Jornalismo

Brasil é tetracampeão mundial em felicidade

O Brasil é tetracampeão em felicidade no ranking de uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a consultoria Gallup, na qual a Síria aparece em último lugar.

Feita com cerca de 200 mil pessoas em 158 países, a pesquisa realizada em 2011 buscou saber a expectativa de felicidade das pessoas nos próximos cinco anos e também no presente. O Brasil vence nos dois.

Depois do Brasil, no quesito países mais felizes aparecem Panamá, Costa Rica, Colômbia, Qatar, Suíça e Dinamarca.

Segundo Marcelo Neri, economista da FGV, o termômetro da satisfação das pessoas com as suas vidas é um instrumento útil para a formulação de políticas públicas.

Um novo estudo, no mesmo estilo, agora sobre educação, está sendo preparado e será divulgado dentro de três meses. O documento vai medir a expectativa das pessoas com a própria educação de cada país.

“Gestores de políticas públicas e pesquisadores têm uma visão muito própria, é preciso ouvir as pessoas, saber por elas próprias o que estão esperando do futuro”, disse Neri.

RENDA E FELICIDADE

Entre os brasileiros, a pesquisa constatou também que as mulheres são mais felizes que os homens, o que Neri atribui ao maior nível de educação conquistada pelas mulheres nos últimos anos.

De acordo com Neri, a educação traz felicidade porque se traduz em renda e, consequentemente, em uma vida melhor.

Numa escala de 1 a 10, as mulheres brasileiras tiveram uma média de felicidade de 8,98, contra 8,56 dos homens na expectativa de futuro, e de 6,73 contra 6,54 no presente.

Neri mostrou que a partir de 1999 a média de educação entre as mulheres superou a dos homens, hoje em uma relação de 7,37 (mulheres) e 7,16 (homens), e a renda por outras vias que não o trabalho (bolsa família, aposentadoria) teve um incremento muito maior na ala feminina.

Entre 2001 e 2009, a renda obtida fora do trabalho cresceu 21% entre os homens, enquanto as mulheres tiveram incremento de 47%.

A renda salarial das mulheres porém continua 42% abaixo dos homens, uma diferença que já foi bem maior anos atrás.
No auge da diferença, em 1995, o salário médio do homem era de R$ 631,32, três vezes o da mulher, de R$ 216,42. Em 2009, essa diferença caiu para R$ 658,65 (homens) contra R$ 312,71 (mulheres).
Outra constatação da pesquisa é de que as mulheres solteiras são mais felizes que as casadas no mundo inteiro, mas o índice cai à medida que a mulher envelhece.

As que têm filhos menores de 15 anos também são mais felizes do que as que não têm filhos, indicou a pesquisa.

Fonte: Folha.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Pecado Capital: Servidora revela detalhes de Rychardson Macedo no Ipem

A segunda testemunha de acusação a ser inquirida pelo procurador do Ministério Público Federal Rodrigo Teles e pelo juiz federal Hallison Rêgo na tarde desta quarta-feira (7) é a servidora de carreira do Ipem Maria do Socorro Freire. A funcionária detalhou ações de Rychardson Macêdo à frente do órgão e confirmou que a maioria das empresas eram contratadas em contratos emergenciais.

Durante o depoimento, a servidora detalhou que o ex-diretor do Ipem havia baixado liminar impondo regras severas e pagamentos de multas atrasadas por parte dos proprietários de postos de gasolina. Responsável pela coordenação de fiscalizações durante certo período da gestão de Rychardson, ela explicou a liminar baixada por Rychardson determinando que os postos de combustíveis só poderiam funcionar com o selo de garantia do Ipem se as dívidas referentes a multas fossem quitadas pelos empresários. No depoimento da testemunha, no entanto, o juiz Hallison Rêgo chegou a advertir a servidora por contradição durante os esclarecimentos.

Socorro Freire também confirmou a existência de 70 servidores terceirizados no Ipem na época em que Rychardson era o diretor, enquanto apenas 38 de carreira prestavam serviços no local. Questionada sobre a quantidade de terceirizados, no entanto, a servidora não soube mensurar a quantidade, mas confirmou que a maioria dos contratos firmados pelo Ipem eram emergenciais e que a negociação era feita com a direção e a área financeira do órgão.

Além da servidora de carreira do Ipem, o delegado Matias Laurentino também foi ouvido na 2ª Vara Criminal. O ex-titular da Deicot confirmou que iniciou investigação dentro do Ipem antes de ser destituído da função supostamente por influência de Rychardson de Macêdo, o que configuraria crime de tráfico de influência, investigado pela Justiça Federal.

Rychardson Macêdo e o irmão, Rhandson Rosário, estão na 2ª Vara Criminal acompanhando dos depoimentos, mas não serão ouvidos nesta quarta-feira. Os dois também não darão informações à imprensa.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Apple lança novo iPad

Foto: Paul Sakuma/AP

 

Com Adele cantando na abertura, a Apple realiza desde as 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (7) um evento sobre o iPad na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. O novo iPad foi anunciado por volta das 15h20. Segundo a empresa, ele passa a contar com tela de alta definição e internet 4G, por meio da tecnologia LTE. Apesar disso, além da conexão de quarta geração, todos os novos iPads estarão preparados para funcionar em redes 3G, o que é uma boa notícia aos brasileiros, que ainda não têm à sua disposição uma rede 4G consolidada.

O aparelho vai começar a ser vendido nos Estados Unidos e em outros 9 países no próximo dia 16. Outros 26 receberão o tablet em 23 de março, mas o Brasil não está na lista –ainda não foi anunciada a data de chegada do aparelho ao país.

Nos EUA, os preços serão os mesmos do atual iPad: US$ 500 pela versão de 16 GB; a 32 GB sai por US$ 600 e 64 GB, por US$ 700. Com 4G, os preços são US$ 630, US$ 730 e US$ 830, respectivamente. No encontro com a imprensa, a Apple mostrou o novo iPad funcionando com as redes 4G da Verizon e da AT&T, duas operadoras norte-americanas.

O novo tablet também poderá ser usado como um hotspot, um ponto a partir do qual será possível criar uma rede Wi-Fi. Isso se a operadora permitir o processo, afirmou Cook. “A performance do novo iPad é maravilhosa e você vai amar usá-lo nessas redes de alta velocidade”, afirmou o o presidente-executivo Tim Cook.

Resolução da tela
A resolução do iPad 2 é de 1024 x 768, sendo que a do novo, com maior qualidade, será de 2048 x 1536, com 3,1 milhões de pixels, número que, segundo a Apple, é maior do que em qualquer dispositivo móvel. As cores e a saturação das imagens são 40% melhores do que no iPad 2, diz a Apple. O novo iPad usa o processador Apple A5X com quatro núcleos. Esperava-se que ele teria o chip Apple A6, mais pontente.

O modelo terá ainda o Retina Display, que apresenta imagens com mais definição do que os aparelhos antecessores. “De muitas maneiras, o iPad está reinventando a computação portátil e está ultrapassando as nossas expectativas.”

Câmera melhor
A câmera traseira do tablet passa a ter 5 megapixels, além de sensor de iluminação e filtro infra-vermelho. A nova câmera também faz gravações em resolução 1080p.

iOS e Apple TV
Na primeira parte do evento, Cook anunciou uma nova versão do IOS, o sistema usado no iPad, no iPhone e no iPod Touch, chamada 5.1, que será disponibilizada ainda nesta quarta. Além disso foi anunciada a nova Apple TV, em que o sistema iCloud permite o streaming de filmes em definição Full HD (1080p). A nova TV terá uma interface diferente, facilitando o acesso dos usuários. Entretanto, ela ainda é bastante diferente dos sistemas com iOS.

Vendas na ‘era pós-PC’
“Estamos falando de um mundo onde o computador não está mais no centro do mundo digital. Os dispositivos que você mais usa precisam ser mais portáteis e drasticamente mais fáceis de usar do que nunca”, afirmou Cook no evento. Segundo ele, 76% do lucro da Apple vem dos produtos lançados pós-PC: iPod, iPad e iPhone.

Histórico
O iPad foi lançado em 27 de janeiro de 2010 por Steve Jobs e ajudou na escalada para a Apple se tornar a maior empresa de tecnologia do mundo. Na época, foi chamado de prancheta digital. Jobs qualificou o aparelho, que unia computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, de “mágico” e “revolucionário”.

O tablet chegou às lojas dos EUA custando a partir de US$ 500, preço conservado até hoje para a versão mais simples do iPad 2. No Brasil, o aparelho começou a ser vendido em dezembro de 2010. A segunda versão foi anunciada pela Apple em março de 2011, quando Jobs, então em uma licença médica, surpreendeu a todos ao subir ao palco para apresentar o aparelho. Em outubro do mesmo ano, ele morreu após sua longa luta contra o câncer.

Uma pesquisa divulgada na última terça (6) pela consultoria americana Forrester Research conclui que o iPad tem 73% de participação no mercado de tablets e que nenhuma outra marca alcançou fatia maior que 6%.

Inforgráfico: G1

 

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Doze políticos com contas reprovadas ainda podem ter decisão reformada

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou uma nota na tarde desta quarta-feira (7) informando que houve um erro na divulgação do nome do deputado estadual George Soares como sendo um dos que tiveram suas contas reprovadas. Além disso, a Corte disse que alguns dos políticos que não tiveram as contas referentes ao pleito de 2010 aprovadas,  ainda podem ter a decisão reformada.

Nota na íntegra

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN, a exemplo de outros tribunais do país, disponibilizou nesta segunda-feira, dia 5, para alguns veículos de comunicação, a pedido deles, uma relação contendo nomes de candidatos que disputaram o pleito de 2010 e tiveram suas contas desaprovadas pela Corte.

O TRE/RN, no entanto, em nenhum momento, afirmou que estes candidatos estariam inelegíveis ou impedidos de se candidatarem ao pleito de 2012, até porque cada caso precisa ser examinado de forma concreta, além da eventual possibilidade de a decisão do TSE ser posteriormente modificada.

Quanto à lista de candidatos com contas desaprovadas, divulgada pela imprensa, faz-se necessário tecer as seguintes observações:

1) O nome de George Montenegro Soares não deveria ter constado da lista, pois suas contas de campanha foram aprovadas com ressalvas pelo TSE em grau de recurso;

2) Alguns nomes da lista ainda podem reverter o status do julgamento das suas contas no TSE, pois interpuseram recursos que se encontram em tramitação naquele Tribunal. São eles: Flaviano Moreira Monteiro, Francisco Dantas da Rocha, Jocsã Cerqueira Cunha, Lucélia Ribeiro Dantas, Maria do Socorro de Queiroz Silva, Maria Tereza de Oliveira e Rosano Taveira da Cunha.

3) O candidato Genivan de Freitas Vale também poderá ser beneficiado, porque interpôs embargos de declaração ao próprio TRE/RN, impedindo, portanto, o trânsito em julgado da decisão, podendo, ainda, recorrer ao TSE.

4) A decisão de desaprovação das contas ainda não transitou em julgado para as seguintes pessoas, em razão de ainda se estar na fase de intimação das respectivas decisões: Gilberto Medeiros de Melo, Hélcio de Castro Guimarães, Lourival Ribeiro da Silva e Luiz Carlos de Mendonça Martins.

Assessoria de Comunicação Social

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

PSD e PT articulam aliança para as eleições 2012

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, se reuniu nesta quarta-feira (7), em Brasília, com os deputados federais Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT). Em pauta, demandas de interesse do Estado e a liberação de emendas parlamentares que beneficiam municípios potiguares. Mas será que foi só isso mesmo? A própria assessoria confessou que não.

Além de questões administrativas, o vice-governador e os parlamentares fizeram uma breve avaliação da conjuntura político-eleitoral do Rio Grande do Norte e agendaram uma reunião para a próxima semana com as direções estaduais do PT e do PSD para tratarem de uma possível parceria entre os dois partidos nas eleições municipais de 2012.

“O PSD é um partido que, nacionalmente, tem assumido a defesa do governo Dilma e, a nível estadual, integra o grupo de oposição. Fábio e Robinson Faria são as principais lideranças do PSD e, onde for possível, vamos construir uma parceria político-eleitoral junto com os demais partidos que fazem oposição ao governo do DEM no Rio Grande do Norte”, afirma Fátima Bezerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil pode passar França e ser quinta economia em 2012

A economia brasileira se tornou a sexta maior do mundo no ano passado, deixando para trás a britânica, e deverá alcançar a quinta posição ainda em 2012, ultrapassando a francesa, informa reportagem de Érica Fraga, publicada na Folha desta quarta-feira.

Os prognósticos, da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), indicam que o país avança no ranking de maiores economias a um ritmo rápido.

“Esses desenvolvimentos pareceriam improváveis há cinco anos, mas refletem como as economias avançadas foram atingidas pela crise e como a brasileira tem se expandido, impulsionada pelas exportações de commodities”, diz Robert Wood, economista sênior da EIU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Corpo de Bin Laden não foi lançado ao mar

O corpo do ex-líder da rede terrorista da al-Qaeda, Osama bin Laden, não foi lançado ao mar como disseram as autoridades americanas, mas levado para os Estados Unidos em um avião da CIA (agência de investigação do país), noticiou nesta quarta-feira (7) o jornal espanhol ‘Público’, citando documentos vazados pelo WikiLeaks.

E-mails da Stratfor Global Intelligence, empresa privada de segurança conhecida como ‘CIA na sombra’, aos quais teve acesso o ‘Público’ e outros jornais, revelam que o sepultamento de Bin Laden em alto-mar nunca aconteceu. Ele foi assassinado por um comando especial de forças americanas em 2011 em Abbottabad, no Paquistão.

Em mensagem classificada como ‘superconfidencial’ pelo ‘Público’, Fred Burton, um dos diretores da empresa com sede no Texas, diz: ‘fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus’. O e-mail tem o título de ‘OBL’, o que o jornal espanhol interpretou como as iniciais de Osama bin Laden.

Na mensagem seguinte, Burton escreve ‘(alpha) O corpo esta a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA’, detalhou o ‘Público’, que explicou que ‘a palavra-chave ‘(alpha)” significa que a informação é ‘limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação’. O jornal assinalou que em Dover há uma base da Força Aérea dos Estados Unidos.

‘Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda’, perto de Washington, acrescenta Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA.

Em outra mensagem no contexto de uma conversa entre analistas da Stratfor, Burton revela que ‘o corpo segue em direção a Dover e já deveria ter chegado’.

Em outra conversa aponta: ‘se o corpo foi jogado no mar, coisa que duvido, seria um toque muito ao Adolf Eichmann. A Tribo fez o mesmo com as cinzas desse nazista. Nós quereríamos ter a fotografia, o DNA, as impressões digitais, etc… Seu corpo é como a cena de um crime e não concebo que o FBI (polícia federal americana) e o Departamento de Justiça permitissem semelhante coisa’.

Conforme o governo dos Estados Unidos, o corpo de Bin Laden foi levado de Abbottabad ao porta-aviões Carl Vinson, no mar de Arábia, onde seguindo os costumes islâmicos foi lavado e envolvido em um sudário branco, para depois ser colocado em uma bolsa carregada com pesos e jogado ao mar.

Fonte: G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Pecado Capital: delegado Matias Laurentino será o primeiro a depor

Os primeiros depoimentos das testemunhas arroladas pela Justiça Federal relacionadas à operação Pecado Capital começará em instantes.

A expectativa é que sejam ouvidas sete testemunhas de acusação ao longo da tarde e início da noite de hoje. O primeiro depoente será o delegado Matias Laurentino . A previsão é de que as oitivas comecem às 14h e se estendam até às 20h.

O juiz que ouvirá os depoimentos é Hallison Rêgo Bezerra, da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

"Queda nas exportações preocupa", diz Fernando Mineiro

O recente relatório elaborado pelo Sebrae-RN que aponta uma queda no setor de exportações do Rio Grande do Norte foi o tema escolhido pelo deputado Fernando Mineiro (PT) para discussão na Sessão Plenária desta quarta (07).

Na opinião do parlamentar, o cenário econômico é negativo: “aponta para queda da empregabilidade, desindustrialização. A Coteminas, por exemplo: vai fechar sua fábrica em São Gonçalo e remanejar parte da produção para Macaíba para no local construir um condomínio. É preciso cobrar do Governo que convoque empresários e entidades para apresentar um projeto que tire o setor dessa situação”, cobrou.

Em aparte, a deputada Márcia Maia (PSB) ratificou os argumentos do deputado e ressaltou a importância de o estado investir em infraestrutura e em uma política de apoio aos exportadores.

O estudo do Sebrae mostrou que enquanto o Brasil cresceu 116,01% em suas exportações e o Nordeste avançou 78,30%, o RN recuou 32,03% entre 2005 e 2011. Já a participação potiguar na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste caiu de 8,5% para 3,7%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Deputada defende extensão da lei que beneficia proprietários de motos

A deputada Gesane Marinho (PSD) está propondo ao governo que estenda os benefícios da Lei 9.526, publicada em dezembro passado, que trata da remissão das dívidas contraídas até o ano de 2010 por proprietários de motos. A lei perdoa dívidas contraídas pelo não pagamento ou atraso do IPVA pelos proprietários de motos com até 150 cilindradas.

Gesane argumenta que apesar dos benefícios, está havendo uma grande dificuldade por parte dos proprietários quanto aos custos com os débitos referentes à taxa de estadia. Cada dia no Detran tem um custo de R$ 30,00 por veículo.

“A obrigatoriadade do pagamento da taxa implica na continuidade da inadimplência, diminuindo assim, a eficácia da lei. Mesmo com a sua regulamentação, ainda há muitos proprietários que encontram débito gerado por esta taxa, gerando um grande obstáculo para retirarem suas motos no Detran, pois muitos tem o veículo como sua fonte de renda”, disse a parlamentar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Deputado Tomba fala de convênios paralisados pelo Governo do Estado

O cancelamento de convênios, no ano passado, celebrados entre o Governo do Estado e alguns municípios do interior, foi o tema discutido pelo deputado Tomba Farias, na sessão plenária desta quarta-feira (07). O parlamentar reconheceu os problemas financeiros enfrentados pela administração estadual, mas fez um apelo para que os contratos sejam refeitos. Na ocasião, Tomba citou alguns casos de obras inacabadas em alguns dos municípios que receberam parte dos recursos oriundos dos convênios e alegou que a população está sendo penalizada com a suspensão.

Um dos exemplos citados pelo deputado Tomba foi a obra do Hospital do município Pedro Avelino. “A prefeitura havia recebido R$ 400 mil para fazer a reforma da unidade. Foi feita a licitação e quando o serviço começou, o convênio foi encerrado. Isso não é bom para ninguém. A população está sem atendimento e o município penalizado. O problema é que o Governo, de uma forma ou de outra, vai arcar com isso, pois se não há atendimento lá, as pessoas são encaminhadas para algum lugar. Nossa sugestão é que façam um novo convênio, já que o anterior foi cancelado”, declarou.

O deputado falou ainda da situação dos municípios Lajes Pintadas e Pureza. No primeiro, o convênio assinado era de R$ 100 mil para a construção de uma fábrica e o município recebeu apenas R$ 60 mil. “Além disso, havia outro contrato, no valor de R$ 150 mil que também não foi repassado integralmente”, disse Tomba. No caso de Pureza, são as obras de drenagem e pavimentação que estão inacabadas. “O convênio de Pureza era de R$ 750 mil, mas a prefeitura recebeu duas parcelas de 250 mil. Conversei com a prefeita e ela disse que se os recursos não chegarem, é capaz de perderem o que já foi feito com o período de chuva”, disse.

O deputado Gustavo Carvalho aparteou o colega e sugeriu ao Governo que os convênios fossem refeitos. “Os elefantinhos brancos já começam a aparecer em todo o Estado. É importante que o governo reveja isso. Torço para que os contratos sejam refeitos e que o Governo possa inaugurar essas obras. Estarei lá para aplaudir”, declarou Gustavo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Walter Alves reivindica ampliação da Adutora Sertão Central Cabugi

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) entregou um requerimento reivindicando o serviço de extensão da adutora Sertão Central Cabugi com o objetivo de garantir um melhor abastecimento de água potável ao povoado Riacho do Prato I, em Angicos. O documento foi entregue à Presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sessão ordinária desta quarta-feira (7).

O deputado justificou o pedido para o serviço de extensão argumentando que se trata de um fornecimento de água de boa qualidade para a comunidade. “Se cuida de matéria indispensável à subsistência humana”, completou.

Walter Alves lembrou que o abastecimento de água para a zona rural do município de Angicos beneficiará diretamente milhares de habitantes com aumento da qualidade de vida, mas também destacou a importância desse serviço para a economia local.

“Importa ressaltar que na comunidade existe uma usina de beneficiamento de leite, que se encontra na iminência de encerrar suas atividades em decorrência da escassez de água na região”, explicou.

O requerimento recebido pela Presidência será encaminhado para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) Antônio Jales e também para a governadora Rosalba Ciarlini.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Filha de policial é presa por participação em homicídio

A filha da policial civil Maria Leni Carneiro de Souza, presa na última segunda-feira (5) acusada de mandar matar a amante do marido, se apresentou na tarde de ontem (6) ao delegado Roberto Andrade, da Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM). Milena de Souza Lima, de 27 anos foi presa por força de um mandado de prisão temporária, por suspeita de envolvimento no crime.

Memória

A agente foi presa pela Polícia Civil em cumprimento a um mandado de prisão temporária. Ela é acusada de mandar matar a amante do marido, crime ocorrido em janeiro desse ano, na cidade de Macaíba.

A vítima, Cilene Alves Galdino, foi executada a tiros na noite do último dia 31 de janeiro, por volta das 21 horas, no mercadinho de sua propriedade, que fica localizado no Campo das Mangueiras. A equipe comandada pelo delegado Márcio Delgado passou a investigar o caso, e, após colher o depoimento de familiares e testemunhas, descobriu que se tratava de um crime passional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MP pede fim da mamata na Ativa. Quer demissão de todos parentes de políticos

O Ministério Público Estadual resolveu atacar o nepotismo nas nomeações de cargos feitas pela Associação de Atividades de Valorização Social – ATIVA. Os promotores recomendaram que no prazo de 30 dias sejam cancelados todos os contratos feitos pela organização com “cônjuges, companheiros ou que detenham relação de parentesco consangüíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretários Municipais, do Procurador Geral do Município, do Presidente da Câmara Municipal e demais Vereadores, dos Presidentes ou Dirigentes de Autarquias, Institutos, Agências, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundações Públicas”. A recomendação é para a prefeita Micarla de Sousa, já que é o Executivo que mantém um contrato mensal no valor de R$ 1,25 milhão com a ATIVA.

Na prática o que o MP está coibindo é um nepotismo “cruzado”, com as nomeações sendo feitas pela ATIVA, mas as pessoas trabalhando para órgãos do município, através do convênio firmado entre a Prefeitura e a Associação.

No documento assinado pelos promotores Afonso Ligório, Emanuel Dhayan, Flávio Sérgio e Eudo Leite, o MP considera que há uma tentativa de burlar a legislação que proíbe o nepotismo, com as contratações diretas feitas pela ATIVA. Segundo o Ministério Público, através desse convênio com a Prefeitura foram contratadas 910 pessoas para trabalharem na Secretaria de Ação Social e na Fundação Capitania das Artes. Essas pessoas não se submeteram a nenhum processo seletivo, como destacaram os promotores na recomendação. “Esta forma de recrutamento utilizado pela ASSOCIAÇÃO DE ATIVIDADES DE VALORIZAÇÃO SOCIAL – ATIVA, CNPJ 24.365.686/0001-82 é uma nítida forma de burla ao concurso público, sendo objeto de investigação do Ministério Público estadual em diversos procedimentos”, escreveram os promotores na recomendação.

Os promotores chamaram atenção ainda que o Executivo da capital potiguar fez diversos acordos em demandas trabalhistas propostas contra a ATIVA, assumindo o ônus dos pagamentos das rescisões contratuais desta associação civil, “o que demonstra a promiscuidade administrativa desta entidade com o Município de Natal”.

Fonte: Ana Ruth Dantas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Lucio Dalla vira "Gay" depois de morto

Lucio Dalla não era conhecidíssimo no Brasil. “Caruso”, sua canção mais famosa, até que fez bastante sucesso por aqui no começo dos anos 90, em sua própria voz ou na de Luciano Pavarotti. Também era o autor de “Gesù Bambino”, que ganhou uma versão em português, “Minha História”, assinada por seu amigo Chico Buarque.

Apesar disto, sua morte súbita na semana passada, a três dias de completar 69 anos, não mereceu muito destaque na imprensa brasileira.

Já na Itália não se fala em outra coisa. Dalla tinha entre seus conterrâneos o mesmo status que Chico tem por aqui. Seu desaparecimento já seria comoção suficiente para parar o país. Mas aí estourou um escândalo, e bem no dia de seu funeral na catedral de Bolonha, sua cidade natal. Lucio Dalla era gay.

Um único leigo falou durante a missa: o ator e poeta Marco Alemanno, de 32 anos. Primeiro o rapaz recitou a letra de “Le Rondini” (“As Andorinhas”), um dos muitos hits do falecido. Depois disse que havia crescido ao lado dele, e o agradeceu por tudo que ele lhe deu e ainda dá. E então rompeu num pranto convulso, enquanto que os padres ao fundo faziam cara de pôquer.

Coube à jornalista Lucia Annunziata, uma das mais respeitadas da Itália, colocar os pingos nos i em seu programa de TV. “O funeral de Lucio Dalla é um dos exemplos mais fortes do que significa ser gay na Itália. Você vai à igreja, fazem os seus funerais e o enterram no rito católico. Basta você não dizer que é gay. É o símbolo do que somos. Há permissividade, contanto que olhemos para o outro lado”.

A homossexualidade de Dalla não era exatamente um segredo guardado a sete chaves. Muita gente sabia. Simplesmente não se comentava. O próprio Dalla jamais veio a público para dizer se gostava disto ou daquilo, mas também não se escondia. Foi visto constantemente na companhia de Alemanno ao longo dos últimos dez anos.

Mas as palavras de Annunciata tiveram repercussão imediata, para o bem e para o mal. Muita gente concordou com ela: de fato, a Itália é o país mais atrasado da Europa Ocidental em termos de direitos igualitários. Enquanto que os também católicos Espanha e Portugal já legalizaram o casamento gay, na Itália não existe sequer a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A influência avassaladora da Igreja vai muito além dos muros do Vaticano.

A jornalista também está sendo acusada de arrancar o compositor à força do armário, quando ele não está mais aqui “para se defender”. O próprio empresário de Dalla correu para dizer que Alemanno era só um bom amigo, e que a moça vista ao seu lado durante o serviço fúnebre é sua “companheira”.

Querendo ou não, o fato é que Dalla provocou, depois de morto, uma discussão muitíssimo necessária em seu país. A Itália tem uma relação hipócrita com seus gays e lésbicas: “vocês podem tudo, contanto que jamais se assumam à luz do dia”. Aliás, essa hipocrisia se estende a muitos outros aspectos da vida cotidiana.

E é parecidíssima, obviamente, com a que vigora no Brasil. Por aqui, volta e meia morre uma celebridade que vivia sua sexualidade na sombra, e ai daquele que comentar em voz alta as preferências do morto: estará lhe ofendendo a honra.

Lucio Dalla vinha de uma geração que aprendeu que ser gay era crime, e morava num país onde seu amor era considerado pecado mortal. Enquanto vivo, preferiu não se expor nem levantar bandeiras. Mas agora, seja lá onde estiver, duvido que não ache graça dessa polêmica toda. Era um grande artista, e os artistas amam a liberdade.

Veja Marco Alemanno lendo “Le Rondini”

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=iZaTI79M60Y

Fonte: Tony Goes para F5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Senado aprova uso de recursos do FGTS na Copa de 2014

O uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 foi mais uma vez aprovado pelo Congresso, apesar de o Palácio do Planalto já ter vetado tal medida no ano passado.

A possibilidade de usar parte do dinheiro do FGTS nessas obras foi incluída por deputados, em fevereiro, durante votação de uma Medida Provisória que tratava, originalmente, de isenções de impostos para os produtores de café e estímulos à criação de salas de cinema. Depois de passar pela Câmara, nesta terça-feira foi a vez dos senadores aprovarem a medida. O texto agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

“As obras da Copa têm que ser realizadas e o dinheiro está priorizado. Mas não com dinheiro do FGTS”, protestou o presidente do Democratas, senador Agripino Maia (DEM-RN). “Não concordamos com os penduricalhos e jabutis”, criticou também a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), ao lembrar que o texto da MP, que agora virou lei, acabou sendo “inflado” com diversos assuntos.

Além de poder destinar parte dos recursos do FGTS para as obras da Copa e dos jogos Olímpicos, o texto aprovado pelos senadores permite também que o dinheiro seja aplicado na exploração de petróleo e gás na área do pré-sal.

No ano passado, os parlamentares já haviam incluído de contrabando, em outra MP, a possibilidade do Fundo de Investimentos do FGTS injetar até R$ 5 bilhões em projetos relacionados aos dois eventos esportivos que acontecerão no País. O dinheiro poderia ser usado até na construção de hotéis.

Agora, parlamentares alegam que não haverá polêmica com o governo porque o mecanismo proposto impede o uso dos recursos em empreendimentos comerciais.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *