O Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) publicou uma portaria do Ministério da Educação que prorroga, até dia 15 de maio, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2019), simplificados e não simplificados, referentes ao primeiro semestre deste ano.
A mesma portaria prorroga também, para a mesma data, o prazo para a realização da transferência integral de curso ou instituição de ensino, bem como de solicitação de dilatação do prazo para a utilização do Fies 2019 .
As prorrogações a que se refere a portaria deverão ser feitas por meio do Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFIES), no site do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Um grupo de 19 padres e acadêmicos conservadores católicos pediram aos bispos que denunciem o Papa Francisco como herege. A iniciativa parte dos setores ultraconservadores da Igreja, que se opõem às posições do Pontífice em temas como comunhão para divorciados e diversidade religiosa. As informações são de O Globo.
O mais proeminente no grupo é o padre Aidan Nichols, clérigo britânico de 70 anos da ordem dominicana que escreveu muitos livros e é um dos mais reconhecidos teólogos do mundo anglo-saxão. Os outros são menos conhecidos. “Tomamos esta medida como último recurso para responder ao prejuízo acumulado causado pelas palavras e ações do Papa Francisco ao longo de vários anos, que deram origem a uma das piores crises da História da Igreja Católica”, escreveram em uma carta aberta de 20 páginas.
O texto ataca Francisco por supostamente amolecer a posição da Igreja em uma série de assuntos. Os autores dizem que ele não tem se declarada abertamente o bastante contra o aborto, tem sido muito hospitaleiro aos homossexuais e tolerante demais com protestantes e muçulmanos.
Vaticano não quis comentar
A carta foi publicada nessa terça-feira (30 de abril) no LifeSiteNews, site católico conservador que frequentemente é usado como plataforma para ataques ao Papa. No ano passado, o portal divulgou um documento de um ex-embaixador do Vaticano em Washington, o arcebispo Carlo Maria Vigano, pedindo a renúncia do Papa.
Um porta-voz do Vaticano não quis comentar a carta, que inclui dezenas de notas de rodapé, versículos da Bíblia, pronunciamentos de vários Papas anteriores, e uma bibliografia em separado. A carta convida as pessoas a se juntarem a um abaixo-assinado on-line. Endereçada aos bispos católicos, a carta diz que “assim, pedimos que Vossas Reverendíssimas urgentemente lidem com a situação da adesão pública do Papa Francisco à heresia”.
Vai vendo, esse mesmo padres devem no mínimo ser iguais aqueles q qd observam uma p*k bem novinha ficam todos loucos para meter a mão e outras coisitas mais, falso moralistas e hereges são essa corja que conspiram contra o papa.
Querem derrubar o Papa, povo sem noção, só porque acolheu os excluídos.
Jesus perdoou a prostituta, enquanto o representante do sacerdotes queria o apedrejamento
Dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), na manhã desta quinta-feira (02), apontam uma redução no número de Condutas Violentas Letais e Intencionais (CVLIs) nos primeiros 120 dias de 2019, o menor índice proporcional neste período desde 2015.
Com base nos números fornecidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine), nos primeiros quatro meses de 2019 foram registrados 488 CVLIs no Rio Grande do Norte, uma redução significativa quando comparado ao mesmo período em 2018, onde foram registrados 721 crimes, o que resulta em 233 vidas poupadas neste período. Os anos anteriores também apresentaram índices maiores. Em 2017, foram registrados 818 CVLIs, em 2016 ocorreram 629, e em 2015 foram 541 registrados.
Os números informados pela Coine apresentam ainda que o homicídio doloso foi o crime que apresentou maior redução em relação ao mesmo período em 2018. Houve uma diminuição direta de 179 homicídios deste tipo na comparação entre os dois anos.
Reflexo do trabalho feito principalmente dentro do sistema penitenciário, porém a Governadora não convoca polícias aprovados no último concurso e não nomeia os agentes penitenciários já formados, também não faz um concurso para a Polícia Civil, a tendência é que o sistema penitenciário saia do controle novamente em virtude do número de servidores pedindo exoneração pela falta de valorização e salário digno em virtude da periculosidade e complexidade da profissão. Diante deste quadro se o Governo não tomar providências esse número vai voltar a aumentar, infelizmente o governo não investe em material humano, com o mesmo argumento que sempre é usado: Não possui recursos e o Estado está quebrado.
O município de Bom Jesus, distante cerca de 46 quilômetros de Natal, entrou na lista de cidades da Região Metropolitana da capital potiguar, após lei promulgada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
Com o ato, publicado na quarta-feira (1º) no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo, a região metropolitana passou a contar com 15 municípios: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus.
Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que a população de Bom Jesus era de 10.152 habitantes. Ainda de acordo com o IBGE, em 2016, o salário médio mensal era de 1,8 salários mínimos, na cidade. Entretanto, a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de apenas 4,8%. No mesmo período, 49.1% da população vivia em domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa.
Ato politiqueiro! Bom Jesus ser incluída na Região Metropolitana, misericórdia. Qual o desenvolvimento ali. Dessas 15 que consideram a região metropolitana, de fato, só ficam 5.
Realmente foi só politicagem a inclusão de Bom Jesus na área metropolitana de Natal. A maioria dos municípios deveria, no momento, estar fora. No futuro, 10, 15 anos adiante, talvez sim, a depender do crescimento de Natal e dos outros 5 que realmente estão próximos à capital. Aliás, parece que a maioria dos dirigentes municipais desconhece que, a integrar uma área metropolitana tem que arcar com algumas responsabilidades que implicam em bônus e ônus. Essa galera só que saber do bônus.
Ainda há esse adendo, tem área "metropolitana" mas os transportes que circulam, são dá década de 50… Não tem nada de metropolitana.
Justiça seja feita: desde a transferência do aeroporto para as brenhas de São Gonçalo do Amarante, o município mais importante da "região megalopolitana" de Natal chama-se João Pessoa. Logo ali, na terra da "gove do góipi".
Falta incluir Pau dos Ferros, Paraná, Luiz Gomes e Venha Ver!!
Estes nossos políticos não perdem uma oportunidade de querer aparecer.
Das 15 só 05 de fato fazem parte da região metropolitana de Natal, o restante é politicagem pura.
O desembargador do TJ-MG Alexandre Victor de Carvalho – Cláudia Ramos/CCS/TRE-MG
Em interceptações telefônicas da Polícia Federal, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, propõe que o filho e a mulher dele atuem como funcionários públicos fantasmas, sem cumprir as cargas horárias exigidas para os cargos, e sugere até um esquema de “rachadinha” para dividir salário a ser pago pelo erário à sogra.
A transcrição dos áudios, obtida pela Folha, consta de investigação iniciada em 2015, cujo foco são supostos esquemas de corrupção e troca de favores envolvendo magistrados do segundo maior tribunal de Justiça do país.
O inquérito da PF sustenta, com base nas gravações, que o desembargador negociou com políticos e outros agentes do estado empregos para os familiares. Os diálogos são de setembro a dezembro daquele ano.
Segundo pessoa com acesso ao caso, ouvida pela reportagem em abril, a investigação tramita em sigilo no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Integrante da 5ª Câmara Criminal do TJ mineiro, o desembargador articula, nos áudios, um revezamento dos parentes em cargos públicos.
Trata da nomeação do filho, Guilherme Souza Victor de Carvalho, para um cargo comissionado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em substituição à mulher, Andreza Campos Victor de Carvalho, que ocupava esse mesmo posto e estava de partida para uma vaga na Assembleia Legislativa de MG. Ambos são advogados.
O objetivo do desembargador, segundo a PF, era aumentar os rendimentos familiares. Em contrapartida, ele teria aberto espaço para que políticos lhe pedissem favores na corte. Além disso, teria apoiado a então advogada Alice Birchal para integrar a lista tríplice que disputaria a nomeação para uma vaga no TJ-MG, o que também seria de interesse de políticos.
Continuo dizendo que ainda não nasceu o homem para resolver o maior problema do Brasil. Onde procurar safadeza vai ser encontrado. Não tem quem resolva.
Os rumores de que o Instagram estaria com planos para esconder o número de curtidas das postagens começaram a circula na internet há algumas semanas. Desta vez, o boato foi confirmado e, realmente, a rede social tem planos de tornar as interações com fotos e vídeos uma informação privada.
Os testes começam no próximo fim de semana entre os usuários do Canadá, segundo chefe do Instagram Adam Mosseri, em palestra no F8, conferência anual do Facebook para profissionais de tecnologia.
“Os canadenses são experientes em tecnologia e redes sociais, com mais de 24 milhões de pessoas conectadas por mês. Queríamos testar isso com um público digitalmente experiente que tem uma comunidade próspera no Instagram” disse um porta-voz da empresa ao site TechCrunch.
Com a atualização da plataforma, somente o administrador da conta terá acesso ao número de interação de um post. O motivo de ocultar essa informação seria incentivar curtidas em fotos e vídeos conforme os interesses de cada um e não porque são populares.
O Instagram também anunciou um novo recurso para combater o bullying. A plataforma irá alertar o usuário que estiver prestes a fazer um post que tem potencial de ofender alguém.
As próximas atualizações ainda devem incluir um recurso para incentivar a gastar menos horas do dia navegando pelo feed e ajustes de configuração para decidir que tipo de interação um seguidor pode ter com os post do perfil.
A Defesa Civil Estadual realizou nessa terça-feira (30 de abril) uma inspeção aérea para ter uma nova perspectiva de avaliação que possibilite tomada de providências mais amplas para o monitoramento e contingenciamento dos reservatórios de água da região Central do estado. O açude São Miguel 1, na localidade, rompeu-se no último dia 21 de abril, após receber um volume de água de chuvas acima do esperado. O trabalho de hoje foi realizado com o auxílio da aeronave Fênix 03, cedida pelo Governo do Ceará.
Técnicos do Instituto de Águas do RN – IGARN, em parceria com as coordenadorias municipais de defesa civil das cidades de Ipanguaçu, Angicos e Fernando Pedroza observaram os pontos críticos, principalmente no que diz respeito à segurança dos municípios. Foi sobrevoada a região da Bacia do Rio Piranhas/Açu, cujos reservatórios – Sobradinho, Vavá 2 e São Miguel 2 – desaguam no açude Pataxó, o maior da localidade.
Além de capturar imagens aéreas para posterior análise da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, os técnicos envolvidos trabalharam na abertura de um canal no açude Vavá 2 no sentido do açude vizinho, Sobradinho, onde há uma válvula-dique que dá vazão à água e onde há capacidade suficiente para recebimento do volume transferido. A ação do sobrevoo confirma a integração entre os poderes estaduais – CE e RN – e municipais.
GOVERNO CRIOU COMITÊ
O Governo do Estado instituiu um comitê permanente de acompanhamento e monitoramento de barragens envolvendo o Gabinete Civil, Semarh, IGARN, Departamento de Estradas de Rodagem – DER e Defesa Civil Estadual.
O comitê permanente vai executar as ações emergenciais necessárias para a segurança das barragens em risco e fiscalizar as demais que somam seis mil reservatórios de pequeno e médio porte. A atuação vai ser pautada com base na Lei Federal 12.334/2010, que disciplina a segurança das barragens em todo o país.
Como prevê a legislação, o estado vai ampliar o trabalho de fiscalização e classificação de risco das barragens e notificar os proprietários para realizarem os serviços necessários em prazo determinado.
A legislação também permite que a administração pública promova a cassação de outorga concedida aos proprietários de barragens que não realizam a manutenção. Neste sentido a Procuradoria Geral do Estado irá integrar o comitê permanente.
AÇÃO RESTABELECEU PONTE EM CINCO DIAS
A cabeceira de uma ponte que havia sido destruída pelas chuvas na RN-041, rodovia que interliga a BR-304 ao município de Santana do Matos, foi restaurada pelo Governo do RN em apenas cinco dias. A governadora Fátima Bezerra destacou, em visita ao local, a atuação integrada dos órgãos e secretarias, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, em sintonia com o governo federal e prefeituras da região.
O chefe da NASA, Jim Bridenstine, participou da Conferência de Defesa Planetária na segunda-feira (29 de abril), alertando que as pessoas devem estar prontas para uma grande ameaça de um asteroide que pode colidir com a Terra se o nosso planeta não estiver mais protegido.
O discurso do chefe da NASA sucede o anúncio da agência espacial de condução de simulação de impacto de asteroide para identificar aspectos críticos da resposta a desastres em caso de cataclismo.
“Temos de usar os nossos sistemas, usar as nossas capacidades para obter finalmente muito mais dados, e devemos fazer isso mais rapidamente. Sabemos que os dinossauros não tinham um programa espacial. Mas nós temos, e precisamos usá-lo”, afirmou Bridenstine.
Bridenstine continuou dizendo que normalmente a ideia de um objeto interestelar gigante esmagando a Terra é recebida como um “fator de risco”, mas as pessoas não devem ter essa falsa sensação de segurança imposta de alguma forma pelos filmes de Hollywood.
“Devemos ter certeza de que as pessoas entendam que isso não é sobre Hollywood, não é sobre filmes. Trata-se, em última instância, de proteger o único planeta que conhecemos agora capaz de hospedar vida e que é o planeta Terra”, acrescentou.
O chefe da NASA relembrou o meteoro de 20 metros que explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk em fevereiro de 2013, a 22.500 metros acima da superfície terrestre, que caiu com um enorme trovão, soprando janelas, danificando milhares de edifícios na área e ferindo cerca de 1.500 pessoas com vidro despedaçado em sua maioria.
“Esses eventos não são raros. Eles acontecem”, afirmou. Na semana passada, a NASA anunciou união com parceiros internacionais para realizar exercícios teóricos sobre como lidar com um asteroide hipotético que se move rumo ao planeta Terra.
“Esses exercícios têm realmente nos ajudado na comunidade de defesa planetária a compreender o que os nossos colegas do lado da gestão de catástrofes precisam saber. Esse exercício vai nos ajudar a desenvolver comunicações mais eficazes entre nós e os nossos governos”, afirmou Lindley Johnson, responsável pela Defesa Planetária da NASA.
Além disso, a NASA está se preparando para a sua primeira missão de redirecionamento de asteroides por naves espaciais, designada Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides (DART, na sigla em inglês), que está marcada para junho de 2021.
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (2) um prêmio de R$ 125 milhões. De acordo com a Caixa, o maior deste ano.
O sorteio das seis dezenas do concurso 2.147 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.
De acordo com a Caixa, o valor do prêmio, caso aplicado na poupança, renderia mais de R$ 464 mil por mês.
As pessoas podem fazer suas apostas até as 19h (horário Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
O cantor Seu Jorge foi condenado pela 29.ª Vara Cível do Rio de Janeiro e agora terá que indenizar em R$ 500 mil à família do compositor Mário Lago pelo uso indevido de trechos da música ‘Ai Que Saudades da Amélia’, canção em parceria com Ataulfo Alves.
De acordo com o ‘Estadão’, Seu Jorge usou sem autorização, em 2004, duas estrofes do samba em sua música ‘Mania de Peitão’, do álbum Cru. A família de Mário Lago, então entrou na justiça e abriu um processo contra o sambista. “Ninguém foi consultado para isso”, diz a advogada da família, Deborah Sztajnberg.
A advogada revelou ainda que percebeu má-fé por parte do cantor ao localizar dois registros da música junto ao Ecad. O primeiro, com data de 2006, onde fazia referência a Amélia. Já no segundo, de 2008, não aparecia mais o trecho. “Fizeram isso para não pagar os herdeiros”, disse Deborah.
Seu Jorge se defendeu à juíza Flavia de Almeida Viveiros de Castro, autora da sentença, contando que quis, na verdade, fazer uma homenagem aos autores. Revelou ainda que os nomes de Lago e Ataulfo não aparecem na primeira prensagem do disco porque o produtor, sendo estrangeiro (o francês Jerome Pigeon), “não se atentou para o fato”. Além disso, Seu Jorge afirmou que sendo apenas um intérprete da canção, toda a parte das autorizações deveria ficar por conta do produtor e da editora.
Vale lembrar que a decisão é em primeira instância, o que dá possibilidade de recursos por parte da defesa do cantor.
BRASÍLIA – Depois de lançar uma medida provisória de combate à burocracia – a MP da Liberdade Econômica -, o governo prepara agora um novo pacote que deve conter até 50 ações para destravar o ambiente de negócios brasileiro e facilitar a retomada do crescimento. O receituário envolve desde decretos a projetos de lei que vão mexer em regulamentações de setores como o imobiliário e de crédito, passando por micro e pequenas empresas e produtores rurais
Entre as medidas em estudo, uma das mais avançadas é a criação da chamada hipoteca reversa. O sistema funcionaria como uma espécie de aluguel, em que o proprietário não precisa deixar de viver no imóvel.
Hoje, na hipoteca, o tomador do empréstimo recebe um valor em crédito e paga esse financiamento em parcelas mensais. Em caso de inadimplência, a casa ou apartamento oferecida como garantia pode ser tomada pelo credor. O modelo em estudo seria justamente o inverso. O proprietário poderá oferecer seu imóvel ao banco, que lhe pagará prestações mensais por um período definido. Após sua morte, a instituição financeira passa a ser dona do bem, podendo negociá-lo no mercado.
O instrumento já existe em países desenvolvidos e pode interessar idosos que precisam complementar a renda.
– Hoje, o imóvel só é usado pelo próprio proprietário. E esse bem poderia estar movimentando o mercado. Várias empresas comprariam pacotes de imóveis por preços mais baixos e, depois, poderiam alugar esses imóveis. Estaríamos aumentando a eficiência de alocação: um imóvel que tinha destinação só para uma pessoa morar poderia alavancar investimentos. É possível gerar negócios ali – afirma o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, que lidera os estudos dessa medida.
O governo Jair Bolsonaro (PSL), por meio da AGU (Advocacia-Geral da União), orientou os órgãos federais a fazer reintegração de posse de imóveis públicos ocupados ou invadidos por manifestantes sem acionar a Justiça.
Antes, os responsáveis pelos prédios pediam à AGU para ajuizar uma ação de reintegração de posse —o que, para o governo, causava demora e interrupção dos serviços nos órgãos ocupados. Agora, segundo a AGU, os gestores deverão chamar diretamente a Polícia Federal para, com o auxílio das polícias estaduais, retirar os manifestantes.
A nova norma tem como base um parecer da Consultoria-Geral da União (um setor dentro da AGU) que foi elaborado no final de 2017, no governo de Michel Temer (MDB), e desengavetado pelo ministro André Mendonça em fevereiro deste ano. A orientação foi elencada pela AGU como uma das principais ações da pasta no início deste governo.
Conforme o novo entendimento da AGU, a administração pública federal tem o direito e o dever de atuar para proteger o patrimônio e a continuidade dos serviços. O parecer invoca o artigo 37 da Constituição, que estabelece que a administração deve obedecer ao princípio da eficiência. Segundo o órgão, para um serviço ser eficiente, ele não pode ser descontinuado.
O parecer cita um decreto-lei de 1946 (nº 9.760) que diz que “o chefe de repartição que tenha a seu cargo próprio [imóvel] nacional não poderá permitir, sob pena de responsabilidade, sua invasão, cessão, locação ou utilização em fim diferente do que lhe tenha sido prescrito”.
Para a AGU, o dispositivo é claro em “imputar responsabilidade ao gestor que permitir, por ação ou omissão, que o prédio público seja invadido”. O parecer, no entanto, não fala em sanções para o gestor que não cumprir a orientação.
Ele tá certo. O ato administrativo é dotado de auto executoriedade. Nunca foi necessário pedir autorização do judiciário pra se fazer cumprir a lei nesse sentido.
Certíssimo! Qualquer pessoa, e ainda mais o pode público, pode utilizar do meio necessários para retirar invasores de sua propriedade, direito garantido pelo artigo 1.210 do Código Civil.
Escolhido pelo Centrão, junto com outras forças, para comandar a Comissão Especial, o deputado Marcelo Ramos (PR-AM) ficou atônito com Paulinho da Força (SD-SP). Segundo o sindicalista, o bloco jogará contra o texto do governo no colegiado para impedir a reeleição de Jair Bolsonaro. “A reforma da Previdência é o Plano Real desta década. Ela é maior do que partidos, pessoas e eleições. Ela é do Brasil e dos brasileiros. Nenhum interesse menor vai nos impedir de servir ao País”, disse Ramos, que está longe de ser fã de Bolsonaro, à Coluna.
No gatilho. A campanha do governo federal para promover a reforma da Previdência está pronta e deve ser lançada na segunda quinzena deste mês. O orçamento está em torno de R$ 40 milhões e ela terá forte presença na TV aberta.
Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Fotos Públicas
O predomínio de três grandes empresas no mercado de combustíveis – BR Distribuidora, Raízen e Ipiranga – contribuiu para que motoristas pagassem mais pela gasolina na bomba, num período em que a Petrobrás reduziu o preço na refinaria, no fim do ano passado, segundo estudo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O estudo indica que empresas distribuidoras ampliaram seus lucros com a venda do combustível enquanto a estatal mantinha sua tabela congelada.
A ANP analisou os preços praticados nas refinarias estatais, por cada uma dessas empresas e postos revendedores, entre 31 de outubro e 1º de dezembro de 2018. “No caso do segmento de distribuição, a margem bruta ultrapassou R$ 0,40/litro no período em que houve a maior redução de preços da Petrobrás, o que sugere, em uma primeira análise, a falta de competição no setor, o que gera a apropriação pelas distribuidoras de parte significativa dos descontos praticados pela empresa”, informa a agência reguladora.
A distribuição é a fatia do mercado entre o refino, que transforma o petróleo em derivado, e os postos de gasolina. Até a década de 1990, era um segmento controlado pelo governo, com preços tabelados. A sua liberação, no entanto, não foi suficiente para garantir a competição, de acordo com a ANP.
Em nota técnica sobre o tema, a agência destaca que, em 2008, as três maiores distribuidoras presentes no País – BR, Ipiranga e Raízen – respondiam por 51,49% do mercado de gasolina. Passados oito anos, a participação de mercado do mesmo grupo de empresas passou para 64,87%. No mercado de óleo diesel, a fatia cresceu no mesmo período de 63,84% para 72,93%.
O estudo foi encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que informou ao Estadão/Broadcast, por meio de sua assessoria de imprensa, “que recebeu a nota técnica da ANP e que ela está em análise”.
A Plural, representante das distribuidoras, nega a concentração de mercado e a informação de que as empresas tenham aproveitado a oportunidade para refazer suas margens. Diz ainda que, analisando um período mais longo, é possível constatar que elas reduziram os ganhos com a venda de gasolina. Procuradas, as três companhias que dominam o setor preferiram não se pronunciar.
O presidente da Plural, Leonardo Gadotti, argumenta que outro estudo, da BCG, uma consultoria independente, contraria as conclusões da ANP, de concentração no mercado de distribuição. “A concentração existe sim no refino. Na distribuição não é possível dizer isso, já que existem mais de 150 empresas atuando”, acrescenta.
Como exemplo, a entidade cita o comportamento do mercado no primeiro trimestre deste ano, quando definiu reajustes de preços menores do que os cobrados pela Petrobrás em suas refinarias. No período, o reajuste da gasolina na refinaria foi de 20,2%, enquanto na bomba ficou em 0,7%. Já no segmento de óleo diesel, a revisão de preços na refinaria foi de 17,8% e de 3,3% nos postos, de acordo com a Plural.
A Plural destaca ainda que outro estudo da ANP, de 5 de fevereiro, concluiu que, em 2017 e 2018, as distribuidoras acompanharam os reajustes praticados pela Petrobrás em suas refinarias, “porém, em intensidades diferentes e com certa defasagem temporal”.
Para o diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE) Adriano Pires, a ANP peca por não analisar os mercados regionalmente. “O mercado de combustíveis funciona como o de frigorífico: a competição não é nacional. Localmente, nas diferentes regiões, as grandes distribuidoras concorrem com as pequenas e médias”, afirmou Pires. Além disso, ele destaca o peso do etanol, misturado à gasolina da Petrobrás, e dos impostos na composição final do preço ao consumidor.
Já o presidente do sindicato dos postos de gasolina em São Paulo (Sincopetro-SP), José Alberto Gouveia avalia que o mercado de combustíveis é liberado, por isso “não é possível acusar empresas de recomposição de margem”. Da parte dos revendedores, que representa, ele diz que a ANP atestou que os reajustes nos postos tem sido inferior aos praticados pela Petrobrás nas refinarias.
O Governo do RN garantiu segurança jurídica para empresa de produção de ferro no Seridó potiguar. A confirmação foi realizada, nesta terça-feira (30), pela governadora Fátima Bezerra durante reunião com representantes da MHAG Mineração e a B8biz, sócios no empreendimento.
“O Governo está de portas abertas para que as tratativas prosperem. Daremos apoio às questões de segurança jurídica, patrimonial e manteremos diálogo para avançarmos”, disse a governadora sobre o projeto de modernização apresentado pela empresa que propõe a retomada das atividades de produção de ferro e outros minérios no Estado.
A MHAG Mineração iniciou suas atividades na Mina do Bonito, no município de Jucurutu, em 2005, produzindo cerca de 400 mil toneladas de ferro por ano. A produção estava paralisada desde 2009 por falta de investimentos. Segundo Miguel Bentes, a B8biz será capaz de mudar essa realidade. A empresa pretende captar investidores para aplicação na lavra e concentração de minérios, siderurgia, metalurgia de metais especiais, centros operacionais de alta tecnologia, infraestrutura e criação de polos industriais e logísticos.
De acordo com Miguel Bentes, diretor técnico da B8biz, o projeto propõe obter recursos para a instalação de uma siderúrgica e um porto multicargas no Rio Grande do Norte associados à mineradora potiguar. O empreendimento tem potencial de geração de 7.600 empregos dentro dos próximos 4 anos e 54 mil nos próximos 9 anos.
O projeto está em fase de estudos e licenciamento ambiental. Nesta primeira etapa, que inclui terraplanagem e conceituação do projeto, serão investidos 900 milhões de dólares, o que representa 10% do valor total de investimentos previstos. O diretor da MHAG, Pio Egídio Sacchi, explica que os estudos serão capazes de revelar o enorme potencial mineral distribuídos nos 3 principais polos da região. “São 600 milhões de toneladas que nós sondamos. A gente sabe que esse valor pode chegar a 1.2 bilhão, mas é preciso continuar a pesquisa”, afirmou.”É disso que o Rio Grande do Norte precisa: de pessoas que tenham essa visão para trazer investimentos e projetos que de fato ajudem o Estado a crescer”, acrescentou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.
Leonlene Aguiar, diretor-presidente do IDEMA, destacou o interesse do órgão em contribuir com celeridade nos licenciamentos. “A gente sabe que um projeto desse porte leva pelo menos 6 meses para obter a licença prévia, a primeira do processo. Esperamos que até o final do ano a empresa, cumprindo com todas as normas, possa estar com essa licença em mãos”, destacou.
Também estiveram presentes na reunião o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de tributação Carlos Eduardo Xavier, e a supervisora de mineração do IDEMA Ana Valéria.
Só desinformado para investir no RN , com esses órgãos questão contra tudo , homi fujam desse estado , Paraíba e Ceará estendem tapete vermelho, aqui na hora que descer um saco de cimento para essa empresa , chega MP, IDEMA, JUIZ tudo contra
Como é que alguém abre a boca pra dizer uma asneira dessa?! Esse daí é do tipo que torce pra morrer mais gente, para o desemprego aumentar e tudo isso sabe pra que? Pra ele poder vir aqui na internet e dizer, "eu num falei, eu disse que esse governo não ia prestar".
É por aí, esses doidos reclamam de quem torce contra o Brasil mas torcem contra o RN.
Fique logo sabendo D Fátima é salário mínimo p todo mundo. E bote as mão p o céu.
A celebração do primeiro Dia do Trabalhador no governo Bolsonaro, nesta quarta (1), juntou no mesmo palanque o PT e o PSOL, e o Solidariedade do deputado Paulinho da Força, um dos articuladores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Com a pauta de que as centrais sindicais precisam se unir contra a reforma da Previdência, o ato em São Paulo virou um desagravo contra o governo federal, com gritos e bandeiras de “fora Bolsonaro” no público.
Apesar do discurso de união, os políticos divergiram a respeito de como a oposição deve lidar em relação ao presidente.
Também não foi ao evento o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na eleição presidencial.
Antes do evento, Paulinho da Força, que representa a Força Sindical, afirmou, inclusive, “acha boa” a possibilidade de queda do presidente pelos militares.
“Eu particularmente acho que ele não chega ao final do ano”, disse ele sobre Bolsonaro.
“Porque governo que não tem político, não tem projeto e todo dia fala ou faz uma besteira, acho que os próprios militares vão chegar à conclusão que não dá para aguentar um sujeito desses”, afirmou.
“Se você tem um presidente ruim, você troca e é possível fazer crescimento.”
A possibilidade de pedir impeachment, no entanto, foi refutada pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT), candidato derrotado por Bolsonaro ao Planalto em 2018.
“Isso aí [impeachment] a gente tem que ter muito cuidado porque a Constituição estabelece que impeachment tem que ter crime de responsabilidade. Isso não pode ser palavra de ordem ao léu. Nós temos que ser estritamente fiéis à Constituição”, afirmou.
“Se a gente quer um estado democrático de direito, temos que ter a dignidade de fazer uma oposição ao governo que melhore as condições de vida da população.”
Ele diz que a aliança com antigos adversários acontece porque há no país “uma situação aguda de crise nacional” e é necessária a união de forças.
Outro presidenciável derrotado ano passado, Guilherme Boulos (PSOL) cobrou a presença de Ciro no evento.
“Acho que o Ciro deveria estar aqui”, disse Boulos, afirmando que deve se encontrar com o pedetista em breve. “Pena que ele não pode vir.”
“Nós entendemos que aquilo que nos une, com todas as diferenças que temos nesse palco —e que existem, são reais—, é maior do que o que nos separa.”
O PDT foi representado pelo presidente da legenda, Carlos Lupi, para quem a união das legendas seria “a maldição dos pobres” ao governo Bolsonaro.
O próprio Paulinho da Força não discursou. Quando sua presença foi anunciada, houve vaias por parte de representantes da CUT, entidade ligada ao PT.
A prefeitura de São Paulo foi copatrocinadora do ato, mas o prefeito Bruno Covas (PSDB) não compareceu.
Pela primeira vez na história, as principais centrais do país celebram a data em ato unificado. As entidades organizam uma greve programada para 14 de junho.
Segundo a organização, compareceram 200 mil pessoas no ato até o início da tarde, quando começavam os shows. Não houve estimativa da Polícia Militar.
Também estiveram no ato a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Orlando Silva (PC do B), e o coordenador do MST, João Pedro Stédile.
o paulinho da força vai cair , ele não perde por esperar, a batata dele ta assando, tem processos em andamento, ele é quem vai cair, a gleise maluquinha é outra, vais ser presa
Papo furado, conversa pra boi dormir.
Estão é sem dinheiro, a fonte tá secando. Festa mixuruca, se comparada ao passado recente. No próximo ano será menor.
Comente aqui