Diversos

Violência: Comarca de Mossoró espera julgar cerca de 100 crimes contra a vida até o fim do ano

Aproximadamente 100 crimes contra a vida, ocorridos no âmbito da Comarca de Mossoró, serão julgados em primeira instância até o final deste ano. A terceira reunião ordinária do Tribunal do Juri prossegue até 18 de outubro, com mais 30 processos em pauta. Em 2013 será realizada ainda uma quarta reunião ordinária, com pelo menos outros 20 julgamentos.

Para o titular da 1ª Vara Criminal, Juiz de Direito Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros, os dados revelam o empenho do Poder Judiciário no combate à violência e seus efeitos. “A contribuição dessa 1ª Vara Criminal para reduzir a impunidade e os índices de violência é a celeridade no julgamento dos processos, garantindo o direito a duração razoável do processo”, afirmou o magistrado. “Espera-se, com isso, acabar com a sensação de impunidade e, consequentemente, aumentar a prevenção geral de cometimento dos crimes”, completou.

Violência crescente

O grande número de homicídios ocorridos em Mossoró tem sido motivo de preocupação de todos os setores organizados da sociedade. O tema foi debatido em audiências públicas e motivou manifestações de rua. Em 2013 já foram registrados 136 crimes dessa natureza.

A cidade apareceu recentemente na 39ª colocação entre os 100 municípios brasileiros com mais de 10 mil jovens, quando contados os homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos. As informações constam do “Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil”, divulgado em julho pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA).

O estudo mediu a evolução da violência dirigida contra os jovens entre os anos de 1980 e 2011, analisando dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Mais julgamentos

O dado negativo do aumento do número de homicídios exige ainda mais esforço do Poder Judiciário. “A Primeira Vara Criminal de Mossoró, a partir de 2011, teve um significativo aumento na quantidade de julgamentos”, confirmou Vagnos Kelly.

Para o magistrado, essa agilidade nos julgamentos não é fruto apenas do esforço dos servidores e magistrado da Vara, mas resulta também da contribuição do Grupo de Trabalho de Agilização dos Processos Referentes ao Tribunal do Júri, criado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

“Com o apoio desse grupo, formado por juízes de outras Comarcas que se dispõem a realizar o julgamento em plenário do Tribunal do Júri, foi possível agendar um número significativamente maior de julgamentos, na medida em que vários juízes se dispõem a colaborar”, concluiu o magistrado.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Em Natal, PM registra duplo homicídio e mais três atentados; em Santa Cruz, jovem é assassinado

A onda de violência em Natal segue sem freio. Na noite dessa quarta-feira (25) e madrugada desta quinta-feira (26), a Polícia Militar, através do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp) registrou seis crimes: três homicídios e mais três atentados, distribuídos em Natal e interior.

Na capital potiguar, na quarta-feira (25), a PM registrou um duplo homicídio no bairro Planalto, na Zona Oeste, que teve como vítimas Kleber César de Oliveira Tavares, de 21 anos, e Karina da Silva Medeiros, 15, mortos com disparos de arma de fogo na cabeça na travessa Mirante das Dunas. O crime é um mistério. Ninguém sabe ou quis dizer como aconteceu.

Ainda na quarta-feira (25), por volta de 19h, na comunidade da África, na Zona Norte, um homem foi atingido por três tiros por uma dupla em uma motocicleta e socorrido por populares. A única informação apurada foi que a vítima tinha envolvimento com drogas, o que pode indicar uma tentativa de acerto de contas. Mais tarde, por volta de 20h15, no bairro das Rocas, na Zona Leste, um adolescente de 17 anos foi a segunda vítima de atentado. Ele também foi atingido por vários disparos de arma de fogo, quando foi surpreendido por homens em um veículo Astra, na rua Varela Santiago e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) para o hospital dos Pescadores, contudo, com o quadro delicado, precisou ser transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, onde foi submetido a cirurgia.

Na Zona Sul de Natal, o terceiro atentado também envolveu um adolescente, contudo, identificado como autor do crime. Na ocasião, no início da madrugada, um jovem de 15 anos efetuou um disparo de arma de fogo em um vigilante de carro(seu padrasto), de 31 anos, nas proximidades do CCAB Sul. A vítima, por sorte, foi atingida na região da orelha e não corre risco de morte. O menor foi apreendido durante fuga na BR-101. Próximo ao local do crime, o revólver calibre 38 foi encontrado em um terreno baldio. Informações dão conta que a tentativa de homicídio pode ter sido motivada, como de costume, por tráfico de drogas. Encaminhado para a delegacia de Plantão Zona Sul, tomou-se conhecimento que acusado já tinha várias passagens pela Polícia.

Por fim, o sexto crime, um homicídio no município de Santa Cruz, teve como vítima Hiago Felipe Sampaio da Silva, de 18 anos, morto com disparos de arma de fogo atrás do reservatório local. Informações preliminares dão conta que o jovem foi surpreendido por uma dupla em uma motocicleta. Também não se tem informação da motivação do crime e o destino dos acusados, que fugiram com destino ignorado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CEI Mirassol conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 

IMG_5253Guiado pela educadora Maria Célia Andrade, o CEI Mirassol vem se destacando através do desempenho dos alunos nas olimpíadas estudantis e demais eventos que avaliam o conhecimento dos alunos. Só neste mês, a aluna Caroline Déharbe, obteve média 7,55 na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e conquistou a medalha de bronze, 15 alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática e os alunos Leon Deharbe e Rômulo Martins tiveram um excelente desempenho no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, da UniSim-RN Simulação Intermundi.
1240204_235319989951715_247

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Telexfree: divulgador que entrar com ação individual ficará para o fim da fila, diz juíza

Por IG

Divulgadores que entraram com a ação contra a Telexfree  para receberem primeiro podem ficar para o fim da fila, e só serem ressarcidos após o rateio pedido na ação coletiva movida pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). Se sobrar algum.

“Eu determinei a indisponibilidade [ de bens da Telexfree ] para garantir a ação coletiva [ movida pelo MP-AC ]. Então, esses valores estariam como que à disposição da ação coletiva. Se houver um remanescente, podemos disponibilizar [para as ações individuais ]”, diz, em entrevista ao iG , Thaís Khalil, juíza da 2ª Vara Cível de Rio Branco que há 100 dias determinou o bloqueio das atividades e contas da Telexfree.

O congelamento foi pedido pelo MP-AC, que acusa a empresa de ser uma pirâmide financeira em que as taxas de adesão pagas por quem entra por último são usadas para remunerar quem entrou primeiro. A negócio tem por volta de 1 milhão de associados no Brasil. Os advogados negam irregularidades.

Na ação coletiva, os promotores pedem a extinção da Telexfre e o uso do dinheiro da empresa – estima-se que cerca de R$ 600 milhões tenham sido localizados – para ressarcir os divulgadores.

Essa ação, porém, ainda aguarda julgamento, o que não deve ocorrer em 2013. E, enquanto uma decisão não é tomada, dezenas de divulgadores têm entrado na Justiça individualmente para tentar receber as verbas que julgam lhes serem devidas. Em julho, já havia 176 processos que cobravam R$ 2,8 milhões da Telexfree , como o iG mostrou.

Ações individuais

Com as s ações individuais, os divulgadores também tentam obter valores maiores do que possivelmente obteriam na ação coletiva movida pelo MP-AC.

Alguns têm conseguido decisões favoráveis. Em julho, um advogado de Rondonópolis (MT) conseguiu uma decisão favorável no valor de R$ 101 mil . A juíza responsável pelo caso pediu à 2ª Vara Cível de Rio Branco que fizesse a reserva da quantia para o divulgador.

Thaís Khalil afirma já ter recebido “dezenas” de comunicados semelhantes, vindos de 16 localidades diferentes. Os pedidos, porém, serão recusados, em ofícios que em breve serão enviados aos juízes responsáveis pelas decisões.

“Eu recebi dezenas de solicitações de juízes de diversa comarcas”, diz a juíza. “Mas eu digo o seguinte: os valores e o patrimônio que foram declarados indisponíveis o foram para garantir a eventual execução da ação coletiva. Esses valores vão se prestar a essa garantia em caráter de preferência. Ao final, se houver uma execução (…) e houver saldo remanescente, aí eu disponibilizo.”

De fora

A juíza também afirma que quem entrou com ação individual não vai ser beneficiado em caso de vitória do Ministério Público na ação coletiva contra a Telexfree.

“Se alguém ajuizou uma ação individual e pede a suspensão dessa açao individual, aproveita a ação coletiva. Se não solicita, a questão dele vai ser tratada na ação individual e, se procedente a ação civil pública, ele não vai se aproveitar”, diz Thaís. “Se essas pessoas não solicitaram [ a suspensão ] é porque eles estão abrindo mão da garantia da ação coletiva.”

Para aproveitar a ação coletiva, os divulgadores deverão  também se habilitar no processo depois que houver uma decisão final – por enquanto, todos os pedidos estão sendo negados. Thaís afirma que o caso já está em “fase avançada”, mas evita se comprometer com prazos.

Para Clito Fornaciari Júnior, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OAB-SP), como o MP-AC conseguiu o bloqueio das contas da Telexfree antes, tem prioridade em relação aos às ações individuais cujas decisões vierem depois.

“É uma questão prática de quem chegou primeiro”, diz o advogado, ressaltando porém que nada impede a abertura de processos individuais – uma maneira de garantir o ressarcimento caso o MP-AC seja derrotado na ação coletiva.

Samir Badra Dib, advogado de Rondonópolis que conseguiu uma decisão favorável de R$ 101 mil, discorda da interpretação da juíza Thaís.

“A ação coletiva é para a extinção da Telexfree e devolução em partes iguais. A minha liminar garante o ressaricmento integral. Uma não vale mais do que a outra”, afirma o advogado.

Opinião dos leitores

  1. Não concordo, com a opinião da Magistrada. O que deve ser seguido é a ordem de quem entrou primeiro na justiça primeiro e consegui a liminar. Uma coisa não se confunde com outra. Quem entrou com ações individuais antes, tem prioridade me receber.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Gomes bate forte em Eduardo Campos

Por Josias de Souza

De saída do PSB, Ciro Gomes fez críticas ácidas à maneira como Eduardo Campos empina sua candidatura presidencial. Acha que ele “faz isso com a maior truculência e falta de respeito.” Sente falta de um “mínimo de dignidade.” Considera “tudo lamentável”. Bateu abaixo da linha da cintura: “Não precisava descambar para o acanalhamento definitivo. Ele deveria ter o mínimo de compostura.”

Ciro falou à repórter Luciana Lima. Tomado pelas palavras enfezadas, ainda traz 2010 atravessado na traqueia. Naquele ano, teve de abdicar de suas pretensões presidenciais para que o PSB apoiasse Dilma Rousseff. Agora, exibe na retórica algo muito parecido com uma fatura: “Eduardo Campos sabe que me deve em termos de correção moral, de decência. Eu ainda uso uma palavra antiga, démodé, que eu continuo valorizando: lealdade.”

Ex-deputado federal, ex-ministro e atual secretário de Saúde do Ceará, Ciro ateou fogo à própria retórica num instante em que o irmão Cid negocia com Eduardo Campos o desembarque pacífico do seu grupo político. Ficou combinado que o PSB não irá à Justiça para reivindicar os mandatos dos seus silvérios. Alheio a tudo isso, Ciro espeta o novo desafeto como se enfiasse agulhas num vudu.

Afirma que o projeto presidencial de Eduardo Campos é algo “absolutamente pessoal”. Insinua que não é só no Ceará que há narizes torcidos para a candidatura. “O PSB tem seis governadores. Qual deles vai dar palanque exclusivamente para Eduardo? Olha que constrangedora a pergunta!”.

Para Ciro, o irmão paga por suas virtudes. “Cid tem uma virtude extraordinária que, às vezes, vira defeito na política de hoje: a franqueza. Ele falou diretamente ao partido que não é oportuna a candidatura de Eduardo Campos, que antes ocupava 2º ou 3º lugar nas pesquisas. Agora que o partido participava de dois ministérios, com todos os privilégios inerentes a estar no governo, apresentar uma candidatura pra quê?”.

Opinião dos leitores

    1. Ele deveria explicar as trapalhadas do irmão no governo do CE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Albert Dickson já conseguiu 22 assinaturas para continuar Presidente da CMN

A informação está no Novo Jornal:

CMNO Fato é que o Vereador Albert Dickson tem sua reeleição para outro biênio a frente da CMN garantida, segundo dois vereadores que mantivemos contato ontem, Albert com uma agente positiva nos últimos dias aliado ao projeto da sede própria da CMN e a abertura que tem hoje com o Prefeito Carlos Eduardo teria dado passos importantes para não só manter a cadeira de Presidente mas para ser uma figura de destaque na política da Capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Conselho Nacional do MP pune promotor do trabalho no RN por morosidade

O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público aplicou três penas de censura a um membro do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte devido a irregularidades no uso do carimbo que simulava sua assinatura, pelo atraso em processos extrajudiciais e no cumprimento dos prazos determinados pelo CNMP (e pelo Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho) e por retardo na prestação das atividades.

Em sua defesa, ele não negou os fatos, mas justificou suas ações apontando problemas de saúde, excesso de trabalho e falta de assessores ou estagiários. No entanto, o relator do caso, conselheiro Antônio Duarte, citou gabinetes com situação semelhante que não apresentam problemas e informou que o promotor recusou assessores oferecidos a ele.

Por não entender que há comprovação nos autos de prejuízo causado pelo atraso nas atividades judiciais, o relator votou a favor de duas penalidades. Prevaleceu, porém, o entendimento do conselheiro Marcelo Ferra, para quem o comportamento foi prejudicial o suficiente para motivar a terceira censura.

O Plenário também rejeitou a alegação de que o conselheiro Jeferson Coelho, corregedor nacional quando a denúncia foi apresentada, não poderia ter aberto processo disciplinar contra ele por conta da inimizade entre ambos. Os integrantes do CNMP afirmaram que o Plenário referendou a abertura do processo e citaram a ausência de indícios que comprovem a inimizade apontada pelo promotor.

A terceira alegação da defesa era a de prescrição do caso, pois as irregularidades foram cometidas há mais de um ano. No entanto, o relator apontou a jurisprudência do CNMP, segundo a qual a data da prescrição começa a contar após o fim das irregularidades e é interrompida com a abertura do processo disciplinar. Como o primeiro ponto ocorreu em abril de 2012 e o segundo, em março deste ano, não há prescrição.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CNMP.

 

Opinião dos leitores

  1. É procurador do trabalho e o nome dele é Francisco Diniz. O processo não corria em segredo logo o nome pode vir a público. É professor da UFRN

  2. EM OUTRAS PALAVRAS, O(CNMP) DIZ QUE: O PAU QUE BATE EM CHICO PATE TAMBÉM EM FRANCISCO! E QUE: EXPLICA MAS, NÃO JUSTIFICA!! POR ISSO ! PAU NO BURRO!! KKKKKK

  3. Como é o nome do promotor punido? Esse pessoal do MP não gosta tanto de divulgar o nome de pessoas que sequer são indiciadas? Por que agora não falam o nome dele?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Projeto de Lei que beneficia o microempreendedor individual é aprovado

Um Projeto de Lei aprovado nesta quarta-feira (25) pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados vai permitir que o microempreendedor individual utilize sua  residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável à existência de local próprio para o exercício da atividade. Sem dúvida uma grande notícia para vários microempreendedores do Brasil.

O Projeto de Lei complementar nº 278/2013 foi relatado e aprovado, por unanimidade, pelo deputado federal João Maia (PR/RN).

Atualmente, legislações estaduais ou municipais impedem que o microempreendedor individual tenha o endereço do empreendimento coincidentemente com seu endereço residencial, impedindo-o, portanto, de exercer sua atividade em sua própria residência.

O Projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

VÍDEO: Presidente da BBOM solta vídeo dizendo que a empresa foi desbloqueada pela justiça e volta a atuar imediatamente

O Presidente da BBOM, João Francisco de Paulo,soltou um vídeo no final da noite de ontem informando que a empresa foi desbloqueada pela justiça. Procuramos por toda internet e ainda não existe essa informação oficialmente, mas ele afirma categoricamente no vídeo que a empresa volta a atuar imediatamente e que nesta quinta-feira vai divulgar todos os detalhes. Segue vídeo:

Opinião dos leitores

  1. Tecnicamente mentirosa a afirmação. Uma vez que se foi através de um TAC, como afirmado em outra veiculação, este é firmado junto ao MP, não com a Justiça. Se o processo já foi dado entrada na justiça, não cabe mais possibilidade de TAC.
    Ou seja: VÃO TRABALHAAAAAAAARRRRR !!!!!!!! E sonhar é coisa pra quem dorme…

    1. Leigos não podem palpitar em processo. Acho que essa foi a maior besteira que eu já li sobre o "caso BBOM". E olha que eu li muita coisa hein.

    2. E então sabichão:
      1 – Faz o favor de nos informar em que artigo da constituição consta que leigos não podem palpitar;
      2 – Em seguida, mostra um TAC somente que tenha sido homologado através do poder judiciário e não pelo MP, seja qual for – federal, estadual, continental, da corte de Haia, do sistema solar… ;
      3 – Sugestão: Deixa de ler sobre BBOM e vai ler sobre o papel do MP na constituição e no CONAMP;
      4 – Vai trabalhar e esquece dinheiro fácil…

    3. Achei lindo o kuiz federal defender a BBom, seus asscociados e o MMN
      A BBOm voltou

  2. Finalmente a justiça admitiu q a BBOM preenche todos os requisitos do MMN, assim desconfigurando a pirâmide. O problema é q no Brasil as pessoas têm muita inveja de quem consegue, honestamente, ganhar o seu dinheirinho extra. A justiça poderia, e até deveria, interferir nos MMNs, desde q eles NÃO estivessem honrando os seus compromissos, o q não aconteceu. O q houve foi uma precipitação e um abuso do poder!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadores aprovam bilhetagem eletrônica única e empréstimo para obras de mobilidade em Natal

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovaram nesta quarta-feira (25), com votação em regime de urgência, o Projeto que unifica o sistema de bilhetagem da capital potiguar. A matéria foi aceita aliada a uma modificação da Lei Orgânica do Município, cujo sistema passa a ser controlado pela Prefeitura.

A matéria foi aprovada por unanimidade. “Esta casa mais uma vez cumpre o seu papel, dando celeridade a uma matéria em benefício do povo de Natal. Nos debruçamos sobre o tema, debatemos este projeto, nos comprometemos em ajudar esses trabalhadores e hoje comemoramos a aprovação do projeto”, ressaltou o presidente da CMN, o vereador Albert Dickson (PP).

“Os trabalhadores, que estiveram pressionando e acompanhando todo o processo, que ocuparam a prefeitura, foram eles que conseguiram a aprovação dessa bilhetagem eletrônica, um momento histórico para Natal”, destacou a vereadora Amanda Gurgel (PSTU).

Os vereadores aprovaram também em regime de urgência, o Projeto de lei 127/2013 do Executivo Municipal, que autoriza a Prefeitura a contratar o financiamento de R$ 35 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF), para obras de mobilidade urbana da Copa 2014, com 20 votos favoráveis e 2 contrários.

“Estes recursos serão aplicados na reestruturação de corredores exclusivos para ônibus e alternativos de Natal. Essa aprovação é importante para garantir os recursos do Governo Federal para as obras de mobilidade urbana na capital potiguar“, declarou o líder da bancada governista, vereador Júlio Protásio (PSB).

“A prefeitura deseja reestrutura 4,35 km da Avenida Bernardo Vieira; o corredor das avenidas Coronel Estevam, Rio Branco, Rio Grande do Norte, Amaro Barreto, Mário Negocio e Salgado Filho. Verbas do Orçamento Geral da União também contemplarão outros aspectos dessas obras”, completou Júlio Protásio.

Opinião dos leitores

  1. Decisão populista sem nenhuma especificação técnica nem muito menos financeira. O sistema de transporte opcional, como o próprio nome já diz, é opcional e não pode nem deve ser concorrente do transporte convencional por ônibus. O que os vereadores fizeram foi de uma irresponsabilidade sem tamanho. O Sistema está quebrado, além dos "nobres" vereadores cederem a pressões anti democráticas ou até de guerrilha como foi a invasão da câmara. Vemos o Brasil a cada dia que passa a ficar mais parecido com essas replubiquetas de bananas sul americana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

CACETADA: Servidores do Senado terão de devolver R$ 300 milhões em salários

Agência Estado

Servidores do Senado terão de devolver pagamentos que receberam indevidamente nos últimos cinco anos. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 25, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Só em salários pagos acima do teto constitucional, o valor a ser devolvido alcança R$ 300 milhões.

O TCU apurou que R$ 157 milhões estão sendo pagos anualmente de forma irregular pelo Senado. Isso corresponde a 10% da folha salarial da Casa. Esses valores terão de ser corrigidos, o que, segundo a Corte de Contas, garantirá uma economia no futuro. Nos próximos cinco anos, se mantida a decisão, o Senado poderá gastar R$ 785 milhões a menos.

Conforme a decisão desta quarta-feira, que ainda será publicada, o Senado tem 30 dias para decidir como será feita a devolução dos recursos pagos irregularmente aos servidores. Durante a sessão, de debate acalorado, o relator do processo, Raimundo Carreiro, votou contra o ressarcimento, argumentando que os servidores do Senado receberam os recursos de boa fé. Ele foi voto vencido, prevalecendo o entendimento do ministro Walton Alencar, que foi acompanhado por três integrantes do plenário. O placar final foi de quatro votos pelo ressarcimento e dois contra. Quem acompanhou Raimundo Carreiro contra o ressarcimento foi o ministro Valmir Campelo.

A decisão do TCU surpreendeu, pois recentemente a corte votou contra a devolução de recursos pagos indevidamente pela Câmara. Nesta quarta-feira, a composição do plenário era distinta e prevaleceu entendimento diferente. Ainda cabe recurso nesses dois casos, ao próprio TCU.

Opinião dos leitores

  1. Bruno, tem muita coisa errada nesse país. A decisão de devolver o excedente dos super salários tem que atingir todos os servidores do país, independente de esfera.

    Gostaria de aproveitar para expor uma informação que acho muito errado e que gostaria que você repercutisse: uma blogueira de política, muito "famosa", é servidora concursada da Codern, Lá ela possui um cargo de nível médio (tipo assistente administrativo). O interessante da história é que a blogueira é cedida ao TRT de RECIFE (isso mesmo, a capital do estado de Pernambuco), com um salário de quase R$ 10 mil. O absurdo está no fato de que, além de residir em Natal, ela dá expediente diariamente em um jornal de grande circulação. Ou seja, só vai ao TRT de Recife uma vez por mês para assinar o ponto mensal. São coisas desse tipo que está muito errado nesse país e que temos que combater.

    1. Então quer dizer que o senado possui 1,5 bilhão de folha salarial/ano? Meu Deus. Isto é um país fudido mesmo. Quando puder, saio deste fim de mundo o quanto antes!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN se prepara para disponibilizar vacina Tetra Viral no SUS

A partir do mês de setembro, o Ministério da Saúde passa a oferecer em toda a rede pública de saúde a vacina Tetra Viral, com o componente Varicela, para crianças com 15 meses de idade e que já tenham recebido a primeira dose da vacina Tríplice Viral aos 12 meses. A vacina Tetra Viral protege ainda contra sarampo, caxumba e rubéola. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Imunização, já se reuniu com municípios da Grande Natal e das Regionais de Saúde, para discutir como se dará a introdução da vacina no Calendário de Vacinação e a operação logística no Estado.

Segundo Stella Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, a introdução da vacina objetiva oferecer à população de crianças, na faixa etária de 15 meses (1 ano e 3 meses), mais um imunobiológico com vista a ampliar a proteção contra doenças e, consequentemente, melhorar as coberturas vacinais. A introdução se dará de forma gradativa na rotina das salas de vacina do Estado.

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zóster, mas geralmente de evolução benigna. É caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas leves. É uma das enfermidades mais comuns na infância. A transmissão do vírus da varicela ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. A doença pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a novembro.

No Rio Grande do Norte, segundo Adriana Cristina Aires, técnica do Setor de Agudas e Imunopreviníveis da Sesap, no período de 2010 a 31 de junho de 2013, foram notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 10.014 mil casos, dos quais nove foram a óbito.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina Tetra Viral tem 97% de eficácia e raramente causa reações adversas. Além da proteção contra as doenças sarampo, rubéola, caxumba e varicela, a vacina diminui os riscos de complicações como os casos de varicela grave, que podem levar a internações hospitalares e óbito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Corona ultrapassa a Petrobras e se torna a marca mais valiosa da América Latina

Corona é a marca mais valiosa da América Latina

Corona é a marca mais valiosa da América Latina – Foto: Divulgação

Por Terra

A cerveja mexicana Corona ultrapassou a Petrobras e se tornou a marca mais valiosa da América Latina, segundo ranking divulgado nesta terça-feira pela BrandAnalytics. A cervejaria aumentou o valor da marca em 29% no último ano, passando a US$ 6,6 bilhões (cerca de R$ 14,52 bilhões).Já a Petrobras, que caiu da primeira para a quarta colocação, viu o valor da marca desvalorizar 45% no período, passando de US$ 10,6 bilhões em 2012 para US$ 5,8 bilhões. De acordo com a BrandAnalytics, a desvalorização da Petrobras está ligada a queda das ações da estatal no mercado de capitais.

A marca brasileira melhor colocada no ranking foi a Skol, que apresentou valorização de 39% no último ano e passou da quinta para a terceira colocação, com valor de mercado avaliado em US$ 6,52 bilhões.O estudo analisou marcas da Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Peru e México. Juntos, estes países representam cerca de US$ 4,75 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas), o equivalente a quarta maior economia do mundo, ficando atrás do Japão.O valor total das 50 marcas mais bem colocadas é de US$ 135,3 bilhões, abaixo dos US$ 135,7 bilhões registrados no ano passado, segundo a pesquisa.

Confira as 10 marcas mais valiosas da América Latina, segundo a BrandAnalytics:

Marca Categoria País Valor da marca em 2013
Corona Cerveja México US$ 6,62 bilhões
Telcel Telecomunicações México US$ 6,57 bilhões
Skol Cerveja Brasil US$ 6,52 bilhões
Petrobras Energia Brasil US$ 5,76 bilhões
Falabella Varejo Chile US$ 5,61 bilhões
Bradesco Bancos Brasil US$ 5,49 bilhões
Ecopetrol Energia Colômbia US$ 5,13 bilhões
Claro Telecomunicações América Latina US$ 4,45 bilhões
Itau-Unibanco Bancos Brasil US$ 4,00 bilhões
Aguila Cerveja Colômbia US$ 3,90 bilhões

Opinião dos leitores

  1. Vi que entre as figurantes tem a conceituadíssima chilena Falabella. Só faltou incluir aí outra que está entre as mais bilionárias que é a Falabosta, que tem como dono Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente que falou mais besteiras na História do país e ainda continua lucrando e enricando às custas de um bando de besta que paga, a troco de não sei do que, para continuar ouvindo o festival de asneiras que ele fala. É muita maracutaia, pagar R$ 200.000,00 para ouvir um ex-chefe dos aloprados cantar no ouvido dos empresários os buxixos sobre como vencer os caminhos das pedras para se obter o lucro fácil. Lulinha que o diga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Documentário de sete horas de duração conta história da franquia ‘Sexta-feira 13’

jasonOs fãs de Jason agora terão a oportunidade de encarar uma maratona que vai além dos 12 filmes já lançados pela série “Sexta-feira 13”. Nos EUA, acaba de ser lançado o filme “Crystal Lake memories”, um documentário de sete horas de duração sobre a franquia de terror. Batizado em homenagem ao campo onde jovens descontraídos enfrentam destinos sangrentos, o documentário traz entrevistas com cerca de 150 membros dos elencos e das equipes dos filmes e da série de TV exibida entre 1987 e 1990.

O primeiro “Sexta-feira 13”, dirigido por Sean Cunningham a um custo de US$ 550 mil, foi um sucesso surpresa quando chegou aos cinemas em 1980, arrecadando mais de US$ 39,7 milhões. A franquia acabou se tornando uma das maiores de Hollywood, graças ao “carisma” de seu vilão central, Jason Voorhees.

“Jason é um símbolo do mal que passou de geração a geração”, diz Daniel Farrands, roteirista e diretor de “Crystal Lake Memories.”

E a matança pode não ter chegado ao fim. Corey Feldman, narrador do documentário (e que atuou, ainda criança, em “Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final”, de 1984), expressou interesse em desenvolver e estrelar um 13º filme. Em outra frente, Farrands está criando uma série de TV chamada “Crystal Lake Chronicles”.

Mas um documentário de sete horas? Farrands, de 44 anos, recentemente conversou com o New York Times sobre o motivo de ter dedicado tanto tempo à franquia, por que Jason jamais deveria ter ido ao espaço e como Hugh Jackman se encaixa em tudo isso.

Existem filmes muito longos e agora você fez um documentário de sete horas sobre “Sexta-feira 13”. Como teve a ideia de um filme tão longo?

Eu já trabalhei em outro filme sobre “Sexta-feira 13” chamado “His name was Jason”, mas esse durava apenas 90 minutos. Os fãs odiaram, porque é muito curto. Depois disso fiz com Thommy Hutson, um produtor amigo meu, “Never Sleep Again”, um documentário de quatro horas sobre “A hora do pesadelo”. Esse acabou se tornando um sucesso entre os fãs. Aí fui um dos financiadores e editor de um livro sobre “Sexta-feira 13” chamado “Crystal Lake Memories”, de 2005. Os filmes têm uma base de fãs muito leal, que não está interessada nos extras de DVDs.

O documentário são 12 mini-filmes em um, com’Sexta-feitr cada capítulo dedicado a um dos títulos da franquia. Cada um conta sua própria história. Você pode assistir numa maratona ou um por vez. Mesmo que não seja um fã de “Sexta-feira 13”, o que tentamos fazer é mostrar como é produzir filmes de baixo orçamento. Funciona como uma escola de cinema, amarrada em um documentário.

Porque você acha que o “Sexta-feira 13” original se tornou tão popular?

Não dá para definir o momento em que algo se torna um ícone pop. Mas Sean Cunningham pegou algo que estava se tornando popular, com “Halloween”, e apostou ainda mais alto. Ele levou o suspense, e o assassino misterioso que não pode ser detido, a um outro nível, jogando as imagens das mortes na sua cara. Isso ainda não havia sido feito em Hollywood. Ele convenceu a Paramount, um dos maiores estúdios, a fazer um grande lançamento.

Mesmo quem não gosta de filmes de terror já ouviu falar em Jason. Porque essa imagem se tornou tão conhecida?

Apesar de ter se tornado um bicho-papão, Jason era um nerd que sofreu abusos e foi abandonado. Ele sofreu um tragédia horrível e quando voltou à vida, não podia parar. Há uma realização de desejos para muitos garotos aí. Matando os mais populares, ele fala a todos que se sentem alienados. Não que você queria matar pessoas, mas é uma forma de algumas pessoas vivenciarem suas fantasias mais estranhas. Ele é um anti-herói. Acho que transcendeu os filmes de terror. Chegou aos quadrinhos, ganhou prêmios na MTV, apareceu nos “Simpsons”. Hugh Jackman disse que se tornou um ator porque queria interpretar Jason.

Quando o primeiro filme foi lançado, causou polêmica por causa da violência, especialmente contra mulheres. Mas isso não é mais uma questão hoje.

Na época os cineastas eram acusados de misoginia. Mas acho que os filmes na verdade exaltam as mulheres. Eles têm muitas fãs do sexo feminino. As atrizes que interpretam as personagens sobreviventes, que usam a inteligência para derrotar Jason, têm muitas fãs. Elas são as deslocados, que não se encaixam, mas sobrevivem. Vejo isso como uma metáfora para muitos dos desafios das adolescentes.

Muitos atores famosos apareceram na franquia antes de se tornarem astros: Kevin Bacon, Crispin Glover, Kelly Rowland. Mas não aparecem no seu filme. Você teve dificuldade em conseguir a participação de celebridades?

Todos que participaram dos filmes foram procurados. Kevin Bacon é uma grande estrela e ele que decide se quer ou não falar sobre o assunto. A resposta foi não, mas nada contra o assunto, ele estava trabalhando. Algumas pessoas simplesmente não querem voltar a viver isso, outras seguiram em frente.

Você tem um “Sexta-feira 13” favorito?

Os quatro primeiros chamaram a minha atenção quando eu estava crescendo. Com o tempo, foram ficando mais ridículos, com Jason no espaço ou indo para o inferno.

Qual o pior?

Com certeza “Jason X”, quando ele vai para o espaço. É a fronteira final, onde as franquias morrem.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Prefeito Carlos Eduardo recebe pauta de reivindicações da Central de Movimentos Populares

17680Foto: Alex Régis

Na manhã desta quarta-feira (25), o prefeito Carlos Eduardo recebeu em audiência no Palácio Felipe Camarão a coordenação local da Central de Movimentos Populares (CMB) e do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Ao chefe do executivo municipal foi entregue um documento contendo 15 reivindicações.

Entre os pontos do pleito, destacam-se a erradicação da Ocupação Anatalia de Sousa Alves, localizada no bairro dos Guarapes; erradicação da Favela do Cambuim, no bairro Bom Pastor; erradicação da Ocupação Djalma Maranhão, no Jardim Progresso; erradicação da Favela do Fio, em Felipe Camarão; erradicação da Favela do Urubu, em Cidade Nova, e doação do terreno da Ocupação 08 de Março, no bairro Planalto.

O documento reivindica, ainda, reunião com as secretarias de Saúde (SMS), Educação (SME), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Sejel/Secopa), Serviços Urbanos (Semsur), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), a ser coordenada pelo secretário chefe do Gabinete Civil, e apoio na realização do IV Congresso Nacional do MLB em comemoração aos 10 anos do Movimento no Rio Grande do Norte e uma década do conjunto habitacional Leningrado.

De posse das reivindicações, o prefeito Carlos Eduardo pediu ao secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Homero Grec, e ao secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt, análise mais aprofundada dos itens do documento e uma posterior reunião com representantes de diversas secretarias municipais. “Essa é uma gestão democrática que valoriza a participação de movimentos sociais. Na minha primeira gestão, fui diversas vezes com Wellington Bernardo (coordenador da CMB) no governo federal e conseguimos a liberação de recursos para a construção de 1.240 unidades habitacionais em várias comunidades”, disse o gestor.

Carlos Eduardo garantiu que até o final de outubro irá a Brasília para reivindicar o aumento de metas no programa Minha Casa, Minha Vida para Natal. Na audiência, o prefeito afirmou que em outubro a Prefeitura vai retomar as obras da comunidade África, localizada na Redinha. Ressaltou que o município já contratou neste ano 76 médicos e vai construir mais nove unidades de saúde. “Estamos refazendo o que foi destruído”, declarou.

De acordo com o secretário Homero Grec, os 15 pontos do documento apresentado pelos movimentos serão analisados. Ele acredita que alguns itens são possíveis de atender. Outros precisarão de estudos mais aprofundados. Na ocasião, ele destacou a erradicação do assentamento 08 de Outubro. Em seu lugar está sendo construído o Residencial Vivendas para 143 famílias. “Temos feito reuniões constantes com o MLB”, assegurou.

O secretário lembrou que quando assumiu a pasta da Habitação começou a trabalhar em duas frentes. Uma foi a retomada de todas as obras paralisadas na administração anterior, entre elas as obras das comunidades da África e do Passo da Pátria, que se arrasta desde 2002. A outra diz respeito a desmistificar o discurso de que Natal não tinha área para construir novas unidades habitacionais.

Na oportunidade, Homero Grec fez um resumo das ações pontuais da secretaria. Disse que na área do bairro Guarapes serão construídos 1.920 apartamentos, o que incluirá escola, Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “A nossa meta inicial era construir 12 mil unidades habitacionais em quatro anos. Agora, a gestão quer encurtar esse período para dois anos”, disse o secretário.

Para o coordenador da Central de Movimentos Populares no RN, Wellington Bernardo, o comprometimento da gestão municipal com a causa da habitação para todos tem possibilitado um diálogo constante com o município. Ele afirmou que a Prefeitura do Natal adota uma política de Estado para a habitação, destacando o assento do MLB no Conselho Municipal de Habitação. Informou que Natal vai sediar o Congresso Nacional do MLB em abril de 2014. “As 896 unidades habitacionais construídas pelo município é um marco histórico”, ressaltou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

CMN aprova por unanimidade projeto de bilhetagem única para o transporte coletivo de Natal

Por Anna Ruth Dantas

A Câmara Municipal de Natal aprovou, a unanimidade, o projeto de bilhetagem única para o transporte coletivo. A galeria do Legislativo ficou lotada com os permissionários e trabalhadores do transporte alternativo.

O vereador George Câmara (PC do B) já ressaltou que apresentará emenda para lei orgânica e passar a comercialização também para o órgão público e retirar do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *