Saúde

Obesidade no país aumentou entre 2006 e 2018, diz pesquisa

Conselho Federal de Nutricionistas/Direitos Reservados

Enquanto parte dos brasileiros incorporou mais frutas e hortaliças à dieta e tem se exercitado mais, outra parcela da população está ficando mais obesa.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

Foram ouvidas, por telefone, 52.395 pessoas maiores de 18 anos de idade, entre fevereiro e dezembro de 2018. A amostragem abrange as 26 capitais do país, mais o Distrito Federal.

Para o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, apesar de ter havido melhora no cardápio, o brasileiro ainda compra muitos itens calóricos e sem tanto valor nutricional. “Temos ainda um aumento maior de obesidade porque ainda há consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, com alto teor de gordura e açúcar.” Segundo ele, o excesso de peso é observado sobretudo entre pessoas de 55 e 64 anos e com menos escolaridade.

O estudo mostra que, no período, houve alta do índice de obesidade em duas faixas etárias: pessoas com idade que variam de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos. Nesses grupos, o indicador subiu, respectivamente, 84,2% e 81,1% ante 67,8% de aumento na população em geral.

A pesquisa Vigitel reúne dados sobre o excesso de peso e confere a prática de exercícios – Ginecomastia.org/Direitos Reservados

A capital com o menor índice de obesidade foi São Luís, com 15,7%. Na outra ponta, está Manaus, com 23% de prevalência.

O ministério destacou que, no ano passado, ocorreu uma inversão quanto ao recorte de gênero. Diferentemente do padrão verificado até então, identificou-se um nível maior de obesidade entre as mulheres. A percentagem foi de 20,7% contra 18,7% dos homens.

Além de conferir a prevalência de obesidade, a Vigitel reúne dados sobre o excesso de peso. Os pesquisadores concluíram que mais da metade da população brasileira (55,7%) se encontra nessa condição, índice que resultou de um crescimento de 30,8%, acumulado ao longo dos 13 anos de análise. Em 2006, a proporção de brasileiros com excesso de peso era de 42,6%.

Nesse quesito, o grupo populacional com predominância é o de pessoas mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos. As mulheres apresentaram um crescimento mais significativo do que os homens. O delas aumentou 40%, ao passo que o deles subiu 21,7%.

Mudança de hábitos

A pesquisa também constatou que os brasileiros têm seguido uma linha de hábitos mais saudável. O consumo regular de frutas e hortaliças, por exemplo, passou de 20% para 23,1%, entre 2008 e 2018, uma variação de 15,5%.

A recomendação é da ingestão de, no mínimo, cinco porções diárias desses alimentos, cinco vezes por semana, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com base nessa referência, a Vigitel considera que as mulheres têm se alimentado melhor, já que 27,2% delas mantêm o consumo recomendado. Entre homens, a taxa é de 18,4% e, entre brasileiros, de 23,1%.

Mexendo o corpo

Outro registro positivo diz respeito à prática de atividades físicas no tempo livre. A taxa subiu 25,7%, na comparação de 2009 com 2018. O salto foi de 30,3% para 38,1%.

A dedicação a uma rotina de exercícios que dure ao menos 150 minutos semanais, é algo mais comum entre homens (45,4%) do que mulheres (31,8%). Adultos com idade entre 35 e 44 anos geraram o aumento mais expressivo na última década, de 40,6%.

A taxa global de inatividade física sofreu queda de 13,8% em relação a 2009. O percentual de inatividades das mulheres é de 14,2% e o dos homens, ligeiramente inferior, de 13%.

Ao mesmo tempo em que muitos deixam o sedentarismo, um número maior de pessoas também afasta da mesa refrigerantes e bebidas açucaradas. Ao todo, de 2007 a 2018, o índice de consumo desses produtos caiu 53,4% entre adultos das capitais.

Em material distribuído à imprensa, o ministério ressalta que uma das medidas do governo federal para promoção de uma alimentação adequada é um acordo fechado com representantes da indústria alimentícia, que se comprometeram a reduzir a quantidade de açúcar em produtos.

Segundo a pasta, o acordo, feito em novembro de 2018, deve atingir mais da metade das bebidas adoçadas, biscoitos, bolos, misturas para bolos, produtos lácteos e achocolatados que chegam às prateleiras dos mercados.

A previsão é de que 144 mil toneladas de açúcar deixem de ser usadas nos produtos até 2022.

Diabetes

No documento, o ministério ressalta que nos últimos anos os entrevistados da pesquisa Vigitel têm demonstrado um conhecimento mais amplo sobre saúde,o que facilita a descoberta de doenças como diabetes.

Na avaliação da pasta, outro fator que tem contribuído para os diagnósticos é o acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Atenção Primária. De 2006 para 2018, houve um aumento de 40% no volume de pessoas diagnosticadas com a doença.

O balanço mais recente, feito no ano passado, contabilizou 7,7% da população adulta brasileira com o quadro de diabetes confirmado, proporção que era de 5,5% em 2006. As mulheres têm um percentual maior de diagnóstico: 8,1%. O índice dos homens é de 7,1%.

Segundo o ministério, no intervalo de 2008 a 2018, o acesso a medicamentos para diabetes aumentou em mais de 1.000%. No ano passado, foram distribuidos 3,2 bilhões de medicamentos a 7,2 milhões de pacientes. Em 2008, o quantitativo foi de 274 milhões de unidades entregues a 1,2 milhão de pacientes.

Atualmente, o SUS [Sistema Único de Saúde] oferta de forma gratuita o tratamento medicamentoso para a doença, entre eles, cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas NPH e regular. Em 2018, a pasta investiu R$ 726 milhões na aquisição dos medicamentos.

Agência Brasil

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: IGARN inicia vistorias de segurança e regularizações de açudes do Oeste

FOTOS: ASCOM/IGARN

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte, iniciou nessa terça-feira (23), no município de Campo Grande, o trabalho de vistorias para classificação e regularização dos reservatórios.

Durante os dias 23, 24 e 25 de julho, uma equipe formada pelos engenheiros, Luiz Eduardo e Vera Cirilo, realizarão uma inspeção técnica em alguns dos principais reservatórios dos municípios de Campo Grande, Triunfo Potiguar e Caraúbas. Dentro desse trabalho serão emitidas outorgas de regularização para os empreendedores de barragens.

Para engenheira Vera Cirilo, este trabalho é importante para o Estado, visto que regulariza e classifica as barragens, trazendo uma maior segurança com relação aos reservatórios dos municípios.

O IGARN continuará este trabalho nos demais municípios do Oeste e por outros territórios potiguares. A meta é dobrar a quantidade de reservatórios vistoriados.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ferdinando Teixeira passará por cirurgia na segunda-feira; ex-treinador está internado em Natal após infarto

(Foto: Augusto Gomes)

Após um infarto sofrido nessa terça-feira(23), o ex-treinador Ferdinando Teixeira se recupera bem. Ele se encontra internado na capital potiguar, e deverá passar por uma cirurgia – angioplastia – no início da próxima semana, possivelmente, na segunda-feira(29).

O professor de 73 anos realizou um cateterismo nessa quarta-feira(24), que acusou 98% de uma coronária entupida e outras duas artérias com 70%. No procedimento agendado para a próxima semana, o ex-treinador vai fazer uma angioplastia para colocar três stents para resolver a situação.

Ferdinando Teixeira é o maior vencedor do Campeonato Potiguar, como treinador, com 11 títulos. Foram cinco conquistas pelo ABC, quatro pelo América e duas pelo Alecrim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bolsonaro classifica ação hacker como um atentado grave contra o país e suas instituições: “Que sejam duramente punidos! O Brasil não é mais terra sem lei”

Reprodução: Twitter

O presidente Jair Bolsonaro classificou nesta quinta-feira(25) a ação de hackers contra autoridades, inclusive, o próprio presidente, como um “atentado grave contra o Brasil e suas instituições”.

O presidente anda informa que jamais tratou de temas sensíveis ou de segurança nacional via celular, e pede que criminosos sejam duramente punidos. “O Brasil não é mais terra sem lei”, encerrou.

Opinião dos leitores

  1. ENGRAÇADO, pedir punição para os outros como é fácil, agora tentar abafar os crimes dos seus é coisa mais salutar e normal, por que roubar, corromper, desviar e mais algumas coisitas é tudo norma e nada acontece. ISSO É UMA VERGONHA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

“Eu achar que meu telefone não estava sendo monitorado seria muita infantilidade. Sempre tomei cuidado nas informações estratégicas. Não vão encontrar nada que comprometa’, diz Bolsonaro após ação de hackers

Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (25) que eventuais ações de hackers em seu aparelho celular “não vão encontrar nada que comprometa”.

Bolsonaro foi questionado, durante entrevista coletiva em Manaus, sobre o Ministério da Justiça e Segurança Pública ter divulgado que foi comunicado pela Polícia Federal que celulares usados por Bolsonaro foram alvo de invasão dos supostos hackers presos na última terça-feira (23).

“Eu achar que meu telefone não estava sendo monitorado por alguém seria muita infantilidade. Não apenas por eu ser capitão do Exército, conhecedor da questão da inteligência. Sempre tomei cuidado nas informações estratégicas, essas não são passadas via telefone. Então, não estou nenhum um pouco preocupado se porventura algo vazar aqui no meu telefone. Não vão encontrar nada que comprometa. […]. Perderam tempo comigo”, declarou.

Bolsonaro explicou que discute apenas pessoalmente, no gabinete, questões tratadas com outros chefes de estado, como “no tocante à Venezuela” e “questões estratégicas para o Brasil”.

Em junho, quando começaram a ser divulgadas pelo site The Intercept conversas do ministro Sergio Moro pelo aplicativo de mensagens Telegram, Bolsonaro disse não seguir recomendação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de utilizar um celular protegido com um programa de criptografia para se comunicar. Ele afirmou, naquela ocasião, não ter “nada a esconder”.

Quatro presos pela PF por interceptações

A informação sobre a interceptação do aparelho de Bolsonaro foi divulgada pelo governo após a prisão, na última terça-feira (23) pela Polícia Federal, de quatro pessoas na Operação Spoofing, que apura a ação de hackers nos celulares do ministro da Justiça, Sergio Moro, e outras autoridades.

Aparelhos telefônicos do desembargador federal Abel Gomes, do juiz federal Flávio Gomes, do delegado da PF de São Paulo Rafael Fernandes e do delegado da PF em Campinas Flávio Reis também foram interceptados.

Os presos pela PF na terça-feira são Walter Delgatti Neto (conhecido como “Vermelho”), o DJ Gustavo Henrique Elias Santos, Danilo Cristiano Marques e Suelen Priscila de Oliveira. Todos os homens têm passagem pela polícia.

Segundo o advogado Ariovaldo Moreira, que faz a defesa do DJ Gustavo Henrique Elias Santos, seu cliente disse em depoimento à Polícia Federal que Delgatti Neto, apontado como o hacker que invadiu os celulares, queria vender ao PT as mensagens que obteve.

Moreira deu as declarações depois dos depoimentos prestados por Gustavo Santos e por Suelen Priscila de Oliveira na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde estão presos.

Com informações do G1

 

Opinião dos leitores

  1. Não existe isso de “achar ou não achar”. O presidente da república e outras autoridades têm a obrigação de utilizar apenas meios de comunicação criptografados, fornecidos pelas agências de inteligência. O problema é que temos presidentes ignorantes como Lula, Dilma e Bolsonaro, que não guiam-se pelas indicações de especialistas e sim pela cabeça de vento deles. O presidente ainda não percebeu a importância do cargo que ocupa. Ele não foi alçado ao cargo pela divina providência e sim por eleição direta e tem o dever de preservar o sigilo das informações presidenciais utilizando um telefone criptografado.

    1. Chegar a capitão de exército não é pra qualquer um, agora su ladrão de estimação não ter terminado nem o 1o grau, e ainda mais, usar o que DEUS lhe deu, somente para o mal, roubar, desviar, corrupção é seu forte. Lamentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Caso Neymar: em entrevista a revista, ex-marido de Najila confirma relato de agressão, mas nega estupro

Neymar e Najila Foto: REUTERS e Reprodução SBT

Estivens Alves, ex-marido de Najila Trindade, a mulher que acusa Neymar de agressão sexual, afirmou em entrevista à revista “Isto é” que a modelo não foi estuprada pelo jogador do PSG. Seu relato se baseia em conversas com a ex-mulher e no vídeo do segundo encontro entre ela e o craque da seleção, em Paris, ao qual Estivens teve acesso na íntegra. Ele confirmou, porém, os relatos de agressão.

O ex-marido de Najila conta que, após o primeiro contato entre os dois na capital francesa, a modelo relatara que Neymar havia sido “escroto” e “imbecil”. “Ela falou que ele tinha sido muito agressivo, mas não citou nada sobre relação sexual e estupro. Então, ela me disse que ia andar um pouco para esfriar a cabeça”, relata o Estivens.

“Estupro é uma palavra muito pesada. Estupro propriamente dito não houve. Essa é a conclusão do Estivens. Não houve estupro. No máximo houve um desentendimento entre ambos no meio da relação sexual. Ele assumiu que bebeu antes e pode ter ultrapassado o limite”, acrescenta.

O publicitário contou que teve acesso à íntegra do vídeo de 7 minutos do segundo encontro entre Najila e Neymar num hotel em Paris. Uma versão reduzida desse episódio, que vazou na internet nos dias seguintes ao escândalo, mostrava a modelo batendo no jogador. Ele narra o que diz ter visto nas imagens:

“Ela vai recebê-lo na porta [do quarto], beija e tudo. Vão para a cama. Ela dá um tapa nele. […] Ele recua um pouco e ela fala: ‘Você vai me bater. Não vai devolver?’. Ele se levanta e ela fala: ‘Você me bateu e me deixou aqui sozinha’. Nesse momento, ela se recolhe. Não dá para ver se está inclinada, não dá para saber se está caída ou abaixada. Mas dá para ouvir. Ele fala: ‘Linda, calma. Relaxa, relaxa’. Ele fica ao lado dela uns três minutos, tentando acalmá-la. Ele a levanta pelos braços, sem agressividade. Com as mãos nos bolsos ela começa a chorar. E pergunta: ‘Por que você fez isso comigo? Por que você me bateu e me deixou aqui?’. E chora. Ele pede calma repetidas vezes, sem responder às perguntas dela.”

E completa:

“Ele se mostra uma pessoa muito assustada com tudo que estava acontecendo, sem esperar por aquela reação dela. Até que ele consegue ter algum controle sobre a situação. Ele senta ela na cama e fala: ‘Eu não te falei que não conseguiria ficar com você. Lembra que eu te falei para trazer uma amiga? Era para você não se sentir sozinha. Eu tenho meus compromissos. Tenho que treinar, tenho meu médico, meus tratamentos e minhas campanhas’. Ela fala: ‘Me perdoa? Eu te machuquei? Eu não queria ter te machucado. Eu estraguei tudo’. Não tenho certeza, mas parece que ele pergunta o que poderia fazer por ela, que responde: ‘Quero ir embora, para minha casa’. Ele pega o celular, liga ou manda mensagem para alguém. Ela levanta, vai ao banheiro, onde estava o celular, e encerra o vídeo.”

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Isso é coisa da mídia atrás de noticia e audiência.
    Não tenho procuração para defender Neymar, mas desde o começo q a coisa está toda dissimulada, com o intuito claro de se obter alguma vantagem com a situação.

  2. Eu não consigo entender o que o ex t com isso. Vai já ser convidado pra fazer novela.
    Noticias requentadas…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça Federal do RN condena servidor do INSS que inseriu dados falsos no cadastro geral

O servidor do INSS Celso Milli da Cunha foi condenado pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte por inserir dados falsos no Cadastro Nacional de Informações Sociais. A fraude, que consistiu em informar tempo de serviço inexistente para Valdina Guerra da Silva, gerou um prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 103.289,29.

A sentença foi proferida pelo Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara. Ele ressaltou que restou “configurado que o único propósito para alimentação do sistema de informação seria para possibilitar a concessão do benefício, haja vista que sem o tempo de serviço necessário, tornaria impossível o preenchimento dos requisitos legais para o seu reconhecimento”. O magistrado observou o servidor público induziu o Instituto Nacional do Seguro Nacional em erro, quanto ao tempo de serviço e de contribuição cumpridas, concedendo deliberadamente a aposentadoria previdenciária a Valdina Guera da Silva. Durante o interrogatório o réu permaneceu em silêncio.

Celso Milli foi condenado a ressarcir integralmente o prejuízo provocado e ainda cumprirá pena de dois anos de reclusão, o que foi convertido em prestação de serviço à comunidade; pagará prestação pecuniária de R$ 3.000 e ainda uma 10 dias-multa, com o valor do dia-multa equivalente a 1/10 do salário mínimo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

“Grande dia”: Bolsonaro comemora dados sobre geração de empregos

Jair Bolsonaro usou o Twitter nesta quinta-feira para comemorar os dados divulgados pelo Caged, que mostram que o país registrou 408 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano.

Somente em junho, foram abertas 48 mil novas vagas.

“Grande dia”, tuitou o presidente.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. ele tem que festejar sim, nao foi ele que passou 16 anos no poder e deixou 15 milhoes de desempregados

  2. Já creditaram 15 milhões de desempregados na conta do atual governo.
    A verdade precisa ser estabelecida, independente de bandeira partidária:
    a – Quando Dilma (PT) saiu do governo existiam 13,5 MILHÕES de DESEMPREGADOS;
    b – Quando Temer saiu do governo a conta chegava a 14,2 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.
    Se agora existem 15 milhões, número não oficial, no atual governo o débito é de 800 mil

    1. O movimento de demissões e contratações reage com certo atraso quando a economia cresce ou decresce. Ninguém sai demitindo ou contratando na primeira onda. Em 2014, apesar das obras da Copa, a economia já tava patinando, vindo afundar catastroficamente nos dois anos seguintes. A bomba estourou (ou começou a estourar) nessa época, e tire todo o ruido sobre pedaladas ou corrupção: foi por isso que Dilma caiu. A política econômica petista da mulher sapiens mandioquensis* era de tentar a impulsionar a economia com base no crédito e gasto público, mas isso sozinho só faz criar bolhas artificiais de consumo que se refletem no emprego. *(muita besta 'diplomada' acredita que se aumenta o volume de água na piscina, tirando baldes do fundo e jogando na superfície).

    2. Houve um substancial disparo no desemprego já em 2015.

    1. Ems, seja lá qual for você vai dizer que não é confiável. Na verdade é terra é plana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPRN abre seleção para assessor jurídico em Santa Cruz; salário é de R$ 5.246,24 mais benefícios

Cargo de comissão é para atuar na 2ª Promotoria de Justiça. Processo seletivo é composto da análise dos currículos, prova com elaboração peça jurídica/questões subjetivas e entrevista técnica

Foto: Ilustrativa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu processo seletivo para contratação de assessor jurídico ministerial para a 2ª Promotoria de Justiça de Santa Cruz. A vaga é de provimento em comissão com carga de 40 horas semanais. A remuneração do cargo é de R$ 5.246,24 mais os benefícios de auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

O processo seletivo é composto da análise dos currículos, prova com elaboração peça jurídica/questões subjetivas e entrevista técnica. A triagem de currículos será realizada pelo promotor de Justiça substituto em atuação na 2ª Promotoria de Justiça de Santa Cruz e serão selecionados no processo os candidatos que, no entendimento do gestor e em atendimento aos requisitos do certame, mais atenderem ao perfil desejável.

Inicialmente, serão selecionados pelo menos 10 candidatos, que serão submetidos à prova subjetiva (elaboração peça jurídica), seguida de entrevista técnica. O recebimento de currículos ocorrerá exclusivamente pelo e-mail: [email protected], no período de 25 a 30 de julho de 2019. Informações sobre o andamento do processo seletivo podem ser obtidas através do e-mail ou telefone (84) 3232-4558.

No edital do processo seletivo, o MPRN reforça que utiliza as ferramentas de gestão de pessoas, sobretudo a seleção, no sentido da elevação da eficiência e eficácia dos seus serviços e que esse modelo adotado pela Procuradoria-Geral de Justiça é fundamentado nos princípios da impessoalidade e publicidade.

As atribuições do cargo são: realizar atividades de nível superior, fornecendo o suporte jurídico ao exercício das funções dos órgãos do Ministério Público; elaborar minutas de pareceres, despachos e peças jurídicas em processos administrativos e judiciais; manter arquivos, registros e controles dos atos que sejam exarados pelo órgão do Ministério Público, perante o qual oficiar; analisar e pesquisar legislação, doutrina e jurisprudência; realizar a indexação de documentos e atender o público; confeccionar os relatórios que lhe sejam determinados por sua chefia imediata; e desempenhar outras atividades correlatas a sua área que lhe forem delegadas por chefia imediata ou institucional.

O candidato selecionado será encaminhado para nomeação pelo procurador-geral de Justiça, através de resolução a ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Como se trata de um cargo de provimento em comissão, ele é de livre nomeação e exoneração.

Opinião dos leitores

  1. Poxa, eu desejo muito e preciso bastante! Vou me esforçar o quanto for preciso para conseguir essa vaga!

    1. Verdade… Quanto à elaboração da peça como avaliação, nem precisa! quem vai fazer é o estagiário!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil criou 408 mil novos postos de trabalho no primeiro semestre, melhor resultado desde 2014

Foto: (Arquivo/Marcello Casal jr/Agência Brasil)

O Brasil abriu 48.436 vagas com carteira assinada em junho deste ano, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na manhã desta quinta-feira (25). Este é o melhor resultado para o mês desde 2014.

O saldo positivo é fruto da diferença entre as 1.248.106 contratações e as 1.199.670 demissões.

Um outro dado relevante: no primeiro semestre deste ano, foram criados mais 408.500 postos de trabalho ( 8.221.237 admissões e 7.812.737 desligamentos), o maior saldo para o período desde 2014 quando foram criadas 588.671 vagas. No mesmo período do ano passado, o saldo foi de 392.461 vagas.

Com informações da Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Os maiores resultados com certeza virão após a aprovação de algumas reformas no congresso( previdência, tributária, etc), o Brasil dentro de pouco tempo vai começar a ganhar velocidade nos trilhos… Pq na linha ele já está!! Kkkk

    #ochoroelivre

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motociclista morre após colisão em cavalo em rodovia na Grande Natal

A Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) um acidente fatal na manhã desta quinta-feira(25), em ocorrência de um motociclista que colidiu em um cavalo na RN-160, entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba, na região metropolitana de Natal.

Segundo o CPRE, a vítima tinha 57 anos, e seguia no sentido Macaíba ao centro de São Gonçalo do Amarante, quando bateu com o animal, próximo à entrada para Uruaçu.  O animal ficou ferido apenas em uma das pata traseira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Palácio do Planalto orienta Bolsonaro a usar colete à prova de balas, mesmo contrariado, durante eventos com multidão

Bolsonaro usou colete à prova de balas em cerimônia de inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, na Bahia Foto: Alan Santos / Presidência

Quando esteve em Vitória da Conquista, na Bahia , há dois dias para inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha , o presidente Jair Bolsonaro vestiu um chapéu de cangaceiro em busca da simpatia da população local após declarações controversas sobre governadores do Nordeste. O acessório, no entanto, não foi o único usado por ele durante a viagem. Por baixo do terno, segundo confirmaram ao GLOBO duas fontes do alto escalão, Bolsonaro usava um colete à prova de balas. O evento ocorreu cercado de expectativa de protestos. O Palácio do Planalto tem orientado o presidente a usar a peça durante eventos com multidão.

Além da inauguração do aeroporto no interior da Bahia, Bolsonaro fez uso da proteção na semana passada, quando participou do evento que marcou o Dia Nacional do Futebol, no Ministério da Cidadania .

O uso do colete à prova de balas, no entanto, não está ligado a um aumento de risco da vida do presidente, de acordo com integrantes do Palácio do Planalto. O equipamento está sempre à disposição e, embora os principais auxiliares e agentes da segurança pessoal defendam o uso frequente, a decisão final tem sido sempre de Bolsonaro.

A resistência de Bolsonaro com o colete à prova de balas vem desde a campanha eleitoral. Na ocasião, ele relatava receber ameaças de morte frequentes, mas, segundo seus assessores, reclamava também do incômodo da peça: quente e pesada. Em algumas atividades, ele recorria à proteção, mas em outras dispensava o acessório. No dia em que foi atacado com uma faca por Adélio dos Santos Bispo em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro, ele estava sem o colete. No dia da posse, ao desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, ele usou.

Um outro integrante do Planalto explicou que o colete é usado em locais onde há multidões, mas também em eventos com poucas pessoas, mas que o trajeto a ser percorrido pelo comboio presidencial exija uma exposição do presidente a locais não controlados. A análise de risco é feita pela Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Peça vai ficar de lado em Manaus

Nesta quinta-feira, por exemplo, o equipamento de segurança deve ser deixado de lado durante visita a Manaus por se tratar de uma agenda avaliada como de menor risco. Na ocasião, ele participará da primeira reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Na Bahia, o colete foi usado pelo presidente porque não seria possível precisar o número de pessoas no evento, justificou um auxiliar. Antes de desembarcar em Vitória da Conquista, Bolsonaro publicou no Twitter que o governador Rui Costa (PT) não havia autorizado a presença da Polícia Militar para “a nossa segurança”.

Mais tarde, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse que a segurança pessoal do presidente não foi colocada em risco em nenhum momento, uma vez que atuaram integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas. Ele justificou que a PM atuaria na segurança de área, ou seja, no entorno de onde ocorreu o evento.

Procurado, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que não comenta medidas de segurança para o presidente, o vice-presidente, Hamilton Mourão, e seus familiares.

O Globo

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

SALDO POSITIVO: Brasil abre mais de 48 mil vagas com carteira assinada em junho, mostra levantamento do Caged

Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress – 23.1.2019

O Brasil abriu 48.436 vagas com carteira assinada em junho deste ano, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados na manhã desta quinta-feira (25). Este é o melhor resultado para o mês desde 2014.

O saldo positivo é fruto da diferença entre as 1.248.106 contratações e as 1.199.670 demissões.

No primeiro semestre deste ano, foram criados 408.500 empregos. Já nos últimos 12 meses, houve crescimento de 524.931 vagas.

O setor de serviços foi o principal destaque de junho deste ano. Foram registradas 531.137 admissões e 508.117 desligamentos, com saldo de 23.020 postos de trabalho. Outros setores tiveram bom desempenho foram agropecuária (22.702 postos), construção Civil (13.136 postos), SIUP (2.525 postos), extrativa mineral (565 postos) e administração pública (483).

Os setores que registraram saldo negativo foram: comércio (-3.007 postos) e indústria de transformação (-10.988 postos).

O salário médio de contratação em junho foi de R$1.606,62 no país. Já o de demissão foi de R$1.766,67.

R7

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPRN e Governo do Estado firmam acordo para retirada de PMs das guaritas de presídios

Pelo termo, substituição dos policiais militares por agentes penitenciários na guarda externa das unidades prisionais potiguares deve ser concluída até o dia 31 de dezembro de 2022

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Governo do Estado para a retirada gradual de policiais militares das guaritas de unidades prisionais potiguares. O documento foi assinado pelos secretários da Administração Penitenciária e de Segurança Pública e da Defesa Social. Pelo que foi acordado, a substituição dos PMs por agentes penitenciários na guarda externa dos presídios do RN deve ser concluída até o dia 31 de dezembro de 2022.

O TAC estabelece que a Secretaria da Administração Penitenciária poderá conceder até 20 diárias operacionais por mês ao agente penitenciário que voluntariamente, em período de folga, trabalhar na custódia de presos, inclusive na guarda externa de unidade prisional, independentemente do regime de trabalho.

A Seap deverá providenciar a assunção gradativa, pelos agentes penitenciários, da responsabilidade pela guarda externa das unidades prisionais que ainda possuem policiais militares na atividade de vigilância em guaritas. Essa substituição deverá ser cumprida nos próximos três anos, sendo pelo menos um sétimo do número atual a cada semestre.

No TAC, o MPRN lembra da necessidade de se aumentar o efetivo de agentes penitenciários nas unidades prisionais em razão da gradativa retirada de policiais militares que atuam na guarda externa, bem como da iminente inauguração de novos pavilhões nos presídios de Nísia Floresta (416 vagas em Alcaçuz e 315 vagas no presídio Rogério Coutinho Madruga) e Mossoró (420 vagas no complexo Mário Negócio).

O MPRN também destaca a necessidade de que sejam criados e providos novos cargos de agente penitenciário até que se alcance a proporção de um agente penitenciário para cada grupo de 5 presos.

O Termo de Ajustamento de Conduta foi publicado na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE), passando a estar em vigor.

Opinião dos leitores

  1. Muito bom.
    Agora quando os PM’s que está à disposição do MPRN vão voltar para a PM?
    Hipocrisia muita!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Padre criador do “Terço de São José” divulgará devoção no domingo em Natal

Criador da devoção do “Terço Abençoado de São José” e grande incentivador da veneração ao pai nutrício de Jesus, o padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, da diocese de Campinas-SP, estará em Natal neste domingo às 9h, no Centro de Evangelização da Comunidade Católica Vida Nova, na av. Bernardo Vieira, Alecrim, para celebração da Santa Missa e palestra sobre a Consagração à São José.

O padre Luiz Roberto é fundador da Fraternidade Peregrinos de São José, comunicador e autor de vários livros. “O terço abençoado de São José consiste em um complemento harmonioso à devoção mariana, contribui para nossa maior compreensão acerca do grande mistério que é o plano da salvação do povo de Deus. Esta devoção é fruto de oração e grande amor para com São José”, destacou o padre paulistano.

O sacerdote chegou a apresentar a devoção ao papa emérito Bento XVI que acolheu com entusiasmo e o papa Francisco concedeu benção a todos os Peregrinos de São José.

O evento tem entrada gratuita e na oportunidade haverá também sessão de autógrafos do livro “Terço Abençoado de São José”.

SERVIÇO

Missa e palestra sobre Consagração a São José co o padre Luiz Roberto Di Lascio

Dia: 28/07/2019

Horário: 09h00

Local: Centro de Evangelização da Comunidade Vida Nova, Av. Bernardo Vieira, 1563, Alecrim.

Opinião dos leitores

  1. SOU MUITO DEVOTO DE SÃO JOSÉ. MESMO ANTES DO PAPA FRANCISCO DIVULGAR SUA FÉ. HOJE NA NOSSA IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS.NÓS PARTICIPAMOS DE UMA SOLENIDADE MUITO BONITA.DISTRIBUO SAQUINHOS COM UMA MOEDA CAMISAS MANDO FAZER ESCOLHO UMA IMAGEM LINDA E MANDO FAZER.ESSE ANO FOI SÃO JOSÉ CUIDANDO DE JESUS, ENQUANTO MARIA DORMIA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Mencionando caso do picolé caseiro e ainda Natal Cap, senador Jean Paul Prates(PT-RN) esbraveja contra propagandas sonoras pelas ruas de Natal

Reprodução: Twitter

Após grande repercussão na capital potiguar nesta semana do episódio em que a Justiça negou pedido de um advogado para impedir anúncios de vendedores em sua rua em Natal, o episódio ganha mais um capítulo e solidariedade a autor da reclamação: trata-se do senador petista no Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates, que usou as redes sociais para reclamar da poluição sonora.

Abaixo íntegra dos posts:

Veja mais: Advogado x picolé caseiro: Justiça nega pedido de autor para impedir anúncios de vendedores em sua rua em Natal

Opinião dos leitores

  1. O bom é todo mundo que vende na informalidade passar todos os dias no prédio desse Carioca, quando souberem que ele está em cada.
    Isso é que é um cara sem projetos. O RN tá lascado com um senador desses, não pode ir pra frente de jeito nenhum. nenhum, mesmo!!!

  2. Moro no 20 andar de um prédio email consigo tirar uma sesta após o almoço pq aparece diariamente um maluco a berrar de forma amplificada: picolé caseiro…

  3. Se fosse um carro de som proclamando o mantra petista: "Lula livre", o Senador paraquedista, certamente, iria fazer campanha para que mais carros fizessem o mesmo. Agora, como é um trabalhador informal, que não deve pagar contribuição sindical, ele crítica.

    1. Neto disse tudo com clareza!! Deixa o povo trabalhar,vcs encheram a burra no Governo dos PETRALHAS e agora vem reclamar de quem paga impostos para manter vcs no céu. Pois o Senado é o Céu na terra. Lá vcs tem de um tudo,que o povo nem imagina.

    2. Neto, você matou a pau, pois é assim que coisa acontece e funciona.
      Vamos guardar este comentário do senador sem votos para usamos em 2020 na campanha.
      Prefiro um vendedor informal fazendo uso deste meio de comunicação, que os políticos mentido descaradamente em vias públicas.
      Estes palhaços só pensam neles e em sua corriola.

  4. Isso mesmo Senador (PT/RN), prendam esses trabalhadores ambulantes, são criminosos… Soltem nosso líder maior, ele não fez nada demais…Lulalivre!!!! ! kkkkkk, só pode ser piada…

  5. No caso do Picolé Caseiro Caicó, o carrinho passa frente à minha casa anunciando. Jamais chegou a incomodar pois, apenas passa. E o som é perfeitamente suportável. Na verdade, o ideal seria não precisar deste tipo de artifício para para se vender algo. Entretanto, considerando nosso estágio de pobreza e de dificuldades, creio que deveríamos ser um pouco mais tolerante. Incomodo, sim, e muito, quando o carra de som fica parado minutos e mais minutos fazendo anúncios com decibéis além do razoável. Não é o caso do picolé. Aliás, nunca provei o dito cujo. Mas vou experimentar.

  6. Ontem fiz 1 comentário não publicado sobre isso.Aqui no Barro Vermelho esse vendedor de picolé é o de menos.Pior são veículos anunciando o restaurante Paladar Tropical(o cara ainda acha pouco e para na frente do condominio)1 loja de moveis e o Natal Cap.

  7. Senador Jeanpicolé, Agora eu quero ver alguém falar contra esses vigias de ruas com suas motos zoando de madrugada, acordando quem não contratou o serviço deles, deveria ter uma caixa de som no quarto de quem contrata esse tipo de serviço ???

  8. Eu acho é pouco…. É gopi! Prende o trabalhador e solta o marginal: lógica desses doentes e fanáticos de seita política…kkkkkk

  9. uM zÉ mANÉ QUE NUNCA FOI NADA E AGORA ESTÁ SE ACHANDO. O IDEAL ERA QUE SEMPRE TER UMA NOVA ELEIÇÃO CASO O DETENTOR DO MANDATO DEIXASSE O CARGO. OUTRA OPÇÃO SERIA O SEGUNDO COLOCADO ASSUMIR.

    1. É triste isso, a maior parte dos comentários, em vez de focar na legitimidade e plausibilidade da questão, foca em atacar a pessoa ou o partido. Esse é um país muito pobre de debate político, muita gente rancorosa e carente interessada somente em difundir hostilidades, sem o menor interesse em escutar ou raciocinar sobre o debate político. É um retorno à era primitiva.

    2. sera que todos os jean sao iguais? esse senadorzinho substituto ainda não desvobriu o que fazer ou para 'que serve um senador ? vai procurar o que fazer

  10. Pois é. Ate agora estou me perguntando o q esse tal d JAN PÔ PARTES ta fazendo no senado…
    Ainda nao vi nem ouvi falar nada q esse bajulador tenha feito de concreto para nosso estado…

  11. se a moda pega vai acabar com o mercado no interior do estado onde a principal ferramenta de divulgação são os carros de som anunciando.

  12. Quer mais barulho do q o silêncio desse senador q entrou de gaiato ! Q só tá lá por motivos pessoais e de interesse do pt! Não faz nada …o silêncio do inocente.

    1. É por essas e outras que discussões sérias e profundas sobre o país não avançam. O cara, por mais que eu tenha restrições ao PT, lançou uma discussão que diz respeito à qualidade de vida dos natalenses. Deveria ser apoiado, independente de sua sigla partidária. Essa poluição sonora é uma das expressões de nossa província subdesenvolvida e atrasada, onde pode se fazer o que quiser sem respeito às regras. Espero que a denúncia possa ganhar corpo e que a prefeitura leve a sério.

    2. Infelizmente esquecem que a crítica dele é válida. Existe abusos diários a população, infelizmente nem todos moram no Bosque dos Poetas para gozar de silêncio.

    3. Torá-mundão, a qualidade de vida que os políticos roubaram e roubam do povo de Natal há muito tempo.
      Ninguém aqui dizendo que A ou B tá certo ou errado, agora esbravejava em redes sociais é a busca por mídia.
      Não esqueça do Carnaval e outros eventos feitos para riquinhos que o barulho é um verdadeiro inferno.

    4. O carnatal já foi devidamente isolado, agora essas pragas de carro de som, continuam a rodo. Não é mitigar, é apenas regular para estar a um som não ofensivo, até porque alguns símios andam com o som estourado no carro, também incomodando.

  13. Perfeito, Jean Paul. Em Ponta Negra, uma porcaria de um circo passou o último final de semana com um carro de som na av. Roberto Freire anunciando sua estréia, afetando a paz de quem quer descansar depois de uma semana de trabalho. Antes era a Barraca do Caranguejo. A pergunta é pertinente: e se todos os comércios de Ponta Negra começarem a fazer propaganda em carro de som?

    1. A parte incomodada deve ter recorrido ao senador suplente para ele soltar essa nota…simples assim! Poder da influência da classe alta!

    2. Ele tá errado? Não incomoda a vocês o barulho que empresas comerciais fazem, invadindo a privacidade e a tranquilidade do lar forçando a escutar propagandas que vocês não procuram e nem gostariam de ser obrigados a ouvir?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *