Com o objetivo de reunir casais de namorados e noivos para um momento de reflexão sobre o relacionamento amoroso à luz da vontade de Deus e ensinamentos da Igreja Católica, ocorrerá no próximo domingo, 9, o “IX Encontro Namorando em Deus”, a partir das 8h, na Casa de Retiro Discípulos da Mãe de Deus, em Parnamirim.
O encontro terá como tema: “Namoro – tempo de escolhas e aprendizagem no amor” e uma programação toda especial com dinâmicas, pregações, oração e Santa Missa concluindo o encontro às 16h. Haverá presença de casais partilhando sobre as experiências vivenciadas e momentos de interação com os participantes, além do padre Edvan Lucena, orientador espiritual da Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus.
Os namorados e noivos que desejarem participar podem fazer a inscrição no valor de R$ 40,00 (por casal) no link (https://bit.ly/2HRF4s8) . Mais informações pelos telefones: 99608-2547 ou 99930-9457.
O América entrou em campo na tarde desse domingo (2), em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Série D. O alvirrubo enfrentou a equipe do América-PE, no Estádio Ademir Cunha e a partida acabou em zero a zero.
Após o empate sem gols, a equipe natalense chegou aos 11 pontos e se manteve na liderança isolada do grupo A6 da Série D.
O próximo – e último – confronto do Alvirrubro válido pela primeira fase acontecerá no próximo domingo (9), às 18h, contra o Serrano-PB, na Arena das Dunas.
Classificação
Reprodução/Globo Esporte
SÉRIE C
Globo arranca empate heroico em Pernambuco
Em duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série C. A “Águia de Ceará-Mirim” visitou o Náutico/PE e acabou empatando por 2 a 2 no Estádio dos Aflitos. O time pernambucano saiu na frente com os gols de Thiago e Assis, enquanto que Negueba, que teve uma bela atuação, fez dois gols para o Globo e deixou tudo igual.
Com o resultado, o Globo fica na sétima posição com 7 pontos ganhos. O próximo compromisso da equipe será no domingo, (9), diante do Botafogo/PB, novamente fora de casa.
ABC perde mais uma e amarga lanterna
Foto: Andrei Torres / ABC
Não foi dessa vez que o ABC conseguiu colocar fim à sequência de maus resultados na Série C. Em partida disputada na tarde deste domingo (2), no Estádio Frasqueirão, o clube alvinegro lutou bastante, começou vencendo, mas viu o seu adversário, o Ferroviário-CE, virar e vencer por 4 a 2, decretando assim a quarta derrota do clube natalense, em seis jogos disputados na competição.
Com a derrota dentro casa, o ABC continua na zona de rebaixamento, agora na última colocação do Grupo A do campeonato com apenas 4 pontos somados.
A próxima partida do Alvinegro está marcada para o sábado (8), contra o Imperatriz/MA, às 16h, no Estádio Frasqueirão.
Olha, o povo brasileiro já disse o que queria por ocasião das eleições. Bolsonaro foi o escolhido e suas prospostas, dentre elas a facilitação do uso de armas pelos cidadãos de bem, foram bastante discutidas. A eleição passou já fazem meses e, agora, o que resta é aguardar a concretização, o cumprimento das propostas, o que está sendo tentado pelo novo governo. Não há novidades e ninguém está sendo enganado, como ocorreu com a reeleição da Dilma, a louca. Os derrotados precisam aceitar a derrota e acabar com essa coisa de tentar prejudicar o eleito. Aguardem as próximas eleições e proponham suas ideias novamente. Deixem de molecagem e ajam com decência, para variar.
É tão simples resolver isso, quem não é a favor do porte de arma, não compra. Agora querer atrapalhar os que apoiam e desejam ter uma arma para se defender da bandidagem, aí são outros 500.
Isso mesmo. Não se está propondo a OBRIGATORIEDADE do uso de armas. E outra, essa foi uma das principais propostas do presidente eleito, bastante discutida. E o povo aprovou mediante o voto. Muito simples.
Não sou a favor de porte, e também não quero ninguém portando! Que seja mantida a proibição!
Seguindo o pensamento do nosso amigo Romulo…
Eu não gosto de melancia por isso quero a proibição do consumo e comercialização da mesma.
"Professor", melancias não são usadas por psicopatas para matar por qualquer banalidade!
Primeiro o instituto não merece credibilidade, faz o jogo político de alguns partidos de forma clara! Só lembrando as pesquisas produzidas nas últimas campanhas e a diferença existente com a apuração dos votos. Suas pesquisas são pra lá de tendenciosas.
Então sejamos mais diretos:
Primeiro: Arma só tem quem quer, será uma opção e não um a obrigação;
Segundo: Tira o porte quem desejar e tiver ficha limpa; Bandido não tem direito ao porte!
Terceiro: Não dá mais para ver a bandidagem armada e o trabalhador sem poder usar um simples canivete para se defender;
Quarto: Quantos bandidos são presos e condenados por porte de arma?
Quinto: Só em países com regime ditatorial o povo foi desarmado e as armas ficaram nas mãos dos opressores e das milícias.
Entenderam?? Essa pesquisa tem utilidade zero!!
A pesquisa que vale é a das eleições, caro esquerdopata. E quem ganhou, cado vc já tenha "esquecido", foi Bolsonaro, juntamente com suas propostas, é claro. E a questão donuso de armas pelo cidadão de bem era uma das principais e foi bastante debatida. Aceite a derrota, "cumpanhero", e aguarde as próximas eleições. Ai vcs façam as mesmas propostas e escolham outro "poste" do presidiário. Ou repitam o mesmo. Então, aguarde o resultado.
Todos nós temos dúvidas de como são formadas as nuvens. Por que chove? Por que as nuvens são diferentes umas das outras? São dúvidas não só das crianças, mas dos adultos também e para matar essa curiosidade, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte criou um “Observatório de Nuvens”, que será o primeiro do RN e do Brasil, e vai entregar aos visitantes nesta segunda-feira, dia 3 de junho, na abertura da Semana do Meio Ambiente 2019, que tem uma vasta programação de atividades.
A iniciativa do Projeto, que só existe na Inglaterra e Estados Unidos, é do mesmo criador do projeto “Astronomia no Parque”, José Roberto Vasconcelos, que também instalou no Parque da Cidade os projetos “Trilha da Vida” e a “Trilha do Sistema Solar”, para ajudar a transformar a caminhada no Parque da Cidade em fonte de conhecimento, numa viagem pelo tempo e pelo espaço. De acordo com José Roberto, as nuvens sempre o encantavam desde menino, ele cresceu e continuou gostando delas. “Tem muita gente que acha isso estranho, até porque sou astrônomo amador e as nuvens atrapalham a observação do céu”, comenta ela, que atua na área de divulgação científica e é o atual presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP). “Mas, elas atrapalham à noite, quando a luz do sol não está lá para dar brilho. Durante o dia, são as nuvens que tornam o céu bonito”, pondera o criador e coordenador do projeto.
O “Observatório de Nuvens” será instalado em caráter permanente na praça de eventos, numa área com bancos e ampla visão do céu, inclusive com um belo visual do pôr do sol. Será um painel gigante mostrando os dez principais tipos de nuvens, como identificá-la e com outras curiosidades divertidas.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem se destacado como um espaço de qualidade de vida para natalenses e turistas, com opções de lazer e de educação ambiental, bem como de pesquisa. É um espaço onde a natureza e o concreto se misturam harmonicamente, num projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, e funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, sempre das 5h às 18h., com acesso e estacionamento grátis. Para visitas em grupos o agendamento deve ser feito pelo telefone 3232-3207.
Um homem identificado como João Maria de Sousa Sieba foi resgatado, nesse domingo (2), por guardas-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, na Praia da Redinha em Natal. A aeronave Felix do Governo do Estado do Ceará foi utilizada na operação.
Foi durante um banho de mar que a vítima acabou sendo arrastada para longe da costa. Um bombeiro visualizou o pedido de socorro e mergulhou imediatamente para auxiliar no resgate. Uma equipe em terra solicitou reforço da aeronave Fênix e da embarcação da corporação que conseguiram juntos fazer a aproximação e retirar da água a vítima que já estava debilitada.
Os bombeiros ainda fizeram os procedimentos de primeiros socorros ao chegar em terra e liberaram a vítima sem nenhuma lesão.
Minuto da Câmara no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na semana que passou, na Câmara Municipal de Natal, disponibilizado nesta segunda-feira(03).
Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade – Tomaz Silva/Agência Brasil
A partir desta segunda-feira (3), toda a população pode se vacinar contra a gripe, inclusive quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai continuar enquanto durarem os estoques da vacina.
Até a última sexta-feira (31), quando terminou a campanha nacional, quase 80% do público prioritário foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.
Durante esse período, foram priorizados 59,4 milhões de pessoas, entre elas, gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.
Até agora, seis estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).
Segundo o ministério, a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.
Acho melhor se interarem melhor essa informacao pois esta faltando vacina nos Posto de Saude , digo isso com conhecimento pois hoje mais uma vez fui e NAO fui vacinada ok
A inflação na Venezuela ultrapassa mais de 1 milhão por cento, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Milu de Almeida, conselheira das comunidades pela Venezuela, diz que o povo que ganha um salário mínimo não consegue chegar aos produtos e dá um exemplo: “um litro de leite está em 12 mil [bolívares], e o salario mínimo é de 40 mil”.
Muitos dos comerciantes, como já não confiam no valor da moeda oficial, pedem as trocas comerciais em dólares, “o que é ilegal”, afirmou Milu.
Uma reunião conjunta está sendo realizada hoje (3) em Nova York entre o Grupo de Contato Internacional para a Venezuela e o Grupo de Lima. O objetivo do encontro é contribuir para uma solução pacífica e democrática para a crise no país.
Esse é o Brasil que o PT quer. E o nosso povo já disse não querer. Agradeçamos a Bolsonaro, o único que demonstrou capacidade de vencer esses vagabundos, mesmo com todas as suas limitações.
A rede internacional de sorvetes Ben & Jerry’s, que tem lojas no Rio, anunciou lá nos EUA que está preparando uma linha com canabidiol. A informação é do Blog Ancelmo Gois, em O Globo.
Hell de Janeiro, cidade infernal onde milícias constroem prédios ilegais que chegam a 6 andares e autoridade nenhuma consegue impedir. Infestado de " Zé Carioca" e tudo o que não presta. Retirando a Zona Sul e a Barra, aquilo tudo é um lixo, abbarrotado de pilantras, corruptos, traficantes, milícias e exxxxpertos em geral.
O portal G1-RN destaca nesta segunda-feira(03). A casa de um homem suspeito de ter participado do assassinato de uma mulher grávida de quatro meses e da filha dela, uma criança de 4 anos, foi queimada na noite desse domingo (2), no momento em que os corpos de Mayara Maria da Silva, de 20 anos, e da filha dela, a pequena Lara Emmilly, estavam sendo sepultados. A mãe e a filha – além do bebê que estava na barriga – foram vítimas de disparos de arma de fogo na madrugada, em uma estrada na zona rural de Nísia Floresta, quando voltavam para casa depois de participarem de uma festa.
Para a polícia, o marido de Mayara seria o verdadeiro alvo dos assassinos. Baleado, ele acabou socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Após ser atendido, recebeu voz de prisão. É que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. Já a mãe e a filha, teriam sido executadas como queima de arquivo. A mulher levou quatro tiros. A menina, dois, no tórax.
No momento do incêndio, não havia ninguém na residência.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em entrevista exclusiva ao GLOBO Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu em entrevista ao jornal o Estado de S. Paulo, que as reformas sejam aprovadas e disse que o presidente Jair Bolsonaro sofre com a redução de expectativas positivas para o governo.
“Chegamos num ponto onde ou nós construímos essa agenda em conjunto ou vamos para o colapso. Vai entrar no colapso de ruptura das relações sociais. É nisso que vai chegar”, afirmou.
Maia diz que vai trabalhar para a aprovação da reforma da Previdência, que tem certeza que será aprovada. O presidente da Câmara também disse que a política está distante da sociedade, “foi criminalizada”.
“Todos os problemas que a sociedade vive hoje passaram a ser da política. Alguns pontos são corretos, mas às vezes esse pêndulo é exagerado. Para que a gente possa dar solução para o colapso social, precisamos ter uma agenda que venha do Executivo”, afirma.
Saída do DEM do Centrão
Maia afirmou que “a forma pejorativa como se trata o tal Centrão hoje, amanhã na história vai entrar como os partidos que salvaram o Brasil do colapso social, do crescimento da desigualdade, da pobreza, da falta de educação e da falta de médicos”.
Na semana passada, a Câmara vetou o uso da palavra “centrão” em veículos oficiais. A determinação da direção de jornalismo da Casa ocorre três dias depois de manifestantes em favor do governo irem às ruas e criticarem o bloco de partidos.
Em e-mail aos jornalistas da Casa, a direção de jornalismo diz que o termo é usado “pejorativamente para designar alguns partidos que poderiam ou não entrar na base do governo”.
Muito feio senhor Rodrigo Maia distorcer os fatos como fez em várias citações nessa reportagem.
A pior delas é afirmar que as manifestações contra você e aqueles que não tem compromisso com o Brasil foi do governo – MENTIRA!
O governo não chamou ninguém para participar as manifestações e o governo não esteve nas manifestações; O povo que não pactua mais com políticos com as suas características foram as ruas para protestar contra uma parte da classe política que só tem compromisso como próprio pacto político e dá as costas ao povo.
Você sequer sabe o que foi dito por Toffoli na reunião e mesmo assim demonstra apoio, precisa comentar sua forma tendenciosa de agir?
Se realmente acha que o Estado precisa de reformas, porquê trabalha para atrasar e dificultar as reformas propostas? Seria pelo egoísmo político dela não ser de sua autoria ou que atenda as articulações que tanto cobra? O povo sabe a qual articulação faz referência.
Essa sua falácia de falta de agenda para o Brasil é desvio de foco, existem duas importantes agendas para o povo, a reforma da previdência e a reforma anti corrupção que você tem colocado todo tipo de empecilho, desculpas e problemas para que elas não sejam votadas.
Não Rodrigo Maia, a sociedade não foi para ruas protestar contra a educação, está distorcendo os fatos, os alunos e professores foram as ruas, o trabalhador, a sociedade e o povo não participaram. Não faça isso, é um péssimo exemplo diante do cargo que ocupa e por isso o povo pede sua saída.
A mulher que acusa Neymar de tê-la estuprado em Paris possui imagens e documentos que não constam do boletim de ocorrência registrado na última sexta-feira. O UOL Esporte apurou que parte das provas já foi entregue à Polícia Civil de São Paulo. As investigações correm protegidas por segredo Justiça.
Segundo fontes que tiveram acesso às imagens, elas mostram o jogador agindo de forma agressiva antes do momento do suposto crime. A autora da acusação afirmou à polícia que Neymar a encontrou visivelmente alterado no dia 15 de maio, em um hotel e Paris, e teria mantido relações sexuais sem seu consentimento.
O caso tomou conta do noticiário durante a preparação da seleção brasileira para a Copa América, na Granja Comary. A denúncia foi revelada pela reportagem neste sábado. A mulher, brasileira, afirma que viajou a Paris a convite de Neymar, onde teria passado dois dias e sido estuprada pelo jogador. Segundo ela, um assessor do atleta teria pago as despesas da viagem e cuidado da logística.
Na noite de sábado para domingo, Neymar foi às redes sociais para se defender e falou que foi vítima de uma armadilha, repetindo a versão dada por seu pai na noite anterior à TV Bandeirantes.
No vídeo exibido por Neymar, além de mensagens trocadas pelo aplicativo Whatsapp, foram expostas diversas fotos íntimas da mulher que o acusa de estupro.
Por causa da exposição, o jogador passou a ser investigado por vazamento de fotos íntimas. O caso será apurado pela Delegacia de Repressão de Crimes de Informática. Ontem, a 110ª DP, de Teresópolis, enviou policiais à Granja Comary para colher informações. Os policiais foram recebidos pelo chefe de segurança e pelo administrador da Granja e ouviram que o atleta se reapresentaria mais tarde. Pouco depois, o atacante desembarcou na concentração em seu helicóptero ao lado de Thiago Silva, Daniel Alves e Arthur.
Em São Paulo, assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de SP informou que a situação das fotos será apurada junto com o inquérito que investiga o estupro. Como ele corre em sigilo, o órgão não vai se manifestar sobre esta parte da investigação no momento.
Neymar treinou normalmente com os companheiros de seleção ontem, inclusive aparecendo entre os titulares. O atacante deve estar em campo no primeiro amistoso preparatório, no próximo dia 5 de junho, contra o Qatar, em Brasília. O Brasil estreia na Copa América no dia 14 de junho, diante da Bolívia, no Morumbi.
ela pensou que ia jogar bola ela era virgem ela so tem 15 anos muito inocente po gente!!! vamo da um desconto ne que mundo ela vive hen hen e no mundo de alice no pais das maravilhas!!!!!
Acho que ela não viajou obrigada. E se tem dossiê é porquê já foi mal intencionada. Tadinha,tão ingênua ir para tão longe e aceitar o convite e achar que ir jogar bola. Acorda polícia essa é um oprtunista. Querendo tirar dinheiro e ser famosa com essa história. Só falta dizer que era virgem. Kkkkk
Veja bem, ela pode ter feito qualquer coisa do mundo, mas se na hora h ela disser que não, é NÃO. Se não respeitar e forçar é estupro!
Não é NÃO, de fato! Mas você chegou a ver o desenrolar da conversa após o dito estupro? Não houve sequer uma insinuação de que aconteceu alguma coisa, pelo contrário, houve um interesse em se encontrarem novamente.
Realmente ele disse não, no outro dia pediu presente para o seu filho, ora me faz o favor!!!
Não sabia que vocês haviam periciado o celular. Desculpem.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse neste domingo, 2, não haver uma separação entre a pauta do “Lula Livre” e as demais bandeiras da esquerda, como a da defesa da Educação. “Lula e educação são pautas inseparáveis. Essa moçada está indo às ruas pelo legado que ele deixou nesse País”, disse a petista, uma das poucas lideranças do partido a estar presente no festival Lula Livre, que reuniu artistas no centro de São Paulo, mas não contou com discursos de políticos no palco.
“Para nós do PT, ‘Lula Livre’ é estratégico, nós achamos que não há salvação da democracia com Lula preso. Nós sempre levaremos a pauta do ‘Lula Livre’ junto com a pauta da defesa da educação”, disse Gleisi. Perguntada se os partidos aliados também fazem a mesma associação, a ex-senadora respondeu que “muitos têm levado (uma agenda em conjunto coma outra)”. Citou o PCdoB e o PSOL e afirmou que Calos Lupi, presidente do PDT, visitou Lula na prisão.
Além de não contar com discursos políticos, o ato deste domingo não enfatizou nenhuma outra grande pauta da esquerda, como a defesa das instituições públicas de ensino e a oposição à reforma da Previdência. O Estado apurou que a organização de atos paralelos é uma estratégia da oposição para manter agenda de protestos pró-Lula sem que essa pauta isole quem não simpatiza com o ex-presidente da agenda anti-Bolsonaro.
Para Guilherme Boulos, que foi candidato do PSOL à Presidência da República no ano passado, as manifestações dos dias 15 e 30 de maio – contra o contingenciamento de recursos de instituições de ensino anunciado pelo governo Jair Bolsonaro – foram manifestações “com centro na luta pela educação”. “Agora aqui é um evento pensado com o tema do Lula Livre”.
Segundo Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, o evento deste domingo não conta com discursos por se tratar de um “ato lúdico”. Ele disse ainda que os políticos com mandato ajudaram a fazer o contato com os artistas e a chamar público pelas redes sociais.
Na verdade, o que não se pode separar é o PT da corrupção, da roubalheira. Quase todos os seus dirigentes, incluindo presidentes e tesoureiros, já foram condenados. Os que AINDA não foram estão sendo delatados e/ou investigados. É incrível.
São duas pautas totalmente diferentes, sou contra os cortes da educação (poderia cortar verbas de outros setores, incluindo as regalias dos políticos e do judiciário), mas sou a favor de Lula cumprir as penas dos crimes que foi condenado. Há muita gente que é favor da educação, mas não vai para esses protestos por conta das faixas "LULA LIVRE".
É uma loucura descabida. Oportunismo, todos sabemos que as universidades são formadora de comunistas. Coisa que o próprio Lula nem fez frequentar uma universidade. É como um pessoa se aposenta tão fácil pela falta de um dedo e dificulta nas filas da previdência pessoa com patologias crônica. Ainda tem gente que dá cartaz a uma mulher dessa que nem seu estado de origem ela circula. Que é xingangada onde circula. PT destruído é a melhor coisa que pode acontecer. Não sobrou nada desse desastre de partido.
Os estudantes mais uma vez estão sendo usados para fins políticos… Levados pelos professores, categoria dominada pela ideologia da esquerda e que tem levado o ensino no Brasil a ser uma dos piores no mundo. Hoje a educação é tudo pela ideologia política, nada pela qualidade do ensino!
Falando em educação, sem entrar em deméritos ou máscaras que a esquerda tanto usa vamos aos fatos quanto aos CORTES na EDUCAÇÂO feitos pelo PT:
A fonte são matérias publicadas:
15/01/2015 – Dilma retira R$ 41 BILHÕES da educação;
22/07/15 – Dilma corta verba para pré-escola
03/03/16 – Governo Corta mais de R$ 6 BILHÕES em recursos para Saúde e Educação;
01/06/2010 – Governo Lula corta R$ 1,28 BILHÃO da Educação;
01/01/2016 – MEC PERDE R$ 10,5 BILHÕES mesmo com o lema Pátria Educadora que foram deslocados para o PAC.
Diante disso, presenciamos 02 manifestações estudantis, patrocinada por partidos políticos, os mesmos que retiraram BILHÕES da educação para manter o populismo que levou a quebradeira do Brasil e nos deixou uma dura realidade.
Lula sempre dando uma de coitadinho.
Se ele é inocente, por que não processa quem o acusou? Palocci, Marcelo Odebrech, Léo Pinheiro e muitos outros.
Nunca! É mais cômodo ficar pousando de vítima contra a justiça. Será que toso os juízes e desembargadores estão errados?
Lula Livre já era Babacas!
O Tribunal Pleno do TJRN, à unanimidade de votos, determinaram que o Governo do Estado efetive a progressão horizontal de uma professora da rede pública, para a classe “J”, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 322/2006, com efeitos retroativos à data da impetração do mandado de segurança.
O julgamento, sob a relatoria do desembargador Ibanez Monteiro, considerou as promoções horizontais previstas nas Leis Complementares nº 322/06, nº 503/2014 e no Decreto Estadual nº 25.587/2015, deveria estar atualmente na Classe pleiteada na ação.
Em suas razões, a professora argumentou pertencer à rede pública estadual de ensino, tendo sido nomeada para o cargo em 13 de março 1990, mas ainda se encontra no Nível IV, Classe F.
Ainda segundo os autos, a servidora deveria ter sido enquadrada na Classe G, conforme o artigo 47, parágrafo 2º, VI da LCE nº 49/86, e não na Classe C, como anotado em sua ficha funcional. Assim, a cada interstício de dois anos, a contar do seu enquadramento, a servidora faz jus a uma progressão horizontal, conforme LCE nº 322/2006.
O governo do Estado, contudo, informou que a própria lei que fundamenta a promoção requerida limita sua possibilidade à dotação orçamentária, destacando o comprometimento das despesas com pessoal do Estado. O Ministério Público, no entanto, opinou pela concessão da segurança.
No entanto, o relator do processo ressaltou que o artigo 79 da Lei Complementar Estadual nº 322/2006 prevê que “as despesas decorrentes desta Lei Complementar correrão por conta das dotações orçamentárias próprias da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos”.
“Ou seja, a referida secretaria deve destinar verba própria para os fins previstos na lei, não podendo se valer de eventual omissão. Assim, a alegação da ausência de dotação orçamentária para a implantação da promoção e da progressão em questão, por parte da autoridade impetrada, viola o princípio da legalidade, por submeter a observância da lei à discricionariedade do gestor público, impedindo o cumprimento do que fora estabelecido na própria norma legal em vigor”, enfatiza.
Mandado de Segurança nº 0808385-42.2018.8.20.0000. TJRN
Primeira mulher a apresentar o Prêmio Sexy Hot, a atriz Natalia Klein diz que, em tempos feministas, o mercado vem mudando e faz uma queixa: ‘Muitos homens aprenderam a fazer sexo vendo filme pornô, o que é uma desgraça!’
A escritora, comediante e atriz Natalia Klein achou que era trote quando ligaram convidando para que apresentasse o Prêmio Sexy Hot, considerado o Oscar pornô brasileiro (a 6ª edição acontece no dia 6 de agosto, com o tema “Prazer em todos os sentidos”). “Sou a pessoa menos sexy que conheço, grandona, desengonçada”, diz ela, mulherão de 1,76m. Ao fugir do estereótipo da gostosona, o prêmio ajuda a combater um estigma da indústria, acredita Natalia. “Se aproxima das pessoas, que se sentem representadas por alguém mais, digamos, ‘normal’”, afirma ela, que pretende levar um ponto de vista feminino à cerimônia. O que também reflete um aspecto atual do pornô brasileiro, em que diretoras têm tirado a mulher do papel de objeto e a colocado como protagonista de suas próprias fantasias. Mayara Medeiros, por exemplo, pôs um homem para servir cafezinho enquanto duas mulheres transam numa cena de “O encontro”. Mila Spook, primeira mulher a levar o Prêmio Sexy Hot de melhor direção, ano passado por “(Des)Conectados”, é conhecida por fugir da fórmula curta e grossa dos pornôs brasileiros.
Famosa pelas esquetes sobre o cotidiano feminino e suas neuroses na série “Adorável psicose”, do Multishow, Natalia, de 34 anos, não tem pudor em falar de sexo. Uma vez, quando seu marido viajou, postou foto com um chuveirinho e a legenda: “Tchau, amor, tô bem”. Ela se orgulha ao contar que foi a escolhida para um ménage com um casal de amigos gays. “Me senti honrada! Cogitei, mas depois pensei: ‘Não, gente, é muito peru’”.
Você também escreve o roteiro do prêmio. Qual será o tom?
Quero tentar trazer um humor mais refinado, outra perspectiva. É fácil ir para um lugar apelativo quando a gente fala de sexo. Vou brincar, mas não de um jeito depreciativo. Tem ator que leva a mãe, a avó, eles têm orgulho do que fazem.
O evento sempre foi apresentado por homens. O que significa a estreia de uma mulher nesse palco?
É outro tom. Antes, era a perspectiva masculina, outro tipo de piada. Acho que eu estar lá reflete o momento atual da indústria, de ter um mercado que faça mais sentido para as mulheres. Eu nunca amei pornô. A gente coloca e já começa aquela enfiação. Aí eu penso: “Esse filme não está fazendo nada por mim”. Existia um lugar, um vazio. As mulheres queriam consumir, mas não tinha nada para elas.
Era mais para entreter o público masculino…
Não só entreter, mas formar o repertório. Muitos homens aprenderam sobre sexo vendo filme pornô, o que é uma desgraça, aprenderam tudo errado! Agora têm que desaprender e reaprender de novo. Hoje há mais filmes para mulheres, feitos e produzidos por elas. Todo mundo tem curiosidade sobre esse universo. Quando contei para os meus amigos e para a minha mãe que apresentaria o prêmio, todos disseram “quero ir”.
O que anda aprendendo sobre esse universo?
As siglas, DP (dupla penetração ), DPA ( dupla penetração anal ). Pensam que DPA é só “Detetives do Prédio Azul”, mas não é, não ( risos )…
O que muda com as mulheres escrevendo filmes? É só amorzinho ou tem que ter sacanagem?
Depende do momento, gosto dos dois, do amorzinho… mas tem horas que quero “me joga, me xinga”. Fomos educados achando que transar é trocar de posição. A cena do encanador que seduz, para a mulher, não faz sentido. Se escrevesse um pornô, o cara ia chegar para consertar o gás e ia ter que consertar mesmo, tá vazando gás, gente! Ele conserta, eles trocam WhatsApp, marcam de sair e aí, sim, transam. No meu pornô feminista, a mulher chega do trabalho, o cara já fez o jantar, lavou a louça, limpou a casa e vai lavar a louça depois do jantar também. Talvez, nem transem, fiquem só no Netflix. Nada menos sexo que close de penetração, isso é aula de biologia. É mais interessante mostrar a sedução, o flerte. Eles podem transar, mas constrói isso primeiro, não faz o “Game of Thrones”.
Acha que a expectativa em torno do sexo é muito grande?
Sexo é importante, mas não é a coisa mais importante. Existe uma pressão para se cumprir um papel, uma performance. Não tem certo, errado, bom, ruim, depende da pessoa. Existe a expectativa de “se ela não faz isso, não é boa de cama”.
Qual é o maior mito do sexo?
O pior é o de que você vai sempre gozar ao mesmo tempo. Às vezes não vai, beleza, fica pra próxima, deixa só o outro ir. Essa obrigação de gozar. Tudo bem se não rolar, e reconhecer isso é libertador. Para mim, foi. Me sentia culpada. Também tenho dificuldade em focar no 69. Não consigo aproveitar, nem fazer direito. É muita informação. Prefiro o “faz o meu, depois faço o seu” e todo mundo fica feliz. Nos filmes, a maior mentira é a banheira. Sempre tem cena de sexo nela ou na piscina, mas é desconfortável e… seca tudo.
Você já fingiu? Se arrepende?
Só umas duas vezes, eu queria que acabasse logo. Com o meu marido ( o roteirista Lucas Hoffman, com quem está casada há 7 anos ), nunca. Acho que é educativo não fingir. Se não, o cara vai sempre achar que está mandando bem. É importante ser sincera porque vai ser ruim para você depois. Fingir só atrasa a vida de todo mundo.
Enxerga uma tentativa dos filmes atuais em sair do estereótipo da mulher siliconada e malhada e do homem sarado?
Sim. Acho ótimo ver peito pequeno, grande. O mais importante é você se sentir representada, pensar: “Poderia ser eu ali”. Quando eu digo que não sou sexy é isso. Não me encaixo no padrão convencional tido como sexy: magérrima, bronzeada com a perna malhada. É importante ter diversidade, tem gosto pra tudo.
O que as pessoas acham que sabem sobre sexo, mas não sabem?
Fala-se muito e faz-se pouco. Às vezes, dá errado, não é bom. Há o mito de que sempre tem que ser maravilhoso. O cara tem que estar sempre de pau duro, não pode brochar. A gente, molhada. Existe uma cobrança em cima da mulher, mas uma gigantesca em cima da ereção masculina. É ruim para eles manter esse mito. Somos humanos.
Homem não aprende a fazer sexo vendo filme pornô. O homem tá cansado de as mulheres procurarem somente por sexo com o máximo de variação, selvagem ou violento. Mulher gosta é de putaria no sexo e quando o homem é amoroso demais acaba sendo taxado de " fraco na cama", por isso o homem hoje procura deixar a mulher toda "arregaçada" como elas mesmo gostam.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN vacinou 24.010 pessoas do público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, o que equivale a 97,69% da cobertura vacinal. A campanha teve início dia 10 de abril e foi encerrada nesta sexta-feira, dia 31 de maio. A escolha do público-alvo segue recomendação do Ministério da Saúde.
A partir desta segunda-feira (3), a vacina será distribuída para toda população nas cidades que não conseguiram bater a meta. “Não é o caso de São Gonçalo. Batemos e ultrapassamos nossa meta. Ficamos sem vacinas e, de acordo com a Coordenação Estadual de Imunização, o Estado e municípios não receberão mais doses do Ministério da Saúde”, ressalta o secretário municipal Jalmir Simões.
Sabe dizer se Neymar está inscrito?