Diversos

Classe C pode fazer seguros em lotéricas, a partir de R$ 30 por ano

A mobilidade social dos brasileiros nos últimos anos tem impulsionado o mercado de seguros direcionados para a classe C, que já representa um segmento promissor. A partir de R$ 30 por ano, no caso da Caixa Seguros, o contrato pode ser feito diretamente em uma lotérica e o segurado já sai com a apólice em mãos, com direito a seguro mínimo de R$ 2 mil por morte acidental, além de assistência funeral e três meses de cesta básica para a família.

A facilidade de contratação e o baixo preço do produto, lançado em fevereiro de 2011, surpreendeu positivamente a empresa, que registrou um aumento nas vendas superior a 100%, de janeiro a junho deste ano, contra todo o ano passado. Segundo o gerente de Seguros de Vida da Caixa Seguros, Castelano Ribeiro dos Santos, a grande aceitação pela classe C dos chamados microsseguros pessoais mostra que o brasileiro está modificando seus hábitos de consumo.

“Quando a gente fala de classe C, com o poder de compra ascendente que vem apresentando nos últimos anos, ela já comprou os bens que precisava e agora está enxergando outras necessidades. É uma camada que consome serviços como ninguém. E cabe a nós colocarmos produtos adequados a essa população, em termos de cobertura, benefício e custo.”

Antes avesso a comprar seguros, cada vez mais o consumidor está valorizando o produto, que garante segurança para a família, em caso de infortúnio. O brasileiro sempre teve cultura de seguro para o patrimônio. Ninguém imagina sair de uma concessionária sem o seguro do carro. Mas isso vem mudando muito ao longo do tempo. As pessoa têm mostrado uma consciência muito maior em relação ao valor que têm, em relação às pessoas que elas cuidam.”

De acordo com o gerente da Caixa Seguros, o mercado estima que a ascensão dos brasileiros da classe C representa um potencial de aproximadamente 60 milhões de novos clientes.

Para chegar mais próxima desse novo mercado, a empresa vai iniciar vendas diretamente nas comunidades pobres, começando pelo Morro Santa Marta, em Botafogo, zona sul do Rio. Além da modalidade mínima, de R$ 30 anuais, o consumidor pode escolher pagar R$ 40 por ano, com direito a prêmio de R$ 3 mil, ou R$ 60 anuais, que correspondem a R$ 5 mil, em caso de morte acidental.

Da Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Plantas no local de trabalho ajudam a aumentar a produtividade

Já que estamos oficialmente na primavera, que tal aproveitar as flores não só para embelezar e perfumar o ambiente. Além disso, as flores podem reduzir os níveis de ansiedade e estimular a criatividade. Não perca tempo e aproveite mais da primavera.

A maioria das pessoas gosta de ter flores por perto. E não é para menos, afinal, elas nos ajudam a ficar mais calmos e a melhorar o nosso humor. Sendo assim, por que não manter algumas plantinhas no nosso local de trabalho para diminuir os níveis de estresse e melhorar a nossa produtividade?

De acordo com o pessoal do site The Greatist, diversos estudos apontaram que ter flores no local de trabalho, mesmo que seja longe de nossas mesas, pode ajudar a reduzir nossos níveis de ansiedade, fazendo, desta forma, com que tenhamos um melhor desempenho em nossas atividades, além de estimular a nossa criatividade.

Se você já trabalhou em locais decorados com plantas, é provável que tenha sentido a diferença ao se mudar para um lugar no qual não existe nenhuma. Por via das dúvidas, não custa nada trazer um vasinho para o trabalho, pois, na pior das hipóteses, você estará, pelo menos, contribuindo para tornar o ambiente mais agradável.

 

Fonte: Tecmundo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

TCE condena prefeito de Tibau do Sul a ressarcir 700 mil do Fundef

O ex-prefeito de Tibau do Sul, Antônio Edmilson de Albuquerque, foi condenado a ressarcir mais de R$ 700 mil aos cofres do município, em decorrência de irregularidades nos recursos da educação.  O primeiro processo refere-se a Balancete do Fundef do exercício de 1999. O voto  foi pela restituição de R$ 316.049,24, decorrente da omissão do dever constitucional de prestar contas. Outro processo, com o mesmo teor, refere-se ao exercício de 2000. O voto foi pela restituição de R$ 390.016.06.

Prefeitos de Brejinho e Taipu também foram condenados Pelo TCE

O Tribunal de Contas do Estado aplicou condenação aos prefeitos de Brejinho, João Batista Gomes Gonçalves, e de Taipu, Sebastião Ambrósio. No caso desse último, ele pagará multa de R$ 30.300. Com a apuração de responsabilidade dos exercícios de 2006 a 2008 foi identificada inobservância do prazo de entrega dos Relatórios de Gestão Fiscal e Relatório Anual de 2006.

Já o gestor de Brejinho pagará R$ 37.700 em decorrência do atraso no envio dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária e Relatórios de Gestão Fiscal do ano de 2009.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Revisor e relator divergem em temas centrais do mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) entra no vigésimo sétimo dia de julgamento da Ação Penal 470, conhecida como processo do mensalão, na próxima segunda-feira (24), com a continuação do voto do revisor, Ricardo Lewandowski, sobre os pagamentos a parlamentares entre 2003 e 2004.

Embora seu voto ainda esteja no começo, Lewandowski, na sessão de quinta-feira (20), já mostrou discordar da versão apresentada pelo relator Joaquim Barbosa, que condenou 12 réus desta etapa, entre eles sete parlamentares. Um dos pontos de divergência é sobre o crime de lavagem de dinheiro, questão central por envolver os 13 réus cujas condutas são analisadas agora pelo STF.

Enquanto o relator defende que os parlamentares lavaram dinheiro ao receber em espécie ou ao mandar terceiros sacarem na boca do caixa, Lewandowski acredita que a dissimulação faz parte do próprio ato de corrupção. Para o revisor, se o parlamentar não sabia do caminho sujo do dinheiro até chegar a suas mãos, ele não pode ser condenado por lavagem.

Outro ponto de discordância é o motivo do recebimento da verba pelos parlamentares. Enquanto Joaquim Barbosa corrobora a tese do Ministério Público, afirmando que o pagamento era para compra de apoio político para o governo, Lewandowski disse, na última sessão, que o dinheiro se destinava ao pagamento de dívidas de campanha, aproximando-se da tese dos advogados.

“Houve um acordo entre partidos para financiamento de campanhas, os representantes dos diversos partidos telefonaram para o partido que financiava essas campanhas e disseram ‘Olha, vai e recebe dinheiro no banco tal’, e essas pessoas mandam um intermediário que assina um recibo e a pessoa, em princípio, não sabe se o dinheiro veio da SMP&B [empresa de Marcos Valério], do próprio banco ou de uma empresa qualquer”, disse Lewandowski.

Logo após a sessão, ao falar com jornalistas, o revisor deu uma nova versão sobre o destino dos recursos e disse que não vai detalhar em seu voto qual o objetivo do pagamento a parlamentares porque “não há necessidade de entrar nesse tipo de elocubração”. Para Lewandowski, a corrupção já fica configurada se o político aceitar receber vantagem, independentemente do motivo que levou o corruptor a oferecer dinheiro.

Até agora, Lewandowski absolveu o deputado federal Pedro Henry (PP-MT) de todos os crimes e o ex-deputado federal e ex-presidente do PP Pedro Corrêa, do crime de lavagem de dinheiro. Ele continuará seu voto nesta segunda analisando as acusações sobre o réu João Cláudio Genu, assessor do PP na época dos fatos, e os réus Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado, da corretora Bônus Banval. Em seguida, falará sobre os réus do PL (atual PR), PTB e PMDB.

Confira placar parcial da primeira parte do Capítulo 6 – corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro entre os partidos da base aliada do governo:

 

1) Núcleo PP

a) Pedro Corrêa

– corrupção passiva: 2 votos pela condenação

– lavagem de dinheiro: empate de 1 a 1

– formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

b) Pedro Henry

– corrupção passiva: 1 voto a 1

– lavagem de dinheiro: 1 voto a 1

– formação de quadrilha: 1 voto a 1

c) João Cláudio Genu

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

– formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

d) Enivaldo Quadrado

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

– formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

e) Breno Fischberg

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

– formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

2) Núcleo PL (atual PR)

a) Valdemar Costa Neto

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

– formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

b) Jacinto Lamas

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

– formação de quadrilha: 1 voto pela condenação

c) Antônio Lamas

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela absolvição

– formação de quadrilha: 1 voto pela absolvição

d) Bispo Rodrigues

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

3) Núcleo PTB

a) Roberto Jefferson

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

b)Emerson Palmieri

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

c) Romeu Queiroz

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

4) Núcleo PMDB

a) José Rodrigues Borba

– corrupção passiva: 1 voto pela condenação

– lavagem de dinheiro: 1 voto pela condenação

Da Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Membro da equipe do filme ‘O Cavaleiro Solitário’ morre durante produção de cena

O novo filme dos estúdios Disney estrelado por Johnny Depp, O Cavaleiro Solitário, sofreu uma perda na última sexta-feira, dia 21 de setembro. Um membro da equipe de produção morreu enquanto preparava uma cena subaquática no set de fimagem.

O nome e cargo da pessoa que faleceu não foram divulgados, mas a Disney confirmou a notícia em uma nota oficial: “Infelizmente, nós confirmamos que um membro da equipe de produção de O Cavaleiro Solitário faleceu após ser levado ao hospital. Nossos corações e pensamentos estão com sua família, amigos e colegas neste momento, e as investigações sobre este terrível evento contam com nosso total apoio.”

No filme, Johnny Depp interpreta o índio Tonto, que cuida de John Reid (Armie Hammer), um homem da lei que é deixado para morrer no Texas após uma emboscada. O filme tem estreia prevista no Brasil para o dia 12 de julho de 2013.

Fonte: R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Maioria de barrados na Ficha Limpa é por contas rejeitadas

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País já barraram 466 candidatos a prefeito com base na Lei da Ficha Limpa, sendo que a maioria deles (64%) foi vetada por contas rejeitadas em administrações passadas. Eles apostam, porém em duas brechas da lei para confirmar suas candidaturas. Os advogados deles sustentam que o impedimento só deveria ocorrer se o problema for considerado intencional, e o político só poderia ser barrado se teve a conta rejeitada em um “ato doloso de improbidade administrativa”. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A outra possível brecha diz respeito à validade da rejeição de contas quando feita apenas por tribunais de contas de municípios, Estados ou da União. A Lei da Ficha Limpa só poderia ser aplicada, conforme os advogados, se o Legislativo confirmar a rejeição de contas feitas por um desses órgãos. Defensores e críticos da lei consideram uma incógnita o que farão os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas análises dos recursos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Procedimento de pouso da Trip é de alto risco, diz Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo administrativo contra a Trip Linhas Aéreas para investigar o uso de um procedimento de pouso não autorizado, considerado de “alto risco” pelo órgão. A companhia aérea confirmou que foi notificada sobre a questão na quinta-feira e orientou seus pilotos a não utilizarem mais o procedimento. “A empresa Trip recorrentemente realiza procedimentos de aproximação não aprovados em sua especificação operativa”, disse relatório de fiscalização da Anac de 27 de agosto, obtido pela reportagem.

A Anac recebeu denúncia anônima sobre o uso pela Trip de uma técnica de pouso chamada RNAV Approach. A técnica usa instrumentos de precisão, como GPS, e permite à empresa voar a alturas mais baixas antes de pousar, segundo o professor do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Ênio Dexheimer. Com isso, a empresa tem condições de pousar mesmo com visibilidade baixa, evitando sobrevoar até que as condições melhorem ou ter de se dirigir a outro aeroporto – o que aumentaria o custo.

O uso da técnica requer a certificação da empresa e do avião, o que a Trip não possui. E, mesmo com o certificado, as companhias só podem pousar em aeroportos onde o procedimento é autorizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). “Como resultado do processo, a empresa poderá ser autuada, sujeitando-se à imposição de sanções administrativas”, disse a Anac em comunicado. Se confirmadas as irregularidades, as sanções poderão ir de multas à suspensão dos voos da empresa.

A Trip disse que sua operação é segura. “O procedimento RNAV Approach é uma técnica moderna e muito segura”, disse o presidente da Trip, José Mario Caprioli. Ele admitiu que a empresa vinha utilizando a técnica, mas o procedimento foi suspenso na quarta-feira, após determinação da Anac.

Com informações do Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Garoto gasta quase R$ 7.000 em jogos no iPad; família só descobre após cartão ser bloqueado

Olha o Prejuízo. Garoto gasta quase sete mil reais em jogos no Ipad. A família só descobriu quando a fatura do cartão chegou com a pequena continha para pagar. Um alerta para pais de todo o mundo.

Confira a reportagem

Um garoto britânico gastou 2.000 libras (quase R$ 7.000) ao comprar funções extras de um jogo disponível na App Store, loja de jogos de dispositivos da Apple. A família só descobriu o ocorrido após ver que o cartão de crédito estava bloqueado. As informações são do jornais britânicos “The Telegraph” e “The Daily Mirror”.

De acordo com a publicação, Will Smith jogava “Monster Islands”, um game que consiste em criar e alimentar monstros até chegar ao nível “Dark Monster” (Monstro das Trevas). Smith para avançar no jogo acabou comprando diversas moedas virtuais (algumas custavam 70 libras – aproximadamente R$ 230) e comida para os monstros.

O problema é que Barry Smith, vô do garoto que a conta atrelada à loja de aplicativos, não tinha a menor ideia que ele estava comparando créditos para o jogo em seu cartão de crédito. Ele apenas descobriu quando sua esposa foi fazer uma compra em um varejo no Reino Unido e a atendente informou que o cartão não estava passando.  “Eu não acredito na facilidade que é para as crianças comprarem coisas. O Will só tem seis anos de idade”, disse em entrevista.

A sorte de Barry Smith, avô do garoto, é que ele conseguiu explicar para a Apple a situação e as cobranças foram canceladas. Em comparação, Will Smith, que estava próximo de lutar com o “Dark Monster”, foi proibido de jogar “Monster Islands”.

Processo por cobrança indevida

O caso de Will não é o primeiro envolvendo altas compras de aplicativos na App Store. Em função disso, uma associação de pais nos Estados Unidos resolveu processar a empresa americana acusando-a de lucrar de forma injusta com a venda de bônus para jogos.  A principal queixa dos pais são os aplicativos in-app purchase. Esse tipo de programa, geralmente, dá acesso limitado ao usuário e só desbloqueia os restantes níveis mediante a compra de recursos dentro do próprio aplicativo.

Fonte: Uol Tecnologia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Governadora assina protocolo para instalação de mineradora em Lajes

A governadora Rosalba Ciarlini assina na segunda-feira (24) o Protocolo de Intenções com a Mineradora Nosso Senhor do Bonfim, que vai instalar a Mina Bonfim em Lajes.

O investimento projetado é de R$ 80 milhões, sendo que R$ 50 milhões já foram investidos e R$ 30 milhões serão aplicados na segunda etapa. O trabalho conjunto do Governo e da empresa visa o desenvolvimento de estudos de viabilidade para implantar um Pólo Metalúrgico em Lajes.

O empreendimento tem 130 colaboradores diretos, que já estão trabalhando no local, e mais 100 que serão iniciados na segunda etapa. Com relação aos empregos indiretos, a empresa propicia a geração de 600 vagas.

Quanto à capacidade anual de produção, até junho de 2013 serão produzidas 250 toneladas/ano de concentrado de scheelita na Mina Bonfim. Ao final da implantação da segunda etapa, a produção atingirá 700 toneladas/ano de concentrado de scheelita e 2 mil toneladas/ano de ferro tungstênio.

Já o faturamento anual estimado é de aproximadamente R$ 100 milhões por ano quando estabilizada a produção. Isso corresponde à primeira etapa do empreendimento que está sendo inaugurado e foi iniciada em novembro de 2011. A segunda etapa será concluída em dezembro de 2013.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Casa Cor RN recupera painel da antiga fábrica da SAM’s

Durante este sábado (22), alunos da Escola Estadual Stella Wanderley, do bairro Neópolis, participaram de um evento que marcou mais uma ação social da  CasaCor Rio Grande do Norte. O painel da antiga fábrica da SAM’s, obra do artista plástico Aércio Emerenciano, foi totalmente recuperado. A iniciativa faz parte da construção das instalações da CasaCor© Rio Grande do Norte na antiga fábrica da SAM’s, que irá abrigar o evento no período de 17 de outubro até o dia 30 de novembro.

Criado em 1972, o painel ocupa 200m2 da frente da antiga e é considerado pelo autor um dos mais expressivos de sua carreira devido ao fato da localização. O painel foi recuperado por professores e alunos, sob a orientação da artista plástica Ana Selma Galvão. Ao todo 60 pessoas estavam envolvidas na recuperação, sendo 45 alunos, com faixa etária entre 13 e 17 anos, professores e voluntários que participaram do projeto Ana Selma Arte Ecológica Nas Escolas.

Para estudante Joyce Leizidiane Gomes, 17 anos, aluna do 8º ano da Escola Estadual Stella Wanderley, participar da recuperação do painel foi uma oportunidade única. “Acho que tive muita sorte em fazer parte desse grupo. Um dia no futuro vou poder passar por aqui e dizer aos meus amigos e familiares que eu participei da pintura desse painel. Eu adoro pintar e essa oportunidade eu jamais esquecerei”, declarou a estudante com um grande sorriso.

Segundo Ana Selma Galvão, a recuperação foi um desafio que trouxe resultado e muita satisfação. “Trazer os alunos, que sempre estão em sala de aula, para uma ação no meio da rua é sem dúvida um desafio. Eu fico muito feliz e tenho certeza que eles também estão. O resultado foi satisfatório”, garante a artista plástica. De acordo com Ana Selma, todo o trabalho foi monitorado, para que a recuperação da obra fosse bem feita. “Após o trabalho dos alunos, monitores deram o acabamento final”, disse.

A proposta da CasaCor© Rio Grande do Norte é criar oportunidade aos artistas estudantes de uma escola pública de participar da recuperação de uma obra que faz parte da história de Natal, dando continuidade ao forte trabalho social que faz parte da marca Casa Cor.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Ibope: 92% avaliam ruim ou péssima gestão Micarla de Sousa

Depois dos dados para prefeito em Natal, o Ibope divulgou pesquisa que aponta como os eleitores de Natal avaliam a administração da prefeita Micarla de Sousa (PV).  O índice apresentado em 5 de setembro se manteve o mesmo, na casa dos 92%.

Veja os números da avaliação da gestão:

Ruim – 7%

Péssima – 85%

Regular – 6%

Boa – 1%

Ótima – 0%

A pesquisa também perguntou se o entrevistado aprova ou desaprova a forma como a prefeita Micarla de Sousa vem administrando a cidade. Entre os ouvidos, 95% disseram desaprovar e 3% afirmaram aprovar. Não responderam ou não sabem são 2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Natal. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), sob o número RN-00119/2012.

Ibope avaliou gestões de Rosalba e Dilma

A avaliação negativa do governo estadual (soma de ruim e péssima) em comparação com a primeira pesquisa Ibope em Natal subiu de 52% para 58%. O percentual de pessoas que avaliam como bom ou ótimo o governo de Rosalba Ciarlini (DEM) caiu de 8% para 7%.

Já a avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff subiu de 51% para 55% e a negativa se manteve em 11%.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

PRE e Detran fazem blitz em bares de Natal

Na noite desta sexta-feira (21), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o DETRAN do Rio Grande do Norte,  promoveram uma blitz educativa em alguns bares de Natal. A ação  faz parte da Semana Nacional de Trânsito na capital potiguar.

Os agentes visitaram bares e distribuíram panfletos e adesivos, houve ainda, a realização de testes com bafômetro em alguns motoristas. Em uma das verificações um condutor apresentou um índice cinco vezes maior que o permitido por lei.

Os fiscais lembraram aos condutores que o limite de registro de álcool no bafômetro de 0,14. Acima disso, já se considera embriaguez. A marca superior a 0,33 vira caso de polícia, pois é considerado crime de trânsito. Nessa situação, o motorista flagrado é punido com multa de R$ 957, tem sete pontos marcados na carteira de motorista,  além de ter a CNH cassada e ser preso.

 

Com informações do G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Condições geográficas afetam horário de sono

Condições geográficas afetam os horários de um indivíduo acordar e dormir. É o que diz estudo realizado no Instituto do Sono, de São Paulo. As pessoas que moram perto da Linha do Equador têm maior tendência a se deitar e a se levantar cedo. Quanto maior a aproximação com os polos, porém, mais vespertinos se tornam os indivíduos.

A conclusão tem como base questionário respondido por 16 mil brasileiros na internet entre 2005 e 2007. O resultado só foi divulgado agora devido a estudos posteriores de cronobiologia, ciência que estuda os fenômenos biológicos recorrentes que ocorrem uma periodicidade determinada. A novidade é a descoberta de que o horário em que o sol nasce não é o único fator a influenciar o sono. Quanto maior a latitude, maior a variação no período iluminado. Em termos práticos, significa dizer que, apesar de o sol nascer praticamente no mesmo horário em Natal e em Porto Alegre, ele se põe mais tarde no Sul. Os moradores desta região ficam acordados por mais tempo, como mostrou o estudo. No inverno, porém, os potiguares dormem mais cedo que os gaúchos.

— Trazemos uma informação que, de certa forma, contraria o senso comum. Nosso organismo é regido temporalmente não pelo relógio de pulso ou de parede, mas sim pelo padrão de claro e escuro decorrente das relações geoespaciais entre terra e sol. Padrão este que é diferente ao longo do ano dependente da latitude — explica Mario Pedrazzoli, professor da Escolas de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo (USP) e líder dos estudos.

O conhecimento poderá ser útil na medicina preventiva. Caso o médico consiga identificar genótipos mais propensos a sofrer distúrbios do sono, poderá orientar o paciente a mudar hábitos ou evitar atividades que possam favorecer a doença.

Para a interpretação dos resultados, os cientistas tiveram como base a teoria de que a alteração entre períodos claros e escuros regula os processos fisiológicos do organismo. Quanto mais cedo o indivíduo receber o primeiro sinal, mais cedo sentirá o sono.

As perguntas do questionário buscavam investigar os horários em que as pessoas preferiam comer, trabalhar, fazer exercícios, dormir e acordar. A cada resposta era atribuído um valor. A somatória final indicava se o indivíduo era matutino, vespertino ou intermediário.

A ideia da pesquisa surgiu quando, em 2005, o Instituto do Sono mostrou uma associação entre uma variação do gene PER3 e a síndrome da fase atrasada do sono. Quem sofre deste distúrbio sente sono mais tarde do que a média de população. Mais especificamente, por volta de 4h ou 5h.

A variação do PER3 foi associada ao distúrbio de sono em cerca de 10% dos brasileiros, com base em pesquisa com 283 pessoas. O gene produz uma proteína que ajuda a regular os períodos do dia em que as pessoas estão mais ou menos ativas. Apenas uma parcela deste percentual, porém, desenvolveu a síndrome. Levantou-se a hipótese, então, de que mudanças genéticas não seriam as únicas responsáveis por alterar o clico, mas também os ambientes onde vivem as pessoas.

Fonte: O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Pistolas doadas pela Polícia Militar de São Paulo chegaram a Natal

Chegou a Natal nesta sexta-feira (21) as cinco mil pistolas doadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, as quais irão compor a material carga da PMRN.

As armas foras transportadas pela Força Aérea Brasileira e já estão guardadas na Seção de Suprimento e Manutenção de Armamento e Munição da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Foram doadas cinco mil pistolas calibre .40, PT-100 da Taurus, cada uma composta por três carregadores, e já deverão ser distribuídas na próxima semana nas Unidades Operacionais da PMRN.

Com a chegada do armamento, cada Policial Militar poderá cautelar sua própria arma de fogo de forma permanente, desde que obedecidas as normas e regras para uso de arma de fogo, contidas na Portaria nº 018/2012, de 05 de março de 2012.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço da gasolina cai antes de eleição e sobe logo depois, diz estudo

Em ano de eleição, o preço da gasolina cai ou pelo menos não sobe, como ocorreu neste ano quando a Petrobras elevou o preço e o governo reduziu os impostos para zerar o impacto no bolso do eleitor.

Isso acontece desde a década de 60, independentemente, de quem está no poder, segundo estudo de dois professores universitários.

Rodrigo Moita (Insper) e Claudio Paiva (Universidade do Estado da Califórnia) compilaram os preços da gasolina e da energia elétrica, retiraram a inflação, e confrontaram os resultados com o calendário de eleições.

Para ampliar a base de dados, eles pesquisaram apenas o que acontece em anos de eleições legislativas –que, a partir de 1989, são também os anos das eleições para presidente da República.

O trabalhou analisou dados de 1969 a 2008 para gasolina e de 1963 a 2009 para energia. Salvo poucas exceções, a gasolina e a energia elétrica caem no período que antecede a eleição. Logo depois do pleito, voltam a subir e a recuperar a defasagem.

Os professores viram que a gasolina fica, em média, 0,6% mais barata nos meses anteriores às eleições. Após o pleito, sobe em média 0,3% ao mês, recuperando as perdas e ainda ascendendo a um patamar superior ao que era.

No estudo, os professores afirmam que isso aconteceu sob diferentes ideologias e momentos históricos –regime militar, redemocratização (PMDB), Collor (PRN), FHC (PSDB) e Lula (PT).

“Não importa a ideologia, vemos que os políticos se tornam mais sensíveis aos interesses do consumidor-eleitor pouco antes das eleições. Depois, ficam mais sensíveis ao lobby da indústria, que tem interesse em reajustar os preços e a recuperar margens de ganho”, disse Rodrigo Moita.

Os professores não conseguiram definir quais governos utilizaram mais a gasolina como moeda política, mas viram que, durante os períodos de descontrole inflacionário, essa influência caiu.

CONTROLE NA ENERGIA

No entanto, o estudo reconhece que a criação em 1996 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regula os preços da eletricidade sob aspectos técnicos, retirou a influência política dos reajustes de eletricidade.

“Do ponto de vista da fixação de preços, vemos que a Aneel funcionou. É um órgão independente que isolou a influência política dos preços. Talvez fosse uma saída para o caso da gasolina”, disse.

Para o pesquisador, a influência política nos preços prejudica menos o mercado de gasolina do que a democracia. “É preocupante que governantes possam ser eleitos, em parte, por falta de informação dos cidadãos. No âmbito econômico, obtivemos mais uma evidência de intervenções excessivas do governo na economia”, diz.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendão

#AgendãodoBG traz dicas para o seu fim de semana

Escolha sua opção e agite o sábado e domingo

– Sábado 22/09/2012

Clássicos do Baião – Tributo a Gonzagão

Show-concerto em homenagem a Luiz Gonzaga, com a Orquestra Sinfônica da UFRN, Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e Zé Hilton. Local: Praça Cívica da UFRN. Início: 19h. Entrada gratuita.

Festival Internacional da EMUFRN

Recital “A História do Brasil através da Música”, com quinteto Cantilena (14h) e apresentação do Quarteto de Trompas da UFRN e Sexteto Potiguar (17h). Local: Escola de Música da UFRN (rua Passeio dos Girassóis, s/n, Campus Universitário, Lagoa Nova). Entrada gratuita. Informações: 3215 3633 / 3215 3612.

História de Todos os Dias

O espetáculo, da Cia Miramundo (MA), aborda temas como tortura, violência e a opressão social. Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira). Hora: 20h. Ingressos: R$10 (inteira). Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

Casar pra quê?

A comédia romântica com os atores Alessandro Anes e Michelle Martins trata com muito bom humor as diferenças vividas dentro de um casamento. Local: Teatro Alberto Maranhão. Hora: 20h30. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Informações: 3222 3669.

Feira de Flores

A exposição conta com a participação de 8 produtores, 7 stands de floriculturas e uma cooperativa com uma grande variedade de espécies, como bonsai, orquídeas, tilancias e flores tropicais. Local: Norte Shopping (Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395, Potengi). Informações: 3674 8200 | www.natalnorteshopping.com.br

Exposição Pôr do Sol no Potengi

Coletiva com as imagens que mais se destacaram no concurso promovido pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto). Local: Iate Clube de Natal (Rua Coronel Flamínio, s/n, Santos Reis). Visitação: 12h às 20h.

Perspectivas e Lembranças

Exposição do artista plástico Lavoisier. Local: Bardallo’s Comida e Arte (rua Gonçalves Lêdo, 761, Cidade Alta). Visitação: 11h a 0h. Informações: 9409 4440. Leia mais.

Fagner e banda

O cantor cearense apresenta os sucessos que marcaram a sua carreira. Local: Teatro Riachuelo (Shopping Midway Mall). Início: 21h. Ingressos: R$140 (inteira) e R$70 (meia). Informações: 4008 3700. Leia mais.

Buraco da Catita

O grupo Mesa 12 comanda a roda de samba. Endereço: rua Câmara Cascudo, 95, Ribeira (próximo ao Teatro Alberto Maranhão). Início: 22h. Informações: 2010 9185 / 9601 7341.

Hell´s Pub

Show de Luiz Gadelha e Camarones Orquestra Guitarrística. Endereço: rua Raimundo Chaves, 1892, Candelária (por trás do papódromo). Início: 22h. Informações: 2010 9666 | www.hellspubnatal.blogspot.com.br

Luau do Samba

Luizinho Nobre e banda, Iggor Dantas (especial Belo e Alexandre Pires) e grupo Nova Sensação. Local: Cervejaria Via Continental (Via Costeira). Início: 22h. Informações: 8707 4296.

Whiskritório

Shows das bandas 2 Polos e Moby Dick (tributo a U2). Início: 22h. Endereço: Rua Enico Monteiro, 1851, Capim Macio (ao lado da UnP da Avenida Engenheiro Roberto Freire). Informações: 3643 1521.

Quiosque Chopp Brahma

Grupo Nem Choro Nem Vela (13h), banda CPI do Forró (17h) e grupo Sambacom (20h). Local: praça de alimentação do Natal Shopping. Informações: 4141 4921 | www.natalshopping.com.br

Bossa & Samba

Conhaque com Tequila (17h), Preto Chique (19h) e Arquivo Vivo (22h). Local: Botequim Tá na Hora (rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra). Informações: 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br

Shock Bar

Samba e pagode com os grupos Dubê e Pura Tentação. Início: 15h. Entrada: R$20. Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 343, Petropólis. Informaçôes: 3201 5029.

Tribo Roots Bar

Show da banda Salada Sonora (rock, reggae). Endereço: Av. Senador Salgado Filho, 3526A, Candelária (em frente ao túnel de acesso à UFRN). Início: 23h. Informações: 9981 2114.

Pepper’s Hall

Encontro das Pick-Ups, com DJ Simon B (UK), Sax In The House, Guga Holanda, Gunner e Felps. Início: 22h. Endereço: Avenida Engenheiro Roberto Freire, 3071, Ponta Negra. Informações: 3236 2886 | www.peppershall.com.br

Rastapé

Sal e Brasa, Seguraê, Paraíba do Forró e Moacir do Repente. Início: 22h. Entrada: R$15 (universitários de Natal entram de graça até meia-noite). Endereço: rua Aristides Porpino Filho, 2198, Ponta Negra. Informações: 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br

– Domingo 23/09/2012

Palita no Trapézio

O espetáculo, da Cia MiraMundo (MA), narra as peripécias da palhaça Palita Presepada para conseguir a vaga de trapezista no circo do grande Jack Jones. Local: Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52 Ribeira). Início: 17h. Ingressos: R$10 (inteira). Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

A Galinha Pintadinha

O musical infantil (cover) volta ao Teatro Alberto Maranhão, para a alegria dos pequeninos. Início: 17h. Endereço: Praça Augusto Severo, Ribeira. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia). Informações: 3213 8245 / 3222 3669.

Casar pra quê?

A comédia romântica com os atores Alessandro Anes e Michelle Martins trata com muito bom humor as diferenças vividas dentro de um casamento. Local: Teatro Alberto Maranhão. Hora: 20h30. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Informações: 3222 3669.

Ilusão – Um Ensaio Melodramático Circense

Espetáculo da Escola Pernambucana de Circo. Local: Galpão Belas Artes (rua Brigadeiro Souto, 290, Boa Esperança – Parnamirim). Início: 18h. Entrada gratuita.

Cravo do Canavial

O espetáculo aborda, sob a ótica feminina, a cultura popular presente no universo do Maracatu Rural. Local: Barracão Clows. Hora: 20h. Gratuito. Informações: 3221 1816.

Feira de Flores

A exposição conta com a participação de 8 produtores, 7 stands de floriculturas e uma cooperativa com uma grande variedade de espécies, como bonsai, orquídeas, tilancias e flores tropicais. Local: Norte Shopping (Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395, Potengi). Informações: 3674 8200 | www.natalnorteshopping.com.br

Botequim Tá na Hora

Bloco da Madame, Mesa Doze e Pedro Luccas. Início: 15h. Endereço: Rua Francisco Gurgel, 47, Ponta Negra. Informações: 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br

Pitanga Bar

Banda Novo Grito (samba) e Hayner & Fabrício (sertanejo universitário). Início: 16h. Endereço: Rua Ângelo Varela, 1033, Tirol (ao lado da AABB). Informações: 8814 9203.

Fonte: Solto na Cidade

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *