionamento da Secretaria Municipal de Educação será escolhido em até 10 dias. As secretarias não anteciparam os valores das novas propostas.

Opinião dos leitores

  1. É notório que a PMN não tem a menor intenção de contruir prédio próprios para acomodar a administração municipal se assim fizesse deixaria de "beneficiar-se" da comodidade que estes alugueis trazem a alguns. muitos prédios não tem a menor condição de atendimento ao público seja pela má localização ou a falta de acessibilidade a exemplo da SEMURB, SEMSUR, EDUACAÇÃO, SAÚDE, TURISMO e entre outras. e o prefeito ainda fala em construir o centro administrativo no Parque da Cidade, onde o acesso do povo ficará inviável já que no prolongamento da Prudente de Morais passa apenas uma linha de ônibus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prefeitura de Natal apresenta proposta de reajuste de 10% para os professores

Nesta sexta-feira (24), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu no Palácio Felipe Camarão a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) para negociar o fim da greve na rede municipal de ensino. Ficou estabelecido pela proposta apresentada pela Prefeitura um reajuste salarial de 10%, a partir do mês de agosto, como também a efetuação do pagamento dos atrasados referentes às promoções já implantadas que somam R$ 3,2 milhões de reais, nos meses de novembro e dezembro deste ano. O executivo municipal também se comprometeu a implementar a progressão funcional dos professores da rede municipal na folha de pagamento do mês de setembro, assim como irá encaminhar a Câmara Municipal dentro de até 60 dias um projeto de lei para restabelecer a data base anual de reajuste da categoria.

Carlos Eduardo entende que o magistério natalense precisa e merece ter uma remuneração melhor, mas a situação financeira da gestão não permite que a administração conceda um reajuste maior aos professores. O chefe do executivo natalense lembrou que o município compromete atualmente 54% de suas receitas com o pagamento do funcionalismo, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O prefeito pediu que o SINTE-RN tenha sensibilidade e aceite a proposta apresentada pela prefeitura para que as aulas da rede municipal de ensino retornem: “ Espero que a categoria analise bem o que foi proposto e encerre o movimento grevista que tem atrapalhado a vida dos estudantes e de suas famílias”, disse Carlos Eduardo.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) recebeu o termo de compromisso e vai levar a proposta para ser discutida em assembleia geral da categoria na próxima segunda-feira (27).    Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Justina Iva, o secretário municipal de Administração, Dionísio Gomes, o Procurador Geral do Município, Carlos Castim e a secretária adjunta de Planejamento e Finanças, Adamires França.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Carlos Eduardo anuncia pagamento da primeira parcela do 13º salário para junho

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, anunciou para o dia 14 de junho o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O impacto será de cerca de 18 milhões de reais para mais de 21 mil servidores incluindo aposentados e pensionistas. Carlos Eduardo transmitiu a notícia que considera especial no programa de rádio “Prestando Contas”.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura, o chefe do executivo municipal considera que o pagamento de 40% referente ao adiantamento do 13º salário, é uma prioridade,  desde a sua administração anterior. “Vamos continuar nos planejando para atender esse compromisso”, garantiu o prefeito.

Para Carlos Eduardo, o pagamento do adiantamento do 13º Salário ao funcionalismo municipal  traz um triplo benefício. Aos próprios servidores, que têm a oportunidade de receber parte do 13º salário já no mês de junho; ao comércio, que recebe uma injeção de recursos de mais de 18 milhões de reais, e à Prefeitura, que pode programar os seus gastos e diminuir o peso de duas folhas de pagamento ao final do ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Município de Parnamirim é condenado em R$ 350 mil por uso irregular de estagiários

A Justiça do Trabalho em Natal condenou o Município de Parnamirim a uma indenização no valor de R$ 350 mil por dano moral coletivo, decorrente da utilização de estagiários para substituir funcionários. A decisão é resultado de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN).

A ação, assinada pela procuradora do Trabalho Izabel Christina Baptista Queiróz Ramos, revela o uso de estagiários para sanar déficit nos quadros de professores da rede pública de ensino do Município, sendo que, em alguns casos, em atividades incompatíveis com seus respectivos cursos universitários.

Segundo a procuradora Izabel Christina, “a conduta irregular do município causa danos aos estagiários que desempenham funções não contributivas para sua formação profissional, bem como aos servidores municipais e aos indivíduos que almejam a inscrição em futuro certame público”.

A decisão de condenação por dano moral coletivo foi proferida pelo juiz do Trabalho Luciano Athayde Chaves, da 2ª Vara do Trabalho de Natal/RN.

 

Opinião dos leitores

  1. Se a moda pegar Bruno, O Estado do RN terá que pagar indenizações milionárias por usar INDEVIDAMENTE ESÁGIÁRIOS em substituição a PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO por tanto tempo que não sabemos nem contar. Aliás, essa é a única profissão que todo mundo parece tolerar a utilização de ESTAGIÁRIOS COMO TITUTALERES DE CADEIRAS/MATÉRIAS ESCOLARES. Entendem agora a lógica do atraso?
    Alguém já viu ESTAGIÁRIO DE MÉDICOS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS E OUTRAS PROFISSÕES, assumindo como titulares e assinando os documentos de sua área como responsáveis competentes para tal e tanto?
    Porque ainda se surpreendem pelo CAOS que estamos vivendo?
    Nada é fruto do acaso, tudo acontece conforme a lei de ação e reação…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeitura do Natal confirma reajuste da tarifa de ônibus a partir deste sábado

A tarifa de ônibus em Natal será reajustada neste sábado (18), a partir de 0h, para R$ 2.40, vinte centavos a mais que o valor atual. A informação foi confirmada por representantes da Prefeitura do Natal nesta sexta-feira (17), após questionamentos da imprensa em virtude dos protestos realizados na quarta e quinta, onde estudantes que integram o #Revoltadobusãonatal protestaram na BR-101, Câmara Municipal e Prefeitura, contrários ao aumento.

Através de cartazes e gritos de ordem, os manifestantes até consideraram o aumento da tarifa, desde que fossem realizadas e justificadas melhorias no sistema de transporte do Município.

A Prefeitura do Natal, inclusive, não levará em conta o requerimento aprovado nessa quinta-feira (16) pela Câmara Municipal, pedindo a suspensão imediata do reajuste até a realização da licitação pública de linhas de ônibus.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *