O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) já atendeu de janeiro à agosto de 2019, mais de 860 ocorrências de capturas de insetos somente em Natal e região. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (2) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
De acordo com os dados, somente em agosto foram atendidas 144 ocorrências. “É comum o número alto diante do aumento da temperatura associado aos desmatamentos e à ocorrência de queimadas. Isto tudo influencia o deslocamento dos enxames e até no número de insetos nas colmeias”, disse o major João Eduardo.
Ainda segundo ele, é importante que a população chame sempre os bombeiros para evitar ataques. “Todo bombeiro recebe treinamento de salvamentos terrestres, incluindo a capacitação na captura de insetos; alguns treinamentos são específicos para a capacitação da técnica”, explica.
Cuidados
O CBMRN orienta à população para evitar movimentos bruscos e excessivos ao perceber a presença de enxames. É preciso fazer silêncio, porque as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos. Examinar a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados ajuda na prevenção de acidentes com os insetos. Caso ocorra o ataque, a vítima tem de proteger o pescoço e o rosto das picadas. As pessoas alérgicas à picada devem evitar caminhadas em áreas de mata e procurar orientações médicas.
Com acesso à linha de crédito, rodadas de negócios, capacitação, palestras com temas ligados à pecuária, exposição de animais e implementos agrícolas, concurso de leiteiro, corrida de jegue, feira de artesanato e atrações culturais, a primeira feira agropecuária de São Gonçalo do Amarante/RN, a Agrofest, realizada nos dias 29,30 e 31 de agosto, movimentou o setor agropecuário da região.
Realizado pela Prefeitura Municipal, o evento gerou aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos. “Estamos felizes em realizar essa grande feira, que gerou oportunidade, renda e muito lazer ao nosso povo. Tratores, gados, piscinas, plantas, tudo foi vendido. Superou nossas expectativas. Próximo ano será ainda maior”, disse prefeito Paulo Emídio.
A feira, que teve apoio do Governo do Estado, Emparn, Anorc, Faern, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, AGN e Santander, foi encerrada com show de Giannini Alencar que atraiu multidão à zona rural.
A Justiça de São Paulo negou a uma mulher chamada Dilma a possibilidade de trocar de nome. Na ação, ela dizia que passou a sofrer “bullying” por ser homônima da ex-presidente do Brasil e queria se chamar Manuela, como a BBC News Brasil noticiou em maio do ano passado .
A advogada de Dilma P., Isabelle Strobel, afirmou que sua cliente vai recorrer da decisão.
Em nova entrevista à reportagem, Dilma P. diz que ficou triste com o desfecho.
“Continuo sofrendo bullying. Sei que o impeachment já aconteceu e a Dilma (Rousseff) aparece menos no noticiário. Mas não posso falar meu nome sem que pessoas deem risada. Não quero mais este nome”, afirma.
Os trans podem mudar de nome, agora uma pessoa normal com um nome de uma imbecil, não pode… Pior é sofrer bullying. Essa petralhada é só trambolhão. Ah raça.
Empreendedora: cidade do Rio de Janeiro ocupa a primeira posição da lista (monkeybusinessimages/Thinkstock)
Se você busca a melhor região para abrir uma unidade franqueada em todo o país, você pode olhar para os bairros cariocas da Barra da Tijuca e Ipanema e para a cidade de São Paulo. Mas há oportunidades em lugares menos visados, como as capitais Maceió, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba e São Luís e as regiões metropolitanas paulistas Santo André, Guarulhos e Campinas.
É o que mostra a pesquisa “As 10 Melhores Cidades para Investir em Franquia no Brasil”. O estudo foi feito pela consultoria Goakira, usando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e de geomarketing das empresas Economapas e Geofusion. Foram analisados indicadores como participação da região no total do consumo brasileiro e taxa geométrica de crescimento anual da população e da renda medidas pelo IBGE entre 2010 e 2018.
O potencial de consumo total do Brasil em 2018 foi estimado pela consultoria em mais de 4 trilhões de reais. Porém, esse potencial está dividido de forma desigual. Os quatro estados do Sudeste concentram mais da metade (50,47%) do share nacional de consumo. As regiões Sul e Nordeste, somadas, totalizam 35,51%. Norte e Centro Oeste detêm os 14,02% restantes. As 10 melhores cidades para abrir uma franquia no Brasil têm uma participação de 20% no consumo brasileiro, com crescimento populacional e de renda média.
A cidade do Rio de Janeiro ocupa a primeira posição. Apesar de o estado passar por crises que vão de economia à violência, a Goakira afirma que dois bairros ajudaram o Rio a se destacar no ranking. A Barra da Tijuca tem 400 mil passantes diárias e mostra-se uma boa região para franquias dependentes de fluxo de pessoas. Já Ipanema tem uma das maiores rendas médias mensais do país, estimada em 50 mil reais. O segundo lugar do ranking ficou com São Paulo.
Por mais que centros urbanos dominem, há locais com diversas características na lista das 10 melhores cidades para abrir uma franquia no Brasil. Em terceiro lugar ficou Maceió, no estado de Alagoas, um centro urbano de menor densidade do que Rio de Janeiro e São Paulo. É o mesmo caso de capitais como Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e São Luís (Maranhão). Além de cidades menores há regiões metropolitanas, como Guarulhos e Santo André, na Grande São Paulo.
Veja, a seguir, a lista completa das 10 melhores cidades para abrir uma franquia no Brasil (clique para ampliar):
O procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, expediu nesta sexta-feira (30) resolução que disciplina o uso de mecanismos virtuais para envio e recebimento de documentos e para comunicação dos atos processuais e internos.
As comunicações eletrônicas serão feitas tanto para o público interno quanto externo do MPRN. Para isso, serão utilizados o e-mail institucional e aplicativos de mensagens eletrônicas, preferencialmente o Whatsapp. As mensagens enviadas por meio desse aplicativo passam a ter caráter oficial, sendo possível enviar informações e comunicações a pessoas que são partes de processos, a instituições ou autoridades públicas, empresas e instituições privadas, a advogados, a testemunhas em processos e, internamente, aos integrantes e unidades do MPRN.
Veja matéria completa aqui no porta Justiça Potiguar.
Lei acelera pena de morte para autores de tiroteio. Foto: Leah Millis/ Reuters – 9.5.2019
O procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, elaborou uma legislação que irá acelerar a pena de morte para pessoas que cometeram assassinato em massa, disse um funcionário da Casa Branca nesta segunda-feira (2).
Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence, disse a repórteres que a medida fará parte de um pacote de legislação sobre armas que a Casa Branca pretende propor ao Congresso.
Pence, que está viajando pela Europa, entrou em contato com Barr sobre o assunto, disse Short.
A Casa Branca está trabalhando em medidas para combater a violência com armas após vários tiroteios em massa recentes. O presidente Donald Trump manifestou seu apoio para lidar com problemas de saúde mental relacionados à violência, ao mesmo tempo em que analisa as verificações de antecedentes ampliadas, uma questão sobre a qual ele hesitou.
Os principais democratas pressionaram os republicanos no Senado dos EUA a adotarem a legislação já aprovada pela Câmara dos Deputados, que trata da questão. Espera-se que os legisladores examinem as opções legislativas mais de perto quando retornarem a Washington após o recesso de agosto.
O Departamento de Futebol de Base do América Futebol Clube convida os jovens atletas nascidos nos anos 2005, 2006 e 2007 para o processo de avaliação visando fortalecer as categorias de base do Alvirrubro.
O processo avaliativo ocorrerá no Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim nos dias 21 e 22 de setembro.
Os interessados poderão procurar o Supervisor Gilmar dos Santos através do número (84) 99937-4646.
Carlos Bolsonaro, filho presidente Jair Bolsonaro,usou as redes sociais nesta segunda-feira(02) para “alertar” o “modus operandi do grande agente de esquerda que se tornou boa parte da mídia tradicional brasileira”.
Conforme post em destaque, o vereador carioca se refere a manchete do UOL sobre o episódio de um trabalhador que invadiu o palco do show de Nando Reis, em Mossoró, na sexta(30) de agosto. Anteriormente, com chamada induzindo como simpatizante do presidente, supostamente enfurecido com crítica do músico ao governo, tempos depois traduzido para um fã, inclusive, revelado admirador do ex-presidente Lula, preso no Paraná.
As chamadas distintas no portal UOL resultam na “atualização” com esclarecimentos do fato. “Tudo culpa de Bolsonaro. Meu Deus!’, reclamou,
Engraçado, pois só o que Bolsonaro e os filhos fazem é acusar os outros sem provas, discriminar o ódio por onde passam e ridicularizar os outros quando são contra eles, só eles que podem? Se acham acima de tudo e de todos. Façam o que eu digo mas não façam o que eu faço.
Caro Artur, sem entrar em discussão política, é o que está em todos os jornais e noticiários de TV.
Sr. Rinaldo, no caso de Dilma o avião estava sem piloto. Foi preciso abrir um paraquedas . Quantos anos do partido e o Brasil falido como ficou. No caso de Bolsonaro, vamos dar-lhe um tempo. A economia, a violência já estão mudando….acreditar. Ter esperanças. Caso contrário a vaga se abre para outro…e outro..e outro….
Concordo senhor Rui.
A imprensa esquece que se o Brasil melhorar, sair desse buraco no qual foi colocado é bom pra todo mundo.
A imprensa torce contra o governo só pra ver o fracasso do homem Bolsonaro e esquece das consequências de um eventual fracasso. É a mesma coisa de torcer para o avião cair só porque não gostou do piloto.
Quem faz de tudo para ridicularizar o governo Bolsonaro é o próprio Bolsonaro, seus filhos e seus puxa-sacos. A pressão da mídia sempre existiu e sempre existirá, faz parte do jogo democrático.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD-C, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o turismo brasileiro segue em crescimento. Os números divulgados nesta sexta-feira (30) mostram que o setor teve alta de 5,8% no número de trabalhadores na categoria ‘alojamento e alimentação’, entre maio e julho de 2019. A comparação é com o mesmo período do ano passado.
Os resultados acompanham o crescimento do turismo que acontece desde abril deste ano, quando a pesquisa registrou também uma alta na taxa de emprego de 4,4% no segundo trimestre. Além disso, desde o segundo trimestre de 2012 até o mesmo período neste ano, o segmento que mais teve participação de trabalhadores no país foi o de alojamento e alimentação, item ligado ao turismo.
Outras categorias do setor, segundo classificação do IBGE, estão na categoria ‘Outros serviços’ que também apresentou alta no número de trabalhadores de 5,3%. Em agenda na cidade de Tiradentes (MG) para o 22º Festival Cultura e Gastronomia, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, comemorou os resultados divulgados hoje pelo IBGE e destacou que as conquistas são fruto de ações que vem sendo implementadas pelo MTur e pelo governo federal ao longo destes sete meses de gestão.
“Esses resultados demonstraram uma perspectiva otimista e crescente de que estamos no caminho certo. O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso. Vivemos um momento único que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país. Trabalhamos exatamente para gerar oportunidades à população, seja com empregos, renda ou inclusão social”, ressaltou o ministro.
DEMANDA DOMÉSTICA – Em junho deste ano, o Ministério do Turismo fechou uma parceria com o IBGE para incluir nos questionários aplicados pelos agentes da PNAD Contínua, a partir das próximas visitas domiciliares, perguntas sobre o turismo no país. O acordo vai permitir a inclusão de até 48 perguntas sobre o setor de Viagens nos questionários.
Para o ministro do Turismo, a cooperação trará ganhos imprescindíveis para mensurar o alcance e os resultados das políticas públicas implementadas pelo Ministério no âmbito nacional. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta”, afirmou Álvaro Antônio.
PNAD – Segundo o IBGE, a PNAD tem um universo de pesquisa de 200 mil domicílios e acompanha as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, além de outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.
A pesquisa também produz indicadores anuais sobre temas suplementares permanentes – como trabalho e outras formas de trabalho, cuidados de pessoas e afazeres domésticos, e tecnologia da informação e da comunicação.
Turismo aqui é tratado com total descaso. Natal é suja, escura, esburacada, orla feia, não tem parque, não tem praça, não tem segurança nem infraestrutura. Problema que o RN não tem outra alternativa econômica. Não temos comércio, indústria nem serviços
O exemplo de Gramado, com eventos o ano inteiro e alta profissionalização, mostra como o turismo pode desenvolver uma cidade e uma região.
Nem todas nós temos facilidade em chegar ao clímax durante o sexo. Muito pelo contrário. Algumas sequer sentem prazer na relação. Contudo, um estudo recente descobriu uma nova forma de estimular mulheres a atingirem o orgasmo .
A pesquisa feita por profissionais da Universidade de Michigan (EUA) e publicada na revista Neuromodulation apontou que tratamentos de neuromodulação para disfunção da bexiga – que envolvem a estimulação elétrica leve e direcionada – também influenciam positivamente as funções sexuais das mulheres.
A estimulação acontece em um ponto próximo ao nervo tibial, encontrado no tornozelo . Apesar de os pesquisadores ainda não saberem ao certo como e por que os eletrodos colocados nessa região podem estimular a região pélvica, eles acreditam que exista uma interação entre os nervos de ambas as áreas.
Inicialmente, a terapia foi testada em ratos. Os cientistas estimularam os nervos do tornozelo e das regiões genitais dos roedores e, após 15 a 30 minutos, notaram um aumento significativo no fluxo sanguíneo vaginal, sugerindo um aumento da sensibilidade naquela região.
Com isso, os pesquisadores recrutaram nove mulheres . Elas se submeteram a 12 sessões de meia hora da terapia – intitulada estimulação elétrica nervosa transcutânea. Durante meia hora, os eletrodos ficavam aplicados em torno das áreas genitais e nos tornozelos.
O resultado foi que oito delas relataram uma excitação mais intensa, melhora na lubrificação vaginal ou capacidade de atingir novamente o orgasmo . “Em uma variedade de estudos clínicos, se você obtiver uma melhora de 50% nos sintomas, pode considerar uma resposta bem-sucedida. Tivemos quatro participantes que atingiram ou excederam esse limiar”, avaliou Tim Bruns, pesquisador e um dos autores do estudo.
O Mossoró Hoje destaca entrevista nesta segunda-feira(02) com um corretor de Sal que foi confundido como “Bolsonarista” durante tentativa de abordagem ao cantor Nando Reis, em show nessa sexta-feira(30 de agosto). Ele conta que só gostaria de tirar uma foto com seu ídolo e gritar “Lula Livre”. Veja reportagem completa aqui e vídeo abaixo.
Esse fã sem juízo no mínimo quis se mostrar e gritar seu bordão sem futuro. Avisa a ele que o tal Lul… tá preso e não pode mais ser eleito. O Brasil merece um governante que não meta a gente no buraco que estamos hoje…
Jair Bolsonaro comentou no Twitter a pesquisa do Datafolha que indica derrota sua para o petista Fernando Haddad, caso as eleições fossem hoje.
O presidente postou outra pesquisa do mesmo instituto que mostrava vitória do poste de Lula no segundo turno, em 2018.
– Segundo o mesmo Datafolha que diz que eu seria derrotado se as eleições fossem hoje, eu perdi as eleições de 2018. Muito confiável! ? pic.twitter.com/EnmTxuXmER
Que sentido tem fazer esse tipo de pesquisa quase um ano após a eleição,? Se Haddad tivesse sido eleito qualquer um ganharia dele oito meses depois , até Eimael ..
O datafolha (financiado pelo PT por 20 anos) dava como certa a eleição de Hilary nos EUA e a virada de Haddad na eleição de 2018 por 45 a 39. Para aumentar o vexame, sustentou até o resultado final da eleição que Bolsonaro perderia a campanha no segundo turno para todos os adversários. Precisa mais? Qual a credibilidade desse instituto que trabalha para um partido?
Pior que essa fake news produzida em forma de pesquisa, são os demais meios de comunicação que dão visibilidade a essas anomalias criada por quem quer ver a corrupção voltar ao poder.
Confira programa desta segunda-feira(02). O Meio-Dia RN, com este blogueiro em RESENHA com João Maria Medeiros, Pedro Ratts e Walter Fonseca. Clique abaixo e assista via Youtube.
Às vésperas do início de um novo ano escolar, os EUA vêem os efeitos dos traumas causados por tiroteios em escolas por todo o país. Os alunos vêm recebendo treinamento de emergência cada vez mais cedo, para tentar evitar novas tragédias.
A insegurança chega ao ponto de que muitos fabricantes estão vendendo mochilas à prova de balas para crianças. Segundo a imprensa norte-americana, a venda desse tipo de produto subiu 300% nos últimos meses.
Essas mochilas são vendidas em grandes redes de varejo, como a Home Depot custam entre US$ 99 (cerca de R$ 410) e US$ 490 (cerca de R$ 2 mil) e são certificadas com o selo IIIA, que teoricamente garante a qualidade do produto.
Proteção limitada
O grande problema é que, apesar dessas mochilas atenderem aos requisitos técnicos para ter o selo, essa certificação garante proteção apenas contra tiros de armas leves, como revólveres e pistolas.
Fuzis semiautomáticos, como o AR-15, vendidos quase livremente no comércio e usados na grande maioria dos massacres recentes cometidos nos EUA, exigem uma proteção muito maior do que a dessas mochilas.
Ou seja, elas não teriam salvado a vida de nenhuma das vítimas de tiroteios como o da escola secundária Marjorie Stoneman Douglas, em Parkland, na Flórida, em fevereiro do ano passado.
Testes balísticos
Pelo menos dois veículos da imprensa norte-americana, a revista Inside Edition e a NBC Los Angeles, compraram mochilas à prova de balas e levaram para um clube de tiro, para testar a eficácia das proteções.
Nos dois casos, as mochilas foram colocadas em manequins e instrutores dispararam tiros nelas. Primeiro, com pistolas 9 milímetros. Depois, com revólveres calibre .44. E, por fim, com os temíveis AR-15. Mesmo com marcas e modelos diferentes, os resultados foram semelhantes.
Tanto nos tiros disparados das pistolas quanto dos revólveres, o resultado foi parecido. As balas atravessaram o tecido externo das mochilas e pararam na camada de proteção que fica no lado interno, junto ao corpo do usuário.
No caso das pistolas, no entanto, o instrutor Taran Butler, ouvido pela Inside Edition, fez um alerta. A camada de proteção interna segurou as balas mas o impacto, mais forte, poderia quebrar costelas de estudantes menores.
Sem proteção contra fuzil
Quando os instrutores dispararam os AR-15, no entanto, nenhuma das mochilas foi capaz de proteger o usuário. As balas dos rifles simplesmente atravessaram todas as camadas e foram parar no corpo dos manequins.
“A velocidade de uma bala de fuzil é muito maior e, consequentemente, tem um impacto maior”, explicou o professor de ciência forense Peter Diaczuk, em entrevista à NBC. “Por isso elas são mais perigosas que as balas de revólver.”
Em comunicado à emissora, a Skyline, fabricante de uma das mochilas testadas, disse que “a proteção contra um tiro de fuzil requer uma placa grossa de cerâmica, pesada demais para ser usada no dia-a-dia, especialmente considerando que o cliente seria uma criança ou adolescente”.
Representantes de todas as secretarias municipais se reuniram na manhã desta segunda-feira, 02, no Centro Administrativo para definir os últimos detalhes para o tradicional desfile cívico de Parnamirim, alusivo ao 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil, marcado para esta quinta-feira, 5, a partir das 15 horas, na Avenida Castor Vieira Régis, no bairro da Cohabinal. O tema deste ano será “Fora da Escola não Pode”.
O desfile deste ano tem a expectativa de reunir cerca de 5 mil estudantes, servidores e militares. Em virtude desse evento, o expediente na prefeitura se dará até às 13 horas. É importante que os parnamirinenses fiquem atentos às interdições que serão realizadas. De acordo com o secretário Marcondes Pinheiro (SESDEM), a avenida Castor Vieira Régis, onde ocorrerá o desfile, será interditado a partir das 17 horas da quarta-feira, 6.
“Vamos antecipar essa interdição para o dia anterior, justamente para evitar que os veículos estacionem no corredor do desfile”, disse o secretário Marcondes Pinheiro. Além da Avenida Castor Vieira Régis, as ruas da Cohabinal – da Avenida Mário Jamal até a Dix- Sept Rosado estarão interditadas a partir do meio dia da quinta-feira, 05.
No total serão 28 escolas municipais, 4 centros infantis, 6 escolas estaduais, além das escolas privadas e militares da Aeronáutica, Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Escoteiros. “Será um desfile de números grandiosos porque todos esses segmentos já confirmaram participação”, disse o coordenador geral do desfile, José Lúcio Barros.
Diante do grande número de participantes, a coordenação distribuiu os pontos de concentração. Segundo José Lúcio Barros, os militares ficarão concentrados na rua Mário Jamal. Os estudantes das escolas estaduais ficarão na rua Eduardo Medeiros. Já os alunos da rede municipal estarão na Castelo Branco, a partir do Centro Pastoral até o restaurante Rei do Bode. Os integrantes das escolas privadas ficarão na Rua Eliah Maia do Rêgo enquanto os servidores ficarão na Rua João Canuto.
Dois palcos serão montados na calçada do caminhódromo, em frente ao Centro Administrativo: um para as autoridades e um para a banda de música. A dispersão dos alunos se dará em frente à Escola Antônio de Souza.
Respeitar os preceitos de uma religião é respeitar a dignidade humana. Com este entendimento, o desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, acolheu recurso de um homem que busca o direito de não fazer transfusão de sangue.
O autor da ação é testemunha de Jeová e a religião tem como uma norma não permitir que seus fiéis façam transfusão de sangue. No caso, o homem está com leucemia e a transfusão é o único tratamento. Mesmo assim, ele se recusa a fazer.
O hospital foi à Justiça para obrigar o homem a se tratar. O primeiro grau acolheu o pedido. A decisão de agora do TJ é liminar, sendo que um colegiado ainda irá decidir de forma definitiva.
Veja texto completo aqui no portal Justiça Potiguar
Concordo com vc hemoterapia, isto que vc coloca " o maior legado é a vida" , não se limita apenas a uma questão religiosa, a Constituição Brasileira estabelece isso, pelo menos assim entendo.
Vem aí a "Taxa de Abelha". Podemos ficar certos.